aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
30-10-2013, 19h17

Com aval de Dilma, Petrobras vai mudar política de preço

Presidente da estatal, Maria das Graças Foster amarrou decisão com Planalto
108

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, obteve autorização da presidente Dilma Rousseff para preparar a mudança da política de preços da Petrobras. Será criada uma fórmula a fim de dar previsibilidade financeira à empresa, com mais liberdade para aumentar o preço dos combustíveis.

Foi por isso que a Petrobras divulgou na última sexta um “Fato Relevante”, comunicado oficial ao mercado, no qual dizia que uma nova política de preços seria apreciada na reunião de 22 de novembro do Conselho de Administração. Os critérios serão definidos até o encontro.

Maria das Graças Foster assumiu a presidência da Petrobras em fevereiro do ano passado.  Dilma considera que ela dedicou o primeiro ano a reorganizar a empresa.

Depois, costurou com competência um consórcio forte para vencer o leilão do campo de petróleo de Libra, a maior reserva do pré-sal. A entrada da Shell e da Total, empresas privadas, ajudou a dar mais musculatura ao consórcio e afastou críticas de que haveria apenas uma associação da Petrobras com estatais chinesas.

Dilma também avalia que Graça Foster tem sido leal politicamente, segurando as pressões internas por reajustes dos combustíveis. Esse controle político sobre a estatal, que tem enfrentado dificuldade de caixa, ajudou o governo a manter a inflação dentro da meta oficial.

Dilma avalia que há um outro cenário de agora em diante: a exploração do campo de Libra vai demandar da Petrobras recursos que não virão se o governo continuar a usar a estatal como ferramenta de política econômica (amenizar a taxa de inflação). A presidente fez uma escolha política. Vai dar mais liberdade à estatal, a fim de que ela tenha condições de explorar o pré-sal com mais eficiência. Esse é o pano de fundo de uma decisão que deverá mudar os rumos da Petrobras.

Comentários
108
  1. rogerio disse:

    E o pre sal vai pra quem?

  2. valentino disse:

    é engraçado, temos uma grande riqueza em petróleo e ao invés de abaixar os preço ,vai ser ao contrário, é uma pouca vergonha que sempre nós o povo tem que pagar tudo, ao invés de aumentar os preços os governantes, VIU SRA DILMA, não corta os previlégios deste bambo de sangue sugas em brasilia, estou já pensando em mudar o meu voto.

    • JOSÉ disse:

      Amigo.
      A PETROBRÁ é uma empresa de economia mista. Não é só do governo. Os acionistas querem retorno dos investimentos. Niguem consegue comprar 3x e vender por 1x. Aí quebra e a chiadeira é geral.

    • claudio disse:

      Infelizmente a gente le por aqui comentários de pessoas que não tem a mínima ideia do que é uma PETROBRAS. Alem do mais, o pior. Não tem a mínima ideia de quem é Marina Silva, e sua capacidade de ser Presidente. Triste. Mas se isso acontecer, voltarei a ver aqui os mesmos comentaristas reclamando do erro que cometeram.

  3. Tadeu do Prado disse:

    Kennedy, muito obrigado pela matéria. Vem confirmar minha fé que a Dilma teria sido muito “boazinha” na sua gestão. Fazendo acordos que seguraram a inflação e deu mais poder de compra para as classes baixas, o que inevitavelmente fará com que o seu sucessor encontre um ambiente ainda mais hostil e frágil.
    Depois de julgarmos o TelexFree poderíamos julgar essas medidas cobrando dela que continue administrando o Brasil por mais 8 anos… Quero ver quem vai segurar esse rojão quando ele estourar!
    Em minha opinião, na minha “chula” opinião, grande parte dos “acordos” realizados pela presidenta agradam a apenas uma pessoa… Ela mesma! Que deixará o país financeiramente devastado por politicas fúteis que em momento nenhum trouxe ao povo mais inteligencia ou senso critico e continuara a fazer nas urnas o que sempre fez…

    • claudio disse:

      Impressionante!!!! Gado de imprensa é a pior desgraça que pode acontece rem qualquer país O Brasil está com o emprego nas alturas…a média de renda dos trabalhadores cresce ano a ano e o PIB deve fechar em 2,7% o que nos deixa na terceira posição só perdendo para a China e a India em termos de grandes potencias, apesar da desgraceira mundial que Dilma levou no braço com a falta de empenho de nossos industriais.
      E tem gente aqui que vomita bobagens!

  4. SOUSA disse:

    ESSA E A MAIOR ROUBADA QUE SOFRE A NAÇÃO BRASILEIRA, NÃO VEJO NECESSIDADE DE VENDA ALGUMA DE UM PRODUTO QUE NÓS IREMOS PRECISAR NO FUTURO

  5. Paulique Cesar de Paula disse:

    Dilma,
    Autoriza a minha empresa a me pagar um aumento também… acho que voce e todos ai não estão entendo a gravidade das atitudes tomadas por nossos politicos o pessoal está se manifestando por qualquer coisa e sabemos que as manifestações tem acabado em baderna e balburdia, mas isso pode piorar mais.
    Será que voce nao enxergou isso ou a ideia de voces é ver ate onde isso pode chegar???

