aki

cadastre-se aqui
aki
Política
08-04-2015, 9h15

Com Temer na política, Dilma esvazia “clube petista” no Planalto

Presidente tenta romper isolamento para enfrentar Cunha e Renan
25

Postado por: Daniela Martins

Com a decisão de indicar o vice-presidente, Michel Temer, para a articulação política do governo, a presidente Dilma Rousseff rompe o clube petista no qual ela havia se fechado no Palácio do Planalto. Ela esvazia esse clube e tenta sair do isolamento. Foi um caso raro em que a emenda melhorou o soneto.

Dilma havia arrumado uma confusão ao convidar o ministro da Aviação Civil, o peemedebista Eliseu Padilha, para a articulação política sem combinar com os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros. Cunha e Renan vetaram a ida de Padilha, o que deixou a presidente numa enrascada.

Dilma, então, teve um gesto de ousadia, como disse Renan Calheiros em entrevista ao jornalista Tales Faria, do iG, e convidou o vice-presidente para assumir a articulação política. O próprio Eduardo Cunha, que disse que a indicação não mudaria nada, também afirmou que a indicação de Temer melhora a interlocução do governo com o Congresso, que ele é a pessoa mais preparada para essa função no governo e que a presidente já deveria ter feito isso antes.

Temer é um político que já foi presidente da Câmara. Ele possui excelente trânsito no Congresso, inclusive com a oposição.

Já o PT está isolado na Câmara e no Senado, vivendo um processo de desgaste devido à confusão do partido com a corrupção, como mostra a Operação Lava Jato. Portanto, melhor do que deslocar Padilha para a articulação política, foi dar mais poder a Temer e sinalizar claramente que o PMDB vai mandar na articulação política.

Dilma acertou ao fortalecer Temer. Ele não aceitou ser ministro. Por isso, a Secretaria de Relações Institucionais será extinta. Assim, ele não vai depender do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Terá linha direta com Dilma e, por exemplo, poderá decidir a divisão de cargos de segundo e terceiro escalões.

Politicamente, essa era a única saída para lidar com Renan e Cunha. Pena que a decisão tenha sido tomada com atraso, quando o governo está mais fraco e o PMDB mais rebelado. A presidente deveria ter dado a articulação política a Temer quando Antonio Palocci deixou a Casa Civil, em 2011. A história do governo teria sido outra.

Agora, ela finalmente ouviu um conselho do ex-presidente Lula. Para não continuar perdendo poder para Eduardo Cunha e Renan Calheiros, melhor ceder poder a Michel Temer, avalia o ex-presidente Lula.

*

Acordo DEM-PTB atualiza Marx

A reunião da direção do DEM, ontem, decidiu pela fusão do partido com o PTB. Definhando nos últimos anos, o DEM tem perdido quadros importantes e também espaço como partido de oposição.

O PSDB é o grande partido de oposição, assumindo posições de centro-direita e tomando espaço do DEM, que é de direita.

O DEM é o sucessor do PFL, que é herdeiro da Frente Liberal, o grupo que rompeu com a ditadura militar em 1985 para apoiar a eleição de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral.

O PTB foi um partido criado para apoiar Getúlio Vargas, à esquerda. Atualmente, é uma legenda sob a influência de Roberto Jefferson, delator e condenado no processo do mensalão. Hoje, o PTB nem de longe lembra o getulismo. Virou cartório eleitoral de um grupo político com posições de centro-direita.

É irônico que o DEM esteja sendo absorvido pelo PTB. Não se trata de uma fusão ideológica ou programática, mas de puro senso de sobrevivência. É um exemplo da atualidade da frase de Marx, que disse que “a história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
25
  1. Marco Túlio Castro disse:

    Temer é o novo garçon do Planalto!
    Temer vai de raposa velha a ovelha submissa

    • walter disse:

      Caro Marco Túlio de Castro; sinceramente, acho que temos um Parlamentarismo de fato; entregaram a chave do “galinheiro para a raposa”; o Temer tem a “faca e o queijo”, patrocinada pelo lula.
      O lula esta imaginando…”perdido por perdido, truco”, o temer calculando, sua ascensão, até como possível candidato em 2018.
      O Temer, tem uma situação invejável, trânsito em todos os partidos; ele vai negociar a termo, pensando muito bem…
      “NUNCA ANTES”; seria inocência até, imaginarmos que o lula calculou errado; ELE NÃO TEM SAÍDA, a dilmata não acompanha a lógica dos fatos; o TEMER É O NOSSO “PRESIDENTO”…

      • Roberto Pereira disse:

        É o fim do Pt. Em 2018 nem candidato deve ter , ou então se contentar em ser vice do PMDB. O que interessa agora ao Pt é apagar suas digitais nas corrupções , o que não vai ser nada facil , nem interessante para o PMDB.

