aki

cadastre-se aqui
aki
Política
04-04-2016, 21h28

Cardozo defende bem, mas parecer deve ser contra Dilma

Relator do pedido de impeachment tende a recomendar abertura de processo
38

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O governo considera que o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, conseguiu apresentar argumentos consistentes à comissão da Câmara que analisa o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Na visão do Palácio do Planalto, Cardozo mostrou que Dilma não cometeu crime de responsabilidade e que o atual pedido de impeachment seria inconstitucional.

Ao tratar a aceitação do pedido por Eduardo Cunha como uma “vingança” do presidente da Câmara, o ministro apresentou um argumento político para reforçar a ideia de que se trata de golpe.

A oposição admite que Cardozo fez boa apresentação, sobretudo lembrando que governadores e prefeitos também agiram como Dilma e recorreram a pedaladas fiscais. Mas integrantes da oposição ressaltaram que o relator do pedido, Jovair Arantes (PTB-GO), disse que não vai ignorar razões políticas e a voz das ruas.

Ou seja, a tendência hoje ainda seria de um parecer a favor da abertura do processo de impeachment.

*

Centrão indeciso

Na guerra do impeachment, os dois lados admitem, nos bastidores, que ainda não têm os votos necessários para uma vitória. A oposição não conseguiu 342 votos, que são dois terços da Câmara. Já o governo teria algo hoje entre 110 e 130 votos, o que torna a situação de Dilma arriscada.

É fato que a entrada do ex-presidente Lula na articulação política melhorou um pouco a situação da presidente. Mas governo e oposição disputam o apoio de um grupo expressivo de deputados indecisos. Esses indecisos poderão dar a vitória a qualquer um dos lados em plenário.

Assista aos temas de hoje no “SBT Brasil”:

Comentários
38
  1. Faculdade de Direito Largo São Francisco. Todos foram de graça! Pelo bem do Brasil.
    Impeachment Já!
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

    • walter disse:

      A Zika do Brasil, o sentimento do País, é este..justamente por não acreditarem mais na dilma; aliás, ela mesma faz seu comercial; a palavra “GOLPE” em sua boca,soa mal…
      O Cardozo, e suas explicações,esforçadas, não convencem ninguém; sua passagem na justiça,deixaram marcas negativas; o PT paga mais caro, por não ter representantes a altura.
      A grande verdade, e isso é mais comum do que se imagina…retóricas na política dão sono; esta defesa da dilma, deveria ser feita, por outro grande jurista…de qualquer maneira e forma, o circo já esta montado; a inoperância do pt e dilma; fixados apenas, em angariar parlamentares interesseiros; vai criar um divisor claro de aguas, quem é serio e quem não.

    • Luiz Silva disse:

      Mas Cardoso, o Advogado Geral da Dilma, não foi defendê-la de graça. Ele foi pago por nós, o povo brasileiro. Por que nenhum jornalista disse ao povo que nenhuma das 19 atribuições do Advogado Geral da União dadas na Lei Orgânica da AGU se refere a defender a presidente? DILMA NÃO É A UNIÃO!

  2. Pedro disse:

    Não adianta explicar nada ao tribunal da inquisição. Ela já foi condenada. Pode confessar (renunciar) para não ir à fogueira (impeachment), e como as “bruxas” da idade média será “purificada” em praça pública (congresso) pelos santos e honrados de-putados!

    • A parte que se refere a “bruxa” eu vou concordar com você. E aproveitando a vassoura da bruxa, faremos uma faxina geral. Colocaremos esse lixo de governo pra fora a vassouradas.
      A magia acabou. O encantamento se desfez. Sai voando que agora é a nossa vez! Rimou!
      Não tem poder maior do que aquele que emana da vontade do povo. Somos o quarto poder.
      Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

    • Jamille disse:

      E tem gente que acredita ainda em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e fada do dente… aliás, essa fada do dente ao invés de deixar dinheiro, pega um e outro aqui e acolá, na base do petrolão, mensalão… etc etc…

