aki

cadastre-se aqui
aki
Política
02-10-2018, 21h50

Datafolha confirma crescimento de Bolsonaro captado por Ibope

Haddad vive mau momento nas pesquisas
24

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A seguir, notas a respeito dos temas desta terça no “Jornal da CBN – 2ª Edição”.

*

Bolsonaro vive bom momento

A pesquisa Datafolha de hoje confirmou os números positivos captados pelo Ibope para Jair Bolsonaro (PSL) nas simulações de primeiro e segundo turno da corrida presidencial.

Bolsonaro cresceu no Datafolha e no Ibope. Fernando Haddad (PT) ficou parado, o que sugere que pode ter se exaurido potencial de transferência direta de Lula para o candidato. Agora, Haddad dependerá mais do desempenho dele na reta final do primeiro turno e na batalha acirrada da segunda etapa.

*

Haddad vive mau momento

É improvável que haja desfecho da eleição no primeiro turno. Mas é uma possibilidade que não pode ser descartada completamente. No entanto, os demais candidatos teriam de derreter e carrear votos para Bolsonaro, o que é muito difícil.

A rejeição de Haddad deu um salto nas duas pesquisas. É resultado do aumento da taxa de conhecimento com o alto senitmento antipetista da sociedade, ainda reflexo da Lava Jato.

Leia os números dos levantamentos do Datafolha e do Ibope.

*

Estratégias políticas

As duas pesquisas deverão alterar a estratégia do PT na reta final. Há setores petistas que avaliam que Haddad precisa subir o tom e atacar Bolsonaro no flanco econômico.

Para Bolsonaro, uma questão importante será decidir se comparecerá ou não ao debate final da Rede Globo. Há prós e contras, além da avaliação médica.

*

Terror trabalhista

O general Hamilton Mourão não se conteve. Voltou a atacar o 13º salário. É ruim politicamente para Bolsonaro num momento muito bom nas pesquisas. A ideia de Mourão é prejudicial a quase 60 milhões de trabalhadores. Difícil general acatar ordem de capitão.

*

Neocoronelismo

Empresários que têm coagido trabalhadores a votar em Bolsonaro devem ser investigados pelo Ministério Público do Trabalho. É autoritário fazer ameaças diretas ou veladas, como fizeram o dono do grupo Havan, Luciano Hang, e da rede de supermercados Condor, Pedro Joani Zonta.

Claro que é legítimo empresário defender candidato, mas tratar trabalhadores como curral eleitoral é crime.

*

Vanguarda contra fascismo

Ciro Gomes (PDT) avaliou que o movimento #EleNao estimulou resposta de um segmento do eleitorado feminino pró-Bolsonaro. Lembrete: o Brasil conservador e machista oprime muitas mulheres.

A teoria faz sentido, mas as manifestações de sábado, as maiores destas eleições, fizeram história. O movimento tenta evitar a vitória de um candidato que é uma ameaça real aos direitos e às conquistas históricas das mulheres por tudo o que Bolsonaro disse e fez ao longo de sua carreira política.

Ouça os comentários no áudio abaixo:

Comentários
24
  1. Vitor Borges disse:

    ENTREVISTAS DE JOSÉ DIRCEU

    Boa noite Kennedy. Enviei para você já duas mensagens, pedindo comentários a respeito das entrevistas cedidas por José Dirceu nos últimos dias, de como seria a reação do PT, caso a vitória seja da extrema direita. Infelizmente o tempo está passando, e tal notícia tende a virar “jornal velho”. Acredito na imparcialidade jornalística e gosto muito de ouvi-lo na CBN, mas assim como os comentários do General Mourão, os comentários do companheiro Dirceu também mereceriam uma análise profunda e embasada do que foi dito. Não acha? Abraço.

