aki

cadastre-se aqui
aki
Política
06-07-2015, 9h41

Crises política e econômica alimentam tentação golpista

101

Postado por: Daniela Martins

A impopularidade presidencial e a fraqueza política do governo e do PT no Congresso estimulam as conversas sobre a eventual saída de Dilma Rousseff do poder. A combinação de crise política com econômica é um risco para presidentes da República no Brasil.

O senador Aécio Neves (MG), reeleito para a presidência do PSDB em convenção no domingo, previu que a presidente não chegará ao final do mandato e disse que o partido terá “coragem para fazer o que tem de ser feito”. Outros tucanos importantes, como o senador José Serra e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, também apontaram dificuldade para que Dilma possa governar até 2018.

Apesar de os principais líderes do partido não terem usado a palavra impeachment nos discursos de ontem, a fim de evitar que sejam tachados de golpistas, a saída da presidente do cargo está sendo articulada pelo PSDB.

Os tucanos conversam abertamente a respeito de um eventual julgamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que venha a condenar a presidente e seu vice, com a realização de nova eleição presidencial em seguida.

Tratam também da possibilidade de usar uma recomendação do TCU (Tribunal de Contas da União) ao Congresso para rejeitar as contas de 2014, sob alegação de crime contra Lei de Responsabilidade Fiscal por conta das pedaladas do Tesouro Nacional.

Nessa trama via TCU, o PMDB teria de se associar aos tucanos para aprovar um impeachment. Uma ala do PMDB gostaria que o vice-presidente da República, Michel Temer, deixasse a articulação política do governo para aumentar a fragilidade da presidente.

Parecem hoje dois caminhos arriscados. A saída de um presidente do cargo antes do término do seu mandato não pode ser discutida como se fosse algo natural. Não se vota impeachment ou se convoca nova eleição como se troca de roupa. Há todo um caminho jurídico e político a ser respeitado.

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio, defendeu em um artigo ontem na “Folha de S.Paulo” que seria bom um impeachment da presidente numa pedalada. Isso tem nome: golpe. Numa democracia, os mandatos devem ser respeitados. O Brasil não é uma república de bananas para permitir golpes jurídicos ou políticos.

Nesse sentido, seria importante que um partido como o PSDB, que tem dirigentes que combateram a ditadura militar, contivesse tentações golpistas em suas fileiras.

*

Figura central nesse debate, o vice-presidente da República, Michel Temer, conteve tentações golpistas no PMDB. Rejeitou trabalhar pela saída de Dilma do cargo.

O vice-presidente está empenhado em concluir a votação do ajuste fiscal, pois ainda falta aprovar no Senado o projeto que aumenta impostos sobre a folha de pagamento das empresas.

Temer conversou com a presidente Dilma na última quinta-feira. Dilma prometeu ao vice reforçar o cumprimento de acordos que ele fez para aprovar as medidas do ajuste fiscal. Na conversa, Temer alertou a presidente sobre a fraqueza política do governo e a necessidade de honrar esses acordos para não perder ainda mais sustentação política.

É perigoso o crescente isolamento político do PT e do governo no Congresso. Dá combustível às conversas que avaliam as chances de Dilma não encerrar o mandato.

A presidente parece ter uma atitude de alheamento da realidade. Tem dito que nada a associará aos desmandos da Lava Jato e que a sua biografia está preservada. Ela foi ministra das Minas e Energia, da Casa Civil, presidiu o conselho de Administração da Petrobras, virou presidente da República e se reelegeu. Tem responsabilidades políticas.

Não adianta se comportar como pessoa física no Palácio do Planalto, preocupando-se apenas em sair do cargo com fama de honesta em meio a um bando de supostos corruptos.

Essa inabilidade política, que a levou a piorar a relação com o PMDB de modo a se enfraquecer no Congresso, e os erros na economia, que resultaram em inflação alta e recessão, não podem ser creditados à oposição ou ao PT. São escolhas dela, que fez a política econômica que queria no primeiro mandato.

Para concluir o mandato, é importante ter consciência dos erros para poder corrigi-los. Do contrário, as previsões tucanas poderão se concretizar.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
101
  1. Capeloni disse:

    O processo de impeachment esta previsto em lei e é democrático. A presidente só sairá depois de ser rejeitada pelo TCU e ser condenada por Responsabilidade Fiscal ou por irregularidade em sua campanha. Nas duas formas são previstas em lei. O que não é democrático? O que esta errado?

    • Celso Oliveira disse:

      O PT governou o País pela cartilha da direita,foi traído,o Braço erguido do Jose Genoíno,durante a sua prisão e mais que um gesto infantil,e um sinal de luta.O Lula e sindicalista,negociador,não coloca fogo na fabrica.Mas esta ala do PT que comanda o pais tem fortes raízes de luta direta e se sentem em divida com o passado,pelos que morreram.Este e o grande perigo,a esta altura,tempo suficiente para se organizarem e colocarem o Brasil em uma situação já mais vista.
      A nos só resta esperar,pois o PSDB que sempre passou a imagem de governar com principio aprovou uma lei que pode colocar as contas do governo no futuro no vermelho,sem falar seus casos de corrupção não levados em consideração pela grande mídia.Ou seja estamos perdidos.

  2. Sônia Ribeiro disse:

    Neste momento temos que ser todos Brasil, e não partidários de quem quer que seja.
    Tentar minimizar as mazelas deste governo inábil, arrogante e corrupto é, no mínimo, passar recibo de ingenuidade.
    O PT, desde Lula está envolvido nos atos de corrupção sem limites deste país. Político brasileiro é sinônimo de marginalidade, independentemente de partido. Cada qual prima por seu bolso e poder…., infelizmente.
    Agora querer chamar de golpismo algo que a própria presidente desencadeou, com seu ar de superioridade e incompetência, aí já é demais.
    O Brasil tem que ser maior que tudo isto. Esta corrupção – câncer maldito – tem que ser combatida, custe o que custar; até mesmo para que gerações futuras possam ser preservadas e não queiram ir embora desta terra da mesmice.

    • Ingenuidade é acreditar que esse câncer mencionado por você não esteja envolvidos outros partidos políticos, principalmente PMDB e PSDB, na verdade todos. A solução é de fato devolver aos verdadeiros donos: NÓS INDIGENAS !! sou descendente de pataxó, moro em São Paulo e levo uma vida sofrida, sem casa, sem acesso a educação.

  3. Fantin disse:

    No Paraguai deu certo e foi o melhor para o País. Não pode ter medo de combater a bandidagem. O problema é que os políticos ficam preocupados com a imagem … Kkk

  4. Luiz disse:

    O que ha de golpe, caro Kennedy, quando a lei eh respeitada ? Se a Dilma cometeu crime, e a perda do mandato eh a consequencia, assim se mantem o estado democratico. Honestamente, suas analises seriam muito mais criveis se voce utilizasse a logica, os fatos e a lei, ao invez de suas paixoes, para sustentar suas opinioes.

    • Mario disse:

      Pq só PSDB fala q presidente n conclui o mandato eles não concorda q foram derrotado.O brasileiro não conhecia polícia federal será q eles tem receio da PF trabalha com liberdade

  5. Júnior Dias disse:

    Que me desculpem os defensores deste DESgovero,más dizer que uma eventual saída desta Senhora do cargo é golpe,por favor,vamos aprofundar nossos conhecimentos em nossas leis,para não falarmos besteira.

