aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
18-12-2015, 21h16

Com Barbosa na Fazenda, política econômica mudará

37

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

A entrada de Nelson Barbosa no Ministério da Fazenda significa que haverá mudanças na política econômica. Barbosa tem a cabeça econômica parecida com a da presidente Dilma Rousseff.

O ajuste fiscal mais duro defendido por Joaquim Levy será suavizado. Haverá mais liberação de crédito para empresas, prefeituras e municípios e menos esforço para manter a dívida pública sob controle. Essa receita deu errado no primeiro mandato.

Barbosa terá dificuldade para dar uma guinada à esquerda na economia. Não há espaço no orçamento, o mercado desconfia dele, e a receita do governo deverá continuar em queda por causa da recessão. Ou seja, terá um desafio enorme.

O novo ministro precisará surpreender os críticos e recuperar a confiança na economia.

*

Por ora, a tese de impeachment perdeu força, sim. A presidente Dilma teve uma vitória e a oposição e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, sofreram uma derrota nesta semana no Supremo Tribunal Federal.

Como haverá recesso do Congresso, essa guerra voltará ser travada para valer somente a partir de fevereiro. Será importante a influência da economia.

Se as expectativas melhorarem com Nelson Barbosa, isso vai ajudar Dilma. Se piorarem, será gasolina na fogueira do impeachment. A tese perdeu força, mas não está enterrada.

Assista aos tema do “SBT Brasil”:

Comentários
37
  1. Cidadão de 3o mundo disse:

    Presumo que não haverá impeachment. O STF, Temer, Renan, a ausência de manifestantes, o recesso de fim de ano e agora a troca de ministro da economia aniquilaram a ideia. O PSDB teve a sua chance, desperdiçou o momento. Já era. No ano que vem Dilma não cai. E já que ela não cai mesmo é melhor trabalhar com amigos. Nada melhor do que trabalhar com parceiros. As “instituições”, preocupadas com as eleições para prefeito vão garantir sua permanência. Se vão afundar o país de vez? Talvez sim, talvez não. O Brasil não é um país de 1o mundo que ama técnicas sofisticadas e discursos patrióticos de sacrifícios. Somos um republiqueta das bananas, onde o poder de funcionários públicos está escrito em lei. E temos tantas. De acordo com a ocasião, basta procurar alguma. Falta agora o PSDB “enfiar a viola no saco” e “vamos para a galéra”. Em Roma, seja como os romanos, em terra de índio, viva na tanga. E praia prá todo mundo que ninguém é de ferro. “Ajayô, hey! Ajayô, heeeey”.

    • Pasquale disse:

      Boa, cidadão de 3 mundo… hehehe

      • walter disse:

        Caro Pasquale, quantos mundos mesmo…kkkk.
        Este Nelson Barbosa é mais do mesmo, já conta com a Cpmf, que nem aprovada foi; tenho FÉ que não será…a dilma vai continuar a gastar; NÃO FARÃO A LIÇÃO DE CASA, QUEM PAGARÁ A CONTA???
        Já nasceu morta esta equipe econômica…teremos Tele Savallas, como KOJAK, parceiro do Barbosa; ou seja, Valdir Simão…kkkk…
        O Valdir ficará no planejamento…já providenciaram um cartas de baralho, e uma mesa de bilhar, para não cansar a equipe…kkkk.

    • Elaine disse:

      Como assim o PSDB teve a sua chance? Acorda, o país está vigilante em relação a golpes de Estado e o povo não pode permitir uma ruptura democrática. Querem governar o país? Que ganhem as eleições. Acredito que, depois de toda essa palhaçada, o PSDB entrou para o lixo da história. PSDB NUNCA MAIS.

      • Andre disse:

        Elaine tem gente que vive as custas do estado e assim querem permanecer. Alguns acham que estamos estamos bem, retraindo a economia este ano , ano que vem e provavelmente 2017, enquanto os outros países emergentes do BRIC crescem a índices galopantes. em que planeta você vive? você acha que esta bom ? ou é daquelas que acha que poderia ser pior? ( piada ). Acorda , faça alguma coisa , e para de achar que os corruptos do PT , só porque são do PT são mais “honestos” . E para terminar, você é daquelas que põe a culpa na direita conservadora e não na esquerda corrupta . Muitos fazem parte do sistema……

  2. Jose vitor disse:

    Olá Kennedy, como as expectativas podem melhorar em dois meses? Algo de impacto seria viável, mas o quê?

