aki

cadastre-se aqui
aki
Política
22-02-2014, 18h29

Datafolha mostra que Dilma ainda precisa de Lula

Ex-presidente terá papel fundamental para reduzir espaço da oposição
19

Em 2010, Dilma Rousseff conquistou o Palácio do Planalto devido ao apoio do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa Datafolha publicada neste sábado indica que caberá a Lula, novamente, fazer a diferença.

Nas simulações de intenção de voto, Dilma tem cacife hoje para vencer a eleição no primeiro turno. No cenário A, o mais provável, ela mantém os 47% da pesquisa do final de novembro. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) oscila negativamente 2 pontos percentuais. Tinha 19% em novembro. Agora, ficou em 17%. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) varia positivamente. Passou de 11% para 12%.

Em resumo, o cenário eleitoral não mudou. Mas Aécio e Campos estão jogando afinados para bater em Dilma, explorando insatisfação de políticos e empresários com o governo. E Marina Silva na vice do governador de Pernambuco vai guindá-lo a outro patamar.

Logo, há complicadores, e a participação de Lula na campanha de Dilma será fundamental para vitaminá-la. Nas entrevistas do “10 Perguntas”, programa do blog, a marca mais citada da presidente é a da continuidade. Os governos Lula e Dilma se confundem. O PT trabalhará para manter essa ligação na campanha. Já a oposição, como tem feito Campos, insistirá na tese de que ela tirou o trem dos trilhos.

*

A força do ex-presidente

Lula vai melhor do que Dilma quando a substitui no confronto com Aécio e Campos. Na simulação C, o ex-presidente marcou 54% _dois pontos percentuais abaixo do índice de novembro. Aécio ficou com 15%. E Campos, 9%. Lula desidrata mais a oposição.

Mas ele não será candidato. O rumor do “Volta, Lula” atende a pressões sobre Dilma vindas do PT, de partidos aliados e do empresariado. Dilma quer ser candidata. Não fez um único movimento que desse margem para outro entendimento.

Lula sabe que manipular o PT para tirar a candidatura de Dilma teria um custo biográfico e político alto. Mais: apesar de discordar de muita coisa que a presidente faz e de estar um pouco aborrecido de ouvir reclamações, ele tem uma relação de amizade e lealdade com ela que supera eventuais divergências. Um confia no outro.

Por isso, mais uma vez, Lula será o principal cabo eleitoral. O tamanho do empenho dele vai dar a dimensão da força da presidente. E o ex-presidente vai se empenhar de corpo e alma no projeto reeleitoral de Dilma. Um fracasso dela seria uma derrota dele.

*

Sinal de alerta

A taxa de ótimo e bom da presidente se manteve estável de novembro para cá: 41%. Ela perdeu três pontos percentuais na avaliação regular (37%) e ganhou outros quatro na ruim e péssimo (21%), sempre na comparação com o último levantamento do Datafolha.

Comentários
19
  1. frigi disse:

    O amigão kenedy, não é o caso,, e ue oposição?? da globo terrprista e midia corrupta ??? E QUEM NÃO PRECISA DE ESTADISTA LULA ??? NÃO É O CASO AMIGÃO,,, O QUE DILMA PRECISA URGENTÍSSIMO E FAZER A LEI DA “REGULAMENTAÇÃO DA MIDIA URGENTISSIMO,,ESTE BANDO DE COVARDES BEM PAGOS,SERVOS DAS OLIGARQUIAS PERVERSAS DE UMA ELITE PODRE SUJA A SERVIÇO DE GRINGOS ,MULTIS E BANQUEIROS ,FIESP ETC ETC ETC QUE NUNCA GANHARAM TANTO DINHEIRO COMO NA ERA DO ESTADISTA LULA E PRESIDENTE DILMA,, ! MAS O QUE ELES QUEREM MESMO É O “”CONTROLE DO BRASIL, PARA RIFA-LO CONFORME O TAMANHO DE SEUS INTERESSES,,ELES NÃO TEM PATRIA, NEM “PARTIDOS”” ESPALHAM-SE POR SOPAS DE LETRINHAS PARA CONFUNDIR ALGUNS DISTRAIDOS BRAILEIROS,, E AGORA NÃO TÃO DISTRAIDOS,, ! ( TEM C.I.A PELA CABEÇA E ,NÃO DUVIDE DISTO )) JÁ HA 13 ANOS TENTAM DESQUALIFICAR UM GOVERNO QUE TROUXE DE VOLTA NÃO SÓ ORGULHO AOS BRASILEIROS, MAS, ESTABILDADE.E MUITOS JOVENS QUE EM EXODO DA ERA DAS TREVAS DE FHC EZE FERRA,, QUE QUEBROU O BRASIL POR TRES VEZES,, ESTÃO VOLTANDO EM MASSA E TRAZENDO CENTENAS DE PROFISSIONAIS DE TODO O MUNDO PARA AQUI TRANALHAR,, O QUE IRRITA AOS PRASITAS DA NAÇÃO !,

