aki

cadastre-se aqui
aki
Política
18-03-2015, 9h26

Datafolha mostra sangramento acelerado de Dilma

PSDB adota estratégia de risco ao pedir que STF investigue petista
63

Postado por: Daniela Martins

O governo Dilma sangra muito rapidamente. A insatisfação com o governo atingiu com força o eleitorado que reelegeu a presidente Dilma Rousseff há apenas 5 meses.

A pesquisa do Datafolha feita após as manifestações mostrou que, em pouco mais de um mês, entre o início de fevereiro e esta semana de março, a taxa de ruim/péssimo de avaliação do governo foi de 44% para 62% _um acréscimo de 18 pontos percentuais negativos. O índice regular passou de 33% para 24% _mais nove pontos percentuais de piora. E a avaliação ótima ou boa perdeu dez pontos percentuais, caindo de 23% para apenas 13%.

Os números encerram a discussão a respeito da natureza dos protestos de domingo, se eles foram apenas de tucanos ou o reflexo de uma desilusão generalizada. Quem foi à rua no domingo, sobretudo em São Paulo, é de um segmento tucano que demonstrou capacidade de mobilização. Mas o Datafolha deixa claro que se trata de um sentimento de reprovação ao governo que atinge todos os segmentos da população.

Não é mais uma uma discussão eleitoral. Até porque, se houvesse eleição hoje, Dilma não seria reconduzida. Portanto, o governo tem de avaliar e entender o que fez de errado de outubro para cá para chegar a essa situação.

As más notícias na economia certamente foram a maior causa da perda de popularidade, mas os erros políticos da presidente agravaram a intensidade da queda. Ontem, o jornal “O Estado de S. Paulo” divulgou um documento da Secom, a Secretaria de Comunicação Social, comandada pelo ministro Thomas Traumann, que faz um diagnóstico correto de erros do governo e propõe uma estratégia de saída da crise.

O governo não tem um problema de comunicação. Tem um problema de articulação política e de gestão da crise econômica. Por tabela, errou na comunicação. É mais grave do que se comunicar mal. Dilma governou mal no primeiro mandato, quando exagerou na dose na expansão de gastos públicos e no pouco rigor no combate à inflação.

Para piorar a perspectiva do governo, mais notícias ruins na economia ainda vão chegar, porque ainda serão sentidos efeitos negativos do ajuste econômico antes de a situação começar a eventualmente melhorar.

O governo precisaria amenizar a crise política para tirar pelo menos um dos bodes da sala. E aguardar que dê certo a aposta econômica. O problema é que há uma Lava Jato no meio do caminho. E o cerco ao PT se fecha.

É incrível que o partido ainda esteja discutindo se o tesoureiro João Vaccari Neto vai se afastar ou não do cargo. Já deveria ter se afastado faz tempo, diante do que vem surgindo nas investigações da Operação Lava Jato. Não dá para deixar cuidando do cofre do partido quem está respondendo a tantas suspeitas e acusações.

*

Pressão para radicalizar

A oposição adotou uma estratégia arriscada e subiu o tom porque quer ficar em sintonia com o sentimento de desaprovação ao governo, mostrado na pesquisa Datafolha divulgada hoje. .

Após os protestos de domingo, os partidos oposicionistas têm sido cobrados, sobretudo nas redes sociais, a serem mais duros em relação à presidente Dilma. Daí a decisão do PSDB e de outras legendas de pedir ao STF (Supremo Tribunal Federal) que a presidente possa ser investigada.

A oposição alega que fatos sobre o tesoureiro João Vaccari Neto e a campanha eleitoral de 2010 justificariam o pedido. No entanto, o procurador-geral, Rodrigo Janot, e o ministro do STF, Teori Zavascki, já decidiram que a presidente não pode ser investigada por atos alheios ao atual mandato.

Janot também não viu indícios suficientes contra a presidente. Ontem mesmo o ministro Zavascki derrubou um pedido do PPS para Dilma ser investigada, apontando erros formais e de competência no documento. Zavascki disse ainda que os partidos não têm legitimidade para acusar Dilma perante o Supremo, apenas o Ministério Público Federal possui tal prerrogativa.

Portanto, é arriscada a estratégia do senador Aécio Neves e do PSDB. Se houver uma nova negativa de Zavascki ou uma manifestação contrário do plenário do Senado, será uma derrota da oposição que poderá dificultar ainda mais o eventual caminho jurídico do impeachment.

