aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
22-09-2014, 10h19

Começa fase com eleitor mais atento; PT e PSDB reforçam ataques

Marina tenta evitar cascas de banana na reta final
42

Postado por: Daniela Martins

A duas semanas do primeiro turno das eleições, começa a fase em que o eleitor fica mais atento e interessado pela disputa. É também o momento em que os principais candidatos a presidente apostam as suas últimas fichas.

A campanha de Marina Silva (PSB), que enfrenta intenso tiroteio, tem a preocupação de não cometer nenhum erro grave. Com apenas dois minutos de propaganda no rádio e na TV, Marina quer evitar novos escorregões, como os recuos no programa de governo. A estratégia é chegar ao segundo turno, quando os tempos de propaganda se igualam, para poder responder aos ataques e brigar de igual para igual com Dilma Rousseff. Por ora, PT e PSDB vão manter o bombardeio. 

Dilma Rousseff (PT) quer continuar a tirar proveito da enorme vantagem de tempo no rádio e na TV e acusar Marina de ser uma candidata sem opinião sólida. A petista tem esperança de começar o segundo turno com números melhores do que os de Marina nas simulações das pesquisas. Hoje, as duas estão empatadas tecnicamente, mas a presidente está atrás numericamente. Segundo a última pesquisa Datafolha, Marina obteve 46% contra 44% de Dilma na simulação de segundo turno.

Aécio Neves (PSDB) vai tentar o que o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, chamou de uma virada inédita em disputas presidenciais na história recente do país. Aécio está numa situação difícil. Sua campanha diz que a diferença para Marina caiu para 8 pontos percentuais. A campanha de Marina alega que a distância está em 10 pontos. Ainda é uma dianteira confortável sobre o tucano.

*

A última pesquisa Datafolha mostrou também que sete em cada dez eleitores ainda não sabem em quem votarão para deputado federal e deputado estadual. Entre os eleitores de 16 a 24 anos, 80% ainda não escolheram um candidato a deputado. É um dado preocupante. Indica que será feita uma escolha pouco refletida.

Em relação à Presidência, o voto é mais debatido, mais informado. Mesmo com possibilidade de mudar de opção, 67% dos entrevistados citam um candidato no qual pretendem votar.

Com eleições para cinco diferentes cargos, os votos para deputados federais e estaduais acabam ficando em segundo plano em relação aos votos para presidente, governador e senador.

Há ainda um desinteresse pela política, reforçado pela imagem do Congresso, que aparece nas pesquisas sempre de forma mais negativa na comparação com outras instituições.

E temos um sistema eleitoral com muitos candidatos a deputado. Para eleger bancadas, os partidos apostam nos puxadores de voto, muitos deles com campanhas folclóricas ou baseadas apenas na fama. Cria-se um quadro que favorece também aqueles candidatos a deputado federal ou estadual com mais recursos e mais poder na burocracia partidária.

É natural que a disputa presidencial ganhe mais atenção, mas a imprensa também deveria dar destaque às eleições para a Câmara dos Deputados e as Assembleias Legislativas. Apesar desses problemas todos, o eleitor deveria procurar se informar melhor. É ele quem mais sofrerá as consequências de um voto pouco informado e refletido.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
42
  1. Pasquale disse:

    A Dilma na economia continua mal acessorada,agora coloca a culpa nos EUA para recuperar a economia.Esqueçeram que os EUA esta se recuperando a muito tempo,e hoje os estímulos a economia dos EUA estão cada vez menores.E daqui a pouco lá irão elevar a taxa de juros,o que vai pressionar o dólar aqui e consequentemente a inflacão.
    Deu sorte porque a inflação aqui não tem força agora…porque ninguem compra nada.A venda de carros desabou e até nos supermercados que é a outra ponta caiu tambem.
    O problema hoje não é os EUA,é a China que esta crescendo menos e os preços das commodietes caiu muito,desde o minério de ferro até a soja.
    PARA DE FALAR BOBAGENS DILMA E VOLTA PRA SUA ORIGEM.

    • jose alves da silva disse:

      Dilma é muito segura, tem competência, honestidade e vontade de manter o Brasil em alto nível. DILMA diz o que fez eo que está fazendo e os outros apenas prometem, dizendo que vão fazer luas e estrelas. A Marina passou 27 anos no PT, durante esse tempo dizia que o PT era o melhor partido. Bastou não ser escolhida como candidata em 2010 para sair falando tudo de mal do p
      artido que lhe acolheu por 27 anos, foi até ministra. Ela não mostra o que fez em tanto tempo disponível. Dar para acreditar no que ela diz!?

