aki

cadastre-se aqui
aki
Política
17-07-2018, 21h29

Ciro age certo ao buscar alianças políticas

Discutir mudança de programa é regra do jogo
11

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Como o presidente da República não se elege com maioria no Congresso, ele precisa fazer alianças para governar. Nessa fase da campanha, Ciro Gomes (PDT) tem procurado modificar o seu programa de governo para atender a partidos mais conservadores, do chamado Centrão, como o DEM, por exemplo.

O pedetista está agindo dentro da regra do jogo. Na atual fase da campanha, Ciro e Geraldo Alckmin (PSDB) estão no papel deles ao buscar alianças para governar. Não se deve demonizar tais movimentos.

Mas é preciso colocar limites para que a composição política não se transforme em mera negociação cartorial, um “é dando que se recebe”. Há partidos conservadores que costumam sempre apoiar o governo de plantão. É errado que congressistas desses partidos condicionem tal suporte ao recebimento de benesses públicas, como cargos e verbas.

Também é negativo para o país negociações políticas com partidos cartoriais, controlados de forma centralizada, como o PR de Valdemar da Costa Neto e o PTB de Roberto Jefferson. Nesses casos, as articulações deixam de ser programáticas e se tornam mais fisiológicas.

O PR, por exemplo, discute dar apoio ao PT, a Ciro e Bolsonaro. Não há guia ideológico nenhum. Como conciliar as ideias de Bolsonaro com as de Ciro e de Lula, por exemplo?

Jair Bolsonaro  já deu declarações racistas, homofóbicas e misóginas”. Ele defende a selvageria. Exemplo: a declaração de sexta no Pará quando ele disse que policiais que massacraram trabalhadores sem terra em Eldorado do Carajás estavam certos. Isso tá errado. Tem de ser criticado”. A defesa de um massacre é selvageria.

Por isso, é bom que haja debates programáticos para formação de alianças. Isso ajuda a civilizar a campanha. Contribui para a discussão de temas importantes, como destinar os recursos do Orçamento aos mais pobres e não a bancar privilégios de corporações e de lobbies privados.

Ouça este comentário a partir de 1 minuto e 30 segundos no áudio lá embaixo.

*

Expressão histórica

Um ouvinte do “Jornal da CBN – 2ª Edição” enviou mensagem com crítica à menção a Costa Neto e Jefferson. O ouvinte disse que Lula comanda o PT de dentro da cadeia.

Ora, não dá para comparar Lula com Costa Neto e Jefferson.

Ainda não voltamos aos tempos da ditadura de 1964, quando havia cassações políticas. Há até gente com saudade daquele regime. A democracia é tão boa que permite a defesa do indefensável, como o regime dos generais-presidentes.

Tampouco há pena de morte física e política no Brasil. Lula está recorrendo na Justiça contra a condenação que recebeu do juiz Sergio Moro.

Tem gente que acha que Lula está condenado com base em provas, no mínimo, controversas e que Moro age como promoter e não como juiz imparcial. Essa é a minha opinião, já manifestada inúmeras vezes na rádio e no blog.

Lula é um líder político muito maior do que Jefferson e Costa Neto. Está no patamar de Getúlio e de JK, gostem ou não do petista. Deixou a Presidência com enorme índice de aprovação popular. Tem lugar na história independentemente do que venha a acontecer com ele daqui em diante.

Também não dá para comparar a vida partidária do PT com a do PR e PTB. O PSDB tem vida partidária mais relevante. A Rede de Marina Silva também. As bancadas do MDB na Câmara e no Senado influenciam os rumos do partido. O PSB está ouvindo governadores para decidir o que fazer, se, eventualmente, apoiará Ciro, Alckmin ou o PT ou se ficará neutro na disputa presidencial. O PR e o PTB têm um nível de controle centralizado que os deixa distante dessas legendas citadas.

Ouça este comentário a partir dos 12 minutos e 55 segundos no áudio no fim do texto.

*

Corrupção tucana

A teoria do Ministério Público é que Paulo Vieira de Souza teria movimentado uma quantia alta que se referia não só a uma fortuna pessoal, mas a dinheiro para políticos do PSDB de São Paulo. Essa é a tese dos investigadores para tentar rastrear R$ 113 milhões que teriam passado pelas Bahamas. Ouça este comentário aos 28 minutos e 20 segundos no áudio no final do post.

*

Outros temas

O recuo de Trump em relação ao afago em Putin e a repressão do governo da Nicarágua a oposicionistas também foram temas do “Jornal da CBN – 2ª Edição”de hoje. A análise sobre Trump começa aos 22 minutos. O comentário sobre a revolução sandinista está aos 26 minutos e 10 segundos.

