aki

cadastre-se aqui
aki
Política
03-12-2015, 21h30

Collor estava mais isolado do que Dilma

Presidente prioriza STF e busca de apoio de aliados
13

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Ficou claro hoje que a estratégia do governo é priorizar a reunião de apoios políticos, mas também apostar numa intervenção do Supremo Tribunal Federal para barrar o impeachment. Se não houver tal ação jurídica, o governo concentrará forças na comissão especial da Câmara para tentar votar logo a questão.

De manhã, Dilma quis fazer um gesto para tentar uma reaproximação e convidou o vice-presidente, Michel Temer, para um encontro. Foi mais um ato protocolar de parte a parte. O governo deseja constranger Temer. Quer evitar que ele articule com empresários e políticos a favor do impeachment.

O vice está numa saia justa. É parte do governo, mas preside o PMDB, que está dividido e vê agora uma chance de chegar ao poder. Em resumo, as relações entre Dilma e Temer continuam frias.

*

Há também diferenças em relação ao impeachment de Fernando Collor, em 1992. Naquela época, o país tinha um presidente isolado, de um partido político pequeno. No Congresso, havia líderes mais respeitados. Ibsen Pinheiro, que cairia em desgraça depois, tinha prestígio.

Outra diferença: a descoberta da Fiat Elba no caso de Collor.

Hoje, apesar da baixa popularidade, Dilma tem um partido forte, o PT. O comandante do processo de impeachment é um político cercado de denúncias de corrupção: o presidente da Câmara, Eduardo Cunha

O governo busca apoio de aliados para mostrar musculatura política. Daí procurar se reunir com governadores, até com alguns da oposição. O ex-presidente Lula já entrou em campo, procurando suporte do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ) para derrubar o impeachment.

*

Ainda não há decisão, mas tendência até o começo da noite desta quinta é que ocorra convocação extraordinária do Congresso se não houver uma ordem do Supremo Tribunal Federal para barrar o atual pedido de abertura de processo de impeachment.

Houve mudança da lei. Não são necessários pedidos dos presidentes da Câmara e do Senado. Basta um parlamentar apresentar um requerimento que obtenha maioria absoluta nas duas Casas _apoios de 257 deputados e de 41 senadores. A presidente da República também pode pedir a convocação extraordinária, que também tem de ser endossada pelos congressistas.

O governo está atuando em duas frentes, a jurídica e a política. Houve vários pedidos ao Supremo para barrar o processo. Se o Supremo deixar o assunto andar, o governo quer liquidá-lo, votando-o mais rapidamente possível.

O Palácio do Planalto defenderá a convocação extraordinária para votar o impeachment, mas também para apreciar o processo contra Eduardo Cunha no Conselho de Ética.

A oposição está dividida. Uma parte quer resolver logo o tema, porque há efeito econômico negativo e o país para. Outra parte, que ganhava terreno no início da noite, quer deixar para fevereiro, a fim de desgastar mais o governo.

Veja as análises e bastidores de hoje no “SBT Brasil”:

Comentários
13
  1. walter nobre disse:

    Caro Kennedy, “a partir da prisão do Bumlai, o lula esta totalmente na mira do lava jato; culminou com o deslize do delcidio, que foi infeliz, mas que deixou escapar, que estava a serviço da dilma; propor a fuga de um preso é gravíssimo; ter transcrições de depoimento, só poderia ser conseguido através de alguém de dentro, com Poder, dá para adivinhar Quem…Isso tudo é coisa de quadrilha, o cerveró iria dançar se topasse…
    A situação do pedido de impeachment da dilma, é procedente, bastante embasado;não tem saída pelo Supremo; terá que ser votado pelo congresso, e não importa ser for o senado…o voto será aberto…na atual circunstância, se acelerar, a dilma se expõe, se demorar também será uma sentença…surge a opção da renúncia…o pt não liga se ela fica ou sai; ela esta sozinha, pela própria arrogância, que lhe é peculiar; a demora culminará na prisão ou delação de seus antigos pares; finalmente o lula será preso também”…

    • Bruno disse:

      Achei que você fosse falar o Cunha será preso também…afinal, depois de tudo que ele fez é impressionante que ainda esteja solto. Foram decadas esmiuçando a vida do Lula procurando um motivo qualquer..uma balinha não paga na padaria..para leva-lo preso e nada…a direita raivosa se rasga de raiva…mas, ao contrário, não faltas acusações contra paulinho da força, caiado, aecio, e toda essa turma. O certo é que a politica brasileira vai permanecer a mesma, pois os politicos corruptos continuaram soltos e roubando. O que se quer agora é tirar dilma…nesse terceiro turno…por 3 pontos e poucos…o que diriam os argentinos?…acho que irão realizar um terceiro turno por lá também.

    • Paulo R Berriel disse:

      O que está faltando para o Cunha está preso? se fosse do PT com certeza já estaria preso, quando os políticos são do PT, já são algemados apenas por suspeitos de corrupção.

    • Edi Rocha disse:

      Pelo contrário caro walter nobre, o processo é tão improcedente que vai “morrer” logo no começo. Alguns querem, mas o congresso por maioria não irá aprovar um golpe à claras como está sendo essa tentativa de jeito nenhum.
      Eduardo Cunha tentou se vingar e o que conseguiu foi se suicidar politicamente, e já vai tarde. Para o governo foi a atitude mais correta não aceitar a chantagem dele. Agora o governo vai conseguir governar. Finalmente!!!

      • Pasquale disse:

        Que gonerno? o que quebrou a Petrobras? O que quer aumentar imposto?
        O governo que acabou com o país?