    • Fabio disse:

      Não é só na economia que ela é mal assessorada. Visto o que ela andou dizendo nos últimos dias sobre a educação (cortar as matérias de humanas do Ensino Médio) e comunicação (que a imprensa deve divulgar e não investigar), pode-se afirmar que ela muito mal assessorada em outras áreas também. Mas o problema na verdade é ela: muito fraca e muito teimosa. Essa senhora não pode ser de “esquerda”, sinto muito. O PT sairá menor dessas eleições, mesmo ganhando as eleições presidenciais. Abraços, Fábio.

  2. André Luiz Duque Estrada disse:

    Não entendo o comportamento do Sr. Aécio, candidato à Presidência da República pelo PSDB: durante grande parte de sua campanha bombardeou a Sra Dilma e seu Partido, alegando incompetência na condução da política econômica, culpada pela volta da inflação, da grande quantidade de ministérios, na falta de qualidade da educação, do caos da saúde pública e, principalmente, dos atos de CORRUPÇÃO existente nas empresas controladas pelo seu governo > vide os acontecimento na Petrobrás e, agora, a incompetência dos diretores do IBGE.
    Ao verificar sua pouca chance de ir ao segundo turno, resolveu voltar suas baterias contra a candidata do PSB, Sra Marina Silva.
    Qual será seu voto no 2º turno > Dilma? Marina? Nulo? Em Branco? Será que ele terá coragem de revelá-lo?

  3. Me sinto feliz por vêr a Era do PT despencar para nunca mais..ADEUS incopetênte Dilma que afundou o pais….

    • Roque disse:

      Por falar em despencar, primeiro quem despencou do Aecioporto foi o candidato de Minas, agora que está despencando de suas próprias idas e vindas, dito-pelo-não-dito, é a candidata do Acre…

    • Chico disse:

      Desculpe, vc precisa rever o verbo afundar…

      E verificar os dados avassaladores de melhoria para o povo nos governo LULA E DILMA.

      Mas não se preocupe, Dilma mais 4 anos, depois adeus, ou melhor – H A D A D !!!

  4. Francisco Vale disse:

    Algumas criticas tem sido feitas em relação a eventuais inconsistências ou mudanças de rumo do programa de governo da Marina, mas pelo menos a candidata tem propostas formais para mostrar para nós eleitores. Gostaria muito de ver o Aécio e Dilma apresentarem seus programas ao invés de somente criticar. Outro fato que acho importante é o loteamento politico estabelecido pelo PT que inclui a colocação de corruptos e cargos relevantes nas empresas Estatais e a criação de ministérios em favor de apoio politico e tempo de televisão. Acho que a Marina tem que explorar temas como esses em seus discursos.

    • Chico disse:

      o SR. precisa entender o que é corrupção: sempre tem dois lados…

      Sabe o cidadão q paga o guarda para não multá-lo ???

      • Amilton S. G. Ferreira disse:

        Pelo visto o PT está querendo culpar os outros pelos atos de corrupção. Culparam os empresarios ganaciosos pela vergonhosa traquinagem contra a Petrobraz no Passadena. Lula quando era presidente não tinha vergonha de dizer que não sabia que José Dirceu comandava o maior escândalo de corrupção da historia deste País. Abaixo a corrupção. Lugar de corrupto é na cadeia. Pelo combate à corrupção eu voto MARINA.

    • Mesmo com toda acusação que ficam fazendo ao PT, eu ainda voto na Dilma. Pois eu não vejo melhor candidato que ela. Aécio seria um bom candidato, se não fosse do PSDB, um partido que só pensa em privatizar tudo. Como fez o Fernando Henrique. A Marina é uma aprendiz de política, pois não tem uma opinião formada sob nada. Ora quer uma coisa, ora quer outra coisa. Ela esta querendo é poder, para criar o partido dela. Não se importa com o Brasil, ela não é maioria nem no seu próprio estado o Acre, pois nunca fez grandes coisas para lá. Hoje eu vejo um pobre cursando Universidade, como é o caso de meus filhos, os três são universitários e dois já se formaram. Tudo isso, foi depois do PT no governo. Antes eu mesmo tentei várias vezes e não entrei na Universidade nos governos anteriores ao do PT, pois pobre não entrava fácil em Universidade. No governo do PT nunca teve ágil para compra de alimentação, como no governo do Sarney, onde sumiu a carne bovina e o sal de cozinha, para se comprar tinha que pagar mais caro. Concluindo eu não tenho coragem de votar em aventureiros. O PT, mudou bem o Brasil.

