aki

cadastre-se aqui
aki
Política
20-02-2015, 9h34

Com aceno a Cunha, PT tem chance de relatar CPI da Petrobras

Após conselho de Lula, Dilma busca aproximação com peemedebista
32

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

Pela primeira vez desde a sua eleição para presidir a Câmara, em 1º de fevereiro, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) poderá ajudar o PT a obter uma vitória no Legislativo. Poderá ser o primeiro alívio que o peemedebista dará ao Palácio do Planalto e ao PT.

Depois da conversa entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, na qual ela foi aconselhada a fazer um acordo com Cunha, houve ação nos bastidores da parte do governo para tentar se reaproximar do presidente da Câmara. Na reunião da presidente Dilma com ministros na Quarta-Feira de Cinzas, logo após voltar de um descanso na Bahia, ficou decidida que uma das prioridades do governo pós-Carnaval seria obter a relatoria da nova CPI da Petrobras.

Está em curso uma articulação pela qual o PMDB ficará com a presidência enquanto o PT indicará o relator da CPI. Há resistência em setores do PMDB, mas Cunha e o novo líder do peemedebista na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), trabalham para que um petista fique com a relatoria.

Na comissão especial da reforma política, o PMDB atropelou o PT porque os petistas queriam impedir a instalação. Daí ele ter feito um acordo com o DEM, que ficou com a presidência, e ter dado a relatoria para um peemedebista da sua confiança.

Em relação à nova CPI da Petrobras, o PT já desistiu de tentar inviabilizar o seu funcionamento. O PT está isolado na Câmara e não tem força para isso. Daí a tentativa de entendimento com Cunha e o PMDB, como recomendou Lula.

*

Quando o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedir ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquéritos ou de processos contra políticos com foro privilegiado, ele dará um roteiro de trabalho para a CPI.

O procurador-geral da República já disse que, até o fim de fevereiro, faria a sua manifestação. A semana que vem será a última do mês. Interessa ao PMDB e ao PT, que são alvos na Lava Jato, ter o controle da nova CPI da Petrobras.

Há muita especulação sobre o que Janot fará. Existem rumores de que haverá mais pedidos de abertura de inquérito no Supremo do que denúncias para solicitar a abertura de processos de imediato.

O inquérito é pedido quando o procurador-geral da República avalia que é preciso continuar a investigar para eventualmente pedir a abertura do processo. A denúncia é uma manifestação quando ele considera que já elementos suficientes para processar o político com foro privilegiado.

Na sequência, o Supremo ainda vai aceitar ou recusar os pedidos de inquérito e as denúncias. Mas a expectativa é que, a partir da manifestação de Janot, a Lava Jato entre numa nova fase. Mostre o impacto real que terá sobre os políticos da base de apoio ao governo e até da oposição. Independemente de mais ou menos pedidos de inquérito, de mais ou menos denúncias, a manifestação do Janot deverá dar barulho.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
32
  1. Olha o Dep.Federal e Presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, entrando na lista de benefícios desse governo CORRUPTO e PT. O lobo troca de pelo, mas continua o mesmo.

  2. CELIA disse:

    INACREDITÁVEL, PARECE QUE O POVO ESTÁ MESMO ENTREGUE AS BARATAS, SEM NINGUEM PARA DEFENDE-LOS,SR CUNHA DEMAGOGO VIVE FALANDO QUE “O POVO MERECE RESPEITO” NA RADIO MELODIA, ESTÁ SE UNINDO AO PT POR INTERESSE PRÓPRIO, EM VEZ DE DEFENDER O POVO E FICAR DO LADO DO POVO, ESTÁ SE UNINDO AOS CORRUPTOS, PARA RESOLVER OS PROBLEMAS DELE, POR INTERESSE DELE, É POVO PARA NOS DEFENDER SÓ JESUS QUE É FIEL, E NUNCA PENSA APENAS EM SEUS INTERESSES. ABAIXO SR CUNHA. SUJO

    • Milton honorato de souza disse:

      Célula disse tudo eh por isso que vamos pra rua dia 15/03

      • Chico disse:

        Vcs vão a rua porque ???

        Por moralidade é q não é ???

