aki

cadastre-se aqui
aki
Política
16-10-2018, 21h11

Cid e Jaques criam crise na pior hora para Haddad

Bolsonaro ganha munição para campanha na TV
23

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

Os ex-governadores Cid Gomes e Jaques Wagner criaram uma baita crise para Fernando Haddad no pior momento da campanha presidencial do petista. Pesquisa Ibope divulgada ontem mostrou placar de 59% contra 41% dos válidos a favor de Jair Bolsonaro, candidato do PSL.

Cid, do PDT, fez discurso em ato pró-Haddad criticando o PT e dizendo que o partido merecia perder a eleição. Bolsonaro ganhou farta munição e usou na propaganda na TV nesta terça.

Jaques, do PT e coordenador da campanha presidencial petista, disse que talvez tivesse sido melhor apoiar Ciro Gomes para a Presidência da República, enfraquecendo Haddad numa hora difícil. Foi outro fogo amigo que beneficiou Bolsonaro.

*

Decifra-me…

É incorreta a leitura de que Cid tenha dado um recado de Ciro ao atacar o PT. De temperamento forte e parecido com o do irmão, Cid reagiu a gestos e palavras negativas de petistas em relação ao discurso no qual defendia que o PT pedisse desculpa ao país.

Mas não é infundada a avaliação de que Ciro, com o apoio crítico do PDT a Haddad, possa estar tentando preservar capital político para novo voo presidencial em 2022.

*

Passado que assombra

Bolsonaro dispensou o elogio de David Duke, um dos mais importantes representantes da Ku Klux Klan _movimento de extrema-direita do EUA que defende a supremacia branca. Duke disse que Bolsonaro “soa como nós”. A “BBC Brasil” fez reportagem a respeito.

Como o candidato do PSL está numa estratégia de moderação no segundo turno, ele se manifestou contra Duke numa rede social. No entanto, a declaração do americano reflete todo o histórico de Bolsonaro no que se refere a declarações racistas dadas ao longo de sua carreira política. Afinal, um apoio da Ku Klux Klan é ruim para qualquer candidato.

*

Fuga estratégica

Articulador do candidato a presidente do PSL, o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) disse com todas as letras que Bolsonaro não participará de debates no segundo turno. A justificativa é médica, mas a principal razão é política. Fugir de situações arriscadas em confrontos com Haddad.

Ouça os comentários feitos hoje no “Jornal da CBN – 2ª Edição”:

Comentários
23
  1. walter disse:

    Kennedy, se o haddad fosse sério, desistiria a partir daí…Jacques Wagner, deve sim ter um parafuso a menos; pode ser bebida em excesso; criar esta expectativa, aos 48 do segundo turno, só tem uma explicação; minha tese, o lula não quer que ninguém ganhe, com ele na cadeia…Quanto a Cid e Ciro, são repugnantes, para a sorte do Brasil, são tempestivos demais, para equilibrar suas ideias; desta vez, tem efeito, querem liderar a esquerda, com a derrocada do PT…não acreditam na reabilitação do lula, nem sua saída tão fácil da cadeia…jamais acreditaram no haddad , nem mesmo o próprio…falar do Bolsonaro hj, não tem efeito; todas as vezes, que tentarem impingir, ideias negativas, depois de tudo, não pega…quanto a debates, considerando a manipulação televisiva, e o desrespeito imposto pela rede bobo, não tem condições; principalmente para alguém, que não esta recuperado para este tipo de tranco; o lula no passado teve a mesma conduta, e não tinha nada de errado; aceitar faz parte…

  2. Antenor disse:

    Haddad – A METAMORFOSE AMBULANTE. Já mudou de cor, já mudou de discurso, já mudou o programa de governo e já mudou de modos operandi. Até já está adotando o PSDB como parceiro e com ele também quer adotar o programa de governo do derrotado GeraLdo Alckmin. Não foi mais à Curitiba e nem coloca mais Lula nos seus panfletos e nem nas campanhas de TV. Está totalmente desfigurado, o sujeito. Quem será este Haddad?

  3. mauricio disse:

    no recinto petista ,não se pode dizer a verdade que vc é vaiado

  4. O PT NÃO RESISTE À VERDADE: CID GOMES E JAQUES VAGNER FALARAM VERDADES, PREJUDICARAM O HADDAD, O PT! disse:

    É impressionante como a verdade faz mal ao PT, em qualquer situação. Acostumados à mentira, quando algum petista ou apoiador do PT falam verdade, dá prejuízo ao PT. Foi o que aconteceu com o Cid Gomes (apoiador) e Jaques Vagner (petista): foi só falarem verdades, prejudicaram o Haddad, o PT!

  5. Pelo visto Haddad deverá sofrer uma grande derrota, comprovado pelas últimas pesquisas.

  6. giovani disse:

    ele quer ganha de qualquer jeito, como aconteceu antes, se no debate pergunta pra ele em certos assuntos, ele desconversa ou fala que quem sabe é outra pessoa, e tbm prega uma coisa e é incoerente em outras nos seus discursos passados.