  5. Fabiano Correia disse:

    A alternância de poder em uma sociedade democrática e sempre bem vinda. Acho que estamos nos aproximando muito desse fato nessa eleição. Mas temos que ser realistas com algumas coisas: o Brasil está indo muito bem, discordo dos pessimistas que falam que o Brasil está indo de mal a pior, acho que estamos no caminho certo para uma sociedade mas justa, qualquer candidato que ganhar a próxima eleição vai fazer um bom governo, independente do partido político, não tem como voltar atrás no caminho traçado pelo Brasil. O PT sabiamente deu continuidade no Governo Itamar e Fernando Henrique e assim, o próximo presidente vai dar continuidade no atual governo, salvo pequenas diferenças na forma de governar e a quais partidos políticos vai apoiar o Governo e quais partidos vão ser oposição.

  6. Orlando Cardoso disse:

    Esse é o momento da razão e que os brasileiros devem se preocupar com o futuro da nação.
    Aécio Neves representa os avanços e o desenvolvimento do país sem demagogia, corrupção, nepotismo e cabide de empregos para os companheiros.
    Aécio representa a mudança das relações exteriores e não alinhamento com ditaduras e representantes do atraso.
    Os escândalos que sucederam no governo do PT não permite que essas pessoas continuem a comandar o país, onde o compromisso primeiro é com os interesses dos companheiros e familiares como presenciamos nos diversos casos que se sucederam. A Petrobrás é a face mais visível no momento.
    Portanto, esse é o momento da razão e da decência e tem nome Aécio Neves.

    • Laurindo disse:

      Orlando, ou você é um baita de um ingênuo, daqueles de fazer os amigos passarem vergonha, ou você, de alguma forma, tem interesse no PSDB, pois tudo o que você disse sobre o Aécio e seu partido é motivo de risos.

    • Chico disse:

      Ainda bem q o sr. citou o nome da Petrobras, pois na avaliação de Aécio e FHC, ela já deveria ter sido leiloada para os gringos, como a Vale e tantas outras – a preço de banana.

      • Pasquale disse:

        Não, claro que não pode nem se tocar na Petrobras.
        1- Cabidaço de empregos(concurso só pra ingles ver).
        2- É uma verdadeira mãe,pode se roubar a vontade.
        3- Uma caixa preta que ninguem abre.
        4- Só da lucro porque é impossível uma empresa de OIL dar prejuízo.
        5- O zé povinho não sabe de nada que acontece lá(o que é muito bom).
        Poderia continuar…melhor parar por aqui.

  7. willians disse:

    Grosso modo, pesquisas mostraram que os menos instruídos votam no PT. Não sem motivos: a vida deles melhorou nesse governo, com a valorização das profissões mais “rústicas”. Pouco se importam se tem desvios na Petrobrás e outras, se o PT se apropriou das estruturas pra ganhar dinheiro e poder…O Aécio se esforça, mas o PSDB não é tido como “partido do povo”, tem enorme rejeição…Marina significa pra alguns mudança (seria o fora PT), embora os mais conscientes saibam que ela terá enormes dificuldades pra mudar, principalmente por causa do Congresso. Esse sim, um problema ainda maior. Quem são os candidatos? Fichas sujas,velhas raposas da política, seus filhos, netos, irmãos, esposas etc…ou então gente desconhecida, cujo currículo em nada contribui pra se achar que fariam alguma boa diferença no Congresso…

    • Fidel Vilioni disse:

      Boa tarde a todos.

