aki

cadastre-se aqui
aki
Política
01-12-2013, 10h20

Datafolha é bom para Dilma, mas há risco

Fator Marina e sentimento mudancista devem preocupar PT
111

Dilma Rousseff tem motivos para ficar contente com as últimas pesquisas do Datafolha sobre sucessão presidencial e avaliação de governo, mas há dois elementos que trazem risco à sua eventual reeleição em 2014: Marina Silva é um fator importante no jogo e o sentimento mudancista de 66% dos entrevistados.

Como havia mostrado o Ibope, o Datafolha confirmou que, aos poucos, a presidente vem recuperando cacife político. A popularidade cresceu desde o terremoto das manifestações de junho e julho.

A avaliação da gestão Dilma chegou ao ápice em março deste ano: 65% de ótimo/bom, 27% de regular e apenas 7% de péssimo. Ao final de junho, esses mesmos índices ficaram assim, pela ordem: 30%, 43% e 25%.

Desde então, a avaliação ótimo/bom cresceu para 36% no início de agosto. Oscilou positivamente para 38% em meados de outubro. Está agora em 41%.

Hoje, a taxa regular é de 40%. A de ruim/péssimo, de 17%.

Vem dando certo a estratégia de viajar pelo interior, dar entrevistas em rádios regionais e fazer solenidades com inauguração ou anúncio de obras. Funciona essa exposição pública com agenda positiva.

Na avaliação de governo, o dado preocupante para Dilma apareceu na seguinte pergunta do Datafolha: você deseja que o próximo governo tenha ações iguais às da presidente Dilma Rousseff ou que a maior parte dessas ações seja diferente?

Na opinião de 66%, seria melhor o futuro presidente adotar, na maior parte, ações diferentes. Para 28%, as ações deveriam ser as mesmas.

Para sorte de Dilma, a oposição tem dificuldade de apresentar um projeto alternativo convincente mesmo numa hora de fragilidade do governo.

O sentimento mudancista captado nas pesquisas não resulta, por ora, em intenção de voto para o PSDB do senador mineiro Aécio Neves nem para o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. É importante entender a extensão desse desejo de mudanças. Na campanha, Dilma poderá ela mesmo propor um segundo mandato diferente. Não é automática a leitura de que o sentimento mudancista é totalmente desfavorável ao atual governo. Ainda mais se a oposição não consegue se credenciar para assumir seu lugar.

Claro que faltam holofotes a Aécio e Campos. Dilma tem uma exposição pública imensamente maior. Os dois oposicionistas possuem baixa taxa de conhecimento na comparação com a presidente.

Feitas essas ressalvas, salta aos olhos a falta de uma proposta alternativa que leve a maior parte do eleitorado a pensar em trocar o PT por outro partido.

*

Fator Marina e sucessão

No cenário mais provável do Datafolha sobre a sucessão presidencial, Dilma teve o seu melhor desempenho no atual levantamento. De meados de outubro ao final de novembro, ela subiu 5 pontos percentuais.

Nesse período, Dilma passou de 42% para 47%. Aécio oscilou negativamente de 21% para 19%. Campos caiu de 15% para 11%. Os votos brancos, nulos ou em nenhum candidato somaram os mesmos 16%. E 7% continuaram sem saber quem vão escolher.

No cenário com Marina Silva como candidata, Dilma cresceu de 39% para 42%. Marina caiu de 29% para 26%. Aécio variou negativamente de 17% para 15%. Brancos, nulos ou em nenhum candidato oscilam de 10% para 11%. E 5% não souberam responder nos dois levantamentos.

Apesar de Marina ter perdido um pouco de força, ela ainda é capaz de levar Dilma a enfrentar um segundo turno. Filiada ao PSB, Marina deverá apoiar a candidatura presidencial do governador de Pernambuco. No contexto atual, dificilmente ela será candidata a presidente.

Por isso, Eduardo Campos prioriza a indicação de Marina para vice em sua chapa. O governador de Pernambuco recebeu pesquisa que mostra que ele cresce para cerca de 20% quando a ex-senadora aparece ao seu lado na cédula eleitoral.

O fator Marina, portanto, traz risco à possibilidade de reeleição de Dilma. De todos os nomes da oposição, a ex-senadora foi a única que conseguiu algum benefício político com a crise das manifestações. Mesmo sem ser candidata, pode desempenhar um papel crucial para ajudar Campos a crescer e forçar a realização de um segundo turno. Marina tem força nos grandes centros urbanos. Não deve ser subestimada na posição de vice.

Em resumo: Dilma é favorita, mas sua reeleição não são favas contadas. Há obstáculos econômicos no meio do caminho. Aécio e Campos vão se tornar mais conhecidos, o que dará a eles a oportunidade de crescer. Falta tempo para julgar o cenário atual como consolidado.

*

Por ora, factóide

Ainda não dá para levar a sério o cenário em que o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, aparece como candidato. Ele tem dito que não entrará numa aventura.

*

Mais um nome

As próximas pesquisas deverão incluir um cenário com o pré-candidato do PSOL, o senador Randolfe Rodrigues (AP).

Comentários
111
  1. meiry bitarelli medeiros ribeiro disse:

    Sai pra lá Kennedy, é PSDB?

    • CLAUDIO disse:

      Claro que o Keneddy é PSDB desde que nasceu!!já observei isso há tempos. Mas, sr Kennedy, o PT tem no banco de reservas, um craque que, se até abril Dilma não assegurar índices para ganhar no primeiro turno, o reserva entra em campo e aí, meu caro, com holofotes, sem holofotes vc vai chorar na rampa novamente….sabe o nome do reserva não?

  2. Adalberto disse:

    Como você bem disse faltam holofotes a Aécio e Campos. Dilma tem uma exposição pública imensamente maior. Os dois oposicionistas possuem baixa taxa de conhecimento na comparação com a presidente. Falta uma proposta alternativa que leve a maior parte do eleitorado a pensar em trocar o PT por outro partido, e isso vai acontecer com o tempo, até as eleições.

    • Couto disse:

      A oposição tem toda a grande mídia como cabo eleitoral. É só comparar a entusiasmada cobertura do mensalão com as confusas notícias sobre o caso do metrô paulista, bem com o fato de ignorar o mensalão mineiro e as denúncias do livro de Amaury Júnior: A Privataria Tucana.

  3. wilson disse:

    Não precisa comentar nada, pois a Presidenta DILMA será reeleita no primeiro turno. Não tem prá ninguém.

