aki

cadastre-se aqui
aki
Política
14-05-2014, 9h26

Crítica a Barbosa recomenda posição do STF sobre Dirceu

82

O comentário no “Jornal da CBN” tem opinião a respeito da decisão de Joaquim Barbosa que não permitiu o trabalho externo de José Dirceu e revogou a permissão de Delúbio Soares, ambos condenados no processo do mensalão. Diante das críticas, Barbosa deveria levar a questão ao plenário do Supremo Tribunal Federal, que tem o dever de se manifestar. Há análise ainda sobre número de legendas no Brasil, 32 no total, e eventuais mudanças na lei para melhorar sistema partidário.

Comentários
82
  1. ADAURI disse:

    A sensação de impunidade,foram condenados,trabalham e vivem em liberdade,onde está a punição,ou pena.o ministro Joaquim está certo,eles tem que pagar,pelos erros,foram condenados..então cadeia,ou vira circo.

    • Nahum disse:

      Seria correto descumprir inclusive a pena estipulada pelo próprio Supremo Tribunal Federal? Os condenados a cumprir pena em regime semi-aberto querem apenas que a sentença seja cumprida corretamente.

      • QUERIDO KENNEDY PARA OS QUADRILHEIROS GOZAREM DO SEMI ABERTO, TERÃO QUE CUMPRI 1/6 DA PENA, E ISSO O SAFARDANA O ZÉ DIRCEU E OUTROS NÃO CUMPRIRAM AINDA. PORTANTO DEVE FICAREM QUIETINHOS…………………..

        • Francisco disse:

          O principio básico da justiça é a isonomia.

          O STF, a imprensa e os trolls não têm condições morais de exigir pena assim ou assado para os petistas associados ao mensalão, sem pedir que TODOS os mensalões sejam punidos.

          Ou prende todo mundo ou não prende ninguém.

          PS. deve ter muito traficante se filiando ao PSDB e ao DEMO: estar nele é não ir em cana!

        • Helena/S.André SP disse:

          Lei 7.210 de 11.07.84 (Lei da Execução Penal)- Artigo 36: O trabalho externo será admissível para os presos em REGIME FECHADO somente em serviço ou obras públicas realizadas por órgãos da Administração Direta ou Indireta, ou entidades privadas, desde que tomadas as cautelas contra fuga e em favor da disciplina; Artigo 37: A prestação de trabalho externo, a ser autorizada pela direção do estabelecimento,dependerá da aptidão, disciplina e responsabilidade, além do cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena. Portanto, Dirceu e Delúbio, que foram condenados a REGIME SEMI ABERTO, não estão obrigados a cumprir 1/6 da pena para poderem exercer trabalho externo. Apenas os condenados a REGIME FECHADO é que devem cumprir 1/6 da pena para poderem trabalhar. Observe o que diz a lei, que está claramente dizendo isso.

      • luiz carlos disse:

        E quanto aos milhares de condenados estão cumprindo suas penas para obter esse direito? O barulho é porque se trata de petebas. Parabéns mais uma vez ao Joaquim Barbosa. Cana nesses mensaleiros.

    • Antonio Celso Alencar disse:

      Com todos os escândalos da oposição firmemente enterrados, chega a ser hilário ver curiosos pedindo a pele de petistas.
      Caráter é coisa cara…

    • Joao Bosco dos Santos disse:

      Estou de pleno acordo com Sr. Adauri,estes políticos do PT queriam tomar o poder por vários anos, através de falcatrua, mais encotrou um jurista com bons propósitos e colocou a onde eles devem estar.

    • Antonio Lopes disse:

      E a reeleição do FHC? E o caso Banestado? E a entrega das empresas públicas no período FHC? E o desemprego na época do FHC?
      Quem tirou o País do miserê total é que é chamado de malfeitor…engraçado, né? Ou as pessoas estão desinformadas, ou é falta de memória mesmo…

      • Eduardo Antonio Favero disse:

        Senhores:
        Li muita coisa boa aqui, mas também muita besteira :
        a) Não foi o PT o responsável, pela anterior estabilidade econômica. Foi o Sr. Fernando Henrique>
        b) Falcatruas do PSDB foram denunciadas, inclusive, o mensalinho.
        c) O Lula disse desconhecer o s Srs. José Dirceu, Delúbio, etc. Será VERDADE?
        d) Os governos do PT colocaram 08 dos 11 ministros. Ódio de quem os colocou lá?
        e) O CP diz claramente que condenação a mais de oito anos, é em regime fechado.
        Estes são pequenos detalhes. Por favor, parem de fritar osso em beira de fogueira, pois é fedor é imenso. Chega de partidarismo e inconsequência. O direito de expressão é livre, mas quem se sentir atingido tem direito a ser indenizado em sua imagem.

        Eduardo Favero
        Economista e cursando o 9º semestre de direto.

