aki

cadastre-se aqui
aki
Política
16-12-2015, 9h03

Com foco no PMDB, ação enfraquece tese de impeachment

Investigação causa mais dano do que lucro a opositores de Dilma
42

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Como a Operação Catilinárias se concentrou em políticos do PMDB, partido do vice-presidente da República, Michel Temer, causa mais prejuízo do que lucro aos que defendem o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Provoca mais dano porque enfraquece ainda mais o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e lança dúvidas com relação à extensão das investigações sobre o PMDB.

Ou seja, ontem foi dado um passo importante numa apuração que já começou, mas que ainda está longe de terminar. Outros peemedebistas importantes foram atingidos. Ao colocar o foco no PMDB neste momento, a ideia do impeachment perde força.

No entanto, há um poderoso aliado do governo, o presidente do Senado, Renan Calheiros, que foi atingido indiretamente e que está na mira dos investigadores. A eventual perda do apoio de Renan pode dar força aos que defendem o impedimento da presidente Dilma.

O vice-presidente Michel Temer permanece preservado em meio ao furacão da Lava Jato. Esse é um fator que alimenta a ala do PMDB que defende o impeachment. Mas o percalço dos defensores da queda da presidente é maior.

A ideia de que derrubar Dilma e instalar o PMDB no poder poderia proteger figurões peemedebistas se choca com a realidade. Como disse o delator Fernando Baiano em reportagem do jornal “O Globo” de hoje: “Tem muito pra acontecer”. E o mais provável é que o PMDB sofra tanto com a Lava Jato quanto tem sofrido o PT.

*

Ao dizer, pela enésima vez, que o governo manipula as investigações, Eduardo Cunha faz uma má defesa. Mais uma vez, o presidente da Câmara joga na confusão para tentar desqualificar as graves acusações contra ele.

Se o governo tivesse o poder de influenciar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o ministro do STF Teori Zavascki, dificilmente dois ministros que são contra o impeachment estariam no alvo das investigações. Os ministros Henrique Eduardo Alves (Turismo) e Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) são do grupo peemedebista que procura salvar o mandato da presidente Dilma. Há petistas presos em Curitiba.

Janot e Zavascki têm dado demonstrações de equilíbrio e rigor na investigação que derrubam a argumentação de Cunha. Aliás, esse tipo de alegação acaba por prejudicar o presidente da Câmara, porque só reforça a energia dos investigadores da Lava Jato para esclarecer os fatos e, eventualmente, reunir mais munição para pedir o afastamento de Cunha ao Supremo Tribunal Federal.

Cunha é muito resistente e tem todo o direito de ampla defesa, mas, a cada dia, cresce a sua lista de inimigos e de dificuldades.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
42
  1. Pasquale disse:

    Se ficar como estamos o PT, vai conseguir um fato inédito.Vai falir o Brasil e a Petrobras que já faliu.Só uma rede de varejo no último trimestre demitiu 5.000,em uma época que se contrata.

    • Antonio disse:

      A Petrobras foi a empresa que se tornou a maior petrolífera do mundo este ano! Que bateu o recorde de exploração de petróleo, alcançando 1 bilhão de barris. Esse ano! A única falência é o seu conhecimento adquirido na mídia mentirosa.

      • mmm disse:

        rapaz em que mundo vc vive…. so se, se tornou a maior petrolífera endividada do mundo este ano!

      • Cleber Silva disse:

        Caro amigo aproveitando seu vasto conhecimento poderia me ajudar a compreender a seguinte questão.
        Se a petrobras é a maior petrolífera do mundo então porque a gasolina brasileira é a mais cara do mundo.
        E porque tbm uma empresa com tamanho crescimento é a que mais deve no mundo, tais fatos não deveriam ser o contrário ?
        Abraço

      • Pasquale disse:

        Antonio vc esta sonhando

      • Helena/S.André SP disse:

        É isso aí, Antonio! É só lembrar que a Shell teve um prejuízo de mais de US$ 4 bilhões ao tentar encontrar petróleo no pré-sal do Ártico e nada encontrou. E aí, essas petrolíferas, com o apoio da mídia brasileira sebosa está mirando toda a sua artilharia para a Petrobrás, querendo abocanhar o nosso pré-sal. Mas nós não vamos deixar não. Não vamos deixar que essas petrolíferas estrangeiras fiquem com o nosso pré-sal, pois ele é do povo brasileiro. Xô, privatistas!

