aki

cadastre-se aqui
aki
Política
03-05-2016, 9h18

Como fez com Dilma, Lava Jato atrapalhará Temer

Delação de Delcídio deverá resultar em investigação contra Dilma
18

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Como fez com a administração de Dilma Rousseff, a Lava Jato atrapalhará o futuro governo de Michel Temer. Ao pedir investigação contra o presidente do PSDB, Aécio Neves, e quatro senadores da cúpula do PMDB, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, mostra que a Lava Jato continuará a incomodar quem estiver governando.

Nesse sentido, a investigação será um pedra no sapato do futuro governo Temer. Um dos principais líderes da oposição, o senador mineiro Aécio será um dos fiadores políticos do futuro governo. Hoje mesmo deverá entregar um documento do PSDB com sugestões e condições para apoiar o governo. O vice-presidente Michel Temer já conversou com tucanos sobre esse documento e almoçará hoje com dirigentes do partido.

Rodrigo Janot também solicitou apuração contra quatro senadores da cúpula do PMDB no Senado: Renan Calheiros, Jader Barbalho, Waldir Raupp e Romero Jucá, este último cotado para ministro do Planejamento.

No momento em que o PT está sendo apeado do poder, a Lava Jato decide ampliar o leque de investigações. A delação de Delcídio do Amaral é o primeiro passo dessa abertura de foco.

O listão da Odebrecht deverá ser investigado, causando ainda mais dano a políticos da oposição ao PT e que passarão a apoiar o novo governo. Os rumores em Brasília a respeito das delações de executivos da Odebrecht que estão em negociação dão conta de estrago multipartidário com impacto no Congresso.

*

Investigação contra Dilma

Desde a época em que a Câmara debatia o pedido de abertura de impeachment de Dilma, havia no Palácio do Planalto o temor de que Rodrigo Janot pedisse uma investigação contra a presidente baseado na delação do senador Delcídio do Amaral e nas colaborações premiadas de executivos da Andrade Gutierrez.

Janot segurou o pedido de investigação para não ser acusado de intervir politicamente a favor do impeachment. Hoje, com a situação cristalizada no sentido de que o afastamento da presidente é questão de tempo, ele deverá apresentar um pleito para investigar eventual tentativa da presidente de interferir na Lava Jato, o que Dilma sempre negou e usou como um ativo político em seus discursos.

Na provável apuração sobre Dilma, o ex-presidente Lula também deverá ser investigado. Do ponto de vista político, a investigação terá pouco impacto sobre o iminente afastamento da presidente do cargo e a aprovação do impeachment pelo Senado. Mas dificultará a defesa pública de Dilma, porque haverá um questionamento incômodo.

*

Saia justa

Teve repercussão negativa no STF (Supremo Tribunal Federal) a entrevista de Eduardo Cunha ao jornal “O Estado de S.Paulo” na qual o peemedebista disse que só sairá do domando da Câmara em fevereiro do ano que vem.

A afirmação de Cunha deixa o tribunal numa saia justa. Em breve, segundo o ministro Teori Zavascki, ele pretende levar ao plenário do STF o pedido de Rodrigo Janot para que Cunha seja afastado da presidência da Câmara e do mandato de deputado federal.

O Supremo está devendo essa resposta ao país, ainda que seja uma decisão de não interferir noutro poder. A participação de Cunha no impeachment de Dilma deixará uma mancha histórica pela inação do Supremo em relação ao peemedebista.

Entre os articuladores do novo governo Temer, a leitura foi a seguinte: Cunha mandou um recado de que não aceitará pressão para sair de cena na nova administração.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
18
  1. Leonardo Gama disse:

    e o governo Temer começa, da mesma forma que se deu o impeachment… conduzido e recheado de gente enrolada!!!

    um governo montado já de início com políticos enrolados em casos de corrupção, e ainda sem a legitimidade de uma eleição . . . está fadado ao fracasso.
    perceba que não são políticos os quais há grande chance de se corromper, tal qual aconteceu com o PT! neste caso não, o governo já está sendo formado de início por políticos notoriamente enrolados em casos de corrupção nos últimas décadas.

    a quase totalidade dos fiadores desse governo (Aécio, Paulinho da Força, Agripino) e ministeriáveis de Temer (Padilha, Jucá, Geddel, não suportam uma singela pesquisa no google!!!
    sem falar no braço direito do Presidente, que é tal vez o político maus sujo do país.
    sendo que o condenso que se formou em torno do fora Dilma, não vai as ruas para defender Temer. é um governo que necessitará tomar medidas impopulares e do qual não haverão defensores nas ruas . . .

    • Leonardo você foi muito feliz em seus comentários.

    • walter disse:

      Exatamente Leonardo do Gama;O Temer terá que se afastar da Lava Jato, o Delcidio esta citando gente de seu futuro governo; como deve se comportar um presidente interino e indireto?
      Kennedy, o Temer será aplaudido com seu pacote de bondades, com a limpeza da casa; pretende desarmar as “ratoeiras do PT”…vai demitir os agregados e sem concursos; regularizar o dia a dia.
      Infelizmente, terá que tomar medidas duras, como a CPMF para a Saúde, que agoniza por exemplo; será bastante movimentado, estes próximos seis meses; terão que fazer a lição de casa, uma situação difícil para qualquer governo interino.