  3. A possibilidade de novas pedaladas do governo Dilma Rousseff, derrubou a BMSFBOVESPA hoje. As ações da Petrobrás tiveram queda acentuada de mais de, 9% devido a possibilidade do governo continuar usando a empresa de modo político. A Possibilidade do governo reduzir o preço da gasolina para o consumidor, para diminuir o desgaste com os eleitores enquanto a Petrobrás acumula prejuízos, causou pânico entre os acionistas, derrubando a Bolsa.
    Este desgoverno tem que acabar logo, antes que ele acabe de vez com o que resta do país.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

    • Maria Antonia disse:

      Sim derruba ela ara acabar com a corrupção. e coloca o Cunha ,Aecio,Temer,Maluf,Sarney,FHCIsso e uma piada acorda.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • pedro disse:

        Pode ser qualquer um desses pois, embora corruptos, todos têm muito mais noção de administração do que essa senhora.

      • O Lula e o PT sempre disseram à todos que fariam mais que os outros. Tenho que concordar que é verdade! Roubaram mais que todos esses que você citou juntos.
        O PT sempre faz mais! A corrupção está no DNA do PT.
        Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  4. CLEITON MENDES disse:

    As vezes penso que o impeachment não resolve nada, e pode colocar Dilma como vítima. Permitir que ela conduza seu governo até o fim pode ser a desgraça do PT, mas também a desgraça do País.

    • Joaquim disse:

      É isto ai Cleiton, qualquer possibilidade de melhora ( não estou dizendo que ela irá acontecer ) passar pela saída desta mulher da presidência. Não existe possibilidade de estabilidade econômica ou política com Dilma “presidenta”. Ela passará para história com a mais incompetente dos presidentes brasileiros. Mas o que esta realmente me incomodando é por que o supremo abriu processo apenas contra o Cunha????? Precisamos limpar a política brasileira de todos os maus exemplos e agir de maneira exemplar. O mensalão não foi educativo para esta turma, pois todos os políticos estão livres e inocentados graças a um decreto da nossa “presidenta”. A política brasileira da nojo e vontade de vomitar. VERGONHA, VERGONHA E VERGONHA.

  5. Elsonio disse:

    Não sou e nem serei contra as punições, seja que partido for, desde que realmente pune todos os culpados. Sendo assim não sobrará ninguem, ou quase ninguem, pois todos estão envolvidos. A começar pelo EXMO. SR. EDUARDO CUNHA. Quem é êle para abrir um processo contra Dilma, pois o mesmo também é réu, não é? O Sr. Aecio Neves: AEROPORTO EM TERRAS DE SUA FAMILIA. Voces acham que isso iria beneficiar voces? O Sr MICHEL TEMER, acham que vai consertar alguma coisa? Sinceramente seria afundar mais e mais o nosso pais, pois o mesmo ja tem seu lindinho nome envolvido na lava jato. Então como voces mesmo podem ver que não existe as sigras “PMDB” como PT, e muito menos a sigra “PSDB, todos estão mais sujo que pau de galinheiro. Sem contar os outros partidos tem mais partidos do queeleitores, e todos sujos. Abraços.

  6. alex disse:

    Golpe é golpe, o que a Dilma fez ou deixou de fazer não tem a menor importância.

    • Izaias Santos disse:

      Cara, como assim não tem importância? Golpe pra mim é usar a Petrobrás, o BNDES e tudo quanto empresa pública que estiver no caminho de maneira política e se eleger MENTINDO DESCARADAMENTE para o país inteiro e, por causa desta busca insana por se manter no poder, jogar o país em uma crise profunda. Não tem a menor importância? TEM TODA A IMPORTÂNCIA! Alias, antes eu queria que ela saísse, hoje eu prefiro que ela fique. Se ela sair e quem entrar não conseguir limpar tudo de ruim que ela e o partido dela fizeram, uns loucos como você vão dizer que ela foi vítima de golpe(?). Então, prefiro deixar ela até 2018, sem apoio da população, sem apoio político e sem apoio dos empresários. Deixa ela, o molusco e a M…. do partido dela sangrarem até o fim do mandato pois ai não haverá como ressuscitar o morto. O único problema é que pelo jeito o país sangrara com eles até o fim e ai teremos de fato mais uma década perdida. Se este for o preço para que o PT acabe, então que seja.

