Datafolha sinaliza guilhotina para Cunha
KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA
Pesquisa do Datafolha mostra que 35% dos deputados federais entrevistados votariam a favor da cassação de Eduardo Cunha. Isso deixa evidente que o presidente da Câmara está destinado à guilhotina política.
Apenas 13% votariam a favor dele. E 52% não se posicionaram. Ora, numa eventual votação aberta, a tendência é quem não se posicionou apoie a cassação.
Como foram entrevistados 324 deputados, 35% correspondem a 113 votos certos pró-cassação. Faltariam obter 144 votos entre 400 deputados. É mais do que provável uma eventual cassação se a recomendação for ao plenário. Daí a luta de Cunha para ganhar tempo, alongando cada etapa.
Entre os entrevistados, 45% defenderam a renúncia à presidência da Câmara. É uma taxa alta, mesmo levando em conta que o Datafolha não falou com todos os 513 deputados federais.
Para complicar a situação de Cunha, houve retaliações de aliados a dois críticos dele, os deputados federais Chico Alencar (PSOL-RJ) e Silvio Costa (PSC-PE). Contra Chico Alencar, Paulinho da Força (SD-SP) fez um pedido de cassação de mandato amparado em acusações já descartadas pelo Ministério Público. Silvio Costa foi objeto de uma moção de censura.
Ações desse tipo fragilizam Cunha e expõem o uso do poder de presidente da Câmara. Tal atitude pode acabar por engolir o peemedebista, dando motivo para seu afastamento do comando da Casa.
O Datafolha também entrevistou deputados e senadores a respeito da possibilidade de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A pesquisa mostra que Dilma corre menos risco do que Eduardo Cunha.
Para aprovar a abertura de processo de impeachment, é necessário o apoio de 66% dos 513 deputados federais. Os dados mostram que a oposição está longe de obter dois terços de suporte ao impedimento da petista.
A opinião dos senadores tem apenas peso político, porque a abertura de processo é decidida na Câmara. Mas a situação de Dilma também não é confortável. Um pontapé de Cunha no impeachment poderia abrir um debate público que jogaria pressão sobre deputados a favor do impedimento.
O governo, portanto, deveria se preparar para enfrentar uma eventual votação sobre impedimento, porque, se a situação de Cunha se agravar ainda mais, é possível que ele tire o pino da granada do impeachment.
O Instituto Datafolha é o mesmo que subestimou as passeatas da avenida Paulista. Não é uma instituição confiável, é apenas mais um porta-voz pelego da ditadura sindical.
Existem 9,3 milhões de motivos para cassar o Presidente da Câmara Eduardo Cunha.
E existem 117,8 Bilhões de motivos para o impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff.
Hã?
Se 45% dos deputados defendem sua saída 65% defendem sua permanência, portanto, democraticamente Cunha deverá permanecer no cargo.
Portanto, 65% é igual ou pior que ele, essa é a conclusão muito óbvia, sem muitos rodeios.
O entendimento do texto é fundamental para tomar posição frente ao assunto.
Então, vamos ler de novo: “Apenas 13% votariam a favor dele. E 52% não se posicionaram. Ora, numa eventual votação aberta, a tendência é quem não se posicionou apoie a cassação.
Como foram entrevistados 324 deputados, 35% correspondem a 113 votos certos pró-cassação. Faltariam obter 144 votos entre 400 deputados.”
Eu gostarua mesmo de saber é qts por cento esta a favor da cassacao do mandato da presidente que é realmente o que esta atravancando o governo
PT e PMDB ja fizeram acordo . vc esta atrasado … nem dilma nem cunha vai cair . brasil acabou rumo a guerra civil .
Bom Dia caro Kennedy, o que mais impressiona no Brasil “varonil”; apenas um deputado, no meio de tanta podridão, passou a ser o “problema do País”; somos impotentes, estamos parados…FALTA AÇÃO; TEREMOS UMA VIRADA A PÃO E ÁGUA…
A dilma tem um deficit das pedaladas monstruoso, estamos nas mãos do cunha; como havia comentado anteriormente, o congresso é forjado, com o perfil semelhante; este cunha vai dar trabalho.
