aki

cadastre-se aqui
aki
Política
14-09-2018, 19h35

Cresce chance de Haddad chegar ao 2º turno, mostra Datafolha

Instituto capta arrancada devido ao "efeito Lula"
10

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O Datafolha mostrou uma arrancada do candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad. Entre 21 de agosto e hoje, ele cresceu nove pontos percentuais, saindo de 4% para 13% no atual levantamento.

Se considerarmos que o petista subiu quatro pontos percentuais de segunda para cá, passando de 9% para 13%, dá para dizer que está em marcha um processo de transferência de votos de Lula para Haddad que tem potencial de levar o ex-prefeito para o segundo turno. Ou seja, há um efeito Lula em franco e ligeiro movimento.

A pesquisa Datafolha de hoje é boa para Jair Bolsonaro (PSL), que oscila positivamente dois pontos percentuais e chega aos 26% medidos pelo Ibope. Entre 22 de agosto e hoje, Bolsonaro subiu quatro pontos. O atentado teve efeito eleitoral positivo, mas insuficiente para uma vitória no primeiro turno, como familiares e aliados chegaram a sugerir.

Ciro Gomes (PDT) fica parado em 13%. Ficou mais difícil para o pedetista, mas ele ainda está no páreo.

Geraldo Alckmin (PSDB) está em situação pior do que Ciro. Com 9%, oscilação negativa de um ponto percentual em relação à última pesquisa, terá dificuldade para crescer na reta final e garantir vaga na segunda fase. Marina Silva, que caiu de 11% para 8%, vai saindo do jogo, indica a pesquisa Datafolha de hoje.

Comentários
10
  1. Gustavo disse:

    O mais impressionante é que o Haddad PERDE em todas as simulações do 2o turno, incluindo o inominável. Aliás é o único que tem chances de perder dele. “Ah mas é empate técnico!” ok, mas o que está em discussão é o futuro do país. Vamos arriscar?

  2. walter disse:

    Caro Kennedy, ainda é cedo, já que o ciro é melhor na milonga, que o haddad, também herda votos do lula…promoção caindo por terra, quando observamos um haddad abatido, por uma serie de coisas, imagino que a principal, é bancar o seu boneco; por ser um professor, sabe estar fazendo papel de palhaço; percebeu a insistência do lula em adiar a transferência, e sabe nesta altura, ser um “boi de piranha”; tudo condena sua candidatura, e sabe que o lula fez de proposito, para manter se como salvador da patria sempre…quanto ao Data folha, continua vendo coisas, com o clarear de vagalumes…ciro, Alkimin, e haddad vão lutar por cada voto até o fim…ficou interessante para o Bolsonaro, continua a crescer, e pode ganhar no primeiro turno, ou seguir faltando até 10%; quando sair, a razoável pesquisa do Ibope, veremos com mais clareza, podemos imaginar; o data folha promoverá o lula até o fim, este é o plano…

  3. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Datafolha não tem credibilidade e divulgar resultados Datafolha é irresponsabilidade.

  4. Marcelo de Souza disse:

    Ele já está, é só uma questão de tempo. Pessoas menos instruídas já perceberam a perseguição implacável ao Presidente Lula principalmente agora com a decisão de Gilmar Mendes em relação aos Caciques do PSDB que estão de forma escandalosa livres e soltos a revelia de uma Justiça seletiva e duvidosa.

  5. J K disse:

    JMB x FH. Teoricamente, os 2 extremos no combate. Mas aquele pessoal que está acostumado a viver e se beneficiar da política não vai admitir ficar de fora. Em poucas semanas vamos saber quem são os candidatos a cara de pau do século. Tomarão posição para defender a própria pele, acreditando que o apoio vá garantir uma anistia dos tribunais.

  6. Rosângela F disse:

    Espera-se que o Haddad vença, surge como sentimento de esperança. Nós das classes mais desfavorecidas estamos cansados de sentir sem representação nos últimos 3 anos no Brasil, foram tantas perdas de direitos e diferentes frentes de lutas das classes trabalhadoras para conter as forças reacionárias que verifica-se um desgaste popular generalizado e um consequente ceticismo.
    Mas não vamos nos iludir, é preciso votar muito consciente para a renovação da Câmara Legislativa.

    • João Bosco disse:

      Falou tudo Ronsagela, o problema no pais passa por aqueles que vão legislar nos próximos quatro anos dentro do congresso nacional, se a bancada do retrocesso que representa o capital financeiro e os mais abastados ou a bancada democrática e popular que defenda os verdadeiros interesses do povo brasileiro!!

  7. mano disse:

    prezados: O psdb e o pmdb deram um tiro no pé ao patrocinarem o impecheament. Não têm candidato competitivo à presidente, ajudaram a destruir a economia com pauta bomba, ajudaram a destruir a democracia porque abriram espaço para o desregrado Bolsonaro e correm o risco de ter o PT novamente no poder pelo voto da maioria da população. Resultado: incompetência, desmoralização política e risco de ditadura.

  8. ANDRE disse:

    Acredito que o voto da esquerda e dos que votariam no Lula, tende a se dividir entre Haddad e Ciro. Realmente a situação de Alckmin é mais difícil, precisa retirar votos de Bolsonaro para ir para um segundo turno. O risco para Haddad e Ciro é exatamente o confronto que se avista entre eles e a própria Marina, que vai para o ataque para tentar recuperar o espaço perdido. Neste momento, a bem da verdade, será esquerda contra esquerda e direita contra direita.

  9. Francisco Ricardo disse:

    Bom dia a todos. Muitos brasileiros, dentre eles eu, temos muito pessimismo no pleito com Haddad no segundo turno. Digo isso porque são dois candidatos antagonistas mas basicamente incompetentes. O Bolsonaro com sua visão simplista das coisas, ainda que pareça bem intencionado, não tem traquejo político e de gestão para ser um bom presidente, além de ser monotema (só fala da segurança/corrupção). Isso é bom, mas não o suficiente para um presidente. Já o Haddad fala o que? Nada… só o que o seu patrão Lula manda falar. São incorrigíveis, sempre estão corretos e a culpa das bobagens que fazer nunca é deles. Dos dois candidatos é aquele que mais temo fazer uma barbeiragem na condução do país por questões ideológicas. Sem contar compraram briga com Deus e o mundo para defendeu seu Papa – Lula. Vai ter dificuldade para governar no novo Congresso. Eu torço para alguém de centro crescer na reta final (voto útil) e se contrapor a esses populistas baratos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-09-20 02:24:39