    • Nilson Furtado dos Santos disse:

      Sr. Wilson, 62% dos eleitores não querem Dilma/lLula e muito menos PT. TODAS AS PESQUISAS IDICAM ISTO.

      • neilo eustaquio filho disse:

        …. Temos que trabalhar muito em 2014 para tirar os ratos do poder. Principalmente, quem era petista como eu. Tenho vergonha de dizer que votei nestes ratas desde 1989. Agora, terei toda disposição do mundo para votar contra essa quadrilha chavista .

        • Francisco disse:

          ótimo. Tira e bota quem? Tirar o PT porque petistas, que já foram julgados e condenados, foram associados a desvio de verba?

          Cadê a lógica disso?

          Quem tinha de “ladrão” já saiu, filho, leia o Estadão…

          Problema distinto é o da Alston, Siemens, Furnas, helipóptero…

        • O discurso rancoroso do Neilo é típico de eleitor do PSDB, querendo passar a idéia que seria um petista arrependido. Quem vota no PT desde 1989, vota com coinsciência e lucidez, não se arrependendo juamais.

          • Everson disse:

            QUANTA SANDICE!!! VOTA NO PARTIDO COMO SE FOSSE TIME DE FUTEBOL. NEM SE PREOCUPA SE SUA VIDA E DE SEUS FAMILIARES VAI MELHORAR (ACREDITO QUE SEJA UM DOS QUE GANHAM BOLSAS ESMOLAS DESTE GOVERNO). braZil, UM PAÍS DE TOLOS!!!

        • Maurilio Bastos disse:

          Parabéns, amigo. Assim como você errei por duas eleições, pois no que pese ter justificado o voto, torcia pelo PT. ESTAVA CEGO. O PT eh eivado de pseudos intelectuais injustiçados da patria… as atitudes destes sindicalistas corruptos so interessam a um projeto de poder perverso e cruel. O pior eh eless acreditam piamente neste engodo de salvadores… Fora PT e todos esses socialista/comunista.

        • Denisar Belvedere disse:

          Faço minhas as suas palavras, caro Neilo. Sempre votei no PT, mas daqui pra frente não votarei em mais ninguém. Muita decepção…

        • Jomar disse:

          Se todos os petistas honestos pensassem assim, teríamos essa corja do PT que está no poder na rua. O Brasil está afundando e tem gente que não enxerga e acredita nessa quadrilha.

      • Ricardo JC disse:

        Posso te garantir uma coisa. Os eleitores não querem ver o PSDB nem pintado de ouro. Isto sim está muito claro. Três eleições e os candidatos tucanos não conseguem desempenho satisfatório. E é isso que as pesquisas indicam…queremos mudanças, mas PSDB nem pensar. Só não enxerga quem não quer.

      • Sucaneiro disse:

        Que pesquisa é esta cara pálida ?
        Onde foi publicada ?
        Se você não sabe então pare de falar besteira.

      • Enrico disse:

        Nilson, de onde você tirou esse número mágico? A última Datafolha dá até 47% de intenções de voto para Dilma e até 56% para Lula. As intenções de voto para Lula ou Dilma são maiores do que a soma de todos os outros concorrentes. Somadas as intenções de voto de um ou de outro aos 62% que você diz dá mais de 100%…
        Outra coisa, o Ibope mostrou que a rejeição a Dilma é de 34% (e não de 62%), a menor dentre os candidatos cotados. Não extrapole seu antipetismo para o restante da população.

      • PENA NÃO É VINGANÇA disse:

        A Dilma vence no primeiro turno a não ser que acontece algo imprevisível daqui para lá. Importante frisar que o mensalão do PSDB será julga no primeiro semestre de 2014, o trensalão vai estourar no colo de Alckmim e Serra e o caso do HeliPóptero mineiro pode prejudicar Aércio.
        Por fim, o Aércio é um candidato infinitamente mais fraco que o Serra em todas os cenários, porém é o único nome que a oposição neoliberal tem.
        A MArina é uma eterna promessa.
        O Campos pode crescer um pouco mais se adotar um discurso propositivo, mas acho difícil que tenha ideias novas.

    • Agostinho disse:

      Só um zé mané, pra acreditar na Dilma e no PT, nenhum partido presta, seu zé mané, muito menos o tal de PT – PT nunca mais.

    • dudu disse:

      Qual foi o beneficio que você teve no governo do pt para ser tão a favor deles!!!no minimo eles te deram um pouco de grana né!!! ou será se foi você que vendeu uma casa para ela no sul por 5 milhões??????? duvido!!! aposto hurra para comer!!!

    • Jorge Luiz dos Santos disse:

      Realmente “não tem prá ninguém” e será reeleito no primeiro turno o governo dos
      mensaleiros, crescimento pífio, uma enormidade de malfeitos não explicados, maquiagem
      nas contas públicas, empréstimos camaradas do BNDES ao camarada Eike Batista, o caso Rose e o seu poder sem explicação. Realmente são motivos para eleger um governo em
      primeiro turno. Como somos idiotas pois no final nós é que pagamos a conta toda.

    • Concordo com Wilson, Dilma será reeleita!

    • FScolt disse:

      Veremos. Mesmo com fraudes não vai ganhar.

    • JOSE CARLOS CESARIO disse:

      Creio que não… O problema que Aécio e Campos devem crescer sim, pois são jovens… Os companheiros como LULA não dando apoio de fato ao Zé Dirceu e Genoino, mostra falta de união, bem como Dilma. Precisamos de cuidar com carinho destes petistas históricos e Lula sair do armário.

  4. Umberto Costa disse:

    Será que a mudança virá de Marina ? ou o Campos / onde e quando eles fizeram melhor que Lula e Dilma ? ou melhor nos ultimos 50 anos quem fez melhor que Lula e Dilma ? só para lembrar, hoje temos 430 bilhões de dolares de reservas ? o que é reservas? pra que servem as reservas ? como se conseguiram esse valor tão expressivo e o que significam 430 bilhões de reservas ? outra coisa : porque o PSDB de Serra, FHC e Aecio só conseguiram 40 bilhões de reservas nos 08 anos de governo ?

    • Nilson Furtado dos Santos disse:

      Sr. Umberto, vc. Esqueceu de agregar a esses grandes números o patrimônio dos Mensaleiros que estão na papuda, e outros que estão a caminho.

      • Roberto Silveira disse:

        Isso é comentário de quem não tem argumentos, amigo. Apelou, perdeu. Se você não consegue argumentar com dados razoáveis, faça o favor de ficar calado e não diga besteiras.

