aki

cadastre-se aqui
aki
Política
04-03-2015, 9h35

Com chantagem política, Renan amplia crise e mira Dilma

Planalto erra ao apostar em alívio com lista de Janot
55

Postado por: Daniela Martins

A “lista de Janot” não trouxe o alívio político esperado pelo governo Dilma. Pelo contrário, ampliou a crise. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), retaliou para tentar salvar a própria pele, numa chantagem política que cobra da presidente da República um poder que ela não tem: interferir no trabalho do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Renan devolveu ontem a chamada MP da Desoneração, a medida provisória que aumenta a carga tributária das empresas. O recado foi simples: se a presidente acha que poderá escapar de danos do escândalo Lava Jato, transferindo parte do desgaste para o Congresso, ele vai reforçar a oposição ao governo.

Os oposicionistas têm interesse em enfraquecer Dilma e minar a eventual candidatura do ex-presidente Lula ao Planalto em 2018. Daí o entusiasmado apoio a Renan, aplaudido quando devolveu a MP.

A entrega ontem da lista do procurador-geral ao STF (Supremo Tribunal Federal), com pedidos de abertura de inquérito sobre acusados na Lava Jato, fez com que Renan reagisse de uma forma que o afastou do Palácio do Planalto. O senador já estava contrariado com o governo por outras questões, como o poder sobre o Ministério do Turismo e relação ruim com o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil).

De acordo com informações de bastidor, a lista enviada por Janot ao Supremo tem 28 pedidos de inquérito, envolvendo 54 nomes. Renan e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), estariam na lista.

Para medir a dimensão exata do efeito político, será preciso esperar a divulgação oficial dos nomes. Pedidos de abertura de inquérito significam que o procurador-geral da República quer investigar mais. Nesse sentido, Janot vê fragilidade no trabalho feito pelo juiz Sérgio Moro e os investigadores em Curitiba e avalia como necessário ter mais material para solicitar abertura de processos.

A partir de agora, os nomes da lista serão mais investigados e poderão responder a uma futura ação penal. Todos têm direito de defesa e não podem ser considerados culpados. Mas o aperitivo da lista que já vazou mostra potencial de agravamento da crise do ponto de vista político.

*

Difícil, desafio é manter apoio do PMDB

A reação do Renan e eventuais atitudes duras futuras de outros citados na lista têm de ser vistas como tentativas de salvar a própria pele usando o poder que possuem em suas mãos. É uma chantagem política, um abuso até. 

Dilma não controla o procurador-geral da República nem o Supremo Tribunal Federal. A Polícia Federal tem agido com liberdade. O próprio senador Renan falou em independência de poderes ao rejeitar a MP da Desoneração. Por essa independência, Dilma não teria o que fazer em relação a Janot e ao STF.

No entanto, o governo errou ao estimular o discurso de que a lista de Janot daria um alívio a Dilma porque dividiria a crise com o Congresso. Está bem claro que será difícil separar a atitude de políticos com posições de mando no Legislativo do cotidiano administrativo do país. E isso pode ter efeito ruim sobre a economia.

Cresceu a dificuldade para o governo aprovar medidas econômicas no Congresso. Essas medidas são fundamentais para a presidente corrigir erros do primeiro mandato e sonhar com a recuperação de alguma popularidade.

A presidente assinou ontem mesmo um projeto de lei com urgência urgentíssima repetindo o teor da MP da Desoneração. Mas isso não mudou um milímetro a resistência ao conteúdo da matéria.

Será um desafio para a presidente manter o apoio do PMDB num ambiente em que caciques peemedebistas estarão numa frigideira política. Mas ela não tem alternativa, sob pena de aumentar seu isolamento político.

Um fator importante será medir como a oposição será atingida pela lista de Janot quando os nomes se tornarem públicos. É preciso saber exatamente quem são os 54 da lista para aferir como a oposição vai aparecer no escândalo da Lava Jato. Ainda faltam peças para completar o quebra-cabeça.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
55
  1. Alberico disse:

    Agora nossa presidente terá que “beber o fel” dos aliados.
    E olha que a encrenca nem começou.

    • LEILA disse:

      A Dilma ta ferrada mexeu no vespeiro tanto do lado dos politicos qto dos empregados e empregadores. Os nomes nem sairam e ja esta nesse pe imagine qdo o galo começar a cantar vai ser um Deus nos acuda cada um protegendo o proprio rabo. 2015 vai ser um ano cheio de emoçoes ….

