aki

cadastre-se aqui
aki
Política
02-09-2016, 21h17

Com discurso à esquerda, PT dificilmente voltará ao poder

Estratégia de ataque serve para atravessar deserto e enfrentar Lava Jato
23

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O PT sabe que é inviável a ideia de antecipar a eleição de 2018. O partido rejeitou essa proposta quando apresentada por Dilma Rousseff há pouco tempo. No entanto, faz a defesa de Diretas-Já a fim de desgastar o presidente Michel Temer.  Agora, insistirá na mesma tese para argumentar que ele não tem a legitimidade que o voto popular dá.

Os petistas continuam com um discurso radical basicamente por dois motivos. O impeachment acabou de acontecer e seria preciso manter mobilizada sua base social. A outra razão é que está ciente de que mais fatos desgastantes serão revelados pela Lava Jato.

Por isso, o PT, Dilma e o ex-presidente Lula estão fazendo um discurso mais à esquerda. O partido critica medidas que implementou, por exemplo, no governo Lula: reforma da Previdência e ajuste fiscal.

Essa é uma forma de tentar manter unida uma fatia importante da sociedade para atravessar o deserto. No entanto, é um discurso que dificilmente dará maioria ao PT para voltar ao poder.

*

Risco federal

Temer sabe que é arriscado questionar juridicamente o julgamento do impeachment. Ao colocar em xeque uma parte do julgamento, há possibilidade de se reabrir todo o processo. Isso traria incerteza política com reflexos na economia.

Na viagem, Temer também conversou com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que foi o grande articulador da anistia a Dilma. Em resumo, Temer quer concentrar sua energia nos desafios que tem na economia.

Na política, vai deixar o questionamento a cargo de aliados, mas ele acha que é questão superada politicamente.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
23
  1. walter disse:

    Olha caro |Kennedy, sinceramente o PT tem péssimos conselheiros…deveriam fazer direto a lição de casa; para começar, abominar a dilma; ela se tornará um peso morto…não valerá, um “tostão furado” daqui a pouco…
    O Lula esta muito enrolado, com a lava jato; dificilmente não será inquirido, deveria tentar contar, mesmo que indiretamente com o Temer, não tem saída, o cerco se fechando; nesta hora, a ajuda do planalto, faz diferença..
    Quanto ao julgamento, todo este temor, a própria Dr Janaína, acredita nesta tese burra; o supremo estará pressionado, e mesmo que se fizesse, outro julgamento; não haveria novidades, mas terão que admitir, mesmo que indiretamente, que quem pecou foi o ministro , esqueceu que a constituição; que conhece de cor e salteado, não permitia tal ato; faltou lisura no processo, no final…

  2. O PT PRECISA SÓ EXIGIR: "PAU QUE DÁ EM CHICO TEM QUE DAR EM FRANCISCO"! É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

    O PT precisa se preparar para ver Lula fazendo companhia a José Dirceu, João Vacari Neto e outros que também irão para a cadeia, com certeza.
    Com certeza não serão presos somente gente do PT, e é isso que eles precisam observar: “Que o mesmo pau que dá no Chico, dê também no Francisco” – afinal a lei é para todos e ninguém pode ficar acima da lei, por mais manobras que o bando de corruptos tente fazer para livrar roubador de cofre público da cadeia – está na hora dos políticos também começarem a ser punidos, como têm sido os empresários corruptos!
    Cadeia na ladrãozada, doa a quem doer, seja de que partido for!
    É preciso passar o país a limpo!

  3. PRESIDENTE DO SENADO E PRESIDENTE DO STF... NÃO SABEM LER? disse:

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:
    I – processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles;
    II – processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade; (…)
    Parágrafo único. Nos casos previstos nos incisos I e II, funcionará como Presidente o do Supremo Tribunal Federal, limitando-se a condenação, que somente será proferida por dois terços dos votos do Senado Federal, à perda do cargo, com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis.

  4. VERGONHA NACIONAL! disse:

    PRESIDENTE DA REPÚBLICA SOFRENDO IMPEACHMENT;
    EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM VIAS DE IR PARA A CADEIA;
    PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL E DO SENADO FEDERAL SOB INVESTIGAÇÕES E INQUÉRITOS NO STF;
    PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL É DEPOSTO DO CARGO E EM VIAS DE SER CASSADO;
    PRESIDENTE DO STF RASGANDO A CONSTITUIÇÃO!
    ESTAMOS NO PRINCÍPIO DO CAOS!
    MEU DEUS, SOCORRO, SÓ O SENHOR PODE AJUDAR!