  6. carlos alberto de souza disse:

    pode preparar o bolso vem ai mais um assalto, aumento de gasolina para pagar pres- sal, quer apostar eu amarro 500,00

  7. Geraldo disse:

    PARA OS INTELECTUAIS ,VAI UMA PERGUNTA ? OS COMBUSTÍVEIS ESTÃO BARATOS AQUI NO BRASIL?GASOLINA A PREÇO DE OURO , ÁLCOOL PRODUZIDO AQUI UM ABSURDO O PREÇO , NÃO DEVÍAMOS PAGAR MAIS DO QUE 1,00 REAL O LITRO E VEJAM COMO ESTAMOS AUMENTOS EM CIMA DE AUMENTOS ,PORQUE ,PORQUE O COFRE DO GOVERNO NÃO TEM FUNDO ,IMPOSTOS EM CIMA DE IMPOSTOS ÉLES QUEREM MAIS E MAIS ,OS BRASILEIROS NÃO TEM IDEIA DO MONTANTE DE IMPOSTOS É SÓ OLHAR O IMPOSTOMETRO E VERÃO E PERGUNTARÃO ,ONDE VAI TANTO DINHEIRO ,VOCES TEM IDEIA DISTO.

  8. rm disse:

    se ao inves de aumentar o preço não rever a carga tributaria e diminui os impostos que estao imbutidos na gasolina minhas esperanças nasceram com o PT e morreram com o PT

  9. roberto disse:

    Dilma, autorize um aumento em meu benefício também…..afinal estou defasado num percentual muito maior ao da Petrobras…….Tá bem………

  10. J Frank disse:

    O que não podemos é pagar pelos investimentos absurdos que a Petrobras vem fazendo nos últimos anos, e principalmente dos atrasos das obras que estão sendo construidas, gerando enormes prejuízos para a Petrobras e a nação Brasileira. Por que não aumentam o preço na exportação do combustível para os países que compram do Brasil, esse países acabam vendendo combustível comprado do Brasil com preços de até 40% a menos do que é praticado em nosso pais. acho que essa atitude de resolver o problema com aumento de preços interno vai gerar uma grande insatisfação na população(conflitos).

  11. José Anastacio M. Lima disse:

    Até que enfim uma decisão séria e acertada, embora tardia, pois o caixa da Petrobras já está esgotado, motivo pelo qual, as refinarias do Ceará e Maranhão, não saíram do papel até hoje, apesar de prometidas pelo Lula. De qualquer forma, antes tarde do que nunca.

  12. tami disse:

    VAMO PRA RUAAAAAAAAA

  13. Pedro disse:

    E algem no Brasil achou que ia mudar a política financeira majoritária°
    Ou VC sonhou comprar um carro novo?
    Morreu suas esperanças?
    As minhas foram matadas a pau desde que fiz 18 anos. Olha que faz tempos?

  14. Enquanto em muitos estados principalmente em SP tivermos aprovação automática nas escolas publicas, os interessados em um povo alienado estarão sempre nadando de braçada. e não é só a Dilma não, Tivemos um presidente poliglota e sociólogo, e o que foi feito, nada, há fez sim vendeu o Brasil para os gringos

  15. J Frank disse:

    Acho que a Petrobras está sendo mau administrada.No passado tínhamos menos retirada de combustível, e consequiamos ter caixa, agora que descobriram o pré sal, o qual deveria alavancar a receita a Petrobras vive no prejuízo. Alguma coisa está errada…

  16. Lino martins disse:

    O povo Brasileiro tenque parar de reclamar e assim dizendo ir as ruas e protestar e não adianta agora dizer isso porque foi consequencia de votar em pessoas erradas e despreparadas e ai vemos o que esta a acontecer e que sirva de lição para a próxima eleição !

    • Maurilio disse:

      A Marina, abaixo de Deus era a nossa única esperança mas boicotam o registro do partido dela porque sabiam que teria grandes chances de ganhar as eleições com larga vantagem. Acredito muito nela porque é sincera é humilde mas apta e tem a essencia do povo brasileiro.

    • Zoltan disse:

      Caro Lino, concordo em partes contigo, mas aí eu te pergunto, que opção tínhamos na época? Eu por exemplo votei na outra candidata que não ganhou, mas te digo se tivesse ganhado, bom bastou não conseguir montar um partido e rápidamente, mudou de partido e de política, os outros o que ser os outros, famosos conhecidos em legislar em causa própria, esta conversa de não saber escolher é balela, pois como eu disse a questão é opção, pode verificar que de todos os péssimos este é o menos ruim, verifique em nossa história que o Brasil já surgiu como um balcão de negócios, abraçõs

      • Everson disse:

        “DENTRE TODOS ESTE É O MENOS RUIM”, isto não existe, DEVEMOS escolher o MELHOR, se É RUIM É RUIM E PRONTO, SE NÃO TEM O MELHOR, AÍ ANULA-SE O VOTO OU NÃO VAI VOTAR!!!

  17. luis disse:

    É incrível a capacidade de ganância por dinheiro que estes políticos possuem….A gasolina na Venezuela, nosso vizinho, é da ordem de centavos de real. Por que não compramos gasolina deles que estão mais perto…Hugo Chaves já era…não há desculpa. Precisamos fazer o que ela fez quando se sentiu desta maneira que estamos agora: REVOLUÇÃO.