    • Afonso Celso de Oliveira disse:

      Acho que hora de apoiar a Nossa Presidenta que deve estar travando uma grande batalha para livrar o pais destes tipos de Politicos,as coisas estão ficando mais claras.E hora da limpeza.
      A população sempre foi escravizada para estes politicos que na maioria e apoiado pelas maiores empresas.

  2. luiz carlos iafelix disse:

    O legislativo briga com o executivo e quem sofre as consequências é este debilitado PAIS que não se sabe até quando irá aguentar. A incompetência governamental é tamanha que estamos mergulhando num abismo por demais profundo e inconsequente tomara DEUS nos ouça e faça algo, pois os seus cidadãos não se movem para nada. Me ajuda ai senhor …….

  3. KENNEDY disse:

    “Nesse sentido, Janot vê fragilidade no trabalho feito pelo juiz Sérgio Moro e os investigadores em Curitiba e avalia como necessário ter mais material para solicitar abertura de processos.”
    Xará, existe um pequeno equívoco nesse seu comentário. O juiz Sérgio Mouro, que é de primeira instância, não poderia e não pode investigar pessoas com prerrogativa de função, como é o caso dos políticos. Por isso, diante de indícios descobertos que envolviam deputados, senadores e governadores, o juiz certamente não aprofundou as investigações, justamente por que não poderia fazê-lo. Logo, não há que falar em “fragilidade no trabalho feito pelo juiz”, pois ela não estava autorizado, constitucionalmente, a realizar um trabalho aprofundado. Isso, por óbvio, cabe ao Procurador, mediante autorização do STF e do STJ.
    Saudações.

    • Raffaello Bruno disse:

      Pois é, os políticos tentarão usar esse argumento de que o Procurador Geral achou frágil o trabalho do Juiz Sérgio Moro ao solicitar mais investigações ao invés de oferecer denúncia. Porém, ele não é verdadeiro, pois o foco da investigação não foi, nem poderia ser, os políticos com foro privilegiado.

  4. Adelson j silva disse:

    vamos acabar com esta corrupção neste brasil.
    PT FORA JÁ.

    • Reinaldo disse:

      Caro Adelson, vale lembra-lo que as investigações estão chegando em outros governos, neste caso, até no governo Collor de Mello. O atual governo esta tento a coragem de investigar doa a quem doer. Então não venha você com esse história de Fora PT. Pois, as investigações irá atingir a muitos políticos independente da legenda. A chantagem politica feita pelo senador Renan (PMDB) é pelo conhecimento que seu nome constará na lista do Procurador Janot e inclusive do Deputado Cunha (PSDB) Presidente da Camara.

      • Joaquim disse:

        Reinaldo, para de defender o indefensável, estude um pouquinho mais. E para sua informação o Dep. Eduardo Cunha é o PMDB eleito pelo RJ.

      • DENISE SOUSA disse:

        Caro Reinaldo, deputado Cunha é do PMDB

      • Luiz Antonio disse:

        Só um detalhe meu prezado. ESSE GOVERNO NAO ESTÁ APURANDO A FUNDO DOA A QUEM DOER NÃO. Quem está fazendo isso é a Polícia Federal e o Ministério Público, que são suas funções. O governo não é dono nem da Polícia Federal nem do MP. Aliás, se o governo pudesse, ele estaria impedindo isso como tem tentado de todas as formas. VAMOS PARAR COM ESSA LENGA LENGA. E tomara que TODOS, TODOS mesmo sejam punidos exemplarmente, sejam de que partido for, inclusive o Ali Baba. Essa história de que eu fiz mas os outros também fizeram é típicos de ladrãozinho fraco de galinhas. Falou-se durante um bom tempo da HERANÇA MALDITA, e agora? Não tem herança nenhuma? ALÉM DO MAIS, ESTÃO LÁ A 12 ANOS E NÃO DESCOBRIRAM NADA? POR QUE NÃO CONSERTARAM? Estranho né?

      • Hélio Freire disse:

        Deixa de acreditar em papai noel. O Governo não quer e não possui poderes para investigar. Acaba como essa besteira de “doa em quem doar”.

      • Orlando Cardoso disse:

        Reinaldo, o governo do PT jamais incentivou qualquer apuração. Em 2008 durante uma cpi da Petrobrás a maioria governista inviabilizava todas investigações. na última CPI, as oposições conseguiram as assinaturas e para a instalação da mesma teve que recorrer ao STF.
        O Ministério píblico e a PF são independentes, e os fatos somente apareceram porque denúncias foram encaminhadas para os mesmos e estes apuraram, apesar do PT e do governo.
        na semana passada Lula reuniu-se com apoiadores da quadrilha na ABI no RJ, e criticou as apurações da Ministério Público e da PF, além de atacar a imprensa.
        Na semana passada, o Presidente do BNDES, Luciano Coutinho, esteve no Congresso para barrar a CPI do BNDES. Se o governo e o PT apoiam as investigações entrem com o pedido de CPI do BNDES, Setro Elétrico, cartão corporativo, e outros.
        O fato é um só, o Mensalão não foi suficiente para a organização criminosa do PT. Lula é o chefão da facção.