  5. Sebastiao Canabrava disse:

    Apoiadores do golpe: Temmer nunca ganharia eleicao presidencial (sempre foi ruim de voto), Tucanos Psdb tambem foram rejeitados nas urnas (o povo nao acredita neles mais, ja perderam 2002/2006/2010/2014), Democratas (ex-Pfl,ex-Pds,ex-Arena,ex-Udn) nao ganha nada (rejeitado pelo povo), Pmdb nem disputa eleicao presidencial (sempre teve votacao pifia: Ulisses, Quercia), mas sempre estao no poder (nunca foram oposicao desde 1985). Entao so restava o golpe para chegar ao poder. E agora nao tem legitimidade, pois o eleitor nao votou nele, nao votou no plano de governo que ele tenta implantar. E tem bobo aqui dizendo que e’ legitimo por que o mercado apoia (mercado nao vota, tem apenas interesses, que na maioria das vezes nao e’ o interesse do povo, pois visa apenas o lucro. E para isto, precisa tirar do trabalhador (ou pior, do aposentado). Para os apoiadores incautos, o golpe vai sair caro. Claro quem pagara e’ a classe trabalhadora, os assalariados. Honestos ou nao, patriotas ou nao!

  6. Sebastiao Canabrava disse:

    Todo tipo de roubo na politica deve ser punido. Mas engana-se quem pensa que com este golpe, acabara a corrupcao na politica. Derrubando Dilma (ou qualquer outro que estivesse) nao trara’ o dinheiro roubado de volta e nao impedira novos casos. Agora, com o pretexto de ‘extirpar’ a corrupcao (quem existe ha decadas no politica nacional), vao tirar direitos sociais do trabalhador (quem e’ quem produz, quem mantem, quem sustenta o governo). Vao exigir que o trabalhador contribua mais (tem que trabalhar ate a terceira idade, 65 anos) para aposentar. Mas, senhores incautos, apoiadores do golpe, isto nao vai acabar com a corrupcao. Sao leis severas, controles e punicao severa com controle que pode diminuir a corrupcao. Os bandidos travestidos de guardioes da moralidade, derrubaram um governo eleito por trabalhadores e colocaram um governo do mercado que ira sugar ainda mais dos trabalhadores. Os apoiadores vao se decepcionar, vao ver quem foi ludibriado, quem sofreu lavagem cerebral.

  7. Mauro disse:

    A verdade é que o discurso comunista proletário está esgotado e desmorona nos quatro cantos do mundo e insistir nessa cantilena ultrapassada, só fará o partido afundar-se cada vez mais.
    O Partido dos Trabalhadores teve origem em base sindical, mas sempre baseou-se e foi financiado a principio por verbas oriundas de movimentos esquerdistas, mas em especial quando assumiu o poder desvirtuou-se e o que era um ideal de transformação de uma sociedade virou um balcão de negócios, falcatruas e corrupção generalizada entre seus melhores quadros.
    O PT distanciou-se da sociedade e só se preocupava em financiar seus apoiadores (CUT,MST…etc.) acreditando que isso os manteria unidos, o que provou-se um engano pois vemos que esses “parceiros” estão calados e imóveis agora, pois sem dinheiro nada podem fazer.
    O PT voltará a ser só um grito de alguns e nas eleiçoes de 2018 será reduzido a um pequeno numero no Congresso. Quem viver, verá!

  8. O PAI DA MENTIRA! disse:

    “Nós e eles”, “os das elite” e “os pobres”.
    Lula se blasona de ser de origem pobre, que sempre se preocupou com o pobre: mentira!
    É de origem pobre sim, e se tornou rico, como milhares pelo mundo afora. Até aí nada tem de mais, todos têm o direito de ficar ricos, desde que não seja com o dinheiro dos cofres públicos. E, pelo andar da carruagem, parece que há muitas dúvidas no caso dele.
    Se não houver conchavos, acordões, jeitinhos, todos sabem para onde ele deverá ir logo, logo!
    Aliás o José Dirceu e o João Vacari Neto devem estar com muita saudades dele!
    E não é só ele, há muita gente que lhe fará companhia, aliás gente de muitos outros partidos políticos, o que provará que corrupção não é exclusividade do PT!

  9. sebastiao canabrava disse:

    Para os que defendem que nao foi golpe, vejam o que o senado aprovou ontem sobre as pedaladas.

