aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
27-02-2015, 21h59

Com resistência do Congresso a corte, Levy recorre a tributo

9

Postado por:ISABELA HORTA

Nesta sexta-feira, o governo reduziu os benefícios fiscais concedidos às empresas, a chamada desoneração da folha de pagamento. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendeu a medida. Disse que a desoneração foi grosseira e custava R$ 25 bilhões por ano ao Tesouro sem realmente proteger a manutenção de empregos.

Houve outras razões para o governo aumentar a carga tributária. Com menor arrecadação de tributos e com dificuldade para aprovar no Congresso as medidas de redução do gasto público, o governo optou pela saída clássica: aumentar os impostos.

Para fechar as contas públicas, o ministro da Fazenda está tentando colocar mais dinheiro em caixa. A atual regra tem, de fato, um custo elevado para o Tesouro. Mas a carga tributária no Brasil é alta; e a mudança anunciada nesta sexta tira um alívio que as empresas tinham recebido.

A alteração da regra foi feita por meio de uma MP (medida provisória). Precisa ser aprovada pelo Congresso e vai demorar 90 dias para entrar em vigor. Haverá uma pressão dos 56 setores da economia afetados pela decisão do governo para tentar mudar a MP no Congresso ou até derrubá-la. A CNI (Confederação Nacional da Indústria) já se movimenta nesse sentido.

A presidente Dilma Rousseff precisará de união entre o PT e o PMDB para vencer essa batalha.

Confira o comentário do “SBT Brasil”:

Comentários
9
  1. CHEGA DE TANTA CARA DE PAU! disse:

    ATÉ ONDE IRÁ A CARA DE PAU DESSE GOVERNO?
    O PRESIDENTE DA CÂMARA APROVA AUMENTOS PARA MORDOMIAS DOS DEPUTADOS;
    VAI GASTAR 1 BILHÃO COM ANEXO DA CÂMARA PARA QUE OS CABIDEIROS DE EMPREGO TENHAM MAIS CONFORTO AO COÇAREM OS SACOS;
    O GOVERNO AUMENTA OS IMPOSTOS DAS EMPRESAS;
    AUMENTA A ENERGIA ELÉTRICA;
    AUMENTA OS COMBUSTÍVEIS;
    PROVOCA O AUMENTO DA INFLAÇÃO!
    PROVOCA O AUMENTO DO DESEMPREGO ETC ETC ETC.
    E NÃO VÃO REDUZIR DESPESAS COM AS MORDOMIAS DA CAMBADA DEITADA EM BERÇO ESPLÊNDIDO?
    NÃO VÃO REDUZIR A PELO MENOS A METADE, OS CABIDES DE EMPREGOS NOMEADOS, OS FAMOSOS COÇADORES DE SACO, QUE TROMBAM ENTRE SI DE TANTO NÃO FAZEREM NADA?
    E O CHEFE AINDA VEM FALAR EM TRAZER PARA AS RUAS O “EXÉRCITO DOS SEM TERRA”?
    CARA DE PAU, USANDO OS COITADOS DOS SEM TERRA PARA DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA, A VELHA HISTÓRIA DE USAR CHAPÉU COM A CABEÇA DOS OUTROS!
    NÃO ENTREM NESSA, PESSOAL DOS SEM TERRA, ESSE CARA É PERICULOSO, QUER JOGAR VOCÊS NA FOGUEIRA, COMO SEMPRE FEZ COM MILHARES DE TRABALHADORES QUE PERDIAM SEUS EMPREGOS, NAS FÁBRICAS, ENQUANTO ELE FAZIA O NOME!
    VEJAM SE ELE CONHECE O ATENDIMENTO DO SUS, PELO MENOS!
    VEJAM SE ELE TRABALHOU NA VIDA, ALGUM DIA?
    NÃO ENTREM NO PAPO DESSE ALI BABÁ APEDEUTA PORONGO 171 CORRUPTO, PORQUE NA HORA “h” ELE CORRE, E DEIXA VOCÊS ENFRENTANDO A SITUAÇÃO QUE ELE CRIA.
    EXÉRCITO SÓ TEM UM, NÃO SE ILUDAM NO PAPO DESSE CARA… ELE ESTÁ NO FIM, SÓ TEM GARGANTA E MENTIRA!

