aki

cadastre-se aqui
aki
Política
28-08-2014, 9h50

Com arranhões, Marina sai ganhando de entrevista na TV

128

Postado por: Daniela Martins

O comentário no “Jornal da CBN” analisou a entrevista de Marina Silva, candidata do PSB à Presidência da República, ao “Jornal Nacional”, da Rede Globo. Marina manteve a calma e um tom de voz firme. Não se intimidou com questões duras.

A candidata defendeu a legalidade do uso do jato que ocasionou a morte de Eduardo Campos e mais seis pessoas. Afirmou que era um empréstimo e que as horas de voo seriam contabilizadas e ressarcidas pela campanha ao final das eleições, como permite a lei. Mas disse  que não tinha conhecimento das questões de propriedade da aeronave, que envolvem empresas laranjas. Também não apresentou documentos de empréstimo. A resposta foi incompleta. Esta continua sendo uma questão que precisa ser mais bem esclarecida.

Questionada sobre a posição que alcançou no Acre nas eleições de 2010, Marina utilizou um argumento razoável. Havia uma forte polarização entre PT e PSDB e ela ficou em terceiro lugar, como na média nacional. Ela lembrou fatos de sua trajetória política e usou frases de efeito como “minha vida nunca é fácil”.

As contradições entre Marina e seu vice, Beto Albuquerque, são pertinentes e foram bem abordadas na entrevista. Elas jogam dúvidas sobre quais seriam, de fato, as diferenças entre a “nova política” e a “velha política”. Mas, politicamente, Marina se saiu bem em uma entrevista difícil.

Outro tema comentado foi a manchete da Folha de S. Paulo que diz que Aldemir Bendine, presidente do Banco do Brasil, pagou multa para evitar uma investigação da Receita Federal sobre sua evolução patrimonial. É um assunto que preocupa o governo e o PT. A Petrobras já está no centro do debate eleitoral devido à operação Lava Jato e à compra da refinaria de Pasadena. Uma investigação que envolva o Banco do Brasil pode significar munição para a oposição falar em eventuais aparelhamento e corrupção em outro órgão estatal. Tudo o que a campanha da presidente Dilma Rousseff não quer é abrir outra frente de batalha no momento em que Marina Silva cresce nas pesquisas e aparece com chances de vencer no segundo turno.

Comentários
128
  1. walter.nobre disse:

    “Ainda não acredito, neste favoritismo todo da Marina; “tudo que sobe vertiginosamente, desce com a mesma intensidade”.
    Mais se for, melhor qua a Dilma, em todos os sentidos…infelizmente, ela dará palanque ao Lula…provavelmente, manterá, seus cadaveres no armário; mas pelo menos a justiça em geral, estará em ação; quem sabe, enquadrem, mais alguns do PT; inclusive o Lula.
    A Marina, será a Erundina de SP, o voto dos revoltados e com pouca esperança; este pessimismo todo, deve-se a desesperança, que o PT conseguiu imprimir; para as viúvas de plantão, “nunca antes”…que vão com Deus”…

    • Hernane Carvalho disse:

      O Brasil precisa de mudanças a começar pela política. Chega de PT, PMDB e PSDB.

      • Mari disse:

        Realmente o Brasil precisa de mudança. Um país não consegue caminhar sem a ajuda do povo e um Presidente também não consegue sozinho. Me parece que Marina Silva oferece oportunidade para que isso aconteça. Se Marina for eleita vai pegar um país quebrado e difícil de ajustar, mesmo será com a própria Dilma que aliás deverá ser pior ainda, não adianta Dilma querer fazer algo agora se teve todo tempo do mundo para mudar. É preciso mudar também a mentalidade do povo brasileiro, que só votam se for para o bem comum, não para um país melhor e mais justo para todos. A consciência de cada um é que prevalecerá!!!

      • Belmiro disse:

        Marina não é favorita nem no estado dela que tanto a conhecem, como pode alguém dizer que ela é a ideal para o país??? O voto certo é de Aércio ou Dilma e ponto final. marina não tem bagagem para governar nem sua região.

        • Gielson disse:

          A Marina tem sim o apoio do povo acriano que concedeu a ela 23,5% dos votos enquanto a média de votos nacional dela foi de 19,3%. A pergunta foi distorcida pois ela é valorizada e muito na terra dela: Vereadora mais votada em 1988. Deputada Estadual mais votada em 1990. Eleita duas vezes senadora pelo Estado do Acre: 1994 e 2002. Sendo que em 1994 foi eleita a senadora mais jovem a ocupar o cargo no Senado Federal.

        • O maior problema do Brasil depois do fim da hiperinflação é a CORRUPÇÃO e todo mundo sabe que a Dilma capitaniada pelo seu guru Luiz Inácio RESGATADOR DE CORRUPTOS Lula da Silva não tem interesse nenhum de combater a corrupção.
          Aécio neves não convence, pois não ataca o tema CORRUPÇÃO como a gravidade do caso requer. Lembro que Aécio Neves manifestou apoio a Associação dos Magistrados do Brasil que questionava no SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL a constitucionalidade da atuação do Conselho Nacional de Justina na investigação corrupção no judiciário.
          Desta forma, para quem sabe que a CORRUPÇÃO ENDÊMICA é o maior obstáculo para o progresso da Nação MARIA SILVA É A MELHOR OPÇÃO.
          VIVA MARINA SILVA!!!!!.
          ABAIXO OS CORRUPTOS DE SUGAM E ANIQUILAM A NAÇÃO.

        • Nelson disse:

          É melhor vc prestar atenção no que está rolando Belmiro !
          A voz do povo é quem vai decidir esta eleição !
          PT e PSDB já sabemos como é…..e cá prá nós, a velha e manchada politica Brasileira, carregada de corrupções e falhas na nossa saúde , segurança e transporte público.
          A Marina é a única possibilidade de mudança !
          Atitude é o que vale, pois competências são adquiridas !

        • Lucas antonio disse:

          Aecio não é o favorito aqui em Minas, amigo!! Na verdade é ele quase que odiado aqui. E ai?!! O que voce me fala disso?!!

      • Belmiro disse:

        AFINAL QUE MUDANÇAS VCS ESPERAM DE MARINA PARA ESTE PAÍS????? o QUE ELA PROPOE ALEM DE DIZER “UMA NOVA FORMA DE GOVERNAR”, NÃO APRESENTOU NADA DE DIFERENTE DO QUE TODOS JÁ FAZEM E PROPOEM A DÉCADAS!!!AMARINA ESTÁ COM IBOPE BAIXO EM SUA REGIÃO PORQUE???? É HORA DE MUDANÇA, MAS QUE MUDANÇA??? MARINA NÃO TEM BAGAGEM PARA GOVERNAR SEU ESTADO QUANTO MAIS O BRASIL. NÓS VAMOS MESMO É DE MAU A PIOR.

        • Flavio disse:

          As opiniões aqui são tantas que se você for ler todas acaba ficando sem saber o que o fazer o que pode influenciar um ou outro, o que tem que ser observado é o seguinte, a trajetória dos que estão ai como candidatos, falar que a Marina não tem capacidade de resolver questões do Brasil é a mesma coisa que dizer que o Aécio e a Dilma tem condições, se tem não o fizeram, o que quero dizer com as minhas idéias é o seguinte, vamos dar oportunidade para o novo, experimentar, a politica no Brasil esta viciada, são vários partidos que no final se tornam um só para “governar”, a Marina esta quebrando essa regra, e isso é o que eu estou dando valor, se vai dar certo, só o futuro nos reserva.

        • Antonio disse:

          Porque o povo do Acre não sabe votar preferem eleger o Sarney que é do Maranhão e se lixa para o Acre, aliás para todo o Brasil.

      • GILBERTO disse:

        Que mudança pode trazer uma candidata que se referencia nos supostos “melhores” e se referencia em Jarbas Vasconcelos, Pedro Simon e José Serra? Melhor pra quem cara pálida?Qie critério de escolher o melhor é esse? A Marinocracia? Ela empata com os outros…Nem o discurso é novo…

        • Lenilton Marques disse:

          Gilberto, você poderia informar quais são na sua opinião os melhores? Porque não há nada de que desabone sensivelmente a vida pública de Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon.