    • Fabio Luis Inaimo disse:

      Amigo o Brasil já compra da Venezuela pagando para financiar os regimes de esquerda na Sul América , por isso a gasolina e mais cara aqui

  18. Vander Salles disse:

    A Petrobras é uma empresa de economia mista, por essa razão ela precisa ter liberdade de reajustar seus preços. A política de subsidiar o preço dos combustíveis, adotada por todos os governos desde os tempos da ditadura, faz com que quem não tem carro pague por quem tem.

  19. JADIR CARLOS GOMES SILVA disse:

    A nossa chance é na próxima eleição,estamos sempre pagando a “alta conta” do PT, vou apostar na Marina pois parece ter um pouco de dignidade.

  20. Ricardo de Souza Valdarnini disse:

    Pra QUE ter a PETROBRAS, se o preço dos combustiveis e posto em Dolar, gastar todos esses bilhões e Trilhões de Dolares nessa empresas do GOVERNO, se POVO não usufrir em nada, gera inflação, gera bilhões de juros a ser pago com dividida externa, tapa na cara do povo.

  21. marcos silva disse:

    tomare que o povo acorde com essa decisao dela
    nunca mais vote tal de DILMA.

  22. julio de abreu disse:

    O país vai se afundar num lamaçao que dificilmente saíra essa politica da dilma e pt é a pior ja feita nesse a país daqui a dois ou tres anos estaremos falidos.

  23. Gibran Russo disse:

    Não é de hoje que já somos em mais de 90% auto suficientes com o petróleo e mesmo assim pagamos muito caro. Agora, como é de praxe com PT e sua cambada, mais petróleo mais caro ainda, não é mesmo ?!
    A saída galera, é mudar de país !

  24. Fernando Duarte disse:

    O Brasil é o campeão dos juros altos e agora pretende ter a gasolina mais cara também……BRASIL TERRA DE GIGANTES…..kakakakkakakakak

  25. Alexandre disse:

    O jeito é ir para as ruas e não votar na Dilma!

  26. Alexandre disse:

    Na realidade, a gasolina no Brasil é subsidiada. Parte dela é importada e a Petrobras paga lá fora R$ 1,73 o litro e vende para as distribuidoras por R$ 1,34. O consumo de combustível aumentou nos últimos anos e as nossas refinarias, que estão trabalhando na capacidade máxima, não conseguem mais abastecer todo o mercado de gasolina. O que faltou ao Brasil foi investimento na área de refino de derivados do petróleo. Ficamos parados por 25 anos e hoje pagamos a conta. Basil 30 anos de atraso, e quando aparece alguém que nos mostra a verdade, jogamos pedras …

    • Juarez Sales disse:

      Nunca o Brasiul foi alto suficiente em refino, não há subsídio nenhum e o que há é que a matéria prima (o petróleo) não tem valor nenhum e sim após sua transformação, quando volta a preço altos. Como um país que sere alto suficiente em refino, quando leva mais de 10 anos para construir uma refina, é o caso da de Abru e Lima em PE e outras anunciadas quando o Lulinha sangue bom assumiu o governo. E alcool o Brasil nunca foi alto suficiente, sempre importou. Se liga Brasil…

    • ezequiel disse:

      O PT ESTÁ A 10 ANOS NO PODER, PQ NÃO CONSTRUIU REFINARIAS??? AGORA QUER GASTAR FORTUNAS COM O TAL DE PRE SAL PARA QUÊ? SE VAMOS CONTINUAR SEM CONDIÇÕES DE PRODUZIR GASOLINA E DERIVADOS??

  27. Renato Oliveira disse:

    é mto engraçado.. teve um ex presidente aí que falou tanto que o Brasil era auto suficiente em petroleo e no entanto temos a gasolina mais cara do mundo, agora a atual presidente segue os mesmos passos e nosso carissimo combustivel vai ficar mais caro ainda, se alguem conseguir me explicar isso, por favor…e pra variar quem vai pagar a conta dessa insanidade é o povo, e enquanto isso em brasilia,, ta tudo azul de bolinha vermelha… fora pt.. antes que vcs acabem de vez com o que foi conquistado pwlo povo a duras penas..

  28. Gilmar disse:

    PT nunca mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  29. Romeu Pereira disse:

    É sempre assim o povo é que paga a conta, quando era o Lula o brasil se tornava auto suficiente em petróleo, agora não é mais povo decide se continua essa enganação ou muda para melhor, nunca votei no PT, partido de ladrão, e mensaleiros.

  30. Assim como não confio na Petrobras, nunca confiei na tal OGX do Sr.Eike pelo simples fato de darem chutes irreais em suas aventuras petroficticias. Simples também é perceber a Petrobras vendendo suas histórias da Carochinha para os incautos bradando aos ventos que suas reservas de petróleo abundam a tamanha profundidade que se pode considerar que façam parte de outra dimensão.. Pode-se considerar que com os preços dos combustíveis no patamar que se encontram e ainda com promessas de aumento ao invés de cairem a casa dos centavos, fica claro que tem gato na tuba com o rabo de fora, A Petrobras vai ganhar e nós brasileiros vamos perder. Perder principalmente credibilidade que pra recuperar depois fica próximo do impossível. Entre a OGX e Petrobras eu até prefiro a X do Eike, este ao menos criou a OLX pra poder vender as tralhas que lhe sobraria para tentar pagar as suas impagáveis dividas.

