aki

cadastre-se aqui
aki
Política
12-12-2016, 20h58

Datafolha exibe fraqueza tucana e força de Lula e Marina

Aécio, Serra e Alckmin caíram em todos os cenários de 1º e 2º turno
17

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

A última pesquisa Datafolha mostra que o PSDB tem um problema. Os tucanos não foram beneficiados, apesar da crise do maior rival, o PT. O senador Aécio Neves, o governador Geraldo Alckmin e o ministro José Serra caíram em todos os cenários de primeiro e segundo turno.

Jogando parada, sem aparecer muito publicamente, a ex-senadora Marina Silva, da Rede, venceria em todas as simulações de segundo turno. No entanto, no período de um ano, a dianteira de Marina em relação ao ex-presidente Lula caiu de 21 para 9 pontos percentuais no cenário de segundo turno.

Ou seja, apesar da alta rejeição, Lula lidera nas simulações de primeiro turno e seria um nome competitivo na segunda etapa. O maior desafio do petista, no entanto, é manter a condição jurídica de ser candidato em 2018.

*

Lava Jato

Nos bastidores, o governo Temer possui consciência do dano político que sofreu com a delação de Cláudio Melo Filho. Ela é a mais detalhada acusação de corrupção contra a cúpula do PMDB no Congresso e no governo que apareceu até agora.

Caciques do PMDB dizem reservadamente que podem pedir a anulação dessa delação, que foi vazada na íntegra e antes de ser validada pelo Supremo Tribunal Federal.

No Senado, fala-se novamente em ressuscitar o projeto contra abuso de autoridade em retaliação ao Ministério Público.

O presidente Temer prepara um pequeno pacote econômico e busca reforçar sua aliança com o PSDB, partido que também passou a sofrer com as delações da Lava Jato.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
17
  1. Egmar Barbosa de Farias disse:

    Percebe-se, claramente, que Lula é muito forte para uma possível disputa. Percebe-se, claramente, também, que o “peessedebismo”, que saiu se instalando pelos poderes constituídos, que está dentro da própria suprema corte, que está lavando a jato, juntamente com os jovens juízes e procuradores instalados na “república curitibana peessedebista”, vai fazer o possível e o impossível para Lula não poder ser candidato. É logico que aqueles jovens da “república curitibana” seguem essa cartilha,é só investigar.

  2. geisa disse:

    Quando a gente olha em volta e analisa o cenário, logo nota-se que o que foi desviado dos cofres públicos tem um único e exclusivo destino: pagar propina. É claro que essa pesquisa foi comprada. A especulação é tanta que deixaram de fora o Bolsonaro. Então, fica a pergunta: Porquê o medo de citar o nome do Jair Messias Bolsonaro como um possível candidato à Presidência do Brasil? Será que estão com medo que ele bote pra lascar na bandidagem?

  3. walter disse:

    Caro Kennedy o datafolha, escolheu um momento para esta pesquisa, um tanto quanto precipitado; não é lula em primeiro e marina em segundo, na pesquisa espontânea, da internet; acompanhei varias manifestações, neste sentido, e lá o Bolsonaro nada de braçadas; de qualquer maneira, não dá para levar a sério, neste momento.
    A questão mais relevante são os candidatos da cúpula, que podem ser citados, como beneficiários do caixa dois, entre outros caciques; não há formula magica agora…
    Se fizermos um exercício de futurologia, teremos a renuncia do temer, na virada do Ano; estão tentando ajeitar o FHC como tampão, que esta doido para ser cogitado; surgirão broncas que virão a tona, envolvendo ele e o filho; será inteligente em deixar a Dna Carmen Lúcia, fazer a transição; não tenhamos dúvidas disso, teremos eleições logo…

    • Joaquim José da Silva Xavier disse:

      Caro walter, só esclarecendo, a pesquisa foi feita na quarta/quinta, a delação da odebrecht foi divulgada na sexta, ou seja, hoje o cenário pros tucanos é ainda pior. . .

  4. Ricardo disse:

    O pequeno pacote econômico é apenas uma reprise das coisas que a Dilma já tentava fazer: crédito para a construção civil (ou seja, para as EMPREITEIRAS, já que elas estão tendo que pagar fortunas nos acordos). Mas a pergunta é: há consumidores para esses imóveis? Esses consumidores estão dispostos a tomarem financiamentos em bancos agora, quando os juros estão altos? Eu adoraria trocar de imóvel, mas prefiro deixar minhas economias aplicadas aproveitando os juros altos ao invés de tomar um financiamento a juros altos. O X do problema é a taxa de juros. Além disso, já vimos isso antes, quando o Lula lançou os PACs: o consumo interno só alavanca a economia durante um tempo. Depois os consumidores ficam endividados e tudo desanda de novo. A solução é exportar. Só que praticamente nos tornamos um exportador apenas de commodities, e nem isso conseguimos fazer direito por causa da nossa infraestrutura e impostos. Quem lucra com essa situação? Quem são os donos dos latifúndios brasileiros?