          • Luis Silva disse:

            Concordo Lenilton…Nesse mar de lama e corrupção que está nossa política, Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos, são exceções com uma bagagem moral acima de qualquer suspeita. Marina á melhor candidata a Presidente, e, tenho certeza que fará um grande mandato. Um ponto positivo é a afirmação que não concorrerá a reeleição. Voto Consciente, Marina Presidente.

    • Evanio disse:

      Favoritismo ou não está na hora de mudar.As mesmas pessoas os mesmos problemas.

    • Luickey disse:

      Não adianta votar novamente em Dilma e achar que terá mudanças, e menos corrupção, depois sair as ruas para reclamar de roubos e superfaturamentos, o qual vcs mesmo que votaram e escolheram eles para estarem representando o Pais, então muito simples, pensem bem na hora de votar, eu estou pensando muito, pois quero tentar alguém diferente, não importa a quem seja, e sim tentar um novo político o qual na esperança de mudanças, caso elas não ocorrerem, pelo menos tentei, espero que o povo Brasileiro, desta vez acerte, pois em Dilma jamais darei meu voto, quero mudanças já, acorda povo Brasileiro, essa e hora de vcs fazerem o seu direito, e a voz para uma mudança de um dia melhor !!!

    • Gielson disse:

      Em 2010 a Marina começou a eleição com 8% nas pesquisas. Na boca de urna davam 16% para ela e ao final conquistou 19.3% dos votos. E nessa eleição que ela já inicia com 29%?

    • Anderson disse:

      Amigo, não houve nenhuma subida vertiginosa. Em 2010, Marina beirou os 20%.

    • Antonio Carlos disse:

      Segundo o Banco Mundial, este é o ranking 2014 das maiores economias do mundo:
      1.Estados Unidos
      2. China
      3. Índia
      4. Japão
      5. Alemanha
      6. Rússia
      7. Brasil
      8. França
      9. Reino Unido
      10. Indonésia

      Mas, segundo o nobre. Walter, o Brasil está falido.
      Eu acredito no Waltão, claro somos todos contra o PT.
      Se não fosse tão ridículo, seria cômico!!!!!

      • RICARDO disse:

        Ser a 5a maior economia do mundo nao quer dizer muita coisa…..nao adianta ter um PIB elevado se a qualidade e nivel de vida eh pessimo, perdemos ate mesmo para a de portugal um dos paises mais pobres da uniao europeia.

      • Igor Couto disse:

        Caro Antonio Carlos,

        Você compreende alguma coisa de indicadores econômicos? Se sim, qual é a relação PIB x distribuição de renda x produtividade do Brasil x IDH?

        Uma dica: somos uns dos mais desiguais do planeta, junto com libéria, argélia e outras ditaduras.

        • Antonio Carlos disse:

          Colega, você é que está confundindo as coisas, já vi que é um expert em criticar. PIB não nada a ver com IDH e nem com distribuição de renda.

    • Osiris Martins disse:

      Está na cara que este é um argumento do PT, quer descredenciar alguém que tem uma luta, exemplo de vida e moral, quem não tem um pingo de moral é o PT, e que vai cair vertiginosamente é a dilma… Precisamos de um Brasil NOVO: com cidadãos honestos, trabalhadores e estudiosos, e não pessoas famintas, sem empregos e dependendo de esmolas do governos, sem estudos e perspectivas de crescimento individual… esta é a política do PT e estamos cansados destes 12 anos de retrocesso político, econômico e social… A Marina tem condições pessoais, morais e intelectuais para mudar o Brasil, convocar a população para apoiá-la nesta empreitada, chamar os melhores da sociedade, tanto politico quanto da iniciativa privada, convocar uma assembléia constituinte e fazer as reformas políticas, tributárias e educacionais… as novas gerações merecem um Brasil diferente, mais íntegro, e também um Planeta mais sustentável, a velhas gerações já abusaram muito de tudo, agora temos que dar um basta…

    • Eduardo disse:

      A favorita ainda eh a Dilma, como mostra a pesquisa. Marina seria a favorita para segundo turno, ou seja, muita gente ainda “acredita” na Dilma infelizmente. Pelo debate ficou claro que a Dilma vende um Brasil irreal, a Marina não tem um plano concreto e o Aecio, apesar de se mostrar um pouco mais preparado, me parece que eh mais do mesmo. Realmente não temos muitas opções, mas eh importante entender os planos de governo e trajetória de cada um antes de definir seu candidato. A Dilma já teve a chance dela e falhou. Agora temos que avaliar as outras opções que temos. Acredito que a Marina logo vai apresentar algo mais concreto alinhado com seu discurso, enquanto Aecio e Dilma vai atacar ela fortemente. Caso a Marina ou o Aecio ganhem, alguns indicadores econômicos ja melhoram automaticamente, ao contrario caso a Dilma ganhe. A carta do Santander mostrou isso ja, apesar de ter repercutido negativamente para o banco. Resumindo, temos muitas opiniões, mas meu ponto de vista eh: nao votem na “presidenta” Dilma e acompanhem de perto as outras duas opções antes de tomar uma decisao. abs

  2. Fabio disse:

    Marina representa um Brasil da idade média, um Brasil messiânico e atrasado.
    Se tem algo que essa senhora não representa é mudança.n

    • Helena/S.André SP disse:

      Isso é verdade. É só ver os seus apoios: Bornhausen, Heráclito Fortes, Jarbas Vasconcelos, Serra, todos velhacos da velha política.

      • REINALDO FERNANDES disse:

        Boa companhia tem a Dilma: Sarney, Collor, Renan Calheiros, Maluf, Jader Barbalho, Os mensaleiros condenados.

        • JOSÉ disse:

          Não entendo o povo brasileiro, Dilma não serve, Aécio não serve, Marina não serve, votar em quem ? Se existe somente corrupto e ladrão, e não existe quem possa resolver a situação, porque não deixar a coitada da Marina também aproveitar um pouco. A Dilma e o Lula já aproveitaram demais.

  3. Luiz disse:

    Dilma foi eleita em segundo turno, no vácuo deixado por Marina, cujos eleitores renegaram qualquer possibilidade de votar em Serra ou em Dilma. Foi um absurdo de votos brancos, nulos e abstenções. O que eu realmente torço é que esses “inteligentes” desta vez escolham um lado e legitimem o novo presidente.

  4. Célio Moreno disse:

    deveria enquadrar também você Walter Noooooooobre, pelas besteiras faladas e sem conhecimento de causa dos projetos do PT que alavancaram esse país e tiraram muito gente da miséria, ao contrario do PSDB.

    • Giba PE disse:

      Célio, você é mais um a acreditar nas bobagens que seu partido divulga.
      No Governo Lula a renda real do trabalhador subiu 98%.
      No Governo FHC subiu 85%
      No Governo Dilma, metade do tempo, é verdade, 14%
      Portanto se vê através dos dados do IBGE que o Governo FHC a renda do trabalhador subiu uma enormidade.
      Considere também que FHC teve que fazer uma série de Reformas, que Lula jamais faria, e que permitiram ao PT pegar um país sem hiper inflação, com uma conjuntura internacional formidável, que alavancou em alguns produtos até 10 vezes o preço em dólar.
      Considere ainda que as 5 crises enfrentadas por FHC foram crises em PAÍSES EMERGENTES.

      • Célio Moreno disse:

        Não sou partidário. voto em candidatos.

      • Ricardo JC disse:

        Escrever qualquer coisa sem mostrar as fontes, qualquer um faz (quero ver você encontrar e mostrar onde está escrito que com FHC o salário real subiu 85%…isso é uma tremenda mentira). A verdade é que no governo FHC o desemprego era uma realidade para milhões de brasileiros. Quanto aos salários, eu fiquei seis anos sem reajustes. Essa é a realidade.

    • jorge pesquero disse:

      Concordo com vc Celio Moreno. Estes anti-petistas radicais que nem sabem explicar porque são anti-PT não são também capazes de ver o estrago que o governo do PSDB fez a este país, felizmente corrigido pelos governos Lula e Dilma.

      • Silvio C disse:

        Santa mania de polarizar as coisas, não existem apenas dois partidos políticos nesse País, nem todo aquele que é contra o estado de coisas atual é necessariamente amante do PSDB. Verdade seja dita que o atual governo só fez lambanças e, por uma questão ideológica, privilegia vários regimes de exceção tais como o de Cuba e outros países governados por déspotas sanguinários em detrimento do povo brasileiro.

    • Abraão disse:

      Fala sério, o PT não teve nenhum projeto que alavancou o país. Deixa de brincadeira.