        Pelo Aecioporto, Banestado, Tremsalão, Mensalão mineiro ,etc,etc…

        Há já sei, porque estão inconformados porque o salário mínimo bateu o recorde em 50 anos, porque não suportam andarem de avião junto c uma empregada doméstica,porque criamos 420 IF, para os filhos dos pobres estudarem, PRONATEC, PRONAF, UF, MINHA CASA MINHA VIDA,
        UFA !!!

    • Isola disse:

      kkk como é gostoso ver coxinhas ficarem gritando de ódio quando algo não da certo para a camorra deles…

  3. Cleber Silva disse:

    Cada dia tenho mais nojo do país onde moro, no final vai acontecer tudo que já sabíamos os bandidos fazem um acordo dividem os roubos e mais uma vez pagamos a conta.
    Até quando essa corja de bandidos vai gerenciar o país, parece que a única coisa a se fazer é aguardar que esses políticos morram e venha uma nova safra que provavelmente será tão ou mais corrupta.

    • P/Cleber Silva disse:

      ESSA CAMBADA DE CORRUPTOS NÃO TEM JEITO. MAS A CULPA MAIOR É DO PRÓPRIO POVO QUE ELEGE ESSAS QUADRILHAS DE BANDIDOS PARA OS CARGOS QUE ELES DESONRAM, PORQUE NÃO SABE ESCOLHER, PORQUE É DESINTERESSADO AO PONTO DE VOTAR EM QUALQUER LIXO QUE SE APRESENTA COMO CANDIDATO, POIS A LEGISLAÇÃO PERMITE QUE QUALQUER LIXO SEJA CANDIDATO ATÉ PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA!
      VIVEMOS NUM PAÍS ONDE É NECESSÁRIO CONCURSO PÚBLICO E ATESTADO DE ANTECEDENTES PARA SER CANDIDATO A UMA VAGA NO SERVIÇO PÚBLICO, DO CARGO MAIS INFERIOR AO MAIOR CARGO. MAS PARA SER PRESIDENTE, GOVERNADOR, PREFEITO, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, DEPUTADO ESTADUAL, VEREADOR, BASTA SER UM BOM 171 E TER DINHEIRO PARA BANCAR A CAMPANHA, VENHA LÁ DE ONDE VIER O DINHEIRO!
      NÓS TEMOS É QUE TOMAR FERRO MESMO, TRABALHAR, PAGAR BASTANTE IMPOSTO PARA ESSA CAMBADA DE LADRÕES MINAREM OS COFRES PÚBLICOS, ACABAREM COM A PETROBRAS, NÃO PERMITIREM QUE HAJA RECURSO PARA A SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA, SANEAMENTO BÁSICO, ALIMENTAÇÃO, MORADIA ETC

      • luis antonio disse:

        Prezado Cleber : Voce é enganado não pelo PT sómente, mas principalmente pela mídia oligárquica. Voce reclama que não há recursos para nada, mas não sabe que o verdadeiro monstro que devora toda a arrecadação deste país, é o pagamneto dos juros da dívida pública (mais da metade de toda arrecadação vai para o bolso de meis duzia de milionários – os mesmos que vivem criando estes factóides, para desviar a atençao do povo). E sabe quem fez esta dívida pública? O Fernando Henrique. Vá se informar (na internet há muita coisa)para saber quem é o verdadeiro bandido.

  4. Daniel disse:

    Ridículo o PT relatar a CPI que acusa os proprios Petitas.
    O lobo cuidando das ovelhas.
    É muito triste ver que o Brasil está na mão de pessoas tão incompetents como a Dilma e o Cunha…

  5. Antonio Celso Alencar disse:

    Incrível como alguns incautos só conseguem enxergar o PT…
    Este esquema foi fundado antes do PT ser poder e continuará depois que ele não for mais.
    Ninguém consegue ver que esquemas de corrupção jamais produziram cadeia prá ninguém, antes do PT estar no poder.
    Estas pessoas, produto da mídia partidarizada não tem a menor noção do que seja a verdadeira corrupção no Brasil.
    Pergunte prá um deles o que foi o escândalo do Banestado, quem foi o operador, quem foi o juiz do caso, quanto foi expatriado e eles não tem a menor noção…
    Um dia recolocarão as raposas para cuidar do galinheiro e quando o Brasil quebrar pela 4ª vez, dirão que é herança maldita do PT… Tolos!

    • micheline disse:

      mas ai é que está o problema eu votei no pt e ingenuamente pensei que haveria mudança e muito pelo contrário eles deram continuidade ao roubo estamos perdidos não temos quem nos representem todos tem um preço bandos de ladrões, eu estou decepcionada não voto mais em ninguem.