      • Nelson disse:

        É isso aí Reinaldo, ficam com essa bobeirinha ou ignorância de “Fora PT, fora Dilma”, quando como vc falou, o problema é bem maior e atinge a todos os partido e politicos e como uma outra pessoa aqui falou, infelizmente nós, o povo, não fazemos nada. É preciso mudar tudo, começar do zero. A corrupção esta enraizada ha 500 anos neste país, que tinha ou ainda tem tudo para ser um dos melhores do mundo.

      • Demas Bastos disse:

        Cunha não é do PSDB e sim do PMDB.

  5. É preciso resgatar a credibilidade do País e não do Congresso ou da Presidente. Diante da situação atual da Nação Brasileira com o resto do mundo e não só internamente, urge uma tomada de posição corajosa doa a quem doer. Sabemos todos nós cidadão brasileiros que no escândalo da Petrobraz tem uma participação ativa do Congresso Nacional. Então é preciso apurar mais não só para isentar aqueles que por ventura sejam innocente mas também para robustecer o processo com provas qaue possam levar os culpados a serem punidos severamente com mais rigor até que os pexinhos pequenos.
    cumpra-se
    Jose Nicacio da Silva

  6. Antonio José Andrade da Veiga disse:

    Já vimos há cerca de 50 anos atras um certo caldeirão em plena ebulição no panorama político desse nosso país. Só que àquela época, eram os poderosos contra uma insubordinação da esquerda que assustava por excesso de medo de potências americanas, implantação do fracassado e utópico e comunismo aqui pelas bandas tupiniquins do nosso querido Brasil. Da, encorajados pelo apoio recebido dos nossos fortes patrícios, instalou-se a insurreição militar e tivemos um grande retrocesso sob o título “pra frente Brasil”, porém, ninguém sabia identificar onde estava a “frente” indicada no lema criado.
    Hoje, o que se vê, é um País assaltado cinicamente por gente que deveria estar defendendo-o, entretanto são os seus maiores algozes. Cuidado minha gente, já despencamos no despenhadeiro, ou se toma vergonha na cara ou iremos todos amargar novo retrocesso em nossa história.
    Concluindo, só encontramos uma saída. Atenção minoria dos senhores legisladores e Desembargadores. Cumpram com firmeza suas funções corretivas punindo sem receios os maus gestores e tragam o nosso país para o eixo da moralidade.

  7. Kennedy! Bom dia. Como ressaltei ontem. Tudo isso é encenação para fugirma da cassação que deverá sem favor aumentar a esperança que o Brasil se torne pelo menos respeitado internacionalmente
    O abismo que criaram com “uns tudo podem outros nada podem” ampliando a criminalidade, a utilização do dinheiro do trafico para se elegerem, deixa o povo sem alternativa e daí os crime. Filhos matando pais.Mas fique certo na história da humanidade nenhum Império, Pais, Empresa ou familia sobreviveu a corrupção. Abs.

  8. walter disse:

    “TROCA DE CHUMBO”; A DILMA É VINGATIVA E DESCOMPENSADA, MAS NÃO CHEGA AOS PÉS DO RENAN, ELE TEM PÓS GRADUAÇÃO E DOUTORADO NISSO.
    DE FATO, SUA ATITUDE FOI A MAIS CORRETA, SEGUIU “AS REGRAS DO JOGO”; AUMENTAR IMPOSTOS POR DECRETO, SOMOS UMA DEMOCRACIA!!!
    LAMENTÁVEL MESMO, É A POSTURA E A TRUCULÊNCIA DA PRESIDENTA, ELA ESTA COM “LAMA” ATÉ O PESCOÇO, TOMA MEDIDAS IMPOPULARES; NÃO ESBOÇA UM SORRISO VERDADEIRO, NÃO CORTOU GASTOS;
    A PERGUNTA QUE FICA, QUEM É A DILMA, O QUE REALMENTE ELA ESPERA; SE CONTINUAR A TROPEÇAR, NÃO VAI RESISTIR…
    ESTA MAJORAÇÃO DE TRIBUTOS VIA CONGRESSO; SABE QUANDO VÃO APROVAR NESTE MOMENTO…