  6. Fabio Meirelles disse:

    Belo texto Kennedy.
    Temos aí duas situações, de um lado um partido golpista que é o PSDB e de outro uma presidenta covarde e alheia a realidade que é a Dilma.
    No centro o povo, esse ninguém se importa e são eles que sempre levam a pior em tudo.

  7. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy:- O problema não pode ser tratado como golpe e sim com base no fato de que a Dilma, antes de chegar a Presidência da República, era presidente do Conselho da Petrobras, depois Ministra das Minas e Energias e depois Chefe da Casa Civil, motivo porque bem sabia da roubalheira sem par que estava ocorrendo e, se não, é uma completa incompetente sem a mínima condição de governar. Enfim, perdeu totalmente a credibilidade, também porque mentiu deslavadamente em sua campanha, afora as pedaladas para usar nossa grana em favor da sua reeleição. Por fim, se for feita uma pesquisa nos dias de hoje, a popularidade do Lula, o mentiroso mor, deve ser perto de zero. Ainda mais, ser republiqueta das bananas, é tapar os olhos para todos os desmando que vêm ocorrendo. Tanto é que, em países de primeiro mundo, a mentira não tem perdão e chefe de Estado cai mesmo.

  8. guilherme dietz disse:

    KENEDY………mas graças ao IMPEDIMENTO DO EX PRESIDENTE, HOJE SENADOR FERNANDO COLLOR, QUE O BRASIL CAIU NO EIXO. AS VEZES TORNA-SE NECESSÁRIO DAR UMA “CHACOALHADA”, NO GESTOR PARA QUE OS OUTROS SINTAM QUE TEM RESPONSABILIDADES. FOI ASSIM QUE NASCEU O PLANO REAL. Entendo que você nas entrelinhas, torce muito para a legalidade da DILMA. NO ENTRETANTO, vejo que o PT, não tem um projeto estado. O PT tem um projeto politico, para manter-se no Poder.

    • J K disse:

      Diez, lembrando que na época do Collor a rede globo soltou a série anos dourados na qual os jovens dos colégios mais (e ainda) politizados do RJ se apresentavam no front da luta contra o governo autoritário. A série tratava dos anos 60, logo que a capital federal fôra pra BSB.
      Os jovens dos anos 90 se sentiram mais motivados a se espelharem naquele movimento de 60/64 e copiaram com modelitos mais atuais, pintando de verde e amarelo os rostos.
      O Collor tinha feito a abertura econômica e prometia fechar o cofre à Globo (sic), fechar os cofres à gastança partidária.
      As fases tem alguma semelhança, mas note, e eu não quero fazer defesa do governo, hão algumas semelhanças, não acha ?

  9. Andre disse:

    Estimado Kenedy, me intriga o porque quando a sombra da deposição de uma presidente inapta ao cargo como essa senhora, que fez inumeras atrocidades pre-eleitorais que colocam em risco a estabilidade economica do país possa ser defendida em seu blog chamando a lei eleitoral de golpe. A campanha eleitoral dela foi recheada de doações não declaradas, logo o TSE será responsável pela aprovação das contas da campanha dela. Não obstante ao fato que o TCU igualmente estará julgando inumeras outras falsidades contabeis que alguns chamam de “pedaladas” que em linguagem simples são apenas mentiras contadas, segurar valores para declara-lo e maquear os resultados pífios já na 1.a administração dessa presidente. O fato mais marcante dessa barbárie administrativa se dá no fato da presidente segurar os aumentos do combustivel e da energia eletrica pré campanha eleitoral e depois despejar sobre todos os brasileiros aumentos muito além da inflação. O KW/h saltar de R$ 120 para R$ 800 e jogar sobre os brasileiros essa conta é simplesmente inaceitavel. Em minha opnião a renuncia, o afastamento ou até mesmo o impeachment seria injusto e cadeia para essa senhora que adora falar coisas sem sentido e fica deslumbrada com o óbvio seria pouco. Convocar novas eleições e dosarmos da maneira correta o remédio amargo que será necessário tomar para quem sabe em 2018 voltarmos a ter alguma perspectiva de melhora economica. 2015 está perdido e 2016 será muito pior pelo clima de pessimismo que tomou o país. Seria prudente que o jornalista entendesse de economia doméstica. Você visitava o supermecado com R$ 70 e voltava com o seu carrinho razoavelmente cheio em 2002 hoje R$ 200 você volta com o carrinho mais vazio e isso se chama inflação ou corrosão do poder de compra. em 2002 um imóvel de 38m2 custava R$ 55.000 e hoje não sai por menos de R$ 300.000. A energia elétrica custava até 2014 uns R$ 60 por 162KW/mês em São Paulo e hoje não sai por menos de R$ 100… Enfim essas disparidades que se criaram não terão salvação seja quem for o nosso futuro presidente. Em resumo esse governo se cercarmos o palácio de planalto vira hospicio, se jogarmos um pano sobre o mesmo vira circo e se acendermos uma luz vermelha na porta vira zona em resumo só Jesus Salva esse país.

  10. joão mario disse:

    Penso que a senhora Presidente deveria em primeiro lugar, mudar sua maneira de administrar o país ou seja, ser mais política,menos orgulhosa,governar com os partidos aliados, afinal estamos em uma democracia e não numa ditadura.A sua vitória deve ser respeitada, afinal mesmo com pequena diferença quem ganhou foi ela.
    Obs. não votei em ninguém.

  11. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    O PT é quem está dando golpe em si mesmo, com 9% de popularidade e 91% de rejeição. Muitos governos já caíram por muito menos. Qualquer político com um mínimo de brio e respeito pelo eleitor/contribuinte já teria renunciado.

    • CLAUDIO PRADO disse:

      A Lei tem que ser cumprida. Isso mesmo. Para cumprir a lei é preciso provar que houve a irregularidade. Por outro lado após provado, tem que ir para o congresso. 3/5 do congresso tem que votar a favor do impeachment. Para isso o governo tem diversos instrumentos para evitar. Recorrer ao STF, distribuir cargos a base aliada, e muitos outros artifícios. Isso levaria muitos meses, e mesmo assim a chance do governo perder, seria pequena. Neste tempo, o país entraria numa crise muito grave, pois ficaria vulnerável, empresários com medo a população com o futuro incerto. Sem contar que se o governo perder, o vice também cairia, pois pertence a mesma chapa. O presidente da camara Eduardo Cunha, assumiria e isso geraria um grande golpe. O PMDB teria o presidente do senado, da camara e a presidencia. Eduardo Cunha, poderia fazer a manobra para parlamentarismo e nunca mais sair do poder. e BYE BYE republica de banana.

  12. joaquim disse:

    “Termino de mandato não pode ser encarado como algo natural”. O que não e natural Kennedy e a inflação, desemprego, corrupção, etc, em nenhum pais do mundo.
    A presidente presidiu diversos Órgãos do pais. Ela tem responsabilidade politica e jurídica, Kennedy. Todo servidor publico tem responsabilidade jurídica, também, sob seus atos.
    Nao vi nenhum presidente militar ficar rico, ser atendido no Sirio Libanes, ter o melhor plano de saúde do pais para ele e sua família para o resto da vida,etc. Pelo contrario, todas as grandes obras atuais (Itaipu, ponte Rio-Niteroi,etc)foram dessa época.Alem de, inflação baixa, baixo desemprego, baixo índice de violência e o principal, escolas publicas de qualidade.

