aki

cadastre-se aqui
aki
Política
15-12-2015, 9h06

Cresce dificuldade para Cunha comandar Câmara

Nova fase da Lava Jato recomendaria afastamento da presidência
33

KENNEDY ALENCAR
BELO HORIZONTE

A nova fase da Operação Lava Jato, Catilinárias, dificultará a permanência de Eduardo Cunha no comando da Câmara. Por mais que ele lute para ficar no cargo, essa permanência vai se tornando mais insustentável.

Quando a situação de Cunha chega ao ponto de o Ministério Público ver motivos para determinar busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara e de um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) conceder o mandado para a ação da Polícia Federal, o peemedebista fica em posição delicada para manter o comando de umas das Casas do Congresso.

Existe um conjunto de acusações contra Cunha em inquéritos no Supremo. Há uma série de atitudes dele para postergar investigação no Conselho de Ética da Câmara. Na questão do impeachment, Cunha já fez uma manobra regimental para eleger no voto secreto a comissão especial.

Ou seja, existem diversos fatores que justificariam um pedido de afastamento de Cunha da presidência da Câmara. Mas ele, que enfrenta de manhã uma operação de busca e apreensão, poderá se sentar à tarde na cadeira de presidente da Câmara para comandar os trabalhos.

Não se trata de ferir o direito de defesa de Cunha. Enquanto ele mantiver o mandato de deputado federal, mantém o foro privilegiado, que é a prerrogativa parlamentar de responder a procedimentos judiciais no Supremo. Se for cassado, continuará a ter todas as prerrogativas de defesa.

A situação política e jurídica de Cunha chegou a um ponto que recomendaria um afastamento da presidência da Câmara, voluntário ou determinado pelo Supremo a pedido da Procuradoria Geral da República.

O governo também sofrerá dano com dois ministros peemedebistas no alvo da Catilinárias. Henrique Alves (Turismo) e Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) fazem parte da ala peemedebista que ainda está com a presidente Dilma Rousseff na guerra do impeachment.

*

A oposição quer uma intervenção mínima do STF na definição das regras do impeachment _o tribunal analisará essa questão amanhã. O senador Aécio Neves, presidente do PSDB, disse em entrevista à RedeTV! que o Supremo não deveria anular decisões já tomadas pelo Congresso, como a comissão especial formada em votação secreta na Câmara.

O mais provável é que o Supremo, seguindo parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, determine o cancelamento dessa comissão e a eleição de uma nova, por voto aberto. Portanto, se acontecer, será uma intervenção importante, porque daria ao governo nova chance para tentar colocar mais aliados nessa comissão.

O Supremo deverá julgar o pedido de anulação do ato de Eduardo Cunha de aceitar o pedido de impeachment sem defesa prévia da presidente. Parece que o governo perderá nesse ponto, porque o presidente da Câmara faz um juízo prévio de admissibilidade, um ato burocrático, mas recheado de simbolismo político, ao enviar para análise da comissão esse pedido.

É a comissão quem dá o parecer pela abertura do processo. O ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes, que tem dado declarações duras contra o impeachment, Michel Temer e o PSDB, acredita que, em tese, o Supremo poderia vir a analisar até se a acusação contra a presidente se enquadra em crime de responsabilidade, mas não crê que isso aconteça agora. Talvez no futuro, em uma ação apresentada ao Supremo pedindo essa análise. Por ora, o Supremo deverá estabelecer as regras nas quais o impeachment poderá tramitar. Uma intervenção mais dura deverá ficar para adiante, caso alguém queria jogo com gol de mão.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
33
  1. juá disse:

    Na minha Opinião o Cunha já deveria está preso, junto com o Delcidio e Outros envolvidos, e não na câmara travando o País com suas manobras, na cara dos Brasilheiro.
    isso é que é um absurdo, um descaso com uma nação linda e maravilhos que é o povo do meu Brasil.

    • Joaquim disse:

      Compartilho de sua colocação, só gostaria de acrescentar, Dilma e Lula na sua lista. Esta história de ” não sabia de nada” não cola mais.