    • Edi Rocha disse:

      Kennedy, quero ver em seu blog uma publicação sobre os últimos fatos relativos a Eduardo Cunha e Michel Temer. Refiro-me às mensagens de celular expostas pela PGR, que comprometem aos dois.
      Um outro ponto importante é que estão bolando estratégia para permitir o caos, não votando matérias de interesse do governo (a partir de Fevereiro), ninguém pode ser conivente com isso. Querem que o país se dane, que o povo cada vez mais sofra, só para aumentar as chances de impedimento. Isso é golpe, mas bem mais abrangente, um golpe em todos nós que queremos que os políticos trabalhem para o bem do povo e não para o caos.

  3. Kennedy, uma coisa que os brasileiros precisam entender é que não se depende sempre de dinheiro para fazer reformas. É possível, por exemplo, fazer uma reforma tributária estrutural sem mexer em R$ 1,00 na arrecadação da União. Para isso, é preciso ter muito conhecimento técnico sobre o que há de mais avançado no mundo, o que parece faltar ainda a todos os partidos no Brasil.

  4. Onda Vermelha disse:

    Kennedy nota-se que você será mais um crítico ácido da política econômica do novo ministro Nelson Barbosa. Você tem esse direito e suas próprias razões. Contudo, ao realizar a vinculação automática entre o sucesso da recente indicação nas expectativas dos agentes econômicos e o prosseguimento (ou não) do pedido de Impeachment acho que você dá um mau passo. Penso que nem mesmo a oposição foi tão ligeira e fez essa “ligação direta” neste momento. As fragilidades da economia alimentam a impopularidade do governo, mas no fundo “nada” disso fundamenta um Impeachment. O “tempo televisivo” é relativamente curto, mas faço essa crítica construtiva porque me pareceu algo desmedida. De outro lado, aqueles setores que apoiaram a Presidente Dilma tem o direito legítimo de ver suas expectativas refletivas na política econômica do governante que ajudaram a eleger. Esse ponto não foi sequer suscitado por você. E talvez merecesse alguma menção para melhor equilíbrio da cobertura jornalística. Ok?

  5. Ray Magno disse:

    Será ele um predigitador?
    Se for, espero que seja dos melhores, daqueles que possam fazer desaparecer toda a raiva do povo contra um governo desastroso, inábil e que não quer se render à vontade popular de vê-lo fora.
    Espero estar sendo por demais cético.

    Saudações.

  6. Aprendi na vida profissional como contador a ter respeito e medo da Receita Federal. Hoje, noto que muitos brasileiros não tem mais medo do fisco federal. Nem tanto pela sonegação contábil/fiscal, mas, sim, muitos contabilizam, declaram em DCTF, DASN e GFIP e simplesmente retificam alegando variadas formas e motivos, e a RFB, como não tem mão-de-obra em quantidade suficiente trabalha com meta e com corte de valor alto, e os valores mais baixo que somando dá um valor relevante, são simplesmente retirado da boca do caixa por fraudes em DCTF, DASN e GFIP.

  7. Nilton Félix disse:

    Kennedy, como sabemos, essa ´´crise“, antes de mais nada, se trata de crise do capital financeiro, sendo assim, pq não tratá-la da forma correta, fazendo uma auditoria da Dívida Pública, a exemplo do Equador?
    Boa parte desse montante que o governo brasileiro paga é inconsistente. Elevar a dívida pública sem antes fazer auditoria é insanidade, vai aumentar mais a farra dos bancos privados enquanto isso, o povo ficará deitado em berço esplêndido a espera de mais investimentos na saúde, educação e em infraestrutura, entre outros.
    Fechando meu raciocínio, continue sempre com seu excelente trabalho de levar a notícia de forma imparcial e crítica.

    Sem mais.

    Cordialmente,

    Nilton Félix

  8. Luciano Bortone disse:

    Sem auditar a dívida pública continuaremos alimentando lobos. O Brasil é o único país do mundo onde não se cobra “IPVA” de helicópteros. A taxação sobre grandes fortunas traria “100 bilhões” em receitas anuais. Paulo Skaff é um oportunista hipócrita, demoniza a CPMF usando um “pato de tróia” mas “não abre o bico” contra banqueiros e milionários.

