aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
26-01-2015, 9h39

Contra fogo amigo, Dilma vai defender Levy e medidas

16

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

Na reunião ministerial desta terça-feira, a presidente Dilma Rousseff deverá fazer uma defesa enfática da política econômica e do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. A presidente tentará barrar o fogo amigo contra o ministro da Fazenda e as recentes medidas de ajuste econômico.

Tem havido críticas ao silêncio da presidente Dilma desde os discursos de posse. Essas críticas surgem até no próprio PT, que está incomodado com as medidas econômicas duras que foram adotadas. A presidente deverá dizer que a travessia deve ser feita com esse novo rumo econômico, o que seria fundamental para recuperar a confiança num ano que promete ser ainda mais duro do que se imaginava.

O PT fará 35 anos em fevereiro e está acuado por problemas do governo e pela Lava Jato. A maior parte das críticas ao governo é de natureza econômica. Mas há também insatisfação entre petistas com a perda de espaço para aliados no primeiro e no segundo escalão.

A presidente deverá pedir aos ministros, sobretudo aos petistas, que defendam o governo. A ideia é repetir o discurso do começo do governo Lula, em 2003, quando parte do PT desejava um plano B na economia e vivia sabotando na imprensa o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho. Dilma pretende deixar claro que também não há plano B.

Deverá haver ainda um recado sobre a crise da água, com seus efeitos sobre o fornecimento de energia e também para consumo humano. Há uma corrente no governo que defende uma campanha explícita de economia de energia para tentar evitar um racionamento. Isso está em discussão e pode ser abordado na reunião ministerial.

Como houve uma piora das expectativas, com uma série de notícias negativas nas últimas duas semanas, um titubeio de Dilma seria mortal para a nova equipe econômica, minando o efeito positivo que se pretende obter com as medidas adotadas.

Neste momento, estamos passando por um círculo vicioso, no qual uma notícia negativa alimenta a outra. O apagão da semana passada aumentou o temor de falta de energia e de eventual racionamento. Isso afeta a confiança das empresas para investir e produzir. A Operação Lava Jato, além dos efeitos políticos, tem os desdobramentos econômicos negativos. As consultorias econômicas prevêem queda do PIB (Produto Interno Bruto) em 2015 de até 1%.

Será preciso muita firmeza do governo para segurar o leme agora, como também responsabilidade da classe política em geral. Além do governo federal, Estados importantes, como São Paulo, atravessam crises graves. A da água em São Paulo já deixou de ser preocupante faz tempo.

A presidente Dilma e o governador Geraldo Alckmin são cobrados por terem dourado a pílula na campanha eleitoral. Passada a e eleição, já foram obrigados a aceitar a realidade, tomando medidas que desnudaram as dificuldades que não admitiam. Melhor que tenham feito assim. E melhor que enfrentem os obstáculos com grau de sinceridade diferente do que vinham exercitando.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

 

Comentários
16
  1. Joaquim disse:

    Brasil pais da falta de planejamento, das obras intermináveis, da falta de coragem politica, da justiça inoperante, da mentira explicita e da meia verdade. Que falta eu sinto de políticos como o JK ( 50 anos em 5 ), hoje nós fazemos 5 anos em 50.
    O Brasileiro precisa aprender a votar, deixar de acreditar em papai Noel, a bondade hoje é a maldade amanhã, já dizia Sir. Isaac Newton.

    • walter.nobre disse:

      MAIS UM FANTOCHE DA DILMA CARO,MAIS UM ENGANADOR, ESTE LEVY.; MEDIOCRIDADE A TODA PROVA; ACEITOU OS TAIS AJUSTES PARA CIMA, E DISSE AO POVO SORRINDO; “NÃO VAI MUDAR NADA, OS AJUSTES SÃO INSIGNIFICANTES”; MAIS UM HIPÓCRITA NO “PODER”; VC ESPERAR ESTA DECLARAÇÕES DO DEPUTADO SIBÁ, VAI LÁ…
      INFELIZMENTE, TEREMOS SÓ DUREZA PELA FRENTE; VAMOS PELO MENOS VER, ONDE É QUE ELES QUEREM CHEGAR, COM ESTAS MEDIDAS.
      O TAL “FOGO AMIGO”, É PIOR DO QUE OS INIMIGOS, SÃO MAIS VORAZES, E JÁ CONHECEM AS MUMUNHAS DA DILMA.

      • Joaquim disse:

        Walter, infelizmente todo o “esplendoro” crescimento do pais no governo Lula, se deu garças aos ajustes feitos para se combater a inflação, pois como estamos vendo agora não existe crescimento com inflação alta.
        Como todo o nosso sacrifício anterior foi esquecido por esta turma que esta ai, vamos ter que sofrer de novo. E quem vai sofrer? Eu respondo para você: os mais pobres, os menos esclarecidos e os jovens.
        É como na fabula da Formiga e da Cigarra, quem não guarda para inverso passa fome.
        Entramos no cheque especial e agora temos de pagar. É simplesmente isto. Espero que desta vez nos aprendamos.