    • Rubens disse:

      Frigi, concordo com o que escreveu. A mídia golpista não tem mais opções para tirar a vitória de Dilma, e portanto, posta escritos tão “inteligentes” de pessoas como o Kennedy, ou em nome dele.

  2. Kiko Uruguaiana disse:

    Kennedy e o teu PSDB tem quem, o FHC deveria aparecer nas pesquisas, o Cerra não aparece porque faz mais votos que o Aécio, e agora Kennedy, o que tua extrema-direita precisa fazer, o Barbosa, o Edu, a Marina todos falham perante a voz do povo, que é a voz da democracia brasileira.
    Na terra dos Kennedys os EUA, candidatos pagam Taxi, Lanche echazinho para eleitores, no Brasil isso é crime, agora o PSDB paulista sem a propina das multinacionais do Metrô, sem as sobras do IPTU, sem o dinheirinho da SABESP, vão bancar a campanha com o que? Chewron, Chevron, Chevron, parece ser só o que resta, ou seja vender com antecedência São Paulo e o Brasil.

  3. Clovis disse:

    Quanto mais vocês da direita torcem, mais a oposição cai. Marina está caindo assustadoramente depois que o sonhadores perceberam que ela é farinha do mesmo saco do PSDB. Se for vice, vai ser pior ainda. Vai é tirar mais votos do coitado do Campos. Aécio só cai. O povo todo está contra os protestos agora. Chora direita. Se continuar desse jeito, não vai ter graça nenhuma. Vamos ver se vocês inventam alguma coisa nova. kkkkkkkk

  4. ROSANA SCHER CABRERA disse:

    Lula, Dilma e o PT estão mortos, aqui em Salvador ninguém quer saber deles. Essas políticos ultrapassados, velhos e sem conteúdo, o caso de Lula tem seus dias contados. Vê se o Denhor joga na frente, porque essa turma ai já era a muito tempo!

    • Rubens disse:

      A cidade de Salvador, sozinha, não “elege” qualquer presidente. Saiba que Dilma tem maioria absoluta dos votos. Quem votou em Lula e Dilma, votará na vitória do PT em 2014. Só o PT tem militância, o resto, é cabo eleitoral pago e manifestante financiado.

  5. Brito disse:

    Kennedy, eu não sei quem será o novo presidente do Brasil, mas com certeza não será a presidente “nomeada por Lulla” Em setembro(setembro negro), o mundo vai desabar em cima das cabeças dos principais petistas. Naquele mês, todas as gravações feitas pela NSA, virão à tona e, não haverá perito neste mundo que desminta tais gravações. Por causa dessas gravações, poderá haver suicídios, porque grande será a vergonha dos que foram pegos. Isso sem falar no desmantelamento da economia, da inflação alta, do desequilíbrio fiscal, do endividamento acelerado, do clamor do povo nas ruas, etc.

    • Rubens disse:

      Ri, ri, ri! Essas certezas da oposição tem me feito rir desde 2002..r.s….Oposição ineficaz e eleitores direitistas ridículos. Assim fica fácil para Dilma.