Mas o gesto pega bem perante parte da torcida numa hora em que Dilma está no seu pior momento.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
63
  1. mara abreu disse:

    O pt está defendendo o vacari publica//, como fez com o delúbio. Depois deixou o delubio sangrar sozinho.O vacari não quer ser um delubio e acho que ameaça delatar o lula e/ou outros políticos de maios expressão do governo.

    a dilma foi laranja do lula. agora vai pagar p/ parar de se achar inatingível.

    apesar de não ter votado nela, por ela ser mulher eu torcia p/ dar certo. Infeliz// ela envergonha o gênero.

  2. Vida disse:

    Nas manifestações de 2013 a popularidade da Dilma despencou também, normal.
    Mas eu concordo com você que os problemas do governo só crescem.

  3. José Valente disse:

    Prezado Kennedy, sua análise é bastante consistente… parabéns.
    Quanto à recusa do ministro em investigar a Presidente, isso é muito simples de resolver… basta investigar a Presidente do Conselho Administrativo da Petrobrás.

  4. Carlos Fernandes disse:

    Caro Kennedy no dia da coletiva fiquei atento as perguntas realizadas pelos jornalistas aos interlocutores do PT que por sinal estavam bastantes calmos no momento (como se nada houve ocorrido durante aquele dia). Eu vou ser sincero fiquei muito insatisfeito com as respostas dos mesmos, nos brasileiros queremos mais ação e menos conversa mole, tudo que foi falado já havia sido mencionado antes e tudo continua no mesmo até agora (tarifas e reajustes elevados, desemprego desenfreado, lava jato sem solução definida, dólar, desvalorização de nossa moeda, etc). Foi falado no dia que os manifestantes eram pessoas que não votaram na Dilma e que estava insatisfeitos com o seu governo, fica aqui uma pergunta que não foi feita “Os companheiros que voltaram na presidenta estão satisfeitos com os aumentos desenfreados, com o aumento do desemprego, com a alta do dólar, com o aumento absurdo na conta da luz, aumento dos combustíveis?”

  5. Tupiniquim disse:

    Dilma só foi reeleita porque houve fraude nas eleições, isso é fato!!!

    • Brito disse:

      Eu venho dizendo isso faz tempo. O Sensus dizia que o Aécio estava à frente da medíocre Dilma, bem perto da eleição. Um amigo meu é um ás da Informática, e ele disse que a coisa mais fácil do mundo é fraudar essa eleição brasileira. Só é necessário que haja muita gente conivente. Muita gente que recebe propinas gordas.

    • JAIRO disse:

      Se houve fraudes , lógico que o senhor tupiniquim concordara que houve em massa em SP, ve se acorda , vivemos em democracia, no dia das eleições o povo por sua maioria votou em DILMA, CERTOS OU ERRADOS ISSO FATO!
      Pode até que se arrependeram depois, mas votaram , as eleições foram legitimas…..
      Só que os eleitores tem que entender que no sistema Brasileiro não existe arrepender em votar em alguém, o voto é por 4 anos e pronto! sem esse de derrubar ….
      pois se o povo vai as ruas tirar o presidente , porque teríamos que retirar juntos vários prefeitos, deputados estaduais e federais que estão no bojo da corrupção…..
      não venha com a cara de pau de dizer que o problema é a presidenta , pois quem são águias e os abutres são os politiqueiros filhos dos senhores dos engenhos que desviam dinheiros e dinheiros , e depois alguem vem e diz que as delações são ilações de pen juros;;;;
      isso que não podemos aceitar mais no pais, os filhos dos senhores do enegnho, sempre tem os senhozinhos como inocentes quando lesa a patria….

    • BRASILEIRO disse:

      Caro Tupiniquim. A candidata Dilma ganhou as eleições porque a opçã que tinhamos na época era e ainda é muiiiiiiiito pior. Ainda prefiro a Dilma com todos os erros domundo, com todas asbesteiras que fez e ainda fará do que as “boas intenções” de um privatista/enteguista traidor do psdb. Votei na Dilma porque votar num coxinha seria um ato de burrise extrema. Nesta altura do campeonato ele já teria aumentado os impostos para recolocar a Petrobras no prumo e depois privatizaria a preço de bananas, aumentando o desemprego e criando sub-salários. e tudo isto com o dinheiro que a classe trabalahdora gerou. FHC fez isto. Emprestou dinheiro do FAT para as empresas serem privatixzadas e depois estas mesmas empresas demitiram os trabalhadores.