  31. Clever Lizardo Salles disse:

    Engraçado, dei uma olhada nos comentários e estou vendo muita gente criticando o PT e o governo Dilma por decisões e problemas que não foram criados por eles.
    Em primeiro lugar o aumento nos preços da gasolina, que já é cara(e como sempre o povo vai pagar a conta), não é uma decisão do governo, ele vai acontecer por pura pressão dos associados PRIVADOS da Petrobrás, que querem lucros. Se a empresa fosse totalmente estatal poderíamos tranquilamente manter os preços subsidiados como são atualmente.
    Em segundo lugar como bem disse o Alexandre em seu comentário estamos há 30 anos sem investimentos no setor de refino, o que poderia traduzir nossas autossuficiência em produção de petroléo, numa autossuficiência em produção de combustíveis. Aí a maioria de vocês quer por na conta do PT um problema que passa por praticamente todos os governos civis pós ditadura, que é a falta de investimentos em infraestrutura, mas os seus amados neoliberais do PSDB e seus aliados também governaram o país por muito tempo e não mexeram uma palha neste sentido.

    • Fabio Luis Inaimo disse:

      O Clever, parece que ao contrario do que seu nome diz , nao e muito esperto, o governo esta sugando e afundando a petrobras por simples interesse eleitoreiro, e vem um energúmeno aqui defender o indefensável , pena que a militância ainda nao se deu conta que foi traída , e que serve somente de massa de manobra para se perpetuar no poder.

    • ezequiel disse:

      VOCÊ É QUE PARECE NÃO ENTENDER OU NÃO VIVEU ANTES DO PLANO REAL, ÉRA AUMENTO TODO DIA CARA, O PLANO REAL DO FHC QUE TANTO CRITICAM É QUE DEU CONDIÇÕES AO PT DE GOVERNAR ESTE PAIS E QUE PARECE QUE VAI POR TUDO A PERDER, QUANDO FOI ENTREGUE O GOVERNO AO PT. SABE QUANTO CUSTAVA UMA CAIXA DE FÓSFOROS??? VEJA AGORA QUANTO CUSTA, E VOCÊ SABERÁ QUE A INFLAÇÃO QUE O GOVERNO DIZ É UMA E A QUE A GENTE PAGA É OUTRA.

  32. Marcelo disse:

    Esse aumento é necessário. A Petrobras importa mais caro para vender mais barato afim de suprir o mercado como já foi noticiado várias vezes há muito tempo. Por isso, o lucro estava baixo e muitos falando mal da empresa. Agora reclamam que vai aumentar. Foi cortado PIS/COFINS faz muito tempo. O que não diminui é o ICMS (responsabilidade dos estados)que custa 28% do preço da gasolina. A Gol já pediu ajuda do governo para reduzir o ICMS do querosene. O Brasil precisa é de refinarias para parar a importação. A última foi construída pelo Militar Figueiredo em 1980. É como o presidente LULA disse: “Querem investigar a Petrobras, investiguem mas não parem a obra da refinaria porque o Brasil precisa”. A Petrobrás é uma empresa de capital misto, logo os acionistas querem que o lucro aumente. A Petrobras vem sendo muito criticada pelo baixo lucro e muitos que aqui comentam estavam apoiando com certeza.

  33. Terezinha disse:

    Na nossa casa se entra algum dinheiro extra ou surge um aumento salarial o que fazemos é dar um pouco mais de confôrto para os filhos etc. No Brasil quando o país encontra um meio de enriquecer com alguma coisa, como a descoberta do petróleo, os políticos usam para tirar mais dinheiro do povo. Com o aumento do combustível é evidente que todo o resto também sofrerá aumento. E o salário oh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  34. Lucas disse:

    Nos últimos mêses fizemos manifestações durante a Copa das Confederações, porém ainda somos ingênuos e deixamos passar com tranquilidade esta coisas. Brigamos pelo preço da passagem de ônibus, porém vamos ter aumento do combustível que vai impactar todos os custos de produtos. Somos um país conformado e sem foco e enquanto isto vendemos nossas riquesas, contratamos médicos, somos espionados e a nossa população na miséria. Este governo esta destruindo com tudo que foi construído pelo FHC.

  35. Heberson disse:

    Senhores, precisa ser aumentado o preço do petróleo, pois o PT tem uma eleição milionária para bancar no próximo.
    As vezes pensando!Até quando o povo brasileiro irá ficar debruçado, assistindo esses políticos, utilizando a maquina estatal para continuar no poder.
    Absurdo!!!