    • walter disse:

      Então Vitor e Kennedy, assim como o Mourão, que parece est\ar a serviço da oposição, o Zé Dirceu também, não faz por menos, suas declarações em NADA contribuem com o candidato Ruim que o Lula escolheu; um sujeito cru, mal avaliado em SP, enfim isso é o que queriam; manter o prisioneiro condenado, como referencia até o fim…Bolsonaro é o Novo Presidente, agora ou daqui a pouco; pode em parte agradecer ao PT e ao esfaqueador contratado, pela crescimento do voto útil…não há mais tempo para nada, a sorte esta lançada; quem bate no capitão, só eleva seus Votos, e não podem fazer Nada, esta se restabelecendo…

    • Miguel Ângelo disse:

      Você já tem material suficiente nas mídias eletrônicas e alguns jornais impressos. O Moro poderia ter feito a abertura ao público do processo há três meses atrás. Utilizou de sua posição de funcionário público, recebendo salário milionário ano após ano, para politizar. Assim, publicou em véspera de eleição, sua decisão para influenciar diretamente no resultado da eleição. Nós brasileiros pedimos sinceramente que deixem o Lula preso. E na boa, não soltem. A não ser que realmente ele não deva. Só que gostaríamos que estes núcleos no Judiciário, que utilizam das redes sociais, das decisões de cunho único do judiciário para fazerem palestras, sejam distribuídos pelo Brasil. Senão quem correrá risco posteriormente de decisões na mesma linha de decisão, será o próprio Bolsonaro. E aí, sinceramente. Nem eu sei o que faremos.

      • Vitor Borges disse:

        Não é esse o tema, nem minha pergunta ao Kennedy. Fiz uma abordagem bem simples: porque neste blog só se abordou até o momento as exposições do Mourão e não do Dirceu? O resto que você diz, também já está amplamente divulgado pelas mídias. O que Moro faz ou deixa de fazer, pouco me importa. Só estou questionando o Blog do Kennedy, a quem ouço todos os dias. Simples, não?

  2. Jonas disse:

    Lava-jato é a operação geopolítica que nunca termina e que já destruiu a indústria civil, petroleira e naval, com prejuízo de trilhões, que jogou milhões de pessoas no desemprego, que agiu de forma ilegal e parcial (a direta é blindada) e contou com a ajuda da imprensa que fomentou o ódio no povão durante anos, para que acreditassem que a corrupção no Brasil começou apenas no século 21 com o PT, e dessa forma garantir um golpe de estado que levou o país ao caos e que agora periga levar o país ao fascismo e à destruição de direitos civis e trabalhistas básicos.
    A “elite” brasileira destruiu o Brasil para voltar ao poder à força, e é dureza ver o grau de hipocrisia dessa gente. Super-corruptos bradando contra a corrupção, gente com 30 anos na política podre dizendo ser a “renovação” no Brasil e empresários-ladrões como Luciano Hang da Havan, que roubou muito dinheiro público do BNDES, é envolvido com contrabando no porto de Itajaí e já foi condenado à prisão mas não compriu pena.

    • p/Jonas - VIVA A LAVA JATO, DOA A QUEM DOER! disse:

      A Lava Jato destruiu o quê? Ela está tentando acabar com os corruptos do PT, PMDB, PSDB e todas as quadrilhas menores travestidas de partidos políticos, que quase quebraram o país! Você não tem visto os escândalos denunciados, esclarecidos, comprovados no Mensalão e no Petrolão? Não tem visto os valores em “BILHÕES” que foram roubados por essas quadrilhas, envolvendo políticos, governantes e empresários corruptos? Não tem visto os bilhões que a Petrobras perdeu, os bilhões que está tendo de pagar de multas a outros países? É hora de parar com conversa fiada, se envergonhar de continuar a defender e, pior, eleger políticos ladrões, a maioria ainda em liberdade, muitos candidatos a reeleições! Somos protagonistas do maior escândalo de corrupção do mundo, e você ainda vem falar mal da Lava Jato? Temos que exigir é que todos os corruptos ainda em liberdade sejam condenados, como lula foi, e que paguem por seus crimes na cadeia. Lugar de ladrão de cofre público é na cadeia, doa a quem doer!

      • ANDRE disse:

        Meu caro e o que você diz dos togados que furam o teto constitucional e desviam bilhões de reais do orçamento da nação. O judiciário consome 1,5% do PIB do Brasil, isto é muito.

      • Jonas disse:

        Pelo visto quando você descobre uma infestação de formigas na sua casa, você taca fogo em toda a casa e fica desabrigado, mas feliz por ter se livrado (temporariamente) das formigas.
        E o fato de que você destruiu sua própria casa sem necessidade e agora está na chuva nem é levado em consideração.
        Queria ver a Alemanha destruir toda sua indústria automobilística em nome do “combate à corrupção”, ou então aos americanods destruírem a Exxon-Mobil (e entregar o petróleo) pelos mesmos motivos. Mas alemães e americanos não são burros ou vira-latas, já os brasileiros são, e acham lindo.