  9. luis disse:

    Como é que vai mudar? se o cara sequer demonstrou o que pretente fazer… não sinalizou nada para o mercado. Ele tá no cargo por mera figura decorativa… quem vai continuar a ditar os rumos é a Presidente… e todos já sabem o resultado…
    Só que agora não tem mais “lenha para queimar”…Ninguém confia nesse Governo… precisava ter nomeado alguém que sinalizasse para o mercado que o governo faria mudanças estruturais profundas…

  10. Denize Lial disse:

    O que a Dilma/Barbosa tem de fazer é combater a sonegação de impostos imediatamente – uma aliança entre empresários para sufocar o governo em suas políticas públicas. Essa corja que usufruiu de incentivos fiscais de forma nunca vista neste país, ao aderirem ao golpe/PSDB aceitaram fazer sua parte ao comandar o não recolhimento de impostos – depois de tantas isenções. Então o dh não entra por dois motivos: pelas isenções e pela sonegação da parte oficial de arrecadação, fora a sonegação por fora, que já é de praxe. Um governo fraco, sem coragem, a Receita Federal vai ter coragem de cobrar esses empresários (FIERJ/FIESP/FIEMG)? Logo, o governo também é culpado em colocar a corda no próprio pescoço. Só ha um pequeno detalhe: quem paga é o país, o POVO.

    • Pasquale disse:

      A 1 seria as Igrejas envangélicas,onde já se viu ser consideradas filantrópicas.
      Iria arrecadar uma fortuna,mas não se iluda com esse governo e a estocadora de vento………………………………………………………………

  11. Pasquale disse:

    Só melhora se o Barbosa(Dilma),descubrirem algum tipo de mágica.
    Quem decide no final e a ministra da Fazenda Dilma.

  12. Galego disse:

    O sr Nelson tem a cabeça econômica parecida também com o sr Mantega, que junto com a dona Dillma, levaram o Brasil à situação em que se encontra hoje. Concordo com o Cidadão do 3o mundo, que o impeachment já era. Como resultado o Brasil só vai piorar (se é que é possível) nos próximos 3 anos. Por fim só resta que o Dr Joaquim Barbosa e o Dr Sérgio Moro se juntem numa chapa e se candidatem à Presidente da República.

  13. Wilson disse:

    Como sempre é só mais uma troca de ministro sem efeito nenhum.
    Só vai haver mudança neste pais quando a presidente sair.
    Não adianta trocar os cavalos tem que trocar o Joquey.

  14. Japim/Dr disse:

    Bom Dia. Vários renomados Juristas já anunciaram inúmeros dizeres sobre a falta de documentação para um “Impedimento” e não sei por que misturam Nelson Barbosa com isso! Por outro lado não tem o por que de se valorizar o “Mercado” uma vez que ele mesmo já demonstrou que não tolera esse Governo. Sim, devemos debater incessantemente a necessidade da Auditoria da Dívida Pública e neste particular, caro Kennedy, você exerce uma particular importância, seja por seus textos seja pela sua confiabilidade, você tem “Lastro” como jornalista! Como repatriar dinheiro pagando menor alíquota do que nós aqui no Brasil. E as multas!? Atrasemos nós e aguardemos o tranco do Fisco! Que não é fraco!

  15. ivone disse:

    so cresceremos se formos administrados por uma potencia internacional, porque qualquer politico brasileiro que estiver no poder não conseguira administrar esse bando de corruptos, porque fica esse toma la, da ca, que esteve no poder desde a queda do militarismo, você ouviu falar que algum militar morreu rico, isto tudo e uma farsa acorda BRASIL, não existe democracia, não existe bem para o povo, se e o povo que paga esses sangue sugas que estão no poder, agora estão de olho no CPMF, e você tem duvida quem ira pagar o famoso imposto o (POVO) somente o povo, porque os ricos, igrejas, vão ser e instituições financeiras isentos como foi no passado, eu falo porque vivia isso diariamente, todos chegavam com uma carta judicial isentos da cobrança, foram arrecadados milhões e a saude era uma merda, neste pais nada muda, o brasileiro que cada dia fica mais decepcionado com tantos crápulas que pensam somente no proprio umbigo, e o povo que se ferre, quanto mais submisso melhor.

