aki

cadastre-se aqui
aki
Política
09-12-2014, 9h51

Contas no TSE fazem parte de estratégia de sangrar Dilma

PT teme decisão negativa de Mendes, mas plenário dará palavra final
14

KENNEDY ALENCAR

A possibilidade de rejeição ou de ressalvas às contas de campanha do PT e da presidente Dilma Rousseff deve ser entendida como parte da estratégia da oposição de sangrar o governo. Mais do que realmente evitar a diplomação de Dilma, esse imbróglio desgasta a presidente perante a  opinião pública e tira energia para governar.

Do ponto de vista formal, a recomendação dos técnicos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de rejeição das contas de 2014 de Dilma e do PT tem gravidade média. Principal razão: a decisão final será tomada pelos sete ministros do TSE.

No entanto, o Palácio do Planalto avalia que, antes da análise do plenário, poderá receber uma notícia ruim, porque o ministro Gilmar Mendes é o relator da prestação de contas. Mendes tem sido um crítido do PT e do governo.

Em conversa reservada, um ministro do TSE diz que irregularidades apontadas nas contas de Dilma e do PT poderiam também ser encontradas nas campanhas de Aécio Neves (PSDB) e de Marina Silva (PSB).

Nas contas petista, há uma história esquisita de um motorista sócio de uma empresa que recebeu uma bolada. Mas não é incomum que técnicos apontem falhas semelhantes ao analisar uma montanha de documentos das campanhas.

O plenário do Supremo vai decidir a questão. Nas últimas votações, Gilmar Mendes tem ficado em minoria no TSE. No entanto, do ponto de vista político, Dilma sangra politicamente com esse episódio.

*

Apesar de já ter dado declarações que deixaram Dilma contrariada, o tom do discurso de saída de Jorge Hage da CGU (Controladoria Geral da União) surpreendeu a presidente e auxiliares. Não estava prevista a troca de Hage no momento em que a CGU participa de conversas com as empreiterias acusadas na Operação Lava Jato para eventual acordo de leniência.

Hage alegou cansaço e muito tempo na função. São 12 anos na CGU e quase nove anos na função de ministro. A Controladoria é o xerife do governo. A Polícia Federal investiga corrupção dentro e fora. A CGU investiga corrupção com recursos da União, sejam eles executados pelos ministérios, pelos Estados, pelas prefeituras ou por entidades conveniadas. Tem uma função muito importante.

No discurso de despedida, Jorge Hage reclamou que faltam funcionários e mais recursos para fazer direito o trabalho de investigação. Afirmou ainda que há dificuldade para apurar casos de corrupção nas estatais. Citou um decreto do governo Fernando Henrique Cardoso que teria dado liberdade excessiva de contratação à Petrobras.

Esse decreto fazia sentido por permitir maior rapidez de decisão, mas, segundo Hage, facilitou a corrupção por ter menos mecanismos de controle. Esse discurso de saída, portanto, é uma cobrança ao governo Dilma por mais estrutura e pessoal e também um alerta sobre uma legislação que talvez precise ser modificada em relação à liberdade de contratação de estatais.

Os defensores da maior liberdade dizem que as estatais competem com empresas privadas que decidem mais rapidamente e, portanto, precisariam ser mais livres para realizar contratos. Se é assim, é necessário melhorar a transparência e a governança na realização desses contratos.

*

O substituto de Hage será o Valdir Moysés Simão, secretário-executivo da Casa Civil, hoje chefiada pelo ministro Aloizio Mercadante. Simão é auditor da Receita Federal. Tem experiência em formas de controle interno no poder público.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
14
  1. Pasquale disse:

    O partido dos pretensos trabalhadores,que é uma piada ter esse nome.
    Consegue sangrar mais o País, do que qualquer qualquer quadrilha qualificada.
    Pra quem enfiou o dinheiro do FGTS a 26,00 hoje esta cotada a 11,00(Petrobras)

    • Adalberto Rodrigues disse:

      Pasquale e Walter, eu me orgulho de estar junto com vocês que são as pessoas mais equilibrados que comentam aqui. Estamos juntos contra essa cambada de comunistas. Eles são ignorantes sim!!!!
      Têm raiva porque nós pertencemos a uma Elite.
      Votamos no Aécio, porque ele é continuação do FHC, um homem que morou no exterior, que fala bem e ligado à nossa classe social.
      Nunca votaria num operário que só pensa no povo e quer que esse povo se iguala a nós.
      Estou sendo claro e objetivo porque a eleição ainda não terminou, porque temos que mudar o regime político do Brasil para uma Ditadura imperialista militarizada. Todos nós que votamos no Aécio pensamos assim, chega de protetor de pobre no poder. CHEGA.estamos no final de campanha e não há mais o que esconder. Todos nós que votamos no Aécio pensamos assim, chega de protetor de pobre no poder. CHEGA.