  13. Ana Rosa disse:

    Acredito que ainda nosso pais seja democrático; por que esses políticos que não tem o que fazer: (Aécio Neves, Fernando Henrique e Zé Serra) querem tirar nossa presidente do poder; uma vez que foi instituído pelo voto da maioria dos brasileiros? Por que eles insistem em não cumprir a democrácia em nosso pais, apezar de se sentirem democratas ( do café com leite)?Deixem a primeira mulher brasileira, dígna de nosso voto fazer o trabalho à quem foi confiada, e voces desocupados políticos cuidem de fazer alguma coisa pelo menos p/ajudar à nossa presidente e se não podem ajudar por incompetência , pelo menos não atrapalhem as buscas da mesma p/melhorar o pais !

    • Reinaldo Mathias disse:

      Realmente vivemos numa democracia. Até petistas podem postar o que pensam. Pena que ainda não acordaram para a realidade. Ana, é hora de sair do “fantástico mundo de Bob” e encarar os fatos…aproveita e chama a presidente pra voltar pra Terra, urgente!

  14. Wagner Eustáquio Moreira disse:

    Kenedy,
    Não há golpismo , se o mandatário frauda eleição ( Caixa 2) é CRIME, irresponsabilidade fiscal é CRIME, conluio com empreiteiros é CRIME….Mentir para o eleitorado é CRIME.
    Então, por favor explique melhor o que quer dizer com Golpismo?? Acho que o termo se aplica à continuidade de um governo corrupto e imoral como esta ai.

    CRIME seria deixar de punir EXEMPLARMENTE para salvar as gerações futuras de gestões perniciosas como esta do PT.

    Att;

  15. Elias Dias disse:

    GOLPE! GOLPE! GOLPE! O Brasil, (digo), o povo brasileiro vai pagar caro. Todos os partidos e políticos continuam levando grana. A corrupção é institucionalizada. O último a deixar o Brasil jogue a chave no esgoto do aeroporto.

  16. RICARDO ALVES FERREIRA disse:

    Sr. Kennedy, porque da insistência do termo golpe? Em um país democrático, o qual o detentor do cargo executivo não reúne condições morais ou políticas para governar, e diante do surgimento de indícios fortes de crimes eleitorais e de responsabilidade, há de se praticar o impedimento e convocar novas eleições. Repito a pergunta, onde há golpe?

    • Dickson disse:

      BRILHANTE RÉPLICA. O Impedimento não está na constituição? Por que então falar golpe?
      Democracia é isso, igual a Grécia quando votou pelo não. Acho que foi um erro lá votarem pelo não, MAS NÃO FOI a maioria que quis? Democracia não resulta na opinião da maioria? Então por que falar golpe?
      Independente de presidencialismo ou parlamentarismo, ou ainda, cargo eletivo ou não, quem deve decidir é a democracia.
      INTERESSANTE HOJE, os comunistas falarem de GOLPE, é uma PIADA, pois o que é a essência do comunismo não é o GOLPE? Como por exemplo, o golpe que queriam dar no Brasil em 1964 e levaram o golpe de 1964.

  17. F_Z disse:

    Uma Presidente, que não soube e não sabe escolher seus assessores para dar um rumo na economia. Vendeu uma ideia para se reeleger totalmente fora da realidade do pais. Hoje estamos pagando o preço, comercio fechando, inadimplência de clientes, uma fila no SPC por atraso nas contas de energia elétrica de suas casas, conta de energia que absorve uma porcentagem absurda do salario do trabalhador. Fica fazendo uma politica de mentira. Vem aos meios de comunicação e passa a realidade para o POVO, Meu Povo acabou o Ao e circo da reeleição.

  18. Douglas disse:

    Golpe? Ela cometeu vários crimes. Tanto como ministra como presidente ou conselheira da Petrobras. Golpe e o que o PT faz com Brasil, destruindo a economia e passando a conta para o cidadão de bem pagar.

  19. Pasquale disse:

    Clarao que ela não esta bem,quem consegue fazer o discurso da mandioca e etc..
    E não atentar para o detalhe,o momento que o país esta passando?

  20. gustavo disse:

    Com todo o respeito, Kennedy. Respeitar as leis pré-estabelecidas (e suas implicações) é tão ou mais importante num regime democrático de direito que manter um mandatário eleito numa campanha onde se mentiu e omitiu muito (agora não há dúvidas), e que agora investiga-se que foi financiada com verba de corrupção vinda de estatais, ou seja, do uso indevido da máquina pública.
    “Numa democracia, os mandatos devem ser respeitados” foi o maior absurdo que já vi escrever. Equivale a dizer que o voto é a única expressão da democracia.

  21. ricardão disse:

    lamentável, para dizer o mínimo, como os cúmplices dos crimes contra o Brasil manipulam a verdade em favor da corrupção desenfreada que assola o Brasil… se ficar provado que houve crime, de responsabilidade ou eleitoral, a Lei prevê o afastamento do responsável, o(a) presidente… negar isso só é golpe contra a verdade, contra a democracia, e contra o império da Lei!!!

    • Carlos Alberto disse:

      Ô Ricardão, o que se está discutindo é o fato de o PSDB querer chegar ao poder de qualquer maneira. No caso de impeachment, para o PSDB chegar ao poder precisaria mandar matar o vice, o presidente da câmara e o do STF; para aí sim ter uma nova eleição e o PSDB ganhar esta eleição.

    • jorge disse:

      pessoal eu acho que a maiorias de vocês já se esqueceram de como o nosso pais foi governado por esses mesmos caras ai que não asseite ter perdido as eleições vou tentar lembra um pouco como o tal de F H C e seu time governou o nosso pais deste o tempo do Itamar Fraco que essa moeda chamada de real que o F H C tanto diz que foi ele quem criou todo mundo sabe que não é verdade pois o projeto do real quem fez foi o Itamar e não o F H C mai ele disse que foi ele e usou isso para se eleger e conseguiu ai ele enfiou grana na mão dos caras e criou a tal da reeleição onde foi eleito mais uma vez que foi um droga rebentou com o nosso pais privatizando tudo que via pela frente entregou o nosso pais para os estrangeiros o tal de F M I NÃO sai do nosso pais ditando as regras dizendo onde ele tinha que investi na educação , saúde, segurança em fim ele fazia o que o FMI MANDAVA Fase entregou o pais para o Lula deixando uma divida enorme a credibilidade do nosso pais era por volta de 3000 mil pontos essa tal de celic por volta de 25% esse tal de dola por volta de 4.20 e agora esses caras ai vem querer da uma de bom só se for para quem não conhece vocês como governo mas para quem conhece vocês não vai conseguir engana mesmo. Olha só o governo do p s d b de são paulo e do PARANA O QUE ELES FIZ COM OS PROFESSORES. O cidadão de nome Aécio o ele fiz na Bahia em 8 anos de governo e como senador quem sabe quantos projetos O SENHOR AÉCIO CRIOU PARA O NOSSO PAIS EM QUASE 8 ANOS COMO SENADOR NEM UM ISSO EU ESTOU DIZENDO PORQUE LI EM UM REPORTAGEM DE UM JORNAL. AI VEM ESSES CARAS FALAREM QUE A PRESIDENTA NÃO FAZ NADA. Eu vendo isso fico muito puto da vida porque é muito fase esquecer das nossas Obrigação e criticar os outros é isso que vejo todas as vez que assisto a t v senado , câmera esses caras só fazendo criticas ou governo e deixando de lado suas obrigações uma vez que eles foram eleitos por cada um de nós foi para fiscalizar o governo e ajuda a governa independente de quem seja o governo ou de que partido ele seja e não fase o que estão fazendo se nós presta atenção pu assistirmos a t v senado e a t v câmara vamos ver ter a seguinte conclusão que é o senado e a câmara que não ajuda e não deixa o governa porque Eles mesmo diz o governo não faz nade se não for aprovado por eles então se o governo só fase as coisa para o pais se primeiro sor aprovado por eles então quem é que esta prejudicando o nosso pais não é o governo e sim as duas casas o senado e o congresso ?

