aki

cadastre-se aqui
aki
Política
03-10-2016, 9h16

Com efeito Lava Jato, PT é o maior derrotado

PT deveria fazer autocrítica; PSDB e PMDB têm bom desempenho
50

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

No balanço nacional, o PT é o maior derrotado nas eleições municipais. Confirmou-se o efeito negativo das descobertas da Operação Lava Jato sobre as chances dos candidatos petistas.

Depois de perder a Presidência, o PT encolheu e recuou 20 anos em tamanho eleitoral. O partido também corre o risco de perder a hegemonia na esquerda, sobretudo se houver sucesso de Marcelo Freixo, do PSOL, no Rio de Janeiro.

No campo de esquerda, ganhará força a discussão sobre a criação de uma frente política para as disputas eleitorais de 2018. Provavelmente, algo inspirado na Frente Ampla do Uruguai, uma coalizão de centro-esquerda que comanda o país vizinho.

A depender do destino do ex-presidente Lula nos processos que enfrenta na Lava Jato, haverá um debate no PT a respeito de abrir mão da cabeça de chapa à Presidência e apoiar um outro nome, como Ciro Gomes, do PDT.

O resultado destas eleições mostra que falta autocrítica ao PT. É preciso que o partido faça um mea culpa sobre a forma como perdeu a Presidência e sofreu tantos revezes nas eleições municipais. O PT sempre levantou a bandeira de um partido que faz políticas públicas para os mais pobres, mas está marcado pela corrupção e por uma gestão econômica desastrosa feita por Dilma Rousseff. A narrativa do golpe e a tese de uma conspiração não serão suficientes para ajudar o PT a sair da crise. Os petistas precisam dar uma satisfação ao eleitor sobre a corrupção e a economia.

O PSDB e o PMDB se beneficiaram eleitoralmente da crise petista. Os dois partidos continuam fortes nacionalmente. Mas são os responsáveis pelo governo Temer. Se produzirem resultados positivos na economia, poderão continuar em vantagem em relação ao PT nas eleições de 2018.

Nestas eleições municipais, o governo Michel Temer ficou distante do debate eleitoral basicamente por duas razões: falta de popularidade para vitaminar aliados e temor de desagradar candidatos de uma ampla base de apoio parlamentar. Para uma gestão que precisa aprovar no Congresso medidas econômicas duras, não seria conveniente tomar partido nos pleitos municipais.

Em resumo, o governo Temer não teve influência positiva e atrapalhou algumas candidaturas, como a de Marta Suplicy (PMDB), em São Paulo _apesar de a senadora ter errado na sua estratégia, negando o passado de esquerda e se descaracterizando.

Nacionalmente, destaca-se a reeleição de ACM Neto na Bahia. É um resultado que vai dar ao prefeito de Salvador maior musculatura nacional e liderança inconteste no DEM.

A Rede de Marina Silva teve atuação apagada. A dubiedade em relação ao impeachment e a pouca estrutura partidária dificultaram a vida dos candidatos da legenda. A Rede não seduziu o eleitorado de centro-esquerda nem o de centro-direita. Há uma ambiguidade no partido, mas Marina Silva sempre será um nome forte para 2018 devido ao prestígio pessoal que tem.

Ouça o comentário sobre o balanço nacional no “Jornal da CBN':

Comentários
50
  1. Jr disse:

    Quando os petistas fizerem sua mea-culpa, eles chegarão à seguinte conclusão: A culpa é dos outros!

