Confirmar sentença discutível pode ser ruim para Moro e Lava Jato
KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO
Numa perspectiva histórica, a confirmação de uma sentença discutível não será boa para o futuro da Lava Jato nem do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. O julgamento da História, mais sereno, pesará sobre o dia de hoje.
No processo do apartamento no Guarujá, há margem para absolvição do ex-presidente Lula. Advogados e juristas questionam a consistência da sentença de Moro.
Nesse contexto, não apenas Lula, mas também Moro e a Lava Jato estão, de certa forma, em julgamento hoje no TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, sediado em Porto Alegre.
*
Momentos do julgamento
A manifestação do procurador da República Maurício Gerun foi marcada por um preâmbulo político antes de chegar aos aspectos técnicos do processo. Em outros momentos, ele repetiu avaliações políticas, o que não é papel do Ministério Público. Melhor apontar os motivos pelos quais considera que Lula deva ser condenado.
Ao abrir os trabalhos, o desembargador Leandro Paulsen respondeu indiretamente às críticas de que o julgamento do recurso de Lula foi acelerado. Segundo Paulsen, agir com celeridade é uma forma de cumprir metas do próprio TRF-4 e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
Relator do recurso, João Pedro Gebran Neto ecoou palavras de Moro ao dizer que não estava em julgamento a vida pregressa de ninguém _resposta às críticas do PT de que há tentativa de condenar o governo de Lula.
Ouça mais um dos comentários feitos nesta manhã no “Jornal da CBN”, no início do julgamento da apelação do petista ao TRF-4:
O que de fato importa Kennedy, é a democracia; o lula esta tendo todas as chances de se defender, não adianta nada, tentar denegrir os juízes; péssimo juízo de valores, ninguém vence, na justiça legal no grito, com ardis improváveis…não sei se a defesa do lula levou em consideração, que a classe jurídica se unam no final do túnel; antes de mais nada são seres humanos, provoca los por tabela, é uma atitude pequena e sem sentido pratico…todos os argumentos serão minimamente milimetrados para condena lo neste caso; corre o risco porem de ser absolvido, afinal é um julgamento isento sim…
Não consegui ficar e frente a TV vendo as iniciais e muito menos a apresentação do Procurador Federal Mauricio Gerun. Estava mais parecido como aquele capitão do mato que enumera as faltas do escravo fujão para seu dono sinhozinho!! Aí não aguentei e desliguei.
A vantagem de ser tudo televisionado é que muitos advogados dos cantos mais insólitos do país terão a oportunidade de assistirem o julgamento e verificarem a máquina jurídica tentando atropelar todo o CPP. Realmente o jornalista de novo tem razão. Indiferente do resultado, este julgamento entrará para a história e só vai depender dos desembargadores em qual porta eles entrarão: pela porta da frente e de cabeça ereta ou pela porta dos fundos de maneira furtiva!!
Pelo modo que você escreve, é perceptível que você não sabe o que diz e não tem conhecimento para analisar o caso.
Também foi a mesma impressão que tive… de que o articulista não tem conhecimento técnico jurídico que respalde sua crítica. Pelo contrário, vai de carona nas razões encabeçadas pela defesa do condenado..
Confirmar uma sentença com base em tantas provas claras, que o pais inteiro sabe que é verdade….Não será ruim ! O povo quer uma única coisa, que a justiça seja feita e reduza os casos e corrupção. Se ficarem absolvendo criminosos porque ele faz muito barulho ou os partidos fazem badernas, é alimentar o câncer que assola o Brasil !
Muito bom Ana, a bolsa esta em alta; o Brasil precisa confirmar suas intenções ao mundo, seremos sim um país seguro , a partir deste episódio, não importa as apelações futuras no supremo…estas propriedades, ligadas a empreiteiros beneficiados pela corrupção, cheira muito mal…o lula subestimou a justiça; daqui para a frente, terá que mudar os seus discursos, quanto mais desacreditar as instituições do país, será cada vez mais visado pelos representantes da LEI, inclusive no supremo dos “acovardados”; salve a democracia…
A bolsa subiu porque uma condenação do Lula abre espaço para um candidato do Mercado Financeiro.
Essa gente só pensa em lucro. O objetivo é que empresas como a Petrobrás continuem aumentando os preços para, consequentemente, aumentar os lucros.