    • carlos alberto couto da cunha disse:

      As pessoas se surpreenderão como juízes podem ter dormido durante a defesa dos réus, gargalhado muitas vezes, feito galhofas das pessoas que julgavam e de suas agremiações partidárias. Estou falando do comportamento de Ministros da Suprema Corte, não de advogados para os quais a investidura do cargo lhe permitem a teatralização.
      As pessoas de bom senso e sem estarem envenenadas pela mídia se surpreenderão com argumentos como o da ministra Rosa Weber “Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite” ou com afirmações como as do ministro Gilmar Mendes: “Não se torna necessário que existam crimes concretos cometidos”, ao justificar porque condenou 11 réus por formação de quadrilha! Aquelas com um mínimo de bom senso perceberão o risco que tais argumentos representam para o Estado de Direito.
      Certamente as pessoas se horrorizarão com o fato de Doutrina substituir provas para condenar uma pessoa a quase 11 anos em regime fechado. E ficarão ainda mais indignadas quando descobrirem que o teórico da Doutrina nega o uso que o a Suprema Corte fez de seus argumentos para condenação.
      Os juízes, no exercício do cargo, aí se inclui o Min. Barbosa, devem ser competentes, justos e éticos. E, principalmente, DISCRETOS. Devem manifestar-se no processo e encerrar o caso. Ficar dando entrevistas, autógrafos e desfrutando de uma fama repentina pelo que julgou, tripudiando a respeito da honra e da honestidade, para o condenado é pior do que a pena que recebeu.
      É impressionante como a soberba subiu à cabeça do Min. Barbosa, permitindo-se condenar politicamente alguns denunciados no mensalão e, logo após, sem nenhum pejo, viajar para Belo Horizonte, para beber e comer em um restaurante, às gargalhadas, angelicalmente acompanhado do Aécio Neves e do Governador de Minas. Isso pra mim, foi a gota d`água. Só me admiro porque o pessoal do PT não explorou esse fato com mais agressividade.

      • Helena/S.André SP disse:

        Disse tudo, Carlos Alberto. Assino embaixo.

      • Indignada disse:

        ESTADO DE DIREITO?? Pois vou lhe dizer o Estado de Direito q o PT implantou no pais: Ditadura. Trabalho em uma empresa controlada pela União e posso afirmar q, se vc não está alinhado(a) às falcatruas, aos malfeitos, às mesquinharias mais primitivas – melhor se calar, se fazer de cego. Caso contrário, podem achar um companheiro que faça o seu trabalho melhor. Internet, imprensa, dados maquiados, cinismo e a mais absoluta falta de pudor é o nosso Estado atual. Mas não foi dado pela lei ou pela sociedade – nem pelos “oprimidos” a quem o Ditador Lula deveria se referir como os “escravizados”. Somente assim poderia ser efetivamente descrito a que está sendo submetida a imensa massa pouco favorecida e muito humilhada. O que não parece ser o seu caso Sr. Carlos Alberto Couto da Cunha. Pelo que narrou parece que acompanhou bem de perto o julgamento do mensalão. Ou teve tempo de sobra para assistir a tudo pela TV ou internet, já que dispõe de informações impressionantemente detalhadas sobre o que ocorreu na plenária. Pois bem, caso o Sr. de fato exista, caso não seja mais um cidadão explorado pelo Partido – e pela “causa”, claro – que fica postando resposta pronta em sites com comentário tentando influenciar a opinião dos leitores, sugiro ao Sr. que se mude p Cuba, Argentina (parece que lá o governo não é muito chegado a dados oficiais fidedignos) ou Venezuela. Ah! Ja ia me esquecendo. Tem o Afeganistão tb. O Lunático fez diversos amigos por la. Quem sabe você não acaba gostando…

      • CORTARAM-SE DEDOS, MAS DEIXARAM AS MÃOS! disse:

        EU NÃO CONSIGO ACREDITAR COMO POSSA HAVER QUEM ACREDITE QUE HOUVE INJUSTIÇA NO JULGAMENTO DO MENSALÃO!
        ADVOGADOS DO MAIS ALTO QUILATE… TROPA DE CHOQUE DENTRO DO STF… O GOVERNO DANDO TODO O APOIO…
        SERÁ QUE NÃO ENTENDEM QUE, SE NÃO HOUVE UMA ” BLINDAGEM ” MAIOR É PORQUE NÃO HAVIA CONDIÇÕES, POIS OS CRIMES FORAM TODOS DENUNCIADOS COM CLAREZA, OS FATOS FORAM MAIS QUE COMPROVADOS!
        OS DEFENSORES DOS MENSALEIROS DEVEM SE SENTIR ALIVIADOS, POR SEQUER TER SIDO INDICIADO O CHEFE DE TODA A ROUBALHEIRA, O VERDADEIRO CHEFE DO MENSALÃO – O MAIOR 171 DA HISTÓRIA, O PORONGO CORRUPTO, O ALI BABÁ!
        FORAM CORTADOS ALGUNS DEDOS, MAS FICARAM MUITAS MÃOS. OS DEFENSORES DOS MENSALEIROS DEVERIAM ESTAR ALIVIADOS, POIS TUDO PODERIA TER SIDO MUITO PIOR, SE NÃO TIVESSE HAVIDO UMA FORTE BLINDAGEM PARA QUE O CHEFÃO NÃO FOSSE ATINGIDO, AFINAL ELE FALOU, ALTO E BOM SOM:
        ” EU NUM SABIA DI NADA “!