  7. Mariza disse:

    Talvez Haddad seja a melhor pessoa que sobrou no PT, mas acabou fazendo o papel de Bonequinha de Luxo. O PT precisa ser renovado, as figuras que sobraram no PT são problemáticos, basta ver as declarações do Jaques Wagner e as maluquices que a Presidente do PT fala diariamente.

  8. Na atualidade, o ensinamento “O plantio é facultativo, a colheita é obrigatória” cai como luva em mão de dono.

  9. Lula (Jaques Vagner)... Ciro Gomes (Cid)..."Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar". (W. Shakespeare). disse:

    Será que Lula e Ciro, juntos ou separadamente, têm como plano “liquidar de vez com o Haddad”? Com Bolsonaro no governo por 4 anos, com uma economia arrebentada como está, provavelmente sofrerá muita oposição – cujo fruto poderia ser colhido, por Lula e Ciro, em 2022. Afinal o que fizeram Jaques Vagner e Cid gera todo tipo de especulação… na política suja de nosso país, tudo é possível. “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” (Rui Barbosa).

    • LUIZ VIEIRA disse:

      Verdade seja dita: Ciro e Cid são inteligentes e preparados, mas tem uma verborragia cultural imensurável. Falam como doutores em economia, direito, política, administração pública …, o que não convence ninguém. Humildade e prudência são bons remédios. Ninguém é dono da verdade. O tropeço vem depressa e pelas próprias palavras. Por outro lado, o Haddad tem boa formação acadêmica, sem dúvidas. A PUC é um paradigma de excelente centro acadêmico a nível mundial, embora contaminada, como as demais as universidades brasileiras, por ideologias, condição imposta na defesa de teses. Nele não se vê firmeza de propósitos, de objetivos livre de ideologias contrárias aos valores do povo, sejam espirituais, de honestidade (principalmente na administração pública e na exploração da miséria travestida de assistência social). Nele transborda a lavagem cerebral impregnada pelo seu grupo político. Talvez mudando partido venha a ter sucesso em suas aspirações políticas.

  10. Elaine disse:

    DERROTADOS SERÃO TODOS VOCÊS QUE FAZEM DA POLÍTICA UMA PARTIDA DE FUTEBOL. O PT JÁ É UM GRANDE VENCEDOR. FEZ A MAIOR BANCADA NA CÂMARA. ELEGEU 03 GOVERNADORES E MAIS UM NO SEGUNDO TURNO E 06 SENADORES, ALÉM DO GRANDE ARCO DE ALIANÇAS QUE POSSUI NO PAÍS. ALÉM DISSO, CONSEGUIU COLOCAR O SEU CANDIDATO A PRESIDENTE NO 2º TURNO E JÁ CONTA COM MAIS DE 40 MILHÕES DE ELEITORES.

  11. ANDRE disse:

    O que nem Trump conseguiu , Bolsonaro conseguiu, ser considerado um dos seus pela Ku Klux Klan. Os méritos são todos seus, fez por onde por este insidioso reconhecimento. Só não sabemos porque se fez de rogado, ops, é eleição, tá explicado.

  12. jose disse:

    O projeto de Brasil do Ciro Gomes é o egoísmo raivoso. FHC não quer apoiar Fernando Haddad. Ele, FHC, não tem voto pra se eleger síndico. Escritores, juristas, editores, intelectuais fazem manifestação a favor de Haddad. É gesto nobre de quem é sério e comprometido socialmente, o que não vale pra FHC. Ciro tem mágoa, mas já tem idade e experiência na política suficiente pra saber que o pragmatismo é o que vale. Pelo menos é o que tem valido. Mas os eleitores de Bolsonaro não lêem, não estudam. A maioria tem curso superior, dizem as pesquisas; resta verificar a qualidade dos portadores desses diplomas. Os generais vão impeachmar ministros que soltam corruptos. E não vão prender os corruptos soltos?, ou vai continuar a regra da lei só para os petistas? FORA CIRO.

    • p/José. disse:

      Acho que você está enganado, dizendo que só petista corrupto vai preso. Há muitos presos não petistas, essa conversa dos petistas é conversa ultrapassada. Há muitos do PMDB e PSDB presos, outros que estão na fila, só que o STF dos “disenterias verbais e decrepitudes morais” tem protelado muita coisa, com o intuito claro da prescrição. Outros foram protegidos pelos próprios políticos (Aécio e Temer, por exemplo). Com o novo Congresso, muita coisa andará. Quanto ao STF, só havendo uma maioria de ministros honrados pode ajudar a Lava Jato a continuar pondo atrás das grades a ladrãozada de todas as quadrilhas travestidas de partidos políticos.

  13. mano disse:

    prezados: O filósofo FHC deve estar pensativo. Imagino as suas reflexões: “Penso no PSDB, perdemos SP, perdemos MG, perdemos PR, perdemos o Brasil, logo não existimos!

