aki

cadastre-se aqui
aki
Política
16-08-2016, 9h14

Carta de Dilma chega tarde e não deve evitar impeachment

Proposta para antecipar eleição de 2018 é debatida faz 5 meses
22

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A divulgação de uma carta ao país e aos senadores que vão julgá-la a partir do dia 25 é um movimento correto da presidente afastada, Dilma Rousseff. Mas é uma ação que chega tarde para ter efeito político a fim de evitar o impeachment.

Em linhas gerais e se não mudar de ideia mais uma vez, a petista deverá divulgar a carta hoje, repetindo que é vítima de um golpe e manifestando apoio à ideia de um plebiscito para tentar antecipar a eleição presidencial de 2018.

Dilma foi aconselhada por auxiliares a propor a antecipação da eleição presidencial semanas antes da votação de 17 de abril, na Câmara, quando os deputados aprovaram o pedido de impeachment. Se confirmar essa proposta hoje, será uma demora de quase cinco meses para agir.

Nesse tempo, Michel Temer se reuniu com diversos senadores e angariou apoio para aprovar o impedimento. Bastava à petista, tanto na Câmara como no Senado, obter o suporte de apenas um terço dos parlamentares para barrar o impeachment. Mas ocorreu uma desidratação do apoio político a Dilma, enquanto cresceu o empenho do empresariado e do mercado financeiro para viabilizar a ascensão de Temer.

Falar em golpe é importante para a defesa da biografia da presidente. Faz sentido apontar o risco para futuros presidentes do uso do impeachment como um instrumento do sistema parlamentarista de governo. A História fará um julgamento duro sobre esse episódio.

No entanto, a carta de Dilma não deverá mudar votos na decisão final dos senadores. Mais uma vez, ela age com atraso. Faz o que quer e na hora que quer, dando poucos ouvidos ao PT e ao ex-presidente Lula. Incapaz de articular uma reação política efetiva nos últimos meses, demonstrando a mesma inabilidade que teve no período em que governou, Dilma facilitou o fortalecimento de Temer e a transformação da perda do poder num fato consumado.

Dilma nunca soube ser presidente.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

 

Comentários
22
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    La maison est tombée.
    The house fell down .
    Das hauss kaput.
    A casa caiu !!

    • Gabriel Torquato Silveira disse:

      Dilma demonstra sua incompetência até o fim.

      Mas não consigo comemorar a queda dela pois isso permitiu a ascensão do Temer.

    • walter disse:

      Perfeita Maria Aparecida, como sempre…esta gente pequena, encontraram um País imenso a frente, acima de suas forças; só se deram conta, que não somos Cuba, pelo rascunho, quando já era tarde demais…nem um discurso, a “madama” consegue fazer.
      Para um País “golpista” com apelo internacional explicito, e tudo mais, não deveria escrever para ninguém, para pedir nada,salvo sua carta de RENÚNCIA, que demonstrará com clareza, o tamanho da covardia; como alguém, que é ignorada, inclusive pelo seu “partido”, vem a público, sugerir; depois que a inés é morta”,sugerir caminhos, para um povo sofrido e Roubado…

      • Sebastiao Canabrava disse:

        caro walter, muito simplista sua ideia. qual certeza teriamos que os “notaveis apartidarios” que voce cita, nao seriam corrompidos? ou que nao seriam tendenciosos? e como eles seriam escolhidos? por eleicao? e como garantir a lisura desta escolha?

    • Sebastiao Canabrava disse:

      tinhorao, mal lemos o portugues e voce vem com esta lingua?

  2. Juca disse:

    A História fará um julgamento? … quem conta a história … quem relata a versão dos afogados …

  3. Acho que esse comentário reflete de forma bem sucinta a situação em que a presidente e o PT se envolveram. Ao final das contas aconteceu o mesmo que com o outro presidente que sofreu o impeachment: a recessão da Economia e a percepção de que o ocupante do cargo máximo do Executivo não teria condições de resolver as dificuldades que surgiram como consequência de suas ações, levou à convicção – dos empresários e da população – de que era preciso retirá-los do cargo.

  4. Diego Sousa disse:

    A verdade é que uma presidente que leva vários meses para fazer uma carta para a nação brasileira, ela perdeu muito tempo de se explicar, ela não quer falar com ninguém, não que dar entrevistas, só sabe falar que não fez nada, realmente ela não fez nada mesmo, por isso o Brasil esta no fundo do poço, como alguém dar um aval para comprar uma refinaria que valia 400 milhões de dolares, foi comprada por 5 Bilhões de dolares, sem contar, as contas públicas, todas altissimas e ela só falava em aumentar impostos, ela ferrou com a gente e ainda que ficar no cargo, cai fora, já era, eu votei nela e me arrependo amargamente, fui mais um enganado, na campanha falou uma coisa e fez outra, affff. Ah outra coisa antes dela dar o fora manda devolver a faixa de presidencial e os objetos da presidência que ela rapou de lá, devem esta tudo na casa dela bem guardados, com certeza.

