aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
22-10-2014, 9h59

De novo, comparação com FHC fortalece PT, aponta Datafolha

133

Postado por: Daniela Martins

Uma nova pesquisa do Datafolha mostrou estabilidade dos resultados em relação ao levantamento anterior _ 52% dos votos válidos para a presidente Dilma Rousseff e 48% para o senador Aécio Neves.

A economia deverá ser o fator de maior peso para decidir a eleição. Os números indicam que funcionou a comparação entre os governos Lula-Dilma e a gestão Fernando Henrique Cardoso. A presidente recuperou força junto à nova classe média, segmento com renda familiar mensal entre dois e cinco salários mínimos.

Essa faixa do eleitorado melhorou de vida durante os governos petistas. Dilma tem dito que reconhece o esforço próprio das pessoas, mas cita políticas públicas do governo que contribuíram para essa ascensão social. Nesse sentido, funciona a comparação com o governo tucano, sobretudo na questão do emprego.

Um dos destaques apontados pela pesquisa de hoje é a reprovação, pela maioria do eleitorado, à agressividade dos candidatos na propaganda política e nos debates. De acordo com o Datafolha, 71% dos entrevistados não concordam com uma ação agressiva de Dilma e Aécio. Já 27% acham que isso faz parte da campanha. Para 36%, o tucano foi o candidato mais agressivo do segundo turno. Para 24%, a petista atacou mais. Esse dado tende a prejudicar Aécio, sobretudo entre as mulheres.

Os candidatos já baixaram o tom no debate da TV Record, em comparação com o confronto do SBT. O TSE também restringiu os ataques nas propagandas políticas.

Sob o impacto da pesquisa que mostrou Dilma à frente, Aécio decidiu moderar os ataques. Mas esse moderar não é deixar de atacar. O tucano orientou sua campanha na TV e no rádio a ser mais propositiva, num tom mais otimista.

A campanha de Dilma também moderou um pouco o tom, mas está mostrando a falta de água em São Paulo, que se agravou nas últimas semanas e dias. Até o PSDB admite que esse é um fator que desgasta a campanha do Aécio.

Como permanece o empate técnico no limite máximo da margem de erro, o mais provável é que Dilma esteja à frente de Aécio. Isso dá vantagem real e psicológica à petista, porque injeta ânimo na reta final. Mas não é uma dianteira confortável. A eleição ainda não está decidida.

Até sábado, haverá mais duas pesquisas do Datafolha e duas do Ibope. O debate da TV Globo, na próxima sexta-feira, será importante.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”

Comentários
133
  1. Paulo Cesar Diderot disse:

    DIDEROT
    A grande diferença entre Dilma e Aécio esteve no conteúdo da agressividade.
    Aécio fez o que sempre faz. Pediu generosidade quando jamais é generoso. Pediu respostas quando ele invariavelmente tergiversa. Pediu sinceridade quando é cínico em regime de tempo de integral. Pediu humildade quando é arrogante a ponto de falar em nome dos brasileiros.
    Num momento de descaro abissal, comparou o caso do irmão de Dilma ao time de parentes aos quais ele dá altos cargos públicos quando pode.
    Uma rápida pesquisa mostra que Igor Rousseff foi assessor do prefeito petista Fernando Pimentel, de Belo Horizonte.
    Depois disso, nunca ocupou cargo público nenhum. Disse o Globo, o insuspeitíssimo Globo, num perfil de 2011: “Quem não conhece o Igor não fica sabendo nunca que ele é irmão da presidente. Morre de medo de pensar que quer tirar proveito disso.”
    Pois Aécio quis tirar proveito disso.
    Não há termo de comparação entre o caso da irmã de Aécio e o caso do irmão da Dilma. Mas fingiu – nisto ele é mestre – que são coisas iguais.
    Andrea Neves ocupou sob Aécio um cargo – ainda que formalmente não remunerado – que dava a ela o comando das verbas publicitárias estaduais.
    Sabe-se, porque a Folha enfim resolveu investigar um pouco o candidato tucano, que o governo de Aécio colocou dinheiro público nas rádios da família.
    É, em si, uma indecência. Isso piora quando, numa afronta brutal ao conceito de transparência tão citado por Aécio, ninguém informa quanto foi o dinheiro público investido nas rádios.
    E não é apenas Andrea. É o cunhado, são primos e agregados, em funções muitas vezes de mando.
    Meritocracia?
    Só se for pela ótica de quem, aos 25 anos, foi nomeado DIRETOR da Caixa Econômica Federal pelo mérito de ser neto de Tancredo Neves.
    Aécio não surpreende. A cada debate, ele faz mais do mesmo.
    Dilma, ao contrário, surpreendeu ao adotar o mesmo tom de Aécio. Ou quase o mesmo: Aécio a chamou de mentirosa várias vezes e Dilma disse o mesmo uma ou duas.
    Onde ela avançou em relação ao primeiro debate: não deixou que certos assuntos sumissem da discussão.
    O aeroporto de Cláudio é o maior exemplo. Aécio fala, tergiversa, se desvia, mas não consegue dar uma única explicação convincente para o aeroporto de uso privado construído com dinheiro público.
    Jornalistas de Minas disseram que essa história já era conhecida nas redações. Mas ninguém publicava pela censura que, na prática, Andrea Neves comandava para proteger o irmão de notícias desfavoráveis.
    Eis o conceito de liberdade de expressão de Aécio.
    O cinismo e a cara de pau ficaram ostensivamente demonstradas quando Aécio manipulou ao usar uma frase de Dilma que, supostamente, seria um incentivo à corrupção.
    O significado da frase é o seguinte: todo mundo pode cometer corrupção.
    É uma verdade verdadeiríssima. Ninguém está acima às tentações que o poder e a sensação de impunidade trazem, como mostra o próprio episódio do aeroporto de Cláudio.
    A questão é fiscalizar e punir.
    Neste sentido, o PSDB – dos votos comprados para a reeleição de FHC às propinas do Metrô de SP – não tem muita coisa a dizer.
    No debate, Aécio voltou a afirmar que não havia evidências de nada nos casos de corrupção do PSDB.
    Hoje mesmo, viralizou na internet o depoimento do jornalista Fernando Rodrigues, da Folha, autor do furo em 1997 sobre a compra de votos.
    “Não eram evidências”, disse ele. “Eram provas.” Ninguém investigou – incluída, como lembra Rodrigues, a mídia. Como FHC era presidente, e amigo dos donos da mídia, entendeu-se que não era assunto a compra de votos para que ele pudesse se reeleger.