  5. Joaquim José da Silva Xavier disse:

    digo o mesmo desde antes do impeachment e as vezes me assusto como pessoas não percebem algo que pra mim há muito tempo é tão claro:
    ESSA CRISE POLITICA SÓ ACABA COM ELEIÇÃO.

    • Elaine disse:

      Joaquim, e você acha que o PSDB quer correr esse risco? Eles sabem que se for convocado novas eleições, a derrota é certa, meu caro.
      Além do mais, o golpe tem como objetivo principal tirar o Lula da cena política, mas isso só conseguirão com o Lula morto, só morto. Nem preso ele sai da cena política.
      Acho curioso como as pessoas gravam tudo o que o Lula diz.
      Quando ele disse que o STF estava totalmente acovardado a população começa a perceber que ele tinha razão…kkkk. Esse é o cara.

  6. joao dias disse:

    Não só o dinheiro, cargos ou barganhas ou publicidade, com vultosos gastos, de recursos público é suficiente para garantir que o apoio parlamentar, é tudo para se fazer qualquer coisa em nome do PODER e das vantagens do Poder. Estamos vivendo uma fase de desconforto da sociedade, não só no Brasil, mas no Mundo Inteiro. Os modelos de nossas instituições já caducaram e estão fazendo mal para a sociedade, especialmente quando acham que se pode misturar o que é público, com privado. A maioria de nossos governantes, descobriram a válvula de Crise internacional, para justificar os seus erros e abusos com recursos do erário e dizem que agora serão rigorosos, porque antes não foram, sabendo que não sofrerão penalidades. E O povo está ciente disso e não quer mais sacrificar a família, enquanto vereadores e prefeitos estão aumentando os seus salários, sem constrangimento. TEMOS QUE TESTAR A REPÚBLICA COM PARLAMENTARISMO, cobrando rigor na gestão dos recursos PÚBLICO e penalidade sumária.

  7. joao dias disse:

    O brasil precisa mudar, urgentemente,a sua política de incentivos e de renuncias fiscais. BILHÕES DE REAIS irão fazer falta nos caixas do Poder executivo, em cinco anos, no máximo. Esses bilhão de reais, irão fazer falta na educação, saude, segurança, habitação e saneamento basíco e habitação. Mais uma vez o Povo será o sacrificado e talvez não queira pagar mais impostos em nome da incompetencia no trato da coisa pública. O setor automotivo é um exemplho de incentivo injustificavel, levando-se em consideração que apenas Brasil, China e India são os mais cobiçados mercados para expansão de veiculos novos. Logo, não precisariam de incentivos, mas o loby foi e continua muito forte aquí no Brasil. Temos ainda uma guerra fiscal, alimentada por empresários que buscam fazer leilão e os estados gastando bilhoes de reais. No entanto, a empresa aporta em qualquer Estado, não exclusivamente por incentivos, mas pelas vantagens de localização, mercado e outras facilidades.

  8. juliano disse:

    O Povo é politicamente inculto, pero non mucho!

  9. Wellington Alves disse:

    Estão falando que faltou o Bolsonaro. Ele não atingiu percentual suficiente para se fazer simulação de segundo turno. Felizmente a porcentagem de DEMENTES na sociedade ainda é baixa.

    • pedro disse:

      Esse é o grande problema do Brasil, a quantidade de “intelectuais” é enorme, assim como é enorme o estrago feito pela quadrilha que se instalou no poder, eleita pelos mesmos. Cada intelectual é um verdadeiro ás no voto.

  10. Alberto disse:

    Institutos de Pesquisa na terra brasilis? Zero a esquerda e olhe lá.

  11. Pasquale disse:

    O povo não sabe o que faz ,a prova esta no que passamos hoje.
    Segundo Grau é uma mentira

  12. joao dias disse:

    Kennedy, será que o Caiado vai puxar o cordão dos fuliões.. O Brasil parou discutindo cargos e outras vantagens corporativas. Os parlamentares estão resolvendo os seus problemas em primeiro e não levaram em consideração que 90% de brasileiros estavam contra a PEC 55. Passaram por cima, como um rolo compressor, esquecendo completamente de que são delegados do Povo, achando que tudo se esquece, Só que o Povo , sem representação legítima, está indo às ruas e falando alto democraticamente que não vai mais sacrificar a familia. E governadores e prefeitos estão falando que vão ser rigorosos com os recursos do Povo e, porque não foram antes, abusando em obras superfaturadas e contratação de comissionados e terceirizados. O Congresso nao pode deixar a democracia desmoronar.

  13. Maria da Consolação disse:

    É incrível perceber como a mídia é movida a essas pesquisas. Assistam hoje aos principais noticíarios. Só falam de uma cobertura e um terreno que o Lula teria ganhado. Essa mídia virou uma grande piada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-11-17 23:17:28