aki

cadastre-se aqui
aki
Política
28-05-2017, 15h12

Com Jardim na Justiça, Temer busca melhor trânsito no STF e no TSE

Serraglio será deslocado para pasta da Transparência, Fiscalização e CGU
10

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Ao nomear Torquato Jardim para a Justiça, o presidente Michel Temer busca reforçar a interlocução com o STF (Supremo Tribunal Federal) e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) numa hora de crise. Jardim tem mais peso político e jurídico do que Osmar Serraglio, que não deu certo como ministro da Justiça.

Serraglio será deslocado para pasta de Jardim, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União. Isso elimina rumores de que a saída de Serraglio da Justiça seria manobra para jogar a investigação sobre o deputado federal afastado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) para a primeira instância.

Na avaliação do Palácio do Planalto, não há controle sobre o destino de Rocha Loures, candidato a eventual delação premiada. O objetivo de Temer é contar com um ministro da Justiça que transita melhor no STF e no TSE para enfrentar a maior crise do seu governo.

*

Incômodo com FHC

A nomeação de Jardim para a Justiça é mais um sinal da disposição do presidente de resistir aos movimentos do PSDB para viabilizar eleição indireta no Congresso. Temer tem dado sinais de contrariedade com caciques tucanos, especialmente em relação ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

*

Articulando resistência

Na viagem que fará hoje a Recife e Maceió, a fim de vistoriar áreas alagadas, Temer levará na comitiva Torquato Jardim e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Comentários
10
  1. Geraldo Gomes Pires disse:

    1) grandes corporações empresariais financiaram figuras públicas e
    legendas em troca de atendimento a seus interesses, como privilégios
    em licitações nos Executivos, e aprovação de leis facilitadoras de
    seus negócios nos Legislativos; 2) candidatos e autoridades cobraram
    apoio financeiro de empresas para colocar-se a seu serviço, sendo que
    isso permitiu ilícito aumento patrimonial a vários e fartura de
    recursos – muitas vezes pelo caixa 2 – nas campanhas, desequilibrando
    a disputa.

    Poderosos corruptos e corruptores cederam ao poder dissolvente do
    dinheiro. O sistema político está apodrecido e precisa ser
    substancialmente modificado. Na minha visão, só uma Assembleia
    Nacional Constituinte exclusiva para a Reforma Política, com intensa
    participação popular, será capaz de avançar neste sentido.

    Face à mais grave crise da República desde que superamos a ditadura
    civil-militar, é de interesse público que:

    1) Sejam realizadas investigações também sobre Michel Temer, para o
    que o PSOL entr

    • Joaquim disse:

      Geraldo, bom dia. Você acredita realmente que intensa manifestação popular irá levar o pais a algo melhor??? Brasileiro que vota em Maluf, Sarney, Lula, Newton Cardoso, Collor, Renan entre outros muitos tem condição de melhorar alguma coisa???? A nossa ultima constituição teve o grande mérito de aumentar a carga tributária de 22% do PIB para 36% do PIB e ainda com fome para muito mais percentuais do PIB. Tirando o pais do mercado mundial, destruindo nossa indústria e jogando o pais no ridículo. Será que não deveríamos para de ficar criando Jaboticabas??? Não há espaços para o debate, todo mundo tem razão e sua razão sempre é maior que a razão do outro. Não sei qual seria uma saída mas com toda certeza esta não passa por uma constituinte feita nestas condições. Acho que iniciaremos um solução quando o judiciário colocar atrás da grades, estas pessoas que traíram a nossa confiança. Para tal o STF tem que parar de fazer politica e começar a trabalhar.

      • Sheila disse:

        …solução quando o judiciário colocar atrás da grades, estas pessoas que traíram a nossa confiança… Joaquim ,realmente o sr. disse tudo!!! podemos começar por isso.

    • walter disse:

      Caro Geraldo, devemos sempre, ler nas entrelinhas, não há espaço para as “diretas já”; só poderíamos considerar esta possibilidade, se os “russos” concordassem; ou seja, se o Povo de verdade fosse as Ruas, com os parlamentares na grande maioria, dissessem amém…O Temer acabou de dar o “golpe”, colocando o Torquato jardim na justiça; um cidadão suspeito por declarações; VAI TENTAR CONTRA A LAVA JATO, pretende de cara, trocar o Delegado Chefe da Polícia Federal…NÃO IMPEDIRAM O TEMER ATÉ AGORA, FARÁ COMO A DILMA, VAI JOGAR CONTRA O PAÍS, com a benção das raposas felpudas…vai manter o Serraglio, para livrar o Deputado seu amigo, o homi da mala…tudo na cara do Supremo do gilmar; atenta contra o País, com a benção de todos…esta viagem a Maceio, é perda de tempo e dinheiro, com fez a dilma, em Mariana…NADA FEZ, NÃO HÁ VERBAS, VAI PROMETER E PRONTO…tentará aprovar a reforma da previdência; todos temos urgência nesta aprovação, o País não vai aguentar…

  2. Ricardo disse:

    A história provavelmente dirá que este foi aquele que menos governou o Brasil (não pelo tempo na presidência) mas pelo distanciamento do que se espera ser de homem público, de um estadista.

    É como limpar a casa com água de esgoto, com desespero em se livrar das sujeiras.
    Sujando ainda mais.

  3. Eugenio Barros disse:

    Para que esse transito no STF e TSE? com o Procurador Geral atuante como estar é bom ficar ligado se não dança.

  4. manoel b ribeiro disse:

    tem boi na linha.agora vai dar que a gravação do joely vai dar que foi montagem.façam suas aposta

  5. excelente artigo Kennedy

  6. Roberto Ramos disse:

    Sou contra DITADURAS, no caso do Brasil, os MILITARES deveriam, assumir por no máximo 05 (cinco) anos, fazer as reformas: Previdência, Trabalhistas, Tributária, Politica, fechara a CÂMARA, O SENADO, O STF, O TSE, O TSJ, A CGU, TCU,cassar todos os mandatos e ficar inelegíveis, todos os políticos. Fazer concurso público e novas eleições. colocar na cadeia corruptos e corruptores e devolver tudo o que roubaram.
    Deixar somente o LAVA JATO.

    • Sebastiao Canabrava disse:

      Sr ROBERTO, nao! O Sr nao e’ contra ditaduras. Se fosse contra, nao faria esta sugestao que fez. Quanta inocencia. Como vc vai garantir que os militares vao ficar somente 5 anos. Uma ditadura e’ uma DITADURA. O ditador faz ou muda as leis a seu bel prazer. O sr talvez seja novo, ou entao nao escutou a historia recente do pais. Quando os militares derrubam Jango e assumiram o poder, alardearam para os direitistas da epoca que a ditadura seria apenas para impedir a implantacao do comunismo no Brasil. Mas, depois veio o AI-2, O AI-3, O AI-4 e o gran-finale AI-5 (Que suprimiu todos os direitos politicos da maioria dos brasileiros, UDN inclusa).
      Pedir ou sugerir ditadura, nem de brincadeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-11-21 11:45:03