    • Catarina disse:

      Adorei seu comentário. Posso usá-lo e divulgar? claro que dando suas credenciais!

    • Luke disse:

      Engraçado, o PT acabou com a Marina no primeiro turno fazendo uma campanha agressiva, caluniosa, hipócrita… Agora quando o Aécio sobe tom vocês vêm falar que adversário está sendo agressivo. Por que vocês do PT sempre invertem as coisas. O que vocês fizeram além do bolsa família nesses 12 anos. Vide o bolsa família veio de programas sociais idealizados pela Ruth Cardoso. O que fizeram pela educação, pela saúde, pela economia. Tente me convencer de algo bom.

      • emcolera disse:

        Desculpe corrigir seu erro historico, mas o embrião do bolsa familia é o projeto de renda cidadã do Suplicy, o primeiro a implementa-lo na pratica foi o senador Cristovan, em brasilia, quando ainda era do PT, antes do bolsa escola do FHC. Isto posto agora vamos a educação: Pro uni, bolsa para milhares de jovens cursarem faculdade, construção de Faculdades federais, e escolas tecnicas, aumento orçamento da educação, e agora com o pre-sal, será um aumento absurdo.
        Economica: com os bancos publicos atuantes, aumentou e muito o financiamento de imoveis, isso gerou milhares de empregos para pedreiros, pintores, etc, q passaram a consumir mais, os mercados vendendo mais, compram mais, as industricam fabricam mais, e bum, mais emprego. Agora me diz ai, quais os serviços publicos vc utiliza?

      • Fernando disse:

        Luke, me diga quais as inverdades que foram ditas da marina. Teve mentiras? Não! Apenas foi mostrada a trajetória dela, pulando igual a Canguru.
        Seus economistas falando besteira, seus assessores (Feldman falando besteiras. Deu no que deu. Até parte da cúpula da Rede se desligou. A marina conseguiu esculhambar com dois partidos

      • cleyton angeli disse:

        O Aécio esta certo tem que xingar mesmo, eu quero que ele mostre bem para o povo brasileiro quem ele realmente é, a Presidenta DILMA tem que fazer o Lógico que é comparar o governo do PSDB com o do PT, ela ganha de lavada neste quesito, estou com DILMA e não abro mão de um Brasil melhor, mais generoso para todos os brasileiros, um Brasil que continue andando para frente, um Brasil no caminho certo, quanto a Bolsa de valores isto ai é para especuladores, como nosso país não é um país basicamente de Ricos eu nãoestou nem ai se a Bolsa Sobe ou se a Bolsa desce, o que de fato interessa para os brasileiros é termos, Educação, Saúde, Segurança, comida na mesa, casa própria, Universidade, Pronatec, Prouni, enfim todos os programas que o LULA e a DILMA implantaram neste país e que jamais passou pela cabeça dos TUCANOS fazerem. # DILMA 13

      • gleison luis lira da silva disse:

        AOS 20 ANOS, A DILMA ESTAVA LUTANDO CONTRA A DITADURA, E O AÉCIO, O QUE ESTAVA FAZENDO? PERNAMBUCO VOTA EM MASSA NA DILMA. POIS O AÉCIO NÃO CONHECE UMA REGIÃO CHAMADA: NORDESTE.
        DILMA 13.