    • Daniel disse:

      Então quer dizer que o PT é bonzinho, honesto, faz tudo direito…..
      Da licença “cumpanheiro”. Esse joguinho de ficar colocando a culpa no Sarney e no FHC já tá ultrapassada. Fazem 12 anos que o PT esta no governo e a roubalheira só se faz aumentar. Agora vem falar que o PT está combatendo? A verdade é que é tanta roubalheira que tem bandido saindo pelo ladrão.

  6. Carlos Evangelista disse:

    VERGONHA DE SER BRASILEIRO ! Empreiteiros acusados de furtar o dinheiro, que é público, pedem conselhos, apoio e ainda ameaçam o ex-presidente da República e o atual ministro da Justiça.
    COITADO deste país (com minúscula, mesmo)

  7. Célia, desde qd Eduardo cunha se interessou pelos problemas dos brasileiro? vc precisa se informar melhor sobre os politicos deste país!

  8. Daniel disse:

    Aqui no Brasil a coisa anda tão na contra mão que;” se for cercado vira presidio ,se for coberto vira circo” só que aqui não tem pão nem vinho e nem aguá kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk estou rindo pra não chorar hahahahahahah

  9. São todos farinha do mesmo saco, que Deus tenha pena deste califado chamada Brasil.

  10. João Gomes de Azevedo disse:

    Bom dia!!!
    Os comentários aqui são semelhantes, todos indignados com os políticos e com a justiça que ai esta. Ai vem a pergunta, o que fazer? Minha sugestão é que o foco de todos os movimentos seja voltados para o congresso e para o judiciario. Quem sabe surje efeito.

  11. jose batista disse:

    Triste vermos nossa politica afundando cada vez mais, Cunha se diz a favor do povo, mas começou a ceder para o governo, como disse um dos comentaristas: colocaram o lobo pra tomar conta do galinheiro. Dilma esta se esquivansdo da responsabilidade dizendo que se tivessem feito essa devassa no governo do PSDB hoje não teriam que fazer CPI. Tenha paciencia dona Dilma, por que sera esse medo todo, coitado de nós o povo brasileiro. Ainda não aprendemos escolher nosso politicos.

  12. NORBERTO FRIAS disse:

    “O elo perdido?”. As empreiteiras recorrerem ao lula é a coisa mais natural que pode acontecer. Afinal, corruptos vão procuram quem para ajuda-los? Simples, o maior corrupto do pais: Luiz Inácio Lula da Silva que deu conselhos à Dilama e esta os aceitou; o presidente da câmara, vejam só, vai se juntar também ao pt. Socorro F.A.

  13. sergeiboronove disse:

    NÃO PODEMOS DIZER QUE OS POLITICOS SÃO SANTOS, MAS UMA COISA PARA PENSAR: A QUEM INTERESSARIA O FIM DO PARTIDO DOS TRABALHADORES? TENHO CERTEZA QUE HÁ UMA PERSEGUIÇÃO OBSTINADA AO PT POR CONTA DE INTERESSES DE SETORES DA MIDIA, EMPRESARIOS, RICAÇOS SONEGADORES E ATE LATIFUNDIÁRIOS ESCRAVISTAS, SEM CONTAR OS HOMOFÓBICOS, RACISTAS E ESPANCADORES DE MULHERES. NÃO É PRECISO FAZER MUITO ESFORÇO PARA ENTENDER QUE NÃO EXISTE BOA INTENÇÃO EM NENHUMA NOTICIA QUE DIFAME O PARTIDO DOS TRABALHADORES QUE COLOCOU TODOS ESSES ASSUNTOS NA AGENDA DO BRASIL.PORTANTO, TEMOS QUE TER MUITO CUIDADO COM O QUE VAMOS COMBATER.
    HÁ QUE SE TER EM CONTA COMO ERA O BRASIL ANTES E DEPOIS DO PT.E MAIS DO QUE ISSO:É PRECISO TER LADO, E AO QUE PARECE, O TRABALHADOR NÃO PODE IR CONTRA OS SEUS PROPRIOS INTERESSES E TENTAR ABREVIAR O FIM DE UMA LEGENDA QUE DESAGRADA TANTO O CAPITAL ESPECULATIVO, OS EMPRESARIOS CORRUPTOS E A MÍDIA GOLPISTA.