  22. F_z disse:

    Um telescópio australiano detectou sinal emitido pela galáxia, perto da constelação de Ara, lançado há 5 bilhões de anos, Acredito que vamos ter que recorrer a este telescópio, para ver uma luz para economia sair desta recessão. Enquanto tiver esta politicagem mesquinha no pais que olham só para o umbigo deles só com telescópio. A politica e linda mas estamos longe de alcançarmos um patamar de políticos que pensem a longo prazo.

  23. nadia disse:

    caro Kennedy , honrar acordos politicos(comprar)com os partidos , isso sim é GOLPE.tirar esses corruptos e essa presidente do poder não é golpe , é DECENCIA

  24. JOBASI disse:

    Crises política e econômica alimentam tentação golpista. Golpe quem está levando é a gente (brasileiros). Foram mais de 12 anos sem qualquer tipo de investimento para alterar essa situação. Sem essa do MITO DO GOVERNO GRÁTIS! Os partidos políticos que ai estão, não irão resolver nada! Na verdade, pergunto: você está preparado para o que virá ou fugirá do Brasil quando ele se transformar numa democracia Venezuelana?

    Infelizmente, basta olhar pelo retrovisor da história e ver que as grandes mudanças e melhorias que aconteceram no Brasil foram criadas posteriormente a golpes. O povo daqui parece que dorme e depois de ver que estão sendo massacrado, levantam e lutam pelos seus direitos.

    No Brasil, só falta a justiça funcionar e o povo evoluir! Acabar com essa tolerância que temos com a corrupção. Não defendo corruptos, eles devem ficar presos.

    Para sermos um país desenvolvido, precisamos de um povo desenvolvido.

  25. victor sano disse:

    Além de ter uma equipe fraca tecnicamente, demonstrada pela situação atual da economia, o governo comete CRIME de responsabilidade fiscal, ASSUME a CORRUPÇÃO na Petrobrás e aí os defensores vem falar que NÓS É QUE SOMO GOLPISTAS????

  26. marcelo de sousa barros disse:

    Entendo que todos politicos tem a solução, para todos os problemas do Pais, sendo do PT,PSDB,PMDB, demais e ainda alguns comentaristas, jornalistas, estudiosos e ignorantes como eu.
    Solução simples, todos sempre falaram que a policia era corrupta porque ganhava pouco, então agora operação lava jato (exemplo) tem alguem que tem o salario do policial não, então porque roubaram, Roubaram porque não tem uma lei simples e objetiva robou morre e a familia perde todos os bens,Pode tambem mudar este negocio de partido, pois sera que os politicos não cansaram de partir só para eles. Entendo tambem que não sou a favor do regime militar, mais devemos ter a censura de volta, pois temos alguns programas de televisão ( sito em geral como novelas, igrejas, propagandas e demais) falo sobre dias e horarios dos programas, conteudo cabe cada um ver aquilo que acha melhor.

  27. Nilson disse:

    No Brasil o regime presidencialista é frágil como neste caso onde uma presidente fraca, incompetente, de um partido corrupto, eleita sabe se lá como e ter que perdurar ainda 3,5 anos? O país aguentará??? Se tivessemos o parlamentarismo já teria caido o primeiro ministro, pelo menos haveria uma esperança com um novo gabinete. Tem esta senhora condições morais para governar????

  28. walter disse:

    Caro Kennedy, sempre brilhante em sua abordagem; mas o Brasil não pode parar, a dilma esta anestesiada; as ultimas delações, são empresários organizados, que tem planilhas dos recursos repassados irregularmente; a “cantilena do pt”, que tudo esta contabilizado; não se sustentará, quando se apurar, que foram valores pontuais, em varias épocas, mesmo quando comparados a outras “doações”; surgiram contratos e remontagens de contratos, enfim, é o bastante
    Não vejo golpismo, falta condições a este governo, de seguir em frente; gastaram e continuam a gastar, em coisas que não importam; quando for feito uma auditoria de peso; vão descobrir, que o ROMBO É MUITO MAIOR, DE TUDO QUE FOI APURADO, ATÉ AGORA, se for fato…NÃO HÁ GOLPISMO ALGUM, E SIM JUSTIÇA.

  29. José Carlos disse:

    Senhor Kennedy, me desculpe. Com o Collor por muito menos ele foi excluído do governo por muito tempo. Muito menos mesmo. Agora a senhora Dilma esta quebrando o nosso país, vem com conversinhas de homus sapiens, mulher sapiens, imaginando que todo povo brasileiro é analfabeto, ignorante, burro e outros adjetivos. Por favor nos poupem, senhor Kennedy. Nos poupem.

  30. Paulo disse:

    Collor foi vítima de golpe?

  31. Getulio disse:

    O PSDB se tornou endemico do estado de São Paulo sabe que não vai conseguir eleger nenhum presidente no Brasil depois de FHC pelo processo normal via eleitorais precisam criar um caos social de insegurança em todos os aspectos na sociedade e se apegam a um golpe para poder quem sabe; voltar, o PSDB é o maior símbolo e reduto dos velhos e tradicionais políticos picaretas FHC, Serra, Alckimin, e agora esse Aecio , sem flara do parasita PMDB de Temer Cunha e Renan ,irresponsaveis e responsáveis pelo que ac ontece no Brasil , ao longo de toda a sua história esses cínicos e indiscretos uma vez que, como sempre, são devidamente blindados, acobertados, perdoados e promovidos por engavetadores gerais, juízes, policiais e, principalmente, por uma certa e maior rede de TV do país e muma escrita tem se impressão de que aparelha as instituições, o PSDB esse sim é o maior risco a democracia do Brasil atual,
    Fora com Aecio e cambada de psdbistas.

    • JOSE SARTOR disse:

      Então continue preservando os ladrões que aí estão, Na prefeitura de São Paulo já experimentaram o PT e acabaram com a cidade, o que aí está não se elege nem para porteiro de edifício.
      Querer meter o Pau em um Partido por Roubo é demais meu caro estes Vadios que aí estão Já roubaram por três mandatos consecutivos… PTralaidas do cão.

  32. Albert José Patrocinio disse:

    Comentários como estes proferidos por vossa senhoria somente auxiliam a fomentar o apetite pela derrubada da Presidenta. A questão aqui deve ser posicionamentos claros. Meu amigo. Somente uma ligação direta da Presidenta, com responsabilidade pessoal, com dolo, reitero, dolo, reitero novamente dolo, que poderia implicar em um Impeachment legal. Tudo mais seria golpe. E não sou eu que disse isso. Foi um Jurista ai chamado Dalmo de Abreu Dallari. Dos mais respeitado jurista no campo de direito Público. Outro que comungou de tal posicionamento foi um tal de Miguel Reale Junior. Este porém, quer responsabilizar a Presidenta por crime fiscal. Um pouco de forçação e barra. Daí a razão da presidenta insistir tanto em não existir forma de responsabilizá-la. Legalmente falando gostem ou não do governo Dilma, com popularidade Baixa, ou não, até que a ela seja imputada responsabilidade pessoal, dolosa, não há que se falar em impeachement. Comentários como estes, de quem somente aparenta não ter lado, de ser inerte me incomodam profundamente. Saliento, que acompanho sua coluna.

