aki

cadastre-se aqui
aki
Política
15-09-2016, 16h30

Com emoção e menções a feitos no governo, Lula rebate desgaste

Ex-presidente diz que há tentativa de impedir candidatura em 2018
18

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Numa primeira análise do discurso de hoje do ex-presidente Lula em resposta à denúncia da Lava Jato, vale destacar a fala emotiva e as lembranças de feitos no governo. São atitudes que visam recuperar a imagem após o desgaste provocado pela apresentação da denúncia ontem. Também chama atenção o confronto com os investigadores e a imprensa.

Lula acusou os investigadores de mentir e a imprensa de endossar mentiras. Adotou a mesma linha política utilizada pelo procurador da República Deltan Dallagnol. No campo político, o petista tem muita experiência. É um campo no qual ele sabe jogar.

O ex-presidente disse que as acusações são falsas e que tem a consciência tranquila. Se colocou à disposição para prestar depoimentos. Se a denúncia for aceita, irá falar com Moro. Em relação ao sítio de Atibaia e ao apartamento do Guarujá, ele repetiu que não é proprietário desses imóveis, ao contrário do que disseram ontem os investigadores. Afirmou que os integrantes da força-tarefa deveriam pedir desculpas, pois estariam sustentando uma mentira.

O ex-presidente se disse perseguido, argumentando que seria vítima de uma tentativa de impedir uma candidatura dele em 2018 à Presidência da República. Na visão dele, isso faria parte do golpe.

Sobraram alfinetadas para Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente tucano, que foi chamado de “sociólogo”. Outra alfinetada: lembrou que fortaleceu o Ministério Público e a Polícia Federal quando esteve no governo.

Fez um apelo indireto ao procurador-geral da República e aos ministros do Supremo, dizendo que eles deveriam estar pensativos a respeito do que aconteceu ontem em Curitiba, sugerindo abusos da Lava Jato. Foi um discurso com muito cálculo político e que serve de resposta ao desgaste provocado pela apresentação da denúncia ontem.

O ex-presidente citou feitos na sua época de governo. Por exemplo, distribuição de renda, inclusão de pobres no orçamento e maior prestígio internacional do Brasil. Houve uma defesa da obra dele como forma de tentar reverter o dano de imagem.

Ouça o comentário na CBN:

Comentários
18
  1. Joaquim José da Silva Xavier disse:

    se o Procurador levou a denúncia pro campo politico, é pq não está acobertado pela lei, ou então pq quer aparecer… ou as duas coisas!!!

    Juiz e Promotor duros, são aqueles serenos, que cumprem a lei de forma estrita e severa!!!

    • Mauro disse:

      A justiça é serena até demais, mas não se “apoquente” pois a lei será cumprida e não tenha dúvidas disso!
      Lula foge de Moro como o diabo foge da cruz e não é porque se ache perseguido pelo juiz (isso ele fala da boca para fora!) e sim porque o magistrado não é homem de ouvir discursos vazios e procrastinatórios, que é a especialidade de Lula. Perante Moro, Lula terá de falar e se não falar, estará assinando confissão de culpa. Terá de falar objetivamente.Terá de falar para alguem que tem a obrigação de perguntar e o direito de ouvir respostas, mas que não se comove com choro e lamentaçoes.
      A lei será aplicada e terá de ser aplicada, para inocentar ou culpar. Depende de Lula a serenidade da lei!

      • Joaquim José da Silva Xavier disse:

        a) a condução coercitiva foi ilegal (td o meio jurídico concordou);
        b) a liberação do grampo foi ilegal (o próprio Moro reconheceu e pediu desculpas);
        c) o inquérito é frágil (até o editorial do Globo admitiu)
        d) a denúncia, além de toda pirotecnia, não apresenta prova das alegações que faz.

        Lula pode até ser culpado, não defendo sua inocência, mas que o processo contra ele não sendo conduzindo corretamente, ou seja, não está seguindo como a lei manda, isso é fato!!!

        vc realmente dá valor a lei? então torça q ela seja aplicada corretamente, independente de que resultado o processo tenha . . .

    • walter disse:

      Caro Joaquim, a Lei será cumprida sim; no discurso do lula HJ, quem observou sem paixão; a “jararaca” estava mais contida, me parecia atormentado; não foi desrespeitoso, de fato, mediu suas palavras; mostro estar amedrontado, usou de retóricas e evasivas; chorou, para muitos, uma jogada, mas para mim, suas lagrimas procediam; estava perdido de fato…Seu inferno começa em sua casa, esta causando muito.
      Em seguida seu governador de minas, indiciado junto com o Odebrescht, sobre operações facilitadas, junto ao BNDES; se pensarmos, que o Marcelo, esta fazendo delação; será masi umm fato que ele vai esclarecer; adivinhem que esta no “meio do furacão”…
      Caro Kennedy, o lula foi simplista demais; ninguém governa 13 anos, e faz tudo certo; deveria sim, diminuir esta tal capacidade espetacular, que não cabe mais e não serve…

    • walter disse:

      Ainda caro Joaquim, se tudo se confirmar nestes dois anos, até as próximas eleições, se o governo interino, não for arrolado, nesta tempestade turbulenta; sim, poderá acontecer o que o lula tanto preconiza, por interesses próprios; poderia sim, ocorrer eleições antecipadas, mas com intervenção; ficará provado, que nenhum dos três poderes, tem condições de continuar a “gestão deste País…Seria extraordinário, para o BEM do Brasil…
      Poderiam ser convocadas eleições Novas, com plebiscitos, e tudo que o POVO tem de direito…Seria interessante, que fossem eleições amplas no executivo, prevendo Senado e Deputados…consequentemente, o novo presidente, surgirá com cara nova…ou seja,nenhum destes políticos velhacos, vai conseguir convencer o POVO, que faria diferente do que esta aí.