    • walter disse:

      Exatamente Pasquale, o País esta fechando para balanço; a dilma quer perdurar, por isso a guerra com temer do pmdb, pelo pmdb.
      A operação Catilina, alias sugestivo ao Brasil, trata-se de dois senadores, que morrem decaptados;os dois tinham olhos maiores que a barriga; este congresso esta pagando o preço do gesso.
      “Ontem,foi uma piada mexicana; desencadearam uma busca na casa de políticos pela polícia federal, visando o Cunha; notem bem, o TEORI desautorizou buscas, na casa do RENAN, que se encontrava na hora, na casa do Cunha…estranho os acontecimentos, mas se justificaram a tarde. Foi aprovado a repatriação do DINHEIRO SUJO, QUE ESTA LÁ FORA, POR 30% DE TAXA
      Por isso o renan foi poupado, a dilma interferiu diretamente; passamos oficialmente a ser uma GRANDE LAVANDERIA…agora o CUNHA e seus colegas, que tem muito recurso lá fora…não serão mais condenados por isso; ou seja, o cunha passou a ser inocente…só precisa dobrar o “conselho de ética”; por isso o renan lá”…kkk.

    • Rubens disse:

      Perder 4 vezes consecutivas para o PT deve ter sido, e ainda está, muito difícil para os senhores, não?

      • Cleber Silva disse:

        Quem são os vencedores ?
        Desemprego crescendo.
        Saúde deplorável.
        Educação zero.
        Impostos ascendentes.

        Então amigo me responda quem são esses vencedores do jogo entre PSDB e PT, o que você e todos os outros que carregam essa bandeira estão ganhando ?
        Me avise que gostaria de comemorar tbm.

        Abraço

      • pedro disse:

        “Perder 4 vezes consecutivas para o PT deve ter sido, e ainda está, muito difícil para os senhores, não”?

        Certamente que sim. Ainda mais com o PT usando o bolsa esmola, urna eletrônica, aparelhamento do estado, mentiras, desconstrução de imagem de opositores e etc..

    • droberley mafra disse:

      Pasquale, sei que vc vai deletar, mas leia com atenção.
      A PF tem todos o números de telefone do cunha, até whatssap. se deletou é fácil passar um recovery ou um programa chamado teia. Pega tudo desde a compra do telefone na loja. Se ele deletou informações do Whatssap, é facil, entrar com uma quebra de sigilo telefônico e pega através da operadora toda conversa dele com o Vice presidente Michel Temer, deputados e senadores do PMDB. ou embassado numa ação entra em contato com o Whatssap empresa, contralada pelo facebook e quebra ele na fonte e nos scripts de mensagens. Cara vai pegar todo mundo que conversou com ele… E vc acha que a PF não fez isso…

  2. juá disse:

    Cunha e Temer estão jogando o PMDB no lixo, quem hoje neste país representa o PMDB representa cunha e seus milicianos, que são deputados disposto a defender Cunha e Temer, e não o povo que deveria por eles ser representados. Meu nome é Juá desta linda cidade de Mauá – SP

  3. Luiz disse:

    Que se vão todos!

  4. Getulio disse:

    Caso as denuncias se confirmem ,no caso o taxi usado no esquema do Cunha encontrado em uma de suas casas Janot poderia decretar sua prisão, assim como fez com o senador Delcidio.

  5. wilson disse:

    Esta ação é para tentar trazer o PMDB de volta, mas sendo o foco das investigações agora só reforçará o rompimento definitivo, pois assim o PMDB inteiro se unirá em defesa dos seus componentes (Renan, Cunha, Temer, etc.) e a Oposição ganhará mais força ainda.

  6. Eneias Freitas disse:

    Desculpa, Kennedy, mas não enfraquece não! Fora Dilma e PT e se precisar, vai PMDB também(no final do proximo ano) O importante é manter a faxina… agora é a vez do PT, depois se for o PMDB…. vai também… se vier o PSDB, e vier a toma fatos de corrupção… porque não? fora também. Se ficarmos pensando que se Dilma sair, o Temer assume e dai ele também sairá e então vem o Cunha, e depois o Renan… e o Tiririca… ficaremos acuado. Entendo que a palavra de ordem é Não A Corrupção! Chega!

  7. Inides disse:

    O PT está de lama até o pescoço, mas tenta se livrar acuando os outros. Já os argumentos deles é fraco, se defendem atacando os outros. Aliás, essa sempre foi a tática petista. Pena que o povo que vota neles, não enxergam as tramoias que fazem. Isso ai tem dedo do Sapão, da Dilma e toda sua turma maquiavélica. Por onde esse povo petista anda só se encontra sujeira.