  36. Os preços dos combustíveis estão elevadíssimos a ponto de muitas pessoas irem abastecer em países vizinhos, sem falar da Venezuela, que tem preços baixíssimos. A presidenta Dilma precisa reunir os governantes de estados e municípios e pedir que façam a redução de impostos nos combustíveis para evitar a elevação dos preços, que geraria maiores custos em toda a cadeia, trazendo mais inflação e reduzindo o poder de compra da população, que vem perdendo renda no dia por conta da alta de preço dos produtos; que ja podemos observar nos supermercados e em outros seguimentos de distribuição.

  37. clayton r bertoli disse:

    eu aposto com quem quiser que ano que vem o povo vai ainda vai dar mais 4 anos para essa pessoa esse partido aonde entra afunda

  38. Lucas disse:

    Clever,

    Já que acha que a Petrobras esta no subsidiando e o PT é um bom governo e não tivemos investimentos no setor e por isto devemos pagar a conta.

    Nos explique a conta do Alexandre que você citou, onde

    Parte da Gasolina a Petrobras paga lá fora R$ 1,73 o litro e vende para as distribuidoras por R$ 1,34.

    Mas o que eu quero saber é onde esta a diferença do 1,73 que ela compra para o 2,75 que nos pagamos na bomba. Mesmo se fosse 100% importado cadê o R$ 1,00, separe frete e as margens das revendas e veja onde esta a diferença “no imposto”. No defende o PT que esta estourando com a nossas reservas e que vende a bolsa família e não conserta os buracos das estradas e cobra por isto. Mudança já e continuamente, independente do partido. Precisamos de um país melhor.

    • Marcelo disse:

      PIS/COFINS são 8% do preço da gasolina e o ICMS (Imposto estadual) onde o governo não pode mexer 28%. Leia essa matéria onde a gol pede que o ICMS diminua sobre o preço, neste caso, do querosene de aviação.

    • Jose Carlos disse:

      Senhores,

      Imagine a gasolina a qualquer preço.

      Distribuição e Revenda – 19%
      Etanol – 10%
      ICMS – 28%
      CIDE e PIS/PASEPe CONFINS- 07%
      Realização Petrobras – 36%

      Qualquer que seja a discussão, sejam pragmáticos.
      Esta política já alavancou mais de 40 milhões de brasileiros ao consumo.

      Continuo com Dilma e, embora algumas vezes não entenda suas ações, nela eu confio.

  39. Petrobras está sendo mau administrada,e temos Que pagar por isso kkkk!!! Brincadeira viu…
    Que país é esse gente???

  40. carlos disse:

    O problema do aumento dos combustíveis é o efeito cascata. Se aumentasse só a gasolina e o álcool, o impacto seria só em quem anda de carro. Mas o país é RODOVIÁRIO e todo o transporte de cargas é por caminhão e o da massa do povão é por ônibus. então, quando aumenta os combustíveis, aumenta o frete dos alimentos e o transporte do trabalhador, sem contar o resto.

  41. fernando santos disse:

    D.Dilma será que não dá prá Sra. cortar alguns impostos da gasolina, que sabemos não são aplicados no seu objetivo? servem somente para sustentar um congresso gastador que zomba da ingenuidade (e da ignorância)do povo brasileiro.Corda muito esticada quebra.

  42. Ademir disse:

    Qual a surpresa ? alguém esperava algo diferente? que ingenuidade !! quando a sociedade acordar… se é que vai…será muito tarde …

  43. Walmir do Carmo disse:

    Tá tudo muito ruim não é pessoal? Minha casa, minha vida, mais universidades federais, mais escolas técnicas, muita gente comprando carro, moto, celulares de última geração, assinando TVs, viajando, tratores para o campo, patrulhas mecânicas para as cidades, PAC pra tudo. Tá tudo muito muito ruim mesmo. Os comentários contra o PT me cheira a uma orquestração dos insatisfeitos que não concordam com o PT 10 anos no comando da Nação. Confesso: eu estou torcendo para que DILMA continue. Não precisamos de retrocesso. Eles já governaram e todos nós já sentimos de perto a lástima que foi.

    • ezequiel disse:

      PT O PARTIDO DO MARKETING E O BRASILEIRO COMO ACREDITA EM PROPAGANDA BEM FEITA, QUER DIZER BEM PAGA QUE ATÉ DEU EM MENSALÃO.

    • Everson disse:

      “MINHA CASA, MINHA VIDA” onde ao final do financiamento você pagará o valor de R$ 150.000,00 por um cubículo de 50m², ou seja, juros exorbitantes, o mesmo ocorrendo com os automóveis. As viagens aéreas somente parcelando em X, isto porque se as empresas não parcelassem, iriam a falência, pois o poder econômico da classe média diminuiu em função da manutenção das bolsas do governo!!!

  44. Marcelo Pereira disse:

    Nunca mais voto neste partido que se dizia de esquerda, criticava aquilo ou isto.
    E agora faz justamente a mesma coisa, ou pior pra dizer a verdade.

  45. Ronaldo disse:

    D. Foster é uma aposta pessoal de D. Dilma, logo, segundo a cartilha petista deve valer a pena comprometer até índices de inflação para garantir o sucesso administrativo da pupila do planalto. Eu sei aonde isso vai dar, pois, para agradar os acionistas com grandes lucros, os aumentos de combustíveis certamente irão acarretar em incremento em todos os preços nacionais com retorno garantido da especulação e de sua filha mais feia e descontrolada, a nossa velha conhecida inflação. Escapamos dos juros baixos para agradar a indústria e caímos nos preços indexados de combustíveis para agradar Sra. Foster. Obrigado PT, nós merecemos o Brasil que esse partido está construindo.