    • Ricardo Oliveira disse:

      Também acho. Mas, acho também que isto deveria ser aplicado aos mais de 100 mil condenados que cumprem pena em semi-aberto e não cumpriram o 1/6 da pena, voce não acha?? Não se aplica ao caso o princípio da isonomia? Que todos os 100 mil presos sejam chamados de volta à penitenciária conde cumpriam pena.

    • Pedro Leoncio de Castro Neto disse:

      Caro Adauri, de fato houve a condenação, mas no regime “semi-aberto”, e isso muda tudo! A Lei permite o trabalho do apenado nestes casos e é isso que vc precisa compreender. Sei que seu desejo é de que a condenação fosse pelo regime fechado, mas não foi. O que não pode é um ministro do STF agir supostamente ao arrepio da lei para fazer justiça com as “próprias mãos”. Temos um ordenamento jurídico e ele precisa ser respeitado, especialmente por seus operadores. Forte abraço!

  2. edson c disse:

    s caras tinha era que estarem trabalhando sim em serviço pesado prestrando serviço a comunidade ex. varrendo ruas, carpinando terrenos e não criticando

    • Gilberto disse:

      Visão retrógrada essa que acha que capinar e limpar rua é trabalho depreciativo e deve ser obrigação de presos. Temos vários presos soltos então???

      • adilson disse:

        Não se trata de ser depreciativo e sim de trabalhar em algo. Sair para trabalhar o safado do seu amigo até poderá, depois de cumprir 1/6 da pena. O referido senhor já mentiu para o Supremo quando de um emprego de gerente e com um ganho fora da realidade. Bem vamos deixar as coisas como estão. Pouco me interessa que lá MOFEM, não só pelas falcatruas mas pelas suas arrogâncias. E falta o capo que ainda esta com sorte.

  3. Luiz sergio disse:

    lugar de quem comete Crime e na cadeia.
    Eu sou Petista!

  4. Luiz Pereira disse:

    Prezado Kennedy, sempre acompanho seus comentários. Sobre a questão do Dirceu, será que a mídia não deveria parar de falar sobre esse indivíduo? Quando eu aprendi nos bancos acadêmicos, quando um brasileiro é condenado, perde a cidadania (não vota e não pode ser votado). Assim, ficar dando espaço a alguém que não representa a nação não deveria se objeto de tanta preocupação na imprensa. Continuar nesta toada é admitir o que o partido que ele fazia (faz) parte vem alegando de que a Suprema Corte decidiu de forma política. Não é isso que os ministros do STF acham! Você discorda do STF?

  5. Paulo Barbosa disse:

    Joaquim Barbosa não tem que levar nada para ninguém. Ele está baseado em leis. O que existe no Brasil é um monte de corruptos, que não aceitam ser condenados. Tem mais gente para ser investigada e ir para a cadeia. Como é que apareceu um monte de simpatizantes doando dinheiro para pagar as multas? Quem dirige o Brasil atualmente é uma quadrilha muito maior do que se imagina. Esse tal de PT tem que sumir do mapa.

    • Nobre disse:

      Quem deve sumir do mapa é o partido PSDB e o DEM, aliás o DEM já está quase morto.

      • Rubens de Araujo Nunes disse:

        Prezado Nobre, realmente vc. tem inteira razão, nesta eleição acabaremos com o PSDB, desejaríamos que o prefeitinho de SALVADOR, fosse candidato a governo, porque só acabaríamos de vez esse DEMO.

      • Jose maria disse:

        Caso o PTralhado se reeleja, acabarão de vez com o Brasil. Já estão quase conseguindo nesse mandato mesmo.

    • Lilian disse:

      PT deve ser extirpado da politica brasileira. É assim que o seu maior mentor gosta de falar, se bem que penso que ele não sabe o que é ser extirpado senão não falaria tamanha asneira. Mas asneira ou não, parodiando-o é isso que essa corja precisa ser. Extirpada.

  6. Luis Rodrigues Borges disse:

    Fez muito bem Joaquim Barbosa,os corrupto de ficar na cadeia mesmo, sem mordomias.