        • Flávio Regis disse:

          Que absurdo alguém cair nesse argumento fantasioso, falso e que manipula a verdade, como milhares de outros utilizados nessa campanha contra a Marina e agora o Aécio! O ex-presidente Lula, numa atitude de mais puro desespero, falseia a realidade e pergunta: Enquanto a Dilma lutava contra a ditadura, onde estava o Aécio? A resposta é muito simples, o Aécio era uma criança de sete anos de idade!!! Temos que abrir os olhos dos brasileiros, não se pode disputar uma eleição dessa forma, usando descaradamente de mentiras e manipulações!! Chega, acorda Brasil! 45, neles! Aécio!!

        • Alvaro Avanço disse:

          Gleison Luis Lira da Silva: Aécio estava brincando
          de carrinho, pois só tinha 7 aninhos. Meu caro tem que se inteirar mais das biografias, talvez seja por isso que o povo esta votando errado.

      • Carlos disse:

        E o Aécio não criticou a Marina no primeiro turno?

      • Rafael disse:

        Existiam grandes “heróis” que se eleitos pelo povo recebiam poder para cuidar das riquezas ganhas pela sociedade , porem esses “heróis” ao invés de fazerem o bem para sua população escolheram o lado negro da força beneficiando somente a si próprio e deixando a sociedade na miséria …. e um dia a sociedade finalmente percebeu que estava sendo roubada e então resolveu confrontar esses “heróis” dizendo que iria tirar o poder que lhes tinha dado …. os “heróis” comedo de perder a grande mamata que tinham … se reuniram e escolheram o mais adorado pelo povo para falar em nome de todos … esse herói então confessou que a sociedade estava sendo roubada … mas que não sabiam desse acontecimento … que quando descobriram ficaram tao chocados quanto nos “a sociedade ” e então o povo acreditou neste grande “herói” tão adorado e assim a população ficou tao encantada por ele dizer que estavam errados e acabaram perdoando eles pois o heroi desta vez prometeu um novo tipo de proteção um que realmente iria funcionar segundo ele … e entao o povo encantado elegeu o mesmo “herói” de novo e assim o roubo continuou por mais 4 anos 1-1 o/ …. e acaba de anunciar no jornal da cultura mais um roubo desses herois tao aclamados pela sociedade … no dia que vcs acordarem pra realidade … o mundo jaa acabou :V Viva o Brasil País das festas e e do hauehaue e a maior Piada do mundo 🙂 coloca no youtube assim pessoal …Discurso Ministro das finanças suíço falando sobre Brasil … olha nunca gostei tanto de um politico quando desse pena que n e do nosso país kkkk 🙁 so falou vdds

      • José Paulo disse:

        Na educação: Lei do Piso e royaltes do Petróleo, prouni, aumento de bolsas de mestrado e doutorado.
        Na Moradia: Projeto grandioso: Minha casa Minha vida, além do aumento (muito alto) no financiamento da casa própria através da Caixa. Quer mais! Tem muito mais, e olha que não sou político, apenas professor!!

      • Eduardo disse:

        Luke, vou te convencer: As ironias da história podem ser demolidoras nessa reta final de campanha.

        Não deixa de ser potencialmente devastador que quem acusa o PT de jogar o país num mar de lama, agora só tenha 200 bilhões de litros de lodo a oferecer à população de SP para matar a sede. E justamente os paulistas que deram o maior número de votos ao Aécio em um único estado da federação.

        É essa a garantia de abastecimento de água na capital de um estado onde o festejado choque de gestão está no poder há 20 anos. Ininterruptos.

        Vote consciente no próximo domingo Luke …

    • Isabel disse:

      Parabéns pelo comentário, digno de um artigo de jornal. Se o jornal fosse imparcial é claro.