    • ar disse:

      É isso aí Alex, Democracia não é recall de montadora, se fosse assim não ficava um governante (exceto Lula que teve populariedade) desde a época de FHC. Democracia já, vão e disputem as eleições !!!!

      • Luiz Silva disse:

        Democracia não é recall de montadora, é recall eleitoral mesmo. Infelizmente, nossa “democracia” atrasada ainda não permite que nós, os eleitores, tiremos por recall o presidente que não satisfaz.

  7. Maria da Consolação disse:

    A defesa apresentada hoje por Eduardo Cardozo foi magistral, didática e uma aula de sobre o estado democrático de direito. Não há impeachment sem crime de responsabilidade. Esse é o recado. Senão, é golpe. O Congresso tem uma grande responsabilidade em suas mãos e espero que ajam com a seriedade que a ocasião requer.

    • Luiz Silva disse:

      Art.29 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF): “Equipara-se a operação de crédito o reconhecimento de dívidas pelo ente da Federação”.
      No final de 2015, Dilma reconheceu a dívida com os bancos controlados pela União e efetuou o repasse. Logo, o ato de atrasar os pagamentos configurou operação de crédito proibida pelo art. 36 da LRF. Logo, Dilma se enquadra no Art. 11 da Lei 8.429/92: “Constitui ato de improbidade administrativa praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento”. Logo, Dilma se enquadra nos incisos V e VII do Art. 85 da Constituição: ”São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra: V – a probidade na administração; VII – o cumprimento das leis e das decisões judiciais”.
      Ficou alguma dúvida, Maria?

      • Maria da Consolação disse:

        Luiz Silva, há uma diferença entre pegar um empréstimo e estar inadimplente. No caso, o Governo atrasou o repasse para o Banco do Brasil, estava inadimplente. Neste caso, não há crime de responsabilidade. O exemplo dado pelo Eduardo Cardozo também foi didático: se você não paga seu empregado, não implica em ter pego um empréstimo com ele, mas sim estar inadimplente. São figuras jurídicas distintas.

        • Luiz Silva disse:

          É impressionante o poder que o governo do PT tem de distorcer os fatos e enganar pessoas de bem com essas distorções. Compararam alguém não pagar um empregado com o governo usando dinheiro de um banco público e, pasmem, muita gente acreditou que realmente é a mesma coisa.
          Maria da Consolação: “Equipara-se a operação de crédito o reconhecimento de dívidas pelo ente da Federação” (art.29 da LRF).
          Ministro Cardoso: na sua defesa o senhor não explicou por que o art.29 da LRF não se aplica às pedaladas fiscais. Será que não teve tempo?

  8. Maria do Carmo disse:

    Sem dúvida o parecer será pelo impeachment e esta posição terá maioria na comissão. afinal, as cartas estão mais que marcadas.

  9. Entendo que a AGU deveria ter feito a defesa da Presidente Dilma, sem apontar este ou aquele como fez o Advogado, deveria sim se pautar no processo e não jogar a culpa no presidente da camara entendo que não é o correto, se houve crime ela deve responder

  10. entendo que a AGU deveria ter feito a defesa sem entrar no merito da questão quanto ao Presidente da Camara que houve vingança ora estamos num processo a realidade é se praticou ou não pedaladas fiscal?

