aki

cadastre-se aqui
aki
Política
08-12-2014, 9h16

Datafolha mostra a Dilma que saída da crise está na economia

30

Postado por: Daniela Martins

A pesquisa Datafolha divulgada neste domingo trouxe notícias ruins e boas para a presidente Dilma Rousseff. A pior informação: 68% dos entrevistados avaliam que ela tem alguma responsabilidade pelo escândalo na Petrobras.

Essa percepção de que Dilma é responsável, em alguma medida, pelas acusações de corrupção na Petrobras dá argumentos para a oposição continuar a bater duramente na figura da presidente. O senador Aécio Neves, que disputou a Presidência pelo PSDB, tem feito mais discursos diretamente contra Dilma. Antes, ele criticava mais o PT.

A boa notícia para Dilma é o dado que mostra que os entrevistados acreditam que tem havido mais combate à corrupção agora do que antes. Isso dá argumento ao discurso do governo de que tem agido com maior rigor em relação a escândalos do que administrações passadas.

Na parte que que avalia o desempenho de governo, há um alento e um alerta. Entre 21 de outubro e agora, 42% avaliam a gestão de Dilma como boa ou ótima. Isso mostra capacidade de resistência. Mas cresceu a fatia dos que a julgam péssima ou ruim. Esse número passou de 20% para 24%, o que é um sinal de advertência.

A saída da atual crise vai exigir duas medidas principais do governo: empenho real para esclarecer as denúncias de corrupção e uma gestão econômica no segundo mandato melhor do que no primeiro governo.

De acordo com o Datafolha, 50% disseram acreditar que Dilma fará um bom governo. Para isso, é preciso dar posse logo à nova equipe econômica, anunciar medidas e começar a arrumar a casa.

O desempenho da economia no segundo mandato será fundamental para definir o sucesso ou o fracasso de Dilma como presidente. E também para lhe dar maior ou menor capacidade de atravessar esse escândalo político que esquentará mais com a revelação de deputados, senadores e outros políticos acusados.

Outro dado da pesquisa revela que 66% dos entrevistados consideram que a democracia é melhor do que qualquer outra forma de governo. É a maior taxa desde o início da série histórica do Datafolha, iniciada em 1989.

Isso mostra a consolidação da democracia brasileira. Evidencia como há uma percepção acertada de que temos instituições maduras e sólidas para atravessar crises econômicas ou escândalos de corrupção preservando a democracia.

Esse informação funciona como antídoto contra uma visão golpista que sempre encontra eco em setores minoritários da sociedade. É curioso notar que os defensores de uma intervenção militar que vão a manifestações contra corrupção se esquecem de como a ditadura foi corrupta, favoreceu corruptos e atrasou o país.

Desde 1989, os brasileiros vêm aumentando a cada pesquisa a confiança na democracia. Houve pequena queda em 2005, por causa do escândalo do mensalão, quando 56% disseram que a democracia é sempre melhor do que qualquer outro regime. No início deste ano, essa taxa era de 62%. Agora, está em 66%.

Uma pesquisa que mostra confiança de 66% na democracia é uma excelente notícia. Funciona como uma vacina contra uma volta ao passado. Nesta semana, na quarta, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Comissão Nacional da Verdade vai divulgar seu relatório final, um documento histórico e impactante que o país merece conhecer.

Pena que as Forças Armadas tenham se recusado a colaborar com a comissão. Os chefes militares deveriam fazer um “mea culpa” e virar a página. Seria melhor para o país e também para os militares.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
30
  1. CBarros disse:

    A continuar a cobertura da imprensa dando ênfase a grupos ultra-conservadores de direita, logo logo o placar se inverte. 66% vão achar que a ditadura é melhor que a democracia.
    O problema da justiça brasileira é que a as leis são aplicadas sem que se deixe de analisar o componente político.