      • Umberto Costa disse:

        Nilson – acho vc uma pessoa muito inteligente e sábia. Estou falando de Brasil e não de ladrões. Há pelos menos uns 250 anos que ouco a mesma historia de roubos e isso não vai mudar tão cedo, então estou falando de Brasil. Se vc ficar preso nessas questões, não sairemos do lugar. Então quero mudar de assunto e falar; 6ª economia do mundo; reservas de 430 bilhões; 65 milhões de novos empregos com carteira assinada; salario de mínimo de 360 dolares ( antes era 85 ); PROUNI com 14 milhões de novos alunos fazendo faculdade; zeramos a divida com o FMI; não tomamos nenhum emprestimos no ultimos 10 anos; temos 100 bilhões de dolares aplicados no governo americano ( em titulos como garatia da moeda – REAL) etc. etc. etc. e tudo isso foram esses mensaleiros que voce fala que conseguiu para nós brasileiros.

        • JOSE CARLOS CESARIO disse:

          De fato nosso PT fez muito pelo Brasil, como todos erram… Mas estamos de pé… Queria Dilma defendendo nossos amigos Delúbio, Zé e Genoino, pois ficar na Papuda, quando buscaram recursos para nosso partido, é cruel. Lula, seja ativo e defenda de fato nosso PT.

        • Nilson Furtado dos Santos disse:

          Umberto, o Brasil está afundando dia a dia, pelo visto vc. não tem lido o noticiário econômico da grande imprensa(Estadão, O Globo, Revista Veja, etc..etc.).Estamos bem próximo de uma recessão companheiro.É preciso mudar sim, 62% dos eleitores querem mudanças já. E digo mais, candidato melhor do que a Dilma, é a coisa mais fácil de encontrar.

        • Everson disse:

          DÍVIDA INTERNA IMPAGÁVEL; SAÚDE UMA LÁSTIMA; EDUCAÇÃO PIOR AINDA; ANTES ERAM 4 MESES DE IMPOSTOS QUE NÓS PAGÁVAMOS DURANTE O ANO (JÁ ERA ABSURDO) AGORA SÃO 5 MESES; NOTÍCIAS (VERDADEIRAS) DE CORRUPÇÃO A CADA SEMANA SEM DEVOLUÇÃO DO QUE FOI SURRUPIADO; MENTIRAS SOBRE PROGRAMA MAIS MÉDICOS; BOLSAS ESMOLAS COMPRADORAS DE VOTOS E TANTAS OUTRAS PARA UM PARTIDO QUE PREGAVA A ÉTICA E HONESTIDADE. SE FICASSE AQUI POSTANDO TUDO DESTE PARTIDECO DARIA PARA ENCHER VÁRIOS ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO (USADO). braZil, UM PAÍS DE TOLOS!!!

      • PENA NÃO É VINGANÇA disse:

        Vamos utilizar argumentos sérios, aqui não é escolinha de 1º grau.

        • Everson disse:

          Escolinha de 1º grau??? e você utilizando pseudônimo para postar neste espaço. Crie vergonha na cara e se identifique Rp, Alucinador não sei das quantas…

    • Wilson Silva disse:

      Vale lembrar que quando FHC deixou o governo, a dívida interna era de 580 bilhões e hoje essa dívida, já passa dos dois trilhões de reais, daqui a pouco a dÍvida vai estar maior do que o PIB.

      • Umberto Costa disse:

        Wilson ele pegou a dfivida interna em 167 bilhões do Collor e deixou em quase um tri

      • Ricardo JC disse:

        Afirmação totalmente sem sentido. A relação/dívida PIB só faz diminuir depois que o PT assumiu o governo, ao contrário do que aconteceu durante os anos FHC. Sabemos muito bem porque…juros altíssimos para favorecer os amigos.

      • Enrico disse:

        Wilson, a dívida pública cresceu, é verdade. Mas, até para fortalecer seu argumento, você tem que levar em conta também que houve inflação neste período de 11 anos. Assim, a dívida pública mobiliária deixada por FHC, de R$ 623 bilhões (e não R$ 580 bilhões), em 2002, hoje equivale a R$ 1,273 trilhão de setembro de 2013. Olhando assim, fica menos feio.
        Por isso, simplesmente pegar valores nominais de dívida do passado e comparar com valores recentes pode induzir ao erro. Assim, o melhor é comparar a dívida como porcentagem do PIB. Até para ver se seu medo de que a dívida supere o PIB realmente tem razão de ser.
        Olhando nesta ótica, queria te dar boas notícias e te tranquilizar. O PIB está crescendo mais rápido que a dívida: a relação dívida/PIB, em dezembro de 2002, era de 60,4%. Desde então, essa relação foi caindo até chegar em 35% do PIB em setembro. Ou seja a dívida que, em 2002 era mais da metade do PIB, hoje está em torno de um terço.
        Então o risco de a dívida ficar maior que o PIB, como você especulou, é nulo.
        Mais tranquilo? Não? Então olhe a relação dívida/PIB da Itália, EUA e Irlanda.

        • Everson disse:

          Olhe o quanto eles pagam de impostos durante o ano. Olhe o preço e a qualidade da gasolina que eles utilizam, Olhe o sistema de saúde usufruído por eles (não venham querer justificar que é privado, mas a maioria tem condições de usufruí-la). Olhe o preço dos bens de consumo deles (carros, eletrodomésticos). Olhe as taxas de juros cobradas por eles… braZil, UM PAÍS DE TOLOS!!!

      • Braulio disse:

        A dívida é proporcional ao PIB. Em 2002. – governo FHC – o PIB do Brasil era de 600 bilhões de dólares; hoje é de 2,5 trilhões de dólares. Naquela época o Brasil era devedor internacional; hoje é credor. Babaca reacionário ou ignorante, hoje o Brasil é o terceiro maior credor dos EUA. Na época de FHC quebrou três vezes e foi salvo pelo FMI. O presidente Clinton avalizou empréstimo de 40 bilhões de doláres para o incompetente e corrupto governo tucano. Iria recomendar que vc estudasse primeiro antes de emitir opiniões tão desonestas. Mas para quem não tem ética, conhecimento não o tornará uma pessoa melhor e solidária do povo brasileiro. Quem nasceu para ser sicário da elite brasileiro, será sempre um lacaio subalterno da mesma!!!!!

    • Javan disse:

      O FMI ficava com amaior parte.Fhc vendeu tudo e não tinha dinheiro para nada.Tudo o que fez era no diminutivo.

