aki

cadastre-se aqui
aki
Política
19-10-2016, 15h20

Cunha ameaça sobrevivência do governo Temer

Diante das acusações, delatar é única saída para ex-presidente da Câmara
23

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Por uma série de razões, fazer delação premiada é a única saída para Eduardo Cunha. O ex-presidente da Câmara é o político mais importante preso até agora pela Operação Lava Jato. Ele foi detido hoje em Brasília.

Quando o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi preso, o petista já estava numa espécie de ostracismo político e cumprindo pena pelo escândalo do mensalão. Apesar de ter sido cassado, Cunha teve muito poder até recentemente. Neste ano, ele foi o principal ator do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Ao contrário de Dirceu, estava livre, leve e solto.

Cunha foi o principal operador de esquemas de corrupção no PMDB. Há um conjunto de acusações contra ele nesse sentido. Atuou como corrupto, cobrando propina, mas também exerceu o papel de corruptor, repassando recursos a políticos para que se comprometessem com suas prioridades no submundo de Brasília. As grandes empresas bajulavam Cunha. A imprensa o reverenciou.

O peemedebista é um personagem que detém enormes segredos. Como responde a um caminhão de acusações, só a delação premiada poderia evitar uma condenação com longa pena em prisão fechada. Também seria a forma de proteger familiares, algo que o preocupava bastante.

Na Procuradoria Geral da República, havia comentários desde o ano passado dando conta de que existiam razões suficientes para prender Cunha. Mas o posto de presidente da Câmara o protegeu e permitiu que tivesse ação decisiva na queda de Dilma.

A prisão de Cunha é a primeira onda de um tsunami da Lava Jato que deverá atingir peemedebistas e tucanos. Tem potencial explosivo parecido com o conjunto de revelações que executivos da Odebrecht ainda farão.

O peemedebista é uma ameaça concreta à sobrevivência do governo Temer devido ao conhecimento profundo de bastidores sobre figuras centrais da atual administração. Por último, a prisão ajuda o juiz Sergio Moro e o Ministério Público a rebaterem a crítica de que há seletividade contra o PT na Lava Jato.

Diante de todo esse cenário, a delação premiada de Eduardo Cunha tende a ser uma questão de tempo.

Confira a analise no YouTube:

Ouça a análise na rádio CBN:

Comentários
23
  1. Marcos disse:

    Espero que o golpista Cunha abra o bico e entregue a quadrilha do PSDB e do PMDB

  2. Santos disse:

    Que faça a delação premiada e nos livremos dos demais corruptos. Já a seita deixar de reclamar que é perseguida é algo impossível de acontecer, afinal são todos “santos” inocentes, puros e honestíssimos, além de nunca verem ou saberem de algo.

  3. Edi Rocha disse:

    Discordo que a prisão de Cunha rebate a tese de seletividade nas investigações. São mais de 02 anos investigando e punição mesmo só ao PT, agora é que prenderam um diferente (tanto tempo depois). Lembrando também que há um confronto direto entre Janot e Cunha.
    .
    Como eu disse, a prisão de Cunha não rebate em nada o discurso de seletividade. Ponto.
    .
    Agora, o outro ponto em que quero chegar. A seletividade não é desculpa pra nada. Se o PT não tivesse roubado, estariam criticando o partido por razões diversas (o que é normal), mas não por escândalos policiais.
    .
    Espero que os políticos passem a agir com mais honestidade forçadamente (porque não há outro jeito), por saber que se errarem, serão pegos. Esperar por ética e boa vontade já vimos que não adianta.

  4. elsonio disse:

    Até que em fim sergio Mouro fez algo que presta, porque agora esta preso a caixinha de surpresa que muitos dos politicos corruptos, tinham medo, e claro êle sabe muito. Agora o Eduardo vai para o lugar dele. Tomara que ele apodreça na cadeia.

  5. Ricardo disse:

    Detesto Eduardo Cunha, detesto o PMDB, mas dizer que prendeu o cara porque há risco dele sumir com o produto do roubo, isso é piada (mais uma) do Tal de Moro. Faz quase um ano que se sabe da grana dele na Suiça, alguem acha que ele deixou a grana lá esperando pra ser confiscada pelo Moro justiceiro? Tá de brincadeira! Só faltou mandar um telegrama avisando: “olha, vou te pegar, some com a grana logo, te dou mais seis meses e voce vai preso”.

  6. Eugenio Barros disse:

    O cidadão trabalha pesado, diariamente o ano inteiro e vive contando centavos, o cara teve um bloqueio de 220 milhões. O cidadão chega a conclusão de que o trabalho não vale apena.

  7. Wellington Alves disse:

    Primeiro serviço decente do Moro. Eu, um crítico severo dele, tiro o chapéu. A denúncia de LULA foi aceita antes que a transferência do processo do Cunha. Isso mostra a fragilidade das provas. Agora, é esperar o desenrolar.

  8. Leandro disse:

    “Por último, a prisão ajuda o juiz Sergio Moro e o Ministério Público a rebaterem a crítica de que há seletividade contra o PT na Lava Jato.”

    Ainda é necessário mais tempo e ações para se possa efetivamente rebater a essa crítica de seletividade.

    • jorge damasceno lima disse:

      Equiparar o ex-presidente LULA ao ex-presidente da câmara dos deputados Eduardo Cuna, é demonstrar ser ignorante(desconhecedor) dos subterfúgios da política brasileira. Em se tendo tino, intelectual, foi a não aceitação dos termos do Cunha na Comissão de Constituição e Justiça que derrubou a Presidenta DILMA.