      Quero expor um breve comentário que diz respeito ao preconceito contra o PT, o Sr Willians diz que os menos escolarizados/ instruídos votam no PT. Eu sou formado em uma das melhores universidade do Brasil e tenho também mestrado e voto no PT ? E ai? Qual é problema? Vou votar no PT pois mesmo com todos os erros que houve no PT , o Brasil está sem dúvida nenhuma bem melhor do que na era FHC/PSDB.
      Respeito a opinião de cada um mas vamos parar com o preconceito de querer dizer que vota no PT são pessoas analfabetas e sem instrução. Mas sim são pessoas que tiveram sem dúvida nenhuma suas vidas melhoradas na prática com emprego e aumento da renda. Todos tem o direito de votar em quiser e deve ser respeitado.
      Grande abraço a todos

      • willians disse:

        Senhor Fidel…tendo o senhor formado e pós-graduado em uma das melhores universidades brasileiras, deveria saber que meu comentário não tem nada de preconceituoso, mas é baseado em dados de pesquisas amplamente divulgadas pelos jornais…O senhor, como eu, como qualquer brasileiro, tem todo o direito de votar em quem quiser, mas dados são dados…e segundo os divulgados, 44% dos eleitores da Dilma têm o ensino fundamental e outros 44% o ensino médio. Saudações, então, pessoas como o senhor, são exceção, e não a regra dos eleitores do PT (detalhe: eu já votei no PT anteriormente, mas como milhões de brasileiros, tb me senti enganado por eles, que se apropriaram do estado pra roubar)…

      • Leandro Maximino disse:

        Como professor você deveria saber que a mudança para melhor faz parte do rumo natural das coisas. Seria impossível admitir que depois de 12 anos de governo petista o Brasil estaria pior do que em 1998 no fim do governo FHC. É o caminho natural dos fatos isso não vem de hoje isso vem desde a Revolução Industrial. Então meu caro é temerário um cidadão esclarecido usar tal argumento para justificar um voto no PT. O brasileiros precisam buscar governos mais éticos e isso numa democracia nova so funciona com alternância de poder.

        • Antonio Carlos disse:

          LEANDRÃO, MAIS UM POUCO DE CRISE!!!!
          Vejam abaixo:
          Percentual da DÍVIDA PÚBLICA em relação PIB em 2014: (quanto maior, pior)
          Rússia= 13.41%;
          China= 22.40%;
          Brasil= 56.80%;
          Índia= 67.72%;
          Alemanha= 78.40%;
          Canadá= 89.10%;
          Reino Unido= 90.60%;
          França= 91.80%;
          Zona Euro= 92.60%;
          Espanha= 93.90%;
          USA= 101.53%
          Itália= 132.60%;
          Japão= 227.20 %;

          É por isso que o mundo nos vê como uma POTÊNCIA ECONÔMICA. Somente a MANADA conduzida pela Mídia Golpista se deixa levar e não quer enxergar isto.

      • Moacir Viana disse:

        Eu sou assim como você, portanto concordo plenamente com o seu comentário. Os oposicionistas gostam de intimidar os leitores com estes comentários pejorativos e preconceituosos !!

      • Chico disse:

        Muito bom Fidel,

        Permita-me fazer mais um comentário. Muitas dessas pessoas não sabem q não fazemos políticas olhando para o umbigo e sim para q o país, possa crescer atender/acolher BEM, todos os seus filhos.

        Diferente dos que querem o bolo só pra eles. Imagine se em 500 anos as chamadas elites q governaram o Brasil tivessem cada um feito a metade do q LULA E DILMA fizeram para atender a população que não tinha: comida, casa, trabalho, escola, etc???

        E como a Dilma gosta de dizer – “NÃO APOIAMOS NENHUM MAL FEITO”

      • willians disse:

        Tb sou graduado e pós-graduado em uma das melhores instituições de ensino no país, mas que prezava pelo ensinamento e interpretação de textos (mesmo eu tendo feito um curso de exatas)…Sr. Fidel, fiz uma humilde análise e citei todos os partidos com chances nas eleições, e no quesito PT não usei de nenhum preconceito mas sim de dados estatísticos. São sim maioria dos eleitores do PT os menos escolarizados desse país (até citei os fortes motivos pra que votem assim). O fato de algum eleitor mais escolarizado votar tb no PT significa (segundo pesquisas) apenas uma exceção, não uma regra.

  8. José Bezerra Sampaio disse:

    É incrível o esforço do candidato Tucano na tentativa de convencer os eleitores de que ele é a melhor opção pois tudo que ele diz ter feito em sei Estado não atrai a simpatia do povo e assim o seu candidato ao governo de Minas Gerais está se desgastando cada vez mais e seu desespero pode provocar um racha na base de seu grupo de apoio. A grande mancada de Aécio foi o medo de atacar LULA e perder votos dos seus eleitores, mas não se enganem, na véspera da eleição seus auxiliares vão partir para o tudo ou nada e pode surgir “Dólares na cueca”, e vídeos comprometedores de Marina na tentativa de derrubá-la sem tempo para defesa.