  14. Miguel Ângelo disse:

    PT – Participação Temerária no processo democrático de 2018. PT – Perda Total do bom senso do momento político; de seu papel democrático a favor daqueles que ele dizia representar: trabalhadores, brasileiros pobres e minorias. PT – Perda Transformada da realidade do que é a política em prol de uma sociedade. Para defender uma Utopia “Lula Livre”. Os irmãos “Gomes”, distantes, encontram-se no discurso e omissão, para uma verdade clara – realidade. O (P)oder (T)osco, deformado, não trará uma segunda vergonha para o Haddad. Trará sim, uma lástima para todos que entendem da democracia e suas oportunidades. E que acordem! O PT vai encolher, e desaparecer. Levando consigo muitos dos seus próximos. E este (P)rocesso (T)emido por escolhas erradas. Que (P)refere (T)eimar para endeusar uma figura presa. Torturada não pela Ditadura. Mas, pelos seus atos e os acordos a que se dispuseram fazer. Esta eleição – 2018 – não devia ter tido um presidenciável do PT. Certíssimo estava Reinaldo Azevedo.

  15. Miguel Ângelo disse:

    Bolsonaro se apresenta hoje como o PT (do passado – esperança) contra o PT (de ontem – corrupção – perdido por ter o poder). Em verdade, o PT de Lula Preso (Não Lula Livre). A eleição não devia ter o (P)eso (T)ravado da razão frente a realidade. Vocês não estavam fazendo campanha para ganhar a eleição. (P)or (T)eimosia; (P)essoas, (T)rabalhadores, (P)equenos, (T)omados por mais tempo de vida, (P)adecerão (T)odo dia, por 4 anos. (P)oderiam (T)rasformar uma clara realidade, o (P)residente (T)rolhado é Bolsonaro. Querem mudar isto? Aceitem o erro de ter entrado no processo para eleger o Lula na cadeia. Deixem este (P)edestal (T)rivial rapidamente. Abracem, (P)erdoem, (T)ratem o Ciro Gomes como um (P)lanejamento (T)erceirizado para mantermos não só a Democracia (que sim ou não ameaçada por Bolsonaro), mas muitos dos direitos conquistados e que podemos perder em 4 anos. (P)ensem em (T)odos os envolvidos. (P)ensem (T)odos e não no PT, na Gleisi, e no preso Lula, nunca “Lula Livre”.

  16. Miguel Ângelo disse:

    Haddad renunciando. A Democracia ganha. O PT, e muitos partidos que o apoiam, ganham tempo de (P)ensar em (T)ransformação. Guerra planejada para perder. Não é mérito para ganhar o poder. É loucura. E no fim, Uma coisa é ser lembrado na história. Outra é virar, a poucas mentes, uma lenda urbana. Se o Haddad não renunciar. O PT não só perderá votos. Mas o respeito. E voltará ser somente uma vontade Sindical. Que também como representação tende a diminuir. Fujamos de Mártires e Monstros dos “Moinhos de Vento” (P)erdidos no (T)empo. Jaques Wagner tem meu respeito. O PT se não se movimentar para mudar o quadro eleitoral. Não terá isto de mais ninguém. E depois de Bolsonaro eleito. Ninguém o tirará de lá. Pois podemos pensar politicamente em qualquer direção. Mas não respeitamos aqueles que por orgulho, suicidam uma esperança. E o Ciro é uma esperança. Que deveria ter sido enxergada. Se a Gleisi, Haddad e tantos outros, não tivessem perdido tempo visitando o Lula.

  17. jose disse:

    o STE está com a faca e o queijo na mão: o jornal Folha de São Paulo traz na manchete que empresas bancam à revelia da lei mensagens falsas contra o PT. Pronto, é só identificá-las e puni-las na forma da lei e, se ainda vale a máximo do olimpo de nome de sabonete, anula-se a eleição. Os generais não vão gostar. Agora, é o momento necessário para a prática da desmensurada arrogância de alguns togados. Tem quem estranhe o filho de Bolsonaro na presidência da Câmara. Ora, do jeito que a política tem sido feita, é possível que o futuro provável presidente (a se basear nas pesquisas) ache pouco e coloque um (de seus filhos eleitos) na presidência da câmara e outro na do senado. É a maravilha da dmocracia brasileira. É bom lembrar (e cobrar) a promessa do general deputado (RN) de empeachmar ministros que soltam corruptos e, no mesmo tom, sugerir que aproveite-se a ocasião e prendam os corruptos soltos, inclusive aquele pego ao telefone dizendo mandar matar possivel deletador. Esse está solto

  18. Roberto Machado disse:

    O fim político de Ciro será o mesmo de Marina – o ostracismo-. Sofrerá a tal da “desidratação” intensa. O que fez com o país, principalmente com os mais pobres por picuinha política foi inadmissível. O tal apoio crítico que seu partido fez ao candidato do Pt e a viagem para a Europa em meio à campanha mostram bem o quanto o mesmo pensava no país. Seria importante ter a figura carismática, no meu ponto de vista, para dinamizar o debate eleitoral. Mas não. Preferiu a cultura do Velho Mundo para desfrutar o descanso junto aos seus. Quanto ao seu irmão, bem. Oportunismo partidário. Tomara que nas próximas eleições essa dupla receba o troco. Quem viver, verá.

  19. Espero que os brasileiros façam a escolha certa no dia da eleição!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-11-19 20:06:56