  46. MAIS UMA VEZ, VAMOS VER O CUSTO BRASIL, NADA AQUI SE FAZ SEM POLITICA DE GANHO ABUSIVO, ONDE O DOLAR E INFLACIONADO, COMO SE JA NAO FOSSE CARO DEMAIS, TUDO AQUI INFLACIONA, SOBE MARGEM DE LUCRO, PREÇOS, SERVIÇOS, MAS SALARIO, EDUCAÇAO, SEGURANÇA, MORADIA, COM FINANCIAMENTO PUBLICO COM RETORNO DOS IMPOSTOS ABUSIVOS, NAO ACONTECEM A CONTENDO!

    VAMOS AS RUAS! VAMOS PROMOVER UM BLACKOUT DE CONSUMO, VAMOS CONSUMIR O MINIMO E PRESSIONAR OS POLITICOS E DEMAIS GOVERNOS, DEMONSTRANDO QUE O POVO, O BRASILEIRO JA SABE O QUE QUER, VEREMOS ISSO NAS PROXIMAS ELEIÇOES!

    BRASIL SUSTENTAVEL E NAO INSUPORTAVEL, NAO AGUENTAMOS MAIS AUMENTO DE IMPOSTO NENHUM, GOVERNOS PAREM DE GASTAR, PAREM DE ACHAR QUE A ECONOMIA BRASILEIRA IRA SE SUSTENTAR PELA NECESSIDADE, PELO CONSUMO, ESSA FORMULA NAO FUNCIONA MAIS!

    INVESTIMENTOS MAÇICOS E DIRETOS EM TECNOLOGIA NACIONAL, EM PARCERIA DIRETA DA INICIATIVA PRIVADA! MAIS EDUCAÇAO, SAUDE E SEGURANÇA!

    E ESSE O CRESCIMENTO QUE QUEREMOS, NAO PRECISA SER ECONOMISTA, PARA SABER O QUE FAZ UM PAI, MAE DA FAMILIA BRASILEIRA! “NAO SE PODE GASTAR MAIS DO QUE SE RECEBE”

    HONREMOS O POVO BRASILEIRO, POLITICOS DE TODO O BRASIL!

    BRASIL MOSTRA SUA CARA!!!!

  47. Mário Filho disse:

    Se considerarmos o Brasil um país de 3º mundo, aumentar os combustíveis não é nenhuma novidade, fala-se que o país é auto-sustentável, mas importa combustíveis, fala-se que possui uma grande reserva de petróleo, mas faz negociatas com multinacionais. Portanto, entendo que o PT só está interessado em patrocinadores p a próxima campanha.

  48. Luiz disse:

    Esse foi o tiro no pé do PT. Se revisse os impostos incidentes nos combustíveis e cortasse 50%, nunca mais sairia do poder no Brasil.Bicicleta aí vamos nós.

  49. Hudson disse:

    Não seria a hora de se pensar que a Petrobrás precisa de concorrência, porque não estabelecer concessões de percentuais de direito de exploração, refino e distribuição?

  50. Sergio disse:

    A esmagadora maioria dos comentários escritos para essa notícia são de pessoas reacionárias que não entendem nada da composição de preços dos combustíveis no Brasil. A culpa não é da Petrobras e sim dos governos federal, estaduais e municipais que cobram impostos escorchantes pela gasolina. Perguntem ao tucano Alkmin se ele aceita baixar o ICMS paulista que incide sobre os combustíveis!

  51. Eduardo disse:

    É por isso que o Brasileiro precisa ficar atento a tudo o que acontece no meio político, porque é através do seu voto que ele pode mudar os rumos deste país. Protestos são válidos, porém a nossa maior arma está nas urnas. É preciso que haja uma conscientização e uma mobilização por parte da sociedade, para que não venhamos sofrer a cada dia com mais injustiças e desigualdades.

  52. FRANCISCO COSTA JR disse:

    VIVA!!! O BRASIL ESTÁ ACORDANDO!!! ENFIM DESCOBRIRAM QUE O PT NÃO VALE NADA!!!

  53. Vejo seus comentarios exatamente como eu penso tambem. A Dilma tem bom senso. É competente e pensa no povo antes de pensar no lucro. Não entendo como pessoas comuns dão pulos de alegria quando são informados que a Rede (do Itau), num unico trimestre, obtive um lucro de tres BI.

    • Jose Maria disse:

      Um desagregado disse em seu comentário nesse espaço que Dilma é competente, orra, se isso é competência não entendo o que é ser incompetente.

  54. Patricía Lima Neaski disse:

    e os jatinhos particulares de deputados e senadores pagos com o dinheiro da população D. Dilma…e os hotéis caros, carros de passeio, cesta básica parlamentar, contas de água e luz de uso de parentes, e o dinheiro de financiamento de campanhas (troca de favores)….DÁ PRA SENHORA CORTAR TAMBÉM ??????

