aki

cadastre-se aqui
aki
Política
24-01-2018, 10h57

Confirmar sentença discutível pode ser ruim para Moro e Lava Jato

Julgamento histórico, mais sereno, pesará sobre o dia de hoje
15

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

Numa perspectiva histórica, a confirmação de uma sentença discutível não será boa para o futuro da Lava Jato nem do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. O julgamento da História, mais sereno, pesará sobre o dia de hoje.

No processo do apartamento no Guarujá, há margem para absolvição do ex-presidente Lula. Advogados e juristas questionam a consistência da sentença de Moro.

Nesse contexto, não apenas Lula, mas também Moro e a Lava Jato estão, de certa forma, em julgamento hoje no TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, sediado em Porto Alegre.

*

Momentos do julgamento

A manifestação do procurador da República Maurício Gerun foi marcada por um preâmbulo político antes de chegar aos aspectos técnicos do processo. Em outros momentos, ele repetiu avaliações políticas, o que não é papel do Ministério Público. Melhor apontar os motivos pelos quais considera que Lula deva ser condenado.

Ao abrir os trabalhos, o desembargador Leandro Paulsen respondeu indiretamente às críticas de que o julgamento do recurso de Lula foi acelerado. Segundo Paulsen, agir com celeridade é uma forma de cumprir metas do próprio TRF-4 e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Relator do recurso, João Pedro Gebran Neto ecoou palavras de Moro ao dizer que não estava em julgamento a vida pregressa de ninguém _resposta às críticas do PT de que há tentativa de condenar o governo de Lula.

Ouça mais um dos comentários feitos nesta manhã no “Jornal da CBN”, no início do julgamento da apelação do petista ao TRF-4:

Comentários
15
  1. walter disse:

    O que de fato importa Kennedy, é a democracia; o lula esta tendo todas as chances de se defender, não adianta nada, tentar denegrir os juízes; péssimo juízo de valores, ninguém vence, na justiça legal no grito, com ardis improváveis…não sei se a defesa do lula levou em consideração, que a classe jurídica se unam no final do túnel; antes de mais nada são seres humanos, provoca los por tabela, é uma atitude pequena e sem sentido pratico…todos os argumentos serão minimamente milimetrados para condena lo neste caso; corre o risco porem de ser absolvido, afinal é um julgamento isento sim…

  2. BRAGA BH disse:

    Não consegui ficar e frente a TV vendo as iniciais e muito menos a apresentação do Procurador Federal Mauricio Gerun. Estava mais parecido como aquele capitão do mato que enumera as faltas do escravo fujão para seu dono sinhozinho!! Aí não aguentei e desliguei.
    A vantagem de ser tudo televisionado é que muitos advogados dos cantos mais insólitos do país terão a oportunidade de assistirem o julgamento e verificarem a máquina jurídica tentando atropelar todo o CPP. Realmente o jornalista de novo tem razão. Indiferente do resultado, este julgamento entrará para a história e só vai depender dos desembargadores em qual porta eles entrarão: pela porta da frente e de cabeça ereta ou pela porta dos fundos de maneira furtiva!!

    • Emanuel disse:

      Pelo modo que você escreve, é perceptível que você não sabe o que diz e não tem conhecimento para analisar o caso.

      • Rafael disse:

        Também foi a mesma impressão que tive… de que o articulista não tem conhecimento técnico jurídico que respalde sua crítica. Pelo contrário, vai de carona nas razões encabeçadas pela defesa do condenado..

  3. Ana disse:

    Confirmar uma sentença com base em tantas provas claras, que o pais inteiro sabe que é verdade….Não será ruim ! O povo quer uma única coisa, que a justiça seja feita e reduza os casos e corrupção. Se ficarem absolvendo criminosos porque ele faz muito barulho ou os partidos fazem badernas, é alimentar o câncer que assola o Brasil !

    • walter disse:

      Muito bom Ana, a bolsa esta em alta; o Brasil precisa confirmar suas intenções ao mundo, seremos sim um país seguro , a partir deste episódio, não importa as apelações futuras no supremo…estas propriedades, ligadas a empreiteiros beneficiados pela corrupção, cheira muito mal…o lula subestimou a justiça; daqui para a frente, terá que mudar os seus discursos, quanto mais desacreditar as instituições do país, será cada vez mais visado pelos representantes da LEI, inclusive no supremo dos “acovardados”; salve a democracia…

      • Alexandre Bitencourt disse:

        A bolsa subiu porque uma condenação do Lula abre espaço para um candidato do Mercado Financeiro.

        Essa gente só pensa em lucro. O objetivo é que empresas como a Petrobrás continuem aumentando os preços para, consequentemente, aumentar os lucros.