  33. Anonimo disse:

    Espero que essa presidenta incompetente que nós temos saia o mais rápido possível da presidência, antes que afunde o país totalmente.

  34. Robson Cunha disse:

    O que seria uma tentação golpista, Kennedy? Para o Collor, o seu impeachment foi golpe. Para o PT, foi uma saída legal e democrática. O “fora FHC”, para o PT, também foi legal, democrático e correto. Agora, qualquer tentativa de abreviação do mandato da Dilma, mesmo que amplamente emparado nas leis e na Constituição, seria golpe?

  35. Rafael disse:

    “erro econômico” ou “do jeito que quis” leia-se bolsa família!!! Só cortando essa “ajudinha” ou “generosidade” do governo, o Brasil podia sair da crise e investir em projetos de relevância nacional, dando, inclusive, EMPREGO aos que se beneficiam desse auxílio, por estarem exatamente desempregados!!!

  36. marcos disse:

    O PT deu um golpe de 30 bilhões no Brasil através da PETROBRÁS…As consequências disso não é golpismo é JUSTIÇA.

  37. Cláudio disse:

    Kennedy, não sei se entendi corretamente seu posicionamento.
    Concordo que impeachment não é algo que possa ser tratado de modo leviano – o custo e as consequências são muito altos, seja em que situação for – e que o oportunismo político e a paixão partidária devam ser afastados do debate a respeito da viabilidade do governo Dilma ou de qualquer outro no futuro.
    Por outro lado e como vc muito bem colocou, é fato que o ambiente político e econômico no país é péssimo e que a cada dia aparecem novas acusações e suspeitas contra a Presidente, seu partido e seus “companheiros”. Se talvez (ainda) não haja provas concretas de crimes, ou coisa que os valha, não há dúvidas que há erros e problemas gravíssimos nas seguidas administrações petistas.
    Dito isso e sem fazer juízo antecipado a respeito das irregularidades e dos mal feitos atribuídos ao atual governo e a seu antecessor, não acho que tratar a discussão acerca da possibilidade de impeachment seja golpismo.
    A eleição de Dilma foi legítima, ainda que a divisão do eleitorado tenha ficado muito clara (ou alguém vai dizer que cerca de 48% dos eleitores brasileiros são golpistas?) e não acho que caibam questionamentos nesse sentido (a oposição pessoal ou formal tem que agir sempre c/ maturidade e equilíbrio).
    Porém, o impeachment é uma possibilidade legal viável e legítima caso sejam preenchidos seus requisitos. A meu ver, é justamente essa a questão, o PSDB e quem mais pretenda ver o impeachment da Presidente deve correr atrás dos elementos necessários p/ tanto, s/ que isso justifique a pecha de golpistas.
    Havendo esses elementos, o impeachment é medida tão democrática, legítima e legal quanto ainda é hoje o mandato petista e não se pode tentar afastar o direito de quem quer que seja de discutir qualquer possibilidade que ache cabível.
    Particularmente, acho que o governo Dilma e a “era petista” não têm salvação, ainda que só do ponto de vista da viabilidade prática. Acho também que qualquer medida mais grave do que uma oposição real e forte, inclusive o impeachment, deva ser estudada e debatida democraticamente e com extremo cuidado.
    Confesso que não me desagradaria ver o fim antecipado do atual governo, desde que as consequências não sejam mais graves que sua manutenção, mas não quero essa possibilidade tratada de forma leviana.
    Por outro lado, penso ser irresponsável e desrespeitosa a acusação de golpismo a quem defenda a ideia (ou qualquer outra). Não se esqueçam que vivemos num estado supostamente democrático e que o livre pensamento é princípio basilar….

  38. Franklin Cerqueira disse:

    Fica cada vez mais difícil acreditar nos políticos do PT e na “Presidenta” ( a etimologia correta do sufixo é “ente” e não existe o sufixo em latim “enta”, senão existiria a “gerenta”, a “conferenta”, a “superintendenta”… até nisto está equivocada a “presidenta”…) principalmente depois dos pedidos preventivos de “habeas corpus” de Lula e do Josè Dirceu…. Se não estão devendo nada, então porquê pediriam um “habeas corpus” preventivo…. está claro que estão envolvidos nas investigações que a operação Lava Jato está levando a cabo… Fica muito difícil acreditar nesta turma, ou melhor, xxxxxxxxx….

  39. Eduardo fernandes da silva disse:

    Bom dia,toda a caminhada politica da presidente Dilma,ela sempre esteve presente em todos a fases e articulações politicas e economicas da Petrobras,com isso não ha possibilidade dela não estar envolvida no esquema de corrupção e pode que foi criado pelo PT.

  40. claudio antônio disse:

    Kennedy, um governo levado ao poder de forma democrática, pelas urnas, pela mão do povo, não pode ser também retirado pelo povo? Mais de 70% dos brasileiros rejeitam o governo Dilma…mas de 75% acham seu governo corrupto…mas de 74% acham que Dilma mentiu na campanha e mais de 76% acham que houve envolvimento direto do governo no petrolão. E vou mais longe, 95% dos brasileiros não querem mais pagar altos impostos e não querem pagar a conta que não fizeram. O que é mais traumático, sangrar e pagar a conta por mais 3 anos ou mudar logo tudo? Sou favorável a mudança geral, limpa geral, novas eleições pra tudo. Não vejo golpe…só não quero ser um conformista…o que está ruim, não tem solução, deve ser trocado. saudações

  41. glauber disse:

    A inabilidade política da presidenta aliado ao esquema de paralisação da nação, arquitetado pelo PSDB, vem afundando o Brasil. Essa briga política está colocando em risco os brasileiros. O Brasil está parado e com isso comércios fecham, profissionais são demitidos e a violência se expande como nunca. Não é questão de partido, mas de governar e dirigir o país a um rumo certo. A divisão de opiniões jamais chegará a um consenso desta forma e estagnar a nação trará prejuízos somente ao povo brasileiro. Já se passaram mais de seis meses e não é este o momento de estagnar ainda mais o Brasil, mas de unir forças para continuar desenvolvendo a nação para não cairmos realmente em uma crise profunda, como a Argentina caiu. Exemplos de fracassos não faltam, é preciso buscar o rumo certo a seguir.

  42. Francisco disse:

    Sr. Kennedy não é golpe como o Sr. Fala e sim IMPEDIMENTO. Sei que o Sr é PETISTA doente, mas o Sr como jornalista deveria ser isento e medir suas palavras, pois elas dão conotação
    de que querem dar um golpe no Brasil, tenho certeza que a maioria dos comentaristas politicos não tem essa sua visão de golpe. O Brasil está acima de qualquer Partido.

  43. Alberto disse:

    Golpismo sr Kennedy? Fala sério.

  44. Daniel disse:

    Kennedy, a lei precisa ser cumprida. Não tem nada de golpe.
    A lei não pode permitir que um presidente seja eleito com dinheiro de corrupção ou se compravada a irregularidade fiscal para obter um cenario vantajoso.
    Veja a realidade. Tudo foi maquiado no ano passado. O brasileiro foi enganado.
    Dos 51% que votaram nela agora só restam 9%.
    Acredito que os eleitores dela se sentiram golpeados após a realidade vir a tona.
    A crise de confiança continuará enquanto ela estiver no poder.
    Todas essas medidas de ajuste fiscal não surtirao efeito porque a confiança não consegue ser estabelecida.