    • Marc disse:

      Se houve golpe, Dilma participou e se beneficiou dele. Foi ela quem deu o golpe no programa eleito em 2014, assim que tomou posse e nomeou o Levy ministro da fazenda. E agora, no fim do processo todo, saiu com seus direitos políticos intactos. Ganhou ela, ganhou o PMDB, perdeu quem caiu no conto do vigário do PT e votou num programa que nem o próprio partido tencionava cumprir.

  10. Pasquale disse:

    Que trama bem armada,parabens ao Brasil.
    Assim vamos longe…até nos perdermos.

  11. Antenor disse:

    No caso, Kennedy, é a cobra engolindo seu próprio rabo, até que, como num passe de mágica… puf… desaparece. É isto que vai acontecer com essa esquerda biruta e atônita. Lula e seus asseclas estão perdidinhos. Num momento contestam uma posição e, em outro, se agarram nela como a tábua de salvação. Isto é uma demonstração de total perda de rumo. Só lhes restam o grito, sem eco, de “é golpe” ou “golpista”, que a grande maioria da sociedade já não aguenta mais essa ladainha insana de DERROTADOS. Lula já está até perdendo, de vez, a voz e, daqui a pouco, vai perder o bonde da história, com essa postura de defensor de causas perdidas. É preciso que alguém diga para eles que “ACABOU”. E FIM DE PAPO!

  12. A Dilma vai sair do PT, o Lula vai abandonar a Dilma.
    O PT incentivou sua militância raivosa a fazer campanha de ódio nas redes sociais, e atingiu justo aquela fatia que votaria no PT por falta de opção. Agora o PT encolheu. Perdeu petistas importantes que tem luz própria que ficarão melhor sem o peso de um partido revanchista.
    Piora com manifestações violêntas, atingindo o povo no seu direito de ir e vir…
    Quebram ateiam fogo na tentativa de conseguir um cadáver vitima.
    Agora é catar os cacos, colar e levar em frente, todos perceberão que o vaso é colado mas é o de menos

    • TODOS OS BRASILEIROS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI! disse:

      “Nós e eles”, “os das elite” e “os pobres”!
      Lula se blasona de ser de origem pobre, que sempre se preocupou com o pobre: mentira!
      É de origem pobre sim, e se tornou rico, como milhares pelo mundo afora. Até aí nada tem de mais, todos têm o direito de ficar ricos, desde que não seja com o dinheiro dos cofres públicos. E, pelo andar da carruagem, parece que há muitas dúvidas no caso dele.
      Se não houver conchavos, acordões, jeitinhos, todos sabem para onde ele deverá ir logo, logo!
      Aliás o José Dirceu e o João Vacari Neto devem estar com muitas saudades dele!
      E não é só dele, pois há muita gente de quem devem estar sentindo saudades, aliás gente de muitos outros partidos políticos, o que prova que corrupção não é exclusividade do PT!

  13. carlos lopes disse:

    Eduardo Cunha está por trás de toda a malandragem do inédito fatiamento inconstitucional.

  14. Frank Underwoord disse:

    Enquanto isso em Curitiba.

    -Amigo você sabe onde encontro um lava jato??????????
    -Sei não, melhor perguntar ali no posto Y…………..

  15. Pasquale disse:

    PEDALADA CONSTITUCIONAL

  16. Ricardo disse:

    Obviamente que essa “anistia” à Dilma foi para gerar uma “jurisprudência”, um “antecedente”, a fim de livrar o Cunha e os demais que caírem no que resta da rede da Lava Jato. Quanto ao PT voltar ao poder, volta sim, mas não em 2018. Daqui algumas eleições as pessoas já vão estar cansadas da “direita” e vão querer a “esquerda”, assim como já foi no passado. O problema mesmo é que se o Temer for MUITO para a “direita”, em 2018 será eleita a Marina. Só que sem o apoio do Congresso, teremos uma nova “Dilma”: a Marina querendo fazer uma coisa, e o Congresso querendo fazer outra. Nós vivemos no pior tipo que existe de “parlamentarismo”: as pessoas culpam o Presidente da República, mas quem manda mesmo é o Congresso Nacional.