      • dudu disse:

        Pena que FHC não privatizou a Petrobras!!!!Apesar que o rombo do Bandes é maior!! enviando nosso dinheiro para paises ditadores vc sabe o que é isso DITADURAS!!! aposto que não!!!

  6. A Dilma e o Lula conseguiram uma façanha histórica;o Brasil é alvo de gozação em todo o mundo, basta acompanhar os programas que o próprio IG reproduziu no dia de ontem 17.03.15,num canal de televisão americano;somos o pior país da America Latina,no conceito atual de economia;a Dilma nem sabe por que esta lá,sendo que uma pessoa como o lula que tinha tudo p/ser um estadista de primeira linha tornou-se no que vemos hoje.

    • Julio disse:

      Tudo pela ganancia do Sr. Jose Dirceu.
      Perderam a oportunidade de serem realmente o governo do povo.
      Esta tonta da Dilma, se perde estes problemas todos cairiam no colo do Aecio.
      Mas vê se a ganância deixa.
      KKK Chupa que é de uva.

  7. César disse:

    Os problemas dela só estão começando. Ela se colocou em uma posição de vulnerabilidade extrema ao mexer nos direitos trabalhistas e perder parte importante do seu apoio (a classe trabalhadora) filiada as centrais sindicais. O seu maior erro foi mentir tanto durante a eleição e não poder realizar as promessas de campanha. O outro problema é estar fazendo o correto para o momento, que são os ajustes na economia. Isto expos todos os seus erros na condução do país no primeiro mandato. Agora ela não tem outra alternativa ou ela faz os ajustes ou o país quebra. E mesmo fazendo os ajustes corre-se o risco de a economia demorar à responder e o tempo corre contra ela. Com um aliado (PMDB) que só toma medidas inapropriadas e impopulares a todo momento agindo como catalizador da insatisfação popular, as pesquisas tendem a piorar muito. É obvio que os aliados do governo entendem a situação que o país se encontra e estão ajudando a fritar a Presidente e a sua sigla, com amigos como o PMDB ninguém precisa de inimigo ou oposição. A lava Jato ainda tirará muita lama do governo e de sua caravana e o povo não aguenta mais tanta sujeira e o fedor podre da corrupção. Na balança de pratos opostos a insatisfação cresce e a popularidade desce. A lentidão de reação deste governo é impressionante, ela sempre está correndo atrás do prejuízo. Onde está o Ministro Mercadante? Já foi pra escanteio? Outros petistas antes atuantes agora desapareceram, abandonaram a Presidente a própria sorte como é típico dos companheiros. Querem se safar perante o eleitor, distanciando-se das decisões para tentar não se contaminar e terem chance de retornar nas próximas eleições junto com o Ex-Presidente Lula. O povo acompanha e já resolveu fazer parte do jogo político também pois é parte interessada. O povo aprendeu a cobrar e quer justiça vamos concertar o país nas ruas, já que o poder executivo se mostra incapaz, já que o poder legislativo, legisla em causa própria, já que o poder judiciário se faz de cego. As ruas veem, as ruas ouvem e as ruas agora falam! BASTA!!!!

  8. Manoel disse:

    Propositalmente fizeram um caixa 2 ou o caixa da roubalheira mais não fizeram uma lei que controlasse, estou escutando a fala do ministro petralha da justiça e ele fala exatamente a este respeito como se a população fosse boba igual como foi feito no desarmamento da população e enquanto isto os vagabundos estão com H4 , hoje aqui na ponte rio Niterói teve outro ato de manifestação onde parou quase toda a cidade de Niterói e adjacências e so depois que a população acordou mesmo tarde ai me vem este calhorda falar em pacote contra a caixa da roubalheira talvez tenha falado tarde demais o estrago esta feito e a ferida mais que aberta

  9. Ana disse:

    O PT não afastou o Vacari, porque está certo da impunidade. Está apostando na composição da 2a. Turma que julgará Lava Jato, afinal esta será presidida pelo ex-Advogado do PT, Sr. Dias Tófoli.

  10. wilson disse:

    Rui Falcao nao vive nesse planeta, apenas ele acha que Vacari nao tem culpa de nada…idiota. Outra coisa, Dona Dilma tem que ser investigada. Anos a frente da Petrobras e vai falar que nao sabe de nada…Inocente.

  11. Marcelo disse:

    Datafolha não é parâmetro de credibilidade. Não engulo essa “estatística” de apenas 210 mil protestando em SP domingo. Não engulo essa.