    • Ainda acho que o Juiz Sérgio Moro foi seletivo sim, essa prisão do Cunha irá abrir precedentes para prender Lula até mesmo sem as ditas provas. ele quer é mudar a opinião pública referente a imparcialidade. Espero estar enganada.

  9. Kennedy, deve ter relações com o PMDB, mas o assunto Petrobras, referente a Pasadena, ocorreu claros indícios de favorecimento ao pessoal do PT, ao srs. Lula, Dilma, Gabrielli e Foster,o a Petrobras na Bolivia, com a estatizaçao Moralles, tambem repetiuse os mesmos personagens, como estão estão estas investigações hoje? Alguem já foi punido? Tenho açoes da Petrobras, e fui punido pelo desmando destes pessoal que citei, portanto gostaria de saber como posso processa-los e pedir que eles restituam meu capital inicial. Como eu, há milhares de pessoas, pequenos investidores que fomos enganados pela corja do PT e PMDB.

    • Wellington Alves disse:

      O engraçado é que o rombo na Petrobrás era tão grande que em dois meses chegou no patamar de segunda empresa mais valorizada na bolsa. Então não era tão grande assim…

  10. Eduardo disse:

    Vamos ver até que ponto essa ação do Moro é real ou se é “engana trouxa” a fim de amenizar as crítica quanto a sua parcialidade.

  11. Thiago Dias disse:

    Parabéns pelo comentário como um todo, em especial por fazer a referência à imprensa.

  12. BRAGA-BH disse:

    Kenendy você está sendo ingenuo! Moro não irá aceitar a delação premiada de Cunha porque os segredos que ele detem não interessam! O que a Lava Jato quer por agora é inviabilizar Lula. A prisão de Cunha neste momento é apenas cortina de fumaça. Pode ser que esta jogada anunciando ao país que não persegue este ou aquele sirva de pano de fundo para a solicitação do Presidente Lula ainda mais agora que institutos informam que quanto mais batem nele mais ele sobe nas pesquisas de opinião.

  13. Mauro disse:

    Com a prisão de Eduardo Cunha, fica esvaziado o discurso de que a operação Lava-Jato tem carater seletivo e que só perseguia empreiteiros e politicos do PT.
    Está claro e óbvio que a atuação do MPF, não tem carater politico-partidário, que não é movida por qualquer viés ideológico e que não sofre pressão de qualquer governo, seja o atual de Michel Temer, ou mesmo da expurgada Dilma Roussef.
    Embora represente uma “faca encostada no peito” de muitos politicos que estão no poder, a prisão do ex-presidente da Câmara é uma bomba que pode explodir estilhaços por inúmeras camadas, seja do governo federal, do estadual do Rio de Janeiro, de vários partidos partidos que apoiam o atual governo e que apoiavam o de Dilma Roussef.
    Em entrevista o advogado do ex-parlamentar declarou que está fora de questão uma delação premiada, mas isso muitos disseram a princípio e mudaram de opinião após sentir as agruras da prisão e com Cunha não deverá ser diferente.

    • Alberto disse:

      Perfeito caro sr Mauro.Os envolvidos na Lava Jato começam a ‘tremer como vara verde”,incluídos aí apoiadores e demais zumbis ideológicos.O Uruguaí é logo ali,kkkkkkkkkkkkkkk.

  14. Dario Avand disse:

    Agora que o país começou a caminhar espero que isso não venha a destruir tudo novamente. Acabar com a corrupção do Brasil é impossível por que o sistema inteiro é corrupto.

  15. paulo roberto disse:

    A Seita(pt) já anunciou que essa prisão faz parte do “golpe”, 2ª fase, para prenderem o lulla.

  16. Helio Crispim disse:

    Mero engano, a prisão de Cunha é só uma desfaçatez, quando ele fizer a delação com os políticos do PMDB e PSDB, vão passar um cadeado com a velha conversa de segredo de justiça, mandar para o supremo por causa do tal foro privilegiado e ser esquecido para sempre. Lembra da lista da Odebrecht? Até hoje o supremo mantém trancada para todo o sempre.

  17. STAEL SENA disse:

    A ESTRANHA PRISÃO DE EDUARDO CUNHA, OCORRIDA SOMENTE DIA 19 DE OUTUBRO DE 2016. POR QUE?
    1º.ELE JÁ ESTAVA DE MALAS PRONTAS PARA SER PRESO;
    2º.SUAS CONTAS,AGORA ,JÁ ESTAVAM ZERADAS;
    3º.PASSOU TODO ESSE TEMPO DESDE JANEIRO 2016 PARA SER DETERMINADA A PRISÃO DELE;
    4ª.POR QUE DEU-SE A ELE TANTO TEMPO PARA ZERAR SUAS CONTAS BANCÁRIAS ETC?
    5º.SINTO QUE A CORRUPÇÃO ESTÁ NOS OLHANDO E RINDO DE NÓS E É MAIS COMPLEXA E INVÍSÍVEL E TALVEZ TENHA CARA E ATITUDE DISSSIMULADA…

  18. RossDELUXE disse:

    Eu espero que esse senhor entregue todos os comparsas. Espero que ele entregue todos os tucanos que ajudou, todos os PMDbistas, todos os petistas, todos os PPeiros, todos os PSDeiros, afinal só não enxerga quem é idiota que essa câmara dos deputados é um antro de extremo corporativismo, e que todos os partidos, sem exceção, devido ao modelo de politica que praticam, se acostumaram a cobrar das empresas o patrocínio as suas campanhas políticas.
    E que fique bem claro que O Sr. Ministro Gilmar Mendes ataca o povo brasileiro quando defende doação empresarial nas campanhas políticas. Já se provou que isso é a causa da grande corrupção que impede que esses funcionários públicos trabalhem de verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-24 06:03:33