  7. DIRETO AO ASSUNTO ! ME AJUDA AÍ, Ô ! ISSO É UMA VERGONHA ! " ELIS N disse:

    Vou dar uma ideia que talvez satisfação a todos os que são contra as condenações do Mensalão, principalmente as dos ” injustiçados condenados do bloco político “:
    1 – Soltem os coitados – Sé Dirceu, Sé Genoíno, João Paulo Cunha, Delúbio Soares e os demais injustiçados do bloco político, e os condecorem como heróis nacionais;
    2 – Coloquem na cadeia todos os que participaram da condenação injusta dos pobres injustiçados, ” POIS ELIS NUM SABIA DI NADA “!

  8. LUGAR DE MALFEITORES, ENGANADORES DO POVO, LARÁPIOS E BANDIDOS É NA CADEIA, SOMENTE PELO SOFRIMENTO O HOMEM CONSEGUE REFLETIR SOBRE SEUS ATOS. PORTANTO CADEIA NÃO É CLUBE DE LAZER. BARBOSA ESTA CORRETÍSSIMO, QUEM CRITICÁ-LO TEM O RABO PRESO COM A MARGINALIDADE.

    • Antonio Lopes disse:

      E os que, segundo a imprensa da época, compraram votos de deputados pra aprovar a reeleição do FHC, estão presos?! Querem arrancar o escalpo quando é do PT, mas tá cheio de pilantra na nossa política e ninguém cobra nada…que o julgamento teve um viés político nem se discute…o julgamento do Collor, levou mais de 20 anos pra acontecer, e já estava até prescrito…o da ação 470 levou 8 anos(tinham que apressar, né?)…tem ação há mais de 50 anos no STF…

  9. ESSE JOAQUIM BARBOSA TÁ QUERENDO SER O SALVADOR DA PÁTRIA.
    SEMPRE EXISTIU MENSALÃO. EU NÃO CONCORDO COM ROUBO NO GOVERNO.
    ISSO ESTÁ PARECENDO COISA PESSOAL.

  10. O ministro Joaquim Barbosa precisa saber que o STF não é apenas ele, precisa respeitar o colegiado e cumprir a lei. O que me parece é que ele tem problemas pessoais com o Sr. José Dirceu. Assim, não dá.

  11. laurita disse:

    O BARBOSA ESTA CERTO O ROMBO NOS COFRES PUBLICOS FOI MUITO GRANDE

    • Ricardo Oliveira disse:

      PUXA! ENFIM ALGUEM QUE PODE ME ESCLARECER UMA DÚVIDA QUE NINGUÉM CONSEGUE: SE EU QUISER DEVOLVER O DINHEIRO SUPOSTAMENTE DESVIADO DO MENSALÃO PARA QUAL MINISTÉRIO EU DEVO ENVIAR?? VOCE SABE?? POR FAVOR, ALGUEM ME AJUDE!!

  12. luiz zeniro disse:

    PRISÃO – Trabalho Externo de Condenados

    O E. Ministro do STF JOAQUIM BARBOSA está corretíssimo.

    Tem muita gente dando palpites, sem o necessário conhecimento da legislação ou por motivos políticos ou outros que não se sabe quais.

    Veja-se o que diz a lei.

    LEI Nº 7.210, DE 11 DE JULHO DE 1984. Institui a Lei de Execução Penal.

    Art. 37. A prestação de trabalho externo, a ser autorizada pela direção do estabelecimento, dependerá de aptidão, disciplina e responsabilidade, além do cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena.
    Parágrafo único. Revogar-se-á a autorização de trabalho externo ao preso que vier a praticar fato definido como crime, for punido por falta grave, ou tiver comportamento contrário aos requisitos estabelecidos neste artigo.

    Comentário.

    Este artigo da lei é de caráter geral aos apenados e se refere, tão somente, a “carência” indispensável, para que os condenados possam utilizar-se do benefício do trabalho externo, bem como das condições de aptidão, disciplina e responsabilidade.

    De qualquer sorte, somente poderá beneficiar-se do trabalho externo preso em regime fechado, em serviços ou obras públicas. E claro, sob vigilância para evitar fuga.

    • João Santana disse:

      Realmente, “somente poderá beneficiar-se do trabalho externo preso em regime fechado”, só que os caras foram condenados ao regime semi-aberto, REPITO: SEMI-ABERTO, o que não vem se cumprindo. Que são ladrões todos sabem que são. Mas a Lei serve para que? deixando a disputa PT x PSDB de fora. Qual o proposito do Sr. Joaquim Barbosa? e o colegiado não se pronuncia? por acaso é o tribunal de um homem só. Será ele a pessoa que irá julgar os vivos e os mortos? é verdade que Deus é brasileiro?…

  13. marcelo disse:

    Por que Dirceu não pede exílio em Cuba??????????????????

  14. andrea santo disse:

    Estes integrantes do mensalão devem mais é ficarem presos para o resto de suas vidas e, o dinheiro desviado devolvido com juros e correção para construção de escolas, casas populares entre outras alternativas mais corretas. J´o Ministro Joaquim Barbosa deve permanecer por tempo indeterminado no STF por ser uma pessoa íntegra, decente, gente de bem e do bem.