      • Ricardo Parafatti disse:

        Não adianta oposição, midia, paneleiros e coxinhas embala que o Cunha é sua cria.

      • Geraldo disse:

        Antiguidade é posto!
        Comecemos prendendo FHC que comprou a reeleição, Aécio que construiu um aeroporto em fazenda da família com dinheiro do povo de MG… só não vai dar pra prender todos, pois vai faltar espaço.

        • antonio barbosa disse:

          Podemos começar a prender todos os puxa-sacos do PT, pois quem apóia ladrão também o é.

        • Planter_br disse:

          O PT teve 13 (treze) anos pra fazer uma Auditoria em Tudo que o PSDB havia feito.Não fez pq?Pq fez uma acordo com o PSDB? Agora vem com essa de que o FHC,fez ,etc,etc.Se não fez foi conivente e relapso.Agora os Ptistas vem com esse papo furado.É ladrão,tem prova então manda pra Cadeia.

      • pedro disse:

        O nosso amigo Ovídeo tem uma visão correta a respeito daquilo ou de quem ele não gosta, mas popa da cadeia outros marginais da política nacional,que incitam a o fora corruptos (correto esse desejo) mas não ,observam para onde devem ir nesse expurgo. Fora todos esses partidos, fora todos esses políticos, fora mesmo, tornando-os para sempre inelegíveis, e abram vagas para os que forem realmente mãos limpas. Que se tenha apenas poucos partidos políticos, quem sabe no máximo três e vamos iniciar uma nova era. Agora, vir para rua pedindo o fora Dilma, mas não sugere quem poderá ficar no lugar é servir de massa de manobra para o partido que está por trás (quase na frente) dessas manifestações.

      • Elizabete Gomes disse:

        Favor acrescentar na lista o nome de Aecio Neves que foi citado por dois delatores na Lava a Jato. Youssef afirmou com todas as letras que o tucano recebia propina, sim. Chega dessa história de que não vem ao caso, é hora de trazer o PSDB pra roda, chega de blindagem. Aecio Neves até lua de mel paga por banqueiro preso na Lava a Jato teve e fica se fazendo de santo. Isso sem falar da aliança podre wue ele fez com o Cunha pra tirar a Dilma do poder. Não ganha nos votos e que ganhar no tapetao?

    • walter disse:

      Tens razão Juá, “NUNCA ANTES”; SE NÃO CONSEGUEM ENQUADRAR O CUNHA, SÃO AS “MARMOTAS” CRIADAS, PELOS MESMOS PARA PROTELAREM SEMPRE.
      Nossa Democracia é nova, como tantas outras por ai…mas não com “tantos bandidos” no comando; a situação não alivia para a dilma.
      Espero sinceramente, que estas ações da polícia federal, sejam legitimas; não sejam mais retaliações criadas, para causar desgastes, ao TEMER…a dilma vem dificultando o vice com suas manobras, dentro do pmdb; não deixa de ser engraçado…estas batidas na casa do eduardo cunha; se não tem outras acusações, não tem sentido; todos já sabem o seu crime…ou será que tem mais motivos sigilosos…de qualquer forma, isso não altera a condição de defesa que o mesmo tem; NADA de novo…

    • Edi Rocha disse:

      Com certeza Eduardo Cunha já deveria estar preso, mas o processo está demorando possivelmente porque a cada dia se descobrem novos crimes cometidos por Eduardo Cunha, ou seja, breve ele sai via justiça mesmo.

  2. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Cunha está sendo morfina para Dilma. Sem moral para ocupar a presidência da Câmara, atrai as atenções para si quando a maior prioridade é o impeachment. Deveriam renunciar os dois (ou três).

  3. PEDRO CARBONE FILHO disse:

    A operação da PF chama-se CATILINÁRIAS e não Cantilinárias como constou. Refere-se ao discurso de Cícero contra Catilina no Senado Romano. A frase mais célebre dessa catilinária é ‘Quousque tandem abutere Catilina patientia nostra?”, ou seja, Até quando abusarás, ó Catilina, da nossa paciência?