Enquanto isso o lula faz suas ameaças veladas, e a dilma intimida os sem NADA, dizendo que não cortará verbas do bolsa, e do nossa casa…é uma forma de intimidar também…a velha formula do “comigo tudo ficará bem”; a venezuela faz a mesma coisa; o tal “maduro, e podre”; quando tudo não dá certo, ele manda prender; este poderia ter sido o destino do brasil, por pouco muito pouco; estaríamos a merce de uma ditadura.
Isso prova a cambada que tem lá dentro, não é porque 45% aprova a cassação para Cunha que só 65% é desonesto, na minha opinião, se tiver uns 3 ou 5% honestos é muito, igual aquela música “Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão”, é só ver a situação do país e tirar as conclusões, eles querem é “se fazer”, eles gostam de mordomia, agora o povo, o povo que se lixe.Na próxima eleição vamos fazer greve e não votar, aliás a urna eletrônica já é uma falcatrua. ACORDA BRASIL
Parabéns Kennedy pela imparcialidade no seu Jornalismo. Acho que como dizia as músicas da década de 80:
São 300 picaretas com pinta de doutor. Ou NO Congresso, no Senado, o lixo cheira para todo o lado.
Temos que fazer uma reforma política urgente. Bastam 213 deputados na Câmara, eleitos por votos diretos sem direito a voto de legenda ou proporcional. Fim dos suplentes para senadores. Poder Executivo cumprindo a lei e não fazendo leis. Poder Legislativo fazendo as leis e não tentando executar através de emendas. Poder Judiciário rápido e imparcial. POr fim um Ministério Pública sem engavetar e selecionar quem investigar. Equidade da Justiça. Vamos mudar o Brasil através das instituições e não através de nomes. Vocês da imprensa tem uma papel importante, devendo ser imparcial.
Prezados Senhores (as) como esta difícil viver neste pais, onde nos brasileiros não acreditamos mas em nenhum dos poderes, todos eles julgam em causa própria, salários e tantos outros benefícios, estamos vivendo num mar de lama, hoje tenho 54 anos, quando atingi a maior idade sempre que podia participava de movimentos políticos e sempre ouvia falar da boca de alguns políticos em comícios em época de eleição sobre CPI das empreiteiras e bancos, digasse de passagem época da ditadura militar, e nunca se realizava tal anseio. Hoje nos deparamos com pessoas que foram eleitos pela vontade do povo e são os nossos representantes no congresso nacional ( câmara e senado ) querendo de uma forma ou de outra chegar ao mais alto poder, pessoas estas que de vez enquanto chega aos nossos olhos e ouvidos pela imprensa falada e escrita atos ilícitos praticados por eles e nada e feito para que os mesmos sejam punidos. É preciso se fazer uma varredura e por fora das instituições estes maus exemplos eleitos para nos representar. Chega de corrupção em nosso país, é preciso que surja urgentemente um representante eleito pelo povo para tomar as rédeas do nosso pais, e o mesmo volte a crescer, gerando emprego e conseqüentemente haverá melhoria na qualidade de vida de nos brasileiros os setores, estejamos na ativa ou não.
O melhor é uma renúncia premiada , para a Dilma.
Ela denuncia todo mundo e sai limpa.
Dado que existe acordo nos bastidores para não sair nem Dilma e nem Cunha, porque PMDB e PT são aliados, não se sabe até quando, mas o são de fato no momento.
Então o jeito é pensar em 2016, porque 2015 já terminou.
Concordo,meu caro wilson.
Uma dica pra PF // STF // MPF.
Já é sabido que cunha movimentou 411 milhões entre 2007 e 2012 segundo extratos já fornecidos, e que parte dessa grana teria sido dividida entre 50 a 70 parlamentares, pois ninguém faz nada sozinho.
Dedução lógica: Pega a relação desses 13% que apoiam Cunha, e dá um Par de Algema pra cada um.
Conclusão: esses 13% que apoiam Cunha, além de Corruptos, são bem inocentes.
“45% dos deputados defenderam a renúncia à presidência da Câmara” aava?!
para que ? para ficar com a parte dele ?