    • Helena/S.André SP disse:

      Mas o próprio presidente do Banco do Brasil, Sr. Ademir Bedine, acabou de dizer que o dinheiro da Visanet não é público, como podes falar que houve desvio?

  15. Vitor disse:

    Depois da Constituição Federal de 1988 e de seu artigo 5, a realidade nacional mudou. E mudou muito e rápido. Hoje qualquer coisa é RACISMO, QUOTA, RESERVA DE VAGA, DIREITOS HUMANOS, PRECONCEITO DE TODA ESPÉCIE….. CRIMES que não acabam mais…. Isto porque o PRESO, O CRIMINOSO, O POLÍTICO, O MARGINAL USURPADOR DA COISA PÚBLICA E DO SERVIÇO PÚBLICO E DO DINHEIRO PÚBLICO, O MENOR tudo PODEM…. é uma LÁSTIMA….
    Acabaram com o meu BRASIL. BRASIL da MORAL E CÍVICA, do ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA BRASILEIRA, do NACIONALISMO, da EXALTAÇÃO À PÁTRIA…. tudo isto se acabou… acabaram com meu PAÍS…. chega de CORRUPÇÃO, de USURPAÇÃO, de USUCAPIÃO, de tantas SAFADEZAS e DESMANDOS.

  16. João Luiz do Nascimento Jr. disse:

    tenho o maior respeito e admiração pelo Doutor Joaquim Barbosa, não só pela sua intelectualidade e comportamento moral mas também pela sua honestidade de propósito. O que vem fazendo muito bem ao Brasil. Porém, me parece, que se excede – em determinados momentos e ambiente- em suas críticas e opiniões, dando-me a impressão de que se sente o maioral. O que – no meu modesto pensar – não ser adquado para quem pertence a uma instituição colegiada das mais grave relevancia e importância na alta república.

  17. Allan disse:

    Quer trabalhar?
    Vai cuidar da horta das creches vizinhas, fazer tijolos para escolas, esse deveria ser o trabalho deles hoje, porque quando tiveram chance de trabalhar pelo bem de todos preferiram roubar o dinheiro que é de todos.

  18. Haroldo Silva disse:

    Apesar da polêmica na interpretação da Lei, acho correto mantê-los presos sem regalias, apesar de que se comenta que existem certos benefícios diferenciados dos demais apenados.

  19. Reinon disse:

    Fala sério meu comentário não está kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!! Art. 37. A prestação de trabalho externo, a ser autorizada pela direção do estabelecimento, dependerá de aptidão, disciplina e responsabilidade, além do cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena.)

    Foi condenado na última curva STF !!

  20. gesiel disse:

    ANTES DA DILMA E DO LULA do PT indicarem a maioria desse time de ministros do supremos, inclusive de ter o Lula indicado o ministro Joaquim Barbosa; POUCA GENTE SABIA O QUE ERA O STF e poucos ainda acreditavam na justiça no Brasil. Mas o ministro Joaquim Barbosa, indicado pelo Lula, e que está ajudando a recuperar a imagem da justiça junto ao povo brasileiro; nesse caso do Dirceu, exagerou. Se a Lei ERRADA OU NÃO PERMITE O SEMIABERTO ao Zé Dirceu, cabe ao ministro CUMPRIR A LEI E AS SUAS BRECHAS, e não querer fazer suas proprias Leis, porque ele É APENAS MINISTRO do STF e não um fazedor de Leis. O poder judiciario APENAS JULGA AS LEI que os deputados e senadores fazem. Se o OTIMO MINISTRO do STF Joaquim Barbosa quiser fazer Leis, ELE QUE SE CANDIDATE À DEPUTADO FEDERAL OU A SENADOR; senão ELE É QUE ESTARÁ AGINDO FORA DA LEI.

  21. ESSE PÁIS VIROU UMA LATA DE LIXO POLÍTICA disse:

    Um apelo SOLTEM NOSSOS HERÓIS NACIONAIS, INJUSTIÇADOS, LESADOS NOS SEUS DIREITOS HUMANOS, POBRES VÍTIMAS DE UMA MÁFIA TUCANISTA. Brincadeira pessoal, foi só ironia sem graça, Prisão perpétua pra esses criminosos e para os que não sabem o ART 37 da LEI DE EXECUÇÕES PENAIS ainda não foi revogado, mas deve sê-lo na semana que vem pelos amiguinhos deles lá no CN.