    • César disse:

      O lobo, em pele de cordeiro. Logo vai devorar a vovozinha do planalto central.

    • Marco Túlio;o Temer foi discípulo do Ulisses Guimarães,é PHD em Política é o Cara para dialogar com a oposição e aquele grupo que é aliado do governo porém não apoia, e nem larga o filé(sugadores).Talvez a Dilma caia na real.Afinal o que o Lula deixou seu legado;ela acabou em quatro meses.Como nem tudo está acabado,ainda pode fazer mudanças em seus ministérios,colocando além de pessoas competentes, tem que ter habilidade na arte de negociação política,CUMPRIR OS ACORDOS.Tem que tirar o Mercadante(tanto os aliados,como a oposição, e o povão não engole esse cidadão).O PT sempre se caracterizou por priorizar as causas dos trabalhadores menos favorecidos(operários…classe C,D).Porém em 4 meses a Dilma,começou acabar com essas classes.Pois não existe nenhum Político que conheça a causa do desemprego, e conviver com salários que esses HERÓIS vivem.

  2. Renato disse:

    Temer deu foi um olé na Dilma. Ao exigir em troca a extinção da Secretaria de Relações Institucionais, passou em definitivo a articulação política para a Vice-Presidência, que não pode ser extinta, nem ter essa função esvaziada sob o risco de grave crise institucional.

    A política está com o PMDB; a Economia com o Levy. Ao PT sobraram… os escândalos? Porque, ao que parece, os tais exércitos do Stedile não consegue encher nem os acampamentos do pelego MST.

    A articulação política para um impeachment está pronta. O PT já não governa mais. Agora, é apenas dar tempo aos fatos. E o BNDES parece estar cheio de fatos…

  3. Josimar disse:

    Kennedy, suas análises são, do ponto de vista da ciência política, muito sofisticas e realistas. Certamente você é um diferencial na grande impressa. Parabéns por sua competência e interesse em produzir análises que explicitem a lógica de funcionamento da política. Sua retomada de Marx foi magistral. Um abraço. Josimar – Sociólogo.

  4. Joao H. Priesnitz disse:

    Kennedy, cuide ao fazer citações.. Principalmente Marx..

    Atualmente, no Brasil, você pode ser incrivelmente odiado e até ser alvo de injúrias, factóides e difamações, apenas por não ser ignorante.

  5. Ely Santos disse:

    Realmente,”Ela, Dilma esvazia esse clube e tenta sair do isolamento. Foi um caso raro em que a emenda melhorou o soneto”. Mas tem o outro lado da moeda, Ela deixa Temer mais perto do Planalto, o que facilita o encaminhamento do seu impeachment; politicamente, Temer chega ao poder pela porta da frente. Mudará também o discurso nas paralisações de abril próximo, mas não mudarão o fora Lula, Dilma e seus comparsas do lava jato.

  6. Felipe disse:

    PSDB de centro-direita???
    E meu avo eh uma bicicleta

    PSDB é de CENTRO-ESQUERDA

    PSDB é de esquerda seu regimento e “cartilha” atesta isso.

    Mito brasileiro que PSDB é de direita para que as esquerdas permaneçam no poder e não haja partidos de direita.

    • César disse:

      Parabéns por sua observação Felipe. O Partido da Social Democracia Brasileira só é taxada de direita pela esquerda radical, que considera direita, tudo o que se coloca mais a direita do que ela. Social Democracia é centro esquerda.

    • Marco Túlio Castro disse:

      Esse négócio de dizer que o PSDB é centro direita só na cabeça de petista (que no caso pode ser por ignorância e comportamento de manda ou por truculência) ou na cabeça de ignorante.
      O PSDB sempre foi e sempre será centro esquerda.
      Alias, se estudarmos bem o comportamento dos políticos é capaz de hoje estar mais a esquerda do que o PT.
      O problema é que confundem populismo com ser de esquerda.

  7. As tímidas manifestações (pagas) de ontem demonstram que nem a ditadura sindical dos pelegos se sustenta mais !

  8. César disse:

    O PMDB governa! Isto é fato. A Presidente fraca e combalida assiste a derrocada do seu “desgoverno” se esvaindo por entre os seus dedos, por entre as palmas de suas mãos. O décimo terceiro ano do Partido dos Trabalhadores no poder parece que será o último, assim como a legenda que sempre usou o número 13 desde o seu nascimento, e que morre junto com ela. Pelo menos poderiam vir à público e pedir desculpas ao povo brasileiro e dizer que hoje estão vermelhos de vergonha por terem enfiado o país no buraco em que se encontra e por tê-lo entregue de mão beijada para o PMDB.