Comentários
11
  1. walter disse:

    Oras caro Kennedy, o Ciro gomes, é uma doença grave, se arrastando por espaço; seu grande sonho, seria obter o apoio do lula, não virá por teimosia e preconceitos…quanto a comparação do lula a Getúlio, chega a ser hilário, pena que não tentou se matar ainda…fazer menção a JK é no mínimo uma heresia, total falta de inteligência…alguém que projetou Brasília corajosamente, para tentar tirar a capital do País do RIO, estava certo, estaríamos, irremediavelmente quebrados…quanto a achar lula inocente, chega a ser hilário; poderíamos compara lo ao Neymar hj, ninguém acredita serem vítimas, neste faz de contas sem fronteiras ambos pecam…levantar este cadaver do caixão, não vai acontecer, está perto, de uma nova condenação do MORO…este dinheiro do Paulo preto, ficou branco depois de tanto tempo; estas coligações são fracas, e cheias de vícios, saberemos qual o jogo, aos 48 min. do segundo tempo…o Mundo esta assustado com as estripulias do TRUMP, poderá ser a bola da vez…

  2. Edson disse:

    O que é mais relevante nesta citação ao processo contra Lula é onde esta a justiça para Aécio Neves. Gostaria de saber o que é mais relevante os interesses de uma minoria que esta ai para se perpetuar no poder, ou a grande maioria da população brasileira que esta no hora veja. Sim hora veja, os políticos legislam em causa própria, a população e também os empreendedores desta mesma população são sobretaxados de impostos para sustentar um permanente descaso com a coisa publica e a satisfação de interesses pessoais.

  3. Sandro Oliveira Machado disse:

    Quanto as alianças políticas penso que sem uma reforma política ampla e profunda, que contemple uma grande diminuição do número de partidos, voto distrital, alternância entre eleições do executivo e legislativo, sem chances desse país dar certo… podem esquecer.
    “Corrupção tucana”, quer queiram ou não, acreditem ou não, o judiciário brasileiro é composto de tucanos infiltrados… vai demorar pra liquidar esse câncer, se é que isso venha a ser possível…

  4. Edi Rocha disse:

    Parcial sim, essa justiça brasileira. Tudo só funciona contra o PT. Lula foi preso e desde então a lava-jato dorme contra os demais investigados. Juiz atua até de férias para impedir (ilegalmente) uma determinação judicial porque esta (mesmo que por pouco tempo) beneficiaria a Lula, mas nem quando esses juízes estão trabalhando os processos contra os demais investigados saem do lugar. O processo de Lula foi acelerado (só o dele) e então a pressa cessou.
    .
    Não existe justiça, existem pessoas com poderes de estado para agir conforme seus interesses. O STF com essa presidente jogou a Constituição no lixo.

  5. Alberto disse:

    No mesmo patamar de Getúlio e JK ? Desconheço que foram condenados e presos por corrupção passiva e lavagem de dinheiro como o lula.Hilariante!!!!!!!!

    • Tiago disse:

      Se Lula foi condenado (de forma cínica e vigarista), Getúlio foi levado ao suicídio e JK foi cassado e levado ao exílio, ou seja, uma análise um pouco menos superficial da história mostra claramente que há uma coincidência básica nos destinos destes três grandes líderes populares e nacionalistas: todos foram covardemente perseguidos por forças retrógradas e golpistas.
      Os que hoje aplaudem a barbárie contra o Lula também aplaudiriam a perseguição ao Getúlio e ao JK se tivessem vivido na época deles. Seriam os discípulos de Carlos Lacerda.

  6. Antonio disse:

    O Senhor ,entre varias banalidades, esqueceu dizer que a aliança mais contundente petista foi, nos ultimos anos ,aquela com o PMDB do Temer e que vai continuar agora mesmo na Alagoas.

    Tenho certeza que as minhas afirmaçoes sao levianas e nao vou ter a honra que sejam postadas.

  7. Ciro como presidente, só pode ser brincadeira isso!

  8. mariza disse:

    Kennedy,
    Você esqueceu de escrever que Lula foi condenado não apenas pelo juiz Sérgio Moro, mas, também, por um colegiado. Chega de achar que Lula é perseguido por Sérgio Moro. Os adeptos do PT estão passando por uma fase de negação, normal entre os fanáticos, depois vem a fase de achar que os outros são os culpados, no caso em questão, o culpado da corrupção é o juiz Sérgio Moro.
    Você é um jornalista confiável, na próxima vez lembre de mencionar a condenação do Lula por um colegiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-11-19 20:12:11