  9. Fernando disse:

    Infelicidade geral, o Pais, entregue às mãos de pessoas como esse senhor Renam Calheiros que todos sabemos quem é.
    Até quando o Legislativo e Judiciário ficarão impunes quanto à desfaçatez que praticam contra o Pais ?
    Nós somos culpados também, talvez principalmente.
    Democrácia sem educação é como um carruagem sem rédeas: vai atropelando tudo que encontra pela frente.
    O meu voto, que é pensado, planejado, ponderado e consciênte vale tanto quanto ao voto do alienado, analfabeto (em todos os sentidos, eis aqui um gomo do DNA da origem do problema, claro que existem outros.
    Nada tenho contra a Democracia, apenas sei que ela é instrumento de domínio de poucos, talvez raros pois o Pais é composto de mal educados, gananciosos, mídia esfomeada e homens cada vêz mais sem honra.
    O que fazer, não é ?!?!?

    • Juan Cordovez disse:

      Aleluia. Parabéns, Fernando. É o primeiro comentário lúcido do post.
      Virou moda na velha mídia e entre os perdedores da eleição colocar a culpa de tudo o que não presta no Brasil,na presidente Dilma e no PT.
      Salvo raras exceções, os membros do legislativo são oportunistas, corruptos, corporativistas e defendem a manutenção de um sistema (leia-se esquema) que os elege, mesmo não merecendo. O legislativo atual, então, esse se supera em fisiologismo. E com Calheiros e Cunha na frente só podemos esperar péssimas notícias, clima ruim e desestabilização democrática permanente. Tudo o que os perdedores da última eleição querem.
      Quanto ao judiciário, eu me convenço cada vez mais que eles não se acham deuses, eles são mesmo os deuses do Brasil. Muitos juízes das mais altas cortes atuam partidariamente, não perdem oportunidade para aparecer na mídia. O show midiático e tribunal de exceção em que transformaram o julgamento do mensalão criou escola. O pior é que ninguém julga o judiciário e eles nem precisam passar pelo teste das urnas para manter seus privilégios e poder.
      E a velha mídia, com seu afã de derrubar o governo e o partido da presidente, inocula ódio nas pessoas, desinforma, ajuda a criar um clima de pessimismo e revolta que os fatos e números não justificam.
      Como resultado de tudo isso, concentrando todo o ódio e a suposta culpa em Dilma e o PT, a tendência e a impunidade aumentar estupidamente. A conclusão é uma só. Políticos podem roubar a vontade, desde que não sejam do PT. Mas roubem muito, paguem “bons” advogados e continuem a enganar seus incautos eleitores.

      • César disse:

        Juan Cordovez. Da maneira que você coloca em seu comentário, fica parecendo que o PT é a vítima de tudo isto. Que fique bem claro, que o PT é “PARTÍCIPE” e não vítima do esquema. O PT é que tem os Quatro últimos Presidentes da República Eleitos, duas vezes o Presidente LULA e outras duas a Presidente DILMA. Foram eles que escolheram os ministros, foram eles que indicaram os administradores das empresas estatais, e se se o que deu certo é mérito deles; O que deu errado é culpa dos outros? E golpista é a esquerda Sul Americana que quer se perpetuar no poder o todo custo e não mede esforços, para atingir os seus objetivos. Criaram este clubinho falido que se chama Mercosul com países que tem o mesmo discurso ensaiado de nós contra os outros, de controlar a imprensa golpista, de perpetuar a esmola e dizer que estão acabando com a pobreza, quando na realidade estão comprando votos e iludindo os menos favorecidos com falsas promessas de melhorias enquanto enriquecem de forma escandalosa com os desvios de recursos públicos. Se para concluir o projeto de poder eles se uniram com estas figuras que desde sempre estiveram envolvidos em escândalos de corrupção, não foi por inocência ou falta de conhecimento e sim por falta de caráter, honestidade, lisura, e muita ganância. Como dizia meu avó: Quem se mistura com porcos farelos come!

      • César disse:

        Acho que o SR. Juan Cordovez queria dizer que ” virou moda no brasil a Presidente Dilma e o PT não ter culpa alguma” e concluir que ” os políticos não podem roubar a vontade nem mesmo sendo do PT”.

      • César disse:

        Faltou dizer que “Perdedores da ultima Eleição” somos todos nós cidadãos brasileiros trabalhadores, pagadores de impostos, cumpridores de nossas obrigações, pessoas de bem, os honestos que ainda restam neste país!

    • Cesar Duarte disse:

      Meu caro Fernando, muito feliz a sua explanação, concordo com tudo que você disse, só faria uma única ressalva, qual seja: onde não existe justiça, a democracia é desnecessária.