    • walter disse:

      É isso caro JR, o PT é um partido que assumi as “mentiras como marca, e os trança pés”; são como pavão, jamais olham para os próprios pés, por isso, necessitam dos “ignorantes” e sem estudos; ou “intelectuais de araque”,e os tais ‘artistas, da lei Rouanet”..Tudo poderia ser controlado, faltou inteligência.
      “Nunca antes”; o lula partiu para o “abafa”; acreditou que tinha o domínio suficiente, que havia aparelhado tudo, e colocou uma presidente a altura, para conduzir seu legado, mas a “soberba”, antes da limitação, derrubou a dilma, que se imaginou uma genia.Por isso, sua vida se tornou um inferno, que sua própria soberba, misturado com as bravatas; conduziu o lula de joelhos, a responder por todos os desvios, sobre sua égide…será um eterno refém; mesmo que possa ser candidato, estará fadado ao fracasso; “nada será como antes”…

    • Joaquim José da Silva Xavier disse:

      concordo!!! por mais que eu tenha sido contra impeachment, ou que ache que há uma seletividade na lava-jato, é bem evidente para mim, a falta de auto critica do PT em tudo que lhe acontece!!!

      ou seja, apesar de ter sido sim, golpe, o PT não reflete em momento algum os inúmeros erros que permitiram chegar nesse ponto… ou apesar da clara seletividade da mídia em cobrir apenas escandalos petistas, o PT não reflete que precisa sanear o partido, que desde que foi pro poder, se comportou igual a todos os que antes criticava . . .

    • ZUMBI disse:

      com certeza a culpa,é do FHC!!

    • rubens disse:

      Parabéns. Excelente comentário, perfeito.

  2. Eugenio Barros disse:

    Filho feio ninguém quer. Podemos listar alguns dos maiores perdedores nesta eleição, o PT está entre eles, mas com certeza não é o maior. Em primeiro lugar estão os institutos de pesquisas que mais uma vez erraram e por muito, principalmente em São Paulo, onde o Hadad jamais chegou a 02 dígitos; o Presidente “eleito”, onde está nessa conta? não fez nada, não sabe nada, não ganhou nada e também não sabe nada, triste início de governo. o PT, depois dessa saraivada de golpes da mídia e da justiça não teria como ir muito longe, mas se engana quem pensa que partido morreu, pode está muito ferido, mas morto não. Que venha 2018.

    • Celia Lima disse:

      É isso mesmo, Eugenio. Aliás, quem tem que fazer uma autocrítica é a imprensa golpista, os institutos de pesquisa manipuladores e por aí vai. É vergonhoso ficar alimentando essa falácia de que o PT é o responsável por ter perdido nas urnas quando não se faz mais nada a não ser tentar desconstruir e macular o único partido que mais fez pelo país. Lamento por quem entra nessa lorota. Sim, o PT cometeu muitos erros e o maior deles foi não ter regulado a mídia quando podia tê-lo feito, ainda no governo do Lula. Ainda temos muito a aprender…

      • Anafilófio disse:

        Verdade Celia, a censura não daria chance alguma à imprensa golpista fazer o que fez com o PT. O partido não aprendeu nada com o regime militar. Sem censura não é possível governar. Também deveria ter fechado o (eleito) congresso golpista no primeiro dia do primeiro governo Lula, deveria ter fechado todas as emissoras de TV, jornais, rádios, etc.. Encarcerar todos os profissionais destas empresas golpistas era a melhor opção! Deveria também acabar com a internet (FORA INTERNET GOLPISTA), proibir os smartphones, proibir reuniões, ironias e conversas privadas. Desta forma jamais seria ameaçado e seríamos todos felizes para sempre porque acabaria a corrupção e a incompetência, aos nossos olhos…

    • julio césar fagundes ferreira disse:

      O PT ESTÁ BEM VIVO, COM CERTEZA.

  3. Evenio Oliveira disse:

    Cara! ninguém é filiado a coisa nenhuma, mas também agente não é ignorante, esse partido deixou de ser um movimento pela educação, saúde, trabalho, habitação, etc. virou mesmice de partidos. Colocar a barba de molho, poderá ajudar a contrariar a desvalorização do que foi conseguido pelo povão a 20 anos atrás, até do tempo do governo de Fernando Cardoso!

  4. Claudina disse:

    Com toda a grande mídia caluniando o PT desde sempre e com a entrada da “justiça” parcial em campo, mais um povo mal informado – o PT não teve como lutar contra esses fatores.

  5. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Agora sim é a hora das ruas darem seu recado, propondo algum substitutivo decente àquilo que é mais do mesmo como Marina Silva, Ciro Gomes e assemelhados… Novas lideranças dignas é o que o país precisa.