  2. Santos disse:

    A total falta de capacidade dos governantes no Brasil, “país do faz de conta”,é algo alarmante e assustador. A ÚNICA preocupação é a manutenção do poder e a população que se dane. MENTEM descaradamente durante as campanhas, não tomam NENHUMA providência para prevenir o caos e depois vem com a cara mais lavada dizer que tem que economizar água e energia, aumentar tarifas e impostos pois a situação está péssima. Este tipo de governante, de todo e qualquer partido, deveria perder o mandato e ficar inelegível por fraude eleitoral, mas infelizmente o brasileiro só se preocupa quando a casa já está arrombada.

  3. Roberto Ramos disse:

    A unica saida para a presidente DILMA, é deixar o PT partir para outro partido. O discurso do PT hoje é um discurso vazio, sem planejamento, não vai mais de encontro com os anseios do povão. O discurso do PT é: Mensalão, Petrolão, Lava-Jato e outros. Cadê o LULA?. O Lava-Jato vai pegar muita gente importante, inclusive alguns empresário da Bahia, que não foram pegos ainda, assim como e outros como alguns LOBISTAS. juntos a Construtoras, Estatais, Orgãos Públicos, ETC., ETC.,

    • Francisco Miranda disse:

      Boma dia.
      Se no Brasil tivesse uma justiça séria,homens comprometidos com a ética, a coerência, não chegaríamos a este ponto. Infelizmente o povo brasileiro tem uma memória fraca. Educação vai continuar zero por muito tempo.

  4. Teddy Pendergrass disse:

    Bom, se já chegou a este ponto é preciso admitir que FHC tinha razão. O maior problema a ser enfrentado por este governo será o da legitimidade. Pois se até os que dele fazem parte precisam ser hipnotizados para colaborar.

    Viva a Copa!

  5. Leonardo disse:

    Joaquim Levy não parece preocupado com opinão pública, desgaste… essas coisas que afetam políticos profissionais.
    Se a presidente não bancar as medidas chamadas impopulares é bem possível que ele caia fora.

  6. Daniel disse:

    A Dilma vai falar o que Kennedy? Com que cara ela vai conseguir falar com o povo Brasileiro depois de tanta promessa na eleição e de fazer tudo diferente?
    Nos estamos perdidos esse ano. Falta d´agua, falta de energia, falta de emprego…..
    Estou muito preocupado com o rumo que a lava jato está tomando. Ninguem fala mais nada…. esta tudo morno. Prenderem os diretores de empresas mas e os politicos? Ninguem falou mais nada? Esta caminhando para mais uma festa da pizza bancada pelo dinheiro do contribuinte…

  7. Governo do desastre. Estou de cara como o povo brasileiro aceita uma pouca vergonha dessa. Os políticos desse partido corrupto fazem o que querem com o nosso País, todavia não se faz nada, tudo é aceito como se fosse a coisa mais normal do mundo. Cadê o Lula,claro está caladinho, visto que lhe convém. Estou assustado com tanto corrupção, ladroagem e nada acontece.Fica óbvio que o governo planejou tudo, primeiro tomou conta do Legislativo e logo sem seguida do Judiciário. Faz o que quer e o que não quer e fica por isso mesmo. Quero saber aonde vamos parar com tantos desmando e malandragem….

    • Daniel disse:

      Nós tivemos a chance de tirar esse partido corrupto do poder e não fizemos.
      Sendo assim, o povo merece essa safadesa toda!
      A culpa é do povo brasileiro!
      Que eleitores da Dilma não venham reclamar perto de mim que ficaram desempregados, que não conseguem pegar o seguro desemprego, que não conseguem pagar a conta de luz, que a gasolina esta cara….

  8. Jose Maria disse:

    Passamos por momento difícil, vale lembrar que o governo Lula/Dilma/PT, por ingerência, promoveu toda essa desordem na Economia do país. Quanto ao ministro Levy, garoto propaganda de Dilma, não terá caminhos a seguir, ademais, os vampiros do PT já se postam contrários. Não vai dar certo.

  9. Delmo Oliveira disse:

    Caro Kennedy;
    Como sempre faço vou ser direto sobre o assunto em tela. A Rousseff(criatura) carece de credibilidade, o seu desgoverno II foi alicerçado em cima de manipulações de dados, mentiras, ataques pessoais, uso da máquina governamental etc. Tanto que a mesma chegou a dizer:”Na hora da eleição se pode fazer o diabo.” Então ela tem que aguentar as consequências, já que o diabo é também um aloprado, e vai cobrar caro sua participação(ajuda) no tal projeto de perpetuação no poder. PT NUNCA MAIS!!! Em tempo: Pode pintar o IMPEACHMENT!!!

  10. jayme brandao disse:

    Infelismente nesse governo que aí está nem j cisto daria geito. o levy entrou numa furada. seria mais facil assumir a direção do bota fogo de quem é torcedor fanatico.

  11. Fabio Meirelles disse:

    Resumo, a Dilma vai afundar o país e com a ajuda do Levy Tucano.

  12. Infelizmente, o caráter de nossos governantes são o reflexo do caráter da maioria que vota neles. Só mesmo com a mudança de cada um para que o país melhore.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-01 04:33:15