  4. Raymundo Almeida disse:

    O Cunha como bom malandro, nada vai ter que o incrimine. Esperem para ver!!!

    • alício disse:

      A prova do crime é o táxi de 230 mil, citado por Baiano como entregador de propina, na garagem do Cunha. Ele, Cunha, pensava que era do PSDB e portanto intocável. Se ferrou.

  5. Ovidio disse:

    Falido financeiramente, Catilina, filho de família nobre, juntamente com seus seguidores subversivos, planejava TOMAR O PODER para obter riquezas e poder. No entanto, após o confronto aberto por Cícero no senado, Catilina resolveu afastar-se do senado, indo juntar-se a seu exército ilícito para armar defesa.

    No ano seguinte o rebelde falhido caiu, vindo a morrer no campo de batalha. Esse é o fim do PT. Esse discurso serve para LULA, DILMA eo PT e partidos satélites tipo PC do B, PSOL e outras faunas.

    • a disse:

      Tinha que ser um Ovídio para postar um comentário fora da realidade.Leia a Privataria Tucana.

      • Elsonio disse:

        Concordamos com voce, posso dizer que voce é o máximo. O PT não anda e nós pagamos o pato, mas devemos ver que a Presidenta não governa sozinha, se ela governasse sozinha teríamos de protestar contra ela, mas infelismente a câmara dos deputados tem um presidente que não pensa em outra coisa a não ser em sua riqueza ilícita. Já foi provado, mas a justiça tarda mas não falha, com certeza terá o que merece.

  6. Santos disse:

    Vírus Zika Rousseff , febre chikunCunha, Michel Dengue e Aécio Aegypti: pragas perigosas que estão acabando com o país.

    • juá disse:

      Kkkkkkk, Concordo com você Santos, Achei sua colocação bem de momento, Parabéns, Ainda bem que temos Dois Venenos para Matar essas pragas, uma é Aplicado pela a competência do nosso maravilho STF e o Segundo é a Operação Laja Jato ambos agindo juntos, para moralizar a politica em nosso brasil, e matar esse vermes que assolam nossa gente sofrida. Gente, que é gente da gente, que não aguenta mais.

  7. Luiz Dias disse:

    É muito complicado entender que um sujeito com tantas denúncias de corrupção, uso do cargo para impedir qualquer ação contra si, permaneça intocado. Penso que essa ação do STF será o freio que esse sujeito precisa e que ele e outros envolvidos nos trambiques sejam devidamente defenestrados da vida pública, julgados, condenados e que permaneçam longo período no devido lugar. A cadeia.

  8. Djalma Camacam Bomfim disse:

    Caro Kennedy,
    Prefiro avaliar toda essa problemática política que se apresenta como uma nuvem negra cobrindo o Brasil, nas palavras de Alexandre Nero, que sabiamente disse: “menos opinião e mais conhecimento.”
    Este é o remédio para despoluir o Céu do País, tirar da mente dos inconscientes e defensores ilegítimos da moral e da ética, o que eles chamam de mudança. Pregam, a mudança e seguem “como os pastores impostores que pregam um caminho íngreme e escarpado para o céu e seguem dissolutos e insaciáveis pelas sendas dos prazeres esquecendo-se dos sermões que proferiram”. Que moral tem a TV Globo para pregar a moralidade, se suas próprias reportagens configuram antiéticas
    e tendenciosas.

  9. Alberto disse:

    Concordo com o comentário do sr Raymundo Almeida.Face ao tempo decorrido seria muita ingenuidade que cidadão Cunha deixasse “digitais” nas suas residência,escritórios,celulares,etc.A PF faz mais uma “blitz” junto a peixes grandes(políticos). Na atual situação quem tem perna curta vai pelo atalho.