    • Antonio Carlos disse:

      Repito o comentário colocado em data passada, porque ele é perfeitamente adequado à reportagem tendenciosa da Folha de São Paulo.
      Vejam como funciona a Manipulação da Informação pela Mídia Hegemônica, que conduz a Manada de antolhos e encapuzada.
      Imagine que a dona Mariazinha mora num condomínio que tem 300 apartamentos, onde as coisas que acontecem, boas ou ruins, são divulgadas num quadro de avisos colocado na portaria.
      Fato 1 – Um dia, dona Mariazinha chega ao seu condomínio, vindo do supermercado com bolsas cheias, sem perceber deixa cair um pedação de papel no elevador e a câmera ali instalada registra o fato.
      No dia seguinte, ao chegar à portaria dona Mariazinha se espanta ao ler no quadro de avisos, em letras garrafais: “DONA MARIAZINHA JOGA LIXO NO ELEVADOR”. Indignada, até porque desconhecia o fato, vai ao síndico, que não gosta da dona Mariazinha, reclama, mas lhe é mostrada a fita da filmagem. Dona Mariazinha argumenta que foi sem querer, se desculpa, mas o fato foi registrado.
      Fato 2 – Uma semana depois, dona Mariazinha vai sair com o seu carro e percebe que a garagem está muito suja, com papeis espalhados, folhas caídas de uma árvore, etc. Como dona Mariazinha está com tempo, pega uma vassoura, varre toda a área da garagem que estava suja, entra no seu carro e vai ao seu destino.
      No dia seguinte, ao chegar à portaria do prédio o quadro de avisos está vazio. Dona Mariazinha lembra do que havia acontecido na semana anterior, vai ao síndico e pergunta se não foi visto o filme onde aparece varrendo a garagem. O sindico diz que o fato foi filmado sim, mas nenhuma informação havia sido colocada no quadro de avisos porque o mesmo estava destinado a divulgação da festinha de 5 anos de uma criança. Dona Mariazinha entende e vai embora.
      Fato 3 – Uma semana depois, no dia da festinha da criança, o recreador com a intenção de educar as criancinhas desde pequenas, está falando sobre o personagem “sujismundo”. Num determinado momento ele pergunta às criancinhas: vocês conhecem alguém que é igual ao sujismundo? Todos respondem: siiiiimmmmm.
      E quem é a pessoa mais “sujismunda” que vocês conhecem? As criancinhas respondem: DONA MARIAZIIINNHHHAAAAAA.
      As criancinhas, coitadinhas, como só leem o que está escrito no quadro de avisos do condomínio, acreditam em tudo.
      O contrário também acontece quando o síndico trata com alguém que ele simpatiza e aí as criancinhas serão capazes de endeusar essa pessoa, mesmo que ela seja o pior indivíduo do condomínio.
      Pergunta 1: O síndico mentiu? Resposta: Não.
      Pergunta 2: O Síndico foi tendencioso e desta maneira prejudicou a imagem da dona Mariazinha? Resposta: Sim.
      Pergunta 3: O síndico omitiu um fato que seria positivo para a imagem da dona Mariazinha? Resposta: Sim.
      Exemplificar fatos recentes que caracterizem este comportamento da Mídia é perda de tempo, mas é notório que é assim que ela age e mesmo o mais ferrenho opositor do Governo, desde seja honesto e que tenha a mínima capacidade de discernimento, enxerga isso.
      Está errado? Evidente que sim, já que a Mídia tem o papel de informar, pode até criticar, pode até assumir posições, mas não pode ser desonesta, não pode ser parcial, não pode manipular a opinião pública, não pode mentir.
      Devemos levar em consideração que a Mídia, acima de qualquer coisa, é uma empresa que visa LUCRO, luta por ele e é capaz de qualquer coisa para obtê-lo.

  2. Idoso com memória disse:

    Concordo, Kennedy. Os militares de hoje não precisavam assumir a cumplicidade com as atrocidades cometidas em nome da Nação por generais sem escrúpulos! As Forças Armadas tem uma história brilhante, manchada por um período de exceção que não lhes trás qualquer honra, pelo contrário! Parece até que os atuais (?) militares não tem cérebro, como máquinas comandadas pelos mortos! Minha dúvida é se essa cumplicidade burra é falta de coragem, falta de honra ou de inteligência! Digo burra porque, se esperam que, com o tempo, a História vai reescrever este período do jeito que eles querem, podem ficar sentados, para não se cansarem! Os tempos são outros! A democracia madura que estamos começando a viver não permitirá que criminosos de estado se tornem heróis. A única saída honrosa é o reconhecimento dos erros e o pedido de perdão à Nação, mesmo que não em nome pessoal, mas em nome das FFAA. Só assim a honra será restaurada, bem como o respeito dos brasileiros, ou a mancha os perseguirá, para sempre!