  17. DIRETO AO ASSUNTO: É FÁCIL RESOLVER OS MAIORES PROBLEMAS DO PAÍS! disse:

    O mal do país é que ainda não se percebeu que só quando algumas celebridades nacionais se fortalecerem definitivamente, numa aliança permanente, tipo numa formação de “duplas indissolúveis 24 horas por dia, para o bem geral e felicidade geral da nação”, o Brasil começará a entrar nos trilhos.
    Duplas tipo Renan/Lula; Jucá/Vacarezza; Paulo Bernardo/Gleisi Hoffman; Humberto Costa/Lindberg Farias; Dilma/Erenice Guerra; José Dirceu/João Vacari Neto; João Santana/Monica Moura e tantas outras celebridades de idênticos valores do meio político, empresarial e governamental.

  18. Mauro disse:

    O PT esquerdista de filosofia comunista, tende a desaparecer assim como está desaparecendo no mundo todo, onde CUBA ja mostrou tendências pró USA e a Venezuela está se esfarelando.
    O poder desgasta e cansa pois sempre obriga a medidas impopulares ou cessão de idéias em razão de necessidade de apoios politicos, pulverizando comportamentos e ideais filósóficos em prol de governabilidade.
    A verdade é que no mundo todo a idéia de radicalismo seja de direita ou de esquerda está combalida e é claro que maneiras novas de governar serão o mote do futuro.
    A nova era da politica exige governos que tenham capacidade de dialogo com todas as camadas e muita transparência, pois não há mais chance de esconder mal-feitos, corrupção e desmandos. O PT tem de se reinventar, se reciclar, se limpar e talvez com uma nova imagem possa vir a reerguer-se e ter sua fatia de representatividade.

  19. Ernesto disse:

    O Renan Calheiros enganou o PT. Ao “preservar os direitos políticos” de uma Dilma claramente irrelevante, ele enredou a esquerda num esquema para amarra-la a um cadáver político e salvar o Eduardo Cunha. Isso demonstra que já não existe PT: é um bando de ideias rejeitadas pela história e uma herança maldita de incompetência administrativa e corrupção que será para sempre rejeitada.

  20. "DATA VÊNIA, EXCELÊNCIAS DO STF, TODOS OS BRASILEIROS NÃO SÃO IGUAIS PERANTE A LEI"? disse:

    ESTOU COM SAUDADES DA LAVA JATO, PF. MPF, CURITIBA, SERGIO MORO, DELTAN DELLAGNOL ETC,ETC, ETC!
    ESTOU ATÔNITO, ABESTALHADO, IMPACIENTE, INCRÉDULO COM O MONTE DE INVESTIGAÇÕES DOS “CIDADÃOS ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA”, PROTEGIDOS PELAS ASAS DO STF, ATRAVÉS DO VERGONHOSO “FORO PRIVILEGIADO”!
    QUE MAL PERGUNTE: QUE HÁ O FORO PRIVILEGIADO, TUDO BEM, A GENTE ENGOLE A EXCRECÊNCIA, MAS NÃO TEM UM PRAZO PARA TIRAR AS ASAS DE CIMA, DATA VÊNIA, EXCELÊNCIAS?
    HÁ QUANTO TEMPO ESTÃO OS CASOS RENAN, DEBAIXO DAS ASAS DO STF? E QUANTOS OUTROS, ATÉ QUANDO, EXCELÊNCIAS?
    COMO CONTINUAR CONDENANDO OUTROS CIDADÃOS, ENQUANTO OS PROTEGIDOS PELO “FORO PRIVILEGIADO” CONTINUAM LEVES E SOLTOS, ALGUNS ATÉ VIAJANDO PELO MUNDO, COM DESPESAS PAGAS PELOS COFRES PÚBLICOS?

  21. NETO DE PRESO POLITICO disse:

    Votei nesses corruptos trabalhistas e falsos socialistas, acreditando que mudariam os rumos da política e da economia do Brasil. Meu voto e de outros milhões de cidadãos, sucumbiram a ganância e a perpetuação do poder a qualquer custo.
    Roubaram na Eletrobras, quebraram a Petrobras, surrupiaram os Fundos de Pensão, afanaram no BNDES…
    Agora retornam a velha e falida cartilha marxista: quebrar pontos de ônibus, pichar paredes, botar fogo em lixo, xingar, depredar patrimônio, desrespeitar a ordem publica, queimar pneus, apedrejar policiais, ameaçar jornalistas…
    Essas são as medidas democráticas pregadas pelos que se dizem vítima de golpe?
    Meu voto e de outros, nunca mais terão!
    Liberdade aos irmãos venezuelanos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-07-14 00:01:29