  14. Joaquim disse:

    SOBRE A VISITA DOS ADVOGADOS AO MINISTRO DA JUSTIÇA.

    O pior de tudo é que no site do ministério da justiça, parte da ouvidoria, tem o seguinte aviso:

    Importante:

    O Ministério da Justiça não faz parte do Poder Judiciário. Caso o cidadão procure informação sobre processos judiciais ou como proceder em ações de competência do judiciário, deve consultar diretamente os tribunais brasileiros

    Como toda certeza os referidos advogados não eram cidadãos, ERAM AMIGOS OU COMPANHEIROS.

  15. Carlos disse:

    Gente insensata, imprudentes de plantão, fantasiados de puros e os maiores honestos e indignados. Parem de emitir opinião apenas em razão de um artigo de um jornalista ou alguém com alguma importância nos meios sociais. Vocês todos que estão inconformados e decepcionados, quem sabem não fariam o mesmo os quais censuram e maldizem, se não estivessem no lugar deles. Como são vocês num lugar restrito, têm vida ilibada? Pensem nisso.

    • Pasquale disse:

      Apenas mais de 50 milhões estão inconformados, com toda a desgraça que o partido conseguiu fazer.
      Nessa altura do campeonato,depois das mentiras descaradas que a candidata proferiu durante as eleições,deve ser bem mais de 50 milhões.
      Eu como cidadão brasileiro,tenho o direito de falar…e repito:
      ROUBARAM MEU BUCADINHO DE PETROLIUS.

  16. Jaquison leite Lima disse:

    Nada acontece, é só acordo politico, e nós continuamos a pagar tudo isso.Fora Dilama

  17. Armando Pinto disse:

    Após a reunião, talvez lula tenha convencido Dilma a reconstruir o legado dele, que foi o mensalão.

  18. Só os tolos e ingênuos acreditam que este Eduardo Cunha possa ajudar a moralizar o congresso. O PMDB age e sempre agiu como um partido de prostitutas, se vendendo para todos os governos que vieram pós José Sarnei. Já os outros parlamentares que compõem a casa e só olhar as votações para casar outro parlamentar que teve o voto secreto e sabemos muito bem o que aconteceu. Não me surpreende nem um pouco a atitude deste senhor. Agora sabemos porque os encontros com representantes de empreiteiras eram feitos em prostíbulos, (Qualquer semelhança não é mera coincidência).

    • Só os tolos e ingênuos acreditam que este Sr.Eduardo Cunha possa ajudar a moralizar o Congresso. O PMDB age e sempre agiu como um partido de prostitutas, se vendendo para todos os governos que vieram pós o Ex-presidente José Sarney. Já os outros parlamentares que compõem o congresso, é só olhar as votações na casa para caçar outro parlamentar e que foi feita com os votos secretos que todos nós sabemos muito bem o que aconteceu. Não me surpreende nem um pouco a atitude deste senhor. Agora sabemos porque os encontros com representantes de empreiteiras eram feitos em prostíbulos. ( qualquer semelhança não é mera coincidência).

  19. Orlando Cardoso disse:

    O PT não é partido político, mas sim organização criminosa, e nesta quadrilha sempre tem aqueles que são escalados para dizer que a culpa é de FHC. Ocorre, que se passaram 12 anos e a imundice e canalhice desta elite petista não engana mais. será que a culpa não é de Getúlio Vargas que criou a Petrobrás?
    Barusco disse: 200 milhões de dólares foi a propina do PT naquilo que ele conhece, e que o esquema se efetivou a partir de 2004. Dilma avalizou o seu depoimento.
    Agora, numa CPI séria o PT deveria ser proibido de relatar, pois o partido é que organizou e se beneficiou do fruto do roubo.
    Que venha a CPI do BNDES, Setor Elétrico, Fundo de Pensão e outros, pois a quadrilha do PT está presente em todas, e beneficia a si e seus ditadores cubanos, venezuelanos e outros países amigos e corruptos.
    O Brasil merece o Impeachement de Dilma, é constitucional e tem fundamentos no seu desgoverno.

  20. Jorge disse:

    Cunha já amarelou ? Estava tão forte antes de ser eleito presidente da câmara, vai ver que já ouviu o que queria e já cedeu . Hummmm é igual a todos .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 11:01:01