  5. Sales disse:

    Vai ver ela mandou a carta pelos correios.

  6. elias disse:

    Ela nunca soube ser presidente. Mas quem paga a conta é o povo. Principalmente os mais pobres que foram iludidos e enganados pelo pai da criatura, Lula. Que Deus tenha misericórdia do povo brasileiro.

  7. RAYMUNDO AVELINO disse:

    Tchau querida!!!!!
    Dilma, foi o sinônimo de incompetência, sentada na cadeira de presidente deste imenso país.

  8. Alberto disse:

    Carta? Fala sério!!!

  9. ODSON disse:

    Como é possível uma faixa custar R$55.000,00?

  10. Santos disse:

    Parece um papagaio falando, só sabe repedir as mesmas mentiras sem parar. Alias a papagaiA incompetente nunca soube ser nada, nem ministra muito menos presidente.

  11. Jose Horacio Pritz disse:

    Nas ultimas decadas (e principalmente nos dias atuais), o que mais ouvi foi que nosso país precisa menos de políticos e mais de gerentes…, mais de gestores e menos de políticos, mais de executivos e menos de políticos…

    Quando finalmente temos alguem, na Presidencia da Republica que é exatamente isto, o povo nao respeita, e muito menos os politicos (claro, pois estes ultimos nao querem que mude nada).

    O país perdeu, com Dilma Roussef, uma das maneiras mais certas e sem risco, de darmos um salto em nossa historia como sociedade, como nacao. Por nao estar a altura desta mudanca.
    Talvez nunca mais teremos chance assim.

    • Sebastiao Canabrava disse:

      ze horacio, voce e’ um oasis no meio deste deserto de comentarios. eles nao entenderam (e talvez nunca o vao = ira’ depender da evolucao cultural deles) o por que dilma foi arriada do poder. o que ja mudou com a gestao temmer? continua tudo igual, com a diferenca do apoio das classes e da benevolencia da midia. a globo nao mostra mais o caos na saude (doentes pelos corredores dos hospitais), nao faz reportagens de pessoas reclamando dos precos em supermercados, nao mostrar mais estradas esburacadas, etc. a dilma caiu por nao ser politica, por nao pactuar com politicos (os politicos sao, com pequenas exececoes, pilantras, egoistas e em alguns casos, criminosos. so pensao na sua reeleicao, na preservacao de seus mandatos). triste perceber a ignorancia do povo, dos eleitores em especial.

  12. LUIZ CARLOS disse:

    Quem derrubou a Dilma foi sua própria arrogância e prepotência, somado ao fato de ser não ter habilidade politica e falta de competência administrativa..isto sim a derrubou

  13. De fato um governo que não leva em consideração os milhões de votos obtidos de forma maquiada, e num governo que deixa retroceder milhões ao desemprego, privilegiando apenas os políticos marginais que mesmo sem trabalhar por 180 dias ou seja 6 meses de vagabundagens, recebem até 123.000.R$, a titulo de quarentena aprovado por esta Senhora Presidente.
    Só pode mesmo ser destituída de qualquer poder.Vergonha Cara Palida, as vésperas de mais uma eleição.

  14. Mauro disse:

    Uma pergunta, séria! Séria mesmo! Não é brincadeira!
    Alguem acredita que Dilma e Lula, em especial, vivam a realidade em todas suas cores e nuances? Eles são desse nosso país? Eles são terráqueos?
    Lula só se manifesta para dizer que está acima do bem e do mal e que absurdos e mais absurdos são cometidos contra ele, pelo simples fato de estar sendo investigado e que é uma grande aberração duvidarem da honestidade dele? Pode isso, Arnaldo?
    Dilma Roussef isolou-se no Planalto, enquanto esteve lá e nem seus companheiros de partido eram ouvidos e muitos sequer eram recebidos em palácio.
    Dilma agiu como uma ditadora da pior espécie e agora em seu ocaso tenta se passar de vitima e o que é pior…de democrata…coisa que ela nunca foi, pois inclusive lutou para implantar uma ditadura comunista.
    Dilma e Lula, vivem em outra realidade. O poder que tiveram tirou o minimo de consciencia de realidade que tinham. Vivem em outro mundo e o ostracismo que viverão será uma benção para todos!

  15. selminha disse:

    O que Dilma e Lula sempre souberam foi roubar a nação brasileira. Só quem é cego (e surdo) não percebe o estado de miséria que se estabeleceu no Brasil, com a passagem do PT pela presidência. Que eles não voltem nunca mais!

  16. mario machado disse:

    A ferrugem enferrujou o agente enferrujador… Oh! Que dor… Pelo menos a comeu e com ela acabou… Agora, resta-lhe a renúncia. Vai fazê-la? Só a vaidade e a arrogância serão os obstáculos que mais uma vez a “impedirão” com um Impeachment sorrateiro e particular. Nada posso sentir a seu favor se ela jamais se preocupou ao que cometia de inconveniências. A regra é uma só: ou acerta ou renuncia. Qualquer das duas será boa para o Brasil! E vivamos nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2020-04-07 07:15:06