  11. Reinaldo Faria Tavares disse:

    Os inquisidores podem votar pelo impixe, mas foram desmascarados.
    Completa a demolição da tese deles. Foi uma peça histórica, brilhante. A partir de hoje, que fiquem certos de que tentarão um golpe de Estado, e que o Brasil pagará caro ao mundo por indicar que as suas Leis foram feitas para ser burladas nas horas convenientes. Quando começamos a nos mostrar um país sério, esparrela…

  12. ROBSON J G OLIVEIRA disse:

    A corrupção dentro do PT tornou-se explícita demais, o governo do PT tem que acabar. Esse jeito de se fazer política com compra descarada de votos tornou-se tão comum que nem mesmo a imprensa acha mais estranho…
    A entrega de cargos em troca de votos é nefasta; coloca-se nos ministérios pessoas sem qualquer relação ou compromisso com a área (pasta), apenas por interesse próprio.
    Basta: isso tem que acabar.
    Tem que colocar no ministério da saúde alguém que tenha uma história com a saúde; na educação alguém que tenha alguma história com a educação, e assim por diante.
    E essa escória que se diz “centrão” esperando para barganhar um cargo em detrimento da população… Temos que anotar o nome desses indivíduos… e nunca mais votar neles.

  13. Marco Túlio Castro disse:

    Enquanto isso Lula rifa o Brasil distribuindo cargos para salvar o que não deve ser salvo. Além de admitir que controla mesmo o STF marcando até data para ele assumir de vez a presidência do Brasil, quinta feira. A isto chamamos golpe.

  14. f disse:

    BOM DIA. O MINISTRO JOSÉ EDUARDO FEZ UMA DEFESA MUITO BEM FEITA. DIGNA DE UM ADVOGADO GERAL DA UNIÃO. MAS ELE NÃO DISSE QUE A PRESIDENTE NÃO CUMPRIU O QUE PROMETEU E ISTO É ILEGAL. NÃO SEI SE A PONTO DE UM IMPEACHEMENT. MAS ENGANOU TODOS OS BRASILEIROS, PRINCIPALMENTE OS QUE CONFIARAM NAS SUAS MENTIRAS E VOTARAM NELA. SE TIVÉSSIMOS INSTITUIÇÕES REALMENTE INDEPENDENTES E SÉRIAS, ISTO NÃO TERIA ACONTECIDO. APESAR DE QUE ISTO ACONTECE E ACONTECEU EM TODOS OS GOVERNOS.

  15. É PRECISO PASSAR O BRASIL A LIMPO: SÓ A ESPERANÇA GERA A CONFIANÇA! disse:

    Gente, o princípio é o mesmo: se o dono de uma empresa constata que as coisas estão muito mal, caminhando para o caos, vários erros de gestão são constatados juntamente com suspeitas de corrupção dentro da empresa, ele muda o diretor, o gerente, em suma, a direção!
    Num time de futebol, a mesma coisa!
    E qualquer mudança tem como objetivo a melhoria, mesmo não sendo certeza 100% de solução.
    Em relação a um país, tem que ser a mesma coisa. A certeza, ninguém pode dar de que vai ser 100% positivo, porém uma coisa é certa: renovam-se as esperanças! E quando há esperança, aumenta a confiança! E só a confiança pode tirar um país da crise!

    • Francisco Miranda disse:

      O PROBLEMA É QUE UM DIRETOR LEVA A EMPRESA A SÉRIO. VOCE VIU ALGUM POLÍTICO LEVAR ALGO REFERENTE AO BRASIL A SÉRIO ?? QUANDO DESCOBRE E COMPROVA QUE HOUVE DESVIO EM ALGUM ÓRGÃO,ALGUÉM É PUNIDO ?
      “SE VOCE ME DER ISSO, VOCE TÁ CERTO”. INDEPENDENTE DO GRAU DO DELITO.