    • luiz carlos disse:

      As liderança que tu falas é: Aécio, Alckmin, Jose Serra, Doria, ACM Neto. e outros. Como voce não falou e livre a minha presunção. A questão não e de liderança, mas de modelo. O povo em que decidir: se quer socialismo de estado ou quer liberalismo excludente. Qualquer outra alternativa e tudo do mesmo. Socialismo de estado e que temos hoje, que se confunde com paternalismo de estado, mas sem ninguém assumir.

  6. João Marcos disse:

    Esperar o quê de um partido que ficou no poder por 14 anos e deixou o país num lamaçal de corrupção,falcatruas e mentiras. E ainda dizem que são vítimas!!!

  7. Alberto disse:

    A organização petista ” se esfacelou-se”.Até “um aventureiro” ganhou em Sampa.Aliás,o tal “aventureiro”,disse que visitará “alguém” em Curitiba muito em breve.Certeza mesmo é que tudo foi um GOLPE tramado por uma sociedade desinformada,por uma imprensa difamante,por uma justiça não imparcial,etc,etc,etc,KKKKKKKKKKKKKKKK.Choro é livre!!!!!!

  8. Santos disse:

    PT aceitar crítica ou fazer autocrítica ? Mais fácil nevar no Rio de Janeiro em fevereiro. Como sempre vão continuar culpando os outros por seus erros como: roubar em níveis nunca vistos, achar que eles são os únicos honestos do mundo, acharem que as pessoas são burras de acreditar em tudo que eles dizem, arrogantes como nenhum outro partido, se fazerem de vítimas sendo culpados, criticarem a mídia que eles sempre usaram e elogiaram quando eram oposição, etc…,etc…etc…Aliás a extrema direita brasileira deve muito ao PT, assim como a esquerda vai lamentar durante muitos anos o estrago que este partido fez nela.

  9. alvim disse:

    Desculpe os Petistas mas os votos que é Haddad recebeu foram em virtude de seu trabalho e não em razão do Partido mas com certeza os votos que ele não recebeu foram exclusivamente de responsabilidade do PT. Quanto aqueles que dizem que o PT foi vitima de “golpe” então o mesmo foi ratificado pelas urnas caso contrario o partido teria tido uma vitória esmagadora no pais já que os partidários sempre anunciaram que a granda maioria da população estava do lado do Partido e contra o “golpe”.

  10. CLEITON MENDES disse:

    A arrogância de Lula está levando o PT a morte.Esse negócio de: só Jesus Cristo, Tiradentes, Como nunca neste país… frases bobas que ridiculariza o PT.O presonagem LULA já está desgastado e não representa mais nada.

  11. Luis disse:

    Kennedy, concordo com você que o PSDB tenha se beneficiado da crise petista e crescido, mas quanto ao PMDB discordo, mesmo estando com a presidência na mão, teve resultado pífio em São Paulo e no Rio de Janeiro. A associação do Michel Temer, mas prejudica do que ajuda. Com relação às capitais ganhou em Bela vista e só tem chance reais em Cuiabá, Florianópolis e Porto Alegre. Com certeza nenhum destes candidatos levarão o nome de Temer para suas campanhas. Temer é ruim de voto.

  12. Emilio disse:

    O pt já é finado; só falta a pá de cal. Adeus pt; até nunca mais.

  13. Anderson disse:

    Quero que PT, PSDB, DEM, PDT, PSOL, PMDB e outros que nunca ouvi falar vão para os raios que os partam para não falar outra coisa. O somatório de brancos, nulos e abstenções já falam por si. O povo está de saco cheio e já nao acredita nesses políticos que aí estão. Precisamos que caia uma bomba na Câmara dos deputados e Senado para ir geral pro saco e mudar TODOS sem exceções. Vamos ver agora o prefeito de S.P. cara novo na política o que vai fazer. Quem sabe um gestor e não político como ele mesmo diz, é capaz de fazer diferença e roubar menos. Tá F!!!

