aki

cadastre-se aqui
aki
Política
24-07-2015, 21h26

Cerco a Odebrecht e Andrade preocupa políticos

Ministério Público apresenta denúncia contra executivos das empresas
11

Postado por: ISABELA HORTA

O agravamento da situação das empresas Odebrecht e Andrade Gutierrez na Operação Lava Jato causa preocupação no meio político em Brasília. A denúncia por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa provoca temor porque essas empresas são grandes financiadoras de campanha.

Os investigadores foram especialmente duros em relação à Odebrecht. Disseram ter documentos que provam que a empresa estaria mentindo.

Em Brasília, não se descarta a possibilidade de uma delação premiada de algum executivo da empreiteira ou da Andrade Gutierrez.

Isso seria uma bomba, porque essas empresas têm relação próxima com os principais partidos e políticos do país.

*

Após o anúncio da redução da meta fiscal na quarta-feira, o dólar voltou a subir e fechou a semana cotado a R$ 3,34, o maior valor em 12 anos.

Foi um erro da presidente Dilma Rousseff derrubar de forma abrupta a meta de superávit primário deste ano de 1,1% para apenas 0,15% do PIB (Produto Interno Bruto). Transmitiu a imagem de enfraquecimento do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que é quem dá credibilidade ao governo Dilma na área econômica.

Nesta sexta, o ministro da Fazenda e o do Planejamento, Nelson Barbosa, passaram o dia tentando acalmar os investidores estrangeiros. Também conversaram com analistas do mercado brasileiro.

*

Confira os temas do “SBT Brasil” desta sexta:

Comentários
11
  1. walter nobre disse:

    Caro Kennedy, a Odebrecht será, o “fiel da balança”; estão pressionados, os valores de multa, podem deixa-los na “banca rota”; quando envolvem Americanos; não deixam margem para erros, não dão moleza, para esquemas…se pudesse dar conselhos para estes empreiteiros; fosse representante deles; advogando se fosse o caso…aconselharia a delação,e acôrdo de leniência imediatamente…serão massacrados pelo tempo; aliás, não tempo algum…
    Não poderam livrar a cara de ninguém; quem acordou tantos subornos com eles, que reze…

    • "COLABORAÇÃO PREMIADA", DIZ A LEI ... disse:

      A lei 12850/13 não fala de “delação premiada” e sim “COLABORAÇÃO PREMIADA”.
      Nota-se no emprego do termo “delação” uma intenção de colocar o “COLABORADOR” mais próximo do “delator, dedo duro” do que do “benfeitor” – no caso de um “MENSALÃO, PETROLÃO”, “benfeitor de toda uma nação”.
      Vejam a lei:
      Presidência da República
      Casa Civil
      Subchefia para Assuntos Jurídicos
      LEI Nº 12.850, DE 2 DE AGOSTO DE 2013.
      Vigência
      Define organização criminosa e dispõe sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal; altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal); revoga a Lei no 9.034, de 3 de maio de 1995; e dá outras providências.

      CAPÍTULO II
      DA INVESTIGAÇÃO E DOS MEIOS DE OBTENÇÃO DA PROVA
      Art. 3o Em qualquer fase da persecução penal, serão permitidos, sem prejuízo de outros já previstos em lei, os seguintes meios de obtenção da prova:

      I – colaboração premiada;

      II – captação ambiental de sinais eletromagnéticos, ópticos ou acústicos;
      III – ação controlada;
      IV – acesso a registros de ligações telefônicas e telemáticas, a dados cadastrais constantes de bancos de dados públicos ou privados e a informações eleitorais ou comerciais;
      V – interceptação de comunicações telefônicas e telemáticas, nos termos da legislação específica;
      VI – afastamento dos sigilos financeiro, bancário e fiscal, nos termos da legislação específica;
      VII – infiltração, por policiais, em atividade de investigação, na forma do art. 11;
      VIII – cooperação entre instituições e órgãos federais, distritais, estaduais e municipais na busca de provas e informações de interesse da investigação ou da instrução criminal.
      § 1o Havendo necessidade justificada de manter sigilo sobre a capacidade investigatória, poderá ser dispensada licitação para contratação de serviços técnicos especializados, aquisição ou locação de equipamentos destinados à polícia judiciária para o rastreamento e obtenção de provas previstas nos incisos II e V. (Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)
      § 2o No caso do § 1o, fica dispensada a publicação de que trata o parágrafo único do art. 61 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, devendo ser comunicado o órgão de controle interno da realização da contratação.(Incluído pela Lei nº 13.097, de 2015)