    • J K disse:

      Lembrando que o Senador Renan tem uma pedra eterna no sapato: Chama-se Monica Veloso.
      De quem mesmo ele recebia ajuda para pagar a pensao de sua amante ? Xiiii!!

  10. Fabrício disse:

    Dilma tem sim poder político sobre o procurador Janot, tanto que antes da divulgação da tal lista a imprensa noticiou que ele se encontrou com o Min. da Justiça para tratar do assunto. Outro indício desse poder é que o procurador não denunciou ninguém quando certamente poderia fazê-lo. Não vale também a falácia de independência de poderes em relação ao MPF, pois o mesmo não é um dos poderes da República. Quanto ao STF é claro que Dillma não tem poder, mas não se pode negar que tem influência especialmente porque a maioria dos ministros foram indicados pelo PT. Mas o poder de Dillma e Lulla se manifesta mesmo é pela ausência de seus nomes na lista. Como pode alguém minimamente lúcido imaginar que a candidatura de Dillma se beneficiou do esquema e que ela não tem nenhuma responsabilidade? Os candidatos não são responsáveis por suas contas e pela aferição quanto à origem dos recursos recebidos? Assim fica fácil fazer campanha com dinheiro sujo, bastando dizer depois que não sabia. Depois, a presidente de uma empresa não tem responsabilidade pelos ilícitos ocorridos em sua gestão, mesmo sendo quantias absurdas e que não passariam desapercebidas?

    • Ricardo Borges Lourenço disse:

      Excelente colocação, Fabricio. Presumo que o encontro de Janot com Cardozo foi para apresentar a lista de indiciados, antes de entregá-la ao STF. Daí, penso eu, a razão de mandar arquivos sete inquéritos. Quem consta nos inquéritos que Janot mandou arquivar?

      • Armando Pinto disse:

        Os inquéritos arquivados nunca serão revelados, mas provavelmente os beneficiados foram: 01-)Lula, 02-)Dilma, 03-)Zé Dirceu, 04-)Delúbio, 05-)Palocci, 06-)Vaccari e 07-)Roseana Sarney. A zanga de Renan é tinha como certo que seria incluído na lista de arquivamento dos inquéritos e recebeu o apoio de Sarney que saiu na defesa de Lobão. Cunha acompanhou Renan apostando que quanto pior melhor. O fato é que o programa “minha casa minha vida” deverá contemplar a Papuda, do contrário vai faltar espaço para abrigar tanta gente, porque o Impeachment da presidenta é uma possibilidade concreta e o clima não esta propício a um eventual esvaziamento da Lava Jato, a segunda seção do EB esta nas ruas trabalhando firme e alguns generais linha dura inquietos. Ao convocar o exército de Stédile, Lula cometeu um erro fatal.

  11. Paulo Pessoa de Albuquerque disse:

    É ponto positivo para Dilma!Em não tentar tutelar o ministério público ,sobre tudo para defender o indefensável Renan Calheiro protogonista em diversos escandalos de corrupção.

  12. pedro luiz lorençon disse:

    Ou seja: Ninguém está preocupado com a corrupção, com os gastos, etc e tal, que são tão necessários. A única preocupação é se manter ou retomar o poder com a derrubada do atual detentor.

  13. Romulo disse:

    O STF esta comprometido neste caso sugiro renová-lo, haja vista que aconteceu com os mensaleiros e o Fernando Collor, mas outra preocupação é o fato que sem denuncia PGR não existe data para ir em frente, ou seja, os protestos tem que acontecer.

  14. Edu disse:

    E o povo neste meio só tomando. E eles no final de tudo, continuam numa boa!!!
    Precisamos colocar todos estes que estão no poder, que só pensam em causas proprias pra fora do poder. Renan é um que está vendo a corda no pescoso e tenta de alguma forma, salvar a propria pele.

  15. Ésio Almeida disse:

    “Minar a candidatura de Lula” ?! Quanto pior for o governo Dilma, maior será a força de Lula, voltando como salvador da pátria…

  16. Wildner Arcanjo disse:

    Simples assim:
    O que estamos vendo é uma luta ideológica e de poderes entre Governo (não o PT) e PMBD (o Partido). O resto é luar de Paquetá…

  17. Antenor Nogueira disse:

    Prezado Sr. Juan Cordovez, o pt é o único que gostaríamos não ver roubando, lembra-se dos ojetivos……………………….