  2. César disse:

    O governo mais uma vez bate e assopra, dá com uma mão e retira com a outra, mas desta vez o custo para o trabalhador será bastante alto. Com a soma dos tributos mais a elevação dos preços do combustível, da conta de luz, o reajuste do preço do pedágio ameaçado pelas empresas concessionarias das rodovias privatizadas caso passe a nova lei do caminhoneiro no Congresso Nacional, todas as medidas juntas acarretará em arrocho salarial para o trabalhador, elevação nos preços dos produtos e consequentemente queda no consumo. O resultado será um grande desemprego em um momento de inflação elevada por aumento de tarifas. O povo Tonto paga a conta mais uma vez! PT, partido dos T…O T significa o que mesmo?

  3. César disse:

    Minha conta de luz agora é petista. Vem com uma bandeira tarifaria vermelha e leva todo o meu dinheiro!

  4. gesiel disse:

    Pois é, e aí a culpa é da Dilma? Meu, “”o mundo está vivendo uma crise””, e o congresso, agora presidido pelo Eduardo Cunha, “que contrariando o PMDB, seu partido, fez campanha para o Aecio Neves do PSDB”; “além de não cortar gastos”, resolve contrair mais gastos, dando passagens aereas para mulheres de parlamentares. O fato da midia divulgar Suas previsões catastróficas ao dizer que “estima-se” que a petobras teve um prejuizo de mais de 80 BILHÕES; e “”atribuir a isso a apenas a corrupção investigada na lava-jato””, sem informar que “todas a empresas petroliferas do mundo”, “tiveram prejuizos enormes (Eike Batista que o diga), por conta da OPEP ter aumentado a oferta de petroleo, e isso ter derrubado o preço dele em todo o mundo”; É ATÉ ADMISSIVEL, pois todos sabemos que a midia não tem necessariamente compromisso com o bem estar da economia brasileira e muito menos o bom funcionamento do governo Dilma; porém o congresso, deveriam não digo ter compromissos com o governo Dilma, mas deveria ter compromisso com o Brasil. Vale lembrar que as previsões hipoteticas e terroristas da grande midia, de que “estima-se” que a petrobras tenha tido um prejuizo de 88 bilhões, NÃO SÃO INFORMAÇÕES CONFIRMADAS, e o que FOI CONFIRMADO “”PELA JUSTIÇA”” É QUE “A CORRUPÇÃO NA PETROBRAS DEU UM PREJUIZO DE 2,7 BILHÕES, ou seja “””UM VALOR MUITO ABAIXO dos 88 BILHÕES DAS PREMUNIÇÕES DA MIDIA DEDUTIVA”””.

    • p/gesiel: "NÃO SERÁ O EX- PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS O RESPONSÁVEL PELO ESCÂNDALO DO PETROLÃO"? disse:

      E onde está o balanço que não saiu até agora?
      E as denúncias dos próprios envolvidos na roubalheira da Petrobras, não valem nada?
      E se fossem 2,7 bilhões,como você cita o prejuízo, você acha pouco?
      E a compra da refinaria de Pasadena, quando a Dona Dilma era a Presidente do Conselho da Petrobras?
      Em qualquer empresa, se um funcionário no cargo que ela ocupava assina autorizando uma transação com tão grande prejuízo, na melhor das hipóteses, é demitido!
      Se o Lula não é responsável pelo Mensalão; ela não é responsável nem pelo prejuízo da compra da refinaria de Pasadena, nem dos prejuízos da Petrobras, quem afinal é o responsável?
      Do jeito que as coisas andam, daqui a pouco vão dizer que é você o responsável, eu, o dono da quitanda da esquina, os militares de 1964 etc etc etc.
      Outro dia a presidente insinuou que a culpa poderia ser do FHC, por não ter investigado e punido no seu tempo!
      Logo, logo a presidente Dilma irá apontar o ex-presidente Getúlio Vargas como o responsável pela roubalheira na Petrobras… afinal foi o ex-presidente Getúlio Vargas quem criou a Petrobras, em outubro de 1953… se ele não a tivesse criado, com certeza, não teria acontecido o Petrolão!

