aki

cadastre-se aqui
aki
Política
23-09-2016, 9h09

Cresce chance de 2º turno entre Doria e Marta em SP

Haddad precisa de um milagre; Russomanno pode morrer na praia
20

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

A nove dias da eleição para a Prefeitura de São Paulo, cresceu a possibilidade de um segundo turno entre João Doria (PSDB) e Marta Suplicy (PMDB). Enquanto Doria subiu nove pontos percentuais nas últimas três semanas, Russomano caiu e Marta se manteve estabilizada.

De acordo com pesquisa Datafolha, entre 8 e 21 de setembro, Doria passou de 16% para 25%. Marta oscilou de 21% para 20%. Russomano desceu de 26% para 22%.

Se o tucano mantiver a tendência de crescimento, é provável que continue a tirar votos de Russomano, derrubando o candidato do PRB para a terceira posição. Russomano corre o risco de morrer na praia, como aconteceu em 2012. Depois de liderar a disputa naquela eleição, ficou fora do segundo turno, que aconteceu entre Fernando Haddad, do PT, e José Serra, do PSDB.

Mais uma vez, inconsistência nas propostas se mostra um problema para Russomano, que, no tema de mobilidade urbana, comprou uma briga com usuários do Uber.

Doria passará a ser mais atacado de agora em diante. Hoje, haverá o debate do SBT, UOL e Folha às 13h10. A tendência é que seja um confronto mais agressivo do que outros já realizados na campanha.

O prefeito Fernando Haddad precisa de um milagre. Não conseguiu crescer. Ele e Luiza Erundina, do PSOL, se distanciaram do primeiro pelotão.

O petista paga o preço da crise do PT e também da entrada de Marta na disputa. A senadora que foi do PT e hoje é do PMDB prega o voto útil já no primeiro turno. Ou seja, deverá enfatizar o apelo para que potenciais eleitores de Haddad lhe deem apoio já na primeira fase.

*

Arquivo X

Feita no âmbito da Lava Jato, a acusação contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega é grave. O empresário Eike Batista confessou ter realizado um depósito no exterior para uma empresa do marqueteiro João Santana a pedido de Mantega. Esse pedido teria, por finalidade, pagar compromissos de campanha do PT.

O envolvimento de autoridades públicas na arrecadação de recursos para partidos sempre é condenável. Espanta que um ministro da Fazenda seja levado a exercer tal função. É um cargo delicado pelas atribuições que tem e não deveria ter sido exposto a esse tipo de ação. Logo, Mantega tem um sério problema a resolver.

Mas o episódio da prisão dele despertou críticas à Lava Jato não apenas dos petistas, mas de boa parte da classe política e da comunidade jurídica, inclusive gerando incômodo entre ministros do Supremo Tribunal Federal. Havia uma circunstância especial no episódio, que era o acompanhamento ao tratamento médico da mulher de Mantega. É óbvio que isso deveria ter sido levado em consideração, como fez o juiz Sérgio Moro ao revogar a prisão.

No entanto, a discussão mais importante é sobre a necessidade de prender alguém que não se nega a colaborar e que não coloca a investigação em risco. O próprio juiz considerou desnecessária a prisão porque não atrapalharia a colheita de provas.

Ora, bastava então realizar a busca e apreensão. Decretar uma prisão temporária no caso soou abusivo.

É ótimo que a Lava Jato esteja investigando ricos e poderosos num grau inédito na história do Brasil, mas é importante que não ultrapasse limites e não cometa abusos. A revogação da prisão de Mantega gerou um debate sobre excessos da investigação e transmitiu a imagem de uma decisão feita para corrigir um erro político e jurídico dos investigadores. E juiz não deve levar cálculo político em conta na hora de decidir.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
20
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Haddad e seu séquito de esquerdopatas assinaram seu atestado de óbito político com a indecente pichação dos “Arcos do Jânio” na av. 23 de Maio.
    Além do mau gosto e sujeira, ainda colocaram a cara do Hugo Chaves !…É o monumento à imundície !

