aki

cadastre-se aqui
aki
Política
25-10-2016, 21h43

Cármen Lúcia recusa convite de Temer para reunião

Presidente da República tenta apaziguar confronto com Renan
13

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Num gesto raro e que diz muito em política, a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, recusou convite do presidente da República, Michel Temer, para uma reunião amanhã entre os chefes dos Três Poderes.

Hoje, Temer telefonou para Cármen Lúcia a fim de convidá-la para uma reunião amanhã às 11h no Palácio do Planalto com ele e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Renan Calheiros. Ela disse que estava com a agenda cheia, mas avaliaria a possibilidade.

Enquanto isso, Renan deu entrevista  dizendo que faltara “reprimenda” da presidente do STF ao juiz de primeira instância que autorizara a Operação Métis na semana passada. De manhã, Cármen Lúcia respondera a críticas de Renan. Um complicador: o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, deu apoio a Renan, que argumenta que a ação da Polícia Federal no Senado deveria ter sido autorizada pelo Supremo e não por um juiz de primeira instância. No mérito, Temer concorda com Renan, mas avalia que ele errou na forma ao ofender o juiz Vallisney Souza Oliveira e ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.

No final do dia, a assessoria do STF confirmava apenas uma reunião entre os chefes dos Três Poderes que já estava marcada para esta sexta, a fim  de discutir segurança pública. A recusa de Cármen Lúcia para a reunião de amanhã agrava o confronto com Renan.

Nos bastidores, Temer avalia que há excessos na Lava Jato e está preocupado com delações da Odebrecht. Mas a prioridade do presidente é selar uma paz entre poderes para evitar que isso atrapalhe votações no Congresso e inviabilize o seu governo.

Chumbo grosso

O governo Temer tem motivos para estar preocupado com a conclusão da negociação entre o Ministério Público e os delatores da Odebrecht. Nos bastidores, há informações dos investigadores que dizem que, além do PT, políticos importantes do PMDB e do PSDB também foram acusados por executivos da Odebrecht.

O dano será multipartidário. Os investigadores consideraram os relatos de caixa 2 como propina. Ou seja, virá chumbo grosso por aí.

Apesar da apreensão, ainda falta a homologação das delações pelo ministro do STF Teori Zavascki, o que pode acontecer somente no ano que vem, depois do Carnaval, porque o número de delatores pode chegar a cerca de 80.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
13
  1. Carlos Augusto de Souza disse:

    Infelizmente existem hoje pouquíssimos políticos que podem servir o país, com certeza o Brasil passa hoje pela pior crise de identidade de sua história. Mas em 2018 muitos desses mal caráter caíram.

    • walter disse:

      Perfeito caro Carlos Augusto, a limpeza será gradativa; temos que fazer valer a LEI, estes “fichas sujas”, para começar, não devem ser candidatos…com a palavra o Sr Gilmar Mendes, que esta a frente do TSE…Fica observando e dando pitaco, nas prisões da lava jato; enquanto isso, já poderia ter providenciado uma ação, para qualificar com isenção, os futuros candidatos, a quaisquer cargo político. Neste momento o Dr Gilmar, pode fazer muito, pelo País, e um pouco mais…
      Quanto a Dra Carmem Lúcia, fez muito bem, e não dar “moral”, aos desmandos do Renan, com endosso do Temer; marcou posição, e fez muito bem; só porque, convidou o lula a sua posse, não quer dizer, que será suscetível a mazelas existentes no Congresso…

  2. Carlos disse:

    Era só o q faltava, “pedir” desculpas a este senadoreco, pústula. Que fique então
    pro Michel essa “árdua” tarefa. O q precisamos no momento é de pessoas como a ministra
    Carmen Lucia e menos de cangaceiros como renan.

  3. Carlos Alberto de Souza Mioni disse:

    Acho que a Doutora Carmen Lucia errou ao recusar temporariamente o convite de Temer, deveria sim recusar sumariamente o convite, pois não se pode por uma cereja num bolo de inescrupulosos.