  10. Paulo disse:

    Nunca na historia deste pais vimos pessoas influentes, empresários e políticos serem abertamente presos.Isso é sinal dos tempos, dos tempos deles.Mas sabemos que estamos no Brasil, numa sociedade carregada de vícios.Será que os futuros políticos irão governar com nova visão, como por exemplo um empreendedor de sucesso que limita-se a ” retirar do negócio somente aquilo que lhe é de direito, existe até um nome pra isso, salário,e os lucros que devem ser retornados para o negócio”Diga se de passagem o negocio dos políticos é administrar um pais.Quanto as penas aplicadas, infelizmente é contra a lei pena de morte para políticos corruptos, é necessário entender as consequências dos seus atos nos últimos 50 anos, seja militar ou não, corresponsáveis pelo sofrimento, morte e miséria de milhares de brasileiros.

  11. Sônia Ribeiro disse:

    Já estamos cansados desse blá blá blá. Agora vai…..Agora vai…..E aquele discurso pilantra daquele Ciro Gomes ontem? Dilma coitadinha…boazinha….Ah….tá!!!! No mínimo dos mínimos, ela é conivente com os desmandos desse partido maldito – PT. O povo não aguenta mais….O final do ano chegou, o que já estava parado, agora estagnado e esses malditos no mesmo lugar comum! Lula e seu discurso do não sei de nada, seu filho prodígio, podre de rico e o povo? Ah…., o povo sem nada. Parece a série Narcos, baseada na vida de Pablo Escobar, que chegou a ser deputado, porque o povo achava que ele não era traficante. O cunha tb. não é bandido, o Lula é um inocente, que não sabe de nada e a Dilminha, uma excelente presidente, que não falou em estocar o vento….e assim, mais uma vez, a PIZZA tá no forno e a humanidade tupiniquim continua caminhando. O único alento vem de um juiz, que resolveu ser cidadão brasileiro: Sergio Moro. Porque não sou dinamarquesa ou finlandesa?

  12. carlos disse:

    O Janot esta esperando o que, acho que esta se acovardando que alguem faça por ele.

  13. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    CUNHA

    E agora, Cunha?
    A festa acabou,
    a luz apagou,
    o povo sumiu,
    a noite esfriou,
    e agora, Cunha?
    e agora, você?
    você que é sem nome,
    que zomba dos outros,
    você que faz versos,
    que ama, protesta?
    e agora, Cunha?
    Está sem mulher,
    está sem discurso,
    está sem carinho,
    já não pode beber,
    já não pode fumar,
    cuspir já não pode,
    a noite esfriou,
    o dia não veio,
    o bonde não veio,
    o riso não veio,
    não veio a utopia
    e tudo acabou
    e tudo fugiu
    e tudo mofou,
    e agora, Cunha?

    E agora, Cunha?
    Sua doce palavra,
    seu instante de febre,
    sua gula e jejum,
    sua biblioteca,
    sua lavra de ouro,
    seu terno de vidro,
    sua incoerência,
    seu ódio — e agora?

    Com a chave na mão
    quer abrir a porta,
    não existe porta;
    quer morrer no mar,
    mas o mar secou;
    quer ir para o Congresso,
    Congresso não há mais.
    Cunha?, e agora?

    Se você gritasse,
    se você gemesse,
    se você tocasse
    a valsa vienense,
    se você dormisse,
    se você cansasse,
    se você morresse…
    Mas você não morre,
    você é duro, Cunha?
    Sozinho no escuro
    qual bicho-do-m

  14. Juá disse:

    Eu não sei como que o Sr. Senador pelo o PSDB de Minas Gerais Aécio Neves tem a coragem de vim em rede social, defender as coisas que o Eduardo Cunha Faz, meu pai sempre disse que, basta tu dizer com quem tu andas, que eu digo tu eis. Povo do meu Pais é esse Aécio que tem moral para ser presidente, Pense, Agora eu conheço o Sr Aécio, como tbem o Temer e o Eduardo Cunha, não tem diferença nem uma entre eles. Estamos de Olho no seu Aécio.

  15. Lucy disse:

    Parece uma estória de quadrinhos do coringa. Gotham city, a turma enlouquecida gritando “somos todos Cunha” e o coringa psicopata de risinho no palanque.