    • CLEITON MENDES disse:

      Essa questão de excessos da Lava-Jato tá ficando badido.Quem tem a autoridade de decretar prisão,seja ela temporária ou preventiva, é o Juíz e ponto. Ninguém mais que ele sabe e tem as informações que os Bloguista e especialista no assunto tem. Essa solidariedade com bandidos pega mal para os ditos defessores do Estado de Direito…É preciso ser severo com o Estado do crime que assola o País…

      • Dimas disse:

        O juiz decide. Ele sabe o que é necessário. A revogação no entanto, demonstrou cabalmente, e não como costumam fazer os procuradores, que a prisão era desnecessária. Se fosse realmente imprescindível, não poderia ser revogada por qualquer razão. Ou seja, juiz decide mas ninguém é imbecil. Moro e a PF vão acabar pondo tudo a perder se continuarem a fazer ações altamente questionáveis do ponto de vista lógico e ético. Está na hora da justiça agir com honestidade. Em defesa de Moro há que se admitir que durante 500 anos não se tem notícia de ações da justiça para perseguir corruptos contumazes como cansamos de saber a respeito de Maluf, FHC e demais.

        • CLEITON MENDES disse:

          Colocar FHC e Maluf na parada, não justifica a Bandidagem do PT, porque os dois não tem o mesmo cacife do grande califa, o psicopata embustido de protetor dos trabalhadores! Ademais, o Ilmo. Juiz revogou a prisão por questões puramente humanitaria, que aliás está sendo verificada, dado as informações de simulação.O PT morreu e esqueceu de cair, depois das eleições o PT vai cair na real que já é fantasma.

    • walter disse:

      Cara Maria Aparecida, falar do haddad, um poste sem fio; menti com tanta propriedade, que seria o substituto do lula, com folga…Tem retardo, não é possível, um professor ser tãoooo!!!
      Confesso, que não gosto de pesquisas, mas os numero dele, demonstram com clareza, que o dito cujo, não consegue nem os eleitores do seu partido, que são as supostas classes menos favorecidas;muitos escolhem a Marta;não há confiança nele….
      Quanto ao Dória, já estão tentando criar fatos inverídicos; mas terão que engolir; trata se do melhor candidato de longe, até o Russomanno concorda;se encarrega sozinho dos tiros nos pés…

  2. walter disse:

    Caro Kennedy, também acredito que o Dória irá ao segundo turno, más o segundo candidato é uma incógnita; pela primeira vez, estamos vendo uma candidata com excesso de rejeição; a “relaxa e goza”,a superar,um suposto candidato de primeira, que é, “o estando bom para ambas as partes”; curioso mesmo, que os três que despontam, são pessoas ligadas a comunicação, mas o RUSSOMANNO é um desastre com sua postura,entra na disputa para perder.FALIU RESTAURANTE EM BRASÍLIA, DISSE SER CRISE;DILMAAA..
    Quanto ao lula, não aprende nada de novo, chamar a suposta prisão do mantega de “boca de urna”, é de uma infelicidade sem tamanho; enquanto o lula não mudar o disco, e assumir parte das mazelas, tentando defender,acusados, com excesso de dinheiro e suas contas; porque não defendeu o delcido; a sociedade não mais aceita esta bravatas; esta evidente que o PT morreu mesmo.

    • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

      Walter, estou de acordo com você e acrescento: O Russomano não é inimigo gratuito do Uber, é pau mandado do sindicato dos taxistas de quem recebe apoio. Resumo, é aliado ao que há de pior em sindicalismo bandido e contrário ao melhor modelo de transporte de passageiros no mundo !

  3. Antenor disse:

    A velha estratégia petista de tentar desmoralizar seus adversários (como a que Haddad vem se utilizando), tem sido um tiro no pé da campanha dele. Editam coisas da forma que lhes convém e achincalham propostas dos concorrentes, quando deveriam mostrar suas propostas de forma limpas e transparentes. Outra coisa: O candidato do PT é tão inconsistente que nem coloca o símbolo e nem o nome do seu partido nas suas campanhas. Quem nega suas origens não merece respeito. Haddad, chama o Lula pra te ajudar, véio! Quem sabe ele consegue fazer um “TEATRINHO MELANCÓLICO” daqueles que é acostumado a fazer.