      • Marcolino disse:

        Estragos?? Corrigidos pelo (des)governo Lulllla?? Quem colocou esse País no eixo foi o FHC, saneou aos contas públicas, estabilizou a economia, e o PT recebeu de mão beijada… e agora estão desconstruindo tudo que o FHC e Equipe fez….

      • Sandra disse:

        Se vc acha isso, então vc não anda de avião, vc não vai a restaurante…porque esta tudo cheio. Além do mais se vc tiver um negócio como eu, vc verá que não há mão-de-obra disponível, como 15 anos atrás.

        • Jaime disse:

          Sandra,
          você deveria a falta de mão-de-obra como um problema. Não há mão-de-obra disponível devido à política assistencialista do PT. Com as bolsas disso e daquilo ninguém quer (nem precisa) mais trabalhar para ganhar salário mínimo.

          • jonatas disse:

            Jaime você falou tudo, tenho uma propriedade com lavoura de café em Minas, to pensando seriamente em vender pois não consigo mais mão de obra, e não é por falta de trabalhador não é devido ao bolsa preguiça, pois ao lado da minha propriedade mora umas 20 famílias mas ninguém quer trabalhar, ficam em casa o dia todo coçando o sc.

      • Ancelmo Mineiro de BH/MG disse:

        Abraão, fala sério! em que país vives? Ou será se nascestes hoje?

    • Augusto Luis disse:

      Parabéns pela resposta Celio e não discuta com as pessoas sem conhecimento do que falam, afinal, são milhares de brasileiros que sentem falta do Brasil de poucos e da velha politica que governou o Brasil por quinhentos anos.

  5. José Roberto disse:

    Marina é o voto de quem não aguenta mais ouvir evidências de corrupção, desvios, superfaturamento e cartéis. Ela será diferente? Talvez sim, talvez não. Mas uma coisa é certa: as manifestações de junho não estavam alçando nenhum novo candidato, nem propondo nenhum novo regime de governo. Estavam apenas pedindo respeito, coisa que a classe política não tem e não dá ao povo. Que venha a Marina, nem que seja pra nos arrependermos de forma consciente. Talvez assim o povo comece a entender que a mudança parte dele mesmo.

    • Assis Lourenço - Fortaleza disse:

      Concordo com você 100% e mais não devíamos reeleger ninguém, pois a reeleição faz a corrupção ou é o inverso?

    • ana disse:

      MARINA NÃO TEM CAPACIDADE DE SER PRESIDENTA DA REPUBLICA DEUS NOS LIVRA DELA VAI E AFUNDAR O BRASIL NÃO SABE NEM FALAR

    • Edilson Pires disse:

      O que eu não consigo entender na política,é que, quando se é oposição quer CPI para tudo, mas quando está no governo quer encobrir.
      Tem que se criar leis mais rígidas, capaz de prender políticos corruptos e jogar a chave fora. O país perde muito, com essa roubalheira, devido aos políticos ladrões, que tomaram conta do Brasil, e querem ser eleitos para favorecimento próprio e não para ajudar o país.
      Até quando iremos aguentar isso!!!!!!!
      Promessas de campanha, deveria ser obrigatório o cumprimento,se não cumprissem, deveriam ser banidos da política.
      O povo não aguenta mais só promessas,ACORDA BRASIL.

  6. Rocaso disse:

    Como cidadão, sem nenhum vinculo com partido político e muito menos admirador alienado de nenhum político. Analisando tudo o que ocorreu la trás, coloco na balança os votos que dei no passado pra quem esteve e está no poder. Pesou muito para o lado do próximo voto dia 05 de outubro, um voto na mudança. Porque do jeito que esta não dá.

  7. Rocaso disse:

    PSDB, PT-PMDB, tantos anos no poder. Agora é hora de mudanças.

  8. ari busanello disse:

    NÃO ESQUEÇA QUE MARINA FOI CRIA DO PT, É FARINHA DO MESMO SACO, DIZ O QUE NÃO ESCREVE,
    NÃO SE ILUDA POVO BRASILEIRO, ELA É ARROGANTE, IMAGINA SE FOR ELEITA PRESIDENTE, NINGUÉM AGUENTA ELA NO PODER, NÃO TEM PROGRAMA, QUE POSSA DIZER QUE ELA E DIFERENTES DOS OUTROS PARTIDOS, SOMENTE NO DEBATE FALOU COMO POLITICO, COSTUMA FAZER, TUDO SABE TUDO PODE.
    DEPOIS DE ELEITO, NÃO É BEM ASSIM.

    • Hernane disse:

      Tudo bem, Marina pode não ser a melhor. Pode não significar a mudança que todos querem. Mas, nesse caso? Qual seria a mudança? Manter a Dilma? Votar no Aécio? Se essas são as opções que temos, acredito que é melhor errar com alguém que ainda não teve a oportunidade de mostrar o seu trabalho do que se manter no erro com quem já teve a oportunidade e mostrou que não é capaz

    • Marcilio Osmar disse:

      O PROJETO QUE MARINA NÃO TEM COM CERTEZA É O DE CONSTRUIR UM AEROPORTO NA FAZENDA DO SEU TIO, ATÉ PORQUE ELA VEM DE FAMÍLIA HUMILDE. ESSE PAÍS DEVE TER SIM MAIS PROJETOS DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, EDUCAÇÃO E SAÚDE.

  9. Edson Sena disse:

    O continuísmo deve ser evitado. É reprovável que um partido político
    queira permanecer no poder eternamente. A mudança no poder faz-se necessária
    para o bem da democracia e a hora é agora.

  10. EDU MAIA disse:

    DILMA FALA DE MUDANÇAS E TEVE 4 ANOS PARA ISSO , E OQ VIMOS ESTA AI, GENTE PRESA CORRUPÇÃO , VENDE ISTO VENDE AQUILO, E O BRASIL NA MESMA , QUEM FOU PREÇO ESTA SINDI NUMA BOA DA CADEIA,QUEM ROUBA UM LATA DE LEITE POR FOME NÃO TEM ESTES DIREITOS QUE OS CORRUPTOS TEM , É HORA DE MUDANÇA É HOA DE UM BRASIL MELHOR.

    • Nelson Ribeiro disse:

      Meu caro Edu, eu sou mais velho do que muitos aqui. Eu me lembro de quando no Brasil não existia corrupção. Todos políticos e membros da sociedade eram ilibados, de pura conduta e ninguém sonegava impostos, e nenhum político não superfaturava obras, não faziam conchavos partidários. Era um tempo em que, perdoe me pela eloquência, haviam bastante médicos nos hospitais, uns 10 ou 12 para cada cidadão, milhares e milhares na enorme rede hospitalar pública e todos esses hospitais estavam equipados com alta tecnologia. Nas escolas eram 10 alunos por classe e cada classe tinha no mínimo 5 professores para cada matéria, também super equipadas e com ensino integral, além de práticas esportivas, laboratórios de línguas e desde cedo com pesquisas científicas. BOM… bastou entrar o PT que acabou tudo isso.

      • maria disse:

        Caramba, Nelson. Vc está dizendo que o país era melhor na DITADURA e no governo MILITAR.
        Nunca no governo do PSDB, pois 12 médicos por habitante e cinco professoras por materia nas classes……acho que vc viajou

  11. AILTON JOSE disse:

    Votei no PT em todas eleições, mas agora vou votar na Marina, não porque acredito em 100% de tudo que ela propõe, mas porque acredito que precisamos mudar, porém não dá para voltar a farsa do PSDB que só governa para a elite e ainda vendem tudo, ou melhor, entregam todas estatais e colocam pedágios caríssimos, veja São Paulo. O certo é que enquanto o nosso sistema politico for assim e principalmente as Leis não forem mudadas para que o ladrão da pior espécie que é o corrupto realmente seja punido, tudo vai favorecer a corrupção. Reflitamos, o Deputado Federal Donadon desviou a mais de 10 anos mais de 10 milhões que atualizados hoje dão um montante de 50 milhões e o STF o condenou a devolver pouco mais de 01 milhão, isto se devolver ainda. E com menos de 03 anos estará solto para curtir suas fazendas e bens que adquiriu com a grana e está em nome de laranjas. Assim, o crime compensa para eles e o povo continua se ferrando.