  9. jose raimundo bitencourt disse:

    O BRASIL, MEUS COMPANHEIROS, AINDA, É ISTO MESMO.

  10. Edison disse:

    Vamos tirar o Brasil do Vermelho, essa onda de PT já passou, o Brasil e o Povo não merecem passar por essas mentiras, o Ministro Mantega desde que assumiu nunca acertou uma previsão do PIB, da INFLAÇÃO, dos Juros e da economia em geral. Em um PAÍS Sério e governado por um Presidente Sério já teria substituido logo no primeiro erro e não só agora para poder fazer campanha para se reeleger.

  11. Malaquias disse:

    Esta na hora de darmos um nova direção ao pais, mas com a visão politica que esta no poder fica difícil. Quando falo de direção, não estou referindo apenas a educação, saúde e segurança, mas também tecnologia, armamento do exército ou melhor… real soberania nacional. Por que não são colocados estes pontos nos programas dos candidatos? Por que têm tanto medo de discutir estes assuntos?

  12. Orlando Cardoso disse:

    Laurindo, então vamos aos fatos: Aécio governou Minas por 08 anos. Favor apontar se existe algum processo contra o mesmo. No caso do Aeroporto a obra é aprovada pelo Ministério público e foi construída. Governo FHC: O PT vomitava na oposição que iria apurar a corrupção do governo. PT está a 12 anos com todos os instrumentos disponíveis e só conseguem descobrir roubos é da turma do PT. Olha que não são apenas pequenos soldados, mas a cúpula do partido está na cadeia. Agora, no caso Petrobrás o Sr. Paulo Roberto está preso e delatando lula, Dilma e outros. Até no caso do chamado mensalão mineiro, que ocorreu a longos 16 anos, os principais envolvidos na parte financeira, Walfrido dos Mares Guia e Clésio Andrade, hoje são pessoas ligadas à quadrilha do PT. Dilma esteve em BH a aproximadamente uma semana, e advinhe onde almoçaram? na casa de Walfrido, que recebe Lulla constantemente.
    No PT, a turma da papuda são elevados a heróis.
    Portanto, o PT é o que há de pior em termos de desvios de milhões, bilhões, e somente Maluf consegue aproximar desta turma.

    • Werley Nascimento disse:

      Triste sina ver o trabalhador paulista sofrer com as informações recebida da mídia paulista, porque o trabalhador paulista não tem tempo para aprender política vivem para o trabalho, trabalha para manter a burguesia no poder com apoio do PSDB e da \\mídia paulista, não é possível uma cidade se acabando com a falta de água. e Geraldo Alkmin vencer as eleições no primeiro turno, desde Mario Covas até o dia de hoje é o PSDB quem governa esta cidade, a corrupção dos metrôs vem de longas datas até os dia de hoje, e os eleitores paulista não muda estes governantes, porque será? Não é porque a mídia paulista é comprada por estes governantes para dá informações mentirosas a este povo trabalhador que vivem como maquinas, robores a serviço desta elite, porque esta mesma elite não lhe permitem pensar, só dão trabalho para este povo, “vós o povo vós tem o poder de tornar esta vida livre e bela”, muda São Paulo, sem água não ha vida, porque estes governantes do PSDB não despoluíram os Rios que banham essa cidade? essa crise de falta de d’água não existia se os rios fossem despoluídos, e também geravam bastantes alimentos com o pescado, porque essa mídia não fala da corrupção do PSDB?
      Só falam com veemência a corrupção dos outros partidos. Sugiro que nós classe média, em vez de puxar saco do rico e formamos um outro partido. ou votem no Psol; PSTU ; PCO porque o que está aí na liderança está a serviço da burguesia, segundo Cazuza a Burguesia FEDE.

    • douglas disse:

      Pelo jeito os eleitores do PSDB querem o tapete de novo, o brindeiro esta de plantão??