    • Pasquale disse:

      Então Ivone concordo,mas eu faço a minha parte.O governo fala e eu vou verificar o meu direito antes de reinvindicar.Mas lhe garanto que os funcionários da Receita Fderal,não entendem nada de nada.
      Apenas um exemplo.

  16. Pasquale disse:

    Japim entre na justiça(gratuita),quando o governo não cumprir seu dever,vc terá o direito de não cumprir o seu dever.
    EX: se faltar água, vc não tem que pagar a conta,e todos os outros serviços etc.
    O POVO NÃO SABE O PODER QUE TEM

  17. Ray Magno disse:

    Para resolver de fato, não basta tirar um e botar outro.
    Nossos problemas são sistêmicos e propositalmente corruptores.
    Aqui é um paraíso para as grandes empresas estrangeiras, principalmente de investidores na moeda.
    Fazemos parte da honrosa pontuação de uma das maiores cargas de impostos do planeta.
    Nossos juros são extraordinariamente atraentes a todos os mega empresários mundiais, que gostosamente se locupletam, ganhando fortunas incalculáveis em um ano que jamais ganhariam em parte alguma.
    E nossas infraestruturas sociais cada vez mais corroem e apodrecem, enquanto os de sempre gozam e celebram o Brasil.
    Somos a prostituta do mundo.
    Onde está o verdadeiro sentido de humanidade de tantos homens de governo?
    Fazem da política seus laboratórios pessoais. Pingam iodo na ferida e deixam o tumor virar em metástase.
    Na verdade, pouco mudou no cerne da vida brasileira desde que éramos capitanias hereditárias.
    Saudações brasileiras.

  18. Erasmo Moraes Oliveira disse:

    No primeiro PARAGRAFO o Sr. já disse tudo , ‘ A CABEÇA DO BARBOSA E IGUAL AO DA DILMA ” , ENTÃO SÓ PODEM FICAR PIOR .

  19. Alberto disse:

    Muito bom,mesmo tendo uma opinião um pouco divergente, o comentário do Cidadão terceiro mundista,rsrsrsrsrsrs. Sem ovos não se faz omelete e, num mundo globalizado,credibilidade é fator importantíssimo e,pelo que estamos vendo,as coisa por aqui estão longe disso.O medo do impedimento ,segundo muitos,eu inclusive,fêz o governo colocar um comandante,ou melhor,um auxiliar da política econômica,para soltar as rédeas,agradando assim os numerosos grupos sevandijas conhecidos de todos,pretendendo assim arrefecer insatisfações.O tiro pode sair pela culatra,mas na terra brasilis a resposta vira depois do carnaval.

  20. marcio silva disse:

    a oposição levanta tanto a bandeira da moral, da ética, do só quem rouba é o governo do pt, tem oportunidade de legislar em favor do combate a corrupção mas não faz. por que será? para salva o brasil tem que taxar as grandes fortunas.

  21. Marcellus disse:

    Dobrar a meta? da inflação

  22. Ovidio disse:

    Povo brasileiro. Não tem tu, vai tu mesmo. Temer no Brasil e Macri na Argentina. Eles e sómente eles são os únicos PREPARADÍSSIMOS para salvar a AMERICA do Sul no presente momento.. Os brasileiros precisam ter consciência de que uma coisa é despejar Dilma Rousseff do Palácio do Planalto, outra é querer que um novo governante solucione da noite para o dia os graves problemas econômicos do País. A primeira situação é absolutamente necessária, a segunda, absolutamente impossível. É mais que premente livrar-se dessa organização criminosa chamada STF e PT que tomou de assalto o poder central, mas é importante começar a fazer a lição de casa desde já. Precisamos copiar a Argentina que já fez a lição de casa.

    • rubem bahiano disse:

      Que absurdo! os goverrnos de Magri e Temer como os únicos que podem
      resolver os problemas da Argentina e Brasil???????
      Não é possível,no dia de hoje, alguem que tenha uma posição tão INCRÍVEL.
      PARABENS.
      Desculpe pela ironia.
      Um abraço

  23. Luizz disse:

    Essa é a questão ” o mercado desconfia” deste senhor.
    Pois é, quanto tempo mais, o Brasil e nós, vamos suportar todo esse “embrolho”?