    • Antonio Carlos disse:

      Hoje eu assisti um vídeo do Jair Bolsonaro. Que coisa extremamente imbecil !!!
      É impressionante que uma pessoa chegue a esse ponto de alienação e agressividade . A impressão que se tem é que se não estivesse num ambiente público, o extermínio do seu interlocutor aconteceria com a maior tranquilidade.
      O senhor Bolsonaro disse que nós vivemos numa Ditadura e que o Brasil é Comunista, ou seja, é uma Ditadura Comunista. Consequentemente, aqueles que se opõe a sua forma de pensar são Comunistas e, portanto, poderiam naturalmente ser exterminados para que pudéssemos ter um País melhor.
      Nós vivemos num País onde os seus governantes são eleitos pelo voto, onde as pessoas dizem o que querem, onde ninguém é preso por ofender o Governo, onde existe uma Mídia Hegemônica que é sistematicamente contra o Governo, valorizando pequenos erros e escondendo grandes acertos. Onde está a Ditadura, onde está o Comunismo?
      Tentando entender o raciocínio do senhor Bolsonaro, a conclusão que eu chego é que o Brasil é Comunista porque está fazendo um governo voltado para a redução das desigualdades extremas e, principalmente, atacando a miséria através de um Programa Social considerado pela ONU como o melhor programa de combate à miséria do Mundo, copiado por diversos outros países, onde o beneficiado recebe o valor máximo de R$336,00, mas para isso tem que ter 3 filhos matriculados na escola. Se forem apenas 2 filhos o valor é reduzido e assim sucessivamente.
      Eu me orgulho de saber que estamos permitindo que essas pessoas saiam de uma situação de subnutrição e de total desespero, vendo filhos adoecer e morrer, já com naturalidade diante de tanto sofrimento.
      Não consigo associar isto a Comunismo, por sinal um regime político decadente, que o Mundo quase que já esqueceu. Mas o senhor Bolsonaro não esquece, isto está vivo na sua mente doente, talvez porque a base do Comunismo seja exatamente a proximidade entre a forma de viver das pessoas. O senhor Bolsonaro acha que é melhor deixar a família na miséria, porque assim a escala social estará mantida.
      Outro ponto fundamental para a sua argumentação golpista é o Programa Mais Médicos que visa atender locais aonde o médico brasileiro não quer ir. A argumentação de que não existe a estrutura necessária é oportunista, já que mesmo que não haja, é melhor ser atendido por um médico sentado numa cadeira dentro de uma sala, do que a mesma sala com uma cadeira vazia. Quantas avaliações preliminares podem ser feitas com um estetoscópio e um termômetro, impedindo o agravamento de doenças. Mas a situação não é essa, este é um exemplo extremo.
      Na França, por exemplo, 40% dos médicos que atendem em áreas rurais são estrangeiros e o mesmo ocorre em diversos outros países. Agora, ninguém pode esperar que venham para o Brasil ou para a África, médicos americanos e europeus para trabalhar em locais remotos, numa condição de vida totalmente diferente dos seus países. Os cubanos são os mais bem preparados e por viverem em condições simples, aceitam esse tipo de experiência.
      Não é por isso que o Comunismo está sendo implantado no Brasil, isso é ridículo. O Programa completou um ano e é sucesso absoluto.
      Quanto à Ditadura, eu acho que o senhor Bolsonaro entende que um Governo que vem sendo sistematicamente escolhido pelo povo, democraticamente através do voto é uma Ditadura, principalmente se a sua forma de governar atende a população mais pobre.
      Não tenho a menor dúvida que na sua cabeça a melhor maneira de acabar com essa Ditadura Comunista, seria um Golpe com prisão e extermínio dos seus mantenedores, com a implantação de uma Ditadura de Direita, essa sim, boa para o Brasil, mantendo cada um no seu lugar. Pobre é pobre: se passa fome, vai arrumar um emprego (como se isso fosse possível); se o filho não estudou, ótimo, quem vai ser o peão da minha fazenda; se morreu, é porque foi negligente e irresponsável com a sua família.
      Lamento profundamente que existam tantas pessoas com este tipo de pensamento preconceituoso, mas entendo que a sua proliferação, por mais idiota que seja, tem um componente fortíssimo que é a Mídia Hegemônica, para qual este tipo de Governo também não serve.