  12. Mercadante, Rosseto, Marco Aurélio Garcia … quanta incompetência, falta de habilidade, arrogância e despreparo !!!

  13. Ronaldo disse:

    Seu Kennedy, desde que vi seus primeiros escritos, acreditei que o senhor está distante da “vala comum” do jornalismo que hoje se faz no país. Por isso surpreendeu-me sua referência ao “sangramento” da presidência. Não só pelo caráter chulo da referência como por ser o discurso predileto dos coxinhas na atualidade, já, que o introdutor do sangrar foi o ex guarda costas de Marighella e atual senador do PSDB.
    Não consigo ver essa hegemonia de impopularidade pregada atualmente ou mesmo a necessidade da presidência se penitenciar por algum ato, afinal, presidentes tomam decisões, isso faz parte de suas atribuições, e nem sempre acertam. Não estamos na China de Mao, onde os que não agradavam eram compelidos a fazer autocrítica. Erros devem apenas ser consertados e ponto. O resto é conversa de coxinha perdedor raivoso e só!

  14. Luiz Cilento disse:

    Sem combater os corruptos e a corrupção na fonte, fica impossível demonstrar ao povo as intenções de corrigir os erros na economia deste País. A Sra. Presidente deveria chamar a direção do PT e como primeiro passo desligar todos os membros que estejam envolvidos em corrupção ou que esteja em investigação. Logo após deveria tomar medidas para baixar os juros e reduzir a arrecadação do Governo, numa especie de subsídio para diminuir os impostos e encargos que encarecem o custo Brasil, impedindo o crescimento econômico das empresas. o Custo Brasil tem que ser reduzido consideravelmente para que o País possa crescer. Fica impossível para os empresários investirem, contratarem mais empregados, os salários ficam baixos e os encargos muito altos. Só o dialogo pode encontrar soluções.

  15. Marcos Carvalho disse:

    Quando teremos as demais empresas e órgãos públicos investigados? Bnds, BB, Caixa Federal, enfim…O rol é grande…

  16. wilson baptista disse:

    Acho que o Data Folha que errou feio no primeiro turno da eleiçao, continua, não sei se intencionalmente, errando pois apuraou 210 mil na passeata de Sampa quando no minimo tinha 500 mil pessoas e agora vem com o indice de 62% de reprovaçao que pela chiadeira geral da naçao é bem maior. Deve ter feito a pesquisa no Nordeste.

  17. Franco disse:

    Brasil, mostrando a sua cara. Esse povo trouxa que acredita em Molusco Noel distribuindo esmolas num trenós puxado por PresidAntas. Enquanto o roubo afetava só quem trabalha e paga impostos, os pés-de-cana, colegas do molusco, votavam na anta enquanto faziam pagodinho. Agora que a água bateu na bunda, resolveram se mexer. Aí qdo o bicho pega, dão um tempo na manguaça pra botar os dois neurônios em funcionamento.
    Repito ad nauseam: Cada povo tem a miséria que merece.

  18. Haroldo Arcanjo disse:

    Se os 62% insatisfeitos com o governo da Dilma são os que não votaram nela como disse o Ministro Cardoso, como se explica ela ter sido eleita com apenas 38% ?

    • Joaquim disse:

      Haroldo, infelizmente temos cerca de 50% do eleitorado ( votos brancos, nulos e abstenções ) que não participa da eleição, dai por que ela foi eleita por apenas 38% do eleitorado que compareceu se juntarmos as abstenções o resultado é ainda pior.
      Porém através de manifestações como a de domingo podemos colocar a nossa indignação e o resultado já esta ai. Hoje ela assinou a lei contra corrupção que estava na mão dela a mais de um ano. E outros projetos de lei que eu não conheço ainda o conteúdo por tanto não irei opinar.
      O Brasileiro também tem que aprender que politico mente e mente muito, por tanto temos que votar com o que percebemos de futuro, sabendo sempre dinheiro publico vem do nosso suor e não dá em arvores, toda bondade hoje será maldade amanhã.

  19. Armando Pinto disse:

    “PSDB adota estratégia de risco ao pedir que STF investigue petista”, depois não adianta reclamar! FHC levou um chá de cadeira de 2 horas e recebeu um recado curto e grosso. Como dizia a musiquinha das crianças de antigamente: Marcha soldado cabeça de papel, se não marchar direito vai preso no quartel.