    • Nelson Simas disse:

      O nome do bicho se chama Commodities, a China passou a comprar minério de ferro e soja como nunca antes nesse país e os preços dessas commodities dipararam, aí o Brasil passou a formar superavit na balança de pagamentos como nunca antes na história desse país durante os governos do Lula, hoje isso se acabou, agora estamos formando ē deficits sistemáticos na balança de pagamentos, se nada acontecer dentro de pouco tempo esses decantados 430 bilhões de dolares vão virar pó.

    • Enrico disse:

      Só uma correção, Umberto: as reservas internacionais fecharam outubro (último dado disponível) em US$ 364 bilhões, segundo o BC (isso não invalida – nem valida – seu argumento, já que o valor continua sendo muito mais alto que nos anos 1990, e 10 vezes maior que dezembro de 2002, último mês da gestão FHC).

    • Manoel Florencio disse:

      São bilhões de dólares que vão para a cueca e o bolso dos mensaleiros! Em nada melhora o Brasil!

    • Carlos Alves disse:

      esqueceram ou não querem lembrar q o pt (lula/filma) elevaram a dívida interna,atualmente, para 2trilhões, causando expectativa negativa no futuro.

    • luiz augusto vilhena de freitas disse:

      Por que o objetivo era a estabilidade da moeda e a credibilidade internacional. Conseguiram com muita sabedoria se livrar de uma inflação de até 80% ao mês.
      O mundo cresceu comercialmente e ficamos muito abaixo de nossos iguais. A reserva que se refere é um golpe contábil. No fim do governo FHC devíamos U$ 600 e agora devemos U$ 2 trilhões. Essa é a conta a ser feita. Saldo negativo até 2002 era de U$ 560 bilhões e agora é de U$ 1.500 bilhões. Nunca antes nesse pais se mentiu e roubaram tanto. Essa é a verdadeira e dolorosa situação. Estamos quebrados, quebraram a Petrobras que só não faliu por ser pública. caso fosse uma empresa privada estaria falida e seus diretores presos por direção temerária.

    • Maurilio Bastos disse:

      Nossa, humberto. Uma leitura de economia cai bem. Eu não vou nem me cansar… So procura saber o quanto está a dívida pública interna que ja solta as casas dos 3 trilhões. Talvez assim vc mude seu pensamento…

    • dudu disse:

      Claro que fizeram reservas cara!!! a custa de sucatearem a SAÚDE EDUCAÇÃO SEGURANÇA ESTRADAS PORTOS AEROPORTOS ETC ETC ETC quer mais ex.!!!!! vai ver a situação do pais primeiro para falar de reservas!!!!!

    • Francisco Cláudio Daumas Tavares disse:

      A questão é saber quem fez pior que Lula e Dilma.

    • vilson disse:

      Privatizando tudo que o Brasil ainda tem, Gasolina a mais de traz reais o litro, o pais com a segunda maior carga tributária do mundo, Fora PT…………….

  5. Umberto Costa disse:

    Será que o povo ( nova classe média + classe media ) querem de volta o desemprego ? a redução nos salários ? a criação de nova carga de imposto sobre ela ? qual governo aumentou a carga tributária e o imposto de renda ? no governo de Serra e FHC e Aécio a carga era de 26,5 foi para 34.5 % imposto de renda era de 19,5% foi para 24 % lembram do xerife ? a divida publica era de 167 milhões foi para 890 bilhões. É isso querem de volta ? divida atrelada ao dolar, humilhação internacional etc etc

    • Maurilio Bastos disse:

      Amigo… lembre q politica pública nacional os efeitos não são imediatos. Ou seja, desconfie dos atos imediatos.. infelizmente, ja estamos sendo cobrados… arrocho econômico, inflação, baixa produção econômica. Enfim… complicado. Sinceramente, nem desejaria q os tucanos pegassem o pau de bost…. agora.. Pois, vai cai mais uma vez na conta do psdb. FHC certamente fou o presidente mais competente que nosso pais ja teve e o tempo saberá reconhecer isso. Lembre… ele foi o agricultor e lula so posou com o fruto na foto.

  6. HILDEBRANDO DIAS DOS SANTOS disse:

    Sem dúvidas, todos os eleitores que votariam em Dilma, desejam outras ações de Governo. Eu, particularmente, acredito, que em um possível segundo mandato, ela vai dar o próprio modo Dela, sem estar atrelado ao que fez Lula. Porem, sem romper com as conquistas, que ela ajudou a consolidar. O povo não é louco a ponto de deixar retornar ao poder; esta elite liberalista, capitalista, corporativista, concentradora de renda, cegos aos anseios da sociedade menos favorecida.

    Vai haver sim, uma busca de alternativas no primeiro turno, mas através de Eduardo Campos e Marina Silva. Esta, com um discurso simpático da sustentabilidade, mas no segundo turno será outra escolha. aí a Dilma Roussef agrega mais o interesse da maioria da população.

    • clovis vieira jr disse:

      Com certeza Hidelbrando, ja conquistamos nossa autoestima, o governo do PT conseguiu reduzir a pobreza, hoje podemos realizar parte de nossos sonhos, agora queremos mais, queremos uma saude de qualdade, educaçao, transporte publico, ou seja queremos o basico, nao precisamos mudar de representante, Dilma esta a altura do cargo.

  7. Kennedy Alencar, guarde esse comentário para um dia após as eleições de outubro de 2014.

    Nem Dilma, nem Lula e ninguém ligado ao PT vence essa eleição.

    Guarde para publicar um dia após a eleição.

    Ungido de Deus.

  8. Altamiro ferreira Simões disse:

    Acho que ñ existe obstaculo na economia brasileira, isso é factoide, coisa da oposição, óbvio q o governo tem que atentar diariamente o contexto geral da economia interna e a externa, para que se tenha o controle mais rigoroso da inflação, é uma das poucas no mundo que vem crescimento, gerando emprego e renda, e fortalecendo o mercado interno e externo, aja visto q somos a quinta ou a sexta economia do Planeta, este risco quebrado logo no início do Governo Lula, com a continuidade da Presidenta Dilma. Portanto é muito pouco provável que os economistas de Plantões mudem a realidade do País que vem sendo conduzida POSITIVAMENTE…

  9. Joaquim Barbosa pode, sim vir a ser um dos candidatos, com grandes chances porque é um homem que colocou os mensaleiros na cadeia, coisa inusitada no Brasil.

    Outra possibilidade por ser a presença do General Augusto Heleno Ribeiro de Freitas, outro portento nacional que fez o seu nome defendendo as fronteiras e a amazônia, além de ser um militar sem máculas.

    São algumas das possibilidades que podem alterar significativamente o quadro que aí está!