  3. José Carlos Damaceno disse:

    KENNEDY MESMO ASSIM AINDA TEM GENTE QUE FAZ DE CONTA QUE NÃO ESTÁ ENTENDENDO E PIOR AINDA É VER GENTE DO PRÓPRIO JUDICIÁRIO FINGINDO NÃO ENTENDER

  4. Helena/S.André SP disse:

    Essa informação de que 68% consideram Dilma culpada pelo que está acontecendo na Petrobrás está incorreta. O blogueiro Eduardo Guimarães fez uma análise em seu site explicando que apenas 43% a consideram culpada. Essa informação foi dada pela própria Folha em suas páginas internas. Colocaram na capa do jornal essa informação sensacionalista de que 68% a consideram culpada só pra manipular os incautos.

  5. Frederico Gosling disse:

    KENNEDY, VOCÊ É UMA PESSOA ESCLARECIDA, MUITO INTELIGENTE, ENTÃO NÃO SE DEIXE ENVOLVER POR ESTAS MANOBRAS DESTA DIREITA RADICAL, QUE TEM FEITO PESQUISAS ENCOMENDADAS, PASSEATAS FANTASMAS, TUDO COM O ÚNICO FITO DE PREJUDICAR A DILMA E O PT. A GRANDE VERDADE, É QUE EU NÃO SERIA CAPAZ DE MENCIONAR NENHUM ÓRGÃO DE IMPRENSA, DE PROJEÇÃO, QUE ESTIVESSE NAS MÃOS DA ESQUERDA, TODOS FAZEM PARTES DOS GRUPO DE DIREITA, QUEM MANDARAM SEMPRE NESTE PAÍS, E NUNCA CONSEGUIRAM NENHUMA EVOLUÇÃO, COMO A CONSEGUIDA PELO PT, HAJA VISTO QUE FHC, QUEBROU O PAÍS VÁRIAS VEZES, NÃO É RETÓRICA É VERÍDICO. FICO BOBO COM A INVERSÃO DE VALORES, AÉCIO, NUNCA FOI FLOR QUE SE CHEIRE, HOJE A DIREITA O ENDEUSA, COMO SE FORA A GRANDE SOLUÇÃO PARA TODOS OS NOSSOS PROBLEMAS, UM FATO CORRIQUEIRO TOMA PROPORÇÕES DANTESCAS QUANDO COMETIDO PELO PT, MAS ATÉ HOJE, NINGUÉM EXPLICOU, PELO CONTRÁRIO A MÍDIA ABAFOU, O CASO DA COCAINA DO PERRELA, O CASO DO AVIÃO DO EDUARDO CAMPOS, E MILHARES DE OUTROS, MASA NOSSA MÍDIA É TOTALMENTE DE DIREITA, PRECISAMOS INVERTER ESTA SITUAÇÃO, COMO? TALVEZ UMA PASSEATA COM UNS TRÊS MILHÕES DE PESSOAS GRITANDO O NOME DA DILA E DO PT, OS ASSUSTASSE.

  6. Não vamos dizer que essas coisas não tem nada haver, pois, assim nós estaremos contribuindo para fortalecer a impunidade, acho que não é importante deixa da forma como esta.mesmo sabendo que esta medida esta sendo tomada tardiamente.

  7. Pasquale disse:

    Jogaram a Petrobras no lixão,o FGTS foi a 26,00 e agora 11,90.
    Com risco de sair da bolsa de Nova York.
    Realmente nada é real,o que estamos vendo é alucinação.
    Parabéns mais uma vez ao PT.
    Desculpem eles não são culpados de nada,a culpa é com certeza de quem?????
    Acabaram com o nome da empresa.

  8. gesiel disse:

    ESSA É APENAS MAIS UMA PESQUISA DATAFOLHA, “”A LÁ DATAFOLHA e IBOPE””, como foi FEITA DURANTE TODA A ELEIÇÃO! A verdade é que, O TEMPO TODO A GRANDE MIDIA e “”O PEQUENO DITADOR””, quiseram PLANTAR UMA LIGAÇÃO DA DILMA COM A CORRUPÇÃO NA PETROBRAS, e “”ATÉ AGORA NÃO CONSEGUIRAM NADA””, e a medida que a operação lava-jato avança, A DILMA SE FORTALECE, pois mantem O DISCURSO QUE PREGOU DURANTE A CAMPANHA, de que IRIA COMBATER A CORRUPÇÃO DOESSE A QUEM DOESSE. “””Claro que NÃO FAZ SENTIDO uma pesquisa dessa”””, onde depois da DILMA SER ATACADA DURANTE MAIS DE 7 MESES na campanha presidencial , sendo acusada o tempo todo de envolvimento com a corrupção, e MESMO ASSIM TER CONSEGUIDO MOSTRAR A SUA INOCENCIA e “””VENCER A ELEIÇÃO”””; vir agora MOSTRAR QUE O POVO, que SE INFORMOU ANTES DE VOTAR, esteja agora em menos de 2 MESES DE TER PASSADO A ELEIÇÃO, “””SEM APARECER NENHUM FATO NOVO QUE LIGUE A DILMA A CORRUPÇÃO”””, mudado de opinião.