    • MARCO ANTONIO disse:

      Boa tarde Aílton, também tenho votado em todas a eleições no PT. Também não concordo com a corrupção, também não não concordo com a falta de aplicação da lei como também não voto NUNCA em ninguém do PSDB e do DEM. Nesta eleição vou votar novamente na Dilma pelo que ela em seu mandato. O mundo passa por uma crise terrível, veja e Europa e os EUA, o desemprego nunca esteve tão alto como está por lá, aqui, hoje nós temos a menor taxa de desemprego que o país já contabilizou, ou seja, ela driblou a crise e não fez nenhum plano maluco para segurar a inflação e alavancar o crescimento que poderia gerar desemprego em massa. Quanto a mudança das leis, isto compete exclusivamente aos Deputados Federais e Senadores, nenhum Presidente tem poder de fazer estas mudanças. Parece que o Congresso não tem interesse em fazer leis mais duras, aliás, nossas leis são duras o que falta é o Judiciário fazer cumprir, porque a polícia prende eles soltam. Pense bem no seu voto, em 2010 a Marina ficou em 3º no Acre, seu Estado, lá as pessoas a conhecem, não vamos nos iludir,se está ruim com a Dilma, acho que sem ela ficará pior.
      Um abraço, Marco Antonio

      • Jair Filho disse:

        Boa noite. Não pensava em me manifestar, mas ler uma bobagem enorme como o Sr. Marco Antonio teve a capacidade de escrever, me fez mudar de ideia. O poder judiciário não tem o poder de criar leis. Somente age quando acionado para se fazer cumprir a lei. O judiciário não solta ou prende ninguém. Ele faz cumprir a lei. Assim como fez com os mensaleiros. Por mais que o PT, o Sr. Lula, e outros partidários que se indignaram com a prisão dos chamados companheiros, que na verdade são ladrões, estelionatários, quadrilheiros, ou seja, bandidos, porque lhes foi dado o direito de ampla defesa, e mesmo assim foram condenados, foram presos. Porém, por mais que me irrite, não podemos negar alguns direitos que lhes são lícitos. Porque, no Brasil, há lei para regulamentar a aplicação da lei. É direito a progressão da pena para regime semi-aberto ou aberto, obedecendo a algumas exigências. E, sendo assim, é direito, não só a esses bandidos de renome, como a todos, essas regalias. Ou, seja, a polícia prende cumprindo a lei. O judiciário só solta se for direito do preso, também, previsto em lei. Porém, o que o Sr. deveria se atentar é que cabe ao legislativo a criação ou alteração das leis. O judiciário apenas as faz cumprir, quando acionado, e analisa os casos em que haja interpretações diversas, dando seu veredicto, ou seja a interpretação conforme análise do caso. Porque o direito é uma ciência humana. Então, caro Marco Antonio, se a polícia prende e “judiciário” solta, é porque os legisladores (deputados, senadores)assim fizeram as leis. E, por acaso, o mensalão surgiu para que se legislassem em prol do atual governo, então….

  12. MARCO ANTONIO disse:

    O povo tem o governo que merece. Acontece que a classe menos abastada da sociedade brasileira provavelmente irá votar na Marina, pois gostou de entrevista que ela deu afrontou o Bonner e a Patrícia, acontece que este teatro provavelmente já estava ensaiado. Depois não adianta chorar e dizer que as coisas estão ruins, Acho que a Marina se eleita, não passará dois anos de mandato, ela apenas se preocupa com a mata atlântica e com os Índios. Na economia, provavelmente ela irá um de seus patrocinadores de campanha, como por exemplo o dona da natura (que foi seu vice em 2010). Alguém já foi investigar que é este homem e de onde vem sua fortuna?
    Fiquemos atentos para não chorarmos depois.

  13. Marcelo Barros disse:

    Se a Dilma ganhar, vai ser como se o povo brasileiro assinasse atestado de burrice. Tanta corrupção, mau emprego de dinheiro público. Estamos pagando as prestações da copa nos supermercados, nos postos de gasolina e pedágio, nas farmácias, escolas e iremos pagar o superfaturamento das olimpíadas. Compreendo que Marina Silva tem muitos entraves políticos devido a sua autenticidade e por isso, se vencer, terá que vencer grandes batalhas, porém, independentemente de qualquer coisa, admiro sua história de vida, a pessoa que é, tendo se alfabetizado com 16 anos, saído dos seringais, passado por pestes e ter chegado aonde chegou, ela pode muito mais!. As pessoas podem se enganar com sua frágil aparência ou terem preconceito de seus traços, mas ela é a verdadeira cara do povo deste País, de diversidades de raças e em grande número, aparência simples e frágil também, no entanto, guerreiros e vencedores da batalha diária que é sobreviver num Estado tão mal comandado.

  14. Antonio Carlos disse:

    Sinceramente, Kennedy,Se sair ganhando significa mais se preocupar em se desvencilhar de perguntas inoportunas e não divulgar os seus supostos projetos(e no final foi dado 1, 5 min. para isso)discordarei de sua análise. Em termos práticos Marina só falar o que agrada os ouvidos de muitos que não se simpatizam pelos demais partidos, não quero aqui entrar nas razões disto. Seu discurso de uma ‘nova’ política é estrutura por um pessoal do já ultrapassado neoliberalismo (armínio, lara rezende, gianetti…)Na política e na realidade como elas são, imaginar que homens de boa vontade que deixarão suas convicções divergentes e se irmanariam junto à ela, é quase acreditar em messianismo.Se considerarmos o seu lado religioso que a influencia enormemente, acredito que não haverá avanços sociais das minorias. Enfim, de concreto não apresentou nada que seja a superação ou a melhoria do que já existe.É um incógnita que fala o que muitos aprenderam a gostar

    • maria disse:

      concordo! Ela demorou ate pra se decidir pelo partido que queria ingressar, leiloou o seu nome e pegou o primeiro que a aceitou como candidata e ainda assim, para vice, pois não achavam que ela poderia governar o país. Ela é indecisa, até quanto a questões de ideais, quem dirá no resto. Fundou o PSOL, depois falou mal dele, era do PT e cuspiu no prato que comeu, só porque perdeu autoridade, pois foi fraca no ministério….e assim vai…..essa é a Marina; boa gente, mas fraquinha fraquinha.

  15. HELIO MOURA disse:

    O PT e o PSDB vão ter que engolir a MARINA, ela podera vir a ser ruim, mas pior que a DILMA, é impossível.

  16. Antonio Carlos disse:

    Sinceramente, Kennedy,Se sair ganhando significa mais se preocupar em se desvencilhar de perguntas inoportunas e não divulgar os seus supostos projetos(e no final foi dado 1, 5 min. para isso)discordarei de sua análise. Em termos práticos Marina só falar o que agrada os ouvidos de muitos que não se simpatizam pelos demais partidos, não quero aqui entrar nas razões disto. Seu discurso de uma ‘nova’ política é estrutura por um pessoal do já ultrapassado neoliberalismo (armínio, lara rezende, gianetti…)Na política e na realidade como elas são, imaginar que homens de boa vontade deixarão suas convicções divergentes e se irmanarão junto à ela, é desprezar todas os conceitos e categorias de leituras da sociedade, e acreditar em puro messianismo.Se considerarmos o seu lado religioso que a influencia enormemente, acredito que não haverá avanços sociais das minorias. Enfim, de concreto não apresentou nada que seja a superação ou a melhoria do que já existe.É um incógnita que fala o que muitos aprenderam a gostar.

  17. Hildebrando Dias dos Santos disse:

    Parece que desta vez, Marina Silva leva. Ainda bem que dificilmente, a elite, representada por Aécio Neves e compania, será eleita. meu voto continua sendo da Dilma!

  18. armando disse:

    Quase 200 milhões de habitantes e uma pesquisa que não conhecemos os métodos com 2000 pessoas. O Caso Brizola – algumas vezes, o caso Lula – 2 vezes, a confissão de que pesquisa é o mesmo que poder. Ainda mais, um acidente que somente favoreceu a Marina. E quem está por trás da campanha dela. Fora isto, o fato de que ela não ganha nem no seu estado, ainda que tenha sido muito conhecida e não era neófita na política. O interesse por trás da campanha dela. E o fato de que nunca governou. Ela foi senadora pelo PT que foi seu padrinho. E por que ela não continuou candidata a vice-presidente? E por que aceitou uma chapa de aluguel? Fora o fato da competência que não foi medida. Então, meus amigos, permaneço onde estou e pronto, ponto!