  22. Eduardo Antônio De Moura disse:

    Apesar do PT ser contra as leis brasileiras quando estas penalizam os integrantes dessa quadrilha, O STF é um poder INDEPENDENTE (está na Constituição, que aliás, nenhum petista lê porque só o que esquerdista sabe ler é ‘O Capital’ em quadrinhos) e, lá no Supremo, o presidente é Joaquim Barbosa, que tem suas prerrogativas legais e as usa. Só isso! Mas se o PT não gosta das leis brasileiras e os ladrões petistas do bando estão na cadeia, o PT sempre poderá espernear…

  23. Lino disse:

    Vamos analisar friamente, eles foram condenados, não souberam respeitar as regalias dadas, portanto, o Presidente do STF não precisa levar o assunto para análise dos outros Ministros. Estou sentido cheiro de podre.

  24. fco costa disse:

    A arbitrariedade de Barbosa aparece como quem quer fazer justica e outros vao ser visto como quem ta amolecendo. Isso precisa de uma providencia.

  25. Antonio disse:

    Eu não sei como é que a mídia dá tanta cobertura e importâcia, a pessoas que foram condenadas na mais alta côrte do país,fica-se discutindo o sexo dos anjos, Delúbio e Dirceu devem ou não sair pra trabalha, pelo amor de Deus temos urgência maiore spra se levar a pauta. Porquê ests mesmos counista e comentaristas não discutem todos os dias sobre a qualidade dos presídios brasileiros? dos milhares que já cumpriram suas penas e continuam presos? dos que estão presos há muito tempo e não foram julgados? porque não dá ibope, não vende. Eles só querem discutir as politicagens de Brasília, não querem discutir o Brasil verdadeiramente.Brasília é o Brasil virtual.

    • Alex B disse:

      Muitas pessoas só acreditam no que veem ou escutam, a mídia como braço direito do poder estatal usa os clássicos métodos de Noam Chomsky, dentre eles o da distração, pode ter certeza que sempre que um assunto sem importância é mantido muito ativo pela mídia é porque algo grande está acontecendo por trás, é a fumaça para esconder a lama, acredito que esse alarde contínuo sobre essa canalhada do mensalão é para tirar a visão da CPI da Petrobrás, mas pode ter algo maior por aí, abaixo o postulado número 01 da teoria manipulatória desse autor:

      O Elemento primordial do Controle Social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do publico dos problemas importantes e mudanças decididas pelas elites políticas e económicas, mediante a técnica do diluvio ou inundação de continuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir o publico de se interessar por conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do publica distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o publico ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta a granja como os outros animais (cita o texto “Armas silenciosas para guerras tranquilas”).

  26. rodrigo disse:

    Ele está sendo cauteloso, poderosos como Dirceu, Delúbio, Genoino, além das regalias na prisão já divulgadas amplamente, gozam de facilidades e contatos com diversos setores que montam “empregos fictícios” para progredirem ao semi aberto.

  27. julio disse:

    Esse Barbosa é o bobo da corte, ele devia estar em regime fechado na Papuda.

  28. maria jose disse:

    fico indignada de puxa sacos desse partido que está acabando com o Brasil, desrespeitando o judiciário através do Joaquim Barbosa só porque colocou na cadeia corruptos do pt.
    o corrupto mata pessoas nas filas de hospitais e destrói o desenvolvimento do Brasil.
    um dia esses corruptos vão atingir diretamente familiares deles ..aí vocês vão defender corruptos?

  29. Patrícia Souza disse:

    É muito simples…

    Atendendo ao disposto na LEP, art. 37, nossos digníssimos detentos que cumpram 1/6 da pena presos e depois pleiteiem no judiciário a possibilidade de trabalhar fora dos portões do presídio… Cumprido os requisitos da LEP, nenhum juiz poderá negar esse tão sonhado benefício….

    Até lá…. por serem condenados em regime inicial fechado, devem cumprir em regime fechado, conforme determina a Lei….

    Fiquem calmos, logo, LOGO MESMO, vcs estarão livres (infelizmente).

  30. Juanilson disse:

    Antes de questionar a decisão do Ministro Barbosa, homem sério e competente, seria oportuno que se cobrasse mais por uma atualização das Leis e principalmente da aplicação das penas, que já estão ultrapassadas e defasadas com o avanço descontrolado da corrupção no País. Como políticos e eleitos pelo povo, ganhando salários e vantagens muito acima da realidade da maioria do povo brasileiro, deveriam dar exemplo de dignidade caráter e transparência; ou eles se esqueceram que por delegação tem o dever e a obrigação de nos representar politicamente para as funções que foram eleitos.

  31. Sinceramente, estão dando muita mídia para estes bandidos do colarinho branco. Eles assaltam a sociedade, desviam verbas públicas, fazem conchavos com empresas “lesa pátria”, e ainda se acham no direito de reclamar do Sr Presidente do STF ?!! Devem, sim, cumprir cada dia de sua pena na cadeia, como os outros presos. Sr Joaquim Barbosa, “Dura neles” !!!! “Estão lavando nossa alma”.