  45. francisco rezende soares disse:

    Como cidadão brasileiro não aprovo qualquer tentativa de golpe. É isso que o PSDB quer. Quem sairá perdendo é toda uma nação. Os estragos serão muito ruíns e duradouros. O turbilhão de denúncias sem as devidas provas não podem servir de parâmetros para derrubar a presidente. Deem tempo ao tempo e tudo será esclarecido. Precisamos ficar de olho é no Legislativo. Lá as coisas estão ultrapassando a barreira da realidade, onde votações estão acontecendo desordenadamente obedecendo claramente a interesses pessoais ou de meia dúzia de políticos irresponsáveis.

  46. Sergio disse:

    A análise é perfeita, porém os reflexos, políticos e sociais, de um possível impeachment, são imprevisíveis, bem diferente do que foi o do governo Collor

  47. Armando Pinto disse:

    Não existe tentação golpista alguma, o que existe de fato é a determinação do povo brasileiro em retirar a organização criminosa do PT do poder e isso não basta os integrantes da quadrilha deverão ser presos e obrigados a devolver o dinheiro. O registro de partido político do PT deve ser cassado.

  48. Elaine disse:

    O povo não sabe nem o que é PIB, quanto mais discernir o que está acontecendo no país.
    Dilma vai governar até 31 de Dezembro de 2018.
    Quer os golpistas de plantão ou não.

    • Juliano Roberto disse:

      Ela ainda tá governando??

      • Luferfe Fernandes disse:

        Dillma está igual àquele piloto-aviador alemão, que para satisfazer uma doentia vaidade, lançou o avião e seus ocupantes contra o solo. Dillma vai insistir em se manter no Planalto até destruir por completo o Brasil e a honra dos brasileiros, somente para satisfazer uma ganância de poder obtida nas urnas fraudadas.

  49. JOSE CARLOS MARCELINO disse:

    O que mais precisa acontecer para que os políticos que elegemos para nos representar, tomem alguma providência, a fim de que “DILMA, PT e sua quadrilha levem o BRASIL à “bancarrota”.
    O “povo” não aguenta mais pagar a conta de tanta incompetência e DESGOVERNO.
    Que esta previsão se realize o mais breve possível, em nome da vontade popular.

  50. Franklin Cerqueira disse:

    Depois de “MULHERES SAPIENS” ( palavras proferidas pela “presidenta” no lançamento dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, nova raça humana inventada pela “presidenta”, antropologicamente conhecido taxonomicamente como HOMO SAPIENS, do latim “homem sábio”, e também chamado de pessoa, gente ou homem, é a única espécie animal de primata bípede do gênero Homo ainda viva, mas agora reinventado pela “presidenta” como “MULHERES SAPIENS” ) como esperar uma atitude ou ação concreta ou mudança de visão política e visão econômica de uma “MULHER SAPIENS” tão despreparada para o cargo de “PRESIDENTA”? Acredito que não vamos ver uma mudança de rumo radical nos próximos meses de nossa “presidenta”. Ela vai afundar no seu mar de arrogância política e arrogância econômica, mostrando-se totalmente despreparada para o cargo de articulador número UM do país. Como então não pensar em GOLPE da oposição? A situação é tão frágil politicamente e econômicamente que é muito fácil imaginarmos o que quisermos neste cenário. Possivelmente a nossa “presidenta” escape de qualquer golpe da oposição, não por vontade da oposição, mas pela morosidade de nossa justiça e das investigações da Polícia Federal, afinal quantos anos a PF levou para descobrir o rombo na Petrobrás e nas outras instituições que estão começando a ser investigadas somente agora….

  51. Marcos Ortolani disse:

    É muita incompetência e corrupção.Temos que nos livrar dessa tranqueira o mais rápido possível.Espero que o povo brasileiro tenha aprendido a lição e não seja mais ludibriada pelo populismo.

  52. Sidney disse:

    Fala-se em golpes, que aqui é inádimissivel isto acontecer ,más e quanto aos golpes que os brasileiros vem sofrendo o ( da economia,educação,saúde) hoje o povo vive sem nenhuma perpectiva não sabemos mais o que será do futuro …..Estes petistas comunistas tem que pagar foram 12 anos de roubos devios de verbas das estatais …..MEU DEUS onde vamos parar…

  53. Pasquale disse:

    Golpe, foi o dircurso que a Dilma fez.
    Os neuronios estão em curto?
    Ela esta totalmente consciente, do que fala?
    Parece que………………………….

  54. carlos romeno disse:

    É golpe sim . Só não o seria , caso os desmandos de todos os governantes deste Brasil, também fossem punidos . Hoje em entrevista muito lucida , o diretor da COSAN ( Grupo Shell ) foi claro em dizer: “hoje a corrupção no Brasil é exposta e os seus personagens são identificados e levados aos tribunais “. Muito ao contrario de governos anteriores , que por mais clara e nítida que fosse a corrupção existente , sequer foram objetos de investigações , CPIs ou coisa que o valha .
    O Brasil está amadurecendo , pena que com isso venha também o ódio , a ira e a falta de respeito , muito pouco combatidas pelas lideranças politicas , intelectuais e empresariado.
    Mas ainda dá tempo de vermos um país melhor . Sou otimista e amo meu país , quero sempre o melhor para ele .

  55. ivan disse:

    Para que serve Democracia, por que se lutou tanto por um país,democratico,para ser um lugar onde os politicos fazem corrupção?, foi para isso que se lutou? se voltar ao passado do militarismo, não se ouvia falar em tantos roubos de bilhoes, outra pergunta qual presidente militar ficou rico?
    O povo vivia bem, com restrição de falar do governo é certo, mas hoje se fala, mas nada adianta. O PT que fez uma escola como roubar num governo democratico brasiliro, o povo pode falar, mas e dai?

  56. BENIM disse:

    O BRASIL NESTA CRISE E AINDA NÃO SERIA BOM TIRAR A DILMA ANTES DE: concluir a votação do ajuste fiscal, pois ainda falta aprovar no Senado o projeto que aumenta impostos sobre a folha de pagamento das empresas.PALAVRAS DO VICE MICHEL TEMER !! MEU DEUS !! NESSE DESGOVERNO NÃO SE TEM OUTRA ALTERNATIVA A NÃO SER AUMENTAR IMPOSTO !! AUMENTO DAQUI AUMENTO DALI !! ESTAMOS PERDIDOS MESMO !!DEUS TENHA MISERICÓRDIA DO BRASIL !!!

  57. Getulio disse:

    É tudo ou nada para o PSDB .
    Os sinais de alerta no partido acenderam depois do encontro entre Dilma e Obama, viram nesse encontro algo que pode arruinar seus planos futuros.
    Os caciques do PSDB encabeçados ´por FHC , Serra e o menininho mimado Aecio sabem que precisam tentar tira la agora e não deixar Lula se candidatar só assim analisam ter chances reais de vencer não querem enfrentar Lula em 2018; temem que a economia se recupere.

  58. Praxa disse:

    O que acontece com o presidente de uma empresa que perde o controle sobre seus subordinados, deixa o caixa da empresa aberto e faz uma maquiagem nos demostrativos de resultados, É RUA, DEMISSÃO!!!!

  59. Aderson Caye disse:

    O instituto do ‘impeachment’ está previsto legalmente e deve ser utilizado nos casos de comprovada culpa do mandatário da nação. Portanto, o título da matéria não reflete a realidade, dando subjetivamente a entender que a oposição irá forjar ou inventar algo para derrubar a todo custo Dilma. Golpe é tomar à força, à margem da lei. Golpe sim foi a falta de ética das últimas eleições pela situação. Golpe foi subsidiar aumentos por 2 anos a fim de criar uma falsa atmosfera de que no Brasil ia tudo bem. Golpe foi a maquiagem contábil do Governo Federal, enfim, tudo à margem da ética para ganhar a eleição custe o que custasse, isso sim foi Golpe, um Golpe Eleitoral.