  19. Orlando Jose disse:

    Acho interessante quando afirmam que o PSDB governa para as elites. Quem governa para a elite é o PT. A elite sindical, a elite da UNE, a elite dos companheiros, etc. O PSDB governou o país pensando no povo, e depois de pegar o país todo desmantelado, teve a coragem de implementar as medidas necessárias para um novo rumo, mesmo com a oposição radical que tínhamos do PT, inclusive Marina, ou seja, ela já estava lá, na velha política.
    Mesmo assim, além de todos avanços estruturais, o PSDB implantou quase todos os programas sociais hoje ainda existentes: Bolsa-escola, Vale-gás, bolsa-alimentação, Programa Saúde da Família, Pete(programa erradicação do trabalho escravo, política de combate a AIDS(prêmio na ONU), valorização do salário mínimo, Fundef, Regime especial das Microempresas, universalização do telefone, Diminuição da mortalidade infantil, fim da inflação,etc…. Isso sim é a nova política, responsabilidade e competência para governar. Então votar nisso é votar AÉCIO NEVES.

    • Ailton Jose disse:

      Caro Orlando, onde você viu valorização do salário mínimo no governo do PSDB? O Salário Mínimo não chegava a U$100,00. Tivemos o pior desemprego da história no governo FHC e a corrupção de seu governo era toda varrida para debaixo do tapete. Veja São Paulo, o estado mais rico do Brasil paga para a maioria de seus servidores menos do que os estados mais pobres – veja um delegado lá ganha o salário de uma agente em muitos estados. E A PRIVATARIA TUCANA? O PSDB é uma farsa e o PT deixou os aliados corruptos fazerem uma farra, por isso mudei de opinião, mas a bem da verdade não tem ninguém a altura do cargo ainda.

      • apw disse:

        Grande coisa! Do que adianta ter um salario minimo no valor que esta hoje. Você consegue virar o mês com 1 salario mínimo destes? Agora me lembro bem e 94 quando entrou o plano real… fala ai voce lembra o que aconteceu…. pobre finalmente podendo comprar carne…. eu lembro…

  20. Tenho certeza que a Marina íra ganhar pois no passado ela foi contra a idiologista do PT e deu Adeus ao Lula….

  21. João Carlos Abrantes disse:

    Finalmente chegou a hora de matarmos três raposas com um só tiro, PT, PMDB e PSDB, que já tiveram chances de fazer tudo, mas pouco fizeram e agora voltam a prometer as vésperas de uma nova eleição. Marina pode não ser a melhor opção, mas viabiliza esta mudança. Vamos, então, mudar.

  22. Marcelo Moura Baptista disse:

    VOTO CONTRA A SEITA PT, MARINA OU AÉCIO, QUEM ESTIVER NO SEGUNDO TURNO CONTRA A MÃE DO PAC, TEM O MEU VOTO !!!

    FORA SEITA PT !!!!

  23. José Eduardo Pires Manara disse:

    O Brasil necessita urgentemente de mudança, pois não dá mais com os partidos tradicionais – é tudo farinha de mesmo saco. A opção que nos resta é Marina, que representa aquilo que o povo brasileiro quer – mudança. Talvez, depois de eleita , não venha a nos satisfazer neste aspecto, o que seria profundamente lamentável, pois hoje representa a esperança de toda uma nação que esta cansada com os velhos ( e desonestos ) padrões da política nacional – é dando que se recebe – ( pobre São Francisco, sua máxima aqui no Brasil tomou cunho pejorativo, graças as espertezas da podre classe política ) . Como brasileiros conscientes, devemos nos engajar para ter como alvo derrotar esta gentalha ai instalada e aqueles que já estiveram ai instalados no PRIMEIRO TURNO . Esta seria a melhor resposta do povo à estes corruptos. Outra coisa, quem votar em Marina, não esqueça de votar para a Camara e Senado em gente de sua coligação, de modo a dar a ela instrumento de governaça, não necessitando pois de conchavos com este poder legisla
    tivo podre.

  24. Belmiro disse:

    Aos desinformados a Ddita Marina que condena o PT hoje é a mesma aliada do passado e pior que se promoveu através do partido. Poucos sabem que MINAS GERAIS é o único estado a pagar taxa de licenciamento para veículos, o que foi criado no governo Aécio. Teremos esta taxa espandida as demais federações???????Teremos o aumento da idade para se aposentar novamente? Coisas do PSDB de Fernando Herique. Quem é trabalhador vota mesmo é no PT.

  25. sebastiao cunha disse:

    Creio que a gravidade do momento da economia brasileira merece muita reflexão ao fazermos a escolha do candidato em que vamos votar.Acredito que não se trata apenas de uma escolha pelas características pessoais de cada candidato,temos que olhar a representatividade do candidato aos desejos de mudança mostrado pelos eleitores,temos que olhar a possibilidade de governabilidade de cada candidato se eleito,olhar o seu apoio,o seu poder junto ao congresso…temos que ir buscar verdades que não estão sendo ditas ,interpretadas corretamente,por exemplo o crescimento do salario mínimo no governo FHC foi de 4,7%a.a. e nos 12 anos de governo PT tem sido de 5.0%a.a. que mostra que este item esta melhorando mas não mais do que no governo anterior,e difícil mostrar nesta informação grande diferença…e difícil de entendermos que após 12 anos de governo PT estamos com os mais variados índices econômicos em deterioração e que este ano o Brasil devera crescer menos do que os USA e a Uniao Europeia que estão apenas tentando sair de uma grande crise econômica e parece que agora a marolinha ficou uma grande onda que foi subestimada pelo PT(?!?!)…Marina merece muito nosso respeito,pessoa de valor,uma lutadora,mas e uma estadista?Sabera enfrentar a crise em que vive o Brasil hoje?Qual e o partido dela?Qual e o apoio que realmente terá no congresso?
    Lembrem que não temos educação,saude e que o governo do PT funcionou enquanto usou o software do FHC mas agora que precisa troca-lo não sabem o que fazer.

    • GILBERTO disse:

      Como assim o PT usou o software do PSDB? Com o PSDB, o Brasil quebrou umas três vezes, pois não tinha reserva cambial. Hoje temos quase 400 bi de dólares. Naquela época, o dólar viajava a 4 dólares. Nos dois últimos anos de FHC a inflação foi de 13% e 9%. O desemprego na casa dos 13%, Os juros a mais de 20%? Não gostar do PT é uma coisa…Não enxergar a diferença entre os dois governos é outra…

  26. Nelson Ribeiro disse:

    Não vejo como uma pessoa pode vencer sem confrontar a realidade das perguntas. Escamoteou as respostas o tempo todo na questão do avião. Evitou falar do marido e sua posição no governo do Acre. Escamoteou na pergunta dos agronegócios… fica fácil ganhar, basta não responder NADA aos eleitores.

  27. MAURO BORGES disse:

    CASO AÉCIO NÃO VÁ PARA O SEGUNDO TURNO, EU VOU APOIAR E VOTAR NA MARINA. VOTARIA ATÉ NO CAPETA, MAS, NUNCA, JAMAIS, VOTAREI DE NOVO NO DESGOVERNO DILMA PT !!!

  28. ALEXSANDRE disse:

    ESPERO QUE NESSAS ELEIÇÕES O POVO BRASILEIRO VOTE COM CONSCIÊNCIA E NÃO POR MEDO, POIS O PT A ANOS VEM IMPLATANDO O MEDO DO BOLSA FAMÍLIA, FAZENDO COM QUE OS MAIS NECESSITADOS E MAL INFORMADOS NÃO MUDE SEU VOTO PARA OUTRO CANDITADO. VAMOS MUDAR MEU POVO MARINA É A MELHOR SOLUÇÃO

  29. orlando cardoso disse:

    Belmiro, A taxa de licenciamento não foi criada no governo do Aécio em Minas Gerais. Isso é mais uma mentira da seita petista. Os seus métodos são conhecidos. Dilma e Lulla prometeram a recuperação do Anel Rodoviário, a BR 381. o metrô de BH. E agora depois de 12 anos no governo mentem falando que a culpa é da falta do Projeto, Porém, o governo de Minas diante da enrolação federal assumiu essa parte em 2013. As promessas e a obrigação da obra é federal, e era total nas campanhas e promessas anteriores. PT e petistas é sinônimo de mentira e corrupção.