  8. Joaquim disse:

    Este governo já acabou, a sua unica agenda é gastar mais, por tanto aumentar impostos, para se manter no poder. E mesmo assim deixar um rombo que não tem tamanho. O plano real esta fazendo água e esta turma brincado de quem é mais bonitinho. Ou dia vi um debate em que um dos debatentes comparou o governo Dilma ao de JK que teve um primeiro ano difícil e depois fez uma agenda para o pais. Nunca vi um comparação mais força na minha vida, o JK deve ter dado voltas no caixão. A Dilma já tem 5 anos de governo e neste tempo todo não foi capaz de gerar uma agenda para o pais, ou melhor, em 13 anos de PT não temos uma agenda. Ou melhor, tínhamos o petróleo ( pre-sal), que naufragou, como naufragou a Petrobrás em um poço de corrupção e má gestão. Incompetência pura.

  9. O Inquisitor disse:

    De fato, enfraquece, assim como as ações do PMDB e de seus integrantes, pois que tem ajudado a projetar uma imagem negativa da legenda. E presume-se que os pmdbistas tenham muito a explicar, já que são sequiosos por cargos. Se não é na verdade o poder que buscam, por que seria assim? E, como se tem constatado, onde há poder há irregularidades. Esse “poder” que Cunha possui sobre seus correligionários sempre me intrigou. Seriam informações que ele compartilharia no caso de, por exemplo, aderir à uma delação premiada? Irregularidades de campanha que poderiam custar mandatos?

  10. Sônia Ribeiro disse:

    Brasil: Terra de ninguém!
    Bandidos em cargos governamentais. O povo tratado como imbecil. Os todos poderosos que NUNCA SABEM DE NADA, mas nadam de braçadas em suas riquezas podres, frutos de corrupção, cada vez mais galopante. Não há segurança, mas pagamos os impostos mais astronômicos do mundo, para sustentarmos meia dúzia de desocupados, vampiros, ratos nojentos. Compramos a bolsa de gripe da mulher do político, mas não temos saúde e enfrentamos, em pleno 2015, o mosquito da dengue. Educação? Imagina. Isto seria um luxo e tiraria o povo da zona de desentendimento total, o que os impediria de continuarem a sugá-lo. Planos para 2016? SIMMMMM! Me mandar deste lixo chamado Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Sergio disse:

    Pagamos a gasolina mais cara do mundo para cobrir os rombos no caixa da estatal. A empresa é refém das chantagens dos sindicatos dos petroleiros sendo obrigada a engordar os caros benefícios consedidos a todos funcionários.

  12. Pasquale disse:

    Sonia,pessoa esclarecida.Com pelo menos 100 milhoes de pessoas esclarecidas,seríamos um País decente.

  13. Mauro disse:

    Apesar de toda a torcida contra, de quem deveria ser isento, a “tese” do impeachment, contrariamente ao que propaga o jornalista, só ganha força com a perseguição governamental ao PMDB, pois o próprio Renan Calheiros (defensor de Dilma), disse a interlocutores que tomou uma facada pelas costas com a operação Catilina.
    O impeachment de Dilma, ou mesmo um golpe, como os idiotas gostam de chamar, não é mais uma questão politica e sim de salvação para o pais. Desgraça maior que Dilma e o PT no poder, não pode haver e seria melhor um Tiririca da vida na cadeira palaciana, que esses incapazes. Palhaçada por palhaçada, que seja um profissional!

  14. Gustavo disse:

    Na verdade quanto mais o PMDB é atingido pelas investigações da PF, mais difícil fica a situação de governo da Dilma. A votação do impeachment será decidida pelos deputados do PMDB, até uma criança sabe disso. Concluindo o governo da Dilma enfraquece cada vez mais.

  15. Elizabete Gomes disse:

    Dilma fica, Cunha sai e com ele sai essa oposição golpista, esses sabotadores do Brasil. Queria ver qual o presidente do Brasil que conseguiria governar com um bando de achacadores liderados por um dos piores politico que o Brasil já teve: Eduardo Cunha. Corrupto, chantagista, cínico, debochado , um imoral que já devia ter sido escorraçado do poder há muito tempo. Dilma ainda consegue fazer milagres, tendo uma corja tão inescrupulosa dessas ao seu redor. Por mais que digam que o seu governo é ruim, não supera o péssimo governo de FHC que quebrou o país 3 vezes. Quando essa mau caráter do Cunha estiver atras das grades, as coisas vão melhorar, porque da cadeia ele não vai poder dar ordens aos seu asseclas pra sabotar o governo.E o Aécio? Alguem ouviu ele se pronunciar sobre o seu aliado Cunha, não vai dar uma daquelas declarações hipócritas se dizendo estarrecido com a corrupção que envolve Cunha?

  16. Ray Magno disse:

    O “Se” é o elemento mais comentado nas fofocas parlamentares.