    • E assustador que pessoas preparadas,que deveriam exercer papel de liderança no esclarecimento dos problemas brasileiros para uma população menos esclarecida somente afirmem uma visão do caso.!!!Caso tenha havido corrupção de compra de votos para aprovar a reeleição no Brasil porque o PT não fez uma comissão de ética na câmara aonde teve sempre poder?Caso tenha havido corrupção no caso SIVAN porque o presidente Lula nomeou o principal suspeito anunciado nos jornais embaixador do Brasil na Colombia,antes consul em NY?Caso tenha havido corrupção num caso de plataforma da Petrobras na época do governo FHC porque a Dilma quando presidente do conselho de administração da Petrobras não investigou o que era inclusive obrigação moral e jurídica de fazer?Porque o TCU bloqueou os bens dos diretores da Petrobras e não bloqueou os bens da presidente Graça que era diretora estatutária na época?Porque ninguém fala da investigação que o SEC(A CVM dos USA) fara no caso Petrobras porque isto causa prejuízo aos minoritários norte americanos que compraram ações na bolsa de NY?Porque não se fala sobre os condenados pelo mensalão pela mais alta corte do pais estão sendo tratados como heróis?
      O PT teve todas as oportunidades de buscar a chamada verdade em todas as questões de possíveis corrupção do governo FHC e não fez nada.Por que?
      Vamos ser sérios o governo Lula trouxe grandes conquistas para o pais,em seu primeiro mandato exerceu uma politica econômica mais ortodoxa do que o próprio FHC porem o governo Dilma fracassou no seu plano econômico.Nao existe governo do pobre,governo do rico,se o pais não tiver uma economia real forte,em crescimento não conseguiremos pagar a conta dos benefícios conquistados pela população menos privilegiada.

    • Bia Santos disse:

      Parabéns…muito bom!

    • claudio disse:

      Realmente não entendo o seu comentario, pois nada justifica a defesa que vc esta fazendo deste governo que esta ai , a inflaçao esta em no minimo 20% , corroendo o salario, o PT que tanto fala em defeder os mais pobres esta ai escondendo a inflaçao. Eu faço compras para minha casa , o sabao em pó ate a um ano e pouco atraz (OMO) esta 4,5 1 kg agora esta 8 reais…isso é que importa para o povo, o resto é balela..precisamos estabilizar o pais e ter índices reais sem isso nao da..vamos virar Argentina ou Venezuela…qualquer coisa além disso é ficar discutindo o obvio..basta olhar a perda de poder aquisitivo dos últimos dois anos, o importante é mudar. O pais nao vai acabar por causa disso, é importante ter alternância, o governo Lula foi razoável , o da Dilma esta horrível, principalmente para os mais humildes, ocorreu um grande achatamento salarial nestes dois últimos anos, pense nisso antes de ficar escrevendo comparações e denuncismos apaixonados. Não morro de amores pelo PSDB , mas temos de mudar…o que esta acontecendo com nosso pais é incomsebivel.

    • MANUEL ALVES FILHO disse:

      Ótimo comentário. Posso usá-lo e divulgá-lo? Dando obviamente as suas credenciais.

    • Breno timm disse:

      Gostaria que indicasse alguem que relmente pudesse usufruir de cargo presidencial sem CONSEGUIR relacionar problemas. Estou em dúvida quanto meu voto ,sabendo o que é mais importante o que poderá vir pela frente com mudança ou continuar entre os benefícios que este governo trouxe e os prejuízos que o mesmo nos tem demonstrado ,que nao sao poucos e talvez sejam apenas a ponta de um enorme iceberg,porque vemos onde acaba um começa outro maior,esta dúvida é cruel e vergonhosa para todos os brasileiros que suam a camiseta para sustentar a sua familia e a dos que deles se aproveitam,eu acho que este é um ano de incompetencia e retrocesso .

    • BRASILEIRA disse:

      LIIIIIIIINDO0OOO !…. Tem jeito do BRASIL ler o que você escreve?

    • Risomar disse:

      Parabéns pelo artigo!!!!Muito bom.

    • Dearim Mendes Timótio disse:

      De todos os comentários que li desde que comecei a acompanhar mais de perto a política, esse seu foi infinitamente o mais perfeito de todos. Foi simplesmente demais. Vou, com sua permissão postar no meu Google+, com seu nome, claro. Parabéns

    • r.bs disse:

      AÉCIO PODE SER ISSO TUDO, MAS NÃO É CORRUPTO, NÃO É LADRÃO DO DINHEIRO PÚBLICO. AÉCIO NEVES, NÃO É MAL CARÁTER. AÉCIO , NÃO É MENSALEIRO E NEM CÍNICO. AÉCIO NÃO É MENTIROSO E NEM DESRESPEITOSO COM AS FAMÍLIAS. AÉCIO É RESPEITOSO COM AS MULHERES, COM OS GAYS, COM OS TRAVECOS.. RRUAN.

