aki

cadastre-se aqui
aki
Política
03-03-2015, 9h11

Cunha diz a Dilma que foi erro estimular novo partido

36

Postado por: Daniela Martins

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse à presidente Dilma Rousseff que ela errou ao tentar estimular a criação de um partido para fazer contraponto ao PMDB. Em jantar ontem da presidente com a cúpula peemedebista, Cunha falou especificamente do partido que o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, pretende criar.

A presidente admitiu que cometeu um erro. Dilma está colocando cadeado depois que a porta foi arrombada. Já deveria ter entendido faz tempo que, sem o PMDB, não vai governar. Ainda mais com seu enfraquecimento político neste começo de segundo mandato. E poderia ter passado sem ouvir que errou ao tentar derrubar os peemedebistas.

Dilma também aceitou sugestão do vice-presidente da República para criar um novo grupo de articulação política, reunindo semanalmente Michel Temer e líderes do PMDB e de partidos aliados. Constatou o óbvio: não dá para administrar um país sem ouvir seus aliados.

Outro destaque foi a ausência do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele havia dito na semana passada que a coalizão PT-PMDB era capenga, mas não foi a um jantar para tratar justamente da aliança, o que é contraditório. De toda forma, sua ausência causa estresse na relação com Dilma, o que não é bom para quem tem de aprovar medidas fiscais no Congresso.

*

Mordomia federal

Eduardo Cunha já admitiu que foi um erro a medida que prevê o pagamento de passagens aéreas para os cônjuges dos deputados federais. Diante da repercussão negativa, haverá hoje reunião da Mesa Diretora para cancelar o privilégio.

O risco é a mordomia continuar de outra forma. Cunha diz que a regra poderia ser discutida. Mas não há o que debater. Passagem aérea para mulher, marido, companheiro ou companheira de deputado não é um gasto que tenha relação com o exercício do mandato. É uma despesa pessoal do deputado federal.

Cada parlamentar já custa ao contribuinte aproximadamente 170 mil reais por mês. Portanto, esse gasto deve sair do bolso do deputado, porque não há interesse público. A decisão da Mesa Diretora deve ser o fim dessa mordomia e não a criação de regras para ver em quais situações aplicá-la.

*

Sentiu a pressão

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, está sob enorme pressão. Só isso explica sair para falar com um grupo de 20 manifestantes, segurar cartaz e fazer discurso defensivo. Ele até disse que investigaria a si mesmo se necessário, o que é demagógico. Mostra tensão e como ele está preocupado com pressões.

A lista deverá ser encaminhada hoje ao Supremo Tribunal Federal. Mas o relator da Lava Jato na corte, o ministro Teori Zavascki, analisaria as justificativas para tornar públicos os nomes. Isso pode levar dias ou até semanas, a depender do número de acusados e da complexidade das acusações.

Uma vez enviada ao Supremo, a lista deverá vazar. O melhor seria torná-la pública logo, até porque o ministro Teori terá que fazer uma análise detalhada para decidir se aceita ou não os pedidos do Ministério Público.

Há interesse público em divulgar logo essa lista e que tipos de procedimento o procurador-geral julga necessários.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
36
  1. Galego disse:

    Aí tem pizza e das grandes. A dona Dillma fala tanto em engavetador geral que, ao que parece, acaba de criar o seu. País rico é país sem analfabeto funcional.!!

    • Wagner disse:

      Não podemos mais pensar assim, devemos sim manter a pressão, esse pensamente é oq eles querem, pense assim, eu não quero mais esse Pizza, eu não aceito mais a corrupção neste país.

    • Bem acho que o partido do SR VICE PRESIDENTE esta querendo governar o Pais, na minha percepção o excelentissimo Michel temer e seu partido tem tudo para dar continuaidade as grandes obras e acabar com a roubalheira juntamente com o partido do PT e base.