  18. Edlucio disse:

    O povo Brasileiro infelizmente esta muito sofrido por causa da incompetência e mal administração do nosso pais.sendo ele o responsável geral desta situação que se encontramos hoje.
    O brasileiro se vende e se troca por pequenas coisas (cimento,consulta,emprego e falsas promessas destes meliantes políticos sabendo ele que no futuro que vai passar pelos os mesmos problemas de hoje por se vender.
    Infelizmente o nosso Brasil não tem jeito se o povo brasileiro não mudar sua educação política e se valorizar vamos daqui para pior e muito triste a nossa situação um pais de muitas riquezas e de muito progresso.
    Hoje estamos colhendo infelizmente as escolhas e ações do nosso povo se vendendo pensando que esta ganhando e estão contribuindo diretamente com a corrupção sendo os principais autores desta nossa situação.
    Quem ama o Brasil fica quem não ama vai embora
    seria a melhor opção para o nosso pais hoje.

  19. Antonio Oliveira disse:

    Essa imundície que permeia o país é a grande chance de o Brasil realmente tornar-se uma nação com N maiúsculo. Tomara que o escândalo atinja todos os partidos, e também todos poderes, de forma que o caos direcional e institucional aqui se instale! Ou será que as pessoas se esquecem que a Constitução Brasileira tem de ser rasgada, pois foi feita por deputados e senadores brasileiros, a maioria corruptos, mal intencionados e sem instrução?Ou será que as pessoas esquecem o flagelo que é a educação e a saúde no Brasil?
    E a diferença de salários, onde tem juiz ganhando 37 mil e pobres miseráveis recebendo 800 reais? E o recorde mundial de assassinatos ser do Brasil? E a péssima polícia que temos! E a Justiça que não funciona, mesmo tendo um Judiciário com salário médio acima de 10 mil reais? Ea TV que torna ainda mais imbecil o pobre do excluído! O Brasil tem de implodir, revolucionar, caotizar,etc, para ver se tomamos vergonha na cara e façamos nascer uma Nação que preste! Vamos torcer para o caos institucional se instalar e daí sair algo melhor, pois ser brasileiro tem sido uma vergonha e algo a lamentar para pessoas decentes.

  20. Jr disse:

    Imaginemos quando isso vai terminar. Vou morrer e isso vai continuar. Temos todos pedir a Deus, conforto para nossos filhos e netos e ainda, pelas crises futuras – eminentes – que vão acontecer no ambiente.
    Enquanto isso, lutamos para sobreviver.
    Se tivesse oportunidade, sairia do Brasil triste e sem esperança de encontrar o Brasil rico e lindo como gostariamos.

  21. João Gomes de Azevedo disse:

    boa tarde!
    Pessoal o Renam, Cunha e PMDB já começaram a mostrar suas caras, foi só a Dilma começar a perder popularidade que já começam a trairagem, Fernando tem toda razão, Parabens Fernando pelo seus comentários.

  22. LUIZ HETOR MENEZES CABRAL disse:

    “FOI O F H C

  23. ROBERTO DE LIMA SOARES disse:

    BOA TARDE!
    NESSA BRIGA ENTRE PT E PMDB ,O ÚNICO PREJUDICADO COMO SEMPRE É O POVO, O POVO É QUE SEMPRE PAGA A CONTA.É ESCANDALO PARA TODOS OS LADOS ,É O MENSALÃO QUE NÃO DEU EM NADA,TODOS QUE FORAM JULGADOS CONDENADOS E PRESOS,AGORA ESTÃO TODOS SOLTOS E ALGUNS QUE FORAM SOLTOS FORAM CITADOS NA OPERAÇÃO LAVA JATO . OS NOSSOS POLÍTICOS ESTÃO BRINCANDO COM A PACIENCIA DO POVO.SERA QUE ELES SE ESQUECERAM DAS MANIFESTAÇOES QUE ACONTECERAM EM 2014.

  24. Antonio Nicodemus Fernandes-Aracati-CE disse:

    Tá indo de bom tamanho.Fico com a Presidenta que esta fazendo o que é de sua obrigação e poder.Quem estiver melado,com robalheiras tãi vis,que se cuidem.Alias são os mesmos.Tados sabemos e,vem escapando,se elegendo e reelegendo numa inganação,em escala.Tudo tem um fim.Agora penso que boa parte desssa gente se vai e com eles se indo o pais melhorará.