  9. milton alvarez disse:

    O Temer chegou ao cargo de Primeiro Ministro. Cargo que não existe e Continua Vice Presidente.
    Genial. Ele é quem vai mandar agora. Ou cai o governo.

  10. drigor disse:

    O ultimo que sair favor apague a luz e feche a porta

    tá chegando a hora – o fim do PT está em curso

    a represidenta já está até entregando as chaves do Planalto

    agora é aguardar as cenas dos ultimos capítulos

  11. Apenas para registro: “Os Arcos do Jânio” continuam emporcalhados como símbolo dos desmandos do PT na Cidade de São Paulo. Ninguém vai fazer nada ???

  12. Antonio Oliveira disse:

    A Dilma tenta sair do isolamento para que não saia em definitivo da Presidência. Ninguém suporta mais uma pessoa tão incompetente como ela dirigindo o país! Veja aí a compra de Pasadena por 1,2 bilhões de dólares, feita por essa incapaz, mesmo sabendo que a companhia não valia mais do que 100 milhões de dólares! Até o Nordeste e Norte,vejam as pesquisas recentes, cheio de bolsas-tudo, estão hoje contra essa espertalhona! Todo mundo sabe que essa “beleza” foi um factóide, uma criatura anormal construída às pressas para substituir um corrupto contumaz chamado José Dirceu, que já estava de malas prontas para substituir na presidência a “sumidade” Lula, quando foi flagrado como chefe da quadrilha do mensalão e encaminhado para a cadeia, onde nunca deveria ter saído. Olha o Lava Jato em cima dele de novo! Gente, o Brasil tem de parar, rasgar a “Constituição”, e começar de novo. Quase tudo está errado nesse país! Que tal começar com o FIM do político profissional, em TODOS OS CARGOS ELETIVOS, que não poderiam mais se reeleger por dois mandatos seguidos nem ocupar “boquinha” pública nesses 8 anos de “molho”? Porque a REFORMA POlÌTICA nem toca nesse assunto?

  13. Marcos Ortolani disse:

    A presidente jogou a toalha.Agora ela tem duas alternativas:ser uma espécie de rainha da Inglaterra até o final do governo ou renúncia. Pessoalmente aposto na segunda opção.

  14. LYRA disse:

    Desde o inicio que o intuito dos dois chefes da facção pbdm, Renan Calheiros e Eduardo Cunha, era isso que agora está acontecendo, ou seja, afastar os membros da facção pt e entrar os membro de outra fação criminosa, fosse ela qualquer uma das outras que formam essa grande quadrilha que é a politica nacional, só tem bandido da maior periculosidade, todas voltadas a roubar o dinheiro público a acabar de vez com as classes menos favorecidas.

  15. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Acabou o milho (dinheiro), acabou a pipoca (poder da presidente).
    Novamente as oligarquias corruptas estão no poder!
    Tudo culpa do senhor Lula e os demais traidores do trabalhismo.
    Socialistas, nunca foram!
    Infelizmente votei nesses mentirosos.

  16. J K disse:

    nada eh o que parece ser.
    Parece que ela tenta abrir um canal de comunicacao dela para o Congresso, mas o resultado eh que foi aberto um canal para o Congresso dizer a PR o que deve ser feito.
    E eu votei no presidencialismo, enfim … resta esperar que o Divino aja no acaso.

  17. Pasquale disse:

    Um conto de fadas
    O dia em que formos governo,vamos fazer isso,aquilo e muito mais ainda.
    O direito do trabalhador é sagrado.
    Vamos destravar o país,reduzindo os impostos.
    O Brasil será uma das maiores potencias mundiais.
    A saúde terá uma atenção especial,o cidadão vai ter acesso a saúde.
    etc…etc…etc…
    ——————————————————————
    E tudo não passava de uma tremenda enganação de um ex metalurgico.
    Hoje basta um vento mais forte,para jogar o Brasil de vez no ABISMO.

  18. Helena/S.André SP disse:

    Saiu no blog brasil247.com que Paulo Roberto Costa esta desdizendo tudo que falou na tal Lava Jato. Ele disse que não houve superfaturamento das obras da Petrobrás coisa nenhuma. Ele diz que os preços seguiam os parâmetros da estatal e o percentual que eram desviados para os partidos, 1% a 3% do valor do contrato, eram retirados das margens dos lucros das empresas. Então João Vaccari disse a verdade na CPI hoje ao dizer que tudo que falaram contra ele na delação premiada era tudo mentira. É, aos poucos a farsa da Lava Jato vai se revelando….

    • Pasquale disse:

      Helena, tem os 3 porquinhos,tem branca de neve,tem chapéuzinho vermelho e tem o PT.
      É só escolher qual a que vc prefere acreditar,ou pode acreditar em todas hehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 07:11:11