      Qualquer cidadão medianamente inteligente sabe que empresário não sai por aí oferecendo “propina” para ninguém aleatoriamente.
      Empresário paga propina, pelo menos em 99% dos casos, porque é “EXTORQUIDO”: ou paga propina, ou está “fora”!
      É por isso que essa operação Lava Jato contribui para que as coisas comecem a mudar nesse país e nós, povo, tudo devemos fazer para apoiar o juiz Sergio Moro, MPF, PF, TCU e todos os empenhados em colocar na cadeia os ladrões dos cofres públicos, bandidos de altíssima periculosidade, pois não matam unitariamente como homicidas estupradores, latrocidas, homicidas passionais etc.
      Esses bandidos, ao roubarem os cofres públicos matam às bateladas, milhares de brasileiros nas filas do SUS, por falta de atendimento digno;
      Nas ruas, por falta de segurança pública eficiente;
      Nas sarjetas por falta de assistência social etc etc etc.
      Não devemos nos comovermos com esse tipo de gente, pois eles não se comovem com os sofrimentos de todo um povo.
      Devemos exigir que os políticos sejam alcançados pela lei e não só os empresários.
      Não devemos considerar os empresários que têm feito as “COLABORAÇÕES PREMIADAS” como heróis, porém devemos reconhecer que, mesmo estando eles se beneficiando com o abrandamento de suas penas, eles estão fazendo um bem a toda a nação brasileira!
      Muito mais criminosos do que eles são os governantes, políticos e funcionários públicos que, com mandatos concedidos pelo voto dos eleitores, com salários pagos com os impostos suados do povo, traem e assassinam o povo às bateladas, massacram os velhinhos aposentados, insensivelmente, indiferentes a tudo o que têm visto o povo passar de sofrimento e carências!
      CADEIA A TODO O BRASILEIRO CORRUPTO, DO MAIS HUMILDE DA ESCALA SOCIAL ATÉ O PRESIDENTE DA REPÚBLICA!
      A LEI TEM QUE SER PARA TODOS!

  2. Gleiber pinho disse:

    PQP essa mulher num acerta uma. O trem doido, num da uma dentro.

  3. Jorge Macedo disse:

    Apenas corrigindo Kennedy, não foi a Dilma que derrubou a meta de superavit foi a equipe econômica, inclusive o Levi e a atitude vem sendo objeto de elogios de diversos economistas. Com respeito a lava jato, as investigações estão chegando ao seu desfecho, e pelo andar da carruagem não vão encontra nada contra Lula e nem contra Dilma (que era o objetivo principal dessa operação) tanto que agora para fundamentar o pretendido impechment os tucanos se apegam as “pedaladas” quero ver como o TCU e o próprio PSDB vai explicar o impechment com esse fundamento depois que veio a tona que o governador Alckmim apesar de não ser ciclista também andou “pedalando”

  4. Lamentável ver o Brasil numa situação desta, mas eu acredito que isso vai ser bom para o Brasil. Para reconstruir uma casa primeiro é preciso retirar os entulho.

  5. César disse:

    O PT está envolvido até o pescoço com a corrupção da Petrobrás, empreiteiras, Lava Jato, e tem petista que ainda está pensando no PSDB. Ainda bem que hoje só são 7,7% de cegos, que continuam tentando defender o indefensável. O Partido dos Trabalhadores não foi sozinho para o volume morto, está levando o pais inteiro com ele para o volume morto.

  6. J K disse:

    reduzir a meta foi a melhor maneira de nao ser enquadrado na LRF.

  7. J K disse:

    Reduzir a meta foi a melhor maneira de nao ser enquadrado por crime contra a LRF

  8. Carlos Crispim disse:

    Enlamearam o nome do Brasil, voltamos a ser um país agrícola novamente, regredimos décadas com pilantragens e roubalheiras, essa Odebrecht mostra-se líder da quadrilha de empreiteiras, prejudicaram o país, os brasileiros, torço que o Sr. Moro passe o país a limpo, que jogue essa quadrilha na cadeia para o resto de suas vidas podres, infelizmente o FHC não privatizou a Petrobrás, poderia ter evitado essa roubalheira, talvez estivéssemos muito avançados se a empresa fosse privada, geraria empregos, divisas e o Brasil seria uma potência mundial, mas infelizmente saquearam a empresa e todos nós brasileiros, infelizmente minha geração nunca mais verá o Brasil rico, talvez meus filhos ou netos, isso se tivermos pelo menos o próximo presidente íntegro e incorruptível, o que é uma quimera.

  9. Reinon disse:

    A lava jato foi pra arrebentar com o Brasileiro honesto …

  10. J K disse:

    em poucos dias tudo pode mudra. E mudou. Pra pior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 12:05:27