      • walter disse:

        “caro Edi Rocha, se a dilma fosse presa com uma arma na mão suspeita de ter matado roubado, assim mesmo você estaria a defende-la; calma caro, isso não é uma partida de futebol”
        A DILMA cometeu pedaladas inconstitucionais, peitou o congresso e o Judiciário; soltou uma medida recente, QUE NÃO PEDALARIA MAIS; ESTE ANO, JÁ PEDALOU 55 BI, ENTENDA O QUE ACONTECE…
        a dilma não se salvará, só porque pedalou; será destituída por falta de capacidade; até o lula acha isto, e o PT todo…
        O País vai ser retomado através do Temer e de uma aliança com os outros, até a próximas eleições, que poderão ser convocadas em 90 dias; ou será transitado até 2018; o País estão orfão…

    • Ricardo Lima disse:

      Como essa turma vive sonhando com a prisão do maior presidente que este país teve, nas últimas décadas…Falta apenas acharem um único crime que ele tenha cometido, porque notícia divulgada na Veja, não vale!

  2. Por muito menos do que ela fez no ano passado e o que está fazendo desrespeitando a LEI de Responsabilidade Fiscal este ano, além das pedaladas discais, muitos Prefeitos, Governadores e Ordenadores de Despesas perderam seus mandatos e ficaram inelegivel por 8 anos, além dos pagamentos das altas multas que sofreram.

  3. JOSUÉ CELESTINO DA SILVA disse:

    Prezados,

    Vamos raciocinar e agir com a boa Fé que é de Deus não com a do Demônio. Trata-se de um Golpe de Políticos que querem o Poder; se intitulam no momento oposição, porém estão sendo e sempre foram oposição à maioria do Povo Brasileiro Simples. O Ex-Ministro da Justiça de FHC elaborou o pedido de Impeachment que agora foi aceito pelo Sr. Eduardo Cunha por vingança. Que moral tem um Ex-Ministro da Justiça e um Ex-Presidente cujos noticiários falaram exaustivamente de terem um “Engavetador da República”. Contra muitos(inclusive o Sr. Eduardo Cunha e Companhia) a Presidente Dilma reconduziu o atual Procurador que inclusive deu andamento a investigação que culminou na prisão do Senador Delcídio do Amaral. Não obstante, o Sr. Eduardo Cunha mais uma vez está corroborando com o que fora dito pelo Ex-Ministro da Educação Sr. Cid Gomes “Preferiria ser chamado de mau educado do que ser achacador com a maioria na Câmara o são”.Aqueles que tomam as dores de Cunha ratificam a fala do Cid.

  4. Rafael disse:

    Há fatos novos: Dilma foi citada em ação da PETROBRAS nos Estados Unidos; Delcídio do Amaral citou a Dilma como “dona” da PETROBRAS; Cerveró também já disse que agia a mando da Dilma… e por aí vai. Quem votar contra o impeachment estará pagando um preço político enorme: as eleições do ano que vem. O cenário não podia ser mais assustador para Dilma… Se por um lado ela ainda tem maioria no congresso, o preço da sua permanência será o isolamento a partir de 2017 (com uma considerável redução das suas fileiras políticas)- lembrem-se que a popularidade da Dilma é a pior de todos os tempos – Se por outro lado, ela sair, o preço das ações da Petrobras podem melhorar – vide o que aconteceu com as ações das empresas de energia no dia seguinte ao anuncio do acolhimento do processo de impeachment – ou seja: se ficar, o bicho pega. Se sair, o bicho come. Creio que o caminho REPUBLICANO para Dilma é a RENÚNCIA. SERIA BOM PARA TODOS!!!!

  5. Cesar Junior disse:

    Caro Kennedy, estou realmente muito triste com tudo isto que está acontecendo no país, e graças a Oposição sim! Foram mentiras, distorções, apoio direto da mídia tradicional, seletividade! Meu voto está sendo desrespeitado, assim como minha esperança em um mundo mais justo está sendo golpeada.

  6. gesiel disse:

    MUITO MAIS DO QUE ISSO. O Collor além de receber um carro como sobra de campanha; o COLLOR TAMBÉM COMETEU CRIME QUE VIOLA LEIS DEMOCRATICAS, ao PRENDER O DINHEIRO DA POPULAÇÃO QUE ESTAVA NOS BANCOS; e isso É CRIME. A Dilma não cometeu nenhum crime, não tem seu nome ligado a corrupção; e apenas como o PROPRIO TCU AFIRMOU, fez as pedaladas fiscais que TODOS OS PRESIDENTES FIZEREM NOS ULTIMOS 80 ANOS. Quiseram pegar a Dilma como BODE ESPIATÓRIO da omissão do TCU, que não puniu nenhum presidente.

  7. jose rainha juniur disse:

    Kennedy, tenho acompanhado você na tragediaria politica e econômica em vossa vida jornalistica,
    Minha observação neste contesto atual, se tem alguém culpado ai é o PT que precisa fazer auto crica, pois quem formou esta aliança, para governar o Pais???…O que sinto e ver muitos movimentos sociais dizendo que é Golpe, Que golpe??? contra quem???, ´E preciso entender a politica econômica adotada por nossa presidenta,, que só engorda banqueiros e afunda o pais acada dia que passa.
    Nos não precisamos crescer mais, temos que distribuir renda abandonar o FMI, acabar com esta taxa de juro, e com este tal ajuste fiscal, mais isso nossa presidenta não fás e nem os que quer o poder vai fazer, sabe porque?? nas próximas eleições que vai bancar as campanhas milionárias??/
    A dilma e o Pt e como agalinha que chocou os ovos da cobra…….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-21 12:51:13