    É isso que o povo não aguenta mais. É por isso que o povo manifesta, com enorme razão

  55. JUNIOR disse:

    Kennedy,

    Não perdendo o Foco.

    Sei que não é do interesse, mas gostaria de ter a oportunidade de ver alguma atitude ser tomada sobre a viabilização ( custo / investimento ) dos carros elétricos no Brasil.

    Vamos “desengavetar” estes projetos…

    Mas uma opção???

    Uma verdadeira “briga justa”.

    Obrigado por esta oportunidade.

  56. Luiz Costa disse:

    Nunca votei no PT, por que ele nunca me enganou, eles só são bonzinho em época de eleição
    depois o povo que se rale, trouxa é quem continua acreditando neles.

  57. Gilson Rosa dos Santos disse:

    Quem viu o Jornal Nacional, ontem. Viu uma reportagem de contrabando de combustível, que os contrabandista contrabandeava gasolina da Venezuela a 0,63 centavos de real e vendia aqui no Brasil por 2,60. Os caras chegavam a trazer 200 mil litros em um mês. Porque a Venezuela os postos vendem gasolina a um preço tão baixo e o Brasil, a 3,06 aqui em Rio Grande, no sul do país?

  58. jociel jose silva hemig disse:

    realmente a coisa esta descambando, trabalho em uma pequena empresa, a qual pertence ao setor mais cobrada em relação a imposto e em certo momento achei que a DILMA nos beneficiaria com os descontos na conta de luz, mas que pena que sempre as grandes empresas tem os descontos maiores isto é injusto até porque nós é que pagamos e empregamos muito mais. e a questão da Petrobras não adianta de nada dizer que é nossa é do povo isso é pura demagogia ao meu ver o que realmente interessa é o valor na hora de abastecer.o resto é ilusão para alavancar campanhas eleitorais.seria bem melhor que a Petrobras se tornasse privada e eu abastece-se por valores bem menores ou seja valores justos.

  59. disse:

    Como sempre e acredito que eternamente, o povo brasileiro vai dar um gemidinho e no todo o aumento sera aceito, pois nessa nação a maior prioridade é: Futebol, Carnaval , ou seja Pão e Circo fazendo sucesso até hoje.

  60. Dayane disse:

    Realmente o Brasil é ridículo de se viver, os impostos cada vez mais altos, a saúde publica é uma vergonha, só violência e o cidadão de bem é como se não existe nesse País e a Dona Dilma preocupada em aumentar a Gasolina enquanto o povo perece.
    Eu tenho vergonha desse Brasil e o povo fazendo manifestação e ninguém se importa e como fossem um monte de palhaço na mídia.

    NA MINHA OPINIÃO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO O BRASIL TODO DEVERIA ANULAR SEUS VOTOS DAI EU QUERO VER.

  61. Fabio disse:

    Ou seja, o povo vai ter que bancar a Petrobras daqui para frente para que ela explore o pré sal.

  62. Milton disse:

    Bom dia. Dilma, a Sr. poderia muito bem remanejar estes 6 ou 7 bilhões de reais de nossas reservas cambiais, que não são poucas, ou simplesmente recorrer ao nosso fundo soberano criado pelo Grande Lula. Saque e disposição de recursos materiais ou monetários, não nos faltam, bem sabemos dissso. Nós Somos um Paí Rico Com Pobreza!!. A inflação avassala , primeiro o povo de menor condição econômica, e são exatamente aqueles que te elegeram e também teu antecessor. Portanto, Sra. PresidentA. Cultivar a inflação, ou fomentá-la, quando se quer debelá-la, é firmimente desproposital, tal reajuste dos combustíveis pela Nossa Petrobrás. Afinal Sendo O Petróleo Nosso, há de se cuidar de objetivar outra maneira de recompor os Caixas da Petrobrás, por outros meios, para que assim , seja evitado um quadro de piora na condição econômica do menos favorecido,os quais te elegeram. Não se esqueça que Dependemos da sua condução Política para o nosso País seguir passos firmes e sensatos. As Voses da Rua em Junho não calaram. Todos os que estiveram presentes em tais protestos, recebem em Reais, não em Dólar, como é o caso da Petrobrás. Em tudo que compramos tem em sua “fórmula” a “gasolina”. Pense bem Nisto, Chefa. Obrigado pela atensão a um humilde cidadão brsileiro que te elegeu.

  63. Costa disse:

    Se há algum culpado nesta história se chama Dilma, pois a mesma obriga a Petrobras a importar gasolina a preço internacional e a vende-lo a um preço abaixo.Ou seja obriga a uma empresa a ter prejuizo constante sem poder repassar o preço ao mercado interno por motivos politicos e metas economicas.Portanto não adianta o povo falar mal de Petrobras,ou pré-sal o problema se chama PT e Dilma.

  64. Ana Cristina disse:

    Temos que arcar com aumento de gasolina, pedágios e quando chega a época de IPVA, ainda temos este imposto caríssimo, e esta presidenta autoriza o aumento do combustível!!! Realmente é um absurdo, será que somos nós que pagaremos esta gasolina ainda mais cara que vai bancar o ônibus tarifa zero, que estão protestando nas ruas, queimando tudo que vê pela frente, patrimônios das pessoas/ estado, por uma causa mais absurda ainda, eles querem andar de graça de ônibus e nós estaremos pagando ainda mais para poder andar com nossos carros.