  2. nilson lima disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkk.este pSDB,E PURA ENGANÇÃO TODOS OS PARTIDOS SÃO CORRUPTOS.MAS TEM UM DETALHE O PT,APESAR DESTA ROUBALHEIRA CRIOU MUITO EMPREGO.MUITOS POBRES PEDERAM FAZER FACULDADE.PAGOU O FMI.ESTE PSDB,TODOS SABEM QUE E UM PARTIDO DE EXTREMA DIREITA.TENHO MINHAS DUVIDAS SE ELES PERDEREM AS ELEIÇÕES ELES NÃO VÃO TENTAR UMA REVOLUÇÃO.POIS ELES JA TENTARAM COM AQUELA HISTORIA DE CANSEI NO GOVERNO LULA.E SO VER 90/POR CENTO DA IMPRENSA ESTA COM O PSDB.UMA COISA EU DIGO SE O POVO POR O PSDB ,NA PRESIDENCIA ESTARA ASSINANDO A SUA PROPRIA DESGRAÇA;.ESTE PARTIDO E TUDO DE MAL QUE EXISTE.ONDE ELES GOVERNAM ELES APOIAM TODO OS TIPOS DE AGREÇÃO CONTRA O POVO.E SO VER OS COMENTARIOS DA CRASE RICA E MEDIA.QUE APOIAM LINCHAMENTO E CARTA BRANCA PARA A POLICIA MATAR.PSDB.E DESGRAÇA DO BRASIL.QUEM TEM UM POUCO DE INTELIGENCIA.E SO VER QUE TODOS QUE APOIAM ESTE PARTIDO SÃO EXTREMA DIREITA.

    • Fernando disse:

      Petista adora a política do medo né?

      Pena que a leitura da história do Brasil derruba todas essas teses sem pé nem cabeça

    • Oliveira disse:

      Esse depoimento é muito real, a minha familia todos votam 13, é Dilma – Voce, colega foi muito faliz em seu depoimento, – Coverdale disse:

      Todo PSDeBista tem sempre o mesmo argumento, tudo que funciona no governo atual é mérito do FHC , e tudo que eles nao fizeram questao e nao foram competentes para resolver dizem que foi herança maldita de outros governos. O PSeBista diz que nao devemos olhar pelo retrovisor, que só ficamos batendo no governo de FHC… Mas é claro que temos que faze-lo, pois foi a referencia que o governo do PSDB nos deixou . O que nos faria pensar diferente, diante dos erros tucanos contemporaneos, como o modelo de gestao sobre os recursos hídricos atuais, a exemplo da falta de energia elétrica…Entao devemos esquecer de tudo isso , sem contar os números medíocres no que tange o bom desempenho do país, proporcionados pela gestao PSDeBista. Aliás meus amigos , números sao fatos nao sao especulaçoes.E tem mais, alienados sao os que vao votar em Aécio que só acreditam nas notícias manipuladas por alguns veículos de comunicaçao. No que diz respeito a corrupçao ,pelo menos agora estao sendo apuradas as denúncias e nao sendo empurradas para debaixo do tapete como em outras épocas.Mas como já ouvi um sábio dizer ,que Tucano e bom de bico , mas tem o o voo curto… E tomara , com esse nao sera diferente.

    • rogerio disse:

      Que Ridículo Esta tal de Nilson….” APESAR DESTA ROUBALHEIRA CRIOU MUITO EMPREGO ” É por pessoas com pensamento assim que o Brasil ta no que esta. Roubar já classifica o governo como péssimo meu filho . Roubar é crime…Merece cadeia…Coisa que não houve até agora. A Dilma fala que o governo dela puniu…Puniu onde???
      Todos estão em regime Semi abertos e outros em regime domiciliar com penas super curtas. Isto é Punir??? Então eu quero roubar também…Vou roubar e ficar na minha casinha com piscina, empregados…tudo de bom….

      E outra coisa meu amigo,,,Emprego que cria é a economia, e que fez o Brasil ter um economia estável foi o mandato do FHC…O PT só surfou e estragou o que eles tinham construído.. só estudar um pouco que vc também terá esta visão.

      Outra coisa, tivemos grandes investimentos no Brasil por conta da crise mundial, não foi por mérito da Dilma…Agora que os país se recuperam, na medida do possível, quero ver como vamos segurar estes empregos que vc disse que tivemos, empregos para pessoas desqualificadas.

      E esta tal classe média de renda familiar de 2 a três salários mínimos…Só pode ser Brincadeira isto….Nomear renda familiar entre 2 e 5 salários mínimos como classe média…só pode ser brincadeira isto.

  3. danilo disse:

    Não entendo porque o Aécio não pediu até hoje pra esta senhora comparar os quatro anos de governo dela com o os oito de governo Lula, sim, porque até onde sei o que está em questionamento hoje não são os governos Lula e FHC estes o povo já conhece e já referendou ou não nas urnas, mas sim a tragédia do Governo Dilma.