    • César disse:

      Gesiel, você pergunta se a culpa é da Presidente Dilma? Eu vou responder.
      1º- Do FHC que não é! Foi ela quem escolheu o ex-ministro Guido Mantega e avalizou as suas medidas.
      2º- O mundo está em crise? Sim está! Mas, se ela tivesse cortado ministérios, diminuído a folha de pagamento do estado brasileiro, reduzido gastos desnecessários como as obras da Copa de 2014 com estádios de futebol ou mesmo porto em Cuba, nós estaríamos bem mais preparados para enfrentar as dificuldades.
      3º- O Dep. Eduardo Cunha é do PMDB que é o partido do Vice Presidente Michel Temer, base do governo. Ela está com dificuldade com a base porque quis aumentar a base compondo com outros partidos e com o Ministro Gilberto Kassab para diminuir a dependência do PMDB. Depois tentou colocar Dep. Arlindo Chinaglia para presidir a Câmara dos Deputados e não apoiou o candidato do partido, que ajudou na sua reeleição.
      4º- Quem divulgou os números publicados pela imprensa foi a ex-presidente da empresa Maria das Graças Foster. A imprensa apenas noticia os 88,6 Bilhões, se os números estão errados, foi só mais um ato de incompetência dela.
      5º- O caso da empresa X do senhor Eike Batista não tem comparação alguma com o da Petrobrás, são coisas completamente diferentes. A Petrobrás está mergulhada em desvios e corrupção de Bilhões. Já o senhor Eike Batista comprou um lote para exploração de petróleo e saiu captando dinheiro no mercado para viabilizar a retirada deste petróleo. Pegou dinheiro de Árabes, de Bancos Privados, do BNDES, ETC. Descobriu que o poço era inviável e não contou para os acionistas e vendeu as suas ações antes de quebrar.
      6º- O preço baixo do petróleo não é a causa do prejuízo da Petrobrás. Isto é até bom no momento para a empresa que pode comprar petróleo barato e nos vender caro, já que a gasolina na bomba subiu. Para a Venezuela é ruim por que eles exportam, já o Brasil Importa petróleo por não conseguir produzir todo o petróleo que consome.
      7º- Você acha que 2,7 Bilhões é pouco dinheiro? Você tem ideia de quanto é ruim para a imagem do Brasil o que está acontecendo? A Petrobrás perdeu o grau de investimento por conta disto. E o Brasil caminha para também perder. Nos ajude a defender o Brasil e deixe de lado o partidarismo.

  5. Rogério disse:

    Gostaria de poder aumentar meu próprio salário em momentos de desequilíbrio financeiro.
    Ou custear as passagens aéreas de minha esposa com recursos públicos quando viajo à trabalho.
    Acho que eu deva me candidatar nas próximas eleições.

  6. Albert Chirac disse:

    O Ministro brasileiro da Fazenda tem que proporcionar melhores salários aos cidadãos brasileiros e aposentados fazendo com isso a economia brasileira adquirir forças para se movimentar ainda mais. Mais dinheiro em circulação, significa mais recolhimento de impostos e mais saúde para a economia . Falta ainda o governo diminuir impostos e desburocratizar as leis . Fácil . Mas nos parece que o governo Dilma gosta de dificultar o que é fácil . O slogan nos parece ser ” Pra que facilitar se podemos complicar?”

  7. DANIEL DONIZETI DE OLIVEIRA disse:

    PENSO QUE QUEM VOTOU NELA DEVE RECONHECER QUE ERROU E IR AS RUAS DIA 15 DE MARÇO E TENTAR CONSERTAR ESSA BAGUNÇA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 23:12:44