      • p/Francisco Miranda: A SOLUÇÃO PARA O PAÍS É SIMPLES: VERGONHA NA CARA E CADEIA DENTRO DA LEI! disse:

        Vamos lá, no caso do país Brasil:
        1 – Presidente da República sob processo de impeachment (sem contar Pasadena e outras coisas…);
        2 – Presidente do Senado Federal (Congresso Nacional) com 9 inquéritos dormindo em berço esplêndido no STF;
        3 – Presidente da Câmara Federal, na iminência de ser cassado;
        4 – Vários senadores e deputados federais sob investigações;
        5 – Ex- Presidente da República na iminência de virar ministro e ir para a cadeia.
        Solução: Haveria melhor solução para o país desse, em termos de gerar esperança e consequentemente, “MUITA CONFIANÇA” se todos esses fossem para a cadeia, pagar por seus crimes?
        Logo de cara, a bolsa subiria, o dólar cairia, os investidores voltariam, o emprego voltaria, a alegria voltaria, o povo sorriria… e os bandidos que escapassem… TEMERIAM!

  16. AURO BORGES disse:

    *QUE A VACA TUSSA EU VOU MEXER NOS DIREITOS DOS TRABALHADORES. Depois de eleita Dilma esqueceu a promessa e a pobre vaquinha MORREU de tanto TOSSIR. Fato é que, infelizmente, Dilma foi eleita e reeleita na base da MENTIRA, com dinheiro roubado da PETROBRAS, etc. A única VERDADE é a seguinte: Se a Dilma fosse uma trabalhadora comum, em qualquer micro, média ou grande empresa do Brasil, com certeza ela já teria sido DEMITIDA POR JUSTA CAUSA, há muito tempo, pelo seu FESTIVAL DE MENTIRAS e incompetëncia crônica.

    • É isto mesmo Auro. O PT diz uma coisa e faz outra.
      Diziam que eram os defensores da Petrobrás. Quando o PT e o Lula acabaram com a empresa, os defensores da Petrobrás sumiram. Cadê as “manifestações de petistas” para defender a Petrobrás? Quando era o FHC que falava em privatização era um absurdo os “Tucanos” entregarem o “patrimônio Nacional” para os estrangeiros. Agora só vejo anuncio de que a Petrobrás fará “desinvestimentos” ou seja são as privatizações com um nome maquiado para enganar trouxas. Cadê as manifestações para defender o “patrimônio Nacional”? Está semana houve o anuncio de que a Petrobrás vai demitir 12.000 funcionários, quase um quarto de toda a sua mão de obra. Se fosse outro partido no poder já estariam em greve. O PT tudo bem. Este pessoal que defende o PT são uma piada!
      Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  17. CBarros disse:

    O que esperar de uma comissão onde muitos dos participantes são denunciados em vários processos além de serem fiéis escudeiros do contraventor mor? Esqueçam defesa. Bandido desobedece as leis nunca as cumprem custe o que custar. Ontem durante a apresentação da defesa era possível ver o desconforto do relator deputado Jovair aliado de Cunha, com a robustez dos fatos que claramente indicam que não ocorreu crime de responsabilidade. O inacreditável é que mesmo diante disso, mesmo com uma comissão sem credibilidade e moral para julgar, eles vão claramente votar pela admissibilidade do processo isso são favas contadas.

  18. Dilermando Vieira disse:

    Vamos esperar o governo terminar e através do nosso voto dissidiremos o próximo governo, assim se faz a Democracia, pois todos nós estamos vendo e analisando
    o que realmente se passa….

    • Se você quer ficar esperando a opção é sua e ponto. Eu sei que nós não podemos mais esperar para mudar e vou continuar nas ruas até ela cair. O PT continuar governando não é uma opção. É corrupção!
      Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  19. Alberto disse:

    O AGU não acrescentou nada de diferente aos mantras tão conhecidos.De novidade só as citações pessoais a alguns.Defesa da União ou defesa pessoal? Há controvérsias.Novas rodadas ainda por vir e haja OLANZAPINA.

  20. Leonardo Silva Barroso disse:

    A questão não é acrescentar nada novo e sim conter os elementos indispensáveis que garantam o desrespeito à Constituição e a nulidade do Impeachment.
    Em um País democrático cabe a quem acusa o ônus da prova nos moldes da constituição.
    Impeachment com desrespeito à Constituição passa a ser competência do STF que,indiscutivelmente pode torná-lo inconstitucional e portanto nulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 04:45:31