        • p/Jonas. disse:

          Quem “quase” destruiu o país, meu caro, são exatamente os corruptos que a Lava Jato está colocando na cadeia. Corrupto é como praga, se não for eliminado, anulado, continua “corrompendo”. Veja que há muitos que continuam instruindo corruptos não presos, de dentro da cadeia. Há um que queria até ser candidato á Presidênte da República. Quem quer corrupto a cadeia, não quer “por fogo na casa”, ao contrário, quer reformar a casa, arrumá-la, levantar as partes caídas – só que isso não pode ser feito sem antes tirar o lixo acumulado durante anos de lambanças inomináveis.
          Obs: Alemanha, Estados Unidos, e tantos outros países, colocam seus corruptos na cadeia, com certeza. E o Brasil continuará a colocar os corruptos na cadeia, da Lava Jato em diante, com certeza, com todas as oposições em contrário, tipo: “É PRECISO ESTANCAR ESSA SANGRIA”, frase de um dos maiores corruptos deste país.

  3. NSK disse:

    Sendo Haddad ou Bozonaro essa vai ser a eleição do contra. Ruim.

    De um lado um candidato da esquerda hipster e meio desconectada da realidade, que vai ter o governo torpedeado três vezes por dia antes das refeições pelo sistema dessa nossa elite medíocre. Aqueles que acham que não basta ganhar bem, todos os outros têm que ganhar muito menos.

    Do outro lado um “mito”, que está no congresso a trinta anos e nunca fez absolutamente nada e pertence a um nano-partido de aluguel. De uma hora para outra essa bela adormecida acorda e vira a salvação da pátria (talvez seja “mito” no sentido da mula-sem-cabeça e saci?).

    Sendo esse segundo, sinto um certo cheiro de Collor de M* no ar… O famoso caçador de maracujás, que ia moralizar o Brasil, e tinha um “Posto Ipiranga”, Zélia, para resolver magicamente os problemas da economia. Alguém se lembra como foi bom o tempo do confisco da poupança?

    • Amon Ra disse:

      Não sei quem é “Bozonaro”…

      • NSK disse:

        Amon Ra: ‘Não sei quem é “Bozonaro”…’
        .
        Um palhaço que trabalhava num show de TV a vários anos atrás e fazia muito sucesso no segmento infantil.
        Depois arrumou um emprego público e parou de trabalhar por uns 30 anos. Agora voltou a fazer shows e a ter sucesso no segmento com mentalidade infantil.

    • André Barros disse:

      Estava pensando nisso há alguns dias(sobre o caçador de marajás).
      O tempo passa, mas as histórias se repetem e o povo continua sendo o protagonista mais “bobinho” dessa novela que é a nossa política.
      Como um cidadão improdutivo na política se rotula como a “renovação”? Alguém me explique, por favor.

    • Jonas disse:

      É isso mesmo, Bolsonaro é o “Collor 2″ e seu economista Paulo Guedes é a “Zélia 2″.
      Assim como ocorreu com os eleitores do governo Collor original, os eleitores do Bolsonaro (especialmente os mais pobres) irão se arrepender amargamente. E como ocorreu também com os patos da Av. Paulista, os eleitores do Bolsonaro vão descobrir que são eles próprios que irão pagar o pato.

  4. BRAGA BH disse:

    Para toda ação há uma reação na mesma proporção. Aquelas mulheres que não se sentem representadas pelas do #EleNão se sentiram à vontade ou na incumbência de determinarem desde já os seus votos. Mas me pergunto se as pesquisas captaram estas primeiras. O jogo se acirrou profundamente com a entrada em cena do partido da toga. De um lado, Tofolli rasgando mais uma vez a constituição e censurando a imprensa e o direito de um preso político e de outro Sérgio Moro quebrando um acordo do TRF4 e Policia Federal na já famigerada e requentada dela~ção de Palocci que nem para o MPF de Curitiba serviu. Apenas mais uma intervenção política deste juiz de primeiro piso…

  5. Lucas TB disse:

    O que me deixa fulo da vida é que esses que coagem seus empregados a votarem em bozoasno certamente são os que vestiram verde e amarelo contra a corrupção e “defendem a democracia”, quando conveniente, e noutras vezes defendem que as leis sejam suprimidas em nome “da moral e dos bons costumes”. NOJO!!!!!!!!!