  6. luis disse:

    Alguém que está, pela última pesquisa do Datafolha, ampliando sua diferença em relação aos postulantes, porque haveria de se preocupar? Ademais, Lula disse que só se apresentaria para o pleito, caso houvesse risco dos tucanos…Portanto não há novidade alguma no pedaço. O que existe é um frenesi na grande mídia e com sinais de apoio dos EUA no sentido de tentar ajudar pra coisa ir para o segundo turno. Isso só vai ocorrer se na Copa…E mesmo assim, não terá sido novidade alguma. Sempre no final do primeiro turno, algo acontece pra…Isso vem desde as camisetas do PT colocadas aqui em SP. Quanto ao apoio de Lula, quem no Brasil não iria querer? Algo que estamos pouco notando é que os tucanos, com olhos voltados para o que seus pautadores estão, se esquecem de olhar para os estados onde ainda comandam. Fora SP onde ainda estão relativamente seguros, o resto é de risco médio a alto.

  7. Ronaldo disse:

    Acredito que tal falta de autonomia com dependência incentivada pelo partido e pela “eminência parda” citada é o aspecto mais constrangedor do atual governo. Não sei se os defensores ferrenhos do que ai está, são apenas inocentes úteis ou vocacionais morcegos dos bens da Nação que necessitam da manutenção do tipo de poder corrente para tentar ou continuar a se locupletar com as sobras do erário público, entretanto sinto-me justificado em acreditar que no contexto internacional, a batata do país está assando, mais do que devido a conjuntura internacional, a incompetência que leva a opções equivocadas, a arrogância que decorre de pretensões injustificadas e ao desprezo de valores morais consistentes como bons exemplos de como se constrói uma democracia republicana.

  8. Pascoal Gomes disse:

    Não adianta mais as filigranas do Lula em apoioa Dilma. A disputa agora é entre os candidatos Aécio Neves e Eduardo Campos. A Marina dará o tom da campanha do Eduardo Campos.O Programa de Governo do Eduardo é muito coerente e audacioso. O PT e PMDB estão descendo de ladeira abaixo em Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco importantes colegios eleitorais.

  9. jorge silva disse:

    O GRANDE PROBLEMA É QUE FALTA HABILIDADE PARA A DILMA SABER LIDAR COM OS PROBLEMAS DO PAIS, ELA NÃO SABE NEGOCIAR, FECHOU OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM AS CENTRAIS SINDICAIS, TEM UM MODO AUTORITÁRIO DE GOVERNAR, NÃO É MUITO DE OUVIR, SÓ SE MEXE QUANDO É MUITO PRESSIONADA, POR ISSO PERDE MUITO SE COMPARADA AO LULA, É UMA GERENTÃO, SÓ ISSO.

  10. aldlore disse:

    Em política, ninguém pode dizer que não depende da alguém. Da mesma forma de Aécio depende de FHC, Alckmin e cia, Dilma depende de Lula, Michel Temer, Eduardo Campos se aliou com Marina. Enfim, esta noticia não traz nenhuma novidade.

  11. ailton silva disse:

    A midia já perdeu três eleições e não vai querer perder uma quarta. A CIA não vai deixar. Vejam que os métodos são os mesmos, aqui, na venezuela e na esquerda latina. Os agentes infiltrados na imoprensa que recebem subvenção Veja, Rede Globo e Rede Bandeirantes entre outros estão a todo vapor. Vejam o caso de Salvador. O grampinho, neto do grampão ACM aumentou o IPTU em até 247% e a imprensa (dele diga-se) está dizendo que isso está correto e que quem é contra está querendo falir o Municipio..pode????

    A imprnesa quando está na oposição usa a lei do ricupero o que é feito esconde-se o que não é feito divulga-se. Regulamentação urgente…., chega de fascistas.