  25. J K disse:

    Kennedy, com sua licenca: Desisti!! Desisti de tentar entender governos, economia, vida social, desisti.
    Acho que os estudos filosoficos, ciencias economicas e sociais, nada, nada esta funcionando. Como nunca antes nesse pais, o “salve-se quem e como puder” e o ” na pratica a teoria eh outra, e eu reescrevo , estao a pleno vapor. Vai ficando cada vez mais impossivel prever com precisao o que pode acontecer. Os homens nao atendem as demandas da sociedade que os elegeu. A vitima mais encurralada, o algoz livre e no lucro. Um frenesi jamais visto em paises organizados como o nosso, penso que somos razoavemente ogranizados.
    Enfim, o jeito eh vender o computador e desconectar-se dessa realidade e em 2016 NAO VOTAR EM NINGUEM.
    HP TouchSmart300 PC. Tela 20″. R$ 1500,00. Se interessar:
    Parabens pelo trabalho. deve ter que ter paciencia d monge pra ver tudo tao de perto e nao chorar.

  26. Elizeu Moreira disse:

    Essa prática na política é muito mais comum do que se pensa. E não é privilégio do PT ser corrupto. Político honesto para sobreviver tem que ser, no mínimo, omisso. Paixão partidária é pura leseira!

  27. Pedro Vicente disse:

    Agora é a hora do povo e a sociedade se mobilizar para pedir o imediato afastamento de todos políticos listados pelo procurador geral da republica,Pois os mesmo são capazes de atrapalhar
    as investigações por meios escusos como é de costume por parte desses que não medem esforços
    para continuar a enganar a nação brasileira. É evidente que muitos juízes também são complacentes
    a estes larápios, mais o povo unido vai desfazer essa matilha.

  28. Michael Lima Nossa disse:

    Soluções que poderiam ajudar a melhorar a crise no Brasil:
    1. Diminuir a quantidade e o valor dos impostos cobrados contras as empresas (pessoa jurídica) no Brasil, isso estimularia a médio e longo prazo o crescimento econômico, pois com os impostos e seus valores reduzidos, permitiriam que as empresas faturassem mais, contratassem mais e tivessem menos prejuízos, estimulariam empresas internacionais a investirem no Brasil, e atrairiam novos investimentos de outros países, essa seria a vantagem de menos impostos e valores menores cobrados contra as empresas no Brasil.
    2. Diminuir o número de ministérios e deputados eleitos no Brasil, assim como diminuir em 75% seus salários, essa medida enxugaria falando em números um gasto público de mais de 150 milhões de reais aos cofres públicos, um único deputado é capaz de gerar um gasto de 1.5 milhão por mês aos cofres públicos, essa medida seria uma medida inteligente e que ajudaria o governo a economizar dinheiro público e a diminuir a chance de risco do Brasil entrar na lista dos países caloteiros, devido ao déficit de 2014 quando o país não atingiu a meta econômica estabelecida, e com a queda da maior estatal da nação, a Petrobrás, que acabou desvalorizando no mercado e está a ponto de perder um título importante que a permite negociar seus papéis com outros países, se isso acontecer, o risco do Brasil ser rebaixado é enorme, ai sim a crise vai se instalar de vez no país.
    3. Renovar o sistema tributário, pois no Brasil se paga vários tipos de impostos, inclusive imposto sobre imposto, ou seja, se você paga a conta de energia elétrica, porque tem que pagar também a taxa de iluminação pública? Por acaso são dois tipos de energia elétrica? Se você já está pagando uma taxa por uso de energia, obviamente essa taxa é de modo geral sobre a eletricidade consumida, seja em casa ou nos postes, então não há necessidade de uma taxa separada, uma taxa para consumo dentro de casa e outra para consumo da iluminação pública, isso é pagar o mesmo imposto duas vezes em uma única conta, tem que acabar com isso, digo o mesmo sobre a conta de água e essa taxa de esgoto, outro imposto que tem a mesma finalidade é o IPTU, IPVA e o pedágio, são com as mesmas finalidades, são impostos cobrados que é destinado a infra-estrutura do Brasil, mas infelizmente não são usados para esses fins, e assim pagamos 3 vezes o mesmo imposto, que muda apenas de nome, isso tem mudar, diminuindo essa quantidade de impostos e criando impostos únicos.
    4. Criar uma nova constituição, que na minha opinião deveria ser feita por pessoas qualificadas na função de criar leis, pessoas formadas em direito, que entendem de administração e economia, gente com conhecimento de causa, as leis deveriam ser renovadas, com base em atualidades, nosso sistema judiciário na teoria não é ruim, mas na prática é outra história, temos leis que já nem deveriam existir de tão obsoleta que ficou, já que a constituição foi criada em 1988, de lá pra cá muita coisa mudou, por isso temos tantas brechas na lei que facilita tantas maracutaias no Brasil, inclusive a corrupção, se renovassem essas leis e criassem uma nova constituição com base na atualidade que vivemos, isso acabaria, se não acabasse, pelo menos diminuiria bastante e dificultaria a corrupção do sistema.
    5. atualizar, renovar, modernizar e desburocratizar os serviços públicos no Brasil, já repararam o quanto demoramos para se fazer qualquer coisa que depende do serviço público? Pra tudo demora e tem fila, isso já não deveria existir no Brasil, mas existe porque na maioria das repartições públicas o sistema é velho, defasado e lento, sem contar que muitos que ali trabalham, fazem com má vontade o seu serviço, então uma renovação no quadro de funcionários, no sistema, modernizar o serviço, melhorar a qualidade, e acabar com a burocracia que sempre se faz presente pra qualquer atividade que seja, seria algo muito importante para ajudar a melhorar o Brasil, se isso acontecesse, vários serviços públicos, inclusive na área da saúde seriam beneficiados, o que ajudaria muito na economia do país.
    6. 100% da arrecadação de impostos tem que ser empregada em melhorias na infra-estrutura, meio-ambiente, na educação, segurança, saúde e na qualidade de vida do país, isso é outra coisa que ajudaria o Brasil a dar passos largos rumo ao primeiro mundo, são medidas importantes que deveriam ser adotadas pelos governos municipais, estaduais e federais, mas que infelizmente não é, porque a corrupção impede e a ânsia pelo poder os deixam tão cegos que eles preferem cair em trevas se corrompendo do que fazer o que é necessário para um bem maior, que é o de ajudar o povo, isso é o que torna a nossa política no Brasil algo de muita desconfiança, e só faz crescer o número de pessoas insatisfeitas e de corruptos que usam a desgraça alheia para se promoverem.
    Tenho certeza de que se essas medidas fossem tomadas, o Brasil seria a médio e longo prazo um lugar melhor para se viver e com certeza uma das melhores economias do mundo.
    Michael Lima Nossa.