      • Carlos disse:

        Realmente, Sr. Fabiano o PMDB, vai resolver os problemas da corrupção. O problema é o Eduardo Cunha no congresso. No Rio, os milicianos Picciani, Chiquinho Brazão. Excelentíssimo Sérgio Cabral Filho, não aguentou a pressão popular e saiu do governo do estado do Rio. Deu um tempo, sabe?

      • otavio augusto alencar de oliveira disse:

        Temer não vai acabar com a roubalheira neste país. Ele realmente acha que um golpe, impedindo Dilma de governar, vai ter um governo fácil. o PT é a 2a maior bancada no Congresso. Nenhum governa sem o outro, e se tentar o golpe, será suicídio político e institucional. Afinal. Qual a base legal para o impedimento da atual presidenta?

  2. A população precisa conhecer a lista para saber os caminhos que deve tomar nas próximas eleições, suponho até os suplentes são cúmplices…

    • Isidro Tadeu disse:

      É VERDADE ANTONIO CARLOS. PORQUE, SE HOUVEREM COMO HAVERÃO POLITICOS DE EXPRESSÃO E OCUPANTES DE CARGOS NA MESA DIRETORA DA CÂMARA E DO SENADO, NÃO ESTARIAMOS ALIMENTANDO-OS COM SALÁRIOS E OUTRAS MORDOMIAS, ELES PEDIRÃO A CONTA, PODERÃO ATÉ RENUNCIAR AOS MANDATOS DE PARLAMENTARES, ACHAM ISSO?
      ISIDRO

  3. Adriano Massaini Mira disse:

    Vivemos em um sistema para governar falido. O Presidente da República não governa, pois para aprovar as leis é necessário maioria na CÂMARA, tanto dos deputados, quanto dos senadores e para isto ocorre o que sem aconteceu desde que o BRASIL FOI DESCOBERTO, a robalheira imperando no país. O PMDB sempre foi SITUAÇÃO, isto é, esteve em todos os governos desde o fim da ditadura militar, agora quer ter moral para querer impor algo, eles são “MARIA VAI COM AS OUTRAS”, vão de acordo com a MARÉ, uma vez PSDB, outra vez PT e agora quer aproveitar a ocasião para tentar eleger um PRESIDENTE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, essas AVES DE RAPINA jamais terão o meu voto.

    • Reinaldo Assis disse:

      Verdade, era o que acontecia com Jânio antes da traição do congresso em sua renuncia, nossos jovens de hj já pensam em muito da volta dos militares, eu tb penso, eles devem fechar esse congresso e assembléias, prender todos, e convocar novas eleições em seis meses, se tem tanto dinheiro desviado e roubado, não faltara para custear novas eleições. Pensem conversem com os jovens, eles hj pesquisam muito na net e estão se comunicando e reagrupando para a volta dos militares e darem um jeito nessa latrina do congresso.

    • Joaquim disse:

      Adriano isto só ocorre por que temos governos sem projetos para o Brasil, que só conseguem apoio na base do fisiologismo tanto no congresso quanto com a população.
      Procure na história do pais e você verá governos com projetos e proposta e como o pais avançou.
      Vou te dar um exemplo bastante recente Plano do Carro Popular, os governos davam redução de impostos porém o carro tinha que custar no máximo US$6.800,00, resultados os governos arrecadaram mais e a industrial cresceu.
      Sinceramente desconheço um projeto com algum resultado pratico semelhante dos últimos governos.

  4. Clm Adv disse:

    A presidente Dilma deveria seguir o exemplo de presidentes de países bem mais importantes do que o Brasil e diminuir o número de ministros e secretários, em vez de mandar o povo pagar a conta do (des)governo dela.

    • Anastacio Trindade disse:

      Você é louco em pensar assim. Se isso fosse acontecer iria diminuir a contribuição mensal dos dízimos para o Partido.