  30. Kléber Rodrigues disse:

    Quem foi que disse que Marina representa renovação, se ela já está a 200 anos na politica? Esqueceram que ela veio do PT que todos estão criticando? O fato é que ela tem vocação para ser do contra, em criticar e, no momento em que assumiu o poder junto com o PT e que passava de pedra a vidraça, tratou logo de mudar de partido para, novamente, continuar criticando. Foi assim com Heloisa Helena e olha o que esta se tornou. Alguém aí ainda se lembra dela? É fato que o PSDB tem telhado de vidro, como também é fato que está na hora de oxigena o País depois de 12 anos de PT que ja deu sua contribuição e foi importante, mas dái dizer que Marina é nova politica, tá de brincadeira! Não tem só esses tres candidatos!

  31. Elizabete Gomes disse:

    Eu não senti essa firmeza toda em Marina, pra mim ela pipocou e muuuuito. É como a Patricia Poeta falou, quem não te conhece que vote em você. Marina é uma esfinge, mas a mim não engana,não.

  32. Jose Maria disse:

    Vamos voltar a lutar nesse espaço por melhores dias, como fazemos hoje em relação ao governo desastrado do PT, infelizmente. Dilma e Marina vêm da mesma escola ideológica do Karl Marx/PT. Vivem voltadas para o passado, não perceberam que essa ideologia não deu certo em nenhum lugar onde foi imposto aos povos, e isso à custa de muito sangue derramado. Precisamos, através do voto consciente, eliminar esse mal de uma vez por todas.

  33. Andreia disse:

    A única certeza que temos é que a Dilma TEM que sair! Embora as opções não sejam lá grande coisa… Triste isso.

  34. Adalberto disse:

    Até o momento o que eu presenciei foi essa senhora de características messiânicas repetir dogmas e mantras sobre uma tal terceira via, que ao meu ver é totalmente ilusória; e diga-se que o faz com muita eficiência e muita fé, pois é de sua própria personalidade e religiosidade o trato com essas manipulações.
    Também não tenho nenhuma dúvida que a atual conjuntura política favorece esse tipo de atuação da candidata evangélica; aliás, ao meu ver, quem criou a oportunidade para esse tipo de figura foi o PT, mais diretamente o Lula, ao não incentivar – como deveria há muito tempo ter feito – a democracia interna no seu partido, ao não incentivar com todas as suas forças e prestígio pessoal o seu partido e seus correligionários a promover as mudanças tão necessárias e reclamadas pela população brasileira há muito tempo; afinal não é ele o líder maior, não é ele que determina a política do PT!?
    Acredito que o dirigente deve assumir integralmente essa situação e através de uma autocrítica pública, de alcance nacional, comprometer-se com as reformas tão necessárias e inadiáveis; se é que ainda haja tempo para essa saída.

  35. luiz disse:

    Na entrevista o Willian Bonner foi duro e sarcástico como fez com a Dilma e o Aécio, mas a Marina foi firme e não deu mole para ele cortar como ele fez com os outros candidatos. Chegou a dar uma dura nele….Quanto a candidata Marina acho que o povo quer ver cara nova no poder, gente que nunca foi e que representa a mudança no momento, o PSDB já passou anos e o país continua o mesmo, o PT com 12 anos no poder está do jeito que está, com a lama nos pés. Então que seja o diferente, vamos tentar mais uma vez e não continuarmos na mesmice.

  36. Pasquale disse:

    O mundo é vibrante,dinâmico e não para.Nós estamos defados pelo menos meio século dos Países de ponta.E ainda vieram com idéias comunistas,esqueceram que estamos em 2014.
    Um País tão rico,não merece os governantes que hoje governam.
    Estão presos…e na maior cara de pau o partido finge que nada esta acontecendo.

  37. João leite disse:

    A muito tempo, venho votando no PT. Continuarei. É só olhar para trás e reconhecer que o atraso acabou. Dilma, é a continuação de futuro melhor para novas Gerações. Com Lula, o Brasil deu um salto em boas relações com os Países vizinhos.

  38. luciano gomes fernandes disse:

    Voce conhece a historia biblica de Davi, pois e,desafeiçoado,desajeitado feio mesmo, mas foi o escolhido. Assim e MARINA, nao e bela mais e pura. Desculpe, o note nao acentua.

  39. Junior disse:

    Meu voto está aí. Simplesmente significará algo diferente do que está aí há muito tempo. Que os militantes dos outros dois venham aqui e difamem Marina. Nada adiantará desta vez. ACABOU PRA VOCÊS, PT E PSDB.

  40. Jonas disse:

    Como as pessoas perdem tempo em analisar o passado sem se preocupar em olhar para o futuro. Um país como o Brasil não pode ter um crescimento menor que 4/5 % ao ano. O número de empregos que precisa ser gerado anualmente para abrigar a todos que chegam ao mercado de trabalho não pode se dar ao luxo de ser pequeno como tem sido nesse governo Dilma. Isso é fato. Também não se pode conviver com inflação acima de 4% ao ano. Isso põe em risco todas as conquistas dos últimos 20 anos. A infra estrutura está precária. O investimento é insuficiente e o governo atual só se preocupa com ideologias idiotas que não levam a nada. A corrupção corre solta. A administração direta, as estatais, as agencia estão inteiramente aparelhadas por incompetente corruptos cuja única missão é lesar o erário público e prover fundos para o partido que governa bem como para os partidas da sua base aliada. O estado pune quem produz com impostos escorchantes e não taxa fortunas. O governo prefere distribuir mesadas a gerar empregos. Nada contra programas sociais mas que sejam sempre temporários e contra partidas tem que ser exigidas. São 39 partidos políticos que não passam de quadrilhas organizadas para meter a mão no cofre. Nem Marina nem Dilma estão credenciadas a conduzir as mudanças estruturais necessárias (reformas política, tributária, do judiciário). Aécio me parece o melhor preparado mas anda em más companhias e seu partido também não prima pela ética. Resta a nós brasileiros votar no “menos ruim” e torcer para uma profunda renovação no Congresso para que as mudanças necessárias tenham alguma chance de serem implementadas. Essa discussão sobre o passado não ajuda em nada o futuro.

  41. carlos disse:

    É….. NÃO TEM JEITO, TEMOS QUE DESALOJAR O “PT” DO COMANDO DESSE PAÍS. A TURMA DO “PT” ESTÁ TODA EMPREGADA EM CARGOS BONS E DE DESTAQUE. O NIVEL DE CORRUPÇÃO ESTÁ ELEVADÍSSIMO. A CÚPULA DO “PT” ESTÁ QUASE TODA PROCESSADA. COMO CONFIAR NESSA GENTE ? ? ? ? FORA DILMA, FORA PT.

  42. Pasquale disse:

    Jonas, belo resumo.Ainda temos pessoas que usam a razão e raciocinam,sem misturar as coisas.
    As vezes nós Brasileiros ´somos individualistas e só reparar como os Países que tem melhor IDH,são aqueles que mais dividem.
    Jamais são arrrogantes.

  43. Orlando Jose disse:

    Ailton Jose,
    O governo FHC valorizou e muito o salário mínimo, o que você tem que ver é quanto estava o salário-mínimo ao assumir e os aumentos reais que passaram a ocorrer. Assim sendo, é lógico que não estou negando que os governos que o sucedeu continuou a valorização, mas estou te afirmando que o rumo das coisas foram definidas a partir governo Itamar – FHC, pois o PSDB era que alicerçava o governo Itamar. Isso, sem falar no Plano Real, que o PT de Lulla e Marina eram contra, que através da estabilização favoreceu principalmente os trabalhadores e os de menor poder aquisitivo, em especial.
    Quanto à corrupção ela só existiu nas mentiras do Pt, que tinha até o tal procurador Luis Fernando. O governo do PT está a 12 anos com todas ferramentas para investigar, e você acha que esse partido com o currículo que tem iria perder a oportunidade, pois foi capaz até de quebrar sigilo bancário de um simples porteiro. O fato é que o PT é corruPTo e não trabalha com a verdade. Veja o caso das privatizações, amaldiçoou-as, mas no fundo teve que aderir e queria manter outras para uso próprio e dos companheiros, vide PeTtrobrás, foi privatizada para o PT e amigos.