    Acredito no bom senso do acolhimento e no impeachment.

    Ou a minoria parlamentar e judiciária com suas filigranas irá decretar enorme convulsão social neste país e teremos de novo protestos sobre protestos, pois a maioria da população não suporta mais o PT. Quanto mais imaginar na volta do Lula.

    Não se iludam os homens de governo e justiça com a menor representatividade do último protesto, pois já foi amplamente demonstrado o que o povo exige.

    E não é a toa que Dilma [leia-se PT] só tem 14% de aceitação popular. Pouquíssimo a uma presidenta.

    Saudações

  17. Paulo disse:

    O PMDB é sócio na roubalheira, mas o sócio controlador é o PT. Nada aconteceu, nada acontece sem a autorização do PT. Quem mandou e manda na petrobras é o pt. Os outros receberam sua parte, evidentemente, porque são sócios, são cúmplices, são parte da quadrilha. Mas o manda chuva, o que manda, o que decide, sempre foi o pt.

  18. Alberto disse:

    Ainda é muito cedo para dizer quem se enfraquece mais,se o PMDB ou o (des)governo.Cumprimentos sra/srta Sônia Ribeiro pelo seu comentário. A propósito,acabo de saber que outra Agência rebaixou a nota do Brasil,ou seja,perdemos o grau de bons pagadores.Se verdade for a vaca vai pro brejo,tussa ou não.

  19. Celso disse:

    Bom dia Kennedy,
    Acho estranho essa investigação, pois no Maranhão foi iniciada a construçãoda refinaria premium, com presença de dilma, lula e outros, que foi feita apenas a terrapanagem do terreno no valor de mais de 1 bilhão e nada da mídia se pronunciar, até agora.

  20. Sônia Ribeiro disse:

    Agência de classificação de risco Fitch rebaixa grau de investimento do Brasil.Ibovespa acelera as perdas; dólar e DIs disparam após Brasil virar “junk”. Excelentes notícias para o final de ano, não?! Eles conseguiram!!! O Brasil quebrou! Toda a grana está em mãos sujas de sangue, pela falta de saúde, que mata; pela falta de educação, que cega; pela falta de perspectiva, que consome a alma e pela falta de ética, que acaba com a esperança de toda uma geração. Parabéns, Lula, Dilma,Cunha, Renan, 80% do congresso e 80% do senado! Vcs. transformaram o país numa nova Grécia. Mas cada povo tem o governante que merece, à mercê de alguns comentários acima, de pessoas igualmente desajustadas e desinformadas, que ainda defendem esse crime organizado!

  21. joel disse:

    e fui nos estados unidos no mês passado o brasil esta bem famoso
    la por ser o pais mais
    do mundo agente merece ????????.

  22. Alberto disse:

    A vaca tossiu de verdade.A Agência Fitch rebaixou a nota da terra brasilis.Acho que foi “golpe” dessa Agência,rsrsrs.

  23. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    CUNHA PORQUE ESTAIS TÃO TRISTE !!
    Ô Cunha por que estais tão triste
    Mas o que foi que te aconteceu
    Foi foi o Janott que me derrubou do galho
    Deu dois suspiros e me esqueceu
    Foi foi o Janott que me derrubou do galho
    Deu dois suspiros e me esqueceu

    Ô Cunha por que estais tão triste
    Mas o que foi que te aconteceu
    Foi a PSDB , que te derrubou do galho
    Me usou bastante e me esqueceu
    Foi a PSDB , que te derrubou do galho
    Me usou bastante e me esqueceu

    Ô Cunha por que estais tão tristes
    Mas o que foi que te aconteceu
    Foi a DEM, que te derrubou do galho
    Me prometeu apoio me deu as costas
    Me adoeceu
    Foi a DEM, que me derrubou do galho
    Me prometeu apoio e me deu as costas
    Me adoeceu

    Vem Cunha
    Venha com fervor
    Não fique triste
    Que o presídio é todo teu
    Tu és o mais bandido
    Que esse Congresso conheceu.

    Ô Cunha por que estais tão triste
    Mas o que foi que te aconteceu
    Foi a arrogância que me fez cair do galho
    E as promessas dos meus amigos
    Que não aconteceu

  24. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    E AGORA CUNHA ?