    • otavio augusto alencar de oliveira disse:

      Pela opinião dela, teria reduzido à metade. Mas os partidos aliados ao governo ( PMDB, PP. e ou demais que trabalharam na campanha para elege-la) não permitem. Eles querem um ou alguns ministérios ( o PMDB não aceitava menos do que 9 ministérios, ou rompia com o governo) para ter o poder sobre a verba pública daquele segmento ( aí sugere a corrupção) , ter poder de barganha com seus pares. Portanto sem aliança política ninguém governa ( lembra de Collor?) e com aliança política, tem que se engolir estes tipos de sapos. Infelizmente! Precisamos de uma reforma política SÉRIA!

  5. David Dias disse:

    Se não houvesse os Bandeirantes aqui no Brasil, ele agora não seria tão grande pois os políticos como sempre covardes estiveram presos ao Tratado das Tordesilhas, se não houvesse o Barão de Mauá o Brasil não seria o que é hoje, se não houvesse um Getúlio o Brasil estaria ainda capengando e se continuar como esta o Brasil ficara em uma maresia e girando em circulo pois os nossos políticos, empresário , igreja e tudo o mais estão todos acomodados e o Brasil e o povo que se danem ou seja é preciso aparecerem lideres nos diversos setores, principalmente o político para ter a coragem de por a casa no lugar e fazer o Brasil a crescer e não com esmolas como salário família, bolsa família, ajuda disto e ajuda daquilo que ira ajudar o que precisa ´=e , doa a quem doer, serem tomadas decisões duras e fortes, iniciando com a tomada do dinheiro roubada da Petrobras, colocar na cadeia os culpados, acabar com a mediocridade dos empresários economistas, políticos e tudo o9 mais e , principalmente com os BANCOS E BANQUEIROS que estão acabando com o Brasil e nos brasileiros, mas, para mim é somente um sonho pois a inercia e a covardia predomina quando é para medidas firmes, reais e verdadeiras. Chega de remendos ora aqui e ora acola e somente com fins eleitoreiros.

  6. JOSE ANTONIO disse:

    CUNHA, Homem do dinheiro facil, tanto para ele como os outros, O QUE MAIS ME DEIXA CHATEADO, É QUE NESSE PAIS TUDO SE ESQUECE, NO MENSALÃO ESSE CUNHA ESTAVA ENVOLVIDO ATÉ OS DENTES, E FICOU DE FORA TANTO DA CPI COMO DE PUNIÇÕES, Por favor pesquisem o passado desse CUNHA, e vão ver o que ele já fez, não de bom e sim de pilantragem.

  7. João Alberto Afonso disse:

    Kennedy – A Dilma, em seu primeiro mandato, errou em todo e atirou pela janela todas as conquistas conseguidas, especialmente, a partir de Itamar Franco e assim militou por ser uma arrogante impar que é sinônimo de total INCOMPETÊNCIA. É uma figura que entrará para a Historia como entrou Nero para Roma. O que é ainda mais grave, para se reeleger, mentiu descaradamente e não há a menor dúvida de que sabia e participou do Petrolão. Então, que 15 de março próximo seja um total sucesso para impor sua saída ou passar a governar com base na vontade popular.

    • Cláudio disse:

      Você só está errado quanto a falar que as conquistas iniciaram com o Itamar Franco quando realmente se iniciaram com o Collor e o Itamar começou a jogar tudo pelo ralo, é só ver o acordo que fez com a Volkswagen para relançar o fusca, se não o conhece pesquise verá o quanto o país perdeu a partir daquele mandato.

    • OTAVIO AUGUSTO ALENCAR DE OLIVEIRA disse:

      VOCE ESTÁ SUERINDO UM GOLPE DE ESTADO? DEPOR UM RESIDENTE ELEITO PELA MAIORIA DOS VOTOS À FORÇA? A MEDIDAS SE APLICAM E SE JULGAM PELOS MEIOS. O QUE NÃO ESTÁ FUNCINANDO É O PARLAMENTO. ACHO QUE O SEU REPRESENTANTE NÃO ESTÁ FAZENDO O QUE PROMETEU, OU VOCE NÃO LEMBRA EM QUEM VOTOU PARA O SENADO E CAMARA FEDERAL? AGORA NÃO SEI QUAIS MEDIDAS VOCE AFIRMA QUE DILMA JOGOU PELA JANELA? ANDA SE MANTEM A POLITICA DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, DE REDUÇÃO DA POBREZA ( O QUE NÃO AGRADA AS ELITES BURGUESAS) E O COMBATE A CORRUPÇÃO. O QUE FALTA É DISCIPLINAR A MÍDIA (QUEBRAR OS MONOPÓLIOS COMO FOI FEITO NA ARGENTINA), A REFORMA POLÍTICA E A PROTEÇÃO DOS INTERESSES NACIONAIS ( ESTÃO QUERENDO QUEBRAR NOSSAS MAIORES EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO, ENERGIA, INSTALEIROS E PETRÓLEO PARA DAR ESPAÇO AOS CONCORRENTES ESTRANGEIROS (ASSIM COMO FEZ FHC – PSDB- COM AS TELECOMUNICAÇÕES, BANCOS, QUIMICAS E SUPERMERCADOS). ACORDA BRASIL!!!

  8. Maria Helena disse:

    Se pensarmos bem, somos nos que pagamos as contas, somos nos que votamos, somos nos que podemos tirar este bando de corruptos trabalhando para nós. Não queremos pagar mais nada e temos ainda que aguentar aumento de contas e impostos por roubos de politicos que se dizem trabalhar para melhora do nosso pais. Eles pensam que o Brasil pertence a eles, e nos ficamos reclamando e não colocamos esta corja fora.Os paises de primeiro mundo não usam urna eletronica porque não é confiavel e nos aceitamos tudo e ficamos reclamando e nada é solucionado. O presidente Collor por muito menos saiu com impeachment, eu não entendo ainda vamos chegar com bando de corruptos, temos lei apenas para quem paga impostos e contas para os bandidos não existem leis muito menos prisão estamos a merce da sorte.

    • Cláudio disse:

      Não esqueça que o Fernando Collor não pagava cestas vagabundagem e foi quem colocou o país na linha acabando com o comercio fechado que havia À época, abrindo as importações, o que obrigou o país a se atualizar tecnológicamente e seu impeachment foi pago por empresas que não o queriam no poder junto com os criminosos que temos na câmara e senado, cujos membros caíram no escândalo do orçamento, os chamados “anões do orçamento”

  9. André Luiz Duque Estrada disse:

    Acredito que nossa sociedade está louca para saber quem são os políticos que constam da lista que o Juiz Janot entregará hoje ao STF. Além desta lista, que têm seus nomes imundos incluídos, queremos a lista dos fichas sujas para que haja uma limpeza geral neste nosso Congresso CORRUPTO.
    André Luiz Duque Estrada

  10. Danton Robespierre Machiavelli Mirabeau disse:

    Mais do mesmo. E sobre a tão propalada alternância do Poder? Lá se vão cerca de 13 anos, com perspectivas de outros sete ou até mais. Sapecaram o rótulo de “anos de chumbo” aos 21 anos dos denominados Governos Militares para produzirem essa conjuntura atual, sob o manto do que se instituiu por representatividade. Nova agremiação partidária para a perpetuação no Poder (enquanto durar) pode? Partidos “nanicos” não pode. Por quê? Não será essa o verdadeiro papel da Democracia?

  11. Edson disse:

    Acho que a presidente tem tido uma atuação impecável!!Ela tem que fazer o que precisa ser feito;se é necessário que o povo se sacrifique ,pois então que seja sacrificado;é o tal negócio:se o povo não tem pão,que coma bolo…o povo deu o aval nas urnas para que ela tome as medidas necessárias..
    Outra coisa:não se diz haverão nomes na lista, e sim ,haverá nomes na lista;haverá políticos de expressão e não haverão políticos..
    E finalizando pobre tem que se ferrar;esse é o papel vital dele…

  12. Chuck Norris disse:

    É, a lista chegou ao supremo, e assim se foi a esperança do brasileiro por um país melhor.