  44. JESUÍNO disse:

    Marina teve a coragem de romper com o PT pra pode preservar o seu discurso, a sua coerência. Quantos outros anônimos fizeram o mesmo? Os militantes continuaram ao lado do PT com o pires não mão. O PT jogou no lixo tudo o que falava como oposição. Lula assumiu que quando ele era oposição fazia muita demagogia. Pra ele oposição é isso, criticar por criticar, gerar instabilidade. É a cultura do quanto pior melhor. Como eleitor de Lula no primeiro mandato me senti enganado. Os adeptos da velha política nunca vão reconhecer o acerto do seus adversários. Lula criticava a despolitização do processo eleitoral, com a distribuição de cesta básica de FHC. O que fez? Ampliou o sistema. Os PSDBistas criticam o “bolsa esmola”. Agora prometem ampliar o sistema. Demagogos hipócritas. Marina da a cara a tapa, em nome de uma nova política. Ela se coloca na vanguarda. Uma liderança que quer conduzir o País a uma união. O PT provou que todos tem defeitos. Tentaremos unir as qualidades. Sem MEDO! Acho válido a tentativa! Os militantes(PT e PSDB) seguem com o pires nas mãos…

  45. Mirvano disse:

    Eu há tempo, desde a celebração da união entre Eduardo e Marina, falava na necessidade de uma terceira via que nos tirasse desse eterno FLA x FLU entre PT e PSDB. Sou um entre os milhões de decepcionados com o aparelhamento e a maneira desprovida de escrúpulos impressa pelo PT com seu sociolulismo PeTeronista, cópia mal acabada do bolivarianismo chavista, na condução das políticas nacionais onde tudo é maquiado.
    Defendo a alternância no poder e, possivelmente, Marina possa trazer o frescor necessário ao desenvolvimento de políticas verdadeiramente voltadas para um projeto de país, e não de poder.
    Se prestarmos a devida atenção ouviremos o clamor das ruas ainda ecoando, embora a classe aboletada no poder continue se fazendo de surda, pedindo o novo, mudanças que deixem de lado as velhas práticas e levem em consideração a nação, o cidadão.
    O PT, juntamente com a horda a ele agregada, representa o velho. Se você achar que não, basta olhar com quem eles andam de braços dados.

  46. JOSE REINALDO disse:

    NÃO ENTENDO!!!?????!!!! A MARINA É O VELHO PT, COM NOVA “POLITICA”???????QUAL NOVA SE VAI DEPENDER DE ACERTOS EM CONGRESSO, VAI GOVERNAR POR DECRETO?????O PARTIDO DELA É FRACO, A HIPOCRISIA É FRACA, VÃO DESCOBRIR ANTES DA ELEIÇÃO DO JATINHO DELES????ACHO MUITO DIFICIL, DUVID.
    EM OUTROS PAISES DE MAIOR DESENVOLVIMENTO, TEMOS NA MAIORIA DAS VEZES DUAS VERTENTES, NÃO ADIANTA FALAR QUE TEMOS UM MONTE DE PARTIDOS, AS IDEIAS NÃO PODEM SER TÃO CRIATIVAS E DIFERENTES, TEMOS APENAS OS INTERESSES DE PODER!!!, VEJA NO ACRE, NOSSA AMIGA, NÃO TEM MAIORIA, VAMOS SER PRATICOS O PSDB, QUER A PRESIDENCIA, ACREDITO QUE, VÃO TENTAR FICAR NO PODER, NESTE PRIMEIRO MANDATO, FORA A HERANÇA DA DONA “ARROGANTE”(“PRESIDENTE”)ACREDITO SER TERRIVEL, HAVERA BOAS MUDANÇAS SE NÃO HOUVER MUDAMOS DE NOVO ISSO É DEMOCRACIA…
    A DONA MARINA, GOSTA DE FRASES DE EFEITO, E COM GRANDE INEXPERIENCIA DE GOVERNAR UM PAIS COMO O NOSSO, NEM UMA PREFEITURA, VEJA O PT, ABSURDO, ESTÃO MAQUIANDO TUDO..
    O JUDICIARIO ESTA TRABALHANDO???A VOTAÇÃO DOS PLANOS ECONOMICOS TEM DATA????OU MAIS 30 ANOS PARA VOTAÇÃO???QUE DECEPÇÃO…UMA PENA, SAÚDE, SORTE

  47. sadarque disse:

    a dilma e o lula teria que agradecer fhc em publico o que ele fez p pais lula e dilma nao fizerao nada a nao ser colher os frutos do melhor plano que o brasil teve plano real que foi feito por FHC

  48. Mario Moraes disse:

    Caros colegas comentaristas, votei no dito trabalhismo desde que adquiri o direito de votar, em 1990 (Brizola 1ºt e Lula 2ºt), 1994 (Lula), 1998 (Lula), 2002 (Lula), 2006 (Lula) e em 2010 (Dilma), porém, certamente o meu voto atual não será dado aos traidores do trabalhismo (PT) e nem nas oligarquias do (PSDB ou PMDB). No entanto, me agrada a posição de um candidato (a) a presidência, quanto a existência de políticos/personalidades corretos (as) em todas as vertentes ideológicas/profissões, tendo como exemplo: Senador Cristovão Buarque (PDT/DF), Senador Eduardo Suplicy (PT/SP), Senador Pedro Simon (PMDB/RS), General Augusto Heleno ( Reserva do Exército ), Magistrado Joaquim Barbosa, Delegado José Mariano Beltrame, Escritor Alexandre Fraga, Matemático Artur Ávila … e que poderiam ter o seu conhecimento e sua capacidade usada em favor do futuro governo, do povo e do país.
    Como cidadão, servidor público e brasileiro, atesto a total ineficiência dos serviços prestados ao povo, onde os principais vetores da falência estatal são : o uso político das instituições públicas ,a péssima gestão e a corrupção. Por esse motivo votarei na mudança!

  49. Ricardo da Silva Pereira disse:

    Bonner e Poeta, tentaram mais uma vez, como fizeram com os demais candidatos, se mostrarem maiores que os presidenciáveis, mas a Marina não se intimidou e foi maior do que eles. Voto em Marina, mas espero que ela e o PSB expliquem com mais detalhes as questões relacionadas com o avião que caiu com Campos e mais seis pessoas e o que significa a nova politica, bem como apresente com mais clareza as suas propostas para o Brasil. Embora essas questões ainda estejam insuficientemente colocadas, voto NEM-NEM: nem PT, nem PSDB.

  50. jonas disse:

    marina silva nao tem experiencia nenhuma,nunca foi administradora.nao tem condicões de presidenta do brasil.

  51. FERNANDES disse:

    NA TV SHERLOCK W. BONNER, PERGUNTOU:
    1ª RESP. EU NÃO SABIA.
    2ª RESP. EU NÃO SABIA.
    SOBRE OS LARANJAS NA TRANSAÇÃO DO AVIÃO, EU NÃO SABIA.
    DO AEROPORTO DE MINAS, EU NÃO SABIA.
    DO MAU TEMPO EM SANTOS, EU NÃO SABIA.
    DO SEU VICE, EU NÃO SABIA.
    MARINA QUEM É VOCÊ?
    EU SOU 40, SOU A NOVA POLÍTICA. MAS DÁ PRA SALVAR ALGUNS E MISTURAR COM OUTROS.
    DEIXA-ME VER SE ENTENDI DONA: 15+25 = 40, VELHAS POLÍTICAS.
    27+13 = 40,
    55 – 15 = 40,
    45 – 5 = 40,
    20+15 + 5 = 40, VELHAS POLÍTICAS!
    NÃO TENTE CONTRARIAR O TEOREMA MATEMÁTICO DA ADIÇÃO.
    VOU REPETIR, QUEM É VOCÊ?
    É QUE VOCÊ BONNER NÃO ENTENDE, PARA O DIVINO 1 PODE SER 10, 100 OU 1000.
    HÁ, ASSIM NEM O MAIS JOVEM PETISTA IRIA ENTENDER SEU CÁLCULO:
    13 # 10 +30 = 40, VELHA POLÍTICA, SEGUNDO VOCÊ.
    DONA MARINA, NÓS NÃO TEMOS MAIS TEMPO, NO SEGUNDO TURNO VOCÊ ESCLARECE ESSA QUESTÃO.

  52. amilcar santos disse:

    Trocar Dilma por Marina é seis por meia dúzia. Serão mais 4 loooonnngos anos.Vou de AÉCIO .Acredito que até outubro muita coisa vai mudar.