  65. antonio disse:

    com 300mil barril dia do pre sal porque ainda gasolina cheia de alcool

  66. Arnaldo disse:

    Reorganizou tão bem que a Petrobrás perdeu 50% do seu valor.

  67. francisco reis disse:

    Se a Petrobras não tem caixa para pagar o leilão de libras , então é com o dinheiro do consumidor e pressão de aumento no combustível para pagar o que ‘já ´é nosso que hipocrisia ! E como fica meu salario que só reajusta pela infração

  68. Fabio Nelli disse:

    Se a Petrobras não subir o preço da gasolina em 20% vai provocar a falencia do setor importantissimo de Etanol no Brasil. Os usineiros estão trabalhando quase sem margem de lucro, porque a gasolina esta praticamete estavel nos ultimos 5 anos.

    Essa politica de segurar o preço da gasolina, para segurar a inflação e uma irresponsabilidade.
    O petroleo extraido no Brasil e basicamente do fundo do mar, tem um custo caro, alem disso precisa pagar roaylists aos municipios, estados e União. Não e de graça como muitos pensam não.

    • regis silva disse:

      sério que não há aumento de combustível no Brasil? de qual Brasil vc esta se referindo?
      pq o Brasil que eu resido onde o preço da gasolina custa R$3,15 (VARIANTE ENTRE ESTADOS) não deve ser o mesmo que o seu. se vc fizer uma rápida pesquisa nos países onde a Petrobras é a distribuidora vc automaticamente vai se perguntar os pqs de tanta diferença de preços.o povo reclama com razão pois não aguenta pagar tanto imposto e não ter retorno,embora a Petrobras seja uma empresa mista o governo é detentor majoritário das ações.

  69. Adriano disse:

    Só no Brasil este tipo de coisa acontece, nos EUA que não produzem 5% do que consomem o preço da gasolina é a metade do valor cobrado no Brasil, lembrando que é uma gasolina 100% pura, sem mistura de 25% de Etanol como acontece no Brasil, de que adianta o Brasil produzir 70% do que consome se os preços cobrados aqui são superiores ao resto do mundo, vale ressaltar que na Venezuela a gasolina é vendida a R$ 0,02 o litro em seus postos, basta parar de produzir o combustível e começar a importar a gasolina Venezuelana, que o preço com certeza será reduzido.

  70. Tiago C. disse:

    Era pra notícia ser boa?

  71. regis silva disse:

    Sabe o que realmente é interessante é uma cambada de sem noção defender reajuste no preço de combustível, incrível o governo que é majoritário das ações da Petrobras cobrar do povo Brasileiro uma conta que não lhe cabe, vejamos a Petrobras investiu bilhões na bolivia resultado o governo boliviano nacionalizou a empresa.vejamos a pratica de impostos sobre o combustível no Brasil distribuição e revenda 17%,custo etanol anidro 12%,icms 28%,cide,pis/pasep e confins 7% e realização Petrobras 36% dados da própria Petrobras,e ae vos pergunto para onde vai tanto dinheiro vale ressaltar que os preços de combustivel praticados no Brasil varia de R$2,50 A R$ 3,20,é mais caro do que manter uma criança na escola pública,e ainda tem uma cambada de baba ovo do governo que acha tudo muito lindo, e ainda tem a cara de pau de dizer há mais nos governo anteriores era a mesma coisa, quer dizer que se o fulano comer merda o ciclano tambem tem que comer? a final onde fica o “fazer a diferença” há por que o pt fez o que nunca na história deste pais jamais foi feito em alguns aspectos até concordo porém quem vive de passado é museu, o país pra ter o real progresso tem que ter visão e planejamento para o futuro e não andar de marcha ré tampando o sol com peneira e criando os tais bolsas votos. E o pior é propaganda que se vende auto suficiente em que mesmo? e algum desses puxa saco do governo sabe me dizer onde se aplica o dinheiro dos impostos sobre o combustível que o povo paga, há já sei deve ser na saúde e educação de qualidade que temos no Brasil ou será nas estradas,ferrovias e hidrovias ou até mesmo em saneamento e segurança pública,bom que tal uma dica no país dos mensalões onde ninguém sabe e ninguém vê, em obras de elefantes brancos super faturadas em dinheiros escondidos nas cuecas e salários de parlamentares repletos de auxílios e etc…e o troxa do povo que paga imposto só consegue sorrir quando vai ao dentista, só sobe na vida se for de escada e só enche a barriga quando morre afogado. e viva a burocracia Brasileira.há lembrando que 2014 é ano de eleição ou seja ano da promessa.se liga cabeção.

  72. regis silva disse:

    há e não esqueçam que junto com o combustível vai o gás de cozinha,a tarifa de transporte público e derivados.

  73. iara de almeida disse:

    Enquanto tivermos aqueles que vendem seus votos e gostam de votar, sem ter a mínima idéia em quem estão votando e totalmente alienado da realidade do nosso país,nada no Brasil vai mudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-28 05:30:10