    • Antonio Carlos disse:

      O PSDB em SP, que roubou mais de 1,5 BILHÃO no Metrô, mais 1 BILHÃO na Secretaria de Fazenda. Essa grana toda representa 40 vezes o valor do Mensalão do PT. Tudo isso num só estado, sem falar no Mensalão Mineiro, nos Aeroportos do Aécio em Claudio e Montezuma. Agora você imagina o que foi roubado quando o FHC era presidente, podendo estender a corrupção para o País inteiro. Imagina quanto rolou de grana nas privatizações?

  13. Ramati Dalmeia disse:

    Quando se comete um crime. O criminoso tem Pagar por ele.Como o PT . Gosta de dizer- tem que Transitar em Julgado! A Cadeia tem varios Petistas.Mas Ficarem!!! .Batento no Aecio- Por caso de um Aeroprto- lá no Meio do Nada ??? o Que é isso Minha Gente? -O Mensalão e os Ladroes da Petrobraz. Causaram 1 Trilhão de prejuiso ao Povo Brasileiro!!! . e estão ai ser pagar!!!
    E ainda Tem Gente que vai votar . Dilma ou Marina. Ora Da Licença. Aecio Já

  14. É HORA DE RENOVAÇÃO - MUDANÇA - ALTERNÂNCIA NO PODER, COM MARINA SILVA! disse:

    PARA VOTAR PARA PRESIDENTE O POVO DEVERIA PENSAR EM COMO ESTÁ O SUS, A EDUCAÇÃO, A SEGURANÇA PÚBLICA, O COMBATE AO NARCOTRÁFICO, O SANEAMENTO BÁSICO, A MOBILIDADE URBANA, A CORRUPÇÃO, A INFLAÇÃO, O PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO – SOMA DE TODOS OS BENS E SERVIÇOS PRODUZIDOS NO PAÍS E SERVE PARA MEDIR A EVOLUÇÃO DA ECONOMIA).
    DIANTE DE TAL ANÁLISE É MAIS DO QUE CLARO QUE A CONCLUSÃO É QUE TUDO ESTÁ “PÉSSIMO”, EM TODAS AS ÁREAS.
    AÍ É SÓ VERIFICAR QUAIS GRUPOS POLÍTICOS SÃO RESPONSÁVEIS, UNS MAIS, OUTROS MENOS, PELO CAOS GERAL PROVENIENTE DESSES ÚLTIMOS 30 ANOS DE GOVERNO ( PÓS REGIME MILITAR ).
    CHEGA-SE À CLARA CONCLUSÃO QUE PMDB – PSDB – PT/PMDB PODEM ATÉ CONTINUAR A ATUAR POLITICAMENTE, PORÉM COMO “COADJUVANTES”, DEIXANDO O PAPEL PRINCIPAL PARA QUEM ESTEJA MENOS COMPROMETIDO COM TUDO ISSO QUE ANDA MUITO MAL!
    CHEGA-SE À CONCLUSÃO QUE O MELHOR É A “ALTERNÂNCIA” DO PODER EXECUTIVO, COM MARINA SILVA, PROCURANDO AO MESMO TEMPO, VOTAR PARA SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, DEPUTADO ESTADUAL – RENOVAÇÃO TOTAL TAMBÉM, NÃO REELEGENDO NENHUM CANDIDATO CORRUPTO ( QUE SÃO CERCA DE 90% DOS QUE ESTÃO COM MANDATO E TENTANDO SE REELEGER!).

  15. ari busanello disse:

    O DIA ESTA CHEGANDO É 05/10/14,VAMOS TIRAR APROVA QUEM É QUEM, APOSTO NO PSDB.

  16. IVO RIBEIRO disse:

    a
    Admiro e respeito os tucanos e seu candidato Aécio. Ele deve ser eleito com base naqueles que o conhecem. Tudo de bom que ele propõe foi testado em Minas Gerais. Façamos então como os mineiros. Dilma muito bem lá frente, bem depois a Marina, e cadê o tucano ? – Nem o Serra e o Geraldinho querem o candidato Tucano. Aliás, o Amazonas e o Acre também conhecem bem a Marina e não votam nela… Se o tucanato pode ficar 24 anos em São Paulo, nada justifica o PT não poder ficar 28 anos em Brasilia. Vamos resolver tudo no primeiro turno, aqui e acolá….Não é só pobre e nordestino que vota na Dilma. Ela está à frente em todas as regiões, inclusive no Sudeste. Apesar do provincianismo das elites bancárias, empresariais e da grande imprensa de São Paulo