  4. willians disse:

    Certamente que agressões mútuas não contribuem com nada na campanha, uma vez que ambos os candidatos têm telhado de vidro (corrupção no partido, gestão ineficiente – Dilma no país; Aécio em Minas e PSDB no governo FHC etc)…Muita campanha já foi feita, muitos debates, mas entendo que os principais problemas do país foram tratados de forma genérica e superficial por ambos os candidatos…Déficit da Previdência explodindo (então qual a mágica pra se acabar ou ao menos diminuir o fator previdenciário? Ninguém diz!); filas nos hospitais (“vou criar isso e aquilo”, dizem, mas, não seria muito mais fácil equipar e dar condições pros já existentes?); criar centros unificados de segurança, igual da Copa, mas pq ralhos isso ainda não foi feito? Aliás, pelo contrário, foi é desmontado; educação: cria-se Pronatecs, Etecs, Prounis, campi universitários, mas o ensino básico continua um caos total, ninguém nem sonha em mexer no tal de ECA, responsabilizar mais as famílias e os estudantes, acabar com esse lixo de passar de ano sem aprender etc…enfim, fala-se muito, mas não diz nada…

  5. mauricio jose da silva disse:

    Um ponto a ser motivo de reflexão nestas eleições é que nem sempre as alianças partidárias é uma alternativa positiva para
    estabelecer uma vitoria em eleições.
    Pois caso contrário a margem de diferença não estaría tão apertada, ja que Marina Silva conquistou 20% dos votos no 1º turno.
    Tendo uma visão macro da situação,e como não sou nenhum expert em politica, éra para o Sr. Aecio Neves estar a passos largos a frente da Srª Dilma. vai entender….

    • Paulo Cesar Diderot disse:

      ENQUANTO ISSO A CRISE NOS DEVORA
      O Brasil tem reservas de U$380 bilhões e nunca mais recorremos ao FMI;
      Somos a 7ª economia do Mundo;
      Em 2013, o crescimento do nosso PIB foi 0 3º maior do Mundo, só perdendo para a China e Coreia do Sul;
      A nossa taxa de desemprego nunca foi tão baixa, só 5%, quando em 2001 era 13%. Criamos 30 milhões de empregos enquanto o mundo tem 100 milhões de desempregados;
      Criamos o Programa Mais Médicos que tem uma abrangência de atendimento de 50 milhões de pessoas;
      Nunca se viajou tanto e se gastou tanto dinheiro no exterior e por esse motivo os brasileiros estão sendo adorados em Miami, NY, Las Vegas, etc. Os americanos ficam espantados como os brasileiros compram. Gastaram U$2,41 BILHÕES em julho/14, batendo todos os recordes;
      Foram criados 101.000 empregos no Brasil no mês de agosto, 125.000 em setembro, não houve desemprego;
      Os shoppings estão cheios, os restaurantes superlotados e os preços subiram em função do aumento do consumo. Um fator fundamental para o aumento da inflação no Brasil é a ganância de quem vende. Casa cheia, preços para cima.
      Através da propaganda política da Dilma tivemos oportunidade de conhecer obras monumentais feitas pelo governo, que a Mídia não mostra;
      Conclusão, vamos torcer para que tenha mais CRISE, porque aqui ela funciona ao contrário.

      • Pasquale disse:

        Enquanto isso… o PT devora a Petrobras hehehe

      • Marcelo disse:

        O que você quer dizer com “criamos”???????
        Agora entendo, o porque, vocês são a militância do PT falando um monte de baboseiras…
        E descendo a madeira no candidato que vai acabar com esses vampiros, que nunca sabem de nada relativo a si mesmo, porém dizem que sabem de tudo referente aos adversários. Fique tranquilo, a mamata vai acabar…

        • Paulo Cesar Diderot disse:

          Faz o seguinte, ao invés de você simplesmente concordar ou discordar, apresenta a sua contestação. Mostra que os números e o que eu disse está errado.
          Vocês não sabem fazer isso, só repetem e repetem e repetem as mesmas críticas, baseados somente em boatos. Por isso é que não têm credibilidade, são vazios.
          Todos vocês, críticos do governo, são assim. Quando falam de corrupção, têm o rabo sujo, vejam lá, agora, aquele símbolo de moralismo, o Álvaro Dias, parceiro do Youssef e amigo do Demóstenes Torres, que era parceiro do Cachoeira. Turma de primeira.
          E tem mais, se a Dilma ganhar e é pouco provável que isto não aconteça, isso tudo vai vir a tona e aí vocês verão o envolvimento do PSDB, indiscutivelmente o Partido mais corrupto do Brasil.

        • Antonio Carlos disse:

          Seguindo o brilhante raciocínio e dedução baseada no “….criamos….”, o que você teria a dizer do “…. Somos a 7ª economia do Mundo” ou “A nossa taxa de desemprego ….”.
          Acorda cara, “eu criei”, “você criou”, “nós somos”, a “taxa é nossa”, sabe porque? Porque somos todos brasileiros e o Brasil é nosso e espero que continue sendo com a vitória da Dilma.
          Já se o Aécio ganhar, com certeza o Brasil não será nosso, mas dos estrangeiros que vencerem os leilões de privatização.