  20. Reinaldo N. Oliveira disse:

    As pessoas bem informadas já sabiam, desde que Lula assumiu a presidência pela primeira vez, que ele ia devastar o país. FHC deixou o Brasil em uma situação ótima, com inflação vindo de 900% a.a. (que é o imposto mais perverso para o povo) para menos de 7% a.a., regras funcionando, economia evoluindo, o país voltando a ser respeitado no mundo. Dilma não é a grande culpada pelo que está acontecendo.Lula é o grande culpado da situação crítica em que o país se encontra, porque ele ensinou Dilma e seus parceiros do PT a mentir, a enganar, e a fazer a população acreditar que as grandes empresas devem ser estatais, ficar nas mãos dos governantes. Deu no que deu na Petrobras. E se duvidar vão descobrir falcatruas significativas também no BNDES, no BB, na Caixa e nos Correios, porque são instituições administradas pelo PT e seus aliados. Infelizmente, somente agora grande parte das pessoas que votaram no Lula e na Dilma estão descobrindo que foram enganadas. E elas são as que mais vão sofrer com o caos que se aproxima. Se o Aécio tivesse ganho as eleições, Lula, agora, estaria apregoando que o PSDB, Aécio e FHC são os culpados. Infelizmente, para o país se recuperar economica e socialmente, passar a ser respeitado e acreditado de novo, recuperar os desacreditados e desmoralizados Executivo, Legislativo e Judiciário, que envergonham a nação, vai ser preciso muito sacrifício da nossa pobre população durante muitos anos. E isto só acontecerá se tivermos um governo decente, honesto, com pessoas competentes em gestão empresarial, e que queiram realmente educar a população e ajudá-la a sair da pobreza com dignidade.

    • Ricardo disse:

      Voce pulou a parte do FMI, da compra de reeleição, da inflação de 30%, do apagão, da taxa selic de 37% ao ano, do desemprego. Só isso.

      • César disse:

        Sr. Ricardo. O FHC estava tentando acertar a economia do país. Pegou um país cheio de vícios deixados pela hiperinflação. Naquela época as pessoas compravam telefone e automóveis como investimento para se proteger da inflação. Muito do que ele tentou mudar(as reformas) o PT votou contra e não deixou o país evoluir mais rapidamente, com muitas consequências negativas para a economia da época. Outro dia em matéria em um site petista declaradamente de esquerda a matéria dizia que hoje o PSDB estava fazendo com o PT o mesmo que o PT fez com FHC enquanto Presidente da República, só por vingança, e que o PT fez aquilo por estar ainda no seu inicio e não saber o mal que estava fazendo( não tinha consciência dos seus atos). O Ex-Presidente Fernando Henrique estava tentando diminuir o tamanho do estado, com cortes de pessoal, diminuição do número de ministérios, diminuição de cargos comissionados, para mais à diante poder cortar impostos e baixar as taxas de juros. Se o governo tem uma folha de pagamento menor por ter menos funcionários automaticamente vai precisar de menos recursos financeiros (impostos) para quitar as suas dívidas. Hoje a dificuldade da Presidente Dilma é ter de subir o preço de todas as tarifas do governo por ter uma dívida enorme e não ter o dinheiro para pagar. Logo sobe o preço do combustível para que a Petrobrás possa se capitalizar, sobe o preço da energia elétrica para que as companhias possam voltar a ter recursos para investir e pagar o que devem para Petrobrás, pelo óleo diesel que foi usado nas termoelétricas para gerar energia, as reduções do IPI retiraram muitos recursos do governo e junto com outras desonerações foram esvaziando e esgotando os recursos do governo, e agora ela(a Presidente) já avisou que os recursos se esgotaram. Não existe mágica! E em economia também não existe mágica também, o governo não fabrica dinheiro se fabricar dinheiro, o dinheiro se desvaloriza. Se gastar mais do que tem(receitas X despesas) tem de subir os impostos. Para diminuir os impostos tem que gastar menos. Como gastar menos com 39 ministérios? Como gastar menos como tantos funcionários públicos? Cortando investimento direto. Se não faz o superávit primário as dívidas publicas aumentam e tem que aumentar impostos e juros. FHC tinha razão o estado tem que diminuir o seu tamanho, até porque o estado é ineficiente em realizar. Tudo na mão do estado não funciona bem. Por exemplo: Embraer, antes e depois da privatização. Telefonia, antes e depois da privatização. O estado tem que dar boas condições para a iniciativa privada realizar e não realizar ele mesmo. Porque o estado é um péssimo empreendedor e gestor. O estado deveria ater-se a fazer políticas, que é a área correta de atuação do estado.

  21. Roberto Magno disse:

    A Dilma tem 2 opções:
    1ª) Deixar o cargo; e
    2ª) Impetchem. Se ela não quiser, então segue
    3ª) Intervenção Federal com o fechamento do congresso pois os três poderes estão corrompidos.