  6. ANDRE disse:

    O Brasil segue dividido e escolhe os caminhos da ruptura total no segundo turno que se aproxima. Percebemos o paradoxo de que os que estão em primeiro são também, os que apresentam as maiores rejeições. Acho que o perigo do fascismo que ronda o nosso país, é alimentado em grande parte pelo fato de que os partidos democráticos não abrem mão de seus mesquinhos projetos de poder. A insistência do PT em chagar a presidência, talvez beire a irresponsabilidade, pois tanto na sua vitória, quanto na do fascista Bolsonaro, o país teria poucas chances de encontrar o caminho da estabilidade. Na Inglaterra, durante o seu pior momento na segunda guerra, conservadores e trabalhista fizeram um governo de coalizão, acredito que é o que nosso país precisa agora e que a escolha de alguém com uma menor rejeição seria o melhor caminho.

  7. RICARDO AUGUSTO DIAS disse:

    O que ninguém imaginava pode acontecer: segundo turno entre Bolsonaro e Amoêdo!!

  8. Miguel Ângelo disse:

    Kennedy o resultado desta entrevista tem a ver com depoimentos de líderes religiosos das igrejas evangélicas. Os mesmos que tem em Brasília, Estados e Municípios representação no Congresso, Assembleias e Câmaras. Esperamos que seus fiéis, quando realmente caírem na realidade da escolha feita, e os resultados que colheram, se manifestem contra estes líderes e seus discípulos pagos pelos dízimos. A Bancada Ruralistas, apoia qualquer oportunidade de benesses aos latifundiários. E os brasileiros esqueceram o porquê? Oras, se Bolsonaro representa os Militares, primeiro exército, PC, PF e PM no País. Os ruralistas representam o segundo. Atrás da Vigilância Privada que é o terceiro. Todos contra um Comunismo, Socialismo que não existe. Novamente, igual sim, ao Golpe Militar de 60. O Povo que paga de um lado. Elite Financeira do outro. E nós já vimos esta história antes. E brasileiros entendam. Quem não tem cabeça para pensar. Tem que preparar o lombo para os açoites. O Brasil padecerá sem dó.

  9. Antonio Ribeiro Fonseca disse:

    Se antes de ganhar as eleições, já existe uma disputa entre Bolsonaro e este Mourão. Imagine depois a briga pra ver quem manda mais. E o brasileiro depois se fonda.

  10. Douglas Benassi disse:

    As antas que apoiam o bolsomico dizem que ele vai acabar com a corrupção, coisa que nem os militares conseguiu, para acabar com a corrupção bolsomico tem que fazer o que Fidel fez em Cuba mas tem um porem muitos de seus seguidores vai para o paredon, vocês estão cientes disso ??

  11. Monteiro disse:

    Teve um candidato que se elegeu presidente sob o símbolo da vassoura,para varrer a corrupção que existia no Brasil isto há mais de cinquenta anos, chamava-se Jânio Quadros, não conseguiu nem governar, renunciou com sete meses de mandato, alegando que forças ocultas o obrigaram a isto.

  12. OS CORRUPTOS ESTÃO MAIS APAVAVORADOS AGORA: A COLABORAÇÃO PREMIADA DE "MARCOS VALÉRIO" FOI HOMOLOGADA! VIVA A LAVA JATO! disse:

    Sabem o porquê do desespero dos corruptos ladrões de cofres públicos, travestidos de políticos e governantes, das quadrilhas travestidas de partidos políticos, estão desesperadamente unidos contra Bolsonaro? Porque estão com medo da continuação da Lava Jato, no governo Bolsonaro, e do fim dos sistema de governo baseado no “TOMA LÁ DÁ CÁ”, entre Executivo e Legislativo. Ao invés de “ESTANCAR A SANGRIA” (confome disse romero jucá), que é o desejo dos corruptos, Bolsonaro já anunciou que incentivará a Lava Jato a continuar em sua missão de colocar na cadeia a ladrãozada de cofres públicos, de todos os partidos: PT, PMDB, PSDB etc etc etc. Estão todos unidos para que Bolsonaro não vença as eleições. Estão desesperados. Mas o destino dos corruptos está traçado: CADEIA! E o desespero é maior agora, anunciado que foi a homologação da “colaboração premiada” de MARCOS VALÉRIO. Não só o PT, mas o PMDB E O PSDB, estão tremendo nas bases. VIVA A LAVA JATO. “DEUS, FAMÍLIA, BRASIL”!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-12-13 08:42:58