  2. Fabio disse:

    Temer é golpista, fará um governo ilegitimo e sem votos.
    Sabe qual o futuro dele e de seu governo?
    A historia irá contar e Temer já entrou nela pelas portas dos fundos.

    • Luiz Silva disse:

      O PMDB abandonou a coalisão que governava o Brasil. Isso não é golpe. Dilma está sendo processada porque a União ficou devendo bilhões aos bancos públicos e isso equivale a empréstimo proibido (veja o que diz a Lei). Logo, o impeachment também não é golpe. Temer foi eleito vice-presidente, o primeiro na linha sucessória. Logo, seu governo não é ilegítimo e nem sem votos. Ele tem os mesmos votos que Dilma. Se você é brasileiro, torça para que Temer dê certo. Como você deve saber, o Brasil está falindo.

  3. Rubens Prado Jr disse:

    Vale lembrar que o o Temer foi citado em delações também, esse são os nossos politicos onde na sua grande maioria deve a justiça, como vai prá frente?

  4. Jose Nilton Alves Da Motta disse:

    O que o povo brasileiro espera é que não acabe tudo em pizza. Esperamos que todos, sem exceção, que de uma forma ou de outra, meteram a mão nos cofres públicos, devolvam cada centavo e que nenhum seja poupado. O nosso país precisa de um grande choque de honestidade.

  5. Adair Alves de Barros disse:

    Discordo, do ponto de vista de que o supremo (minúsculas mesmo, pois esse “supremo” é o supremo sono) com a sua inação (ou vista grossa por querer) manteve um bandido na condução de um processo de afastamento de uma presidente sem nenhum crime, simplesmente deixaram o maior bandido do Brasil fazer o que quisesse, isso com trocentos processos correndo em seu nome. E digo mais, nossos oligarcas NÃO PAGARÃO POR CRIME NENHUM, essas investigações, processos serão TODOS engavetados, e Eduardo Cunha, que conhece de carteirinha nosso judiciário arrostou alto simplesmente por SABER que com ele NÃO ACONTECERÁ NADA. Judiciário brasileiro, credibilidade ZERO.

  6. Alberto disse:

    Haja inocentes úteis!!!!

  7. Furacão disse:

    A culpa é que não levaram o estoque de vento a sério.
    Sem dúvida é uma idéia que tem futuro.

  8. Andre disse:

    Há uma cobrança para que o supremo federal afaste o Cunha da presidência da câmara, mas para o mesmo trata-se de um assunto delicado, pois pode ser acusado de interferência no poder legislativo. O correto era a câmara resolver este problema, que é interno dela, ter decência e fazer o processo de cassação de Eduardo Cunha. Que país este?

  9. Deixem que investiguem! Quem não deve, não teme.
    Eu continuo a apoiar as investigações.
    Eu apoio a Operação Lava Jato.
    Eu apoio a Operação Acrônimo.
    Eu apoio a Operação Zelotes.
    Eu apoio que se apure tudo.
    Doa a quem doer.
    Não estou defendendo a partido A,B ou C.
    Estou defendendo o meu pais. Estou defendendo o meu interesse pessoal. O imposto que eu paguei foi roubado. Prendam quem roubou o dinheiro da saúde, educação, segurança, transporte…
    Eu apoio que lugar de corrupto é na cadeia.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  10. Até quando o Supremo vai proteger o Lula e o Rena Calheiros?
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  11. Extra extra disse:

    Se há alguma coisa que faz sentido no último movimento da Lava Jato é a pressão sobre Renan. Talvez isto resolva logo estas tais ‘indefinições’ de alguns senadores. Incriminar Aécio, eu não entendi. Há motivo, é lógico, mas ainda não está visível no processo de impeachment, ao menos fora dos bastidores. Enfim, logo saberemos.

  12. Diego Silva disse:

    Até quando O STF vai ficar acovardado. Ele já interferiu no outro poder a muito tempo, quando impediu a posse de Luiz Inácio Lula,mas quando se refere a Cunha, nada acontece.
    Na verdade todo mundo está nas mãos do cunha. Ele inteligentemente derrubou a presidenta Dilma e O temer e os deputados tem que seguir as regras ditadas por ele, porque todos estão em suas mãos. Inclusive o prosseguimento dos pedidos de impeachment do vice presidente depende da aceitação dele. O temer que se faça de doido! Quem vai parar o Cunha?

  13. josé erivaldo ferreira silva disse:

    O CINISMO CANALHA DE Janot , Ficará pra historia como PAI DO GOLPE. Mas junto com ele ficara pra história o estigma de Golpista cuja entidades ou espectro da mitologia grega (seres mitológico) o perseguirá até o fim dos tempos o amaldiçoando por toda eternidade. Janot não poderá mais colocar sua cabeça em um travesseiro, sem que venha a mente aquela figura demoníaca espírito de pesadelo Enfim, Janot não terá mais sono, porque suas lembranças vem como fantasma para atormenta-lo.

  14. Pasquale disse:

    Golpe tem pai? Pode ter mentor…etc

  15. Maria da Consolação disse:

    A operação Lava Jato não irá incomodar o Temer pelo fato de que a imprensa já não tem dado mais a repercussão que dava antes. Aliás o próprio Moro já disse que em dezembro encerra tudo, não é? Sem divulgação na imprensa, os políticos não se incomodam. O Temer vai rezar direitinho a cartilha neoliberal, e passará ileso… simples assim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 12:45:26