  60. Reinaldo Mathias disse:

    Acredito que tem chegado a hora de encararmos de frente essa situação. Se é uma decisão dificil, tirar um presindente da república, nesse caso “presidenta”, mais dificil é permitir que ela e os “petralhas” continuem aprontando as maselas que tem sido característica dessa sigla. Chega! A hora de mudar chegou! Fora DILMA e leve o PT junto!

  61. Denisar disse:

    Quando vejo um artigo tendencioso como este, antes de comentar leio os comentários já postados. Aí vejo que não preciso comentar nada. Já falaram tudo o que eu gostaria de dizer. Haja paciência…

  62. Juliano Roberto disse:

    Golpe? Por acaso tem alguém convocando as forças armadas pra entrar em Brasilia, dissolver o congresso na porrada, depor o presidente e depois ocupar o planalto? Acorda aí, Kennedy!

  63. CBarros disse:

    Kennedy esqueceu de dizer que a mídia providencia a logística para o golpe. A pergunta que fica é a seguinte: Como disse Garrincha, já combinaram com os russos? Por russos entendam 53.000.000 que votaram nela, mais Marinha, Exército, e Aeronáutica. Tá tudo certinho, combinado? Então tá, vamos tirar Dilma do governo esse pessoal aqui do Blog vai servir de bucha de canhão, vai na frente. Esse papo de golpe é coisa miúda demais de paizinho subdesenvolvido, coisa típica de Aécio Neves cujo maior trabalho é de agitador político. Enquanto Dilma trabalha tentando tirar o país da crise o PSDB e seus caciques atrapalham, morrem de medo que o país dê certo.

  64. Mauricio disse:

    Caro jornalista, por que falar em Golpe!!!! Meu bolso está sendo golpeado sistematicamente pelo atual governo. Gastou mais do que podia, prometeu o que não cumpruiu, desviou verbas de outras instituições para dar a famosa pedala fiscal. Permitiu a instituição da proprina como troca de moeda. Conseguiu destruir o Plano Real, a inflação retornou, o desemprego está em alta. Vamos deixar do jeito que está?

  65. Anafilófio disse:

    Bem, um impeachment agora seria uma irresponsabilidade, mesmo que jurídica e politicamente justificável, tão irresponsável quanto chamar impeachment de golpe. É o governo que temos, infelizmente, e é a mídia que temos, infelizmente.

  66. Boca Livre disse:

    Pessoal, enquanto o PT estiver no poder se manterá o clima de insegurança por parte do empresariado, tudo está parado porque as empresas não veem no governo e na economia perspectivas de mudanças para melhor, então ninguém faz nada, investe em nada, não há produção, trabalho, emprego consumo etc.

    Ela e o PT precisam sair urgente para que no mínimo tenhamos a perpectiva e esperança de que possa haver alguma modificação para melhor vindo de quem assumir.

    O PT o Lula e toda essa turma têm que entender que não da mais ja era, queimou o filme Do jeito que está caminhamos é para o cadafalso.

  67. Fábio disse:

    A postura mais democrática que a senhora Dilma Rousseff poderia ter neste momento é renunciar à presidência da República. Ela não tem envergadura moral para estar à frente do Brasil.

  68. Hermann Luiz Kolonovits disse:

    Por isso sou favorável ao Parlamentarismo. Quando ocorrem irregularidades na forma como esta acontecendo no Brasil basta um vota de desconfiança para se trocar o primeiro ministro e um novo líder e chamado para formar um governo .Porem para isto também será necessário alterar a escolha dos congressistas, através do voto distrital puro . A representação de cada estado proporcional ao número de habitantes , tanto para Câmara dos deputados como para o senado .Essa herança maldita de Ernesto Geisel que determinou que cada estado contaria com 3 senadores esta descaracterizando a realidade do senado brasileiro .Sul, sudeste e centro-oeste bancam toda a gastança dos governos brasileiros , mas se tornam reféns da vontade dos nortistas e nordestinos .Então , primeiro Dilma fora, mudança do sistema político para parlamentarista e nova eleição geral a todos os níveis com proibição de financiamento de campanha por sindicatos . É o caminho mais curto para recuperar o Brasil da grave crise econômica que esta somente se iniciando .

  69. Felipe disse:

    Golpista?
    Se houver contas reprovadas pelo TCU é golpismo?

  70. Carlos Oliveira disse:

    Golpe foi ela que deu no povo. Impeachment é um ato democrático a favor do povo

  71. Porfirio disse:

    A inclusão digital tem o lado bom e o ruim, o bom porque todo mundo se acha especialista, mas não passa torcedores como se fosse futebol, mas, de certa forma tá de olho. O ruim tem pessoas que recebem para divulgar o quanto pior melhor, ou seja,são os ventrílogos ou papagaio de pirata, replica qualquer coisa ruim sem se dar o mínimo trabalho de pesquisar a autenticidade. Em suma os golpistas tem objetivos claros, outros cavam a própria cova. Mas quem sabe os fihos dos filhos dos nossas filhos testemnharão quem estava com a razão!!!

  72. Fabio disse:

    Golpe é o que o PT está fazendo com o Brasil, assaltando os cofres publicos para manter o seu projeto de poder. Isso sim é GOLPE. Temos que tirar esse cancer que contaminou o Brasil.

  73. Rodnei disse:

    Trabalhar pelo “impitman” é necessário, pois os indícios estão aí, prá quem quiser ver.
    Como é que a ex-Presidente do Conselho da Petrobrás não é responsável pelo que acontecia sob sua gestão ?!?!?
    Golpe é conversa de quem anda no submundo político – não nos interessa um processo que não tem transparência, a não ser que as instituições (3 poderes do governo) estejam tão comprometidos, que só uma revolução resolva.
    Hoje, a massa apoia, só falta a liderança.

    Pensando bem, “impitman” é a melhor saída. Até pro Lula, que se livra do abacaxi, e volta a fazer oposição , que é o que ele sabe fazer de melhor.

  74. ANDERSON disse:

    O vice-presidente está empenhado em concluir a votação do ajuste fiscal, pois ainda falta aprovar no Senado o projeto que aumenta impostos sobre a folha de pagamento das empresas.????????AI SIM SE APROVADA, VEM A DERROCADA, A ULTIMA PÁ DE CAL.

  75. Maurício disse:

    Vamos imaginar que esses políticos “baluartes da ética” da oposição que estão no congresso e imprensa partidária desse país consigam o intento de tirar a presidente eleita democraticamente, que irão fazer? Por que esses fantásticos “homens da moral”, sem egos inflados ou segundas intenções não trabalham para realmente retirar o Brasil da crise política que eles mesmos têm “mea-culpa”!? Ora! Do jeito que querem não tem outro nome, é golpe e vão ver se Carlos Lacerda se materializa lá na esquina!

  76. Pedro disse:

    Kennedy vc nao esta totalmente informado ao meu ver. Nao precisa de golpe pra derrubar esse governo. Ele mesmo ja estao sendo golpeados por Instituicoes sérias, nem precisamos do PSDB e PMDB. Acho seu comentario um pouco amador.

    A presidente Dilma tem três obstáculos grandes pela frente; ao mesmo tempo e em vários setores. Dois no TCU e outros no TSE podem colocar em risco o seu mandato. Se as contas forem rejeitadas pelo TCU e Congresso aprovar a decisão, está dado o impeachment.