  14. Tchau PT, até que enfim após todos esses anos nos livramos. E são paulo terá a velocidade das vias restabelecidas, pois afinal não somos mais o parquinho de diversões do Haddad.

  15. Joaquim José da Silva Xavier disse:

    “criação de uma frente política para as disputas eleitorais de 2018. Provavelmente, algo inspirado na Frente Ampla do Uruguai, uma coalizão de centro-esquerda”

    Deus te ouça Kennedy!!!!

  16. Neto de Preso Político disse:

    O excesso de votos brancos e abstenções, prova a falta de compromisso, a péssima educação e a despolitização da sociedade.
    Votar em branco ou se abster, é continuar dando oportunidade para os políticos profissionais, dentre eles, milhares de corruptos, representantes do tráfico de drogas, falsos sindicalistas, incentivadores do homossexualismo, artistas efêmeros, milicianos paramilitares, religiosos pecadores…
    É necessário que os homens de/do bem, se coloquem como alternativa política, ao lixo político que hoje se apresenta.
    Chega de votar no menos pior!
    Quero votar em gente de/do bem!

  17. Carlos disse:

    É realmente triste ver a ignorancia politica de certas pessoas ,vao morrer jurando que nada de muito errado e podre aconteceu nestes anos de. PT,sim meus caros o PT morreu,e morreu tarde demais ,realmente as ipcoes que nos sobraram nao sao das melhores,mas o fim deste partido em que alias votei por diversas vezes (Lula,Suplici,e outros) foi um enorme erro,contra fatos nao existe argumentos,e o que os militantes deste partido fazem é só chorar ,reclamar ,negar oi egavel .Autocritica é uma palavra que nao existe neste partido.Na minha regiao o resultado das eleicoes foi acachapante ,zero de prefeitos eleitos do PT Em todo o vale do paraiba.enfim vamos torcer para vir alguma melhora pela frente.

  18. Sônia Ribeiro disse:

    O eleitorado quer a morte do PT. Este partido produziu a maior crise já vista no país, com 12 milhões de desempregados, um povo insatisfeito e desesperançado. Quanto à Marina Silva, a mesma é insignificante, não tem carisma, não convence e provou que vive em cima do muro. Lula está morto, só falta enterrá-lo. O brasileiro não quer ser uma República Bolivariana. Esta esquerda faliu. O brasileiro quer viver num país moderno, com políticas sérias. Não admite mais a corrupção, nem estes políticos covardes e marginais. Ciro Gomes é igualmente rejeitado pelo povo – mais um cretino, oportunista! Ou estes políticos entram nos eixos e correspondem as expectativas dos brasileiros ou sucumbirão todos!

  19. carlos nogueira disse:

    A frente ampla vai ser feita na hora de prestar conta: em Curitiba.
    Diante do Juiz Sérgio Moro.

  20. Valmont disse:

    As pessoas se perdem na sopa de letras em que se tornou o quadro partidário no Brasil.
    A rigor, a grande maioria das siglas registradas não são partidos, são legendas criadas para capturar dinheiro público do fundo partidário que engordou bastante nos últimos tempos além de arrecadas altos aluguéis de candidaturas oportunistas.
    Se as pessoas entendessem que um partido deve representar uma causa, um programa, um conjunto de valores que se conformam numa ideologia e em propostas concretas de ação, talvez fosse mais fácil compreender o jogo político. Mas os brasileiros estão longe disso, preferem votar em personagens (em geral, construídos pelas mídias e, como todo produto de marketing, carregados de muita falsidade e pouquíssima coerência política), com propostas pontuais e muitas vezes irrelevantes (houve candidato a prefeito prometendo reduzir o preço do gás).
    Aos que tentam reinventar a roda, é bom lembrar: política se faz com causas e partidos de verdade.