    • Mariazinha disse:

      Também concordo com você. É melhor ela passar a faixa pro Aécio senão seus eleitos vão morrer de tanta inveja.

      • Renato disse:

        Nada disso, faço questão que a Dilma fique no poder: os próximos meses prometem ser divertidíssimos vendo os defensores do PT transformados de ativistas em malabaristas verbais.

        (isso quando não praticam crimes contra a Ecologia, como no caso dos pneus queimados hoje – pô, não são vocês os tais “progressistas”? Ou para manter o poder vale também poluir o ambiente?)

      • José disse:

        Impossível passar a faixa para o Aécio. Teria que passar para o Temer que é o vice. Para o Aécio ou qualquer outro pegar a faixa, terá de esperar até 2018. A melhor saída seria o Brasil parar de babaquice e se unir para salvarmos o país, para o bem de todos. A Dilma não vai renunciar; ninguem vai conseguir tirá-la legalmente pois, governar mal não é motivo para tirar governante, senão teríamos que tirar até o Alckimin e outros por aí.

  22. Thiago M. Ruiz disse:

    Eu acho que vou mudar para a Venezuela … Lá não se pode falar nada que mandam prender. Você tem que ficar assistindo aquelas atrocidades, ou seja, prendendo aquele e outro porque faz oposição. Vai que estou escrevendo este comentário e já chega a Polícia e me prende, melhor ficar quieto, abaixar a cabeça e pensar: Porque tirar a presidenta Dilma, ela foi eleita de forma democrática, agora para aqueles de votaram nela não adianta ficar esbravejando e sim aguardar a próxima eleição, porque TIRAR ela pelo famoso “impeachment” é ir contra a democracia. Só me falta mandar voltar os militares … Parabéns aos eleitores do PT … Desde já agradeço … pela inflação, corrupção, o país quebrado … Obs: Gostaria de saber qual o valor ROUBADO da Petrobrás e desse valor desviado quantas casas populares dariam para fazer? Por favor me respondam eleitores do PT.

  23. Sônia Ribeiro disse:

    Ela sangra porque finalmente o povo todo, sem esse trunfo falido de “elite branca de olhos azuis” contra proletariados sabe que ou ela e o Lula sempre souberam de tudo, óbvio, e se serviram dos desvios bilionários dos cofres públicos ou são péssimos gestores e incompetentes e não servem para governar o país. O povo quer passar tudo a limpo e é contra Renan Calheiros, 85% do Senado e da Câmara e exige reformas política, tributária e penal. O povo acordou mesmo e não é mais infantil, para acreditar em mimimi….O Brasil é melhor, muito melhor que essa corja toda!

  24. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy:- Só agora e timidamente, a mídia está comentando a respeito do que disseram Lula e Stedeli, no caso, o primeiro dizendo que o exército do segundo estava apostos e este confirmando amplamente. Ora, isso é muito grave e atentatório a democracia e estou estranhando que esses caras não tenham sido intimados pela Polícia Federal no sentido de serem compelidos a informarem que exercito é esse, onde está e qual o poder bélico. Por fim, que a mídia também diga ao Maduro que venha com seu exército defender a Dilma, pois sua fala está gravada. E mais, que cobre o que está sendo apurado para prender e punir aquele bando de desocupadas que destruíram trabalho de pesquisa de quinze anos.

  25. Armando Pinto disse:

    Vaccari precisa ouvir os conselhos de sua família e assinar logo o acordo de delação premiada, a decisão de abandonar o companheiro já foi tomada na alta cúpula do partido, o tesoureiro corre sérios riscos de amargar o mesmo destino de Valério.

  26. Darcy disse:

    O Procurador Geral da Suiça acaba de informar que aquele país bloqueou 1,3 bilhão de dinheiro desviado da Petrobrás. Isso só o que foi pego lá, fora tudo o resto, inclusive o dinheiro lavado pelo PT via TSE. Convenhamos, o sujeito que defende o governo depois disso tudo precisa urgentemente se internar num sanatório.

  27. Markos Souza disse:

    E agora José, digo Lula, como ficarão as coisas? É pegar a mala e se mandar, preferencialmente para a Itália, pois dona Marisa tem dupla cidadania. Seria algo surrealista.Ele lá e o terrorista italiano seu protegido cá.

  28. Taisa disse:

    É preocupante e desanimador pensar que este segundo mandato está só começando!!!!!