      • roger disse:

        Paulo, vamos enxergar isto de outra forma, por favor.
        Quero deixar claro que não sou partidário, e sim realista.

        Vou utilizar de exemplos para ilustrar minha visão:
        Se eu tenho uma empresa, suponha que ela esteja praticamente falida. Aí eu contrato o SR para presidir esta empresa, quero que o senhor identifique os caminhos para que ela possar pagar suas dívidas, restabeleça sua marca, reconquiste a credibilidade..etc..Enfim esta empresa esta na lona.
        Lhe dou 4 anos para fazer esta empresa crescer novamente, e ter credibilidade… A unica regra é que a cada quatro anos eu sou obrigado trocar de presidente OK.????
        Pergunto: Quem você acha que vai colher o resultado do trabalho feito, imaginando que o Senhor tenha feito um excelente trabalho em sua gestão..O Senhor, ou o próximo presidente ????

        Gostaria, sinceramente, que respondessem com exemplos realistas, não venham dizer que em 4 anos da para levantar uma empresa e colher os frutos no mesmo mandato que isto é impossível … Se pra uma empresa este tempo é curto , imaginem para uma nação??? Seria preciso duas décadas para colher frutos de um bom trabalho…O Popular Investimento de Longo prazo que tanto ouvimos falar na faculdade.

        Por isto eu falo que sou realista e não partidário…Falar que foi o Lula quem fez o BRasil ter empregos, ajuste da economia , crescimento do PIB…etc….é no mínimo uma visão de quem não tem sem noção e nunca ouviu falar de planejamento estratégico. Os frutos da boa estratégia aconteceu no governo dele, mas a plantação foi no governo anterior…Não tem como negar isto minha gente, não existe milagre, não podemos inverte a ordem natural dos acontecimentos…Exemplo, o reflexo do governo lula esta no governo Dilma, Qual foi??? uma desordem notável por todos, estamos pagando caro novamente pelo consumo… Mas uma vez vermos o próximo governo pegar um brasil quebrado para arrumar casa, e ser injustiçado novamente, pois que ganhar terá um Brasil falido, terá que arrumar tudo novamente, e com certeza terá que passar o bastão para outro governo gozar do bom trabalho feito pelo governo anterior …é assim e sempre será
        abs

      • Brasil é hoje só alegria, prosperidade, igualdade, respeito, exaltação, trabalhador com dinheiro para comprar muito coisa, muito crédito nos bancos para todos quem quiser tomar dinheiro, as cidades está cheios de carros na ruas, nas estradas tem grades filas de carros novos de todas as marcas, construção civil nunca se viu construir tanto, nos supermercados os carrinhos chegam nos caixas cheios de mercadorias. Não quero lembrar desta turma do atraso anterior a 2002. Aqui em cada dez pessoas oito vai votar no governo atual, apenas dois em dez quem voltar ao fracasso do passado que quebraram o Brasil e humilhou seu povo perante o FMI, vendeu tudo setor eletrico, setor de comunicações, setor ferros, siderúgica, ferrovias, etc ninguem sabe onde foi aplicado o dinheiro das receitas de capital das vendas. Só 15 a 20% aqui gostam de sofre e estão com saudades do passado.(Turma que fracassou no poder central do Brasil) Democracia é isto diversidades de opiniões e livre escolha, dia 26/10 vamos conferir.

      • Adelar Hermes disse:

        Isso se chama de ceticismo. Só não vê o buraco causado quem é cego.

      • Leandro disse:

        Paulo, é ótimo comparar dados e números!!
        Gostaria de completar sua ótima resposta com a questão do risco Brasil que caiu muito do FHC para o PT e possibilitou o Brasil obter o investiment grade. Será que todos os gringos que hoje dão uma nota muito melhor a nossa economia estão loucos? ….Só alguns brasileiros podem acreditar na falácia que nossa economia era estável na era FHC….

  6. paulo oliva disse:

    A pesquisa Datafolha ( apesar da minha descrença com as pesquisas feitas pela maioria dos institutos no Brasil), só vem ratificar o que qualquer brasileiro sem radicalismo ou paixâo desmedida já assimilou nestes últimos 12 anos. O sociólogo e academico com muita papa na língua, como dizia Tancredo Neves, nem conseguiu amealhar títulos “honoris causa” comparado ao que foi concedido ao metalúrgico, mundo afora.
    Ele (FHC) só serve para fazer palestra para parte de uma elite minoritária, retrógada e conservadora que a muito sobrevive sugando nosso país…

    • antonio barbosa disse:

      É verdade…é verdade. Títulos honoris causa própria tem o mesmo valor que a medalha do Cruzeiro dada a sua esposa por serviços prestados. Quais??? Vê se te enxerga o sujeito.