    • Jarbas disse:

      Eu concordo com o senhor com respeito à inusitabilidade da prisão dos mensaleiros, mas enquanto os trensaleiros de São Paulo não forem também para a prisão, meu senhor, acho que o inusitável não é muito surpreendente ainda não.

    • Jarbas disse:

      Eu concordo com o senhor com respeito à inusitabilidade da prisão dos mensaleiros, mas enquanto os trensaleiros de São Paulo não forem também para a prisão, meu senhor, acho que o inusitado ainda não terá acontecido neste país.
      Quanto a generais, o lugar deles já está delimitado às suas atribuições específicas, assim como os presidentes de Supremo Tribunal Federal devem ficar restritos ao seu cargo de carreira.
      Não sei por que razão, mas não simpatizo com gente que quer ocupar o poder em várias frentes ao mesmo tempo. Poder militar e poder político, já vimos, foi um desastre em todos os países onde isso aconteceu, nem é bom lembrar… se formos lembrar, vamos querer condenar, então o melhor caminho é a anistia (penso que os militares me ficarão gratos por isso). Poder religioso com poder político, já tivemos a Idade Média. Poder Judiciário com Poder Político, na mão de homem polêmico… já acho que é gostar de procurar sarna demais, né não, Seu Silvestre Ferreira?
      Vamos deixar como está: TODO PODER POLÍTICO DEVE EMANAR DO POVO, E EM SEU NOME SER EXERCIDO.
      O PT ESTÁ MUITO BEM NA FITA, APESAR DE TUDO QUE A EDITORA ABRIL E A REDE GLOBO TENTAM FAZER PARA DEFORMAR A OPINIÃO PÚBLICA.
      O POVO SABE MAIS DO QUE SONHA A SUA VÃ FILOSOFIA, SEU SILVESTRE FERREIRA.
      UM ABRAÇO.

    • emcolera disse:

      Quem colocou o Barbosa lá no supremo? quem indicou o procurador geral que denunciou os mensaleiros?

  10. clovis vieira jr disse:

    como dizemos gurus politicos pesquisas sao analises do momento, mas se verificarmos nao existe candidato a altura da Dilma, em relaçao a exposiçao, todos tem de certa forma, seus dias dias de fama, no dia da uniao Marina e Eduardo, a midia inteira bateu essa novela, Aecio qualquer coisa que se faz, a midia faz seu papel, portanto nao vejo no horizonte ninguem capaz de substituir a presidenta, problemas de governança? todos tem, claro que alguns a intensidade midiatica e maior, se o trensalao fosse divulgado a exaustao, pode ter certeza Alquimin nao seria reeleito.

  11. Fernando Nascimento disse:

    Há riscos para todos os candidatos, inclusive maiores que os da Presidente, Kennedy. Eleições é isso: risco permanente. Mas o discurso da oposição não convence.

  12. vamos barbosão,ser presidente da republica e extirpar o pt ,essa corja de ladroes e salteradores do pais. acorda povão! fora partido dos trabalhadores. voces são totalmente contra os trablahadores de segurança publica,saúde falida,educação pior.

    • Jarbas disse:

      Isso, mermão!!!!
      Fora o Partido dos Trabalhadores, venha o Partido dos Capitalistas!!!!!
      VIVA! VIVA!!!
      Aí você vai ser feliz, mermão!!!
      Vote no Patrão!!!!
      O patrão é honesto, bondoso, religioso e justo!
      Vote no Patrão…
      E seja o Operário Padrão 2015!!!!

  13. Marcos W. disse:

    Elementar. Ora, por que a oposição não consegue ocupar lugar de destaque na corrida presidencial? Segundo a pesquisa, 66% dos entrevistados querem mudanças na forma de governar. Quais as mudanças, para melhor, com PSDB?!

  14. neófito disse:

    Não se preocupem…há esperança! o General Heleno vem aí!

  15. Wilson Silva disse:

    Que país é este, onde as pessoas tem que se endividarem para estudar e para tratar da saúde. E assim mesmo, esse governo que não tem planejamento e políticas desenvolvimentista, ainda aparece com essa popularidade. Será pesquisa tendenciosa pelo fato do aumento dos combustíveis que já são altos?

    • Roberto Silveira disse:

      Vá para Cuba. Lá, educação e saúde são de graça. Ou vá Para os Estados Unidos. Lá, tudo é pago. Sem dinheiro, nem estudo nem saúde.

  16. Jarbas disse:

    Sim, há risco na reeleição da presidenta Dilma.
    A vida é feita de riscos.
    Entretanto, não há o menor risco da eleição de Aécio, Campos (nem com a Osmarina de papagaio de pirata ao seu lado)e Serra (kkk). Esses três estão mortos, então sem risco algum.
    Quem será a próxima cartada da mídia vendida ao Pentágono?
    Falar em joaquim barbosa é piada (de péssimo gosto). Arghhh…

  17. carlos alberto bevilacqua disse:

    Com uma oposicao destas vai ganhar sem gastar dinheiro,sao muito fracos,mas se os usa comecar a enxugar seus dolares vai ser um deus nos acuda,o dolar vai disparar a inflacao ira aumentar pois Dilma naoprotegeu a economia as reservas em poucos meses vao derreter como aconteceu com a Russia, o brasil perdera a copa e a eleicao chegara e ai…….

  18. GILBERTO DE ANDRADE disse:

    o mais interessante em pesquisas, seja de agencia for, eles nunca identificam as cidades, as regiões, os bairros, só dizem que foram entrevistados, por exemplo, 2.000 eleitores, em 100 cidades, e só,também as datas. Estamos bem longe das eleições, e propaganda é proibido, mas como é proibido se eles só focam a presidente Dilma, vamos focalizar em cima dos outros candidatos também, já estamos cansados de pesquisas dirigidas, coloquem uma urna no centro de todas as cidades, e coloquem cédulas com os nomes dos pré candidatos e pronto, senão vejam só, fazem pesquisas nas regiões pobres, onde a maioria é da vagabundagem das bolsas oferecidas por esse governo corrupto(o presidiário Zé Dirceu falou, só em bolsas são quarenta milhões de pessoas), aí meu amigo só vai dar quem está no comando, por isso acho que estão lançando essas pesquisas para enganar o povo, pesquisas deveriam ser proibidas, pois direcionam os menos esclarecidos, confias no IBOPE,como vou confiar, se esse Montenegro é um corrupto comprovado. Para terminar, tenho 65 anos nunca vi um entrevistador no centro do Rio de Janeiro e nem de São Paulo, fazer pesquisa no Piauí, no Acre, é covardia, por que eles não vão mais a Manaus fazer entrevistas, sabe por que ? a candidata do PT em Manaus, na eleição para prefeito levou uma trombada de jamanta, não adiantou inaugurar minha casa, meu isso, meu aquilo, eles foram derrotados, o lula esteve lá, a Dilma esteve lá também, levaram vaias em todos os sentidos, em Manaus foram enganados pela quadrilha do Lula. POR ISSO KENNEDY, ACHO QUE A DILMA JÁ FOI PRO VINAGRE, PARA O BEM DE TODOS OS BRASILEIROS, LULA, DILMA E PT SERÃO VARRIDOS DO CENARIO POLITICO NACIONAL.
    OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE

    • Jarbas disse:

      Calma, querido!
      Quem vai ser varrido nós só vamos saber em outubro de 2014! Apressado você hein?
      Mas coisa lhe adiante, acredito no Serra, que nasceu pra perder, acredito no Aécio, que nem vai decolar e acredito acima de tudo na Marina que quer colocar o Marcos Feliciano na pasta da Fazenda!!!!!! kkkkkkkkkkk

  19. GILBERTO DE ANDRADE disse:

    Li um comentário que o Lula deixou U$ 450.000.000,00 de dólares em reservas, pois eu te digo que isso no cenário mundial nãoé nada, e só deixou isso por que o governo FHC zerou a inflação e estabilizou a nossa moeda, não sou de citar nomes de comentários, mas digo uma coisa, procure saber o por que de R$ 2.000.000.000.000,00, dois trilhões, isso mesmo de divida interna, senhor Umberto Costa, na época do FHC essa divida era contga em bilhões(herdados do sr. Sarney e do Sr. Collor), agora com o PT a divida é contada em tr4ilhões, sabe quando vão pagar, NUUUUUUUUUNCA. FIQUE COM O SEU pt QUE EU VOU PROCURAR OUTROS CAMINHOS.

    • Umberto Costa disse:

      Gilberto Andrade – isso para o mundo não é nada ? quantos países do mundo inteiro tem essas reservas ? é graças a eles ( 430 bilhões) que vc ainda está vivo e gozando de todo conforto que Deus lhe deu. Um país sem reservas é um país morto, a deriva como era antes. mas vou lhe dar esse dado; APENAS 6 PAISES NO MUNDO TEM RESERVAS TÃO ALTAS

    • Enrico disse:

      Gilberto, você está mal informado. Primeiro, Lula não deixou US$ 450 MILHÕES de reservas. Deixou, em dezembro de 2010, US$ 288,5 BILHÕES em reservas para sua sucessora. Isso é mais ou menos 7 vezes mais que FHC deixou para Lula. Aumento de reservas significa redução da vulnerabilidade a choques externos e que o país está atraindo investimentos estrangeiros (direto ou em carteira) que antes.

      Segundo, FHC não “zerou” a inflação. Ao contrário. No 2º mandato do tucano, depois de ele ter acabado com a hiperinflação, ele NUNCA cumpriu a meta anual de inflação. Em 1999, a meta era 8%, e a inflação oficial foi de 9,52% (um pouco abaixo do limite da meta de 10%). Em 2000, a meta era 6% e o teto, 8% – o IPCA ficou em 6,59%. Close, but no cigar.

      Depois disso, não só as metas não foram cumpridas, como ESTOUROU o TETO da meta em 2001 e 2002. Em 2001, a inflação foi de 8,23%, mas o teto da meta era de 6%. Em 2002, FHC deixou para seu sucessor uma inflação de 12,53%, sendo que o teto da meta era de 5,5%.

      Resumo da ópera: a inflação “zerada” de FHC foi, em média, de 9,2% ao ano; a meta de inflação entre 1999 e 2002 NUNCA foi atingida, sendo que em dois anos a inflação ESTOUROU o limite da meta.

      Sobre a dívida que, na época de FHC, “era contada em bilhões”, um adendo. É verdade: em dezembro de 2002, a dívida era de R$ 623 bilhões. Hoje a dívida pública federal é de R$ 2 trilhões. Só que você não pode comparar valores nominais de épocas diferentes. Ao trazer para o valor presente, a dívida deixada por FHC é de R$ 1,273 trilhão, em valores de outubro 2013.

      Por isso, o indicador importa é a relação dívida/PIB, que mostra nossa capacidade de honrar a dívida com a riqueza que temos – e torna comparáveis períodos históricos diferentes (ao contrário de usar valores nominais). A relação era de 60% em 2002. Em 2010, caiu para 39%. E hoje está em 35%.

  20. GILBERTO DE ANDRADE disse:

    BRASIL, UM PAÍS DE QUARENTA MILHÕES DE VAGABUNDOS, SEM CONTAR A QUADRILHA DE PETISTAS QUE TOMARAM O NOSSO PAÍS.

  21. Joaquim Salvador do Brasil disse:

    Tenhamos calma; ainda há muita água para correr por baixo da ponte para se ver quem é que vai ganhar a eleição. Antes, o povo vai adorar ser lembrado que a transposição não foi feita; do PAC falido junto ao fome zero, das fortunas gastas nos estádios que nunca mais serão utilizados, dos mundos de fundos do BNDES que estão sendo doados a outras ditaduras mundiais; dos rombos na Petrobrás; das privatarias petralhas doando aeroportos e também da doação maior do pré sal aos gringos por 0,1% do valor, desdizendo tudo o que a presidente havia dito em sua campanha e desta vez, sem poder por a culpa no FHC.

    • Jarbas disse:

      Seria melhor você dizer o que pensa ao invés de ficar citando “Salvadores da Pátria” vendidos em bancas de jornais por bagatela. Falta coragem de pensar por si próprio, ou é ignorância da realidade mesmo?
      O último Salvador da Pátria, um certo “defensor dos descamisados e caçador de corruptos” foi deposto do cargo pela população brasileira. Quer mais um? Quem? Quem pode colocar no Poder e tirar do Poder é só a maioria da população.
      Nem tente preconizar outra coisa, pois vai fracassar redondamente, como fracassaram todos os seus candidatos, desde os nefastos militares de 1964 apoiados por gente como você.

  22. Delmo Oliveira disse:

    Espero para o bem do nosso BRASIL que a boneca do ventríloquo Papudão Ignácio Lula da Silva, até a realização das eleições em outubro de 2014, esteja completamente nua juntamente com o projeto de perpetuação do poder central, o BRASIL não suportará tal desastre. PT NUNCA MAIS!!!