  2. Daniel disse:

    Um demagogo e manipulador. Os feitos do governo dele estamos colhendo agora. Economia devastada, inflação, desemprego recorde.
    É o que chamamos de falso heroi.
    Ele sempre se achou um ser supremo e intocável. Um semi-deus.
    Veja que fez uma pressão “suave” nos ministros indicados por ele. Como que cobrando um favor.
    Essa novela tem que acabar. Cadeia logo. Temos que virar essa pagina na historia do Brasil.

  3. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Mentira!
    Esses falsos trabalhistas e dolosos socialistas, tentaram aprovar a PEC 37, que tirava o poder investigatório do Ministério Público.
    Na Polícia Federal fomentaram uma política de segregação entre seus servidores, que só não teve sucesso devido a forte resistência de honrados servidores.
    No STF, nomearam advogados do PT para descaracterizar o mensalão.
    No IBGE, alteraram e mentiram quanto as índices estatísticos.
    Em todas as esferas do poder público roubaram, usurparam, mentiram, furtaram…
    Cadeia par esses criminosos!

    • Mauro disse:

      Muito bem lembrados esses fatos, e vale acrescentar que Lula com muita pressão tentou adotar a Lei da Mordaça, que impunha várias restriçoes a liberdade de imprensa. É bastante estranho que a imprensa que dá tanto espaço a esse cidadão, não relembre isso com mais periodicidade.
      Em verdade essa verborragia serve sómente a quem ainda é embotado cerebralmente e dá ouvidos a esse monte de palavras vazias e sem conexão com a realidade que se apresenta que é a que aponta crimes e mais crimes.
      Para quem ainda tem capacidade de raciocinio, fica óbvio e claro que o PT e seu mentor tentaram implantar no Brasil o modelo Hugo Chavez de governar, com corrupção, cooptação de juizes, parlamentares e com um apoio das “bases” menos favorecidas a quem ele dava migalhas para que o sustentassem com votos no poder.
      Ficar propagando que fez isso ou aquilo a favor de alguns não é mérito pois estava lá para fazer e deveria ter feito muito mais!

      • juliano disse:

        Sr. Mauro. Discordo totalmente. Nunca o Judiciário, Policia Federal, Receita Federal tiveram tanto suporte quanto tiverem no governo do PT, e até por isso que foram descobertos tantas falcatruas. Não se jogava para baixo do tapete ou eram engavetados.

  4. Mauro disse:

    Proponho ao competente jornalista Kennedy Alencar, que reuna um grupo de jornalistas isentos de diversoes orgãos de imprensa e que convidem o Sr. Luis Inácio para uma coletiva aberta e direta, sem assessores ou advogados interferindo e que o entrevistado possa responder com clareza, objetividade e transparência, as perguntas que o Brasil faz, sem ter respostas:
    -Qual o papel de Lula no Mensalão e porque ele nunca condenou os atos de J.Dirceu e Genoino?
    -Qual o papel de Lula na compra de Pasadena e porque ele não contestou os valores pagos?
    -Porque ele ganha mais em palestras que muitos lideres mundiais?
    -Porque mesmo não sendo dele o sítio e o apartamento, receberam reformas a pedido dele e de D.Marisa e haviam objetos intimos e pessoais deles nesses locais?
    -Porque a OAS, pagou o armazenamento dos objetos pessoais dele?
    Lula tem o direito de se explicar, mas deve se explicar, porque senão são sómente palavras ao vento para incautos e incultos.

  5. CLEITON MENDES disse:

    A contudência dos Procuradores é perturbadora para Lula. É um sinal que há muitas evidências e provas contra ele. Acho que não haverá escapatória e o dia da prestação de contas chegou.

  6. Marcos Ribeiro disse:

    A fala do Lula deixou ainda mais clara sua liderança total sobre o PT. Todos os demais caciques do partido ao seu lado, ouvindo-o atentamente por mais de uma hora, parecendo embevecidos com a sua “narrativa”. Esta fala também mostrou que esta técnica política usada com tanta freqüência e consciência pelo PT, mais que pelos demais partidos, a “narrativa”, também tem em Lula o seu maior inspirador. Fiquei ainda com a impressão que ele usou este longo discurso em parte como um laboratório, para ir identificando as “narrativas” com melhores chances de pegar a seu favor. E, sim, tudo ao mesmo tempo calculado e representado.