  4. Mauro disse:

    Não acredito que Russomano não irá ao minimo em um segundo turno, pois em conversas que tenho com várias pessoas ele é visto como alternativa única e válida as ex-prefeitas e ao Haddad, que tem uma administração para lá de péssima e cuja rejeição é enorme. Dória corre em paralelo, mas tem rejeição por ser PSDB e não leva votos de gente de esquerda.
    Em relação a discussão sobre a condução coercitiva, o que há é um discurso dos investigados a platéia e um comportamento totalmente diferente, o que justificaria por si só a medida.
    Lula e tantos outros dizem sempre que estão a disposição para interrogatório a todo instante e a qualquer hora, mas impetram mandatos e mais mandatos para evitar ter de depor. Onde está a verdade ?
    Condução coercitiva lida com o fato inesperado e está dentro da lei e não vejo ilegalidade, pois pobres com delitos muito mais leves se submetem a isso e não vejo ninguem falando nada!

  5. Stanislaw: VAMOS TENTAR DE NOVO... NO "NOVO"! disse:

    MEU DEUS, SERÁ QUE O ELEITOR BRASILEIRO NÃO APRENDE?
    HADDAD, RUSSUMANO, MARTA, NUNCA MAIS: É TUDO FARINHA DO MESMO SACO!
    VAMOS TENTAR DE NOVO, GENTE, ALGUÉM TEM QUE SER ELEITO MESMO – É MELHOR INVESTIR NO “NOVO” (PELO MENOS AINDA NÃO SE CORROMPEU COM O QUE ESTÁ AÍ) DO QUE COLOCAR DE NOVO O QUE SE SABE QUE NÃO MUDOU E NÃO MUDARÁ NUNCA: A MELHOR OPÇÃO É O JOÂO DÓRIA – E PEDIR A DEUS QUE NÃO O DEIXE ENTRAR PARA NENHUMA QUADRILHA DE CORRUPTOS!

    • Wellington Alves disse:

      O fato de se alinhar a um partido já o corrompeu. Sou a favor de uma reforma política que permita candidatura independente. Principalmente se for da privaria tucana.

    • Dimas disse:

      Dória é um salafrário. Andou dando golpes até em importadora de vinhos. Não tem moral para falar em educação candidato do PSDB que destrói a educação ha 30 anos neste estado.

  6. João Alberto Afonso disse:

    Bom, ao menos o povo paulistano está tendo a consciência de jogar na lata do lixo o tal do Russomano, pessoa totalmente desqualificada para o cargo e um exemplo atual do que é demagogia pura. No mais, estamos obrigados a votar no menos ruim.
    Quanto a Lava Jato, está sendo um Deus nos acuda para toda essa canalhada que assaltou o País em proveito próprio e de um projeto de eternização no Poder. Lula está cada vez mais acuado e sua condenação será inevitável, especialmente se o Mantega abrir a boca.

    • p/João Alberto Afonso. disse:

      Concordo com você, esse tal de Russumano é um engodo: repare no jeito de falar, no mesmo estilo dos corruptos “Edinho Silva, Palocci e coisas idênticas” – aquela falinha mansa, fingida, de lobo em pele de cordeiro!

    • Dimas disse:

      No entanto, o povo está ccaindo no canto de Dória, que é contra as ocupações por parte dos outros, mas que ocupou terreno publico em Campos do Jordão. Por outro lado, que moral tem Dória para falar de educação sendo candidato do PSDB que vem destruindo a educação pública há mais de 30 anos.

  7. Wellington Alves disse:

    “Ora, bastava então realizar a busca e apreensão. Decretar uma prisão temporária no caso soou abusivo.” Soou não, foi abusivo. Se o cara põe em risco a operação, é preso independente das circunstâncias. Ou seria preso ao fim do procedimento médico. Moro sem moral e imparcialidade. Não existe juiz superpoderoso. E já estou começando a ser a favor do projeto proposto pelo Renan de penalizar abusos cometidos pelo judiciário.

  8. Fabio disse:

    Doria? nossa, ainda bem que moro bem longe de SP

  9. Dimas disse:

    Dória já demonstrou que é um quadrilheiro. A única candidata que tem dignidade é Luiza Erundina.

  10. Com a graça de Deus nos livramos desse Haddad que destruiu a cidade e não passa de um aprendiz de Lulismo. Agora se Deus quiser nos livraremos da Marta que também já teve sua chance e destruiu a cidade para quem não lembra, sem contar que ela é da família matarazzo e são riquíssimos para quem fica falando que o Doria é rico e acha que Marta é coitadinha.

  11. Tomara que o Doria ganhe, são paulo já teve Erundina, Marta, Haddad tudo petista de uma maneira ou outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-11-22 13:33:44