    • Jarbas disse:

      Sinto lhe informar, mas vai ter de suportar o PT durante muitos anos…
      Se não aguenta, mude-se para Miami….kkkkk
      E programe sua estada por lá, como os cubanos fizeram, ou seja, até um dia quem sabe talvez…kkkkk

  23. Ronaldo disse:

    Tentando observar com critério e avaliando o que conheço da trajetória dos que estão se apresentando ou sendo apresentados como candidatos, não reconheci nenhum canonizável. O que se apresenta é a escolha do menos ruim, pois, méritos para ocupar o posto pretendido em uma das mais sólidas repúblicas dentre as que começam a decolar do terceiro mundo, faltam a todos os citados, seja no quesito administrativo em alguns, no quesito moral em outros e até no quesito postural podemos encontrar carentes. Certamente votarei em algum, pois, sei o que é política e acredito em democracia por pior que ela se apresente, mas, reconhecer em tais criaturas meu “sonho de consumo” presidencial, nem mesmo com excesso de otimismo.

  24. Umberto Costa disse:

    PARA QUEM NÃO SABE; RESERVAS QUER DIZER : P R O S P E R I D A D E, ISSO MESMO
    PROSPERIDADE. TODOS PAISES QUE TEM RESERVAS ALTAS, TEM PROPSPERIDADE. NOSSO PIB COM FHC/SERRA/AECIO ERA DE 580 BILHÕES E HOJE E DE; 2 trilhões e 500 bilhões de dolares. FORA FHC, SERRA E AECIO INCOMPETENTES OBS. AQUI EM SÃO PAULO NÃO SE FALA DE OUTRA COISA A NÃO SER DA QUADRILHA DO ISS E DO METRÔ DO PSDB

  25. ” O tempo é o senhor da razão”!!!!

  26. Como existe 62% do eleitorado querendo uma coisa diferente do que está colocado,(Dilma, Aécio,Eduardo) podem surgir novidades excelentes para o Brasil – que Deus nos ilumine a todos!
    Porque não o Joaquim Barbosa, um portento.
    Porque não um General Heleno de Freitas?
    O tempo dirá!

  27. O Brasil, me desculpe caro reporter, está um “pardieiro” e quem sabe um ex militar, digno, honrado, patrióta e um juiz corajoso não podem reverter essa situação?

  28. Causa perplexidade que se trata de governo marcado pela corrupção e pela incompetência na administração do país, conforme ficou muito claro com as estrondosas manifestações de protestos, mas, nem mesmo esse quadro desalentador e de deficiência, a presidente da República ainda consegue, de forma inexplicável, superar os demais pré-candidatos, que, evidentemente, não têm a máquina pública à sua disposição e muito menos os ministérios e as empresas estatais, que são loteados fartamente entre os partidos que formam a base de sustentação de governo. Os pré-candidatos de oposição ao governo devem mostrar competência para montar seu programa de governo com o antídoto das ruindades apresentadas por quem somente tem projeto político voltado exclusivamente para a reeleição e a perenidade no poder, fazendo uso inescrupuloso da máquina pública, a exemplo da exacerbada quantidade de ministérios inúteis e totalmente dispensáveis, mantidos apenas para acomodação das alianças políticas, visando ao apoio e à garantia de alguns minutos no horário eleitoral e de apoio político. O certo é que, nos países desenvolvidos e evoluídos, não existem politicagem trabalhadas com a finalidade para fortalecimento de partido e de seus políticos, porquanto a pureza da política tem por objetivo tão somente a satisfação dos interesses do país e da sociedade e, para tanto, a as políticas públicas são priorizadas em função das necessidades sociais e do desenvolvimento do país. O povo precisa se conscientizar, com urgência, sobre a necessidade de exigir que a política seja praticada apenas para a resolução das questões de interesse exclusivamente da nação, com embargo das sebosas politicagens destinadas à satisfação dos aproveitadores, que jamais deveriam existir na vida pública, por não terem projetos políticos para o fortalecimento da democracia de contribuição para a nação. Acorda, Brasil!

  29. edmundo disse:

    Kennedy com essa oposição que está aí é mole pra Dilma!!

  30. Jose Airton S. Coelho disse:

    O grande problema da oposição é que ela joga no time DO QUANTO PIOR MELHOR. Durante o governo Lula e agora no governo Dilma a oposição juntamente com grande parte da mídia criaram muitas falsas crises com o intuito de desmoralizar tais governos.

  31. Pode ser o PT ou PSB o que não podemos é voltarmos ao atrazo.

  32. Adilson de Souza disse:

    Se a eleição fosse hoje seria Dilma na cabeça.Campos tem chance com Marina e, sem ela não passa de mero figurante.Aécio(leia-se PSDB)precisam exercitar mais a criatividade. Até agora não conseguem se apresentar como uma alternativa viável.Quinca (o justiceiro)só é um factóide porque não se decide. Decidindo-se, vai desequilibrar o jogo. Tem até abril 2014 para jogar ou não. Até lá muita muita água vai descer dessa cachoeira política.Que DEUS nos ilumine, para não pagarmos a conta por mais 04 anos para o escolhido errado.

  33. ALBINO disse:

    Distribuir bolsa esmola, quem não vence eleição. Temos um país com grande número de pessoas necessitadas de emprego e não de migalhas. O trabalho dignifica o homem. Diferente de um sapo barbudo que nunca trabalhou e se elegeu as custas de pessoas humildes.

  34. Marcos Rogério disse:

    Independente de quem ganhar a eleição… todos vão continuar:
    #Injetando impostos garganta abaixo do Brasileiro.
    #Os cofres públicos sim estaram cheios de dinheiro…que não vão chegar ao seu destino certo.
    pré-sal muito bom : mas porquê então o aumento da gasolina?
    Um candidato pode até ser melhorzinho que outro mas todos querem o nosso dinheiro suado do dia-a-dia.

  35. Umberto Costa disse:

    QUER PERDER O EMPREGO ? VOTE NO PSDB. O MAIOR DESEMPREGADORES DO BRASIL. SÓ FHC MANDOU PRA RUA 35 MILHÕES DE PESSOAS.