  17. DE RUI BARBOSA... A UM APEDEUTA PORONGO CORRUPTO 171 ... disse:

    “Meu país conhece meu credo político, porque meu credo político está na minha vida inteira. Creio na liberdade onipotente, criadora das nações robustas; creio na lei, emanação dela, o seu órgão capital, a primeira das suas necessidades; creio que, neste regime, não há poderes soberanos, e soberano é só o direito, interpretado pelos tribunais; creio que a própria soberania popular necessita de limites, e que esses limites vêm a ser as suas Constituições, por ela mesma criadas, nas suas horas de inspiração jurídica, em garantia contra os seus impulsos de paixão desordenada; creio que a República decai, porque se deixou estragar confiando-se ao regime da força; creio que a Federação perecerá, se continuar a não saber acatar e elevar a justiça; porque da justiça nasce a confiança, da confiança a tranquilidade, da tranquilidade o trabalho, do trabalho a produção, da produção o crédito, do crédito a opulência, da opulência a respeitabilidade, a duração, o vigor; creio no governo do povo pelo povo; creio, porém, que o governo do povo pelo povo tem a base da sua legitimidade na cultura da inteligência nacional pelo desenvolvimento nacional do ensino, para o qual as maiores liberalidades do tesouro constituíram sempre o mais reprodutivo emprego da riqueza pública; creio na tribuna sem fúrias e na imprensa sem restrições, porque creio no poder da razão e da verdade; creio na moderação e na tolerância, no progresso e na tradição, no respeito e na disciplina, na impotência fatal dos incompetentes e no valor insuprível das capacidades.
    Rejeito as doutrinas de arbítrio; abomino as ditaduras de todo o gênero, militares ou científicas, coroadas ou populares; detesto os estados de sítio, as suspensões de garantias, as razões de Estado, as leis de salvação pública; odeio as combinações hipócritas do absolutismo dissimulado sob as formas democráticas e republicanas; oponho-me aos governos de seita, aos governos de facção, aos governos de ignorância; e, quando esta se traduz pela abolição geral das grandes instituições docentes, isto é, pela hostilidade radical à inteligência do País nos focos mais altos da sua cultura, a estúpida selvageria dessa fórmula administrativa impressiona-me como o bramir de um oceano de barbaria ameaçando as fronteiras de nossa nacionalidade.”
    Ruy Barbosa, Senado Federal, no Rio de Janeiro em 13 de outubro de 1896

  18. Antonio Carlos disse:

    Prezados,
    Sinceramente eu tenho pena. Não estou brincando não, tenho pena mesmo.
    É muito triste um eleitor devoto, quase fanático, ver que o seu candidato não é NADA, NADA mesmo, aliás nunca foi NADA além de neto do Tancredo, aquele que quase foi Presidente. O tal NADA, governou MG por oito anos e foi tão mal que seu candidato vai perder no 1º turno. Bom, mas o tal NADA é um cara fino, de família tradicional mineira, quase a mesma coisa que as famílias tradicionais de SP. Por falar nisso, acho muito bacana aquele pessoal rico de SP, tenho a maior inveja daquele tal de João Dória, êta cara elegante, com certeza vota no NADA, lógico.
    Esse pessoal fica muito triste vendo que pessoas pobres, com baixo nível de instrução, estão melhorando de vida. Que absurdo, esse governo querer fazer essas pessoas melhorarem de vida!!! Também, um Partido cuja a estrela maior é um ex-operário, só podia dar nisso.
    Falando sério, eu fico com pena deles, de verdade, no fundo, bem lá no fundo, no fundo mesmo, são pessoas boas.
    Agora o que é pior, é ver uns caras que são de uma classe média melhorada querer imitar a “casta” de SP. Sei lá, eu fico pensando, eles querem imitar para parecer com eles, só pode ser. No fundo isso é necessidade de auto afirmação. Eles pensam assim, se eu for contra o povo, me distancio dele e aí passo a ser considerado um cara mais importante.
    Enquanto isso, aquele povinho pobre está feliz da vida, de barriga cheia, morando com dignidade, podendo sonhar com uma vida melhor, quem sabe um carrinho, mesmo que seja de 2ª mão.
    CONCLUSÃO: DILMA GANHA NO 1º TURNO E O NADA, QUEM É O NADA?????????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-12-01 20:57:21