        • RUAN T M OLIVEIRA disse:

          Lula não soube dosar e aparelhou a máquina de maneira extrema e com gente de extrema esquerda. Certamente isso abriu margem para o oposto. Os sistemas democráticos americanos estão falidos. Não há ordem sem um chefe de estado independente de partidos, de eleições, possibilitado de monitorar e defender os valores constituídos do povo a longo prazo. O problema foi a elite escravagista ter dado o golpe militar em D. Pedro II e criado essa republiqueta manca, e então 100 anos depois ter ocorrido uma nova constituinte composta pela mesma elite, a qual permanece até hoje lá, enterrada até o pescoço na mesma lama. Porque FHC teve coragem de sugerir que Bolsonaro seria um Hitler? Porque ele sabe que o sistema que ele ajudou a compor em 89 é completamente desequilibrado, onde só há governo e não há povo, onde o presidente é completamente dependente do sistema e mesmo assim tem o poder de emendar a constituição a torto e a direito, prato cheio para um ditador de qualquer vertente.

  4. Márcio Souza disse:

    Comentário sereno e imparcial, algo raro no jornalismo brasileiro atualmente.

  5. wellington lacerda disse:

    Acho que esta seria uma grande oportunidade do Sr Lula , relatar e mostrar para toda a sociedade como de fato a politica funciona e anda, devolver tudo que o que não foi obtido com o seu trabalho , pois com isso iremos começar um novo Pais , que gostaríamos de ver e deixar para os nossos filhos e netos.
    Ate o momento nunca entendi o porque ao você entrar na politica na maioria das vezes , sem muitos recursos e ao sair ou deixar a politica leva um patrimônio muito grande e incompatível com os rendimentos auferidos do seu trabalho e os órgãos fiscalizadores não torna publico a sua observação ou fiscalização .
    Como também nunca entendi o porque membros de famílias abastardas entrarem na politica ou em algum órgão da administração na maioria como diretores para fazerem o que?
    Que se aja uma devassa em todas as empresas publicas e em todos aqueles onde for observado um enriquecimento ilícito , que seja refeita toda a esfera publica .

  6. Nilze Castro Ribeiro disse:

    O julgamento é político, e os desembargadores parecem aqueles amiguinhos frustrados, defendendo colegas. Vergonhoso!!Acredito que a ONU irá mostrar a justiça brasileira o que é a aplicação da lei. Juízes e desembargadores deveriam aplicar as leis. Se querem fazer política partidária que dispute no voto.

  7. VIVA A LAVA JATO! VIVA A CELERIDADE NO STF! VIVA CORRUPTO NA CADEIA, DOA A QUEM DOER! disse:

    Finalmente Maluf foi para a cadeia! Agora esse Lula, bandido roubador de cofres públicos foi condenado, em 2ª instância! Deveria ser logo preso, como a maioria dos brasileiros que cometem crimes! O país está mudando e só não enxergam os “cegos, os fanáticos e adeptos ao crime”! Parabéns à Lava Jato! Vamos em frente pois há muito político ladrão na fila: Aécio, Renan, Jucá, Barbalho, Temer, Padilha, Moreira Franco, Marun e todos os semelhantes!

  8. De Jesus disse:

    Ficou visível o corporativismo dos 03 defendendo moro e esquecendo de mostrar a verdade dos fatos e até com insinuações maliciosas. É UMA EXCRECÊNCIA. Com uma “justiça” assim estamos lascados e regredindo no tempo…

    • p/De Jesus. disse:

      “Jesus”, tenha dó! Você queria que o chefe do maior projeto criminoso de poder já implantado no país, um dos maiores do mundo, fosse absolvido? Ele ainda vai responder a vários outros processos, meu caro, com certeza terá condenações tipo às de Cunha, Cabral. Prepare-se e verá! Estamos vivendo outros tempos, meu caro, a sociedade não tolera mais ladrões de cofres públicos travestidos de políticos e governantes. É proibido roubar! Governante fazer obras boas, administrar bem, não é favor, é “OBRIGAÇÃO”! E é obrigação, SEM DAR ALVARÁ PARA ROUBAR! Maluf (demorou mas chegou a vez dele), Palocci, Cabral, Cunha já estão sentindo o peso da lei, dos novos tempos de combate à corrupção, doa a quem doer! Aécio, Temer, Renan, Jucá e muitos outros não devem nem estar dormindo direito! Viva a Lava Jato, doa a quem doer!

  9. JC SOUZA disse:

    Justiça bem seletiva essa pro Lula . O FHC aposentado com apartamento em Paris , fazenda e filho socio de multinacional, Serra com milhões de corrupção no exterior , Aécio com milhões no bolso e corrupto de estimação da elite e o Alckmim corrompendo São Paulo ha mais de 20 anos com seu desgoverno. Isso não pode ser normal. Como chegamos a isso ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-02-19 17:53:46