  4. Parabéns Ministra Carmem Lúcia! disse:

    A Exma. Ministra Presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia, não é orgulho somente dos mineiros, como eu, mas de todos os brasileiros!
    Ela inspira confiança, com sua serenidade e respeito com que trata os assuntos.
    Parabéns, ministra, todo o meu respeito e confiança de que o STF está muito bem conduzido, para o bem do Brasil!

  5. Fernando E disse:

    No atual momento da nossa politica muitos do congresso perderam sua credibilidade perante a sociedade brasileira, acho que alguns políticos querem pegar carona na imagem idônea da presidente Carmem, acho que ela foi inteligente e fez o certo, o melhor é manter-se neutro e não vincular-se aos políticos, pq causo esses sejam presos pode prejudicar sua reputação na sociedade, deixe que eles se virem.

  6. Claudio Diniz disse:

    A Presidente do STF está certa … A sua postura de não querer conversa com o Sr. Calheiros diz muito … É só lembrar que este sujeito tem pelo menos 8 indiciamentos parados no STF ainda pendentes de um julgamento … É coisa séria … É uma série de crimes e dos graúdos … Quem ofendeu o Judiciário está acuado pois sabe que esta investigação da Polícia Federal está descobrindo, no mínimo, atitudes controvérsias por parte da Polícia Parlamentar em proteger Senadores que também são investigados pelo Ministério Público e pela Lava Jato … Aliás por que a existência deste efetivo de quase 160 policiais parlamentares com uma folha de pagamento gigantesca onde um salário inicia no nível de R$ 17.000,00 / mês, fora os vários benefícios ? É mais uma caixa preta a ser desvendada e com pressão da sociedade poderia ser extinta esta tal polícia parlamentar … Somos um país pobre e não podemos nos dar ao luxo de oferecer mais este benefício (ou malefício) à aqueles que usam e abusam …

  7. Mr Pattin disse:

    Estou começando a gostar dessa Ministra! 😛

  8. Mauro disse:

    Enquanto perdurar a minima possibilidade de que um encontro possa ser interpretado como algo que vá interferir nas decisoes do STF, ou que represente uma pressão a Lava-Jato, Carmem Lúcia não participará de reunião onde esteja Renan Calheiros.
    A ministra começou muito bem seu papel de presidente do STF e mostrou que comunga do espirito do “Bateu-Levou”, coisa que não deveria ser diferente em se tratando de responder aos bandidos travestidos de homens públicos que ela tem de enfrentar.

  9. Alberto disse:

    Fê-lo muito bem ministra.

  10. A Ministra Cármem Lúcia é uma das pessoas mais íntegras e capazes que integra os nossos Poderes Constituídos. Sua nomeação para o STF, constituiu um ato que realmente trouxe e traz benefício para toda a Nação brasileira. Essa mulher é exemplo de integridade, conhecimento jurídico, inteligência, discernimento e, como se não bastasse, modéstia.

  11. Oscar Guillermo Soto Torres disse:

    A ministra numa clara demostração de desagrado porem de maneira ética sem dar nome aos bois se manifestou em defesa do poder judiciário como devia ser. Concordo plenamente em ela não participar duma reunião com Renan e Temer este ultimo cada dia mais enfraquecido e temeroso, me parece que Renan assim como Cunha deve ter um dossiê de toda a alta cúpula do PMDB e outros partidos pelo motivo dele mandar e desmandar. O medo histérico
    do Renan é porque sabe que o pavio da bomba esta cada vez mais curto e com certeza ele será um dos mais atingidos.

  12. Murilo disse:

    “Onde juiz for destratado, eu também sou”: Carmen Lúcia. Parabéns Ministra…não deve ser fácil lutar contra poderes corrompidos como o Legislativo…que continuem limpando o Brasil!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-21 16:23:50