  29. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Pacote contra corrupção que se preze, precisa acabar com o foro privilegiado dos políticos, dar fim a indicação política para os órgãos judiciários (STF, STJ e PGR), liberdade de investigação para a Polícia Federal, qualificação técnica nas Agências Reguladoras, autonomia fiscalizatória para a Receita Federal…
    Receito para o governo, os remédios Aricept ou Exelon, usados contra o Mal de Alzheimer e Demência Senil, onde o sintoma mais comum é o esquecimento generalizado. Na inexistência das enfermidades citadas, acredito que óleo de peroba e vergonha na cara resolva o problema.
    Em breve estaremos nas ruas!

  30. Ovidio Netto disse:

    Cesar,excelente. Resumistes o sentimento das ruas. Vamos usar a seguinte frase no dia 12/4, nascida da tua observação que o povo aprendeu a cobrar e quer justiça vamos concertar o país nas ruas, já que o poder executivo se mostra incapaz, já que o poder legislativo, legisla em causa própria, já que o poder judiciário se faz de cego. “AS RUAS VEEM, AS RUAS OUVEM E AS RUAS AGORA FALAM! BASTA!!!!”

  31. itamar de almeida disse:

    Tenho .Analizado as opiniões aquí.Minha gente,o foco. já não é só Politica.Mas.Sim de Roubo. e gente que foi escalada . para desviar dinheiro do Povo. Para comprar o Congresso. e se manter sempre no Governo.Então é o Seguinte. acabem com o PT,PMDB,PSDB. e os Nanicos todos. e Façamos outros partidos com limpeza. total , Ai voltem a discutir Politica,Não sejam cegos.

  32. David Ferreira disse:

    O mais emocionante desse tempo é que a cada dia é um flash. Não existe um só que não deixe o povo brasileiro estupefato e ao mesmo tempo orgulhoso pela descoberta de tanta ROUBALHEIRA. Sangrar para essa corja é POUCO.

  33. washington ruiz disse:

    fiquei surpreso quanto os juristas do STF, dizem que não existe crime da dona dilma para decretar o seu afastamento, ora ela é candidata do pt, sabe de tudo, porque o procurador nao indicia ela ou
    pois demonstrado esta que o direito foi para a campanha dela, COMO FICA ESSE BRAZIL BOM DE MAIS

  34. Sônia Maria Santos disse:

    Infelizmente a mídia só comenta o que lhe é conveniente.
    Acho que Dilma não é a única culpada de tudo o que está
    acontecendo no nosso País.
    O nosso Congresso é uma VERGONHA um monte de gente que só
    pensa no bem estar de cada um.(deles)
    Senão vejamos que o orçamento de 2015 só foi aprovado ontem
    e que a verba para os deputados TRIPLICOU.
    Na realidade eles estão pouco ligando para o bem estar do
    Brasil, cada um pior que o outro.
    No País sério os presidentes do senado e do congresso estariam
    afastados por estarem sendo investigados pela Lava Jatos,
    Todos os políticos que hoje estão aproveitando da impopularidade
    de Dilma para fazer média com o eleitorado deveriam ter Vergonha
    na Cara.
    Ajudem a colocar o Brasil no trilho novamente.
    Esse negocio nós bancarmos mais de 500 deputados deveria ser revisto.
    è muita gente sem fazer nada.

    • José Valente disse:

      A Dona Dilma não é a única culpada por esse fracasso. Seus eleitores ingênuos também são responsáveis…

      • jarvas disse:

        Concordo com você, José Valente. Os eleitores de Dilma, em sua maioria pessoas de baixo nível educacional ou então mal-intencionadas mesmo, têm grande culpa no que está acontecendo no país por eleger tanta gente incapaz. Principalmente as eleitoras, a maioria dos votantes brasileiros. Não tirem o corpo fora agora, não fiquem parecendo Dilma e Lula, que nunca sabem de nada nunca.

      • Rogério disse:

        Que comentário mas sem conteúdo… Acho que ela deva ser resposabilizada pelo aquecimento global, pela falta de chuvas, por eu não ter ganho na megasena, pela guerra na Síria. Acorda, sai desse transe de ódio. Aqui em São Paulo temos problemas serissimos de corrupção. Prefeitos sendo cassados, Trensalão, em fim no Brasil todo e não se aplica apenas ao PT. Eu não tenho certeza se as coisas estão melhorando ou piorando, pois embora o desconforto de saber, os malfeitos estão sendo descobertos e para se tratar de uma doença, primeiro tem que saber que tem a doença. A polícia federal, o ministério público, a Receita Federal, o judiciários estão fazendo um brilhante trabalho. Eu nunca vi presidentes de empreiteiras ficarem presos por tanto tempo… Agora tirar a Dilma para botar quem?