    • Pasquale disse:

      “””SEM APARECER NENHUM FATO NOVO QUE LIGUE A DILMA A CORRUPÇÃO”””
      Vejam como pensa o cidadão brasileiro,a vontade é de jogar a toalha…

      • Caia na real amigo, use a razão, não seja um reprodutor de textos de mídia de direita, faça sua própria análise, não se deixe levar pelo que a imprensa das elites informam, faça você mesmo sua análise, o Brasil está melhor ou pior que antes do PT, Eles fizeram de tudo, inventaram pesquisa incorretas informações incorretas, mais mesmo assim não voltaram ao poder, estão desesperados e pessoas desesperadas fazem fazem o que o Aécio está fazendo, aponta um dedo para o governo e esquece do seu governo, onde no seu próprio estado perdeu no 1º turno uma prova mais que concreta que não fez nada de espetacular que apresentou nas campanhas. Pense bem !

        • Pasquale disse:

          Daniel, vc deve doutrinar outro cidadão,a mim não pois conheço a constituição de outros países.
          Só isso já basta,para explicar que não sou reprodutor de nada.
          Nos EUA que é um país sério,a PETROLIXO esta sofrendo um processo a favor dos investidores.
          Alegação:Foram enganados.
          Resultado do processo:Só Deus sabe,porque lá não é república de banana.
          Conclusão:Apenas pelo fato de serem enganados,entram na justiça porque sabem dos seus direitos.
          Algumas constiuições não tem mais de 5 folhas,enquanto a nossa parece os antigos catálogos de telefones(E nunca o que esta escrito é respeitado)
          Então me poupe.

          • Adalberto Rodrigues disse:

            Pasquale, estamos juntos contra essa cambada de comunistas. Eles são ignorantes sim!!!!
            Têm raiva porque nós pertencemos a uma Elite.
            Voto no Aécio, porque ele é continuação do FHC, um homem que morou no exterior, que fala bem e ligado à nossa classe social.
            Nunca votaria num operário que só pensa no povo e quer que esse povo se iguala a nós.
            Estou sendo claro e objetivo porque temos que mudar o Brasil numa Ditadura imperialista militarizada. Todos nós que votamos no Aécio pensamos assim, chega de protetor de pobre no poder. CHEGA.

  9. Joao disse:

    Kennedy… o datafolha tambem dizia que o aecio ganharia a eleicao…

  10. Carlos Alberto Dias disse:

    Sobre o seu comentário na matéria de que “a minoria que prega o golpe militar se esqueceu de que o regime de exceção facilitou a corrupção…”. Acontece que na minha perspectiva essa minoria não se esquece disso, e é justamente por essa razão que eles querem de volta a possibilidade de se locupletar se ter que prestar contas a sociedade e seu conjunto de leis vigente e observada numa democracia…Bom já tivemos exceções neste quesito também, num passado recente! Mas daí é outra história…

  11. Marisa Lopes disse:

    ESTÁ CLARO QUE HOUVE CRIME DE RESPONSABILIDADE, DILMA DEVE SER PROCESSADA CASSADA E IMPICHADA, SE VAI PRESA OU NÃO, DEPENDE DOS CUMPANHEROS DO STF.

    NÃO VAMOS NOS DISPERSAR.

  12. Pasquale disse:

    Sugestão,deveriam trocar o nome da maior empresa brasileira até pouco tempo.
    O nome sugestivo e merecido seria…PETROLIXO.
    Agora o “lixo é nosso” e o petroleo é deles.