  2. walter.nobre disse:

    Kennedy, a Dilma não é nenhum mártir, ela BURLA A LEI A CONSTITUIÇÃO, NA MAIOR…VAI DAR CARGO AO GAROTINHO, NO BANCO DO BRASIL; IMAGINEM O QUE ELE FARÁ, NÃO HÁ ESCRÚPULOS…
    Caro, uma coisa são os ideias, a outra é a Lisura dos processos…será que tudo o que o PT põe a mão, suja…
    Acredito que muitos casos, são recorrentes; nos atos de propinas pelas empreiteiras, desde o FHC, e até antes; más não justifica, o PT ter gestado tão mal, a tantos anos.
    A Dilma, depois dos excessos de gastos no congresso, ter sido declarados; desrespeitou um marco do plano real; se alguém, esta preparando o GOLPISMO, este alguém, é a própria Dilma; caro queremos um PAÍS, COM O MÍNIMO DE DIGNIDADE; vamos parar de passar a mão, na cabeça da Dilma, por favor…seja justo, com suas opiniões, grato…

    • Marcos disse:

      E agora que as contas do Alckmin foram recusadas como ficam os LACAIOS do PSDB?? Vcs tentaram o Golpe com acusações de fraude nas Urnas, que por sinal alguém sabe o resultado da auditoria feita pelos Golpistas?? A i tentaram outra vez o Golpe COM AS CONTAS DA PRESIDENTA, ai o castigo veio a Cavalo com a desaprovação das contas do Alckmin e agora qual sera a próxima tentativa de GOLPE??

  3. Pedro Brasileiro disse:

    A administração do PT faz água por todos os lados.
    O escândalo da Petrobras está se ampliando internacionalmente e não vai acabar bem, de forma alguma.
    A descoberta que outras 750 obras, inclusive várias do PAC, estariam sob suspeita, também é grave.
    E são apenas a confirmação de desvios de verbas, desmascarados desde a investigação da empreiteira DELTA, que na época foi abafada!
    E tem o pagamento suspeitíssimo ao ZéDirceu pela Camargo Correa.
    Mais a denúncia de “dinheiro sujo” nas campanhas do PT desde 2008.
    Diante de tantas lambanças, a não aprovação das contas da Campanha de 2014, é quase que obrigatória, apesar do Vaccari, tesoureiro do PT não aparecer para dar explicações, só o Ministro da Justiça e o Advogado Geral da União que são pagos com dinheiro público, mas trabalham para o Partido, o que por sí só já é suspeito e imoral! E ainda querem ir para o STF.
    Mas, quem sabe tudo isso não seja só mais um “Golpe” da oposição e de um complô internacional, para denegrir essas pessoas de tão boa e gentil índole!!!
    Sabem de nada nunca… Inocentes!!!

    • Helena/S.André SP disse:

      E o caso da Operação Castelo de Areia que envolve justamente a Camargo Correa e tucanos de alta plumagem você não vai falar nada? Sabe de nada… inocente é você.

    • nuno disse:

      Pedro Brasileiro, 750 OBRAS por TODO O BRASIL, “DE VARIOS GOVERNOS ESTADUAIS”, inclusive aqui em São Paulo, as “OBRAS DO RODOANEL, que o Alckmin do PSDB está constuindo ha mais de 15 anos e nunca acaba, mesmo recebendo dinheiro dos presidentes do PT, Lula e Dilma, e OBRAS DO METRO, o trensalão”. Portanto É PRECISO ESPERAR QUE TODAS ESSAS DENUNCIAS VENHAM POR INTEIRO, e NÃO PELA METADE PARA ATENDER os interesses do PEQUENO DITADOR e da GRANDE MIDIA.