    • P/Michael Lima Nossa: Curto e grosso! disse:

      Você fez um resumo ótimo.
      Eu vou resumi-lo no “curto e grosso”:
      1 -TODOS OS BRASILEIROS CRIAREM VERGONHA NA CARA, ELEITORES E ELEITOS;
      2 – PENA DE PRISÃO PERPÉTUA PARA TODO CONDENADO PELA JUSTIÇA, POR ROUBAR COFRE PÚBLICO!

  29. gesiel disse:

    A Dilma disse que NUNCA COMPACTUOU COM CORRUPÇÃO. E até agora, OS FATOS VÊEM DEMONSTRANDO ISSO. Portanto, se o presidente do senado e o presidente da Camara, Renan Calheiros e o Eduardo Cunha, estiverem FAZENDO BEICINHO para aprovar os projetos de LEI DE INTERESSE DO BRASIL, para tentar conseguir o apoio da presidente Dilma, NUM EVENTUAL ENVOLVIMENTO deles com a corrupção; acho que PODEM TIRAR O CAVALO DA CHUVA.

    • p/gesiel. disse:

      Você está muito equivocado, pois tudo o que ela fez e faz, é na base da mentira e engano:
      durante a campanha eleitoral, pintou a situação econômica do país como “cor de rosa”, com crescimento econômico etc.
      Acusou os adversários Aécio e Marina de estarem planejando adotar medidas econômicas desfavoráveis ao povo, caso fossem eleitos, e que ela “jamais” faria isso, pois jamais tiraria conquistas do povo, bem como não admitiria medidas de arrocho contra as camadas inferiores, economicamente falando, principalmente adotando medidas que pudessem gerar desemprego – o resultado estamos vendo: aumento de carga tributária, aumento de combustíveis, desemprego, inflação, crescimento negativo, corte em benefícios do trabalhador, escândalo da Petrobras agravado etc.
      Não dá para entender como ainda há quem defenda um governo que afunda na lama a cada dia, fato enxergado por todos os que têm um pouco de consciência normal, desvencilhada de fanatismo ideológico partidário.
      Até internacionalmente é essa a visão pois todos percebem que o país está indo muito mal no aspecto político-econômico, o que, naturalmente, reflete no social.
      Recentemente o país foi “rebaixado” quanto aos riscos de investimento, o que seguramente afasta investidores estrangeiros no país – fato nada benéfico a um país em desenvolvimento e que mostra que a tendência é muito problema para os próximos anos.

  30. Frederico disse:

    Tava demorando para esse cidadão mostrar quem ele realmente é… Com uma troca de chumbo grosso dessas e com o PMDB cada vez mais incauto à cada passo da PGR, como será o fim desse combate, que promete fortes emoções nos próximos capítulos?
    Que os caciques do PT aprendam de uma vez por todas que quem brinca com ladrão cachorro grande, com sorte, morre só com um tiro na cabeça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 08:32:16