  13. Kennedy infelizmente a Dilma não ta nem aí para economia….

  14. Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

    É impressionante o nível de alguns comentários.
    O indivíduo, tomado pela raiva e pelo desespero diz coisas totalmente absurdas. São afirmações, ou melhor, alucinações que demonstram claramente um nível elevado de doença mental.
    O cara, sem uma prova sequer faz criticas, acusa, ofende quem ele ACHA que deve ser ofendido.
    Esse tipo de sentimento bloqueia o raciocínio e faz com que o indivíduo passe a ser considerado um verdadeiro idiota.

    • Arteriolvaldo disse:

      Eu sou um idiota,porque votei errado.
      Não posso mudar o passado,farei um futuro diferente.

      • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

        Percebam que erraram meu nome, ou seja, esse comentário não é meu. Deve ser algum alucinado desiludido que, por falta de argumento, tenta confundir as pessoas.
        Estou cercado de pessoas assim, embaixo e em cima.

  15. Pasquale disse:

    País sem vergonha,votar em ladrão…só aqui mesmo.
    Dilmapinóquio,Brasil quebrado,Petrobras quebrada e com a maior cara lavada fala na propaganda que estava tudo bem.
    Hipócritas,sujos e desonestos.Merecem ser mesmo todos presos,roubaram tudo e enganaram o povo.
    Liberdade,Igualdade e fraternidade.

  16. Eliana disse:

    Solução está na economia?Então pode esquecer que a coisa vai degringolar de vez.

  17. J K disse:

    eu penso que os militares só aceitariam o poder se fosse prá aumentarem os próprios salários, aliás, muito defasados. Um chefe de segurança numa média empresa ganha tanto quanto um coronel. Não tenho dúvidas que um coronel tem mais responsabilidades, inclusive a de educar seus subalternos.
    Todas as vezes em que o cidadao ou o Estado fica impotente diante do desafio se chama uma força militar, conforme a jurisdiçao.
    De tal forma, na visão de um militar tanto em 64 como em outros tempos de ditadura eles agiram para afastarem as ameaças (o mesmo que fazem quando requisitados no RJ, por ex.). O critério de eleição do quê é ameaça é mais subjetivo quando o regime militar está imposto, podendo ser simplesmente um opositor ao governo.
    O uso das armas como imposição de poder é mais fácil do que a negociaçao multilateral, entretanto, não é garantia de paz a todos os cidadãos.

  18. Max Antonio disse:

    Kennedy, não e só a economia que pode salvar esse bando de ladrões petistas que estão dilapidando o patrimônio do povo brasileiro. O problema todo é de ordem moral e ética, aliás, esta última não é afeta a um partido que idolatra líderes comunistas e guerrilheiros.

  19. Laurindo disse:

    Kennedy, você diz: “… É curioso notar que os defensores de uma intervenção militar que vão a manifestações contra corrupção se esquecem de como a ditadura foi corrupta, favoreceu corruptos e atrasou o país…” Que bondade da sua parte! Esses, Kennedy, são absolutamente ignorantes, apenas repetem o que ouvem, porque nem ler, leem. Conheço pessoalmente alguns desses bucéfalos ou anencéfalos.

    • Joaquim disse:

      Laurindo, acredito que você é muito jovem, por tanto não viu o Brasil antigo, aquele em que só existia o Rio de Janeiro e pouquinho de São Paulo. Não estou aqui defendendo a tortura e o cerceamento de liberdades, porém falar que o Brasil atrasou é uma mentira digna de marqueteiro do PT. Nós saímos da 48º para 8º economia do mundo, o pais foi ligado de norte a sul. A educação não era universal mais tinha qualidade, o que permitia que um filho de operários chegasse a universidade, com esforço é logico.
      Se hoje você chega em casa e liga a sua TV é porque fizemos Itaipu, se hoje você pega o seu carro e roda 300Km em três horas e por que o pais foi cortado por estradas que não existiam e assim vai: de siderúrgicas a aeroportos.
      Esta turma Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma em termos de infraestrutura esta vivendo até hoje do que foi construído naquela época.
      Bucéfalos e anencéfalos é quem acha que o Brasil foi criado pelo PT, nós somos frutos do que aconteceu no passado seja ele bom ou ruim. Como daqui a 10 anos seremos frutos do que estamos vivendo hoje.
      E tenha certeza o Brasil não é uma ilha, quando a bolsa de Nova York quebrou em 1930, o plantador de mandioca lá do nordeste sentiu o baque, como hoje todos nós vamos sentir o baque do desgorveno do PT, inclusive o investir da bolsa de Nova York.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 12:57:57