  32. Gabriel P. disse:

    O STF está dando o exemplo que é tão bagunçado como o resto do país. cadeia deveria sr só para criminosos e que oferecem risco ao país. NO MÍNIMO PARA ABRIR MAIS VAGAS NAS CADEIAS.
    Aliás, muitos criminosos assassino e outros não são presos por FALTA DE VAGAS.
    Que todos parem com esta violência de querer matar e prender todo mundo. Ou voltaremos a era medieval, pior à epoca da inquisição na idade média.

  33. Antônia Maria da Silva disse:

    Sentença não se discute cumpri. Agora no Brasil LEIS são burladas e interpretadas sempre de modo a favorecer os “ricos e políticos”. De todo o acima escrito só me resta perguntar: Quantos e desde quando a CUT e demais empresas ofereceram “serviços” para presos em regime semi aberto? Quantos presos constam nas folhas de pagamento? Qual o interesse destas empresas? Como é feito a triagem das empresas capacitadas a receber os presos? Quem é que escolhe – as empresas que escolhem os presos ou são os presos que escolhem as empresa?

    Em nenhum veículo de comunicação ouvi ou li algo a respeito. Por que será que esse assunto não é discutido?

    Alguém se habilita a responder?

  34. Carlos Alberto Pires da Silva disse:

    O Ministro Joaquim Barbosa não cometeu nenhum arbítrio ao tomar essa atitude em relação a esses corruptos. Só após cumprirem 1/6 da pena poderão usufruir dessa regalia, caso contrário esses dissolutos têm que amargar atrás das grades o crime de lesa pátria.
    Levar o caso a Plenário é de conhecimento de todos que esses vagabundos serão beneficiados mais uma vez. Já esquecerem a redução de pena por não formação de quadrilha?

  35. Manoel Messias disse:

    Srs. é com muita tristeza que vejo o nosso pais ser saqueado por uma cambada de corruptos que vai desde o mais simples funcionário publico até o mais alto escalão sendo beneficiado com altos salários e vantagens indevidas. Esses bandidos deveriam pagar tal qual um assassino que tira a vida de uma unica pessoa, eles tiram a vida de milhões de brasileiros, tiram o acesso a saúde a educação e o sonho de ter dignidade humana. Por tanto, a pena para corrupto deveria ser considerada como crime hediondo. Corrupto tem que ficar em penitenciaria federal sem regalias pagando pelas vidas que deixaram de ser atendidas com o dinheiro publico.

  36. José Carlos disse:

    No final no julgamento da AP470, alguns condenados disseram que o julgamento teria sido político… Não faltou gente ironizando esses comentários e dizendo que era um absurdo dizer que o julgamento do mensalão teria sido político.

    Pois bem, a cada decisão nova do Joaquim Barbosa, ele prova por A mais B que o julgamento foi político, já percebo várias pessoas reconhecendo isso, obviamente não declarando explicitamente por serem simpatizantes da oposição…

  37. Leandro Rezende disse:

    A lei não é para todos?
    Tanto quem rouba R$1 e, no caso, o mensalão qual a diferença? Condenado tem que cumprir Lei.
    O grande problema do Brasil é tratamento diferenciado.
    Nos Estados Unidos, ou melhor, em qualquer lugar do mundo, fora o Brasil: políticos, artistas, Militares, Juízes, Presidentes ou um cidadão comum cometeu uma falta contra Lei é preso. Só o Brasil que não.
    E, porque temos que continuar assistindo e tolerando isto?
    Já decidi! Em quem eu votei nas eleições passadas eu não voto nunca mais.
    Se o povo brasileiro tolerar, é melhor trocar o nome do Brasil…
    Agora criticar quem cumpri a Lei é fácil, difícil é ser como ele (Min. Barbosa) um brasileiro como o povo brasileiro que deseja o nosso país um país melhor e honrado.
    Abraços…

  38. Antonio Ferreira disse:

    O Sr.Joaquim tenta a muito custo a ponto de ser ameaçado, em colocar um pouco de moral e sendo exemplo de modelo para os próximos Brasileiros e o que acontece e uma corrente contra usando de artifícios mais levianos e certo que vai provar que aqui tem dois tipos de brasileiros eles e os que pagam para eles.

  39. João Ramos de sousa disse:

    O ministro Joaquim Barbosa é um homem sem caráter, está nas ´mídias por causa dos mensaleiros e sentando em cima dos processos dos poupadores dos planos econômicos Bresser e Collor, beneficiando os bancários. dois pesos e duas medidas.

  40. Prisão é para matador, estuprador, traficante, etc, esses estão em liberdade roubando, matando, estuprando e traficando, esses “políticos” que são presos, tem que trabalhar e devolver, o que nos foi tirado, isso ninguém fala nem cobra o resto é conversa fiado, quero o nosso dinheiro de volta!