    • Vander Neves disse:

      Verdade… É por isso que Dilma vencerá as eleições novamente. E sua futura vitória nada terá com sua atual exposição na mídia. A vontade de derrota da Dilma é uma vontade da direita, que não conhece e nunca conheceu a vida real do cidadão brasileiro. Quem viveu a era FHC ou o reinado de Aécio em MG, jamais aceitará alguma volta do PSDB ao poder. Acredito, até, que a próxima eleição possa ser um dos últimos suspiros do PSDB na política brasileira, antes de entrar em forte declínio na direção do seu fim. E uma coisa, quem fala mal do bolsa família, sem conhecimento de causa, não sabe da realidade econômica por trás da transferência direta de renda. E já está provado que, para cada um real investido no bolsa família, R$ 1,70 é retornado para a economia nacional. É o maior programa de transferência de renda do planeta e indicado pela ONU como programa a ser copiado para redução de pobreza no mundo. E o bolsa família não desestimula a vontade de trabalhar. Também já está provado que o programa estimula justamente a vontade de trabalhar para o incremento de renda da família que o recebe. Há pesquisas aqui na USP que mostram isso.

    • FScolt disse:

      Quer perder a carteira, vote no PT, os maiores ladrões da história deste país.

  36. GILSON T BASTOS disse:

    Uma pergunta que circula pela Internet. Se há muito emprego, por quê seis milhões de pessoas estão no bolsa-família? Não acabou com a pobreza, simplesmente estimulou o ócio e a dependência de povo, porque não há outra política para incluí-los na sociedade a não ser como voto de cabresto para o governo atual. Voltamos a era do Coronelismo.

  37. Rubens disse:

    Como a oposição está sem rumo e seus principais cacifes são rejeitados nas urnas, só poderemos esperar pela vitória fácil de Dilma. No desgoverno de FHC não era raro a taxa Selic alcançar patamares entre 17% à 47%. Hoje, a mídia golpista, os partidos de oposição e eleitores alienados direitistas reclamam da taxa em 10%. Quem escolhe o presidente não é a elite paulistana, e sim a maioria do eleitorado brasileiro. Ao fim do mandado (reinado, melhor dizendo) de FHC, o eleitorado nunca mais quis os tucanóides no poder.

  38. Jose Humberto disse:

    Nunca a adversativa “MAS” foi tão usada…
    São boas notícias mas….

  39. jose raimundo bitencourt disse:

    É uma pena que a Dilma deixe se contaminar com a politicagem do PT.
    Viva Brasil!

  40. Vander Neves disse:

    Kennedy, só para deixar claro: quanto mais holofotes forem dados a Aécio Neves, mais ele cairá nas pesquisas. Ele deixou Minas Gerais na pior situação de sua história. E Aécio Neves foi o maior perdedor do Brasil nas eleições municipais passadas. Sequer em SJDRei ele venceu. Em todos os lugares que ele apoiou o candidato, o candidato perdeu em MG. Ninguém mais aguenta Aécio Neves por lá. Quanto a Marina Silva, você tem alguma razão, mas ela não transferirá seu cacife político para Eduardo Campos com facilidade. Entrando na disputa o candidato do PSOL, ficará ainda melhor para Dilma, pois Randolfe Rodrigues pode retirar votos sim, mas de Marina Silva. Enfim, quem está aqui na base sabe que a análise política feita pela maioria dos jornalistas é falaciosa, já que não é a exposição midiática que define a popularidade de um candidato. Se fosse assim, Lula estaria em último lugar, mas a última pesquisa Datafolha mostra que ele tem popularidade até maior que Dilma. Sem a exposição tida por ela. E mais, Aécio Neves tem grande exposição em Minas Gerais, em rádio e TV, pois ele é dono de grande parte das afiliadas da Globo naquele Estado e é dono de grande número de rádios por lá. Mas nem isso, e quem vive em Minas sabe, faz com que Aécio suba nas pesquisas. O passado de Aécio já o condenou na política.

    • edson gomes disse:

      Aliás, Aécio, nascido e criado no Rio, nunca negou suas origens pois sempre “trabalhou” mais no Rio do que em Minas …inclusive quando governador. Deveria candidatar-se senador pelo Rio. Falando em senadores, Minas, hoje, está PESSIMAMENTE representada no Senado:os SEM VOTO Zezé Perrella e Clésio(?)Andrade (suplentes de Itamar e Eliseu Resende e amigos de todas as horas do aécio) e pelo Aécio …que se ocupa em fazer campanha à Presidência às custas do Senado; e, pior, …sem a “autorização” do Serra.

  41. Adalberto disse:

    Dilma!? Vai indo bem, obrigado; no entanto ainda é muito cedo.
    Por enquanto os retrógados estão perdendo, muito perto das portas
    do desespero, e isso, como bem sabemos, é perigoso.
    O vale tudo sequer começou.

  42. Martins disse:

    Não querendo desperesar ninguém, mas quem faz as pesquisas de campo, mormalmente são pessoas desempregadas fazemdo bicos. Estes pesquisadores, procuram fazer as coletas de dados nas periferias, onde está a camada da população mais pobre (beneficiários da bolsa-família). Normalmente as perguntas da coleta de dados são direcionadas.Não é comentário repetitivo
    No caso, para o governo. Como dizia o comentarista Boris Casoy, está tudo contaminado.Nas últimas eleições a Marina Silva, tinha só 10 milhões de votos, porém, na hora da verdade, ficou demonstrado que ela tinha o dobro.

  43. GILBERTO DE ANDRADE disse:

    Nos jornais de hoje: Dilma pede para o PT registrar mais eleitores para o partido, ué, ela não está levando de barbada no primeiro turno? tem alguma coisa que está cheirando bem, sabem o que é? estão tentando nos enganar novamente, o IBOPE já começou a fazer aquelas pesquisas facciosas e não estão conseguindo, nem mesmo assim, colocar a nossa presidente ganhando em primeiro turno, eles sabem que houver segundo turno o partido dos corruptos vai sambar do governo, a eleição é depois da copa do mundo, aí está a aposta do PT, mas se Deus quiser a coisa vai dar para trás e PT nunca mais!!!!!!!!!!!!!!! Podem falar mal do Aécio e do Eduardo Campos, não vai pegar, outra coisa, se o Aécio tivesse sido um mau governador, o candidato dele não teria derrotado a quadrilha do mau chefiada pelo PT e pelo PMDB, o resto é desespero de governo que está naufragando.
    FORA PT!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  44. Jerosmiro Pereira disse:

    Prezado Kennedy, lhe acompanho desde os tempos da Folha. Fico contente com a sua volta à rede! Quando sai o livro sobre o governo Lula?! No mais, de repente se for acrescentada na pergunta do Datafolha: você deseja que o próximo governo tenha ações iguais às da presidente Dilma Rousseff ou que a maior parte dessas ações seja diferente, como eram nos tempos do ex-presidente Lula? Considerando governos distintos, ao menos no traquejo político, divulgação e implementação governamental de ações. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-27 04:17:55