    No TSE, existem processos contra as contas da campanha de 2014, que ainda não foram aprovadas. E a Lava-Jato está dando informações para os dois processos.

  77. S.Bernardelli disse:

    Se querem falar de corrupção então vai…Em termos de corrupção, o PSDB e seus parceiros ganham de 10 a 0 do PT. Aliás, os petistas perto dos tucanos não passam de batedores de carteira. Até no Lava Jato o PT leva a fama, mas quem mais levou dinheiro foi o PP que tem sido mega parceiro dos tucanos. E quanto ao Aécio, ninguém vai esquecer que o helicóptero com meia tonelada de coca era do amigo dele, não do Lula ou da Dilma, além disso, sabemos que isso que vem acontecendo uma boa parte vem de dar um golpe, não é golpe branco… É golpe da cor do carvão mesmo e descarado onde o Moro, Delegados da PF, Cunha, Renan, a corja PSDB, DEM e sei lá mais quem estão envolvidos. A saída da Dilma não vai fazer com que o país melhore, muito pelo contrário, talvez nós fiquemos pior que a Grécia porque lá o povo está mais unido bem diferente do que aqui.

  78. jorge santos disse:

    Gostaria de ter tido uma boa escola e ter uma boa base intelectual, assim como vocês, para explanar sem muitas dificuldades a compreensão que tenho disso tudo!
    As coisas melhoraram para quem passava necessidades e não havia nenhuma perspectiva de melhora, sou duma geração que os meninos almoçavam café com farinha, mas o PT do lula e dos companheiros vendeu um caminhão de esperanças, mas infelizmente só recebemos uma estrada, e isso não quer dizer que as coisas não mudaram!
    a elite é cruel, posiciona-se contra tudo que beneficia que não possui nada! toda essa confusão é porque o filho da classe média está perdendo espaço para o filho do carroceiro, que pelo seu desempenho na faculdade, onde lhe foi dada a oportunidade de fazer um curso de nível superior tá dando pau! nos rosados e racistas que estavam acostumados a brilhar sozinhos!

    tenho consciencia de toda a onda de corrupção, mas sem elas para comprar os traidores e gananciosos da nação, nada que se fez teria sido feito…………………………………

  79. Chorem coxinheiros (coxinhas + paneleiros). Além de suportarem a Presidenta Dilma até o último dia do seu mandato, em função da sua eleição democrática pelo voto da maioria dos eleitores brasileiros, vocês golpistas ainda terão que engolir Lula em 2018. Caso não concordem, resta a vocês o suicídio coletivo. Vão trabalhar cambada de fanáticos da “falsa-moral” e deixem em paz quem realmente está trabalhando dia e noite para retirar o Brasil desta crise econômica internacional.

  80. Eduardo Lima disse:

    alguém tem que fazer Aécio acreditar que ele perdeu a eleição.

  81. Roberto Buechem disse:

    O PT me convenceu que só ditadura funciona no Brasil.
    Ainda bem que tivemos os militares que executaram o I e II PND (plano de desenvolvimento) e construíram a base industrial que temos (?) ainda hoje.
    Nenhum dos governos civis aumentou a capacidade de nossa industria (o crescimento foi meramente vegetativo), pelo contraio, extrairam o que puderam e agora com o PT, o “parasita esta matando o hospedeiro”.

  82. Gílberte disse:

    Eu votei contra o Collor e fui radicalmente contra o seu impedimento (sou brasileiro e falo português) infelizmente ele que não merecia ser presidente, sofreu um injusto processo, qualquer coisa que se use contra um presidente em exercício, é GOLPE, por isso sempre defendi o parlamentarismo. Vou me atrever, se a Dilma suportar até o ano que vem, em 2016 sua popularidade estará mais alta que a de todos os que a antecederam e os despolitizados que hoje gritam “fora Dilma” mudarão radicalmente!

  83. Jorge Ribeiro disse:

    O golpe foi dado pela candidata DILMA, durante as eleições dizia em alto e bom som, que NÃO iria mexer nos direitos trabalhistas, e FEZ, que a INFLAÇÃO estava sob CONTROLE, NÃO ESTÁ, os programas FIES, PROUNI e os cortes nas Universidades Federais foram realizados pela Presidente, que NÃO tem NENHUMA CREDIBILIDADE. Tudo que está sendo realizado, era atribuído ao candidato Aécio, Dilma está fazendo MUITO PIOR, ou seja, já fez, até o auxílio aos pescadores foi tirado, além de alterar o seguro desemprego e outros. A tal Presidente DILMA ENGANOU todos que VOTARAM NELA. Ela está DESACREDITADA. Como pode isso? Ela deveria PEDIR para IR EMBORA. Agora fica gastando nosso dinheiro com VIAGENS para o EUA e agora RUSSIA. Para fazer o que?

  84. Guaracy Brasil disse:

    Essa chamada esquerda,que sempre foram DIREITA,desconhecem o nome “DEMOCRACIA”,torcem pelo golpe,depois votam o fim da lei Aurea,retomam a escravidão e vão criar leis que regulamentarão o trafico,pois o que importa é o dinheiro. Será que o povo não lembra da VENDA da Vale do Rio Doce,das TELES e outras outra empresas que tentaram , mas não conseguiram VENDER, como foi o caso da PETROBRAS.O Direito Constitucional da Presidente é INTOCÁVEL,pois ela foi ELEITA pelo VOTO do POVO Brasileiro, se isso acontecer, vão começar a MATAR trabalhadores que estão em fase de aposentadoria,os aposentados, matar os doentes e os alunos das Escolas Públicas, enfim exterminam o povo desnecessário para poderem tocar um Estado Nazifacista, quem sabem voltam com as camaras de gas, usem os fornos da usinas de metalurgia para derreterem o povo, enfim voltam ao poder pela força, só esquecem de uma coisa,ainda temos os Militares,que são mantidos para manterem a nossa DEMOCRACIA e impedir qualquer tipo de GOLPE contra a nossa CONSTITUIÇÃO,nossa CARTA MAIOR! O BRASIL tem que ser respeitado e nós BRASILEIROS somos o BRASIL,respeito é bom e nós gostamos!!!!!!

  85. leandro cardoso de oliveira disse:

    caramba o que esta acontecendo conosco o povo Brasileiro esta adormecido. durante estes últimos doses anos do governo do PT um governo enganador mentiroso corrupto; uma quadrilha de saqueadores vou fazer uma pergunta porque lula e a Dilma não estão sendo investigados. quando os donos das empreiteiras estão presos.eles são funcionários públicos ten de ser responsabilizados pelo que fizeram e pra pensar!…

  86. molina disse:

    podem chorar, mas se ela tivesse um pingo de dignidade e brasilidade, já teria saído.
    impedimento é de lei, e temos vários motivos para aplicação da lei, espero que não passem o pano para deixa-la afundar o brasil de vez, como fizeram com o Macunaíma chefe da incompetente senhora.

  87. Para aqueles que estão satisfeitos com este com este cenário que estamos vivendo, um impeachment de fato seria muito ruim, pois essas pessoas devem acreditar em papai noel, fada madrinha o que e uma grande ignorância, pois o retrato de hoje sera o futuro de nos e nossos filhos. fora PT urgente.

  88. hermes disse:

    Pelo amor de Deus , se acreditarem, não deixem o PSDB representado pelo senador Aécio Neves ser presidente, votem em qualquer outro menos nele, aproveitem para fazer uma revolução, está ai a dica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 11:44:01