    E agora, Cunha?
    A festa acabou,
    a luz apagou,
    o povo sumiu,
    a noite esfriou,
    e agora, Cunha?
    e agora, você?
    você que é sem nome,
    que zomba dos outros,
    você que faz versos,
    que ama, protesta?
    e agora, Cunha?
    Está sem mulher,
    está sem discurso,
    está sem carinho,
    já não pode beber,
    já não pode fumar,
    cuspir já não pode,
    a noite esfriou,
    o dia não veio,
    o bonde não veio,
    o riso não veio,
    não veio a utopia
    e tudo acabou
    e tudo fugiu
    e tudo mofou,
    e agora, Cunha?
    E agora, Cunha?
    Sua doce palavra,
    seu instante de febre,
    sua gula e jejum,
    sua biblioteca,
    sua lavra de ouro,
    seu terno de vidro,
    sua incoerência,
    seu ódio — e agora?
    Com a chave na mão
    quer abrir a porta,
    não existe porta;
    quer morrer no mar,
    mas o mar secou;
    quer ir para o Congresso,
    Congresso não há mais.
    Cunha?,e agora?
    Se você gritasse,
    se você gemesse,
    se você tocasse
    a valsa vienense,
    se você dormisse,
    se você cansasse,
    se você morresse…
    Mas você não morre,
    você é duro, Cunha?
    Sozinho no escuro
    qual b

    • vish que viagem disse:

      E agora Jefferson?
      Nossa que viagem!
      Vou compartilhar:

      E AGORA DILMA ?
      E agora, Dilma?
      A festa acabou,
      a luz apagou,
      o povo sumiu,
      a noite esfriou,
      e agora, Dilma?
      e agora, você?
      você que é sem nome,
      que zomba dos outros,
      você que faz versos,
      que ama, protesta?
      e agora, Dilma?
      Está sem mulher,
      está sem discurso,
      está sem carinho,
      já não pode beber,
      já não pode fumar,
      cuspir já não pode,
      a noite esfriou,
      o dia não veio,
      o bonde não veio,
      o riso não veio,
      não veio a utopia
      e tudo acabou
      e tudo fugiu
      e tudo mofou,
      e agora, Dilma?
      E agora, Dilma?
      Sua doce palavra,
      seu instante de febre,
      sua gula e jejum,
      sua biblioteca,
      sua lavra de ouro,
      seu terno de vidro,
      sua incoerência,
      seu ódio — e agora?
      Com a chave na mão
      quer abrir a porta,
      não existe porta;
      quer morrer no mar,
      mas o mar secou;
      quer ir para o Congresso,
      Congresso não há mais.
      Dilma?,e agora?
      Se você gritasse,
      se você gemesse,
      se você tocasse
      a valsa vienense,
      se você dormisse,
      se você cansasse,
      se você morresse…
      Mas você não m…

  25. Eliana disse:

    Como pode ter gente que defenda o governo? Estamos vendo a cada dia que o Brasil está afundando num mar de lama. É corrupção em cima de corrupção. Se essa mulher e sua trupe não sair do poder, estamos ferrados. Só poder comer, quem tiver as bolsas dadas para tapar o sol com a peneira. gente, pare de sonhar. O impeachment vai acontecer sim pois o povo( 90% )está de saco cheio dos desmandos dessa mulher.

    • Mauro Mastandréa Nogueira disse:

      Defende o governo, os ignorantes de mobral inconcluso; os que se beneficiam de toda essa situção; os que temem a ação da lei e se escondem nas asas do governo e os beneficiados por essas bolsas-tudo, que compram votos, vidas e consciências.

  26. Victor disse:

    Não sou torcedor de nenhum partido político, sou apenas um cidadão, cumpridor dos meus deveres e que anseia o melhor para o meu país, pois é nele que meus filhos viverão. Acompanho, com critério, tanto os sites das empresas maiores, como também blogs de renomados jornalistas e o que dá pra perceber pelos comentários dos internautas que o que menos importa é o bem do Brasil. O pior disso tudo é que os políticos brasileiros devem saber disso.

  27. Mauro disse:

    Titia Dilma após sofrer uma derrota fragorosa a seus argumentos, via PCB, junto ao STF, que no voto do relator aprovou todos os procedimentos até agora determinados na Cãmara.
    Votos contrários são esperados, como por exemplo de RL, notório e contumaz membro da roda petista de São Bernardo, mas nada que vá impactar o parecer do relator. Dilma perdeu! Graças a Deus!
    Depois dessa derrota, agora o governo apela em outro viés alegando que Eduardo Cunha, manipula a Câmara a seu favor e por isso deve ser removido do cargo e nesse caso cabe uma pergunta, que o Brasil que raciocina, faz:- O que faz a presidenta no cargo, senão defender sua posição? O pais está parado e o que se vê é o uso da máquina administrativa do governo federal para a defesa da presidenta e seu governo. Isso não é errado? Seria o sujo criticando o mal-lavado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 13:16:18