  24. Antenor disse:

    Essa tentativa de resolver os graves problemas que o Brasil atravessa, por causa de políticas econômicas e políticas públicas, em geral, equivocadas; simplesmente trocando A por Z, não vai dar nenhum resultado. E não é a minha torcida. A verdade é que muitas tentativas nessa direção já foram aplicadas e… nada de efetivo, muito pelo contrário… a coisa piorou ainda mais. O problema é de credibilidade na “chefa”. A “chefa” não tem mais qualquer moral (nem política e nem econômica) para implementar qualquer plano de ação. A cada mexida, um rebaixamento nas agências de avaliações internacionais.
    Com esse novo, mas já desgastado, ministro da fazenda não, vai ser diferente. O tempo dirá.
    As bactérias já não respondem mais aos antibióticos prescritos. O cerne da doença chama-se DILMA e o remédio é outro.

  25. Kleber Monteiro disse:

    AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA JÁ.

    Kennedy, acho que a imprensa deveria fazer as perguntas que realmente são pertinentes. Vejo toda a imprensa ou grande parte dela, muito parcial, nunca faz as perguntas que são realmente pertinentes. Será porque, uma das maiores receitas da imprensa é oriunda do Governo Federal? Ou medo da censura que existe. Apesar de alguns ainda dizerem que estamos num país realmente livre. Pelo menos no que se refere a liberdade de expressão.Vários jornalistas censaurados, assassinados, etc…Um Governo que coloca em cargos importantes pessoas que não da devida área, ou seja, cabides de emprego e engrenagens para à famigerada corrupção.

  26. Na Planície disse:

    Quem colocou o país nesta situação foi esta mesma corrente que está voltando ao comando da economia, tendo a incompetente Dilma como o seu fiel escudeiro. É só esperar para ver a situação piorar ainda mais do que está, com a gastança desenfreada desse estado ineficiente prestando serviços de péssima qualidade que não fazem jus ao que nele é gasto. Não vai demorar muito e as agências de classificação de risco estarão rebaixando o grau de investimento do Brasil devido a situação das contas públicas piorar. É só aguardar e comprovar. Está na hora de implantarmos o parlamentarismo no Brasil para não sermos obrigados a aturar um governo incompetente como este tendo como respaldo um partido político corrupto como o PT. Parlamentarismo já !

  27. Pasquale disse:

    Com uma dívida de mais de R$ 500 bilhões, Petrobras tenta vender campos de produção do pré-sal.
    Pobre Petrobras…acabou o leite.
    Mas não era o PT que defendia a Petrobras,agora vai privatizar em fatias?????????
    Quebraram e vão entergar,o meu bucadinho de petrolius.
    Para quem? Pra quem der mais.É salve-se quem puder.
    ___________________
    Mas o País é continental,então o pasto é grande.Vamos pastar.

  28. PEREIRA disse:

    Nada adiantara essa troca de ministros, pois o governo atual não diminuem em nada as suas contas, pois tens o povo brasileiro para pagar tudo. A nossa realidade é triste, se temos dinheiro na poupança nada rende, caso o cidadão necessitar de um emprestemo de qualquer banco, os juros são absurdos, se caso a pessoa necessita de uma saúde pública de qualidade não tem mesmo, agora os parlamentares junto com os senadores e judiciário vão entrar em recesso, trabalharam muito, né? Só nos resta mesmo é a esperança que um dia isso realmente mude a favor do povo brasileiro.

  29. Marcp Túlio Castro disse:

    Mais dois amigos meus, confiantes no futuro da nação brasileira fizeram esta semana o que eu já fiz a 10 anos. Demitiram os seus funcionários, fecharam seus negócios e foram procurar um pais decente para morar. Menos uma empresa de tecnologia que fazia reparação em robôs para a industria automobilística e menos uma fazenda de criação de cavalos de raça. Mas o Brasil das Maravilhas do PT é o País do Futuro. O problema é que nem eu nem estes meus dois amigos viveremos mais 1500 anos. Fiquem ai com o Barbosa, ele vai salvar a Dilma com uma política econômica adequada. Quanto ao Brasil, quando o Dollar chagar a 100 reais, vamos eu e meus amigos passar as férias ai. Cada povo tem mesmo o governo que merece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 17:15:38