  53. elaine rodrigues do nascimento souza disse:

    chega!!! tudo que o pt e o psdb tinham para fazer já tiveram tempo suficiente para fazer,pois foram 8 anos de psdb e 12 anos de pt totalizando 20 anos no poder.E se não fizeram durante esse tempo não é mais quatro anos que vão fazer diferença.precisamos experimentar algo novo e atualmente quem pode representar essa mudança ao Brasil se chama MARINA.

  54. Roger disse:

    Resumindo:PSDB nunca mais,os tucanos quase faliram o país,não podem,não devem e não voltarão ao governo federal…Dilma teve sua chance…agora é vez da MARINA SILVA.

  55. MÁRCIO disse:

    O mal do ser humano é depositar a sua vida e responsabilidade nos outros. Neste caso, no governo. Primeiro lugar, Marina é o Collor de 1989, aquele que representava a mudança, mas que quando decidiu mexer no bolso daqueles que realmente governam o país, foi retirado do poder. Marina se apropriou desse discurso da “nova política” devido as manifestações, mas a nova política vai ser sempre uma utopia a ser alcançada. Nenhum político, qualquer que se põe como “salvador da pátria” não vai conseguir fazer uma política nova, se o congresso ainda continuar parte do velho. Nenhum deles tem a coragem de confrontar o congresso, pois sabem que, se mexer nos interesses dos parlamentares, será difícil governar o país. Por último, todos os setores de interesses públicos estão defasados, tanto públicos quanto privados. Os serviços são de péssima qualidade, isso é generalizado. Concluindo, Marina não representa mudança alguma e se for para arriscar 4 anos votando em alguém que fala o que o povo quer ouvi, mas sem ideias claras para executá-las, eu continuo votando na Dilma, pelo menos eu sei que não tem como ficar pior, mesmo que muitos queiram que fique.

  56. MARINA SILVA PRESIDENTE... UM "NÃO" NACIONAL ÀS REELEIÇÕES... DEPOIS, LEI DO FIM DAS REELEIÇÕES! disse:

    AS MANIFESTAÇÕES DO ANO PASSADO NÃO FORAM OUVIDAS PELAS QUADRILHAS ENCASTELADAS NO PODER, NOS TRÊS PODERES.
    A CORRUPÇÃO CONTINUOU, A FALTA DE VERGONHA NA CARA DE DEPUTADOS E SENADORES CORRUPTOS CONTINUOU, O RESULTADO DO MENSALÃO GOZOU COM A CARA DE TODO MUNDO.
    SEM ENTRAR EM MUITOS DETALHES, HOJE SAIU UMA NOTÍCIA EM QUE O STF ENCAMINHA PROJETO PARA QUE O CONGRESSO APROVE AUMENTO DE SALÁRIO, DE 29 MIL PARA 35 MIL – ÍNDICE QUE BEIRA 25%, ENQUANTO O SALÁRIO MÍNIMO VAI SER AUMENTADO EM CERCA DE 8%.
    É ANORMAL QUE SE CLAME POR MUDANÇAS?
    E PODERÁ HAVER MUDANÇA COM PMDB/PT/PSDB QUE ESTÃO HÁ 30 ANOS NO PODER?
    SÓ DEUS SABE SE MARINA SILVA SERÁ A SOLUÇÃO, MAS É A ÚNICA ESPERANÇA DE MUDANÇAS: JUNTO, É CLARO, COM O APOIO DO POVO E COM UM ” NÃO ” À REELEIÇÃO DA MAIORIA DOS DEPUTADOS FEDERAIS, SENADORES E DEPUTADOS ESTADUAIS ATUAIS, PARA QUE SANGUE NOVO POSSA DAR CONDIÇÕES DE CONTER A CORRUPÇÃO ABSURDA QUE DOMINA HOJE O PAÍS!

  57. Valdir disse:

    Eu quero saber qual é o governante que terá condições de impedir a corrupção nesse país.
    Até agora sei que quem estava bem para corromper e não aparecer a corrupção foi o governo do FHC que quando acontecia ninguém sabia. A imprensa pouco noticiou o escândalo da PASTA ROSA,
    pouco noticiou o DERRAME DE DINHEIRO QUE FOI FEITO AOS DEPUTADOS PARA APROVAR A REELEIÇÃO.
    Saber esconder e impedir que as instituições fiscalizem é trabalho bem feito do PSDB.Se quem ganhar as eleições tiver que negociar com deputados que estão ai para ser aprovado algum projeto, com certeza vai dar corrupção. DEIXEM DE SE ENGANAR. Reforma politica é uma possível saida.

  58. Athos di Martello disse:

    Pobre America do Sul !!! Olhando para uma Argentina, uma Bolívia, uma Venezuela, um Paraguai e o ENORME Brasil com mais de 200 milhões de brasileiros e que SÓ consegue garimpar para suas Eleições Presidenciais , um LuLLa, um Serra, um Aécio, uma Dilma, uma Marina, etc, chegamos a uma única e triste conclusão: !” Não podemos culpar os EUA e outros países desenvolvidos de tratarem a America do Sul como PIADA !”…Mas como só temos esse “cardápio pobre”, que se escolha qualquer um, MAS PT NUUUUNCA MAIS !!

  59. Ana Maria disse:

    Marina é valente, mas seu preparo para presidir um país como o Brasil, vejo mais como “maquilagem” (posso estar enganada). Tanto, como e quanto a ingênua consciência política de boa parte da nossa população. No entanto, se é a única possibilidade de resgatar o Brasil das mãos do PT, melhor que nada. Será uma ótima oportunidade de amadurecimento político para a nação, inclusive para a própriap classe política, e nos afasta de um continuísmo perigoso e imediato.
    Não é minha opção mas… que seja!

  60. douglas disse:

    A Marina e seu carrinho de mão não tem ideia do que é uma montanha de areia chamada congresso nacional e tamanho do Brasil, eu não quero fazer parte desse desastre, voto na Dilma conciente de que sou brasileiro e não viralata.

    • apw disse:

      Mas é inocente mesmo. Amigo você é vira-lata só por ser brasileiro. Aqui desde que foi decoberto veio tudo quanto é tranqueira do continente europeu. Portugal era um país podre sem nenhum experiencia em colonização. Ao contrario dos ingleses, franceses, etc. Aqui o cara chegava comia a filha do cacique da tribo e já ganhava automaticamente 30, 40 , 50 parentes porque na cultura dos indios todos eram parentes. Dai misturava de tudo, português, alemao, indio, africano… então amigo só do fato de você ser brasileiro já é um vira-latas… pense um pouco antes de ir na onda do seu tio Lula…. agora se voce for um alemão que seus parentes todos vieram de um pais e não tiveram nenhuma relação com outros de outra nacionalidade ai eu fico quieto… mas do contrário é vira-lata mesmo!

  61. Bello Tavares disse:

    Eu só gostaria de entender o seguinte: A presidenta Dilma diz veementemente que o Brasil produz petróleo em grande escala, que supera as expectativas de governos anteriores, inclusive até o atual governo (que o dela). Mas então, se tem essa autonomia em produzir seu próprio petróleo, por que nós brasileiros pagamos um preço tão abusivo, que no meu entendimento chega a ser extorsivo, no litro de gasolina ? Digo isso, porque quando vejo a propaganda eleitoral gratuita, falam tanta nessa abundância de petróleo, fico imaginando que poderia ser cobrado um preço simbólico dos brasileiros… Caso alguém saiba me explicar como funciona isso, ficarei grato.

  62. jose roberto disse:

    O importante nesta conjuntura não é o candidato, o importante é tirar os ratos do poder.
    E o que entrar , tirá-los no quarto ano, nesta condição não, dará tempo do mesmo montar sua quadrilha no poder.
    Um ex. petista.

  63. Roberto Rocha Passos disse:

    Chamou minha atenção a pergunta da jornalista quanto ao resultado eleitoral de Marina no seu estado natal, o Acre.
    Questionou a ilustre jornalista se o seu rendimento eleitoral teria sido muito baixo, já que ficou distante de seus adversários em algumas eleições.
    Ora, não posso acreditar que essa provocação tenha sido para reduzir a candidata Marina, que muito bem atentou à desinformação da repórter-âncora do Jornal Nacional.
    O norte e o nordeste, com raríssimas exceções, têm um histórico de cabresto. Ou seja, nada muda neste lugar há mais de 100 anos.
    Haja vista os primeiros resultados das pesquisas em alguns estados do nordeste, principalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 05:32:05