aki

cadastre-se aqui
aki
Política
12-09-2018, 21h33

Ciro acerta ao criticar golpismo de Villas Boas e Mourão

Ibope e Datafolha captam fotografias semelhantes
9

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A seguir, notas sobre os comentários de hoje no “Jornal da CBN – 2ª Edição”:

*

Fotografias parecidas

As últimas pesquisas Datafolha e Ibope captaram movimentos semelhantes no atacado, apesar de diferenças no varejo. Jair Bolsonaro (PSL) ganhou leve impulso após o atentado. Está no patamar dos 25%. Teve 24% no Datafolha e 26% no Ibope.

Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) também ganharam impulso. Marina Silva (Rede) perdeu cacife. Geraldo Alckmin (PSDB) ficou mais ou menos onde estava.

Bolsonaro está perto do teto no primeiro turno. As próximas rodadas de pesquisas trarão emoções e deverão mostrar grandes variações nas intenções de voto de alguns candidatos.

*

Controle externo é democrático

O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) é o órgão que faz o controle externo do trabalho de procuradores e promotores. É natural que queira apurar se houve abuso em denúncias e diligências contra candidatos, como aconteceu com o petista Haddad e os tucanos Alckmin, Beto Richa (PR) e Reinaldo Azambuja (MS).

A Lava Jato erra ao querer se colocar acima das demais instituições. Ela não deve satisfação à sociedade, mas à lei e à Constituição. Procuradores e promotores deveriam ser os maiores interessados em mostrar ao CNMP que suas atitudes têm fundamento jurídico.

*

Fez  bem

Ciro Gomes acertou ao criticar declarações dos generais Villas Boas e Mourão. Passou do ponto com Mourão, ao falar em “jumento de carga”. Mas está correto ao apontar golpismo de militares e dizer que o poder civil não admite que militares da ativa façam política e que os da reserva preguem contra a Constituição.

*

Questão de dosagem

Para Haddad, a ligação com Lula é fundamental. O ex-presidente é o cabo eleitoral que têm poder de transferir voto. Mas remédio demais vira veneno. É preciso dosar a exposição de Lula na propaganda.

Haddad não é marionete ou teleguiado do ex-presidente. Como ministro da Educação, teve choques com área econômica, o Palácio do Planalto e a própria Dilma.

Numa campanha curta, é um risco pensar em trocas na coordenação petista, que contempla tendências internas. O jogo interno no PT é um campo minado e pode trazer desgaste numa hora em que a prioridade é o jogo externo.

*

Ato estranho ao atual mandato

Se levar em conta o parágrafo 4º do artigo 86 da Constituição, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, não denunciará Temer por ato praticado quando ele era vice de Dilma. O ministro do STF Edson Fachin deu prazo de 15 dias para Dodge decidir se denuncia Temer por acusações de suposta propina acordada durante jantar em maio de 2014 com executivos da Odebrecht no Palácio do Jaburu.

Ouça os comentários no áudio abaixo:

Comentários
9
  1. walter disse:

    Caro Kennedy, Ciro gomes já se deu conta que não vai dar…as pesquisas, sobrepostas, apesar das distorções na rejeição, estão dando um recado claro; quem mais ganhou, foi Bolsonaro, diminui rejeição e cresceu; demonstra ter gás, para Voar, sejamos práticos, OS EMPATADOS, não demonstram forças, não tem argumentos de peso…o ciro falou na volta da CPMF, que a Dilma queria tanto…o CMNP, deve investigar, também acho estranho, quando chega próximo de eleições, brotam sim, cadáveres surgindo de todos os lados; terão que provar que não perseguem ninguém…o problema do Haddad é sua pouca capacidade, em desaprender; jamais será um lula, lembra mais o Alkimin com sua polidez, mais isso o lula já sabe; prefere um azarão, a colocar seu “imperio” nas mãos de oportunistas…quanto ao temer, já esta fora do baralho; disse bem o Marun, “o presidente temer pode sair do planalto algemado”; tudo caminha par isto…

  2. Raphael Sanches disse:

    Piada pronta: Haddad NÃO É marionete do Lula … kkkkk …. ; )

  3. BRAGA BH disse:

    Com os acontecimentos de ontem, com Bolsonaro passando por nova cirurgia que pode inviabilizá-lo para o segundo turno, entramos numa situação um tanto quanto melindrosa: quem votar em Bolsonaro pode ter o Gen Mourão recebendo a faixa de Presidente em 1 de janeiro de 2019!

  4. Tiago disse:

    Ciro falou a coisa correta, mas da forma errada.

  5. ANDRE disse:

    Perfeita a resposta do Ciro a estes senhores do exercito, que acreditam que ainda estamos no anos de 64. As forças armadas no passado, causaram grande instabilidade ao País, foi assim no segundo mandato de Getúlio, no mandato de Juscelino e no mandato de jango, até que tomaram o poder e levaram o país às trevas. PARABÉNS AO CIRO! Quanto a tentativa de protagonismo de procuradores e juízes nas eleições, só temos a lamentar. Não tenho nada a favor de Beto Richa, mais não entendo esperarem tanto tempo e justamente no período eleitoral mandarem prendê-lo. Será que os promotores, assim como os funcionários do TRE, trabalharão dobrado nas eleições?

  6. Boa noite, Kennedy: Vox Populi dá Hadad na liderança. Procede? Não encontrei em nenhum outro veículo, sómente na Carta Capital

  7. JORNALISMO SÉRIO FALA A VERDADE, DOA A QUEM DOER! disse:

    A que ponto chegamos de descalabros. Milhares de desinformados politicamente dizerem que votariam no lula, porque no tempo dele se comia carne, viajava de avião, havia emprego, ainda se compreende. Essa gente não entende o que realmente lula e seus aliados fizeram com o país. Mas jornalistas, gente bem informada, “enaltecer” o fato de um condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, em duas instâncias judiciais, com vários outros processos por corrupção, “transferir votos” para outro… ou mesmo enaltecer o fato de que se fosse permitido pela lei eleitoral, mesmo preso, lula seria eleito, é o cúmulo! O jornalismo sério deveria ter mais responsabilidade cívica do que interesse apenas de audiência, vendas de jornais etc. A verdade deveria ser a tônica, sem partidarismos, sem esconder nada do povo, sem maquiagens em benefícios de corruptos. É preciso falar verdade sobre lula, aécio, temer, renan, jucá, barbalho, e todas as outras barbaridades políticas desse nosso país tão vilipendiado!

  8. J K disse:

    O que estamos vendo é resultado do descaso com que os “(con)troladores” da nação tratam as necessidades do povo. É o castigo que veio montado num bode. Aumento de salário para si mesmos, o judiciário consegue apontar, bilhões de reais para pagamento de juros prá banca sem auditar a dívida também aparecem, mas para a turma que rala braços e pernas pelas dificuldades do dia a dia, só dá prá dar aumento de R$ 40/cada trabalhador. Não podíamos esperar outro tipo de vingança por quem de fato tem o controle da situação, o eleitor. Só não aprendeu a usar esse controle no dia a dia, prefere ser controlado do que controlador.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-09-22 13:32:48