  12. ALEXSANDRO MAGNO DE OLIVEIRA disse:

    Meu caro Kennedy vai depender muito tambêm dos protestos que vão ter na copa,e lembrando o publico da copa com toda certeza não é pt,é da classe media que na verdade sustenta este país e vão apoiar e muito o coro contra o governo eu acho que nos meados de junho e julho a insatisfação da população vai ser bem maior e vai aparecer nas pesquisa o quanto a rejeição da presidenta,só está no começo tem muita água para rolar neste cenário eleitoral é só esperar pra ver

  13. flory joao batista disse:

    Coitado desse Brassil . Como tem ignorantes! Lula e Cia tomaram conta do país, já vamos12: Sim melhoraram a vida de de muita gente, mas – infelizmente, mantem esse part
    boa da população , na ignorância, desinformados sem instrução – ninguém estUda ninguém se prepara, empregos importantes não tem candidatos, não temos médicos , não
    temos engenheiros, não temos professores, não temos estradas, não temos portos, não temos aeroportos, – essa cambada de petistas, mantendo o povo (BOLSA FAMILIA )
    alienados. Só acha-se peões, ( Nada contra peões, pelo contrario)
    Querem controlar a imprensa, a indústria está se esfarelando, os impostos mais altos do mundo, O BRASIL, ESTÁ NOSA ULTIMOS LUGARES DO MUNDO EM TUDO.
    e ESSA ‘PETEZADA CHUPADORA, ” LUTANDO PARA NÃO PERDER A MOLEZA.
    nunca HOUVE TANTO ROUBO, ASSALTOS, – PEQUENOS E E GRANDES ORGANIZAÇÕES, – VÊ-SE ISSO
    TODO DIA NOS NOTICIAS, – O BRASIL ESTÁ ATRAZANDO, E CUIDEM PORQUE VAI FICAR COM ESSA ESQUERDIZAÇÃO, PARCEIRO DA VENEZUELA ARGENTINA E EVOS MORALES ETC.
    e O lULA É MAIS PREPARADO!???????????????? aLIÁS ACHO QUE É
    – ENSINA ROUBAR MENTIR, HIPICRISIA, É UM SUJEITO SEM CARATER!
    SIM UM ÓTIMO PRESIDENTE , PARA IGNORANTES IDIOTAS E COMANDADOS

  14. gesiel disse:

    “”E QUEM NÃO PRECISA DO APOIO DO LULA?”” O Lula hoje ultrapassou as fronteiras do Brasil, e ja é uma figura no patamar de CHE GUEVARA E Mahatma GANDHI. Até turistas que vêem ao Brasil, procuram lembrancinhas com a cara do Lula para levar para seus países de origem. As lojas do PT FATURAM HORRORES COM A VENDA DE SOUVENIR COM A CARA DO LULA ESTAMPADA. OS PRESIDENTES: Evo Morales (Bolivia), Rafael Correa (equador), Michele Bachelet (Chile) e José Mujica (Uruguai); buscaram o apoio do Lula. Então se a Dilma pode desfrutar do apoio do Lula, obvio que ela não vai desperdiçar isso, como o Eduardo Campos, que só tem feito lambança, TAMBÉM APROVEITA O OTIMO APOIO DA MARINA. “”AZAR DO AECIO QUE PROVAVELMENTE VAI ESCONDER O FHC, COMO O SERRA E O ALCKIMIN JA FIZERAM; E ATÉ VAI TER QUE PENSAR SE SERÁ UMA BOA MESMO RECEBER OS APOIOS DO ALCKMIN E DO SERRA, AMBOS PASSANDO POR UM PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO REFERENTES AO TRENSALÃO””.

  15. douglas disse:

    Tem comentaristas sem memoria mesmo é evidente, antes de 2003 o povo era mais ignorante que agora e votaram em quem?? dorme com um barulho desses, só a oposição não raciocina, é normal né.

  16. Estas eleições serão marcadas pela encarnação, eu realmente acho isso….Eles vão recorrer a batucada, dar oferenda pra tia YE; fazer de tudo e mais um pouco pra enfiar na cabeça dos bolsistas que Dilma não é Dilma, mas uma extensão espiritual de nosso cacique, o grande Lula! Se Dilma conseguir encorporar a tempo, ganha, se não…Perde! Só acho que a madame, de seu palácio protegido e pomposo, ainda não foi capaz de sacar uma verdade…Se perder mesmo, talvez seja jogada aos cães, afinal, o PT já provou que é extremamente capaz de se vingar e abandonar cumpanheiros ao mar. Ainda mais uma que afundou o barco, cuidado Dilma, você está na prancha, cada vez mais perto do fim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 13:24:55