Lula não soube dosar e aparelhou a máquina de maneira extrema e com gente de extrema esquerda. Certamente isso abriu margem para o oposto. Os sistemas democráticos americanos estão falidos. Não há ordem sem um chefe de estado independente de partidos, de eleições, possibilitado de monitorar e defender os valores constituídos do povo a longo prazo. O problema foi a elite escravagista ter dado o golpe militar em D. Pedro II e criado essa republiqueta manca, e então 100 anos depois ter ocorrido uma nova constituinte composta pela mesma elite, a qual permanece até hoje lá, enterrada até o pescoço na mesma lama. Porque FHC teve coragem de sugerir que Bolsonaro seria um Hitler? Porque ele sabe que o sistema que ele ajudou a compor em 89 é completamente desequilibrado, onde só há governo e não há povo, onde o presidente é completamente dependente do sistema e mesmo assim tem o poder de emendar a constituição a torto e a direito, prato cheio para um ditador de qualquer vertente.
Comentário sereno e imparcial, algo raro no jornalismo brasileiro atualmente.
Acho que esta seria uma grande oportunidade do Sr Lula , relatar e mostrar para toda a sociedade como de fato a politica funciona e anda, devolver tudo que o que não foi obtido com o seu trabalho , pois com isso iremos começar um novo Pais , que gostaríamos de ver e deixar para os nossos filhos e netos.
Ate o momento nunca entendi o porque ao você entrar na politica na maioria das vezes , sem muitos recursos e ao sair ou deixar a politica leva um patrimônio muito grande e incompatível com os rendimentos auferidos do seu trabalho e os órgãos fiscalizadores não torna publico a sua observação ou fiscalização .
Como também nunca entendi o porque membros de famílias abastardas entrarem na politica ou em algum órgão da administração na maioria como diretores para fazerem o que?
Que se aja uma devassa em todas as empresas publicas e em todos aqueles onde for observado um enriquecimento ilícito , que seja refeita toda a esfera publica .
O julgamento é político, e os desembargadores parecem aqueles amiguinhos frustrados, defendendo colegas. Vergonhoso!!Acredito que a ONU irá mostrar a justiça brasileira o que é a aplicação da lei. Juízes e desembargadores deveriam aplicar as leis. Se querem fazer política partidária que dispute no voto.
Finalmente Maluf foi para a cadeia! Agora esse Lula, bandido roubador de cofres públicos foi condenado, em 2ª instância! Deveria ser logo preso, como a maioria dos brasileiros que cometem crimes! O país está mudando e só não enxergam os “cegos, os fanáticos e adeptos ao crime”! Parabéns à Lava Jato! Vamos em frente pois há muito político ladrão na fila: Aécio, Renan, Jucá, Barbalho, Temer, Padilha, Moreira Franco, Marun e todos os semelhantes!
Ficou visível o corporativismo dos 03 defendendo moro e esquecendo de mostrar a verdade dos fatos e até com insinuações maliciosas. É UMA EXCRECÊNCIA. Com uma “justiça” assim estamos lascados e regredindo no tempo…
“Jesus”, tenha dó! Você queria que o chefe do maior projeto criminoso de poder já implantado no país, um dos maiores do mundo, fosse absolvido? Ele ainda vai responder a vários outros processos, meu caro, com certeza terá condenações tipo às de Cunha, Cabral. Prepare-se e verá! Estamos vivendo outros tempos, meu caro, a sociedade não tolera mais ladrões de cofres públicos travestidos de políticos e governantes. É proibido roubar! Governante fazer obras boas, administrar bem, não é favor, é “OBRIGAÇÃO”! E é obrigação, SEM DAR ALVARÁ PARA ROUBAR! Maluf (demorou mas chegou a vez dele), Palocci, Cabral, Cunha já estão sentindo o peso da lei, dos novos tempos de combate à corrupção, doa a quem doer! Aécio, Temer, Renan, Jucá e muitos outros não devem nem estar dormindo direito! Viva a Lava Jato, doa a quem doer!
Justiça bem seletiva essa pro Lula . O FHC aposentado com apartamento em Paris , fazenda e filho socio de multinacional, Serra com milhões de corrupção no exterior , Aécio com milhões no bolso e corrupto de estimação da elite e o Alckmim corrompendo São Paulo ha mais de 20 anos com seu desgoverno. Isso não pode ser normal. Como chegamos a isso ?