  16. Ricardo disse:

    A razão do Brasil estar como está é porque o sistema político nosso permite isso. O congresso tem muito poder e quem está no congresso são 90% de pessoas desonestas e que só pensam neles. Porque para aprovar algo o governo federal tem que ceder ministérios, verbas, etc. E isso não é só agora, sempre existiu até com o FHC. A oposição não pensa no Brasil, só pensa em tirar o PT e ter o poder para depois barganhar. O Paulinho da Força é outro espírito ruim, defende o afastamento da Dilma e anda de braços dados com CUNHA e depois com o PSDB. Onde vamos parar? O Temer fica defendendo o Cunha para ser presidente, não teve a capacidade de lançar candidatura própria e agora fica fazendo joguinho de de puxar tapete. A Dilma que tenta ser contra esse jogo político e ganha a fama de ser centralizadora, não política deveria vir a público e dizer tudo o que acontece por debaixo dos panos e pedir apoio popular para uma reforma política decente. O povo deveria ir as ruas contra o congresso.

  17. Henry disse:

    Impressionante a pirotecnia que fazem quando tentam conseguir uma prova contra o Cunha… eu até imagino que ele seja como muitos políticos brasileiros e tenha cometido “malfeitos”… mas, se já existiam “provas robustas” nos autos contra ele, porque até o momento não o afastaram ??? será que tais provas existem mesmo ou são apenas factóides ??? engraçado que até hoje as provas contra o Cunha não foram apresentadas e olha que temos, claramento, o PGR tentando ferrar mais o Cunha que os outros políticos.. impressionante a docilidade com que o Renan é tratado…
    O sistema está dando mostras que não é inteligente… pois estão metendo os pés pelas mãos para tentar intimidar o Cunha..
    Eu imagino que, se houvesse a tal prova robusta, o PGR e o STF já o teriam afastado, talvez até mesmo preso..
    Em nome da transparência, que alguém apresente as tais provas robustas contra o Cunha, porque senão, acharemos que estão tentando achar alguma coisa e simplesmente não conseguem e ele não é santo

  18. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    CUNHA PORQUE ESTAIS TÃO TRISTE !!
    Ô Cunha por que estas tão triste
    Mas o que foi que te aconteceu
    Foi foi o Janott que me derrubou do galho
    Deu dois suspiros e me esqueceu
    Foi foi o Janott que me derrubou do galho
    Deu dois suspiros e me esqueceu

    Ô Cunha por que estas tão triste
    Mas o que foi que te aconteceu
    Foi a PSDB , que te derrubou do galho
    Me usou bastante e me esqueceu
    Foi a PSDB , que te derrubou do galho
    Me usou bastante e me esqueceu

    Ô Cunha por que estas tão triste
    Mas o que foi que te aconteceu
    Foi a DEM, que te derrubou do galho
    Me prometeu apoio me deu as costas
    Me adoeceu
    Foi a DEM, que te derrubou do galho
    Me prometeu apoio me deu as costas
    Me adoeceu

    Vem Cunha
    Venha com fervor
    Não fique triste
    Que o presídio é todo teu
    Tu és o mais bandido
    Que esse Congresso conheceu.

    Ô Cunha por que estais tão triste
    Mas o que foi que te aconteceu
    Foi a arrogância que me fez cair do galho
    E as promessas dos meus amigos
    Que não aconteceu
    Foi a

  19. Pasquale disse:

    A REALIDADE
    ___________
    Reuters 15/12/2015 18h55

    SÃO PAULO (Reuters) – A receita das vendas do comércio varejista ampliado recuou 5,5 por cento em novembro na comparação com o mesmo período do ano passado, descontada a inflação, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta terça-feira.

  20. Claudio Tadeu disse:

    Kennedy boa noite
    Cortina de fumaca…o atual governo lanca fumaca para dividir as atencoes das midias, eu nao sabia…eu nao vi…nao estou sabendo…nao autorizei…assinei e nao li…etc… existe uma quadrilha instalada em Brasilia, no executivo…legislativo e judiciario. Nao sao todos mas existe uma quadrilha, nao saber e omissao, conluio…enfim o Brasil e os brasileiros precisam lutar pelo Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-11-17 22:31:30