    • Camargo Vasconcelos disse:

      Sabe o que aparelhamento , é o que acontece por esse motivo o PT está deitando e rolando.
      Não precisa ir para a Venezuela , logo estaremos iguais é só informar-se sobre o FORO DE SÂO PAULO . Torço para a oposição conseguir nos livrar desse partido. O voto deveria ser livre e não obrigatório e quem fosse usuário de algum beneficio social tipo bolsas (família , presidiário e outros afora não deveria votar !

  35. jarvas disse:

    Quem acompanhou o julgamento do mensalão e viu o desempenho de Zavascki e dos demais ministros petistas para livrar a cara dos mensaleiros, não pode esperar dele mesmo outra coisa agora no petrolão e outros escândalos dilmistas: lambança.

  36. Pereira disse:

    Esse pessoal do mtst, não sabe o que quer, está combatendo os manifestantes que querem a mesma coisa que o mtst quer, que o governo para de se corromper, roubar e desviar o dinheiro do povo
    e faça o que precisa na saúde, educação e moradia para todos.

  37. lucio flavio gaudencio disse:

    A Dna Dilma foi presidente do conselho administrativo da Petrobrás por 7 (sete) anos….ela não viu a manada de elefantes passando por cima da sua mesa….?????

  38. luis disse:

    Esse “Governo” nasceu morto… já era…
    e muitos anos de cadeia…

  39. Isabel disse:

    O ingênuo jornalista ainda acredita em pesquisas. Sabia que Papai Noel existe e que o bicho papão vem te pegar se você não obedecer? Acredita num instituto de pesquisa que ¨contou¨210.000 na Av. Paulista quando a PM calculou 1 milhão de pessoas? E aí, acredita no instituto ou na PM do Alckmin/PSDB?

  40. Kennedy essa sangria não têm como ser estancada…..

  41. Reinon disse:

    Pacote anticorrupção fala sério !!! As leis estão ai basta condução de forma correta … Quem está sapecando a Dilma é o PT .

  42. André disse:

    A crise se agrava no país não só pelos erros da Presidente, existe um uma oposição decidida a derrubar o governo. Então ao invés de se unirem e lutar pelo país eles apostam na ” bagaceira” do governo federal para ter ganhar espaço e ter uma “ressaca eleitoral”. Pior que a mídia golpista ajuda a divulgar inverdades junto com verdades exageradas afim de complicar o já é uma complicação.
    Resumindo existe uma corja de ABRUTES aguardando para comer a CARNIÇA. Me desculpa que acha o contrário, mas sem tirar toda a culpa de Dilma, esse grupo liderado por Aécio acaba com o país.

  43. Bispo Adevacyr disse:

    Mais uma vez eu insisto, o próprio PT vai sugerir que ela renuncie.

    Não haverá impedimento, haverá a desistência dela. É a única saída que, além de preservar os valores democráticos, salvará alguns cacos da louça para os petistas colarem.

    Mas não posso deixar passar a falsidade do PSDB. Emplumados juram que não querem o impedimento, mas jogam a polícia federal para cima dela.

    Enquanto isso os abutres do PMDB aguardam a disponibilidade da carniça.

    Estamos entre oportunistas, ladrões e canalhas.

    Isto sem falar nos idealistas das causas perdidas, que só estão limpos porque ainda não tiveram chance.

    É o fim da picada…

  44. Luferfe Fernandes disse:

    Uma coisa eu não entendo: Rui Falcão e Vaccari Neto insistem em afirmar que TODAS as doações ao Partido são legais e registradas; entretanto, Lulla argumentou em uma entrevista concedida em Paris, quando era presidente do Brasil, na época em que “nasceu” o Mensalão, em outras palavras, que todos os partidos políticos têm o chamado Caixa 2. Qual dos três está mentindo nessa história?

  45. carlos disse:

    O brasil é um navio sem rumo,a elite politica sem ética nem honestidade vai levar o país para o fundo do buraco,acho que o
    brasileiro ainda náo notou o tamanho do problema,a camára sequestrou dilma e todo dia pede um resgate em dinheiro e emprego,e o pior é que sáo intocaveis,cir gomes foi falar a verdade e foi colocado para fora,oe politicos náo vai deixar
    que éles sejam investigados “È UMA QUADRILHA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 19:12:09