  21. luiz carlos disse:

    O PT nasceu como um partido das ruas, e não de gabinetes. Quando vieram os gabinetes ao invés de trazer as ruas pra dentro trouxeram os velhos gabineteiros. Se acostumaram com as mesmas politicas empregadas pelo PMDB, PSDB e DEM. Deu no que deu. Agora o povo devolveu o PT as ruas, assim quem sabe aprenda que a solução para os problemas do brasil não esta somente dentro dos gabinetes. Ela esta nas ruas. Acho que essa eleição vai inverter as coisas. Lideres do movimentos de 2013 se elegeram pras câmaras municipais. Isso vai coloca-los na mesmo problema que o PT teve. Vão se locupletar com os gabinetes esquecendo-se das ruas que os elegeram. E so uma questão de tempo. Assim quem sabe o PT com o tempo e sem gabinetes recupere as ruas. Porque todos os petistas desalojados dos gabinetes vão estar por ai nas ruas.

  22. JÁ ERA disse:

    Não entendo como pessoas são tão alienadas,ler alguns comentários
    descritos aqui, penso que para ver este País em mãos certas, será arduo essa passagem, mas conseguiremos vencer esses CEGOS DE OLHOS ABERTOS.

  23. Laurenço Aguiar do Nascimento disse:

    É quase assim, mas, não é tão assim: O PT foi prejudicado e PMDB e PSDB beneficiados por uma estratégia de comunicação da elite econômica ( a direita) e através das suas empresas do ramo, “pintaram e bodaram”, tendenciosamente, nos últimos anos!

  24. marcos gentil disse:

    Na verdade não foi Dilma quem faliu o pais e sim o próprio Lula, pois o mesmo assumiu a presidência da republica com as contas saneadas e reservas financeiras suficiente para promoção de todas as reformas que o pais necessita, principalmente a tributária para assim trazer os investimentos necessários de capital e produção.
    Quem deve pagar a conta é o LULA_LA com seu patrimônio e sua prisão.

  25. NORBERTO FRIAS disse:

    Enfim o povo acordou! Adeus, PT.

  26. Anafilófio disse:

    Agora o “golpe parlamentar” virou “narrativa de golpe”! Assim não dá, decida-se!

    Autocrítica ou mea culpa? Não. Quando se trata de crime – foi o que ocorreu – o nome é “delação premiada”.

    De resto minhas impressões se assemelham com as suas, apenas são mais trágicas. O PT corre o risco de acabar, se acabar nunca mais teremos uma esquerda tão forte, e o culpado é apenas um cidadão: Lula, que instrumentalizou o partido, tomou-o para si, nunca respeitou seus companheiros, os petistas, os militantes, enfim, o povo.

  27. RODRIGO FRATESCHI disse:

    O PT já fez tanta autocrítica que quando se fala nisso eu não sei se é problema de comunicação do PT ou se é surdez de quem não quer escutar.
    O interessante é que não é cobrada autocrítica do Alckimin. Por quê? não há corrupção? Trensalão, merenda, etc.? Milhões do Cerra, e o próprio Dóriald Trump com vários contratos junto ao poder público e com acusação de corrupção nas eleições e com pedido de cassação da chapa?
    Tudo bem, o PT deve se lamuriar e se chicotear e somente o PT.
    Vamos à autocrítica: O PT tinha obrigação de proteger a democracia e a soberania do Brasil e o povo e a própria direita acusou isso e pediu uma Dilma mais guerrilheira. Jamais deveria ter deixado procuradores firmarem acordos com o FBI e sabe-se lá o que mais sem ter passado pelo Itamaraty. O PT jamais poderia ter o direito de deixar vazar uma conversa da representante da República sem ter tomado uma atitude de defesa nacional, com o GSI e prisão em flagrante do irresponsável. O PT jamais deveria ter tirado o Paulo Lacerda do comando da PF por ter o mesmo pego em flagrante e sem querer uma conversa do ministro mais corrupto do STF com o Demóstenes Cavalos e com o Carlinhos Cascata.
    Para quem estranhou os nomes, lembro da Mônica Iozzi, coitada, criticou sem ofender e agora é perseguida política.