  41. bruno disse:

    lugar de condenado è na cadeia, se tem estudo è mais esclarecido, deveria dobrar a pena

  42. Roberto disse:

    Gostaria de um dia aparecesse um outro no STF para agir com o mesmo ódio contra os políticos ligados aos tucanos. É muita roubalheira no Metro Paulista, no Rouboanel, na Eletropaulo, na CDHU, nas Secretarias de Ensino, nas concessões de pedágios, veja Ecovias, vejam o que a Justiça da Suíça descobriu do príncipe do PSDB Robson Marinho que o Covas colocou no TCE. Nada acontece para essas quadrilhas, nem a imprensa tem gosto em noticiar.

  43. Pasquale disse:

    Um país de verdade
    Homens e livros
    No momento Homens???
    Livros???
    O que temos muito são falatórios inúteis

  44. Rossiline Lunar disse:

    O direito deles, para tranquilizar a população, é permanecer encarcerados. vocês que defendem, podem ajuda-los com a solidariedade de permanecer ao lado deles na cadeia.

  45. joao claudio de oliveira disse:

    Dr Barbosa, acredito que esta agindo com excesso sob a decisão de trabalho pois bem, fez o que deveria, processou ,julgou, condenou,agora deve conceder os benefícios legais da lei, parar com esse jogo permite nao permite, que isso o Supremo existe para ser imparcial e dar o cumprimento da lei; que jogo e esse? Da vaidade, pessoal, da imprensa ,politica ou pressão? Estamos falando da maior corte do país!

  46. Marco Antonio disse:

    Barbosa esta passando dos limites, a lei é clara, não podemos abrir brecha por posição pessoal, me parece que o mesmo quer ser politica, diga de passagem que um direito dele, mais antes larga a toga.

  47. Wildner Arcanjo de Morais disse:

    Me expliquem uma coisa: os caras foram condenados ao regime fechado ou ao semi-aberto?

  48. Wildner Arcanjo de Morais disse:

    A verdade é a seguinte: o rigor da “lei” só serve para punir preto, pobre e p.ta e petista. O resto, os malandros da Casa Grande, recebem as regalias, e os cortejos, dos Capitães do Mato…

  49. walter disse:

    SO UMA COISA SE TEM QUE APLICAR ALEI DE FORMA CORRETA E IGUALITÁRIA, PORQUE O SR. ROBERTO GEFERSON AINDA NÃO PAGOU A MULTA QUE FOI CONDENADO?

  50. Silvia disse:

    Acredito que o sr.Joaquim Barbosa está correto. Chega de só pobre ir para a cadeia e politico corrupto se dar bem na vida em sociedade, com poder aquisitivo para gozar uma vida muito acima dos padrões. Politico corrupto é na cadeia e ponto.

  51. marcello disse:

    É escândalo atrás de escândalo (mensaleiro, doleiro, petroleiro, tesoureiro, empreiteiro…) Fico a imaginar o que ainda não veio à tona e talvez nunca virá. É lastimável o que vem acontecendo nesse País nos últimos anos. Sinto vergonha própria quando lembro que ajudei a eleger o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva. Acreditava que a mudança ocorreria, que a moralidade voltaria a reinar na política brasileira. Ledo engano. Em virtude da bandeira que empunhavam tinham a obrigação de bem administrar com honestidade. Ledo engano!!! A Petrobrás, sabidamente dilapidada pelo PT, aumentou consideravelmente a sua publicidade na mídia televisiva para tentar camuflar a triste realidade em que se encontra. Onde estão as nossas autoridades, notadamente o MPF, que não adota medidas judiciais iminentes no sentido de suspender essas propagandas, visivelmente atentatórias à moralidade do povo brasileiro?

  52. Luiz Antonio disse:

    Ah!……….. Que saudades dos militares.

  53. jefferson disse:

    É inacreditável como existem pessoas que estão em defesa do Dirceu e outros condenados do PT , será que o cumprimento de 1/6 da pena é ilegal? será que JB agiu sem base legal para tal? Eu estou custando a acreditar que juristas tenham se manifestado contrario à decisão de JB. A Condenação de políticos no Brasil deve ser levado a sério, nunca se vil tanta corrupção e, quando tais são condenados não ficam presos? se isso ocorre a justiça brasileira perde credibilidade perante a sociedade brasileira e também perante o mundo.
    Parabéns ao serviço que Joaquim Barbosa esta fazendo, ganha a sociedade ganha o mundo!

  54. Paulo disse:

    Não interessa se outros cometeram crimes, todos tem que serem processados e se condenado cumpram a pena. Num pais serio o crime cometido por esses senhores, a pena de morte. Quantas leis foram impostas a população contra os interesses da nação foram aprovadas? Portanto receberam uma pena levíssima. Que façam denuncias e processem os outros criminosos. Justificar um crime pois outros também cometem crimes é uma piada. Não existe isonomia no crime, cometeu pague.

  55. Helena/S.André SP disse:

    Leia o artigo 36 também pois o artigo 37 apenas complementa o 36.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-10-21 10:46:47