  4. Pasquale disse:

    Vão ter que dar uma bolsa auxílio bem robusta(daquelas que estufam os bolsos) para os investidores dos EUA.
    Rapadura é doce mas não é mole não.
    Eu sou otimista,sempre fui assim,um conselho…FUJAM PARA AS MONTANHAS hehehe

  5. O MELHOR PARA O PAÍS! disse:

    PARA AJUDAR A COLOCAR O PAÍS NOS EIXOS EXISTEM ALGUMAS MEDIDAS QUE PODERIAM SER TOMADAS, PRINCIPALMENTE PARA QUE POSSA HAVER A VOLTA DA CONFIANÇA DOS INVESTIDORES:
    1 – RENÚNCIA DA PRESIDENTE;
    2 – IMPEACHMENT;
    3 – A MAIS TERRÍVEL, QUE PREFIRO NEM CITAR.

  6. gesiel disse:

    Os peessedebistas, ja tentaram CRIMINALIZAR O “”NÃO SABIA,MAS TUDO SERÁ APURADO”””, do Lula; porém cairam diante do “”NÃO SABIA e nada como sempre NUNCA SERÁ APURADO””, do Alckmin. Já tentou o PSDB envolver a Dilma no esquema de corrupção da Petrobras, mas o que CONSEGUIU foi ACHAR O AECIOPORTO, que o Aecio construiu com o dinheiro publico nas terras do tio dele. O fato é que, O FHC, que NUNCA ADMINISTROU NADA, “”DEU PLENOS PODERES AOS DIRETORES DA PETROBRAS””, para “””COMPRAREM OU CONTRATAREM SERVIÇOS””””, “””SEM LICITAÇÃO (sem pesquisa de preço ou concorrencia”””; e portanto FOI ISSO QUE DEU PLENOS PODERES A DIRETORES COMO O PAULO ROBERTO COSTAS, para montar esse esquema de corrupção. “””SIM, CLARO QUE O LULA TEM LÁ A SUA CULPA, por NÃO TER REVOGADO ESSA DECISÃO IMBECIL”””, totalmente FAVORAVEL A CORRUPÇÃO do FHC. No entanto, o MAIOR CULPADO É QUEM FEZ, e o TCU que permitiu tamanha sandice. A Dilma DEMITIU o Paulo Roberto Costa, quando PERCEBEU OS PRIMEIROS INDICIOS DO ENVOLVIMENTO DELE COM IRREGULARIDADES. “””UMA ATITUDE MUITO DIFERENTE DA DO ALCKMIN, que MESMO SABENDO DO ‘INDICIAMENTO’ DO PRESIDENTE DA CPTM no caso do TRENSALÃO, AINDA O MANTEM NO CARGO, como também MANTEM SEUS SECRETARIOS: Andreas Matarazzo, ZÉ ANIBAL e Edson Aparecido.”””

    • p/gesiel : Tem dó, né? disse:

      Prefiro imaginar que seja mera “ingenuidade” alguém achar que Lula não sabia de nada, sobre Mensalão, Petrolão e tudo que acontece no meio político, quando estava no comando de tudo, se hoje, sem ocupar cargo algum no governo, sabe de tudo,comanda tudo, nada do que se faz deixa de passar por seu crivo?
      Quanto à velha história de justificar roubalheira atual com roubalheira de outros, sem comentários!

  7. Marcus D'Elia disse:

    Caro Kennedy,
    Soa ingenua a sua afirmação de que existe golpismo contra o PT. A Democracia só se sustenta se há lisura na campanha eleitoral. Uma campanha eleitoral que pode ter sido alimentada por dinheiro de CORRUPÇÃO, deve ser combatida e impugnada. Voto popular não elimina a responsabilidade de nenhum governante ou candidato. Fora corrupção, fora incompetência, chega de ingenuidade.

  8. Pasquale disse:

    10/12/2014 16:43
    Força Sindical também vai entrar na Justiça contra Petrobras

    Central quer ressarcimento das perdas a trabalhadores que compraram ações com recursos do FGTS

  9. Jorge silva disse:

    Com toda a roubalheira que ocorre é que ocorreu neste país desde que o seu descobrimento e que atinge todos os partidos políticos que já governaram este pais sem exceção, o PT, com toda a desgraça, foi o partido que mais fez em prol da classe trabalhadora deste país, nunca em tempo algum, alguém fez tanto, inclusão social, distribuição de riqueza, combate a fome e a miséria entre tantos outros benefícios. A critica que é feita hoje forma raivosa é de uma elite podre, que não suporta este crescimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 19:34:04