  28. VIVA A LAVA JATO, SERGIO MORO, MPF, PF, TCU, RF, STF, OAB, VIVA O BRASIL! disse:

    ACABOU O TEMPO DA CAFAJESTADA NO PODER! AGORA É CADA UM FICAR AGUARDANDO SUA HORA DE PRESTAR CONTAS NA LAVA JATO!

  29. mano disse:

    prezados, espero que o Brasil retome o crescimento, para reduzir o desemprego, melhorar a educação a segurança pública e a infra-estrutura e quem sabe todos nós que participamos desse ambiente emitindo as nossas opiniões, algumas no calor da “emoção”, por causa de desemprego, possamos nos próximos 10 anos, provavelmente sob a gestão do PSDB/PMDB/DEM, eliminarmos a corrupção, pagarmos menos impostos, melhorarmos nossos salários e termos uma aposentadoria mais digna. Mas lembro que algo importante é estudar muito e sempre para passar num bom concurso público porque independente de quem estiver no poder, pelo menos estaremos empregados.

  30. Luis disse:

    A direita tem o direito de sonhar que o PT vai acabar. Podem sonhar, a ilusão é cemitério dos iludidos. Na política se vive de momentos, as coisas mudam rapidamente. Vejo o resultado desta eleição como uma grande chance de o PT se reformular e se aproximar da sua origem, de renascer mais forte, como a Fênix que sempre renasce. O PT se afastou muito dos ideais que estão no coração dos que fizeram deste partido o que ele é, perdeu agora, para vencer no futuro. A história mostra que muitas vezes os derrotados de ontem, serão os vitoriosos de amanhã. A pancada foi bem vinda principalmente, para aqueles que como eu não são filiados ao PT, que nem sempre votarão e concordarão com o PT, mas reconhece a importância do mesmo para nossa história.

  31. ELIZABETE OLIVEIRA GOMES disse:

    O alto número de abstenções e votos nulos, que atingiu recordes em todo Brasil, sugere, meu caro Kennedy, que não é só o PT que precisa fazer uma autocrítica, mas sim toda a classe política, de todas as esferas do poder. O Brasil urge por uma reforma política geral, que como sabemos foi proposta pela ex presidente Dilma. Proposta essa ,que na época, foi rechaçada pelos seus pares. Vale ressaltar, que o povo deveria ter ido às urnas sabendo quem são os 200 políticos citados na lista da ODEBRECHT. Lista essa, que tem o potencial de implodir todo o sistema político do país. Ora a Lava a Jato vazou informações até para o pipoqueiro da esquina, estranho que num momento tão crucial Moro não tenha divulgado os nomes dos envolvidos. Isso definitivamente coloca a Lava a Jato sob suspeitas. Uma faxina bem feita senhor juiz, implica uma limpeza geral, não se limpa uma casa varrendo parte da sujeira pra debaixo do tapete…Né, turma do PSDB?

  32. Marcelo disse:

    Nada fora do combinado, queria ver se colocassem os podres do PMDB e PSDB e aliados na televisão 24 horas e ainda inflassem o ódio contra os mesmos se não aconteceria a mesma coisa. Agora vamos partir para o restante do golpe, votar a limitação dos gastos públicos, ou seja, gastos públicos não diz respeito aqueles que têm poder, diz a população que já tá f… e vai se f… ainda mais não meu caro Kennedy. Significa menos investimento em hospitais, menos médicos, menos professores, menos saneamento e se possível mais impostos, para quem? para a turma de ladrões que comanda o país, pois a quadrilha está instalada em Brasília como nunca e tem total apoio do Judiciário e dessa mídia covarde que acha que pode enganar a população quando quer. Só um detalhe que esqueceu por quê será que os votos brancos, nulos ganharam a eleição em muitos locais? O roubo e a enganação não é privilégio de um partido ou pessoa, entendeu?

  33. Maria da Consolação disse:

    E as pesquisas também indicam que pela primeira vez os que são ficha suja ganharam mais votos, e que são dos partidos do PMDB e PSDB. Mas certamente não serão investigados na Lava Jato ou em qualquer outra operação. “Se há um idiota no poder, é porque os que o elegeram estão bem representados”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-11-21 12:56:29