  7. ANDAR COM A CABEÇA ERGUIDA É DIREITO DE TODO BRASILEIRO O CORRUPTO O PERDE! disse:

    Como é sua característica Lula continua mentindo: disse que os procuradores disseram que não têm provas mas sim “convicções”: mas os procuradores não disseram isso. Lula usou as palavras dos procuradores, fora do contexto. É só ouvir o que disseram, para constatar isso. Eles disseram que os diversos fatos ocorridos formam as provas, e que crime de lavagem não deixa “documento assinado” – pois exatamente é um crime onde se procura ocultar o delito.
    Lula disse também que “conquistou” o direito de andar de cabeça erguida, o que não é verdade, pois esse direito de andar com a cabeça erguida todo brasileiro já nasce com ele!
    Ele deveria dizer que esse direito todo brasileiro pode perder, “principalmente quando se torna corrupto”!
    Finalmente conclamou seus seguidores a vestir camisa vermelha!
    Com certeza, a grande maioria do povo brasileiro prefere as cores “verde, amarelo, azul e branco”, que formam o colorido mais lindo do mundo!

  8. juliano disse:

    Mas também dou algumas respostas: 1) Existiram pessoas de renome internacional no século 20 e 21. Um deles foi nosso presidente. E foi porque distribuiu renda para os que nem comer podiam. Passavam fome nos governos anteriores. O Brasil, seu país, é o maior produtor de produtos agrícolas e seus pobres não tinham comida. Nasciam crianças que se sobrevivessem à fome tinham seu crescimento comprometido. 2) A quantidade de universitários dobrou no período que governou. 3)Nunca houve uma distribuição de renda desta forma no país. Tanto que os “cochinhas” se aborreciam com o trânsito com tantos pobres de automóvel. 3) O Brasil alcançou mais de 70 milhões de brasileiros com conta em bancos. Não adianta uma pequena parte dos brasileiros ter e a maioria ter que roubar para comer. Nossos parentes, filhos e netos serão atacados por este necessitados se o Estado não os ajudar. Pois isso que nosso Presidente merecia o mesmo valor das conferências que o Presidente dos Estados Unidos.

    • p/Juliano - "VIVA A LAVA JATO"! disse:

      Houve conquistas sociais no governo Lula, mas muito se plantou antes, para que ele pudesse colher. Bons governos devem ser assim: um semeia e o outro colhe, ao mesmo tempo em que esse que colhe, planta de novo, para que o governo seguinte possa também colher. Nessa é que um país cresce.
      Começou-se bem, mas terminou mal: 12 milhões de desempregados, pouca gente andando de avião, pouca gente comprando carro novo, muita gente não pagando os carros novos que foram comprados no grande período da “bonança”?!!!
      Colhe-se hoje o fruto do tal de “projeto criminoso de poder”, do aparelhamento do estado sem limite, da roubalheira infernal jamais vista.
      A mentira foi institucionalizada, os números foram maquiados: ganhavam-se eleições mas o país ia afundando. Surgiram o Mensalão e Petrolão. A presidente caiu. O ex-presidente Lula está em vias de ir para a cadeia. E a luta para que a bandeira verde, amarelo, azul e branco volte a predominar, está em curso!
      E VIVA A LAVA JATO!

  9. Alberto disse:

    Prá variar não explicou nada.Chorou e se fez de vítima.O “embromation” peculiar e costumeiro,aí incluído o”não temos provas,temos convicção”,inventado e espalhado pela militãncia para servir ao contexto.De São Bernardo a Curitiba é um bocado de chão a percorrer.

  10. O BLÁ, BLÁ, BLÁ COMUM DOS CORRUPTOS QUANDO VÃO SENDO APANHADOS! disse:

    NA LONGA JORNADA DO APERFEIÇOAMENTO DA DEMOCRACIA, NO CAPÍTULO DO COMBATE À CORRUPÇÃO, HÁ FATOS QUE SE REPETEM SUCESSIVAMENTE, NAQUELA VELHA TOADA DO MESMO BLÁ, BLÁ, BLÁ DOS CORRUPTOS, QUANDO VÃO SENDO APANHADOS:
    JOSÉ DIRCEU – NÃO HÁ PROVAS, É PERSEGUIÇÃO, ETC, ETC, ETC: CONDENADO E PRESO;
    JOÃO VACARI NETO – NÃO HÁ PROVAS, É TUDO ARMAÇÃO ETC, ETC ETC: CONDENADO E PRESO;
    EDUARDO CUNHA – NÃO HÁ PROVAS, NÃO TEM ASSINATURA, ETC ETC ETC: ESTÁ CASSADO E VAI PARA A CADEIA;
    LULA -NÃO HÁ PROVAS, É TUDO ARMAÇÃO, É MENTIRA “DAS ELITE” E DA IMPRENSA, NÃO TEM ASSINATURA DO SÍTIO EM ATIBAIA, NÃO TEM ASSINATURA DO APTO NO GUARUJÁ”, ETC ETC ETC: ESTÁ INDICIADO, DENUNCIADO, DEVE SER PROCESSADO, CONDENADO E PRESO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-11-22 12:43:53