  13. Quero fazer uma indagação.O povão vai às ruas no dia 15 o dia 13 de Março. Deve ficar bem claro para que não haja dúvida. O povo já não aguenta mais tanto roubo e desmandos. Vamos tirar essa escória do poder (PT e PMDB).

  14. José Carlos disse:

    Apenas serão divulgados os nomes que o Teori julgar que devem ser investigados. Um absurdo, pois os seus protegidos simplesmente desaparecerão da lista do Janot e nunca mais se falará neles. Essa história de esconder o nome de políticos suspeitos é lei feita por bandidos para se auto-protegerem. Isso precisa acabar, as leis devem ser até mais rigorosas para eles do que para o cidadão comum, principalmente agora que já criou-se no país a desconfiança geral sobre o comportamento e a honestidade dos deputados e senadores.

  15. jose batista filho disse:

    Kenndy voltando mais uma vez a baila sobre passagem para cojuges de parlamentares, o que é um absurdo. Etive pensando e me lembrei deste fato com a chanceler da Alemnha. O marido dela viajou pra onde ela tinha ido tambem, pegou um voo comum. Olha a resposta quando foram perguntados sobre o fato: “Por que não pegou uma “carona” com a poderosa chanceler e esposa? A resposta é simples. A carona em vôo oficial, segundo a legislação alemã, é muito cara. Mais de dez vezes o preço de um bilhete aéreo comercial. Por isso, o casal Merkel viajou separado. Em outras palavras, para economizar. Assim, o varão viajou como um comum mortal que, temporariamente, é esposo da chefe de governo da Alemanha.” Não acho que la não tenha corrupção, mas isso é atitude de pais sério. Não quero nem falar mais nada. Obrigado pelo espaço.

  16. Luiz Roberto Couto da Silva. disse:

    Vai ser igualzinho o segundo governo norte americano do falido presidente “Bush”, que meteu a mão pelos pés… achava que era o homem e levou o grande país as favas….
    Precisamos nos organizar pelo bem pois a maioria desses pseudos políticos venderam suas almas para o encardido… .
    Acordamos ou ficamos a mercê desses microcéfalos…

  17. Braz disse:

    E a REforma politica,onde fica?cade?

  18. César disse:

    O Povo começa a descobrir “O PODER QUE TEM”. Se o povo não exigir o congresso, o executivo, ou o supremo não vão mudar nada!

  19. Sebastião Alves disse:

    Muito me impressiona quando as pessoas falam em tirar o Governo do poder, Ora não faz muitos dias tivemos essa oportunidade, mas o que fizeram foi confirmarem mais quatro anos para dar continuidade as falcatruas. Porque não tiraram quando tiveram oportunidade de tirar no voto?

  20. Temos que acreditar nas manobras politicas que nos levam a ficar descrentes….

  21. Neto de Preso Político disse:

    Entre escolher a Presidente Dilma e a Oligarquia Corrupta do PMDB – Sarney, Lobão. Calheiros… – prefiro os militares no poder.
    Que saudade da democracia das décadas de 1960, 1970 e 1980!

  22. César disse:

    A Presidente já admitiu que errou! O Presidente da Câmara já admitiu que errou! Só falta os eleitores deles admitirem que erraram também!

  23. LFSantos disse:

    Deveria ter uma maneira mais justa e mais honesta para fazer as nomeações de Juízes de Tribunais Superiores ( STF e STJ )e dá Procuradoria Geral da República. Não acredito mesmo que o Sr Teori Zavascki e + 07 (ou mais) Ministros nomeados pela Sra Dilma e o Sr Lula vá fazer um julgamento imparcial destas ratazanas. Se for o caso vamos mudar a Constituição, apesar da OAB, CNBB, ABI e outras Entidades, serem um pouco vermelhas, é ainda muito melhor que o Executivo, para fazer estas indicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 19:18:43