  7. estevam disse:

    A FALTA D’AGUA FEZ O RADIADOR DO PSDB FERVER.

    ISSO QUE DÁ GOVERNAR SEM PENSAR, SEM PREVER AS NECESSIDADES FUTURAS DA POPULAÇÃO, FOI ASSIM COM O APAGÃO ENERGÉTICO DE FHC, COM O TRANSPORTE URBANO NO METRO E TRENS EM SÃO PAULO E AGORA COM O ABASTECIMENTO DA SABESP.SOMENTE OS MAIS TOLOS PODEM CULPAR A NATUREZA EM FAVOR DE UM GOVERNANTE IMPRUDENTE, DESPRECAVIDO COMO FOI ALCKIMIM E OUTROS DE SEU PARTIDO NESTES CASOS.NÃO ADIANTA AGORA O CANDIDATO FAÉRCIO NEVES QUERER COMPARTILHAR ESSE DESCASO COM OUTROS ÓRGÃOS, AFINAL, SÃO 20 ANOS DE GOVERNANÇA TUCANA, DE BICO GRANDE, DESAJEITADOS, QUE BEBEM ÁGUA EM GOTAS!!

    • antonio barbosa disse:

      E as hidroeléticas como ficam??? Estamos pagando pelas termoelétricas um preço absurdo e ainda vai subir mais? A culpa é de quem o príncipe das comparações??? Vai fazer passeata no céu e convencer São Pedro a mandar água. Tenha dó. É muita desfaçatez.

      • emcolera disse:

        As termoeletricas são um plano para a falta de chuvas, isso se chama planejamento, coisa que tucano não conhece, só sabe reclamar de são pedro, igual em 2.001, e se repete em 2.014.

  8. vagner disse:

    Kennedy , eu tenho certeza que o Aécio terá 10% a mais que Dilma ! Podem anotar !!!!

  9. LUIS disse:

    BOM DIA KENNEDY, GOSTO MUITO DE SEUS COMENTÁRIOS SÃO CORRETOS E NEUTRO.
    AGORA ENTRE NÓS, ESTA ELEIÇÃO JÁ ESTÁ DECIDIDA O QUE ACONTECEU NO PRIMEIRO TURNO FOI DESLISE OU, MUITOS CANDIDATOS, QUE ATRAPALHARAM O EMBATE FINAL.
    QUERO DEIXAR REGISTRADO , QUE EM MINHA CIDADE FORAM DISTRIBUÍDA CERCA DE 600 CASAS PRÓPRIAS PARA A POPULAÇÃO, FOI UMA MARAVILHA PODER VER AQUELAS PESSOAS ENTRAREM EM SEUS LARES CHEIRANDO A TINTA COM AQUECEDOR SOLAR E TUDO. EU PARTICULARMENTE NÃO PRECISO É ÓBVIO, TENHO UMA VIDA REMEDIADA E POSSUO MINHA CASA PRÓPRIA, QUE COMPREI COM MUITO SACRIFÍCIO, MAIS FIQUEI MUITO FELIZ EM PODER PRESENCIAR ALGUNS AMIGOS RECEBEREM AS SUAS CHAVES DA CASA PRÓPRIA, É LÓGICO IRÃO PAGAR UM POUQUINHO, MAIS PARA QUEM MORAVA EM CASA DE MADEIRA É UM SONHO E COM O SALÁRIO MÍNIMO NESTE PATAMAR DÁ PARA UM PAI DE FAMÍLIA SUSTENTAR SEUS DEPENDENTES SEM NENHUMA LOUCURA, E AINDA TER LAZER, COISA QUE ERA NO PASSADO NEM TÃO DISTANTE ASSIM, ERA IMPENSÁVEL.

    • paulo porto disse:

      CONCORDO EM PLENAMENTE COM O SEU COMENTÁRIO NO GOVERNO FHC COM ARMINIO FRAGA PRESIDENTE DO BC. ENTREGARAM PARA O LULA O SALARIO MÍNIMO EM 100 dolares em hoje são 350 dolares… ou seja no governo fhc 240 reais atualmente 720,00.. a inflação do periodo foi 48% ou seja se tivessem continuado estaria em 148 dolares. leiam todos o artigo neste site” a EDUCAÇÃO DE AÉCIO” E tirem suas conclusões

  10. Infelizmente o eleitor brasileiro não pensa no futuro, pois teremos um ano difícil em 2015 com ajustes na economia, aumento das tarifas de energia elétrica, combustíveis e isso refletirá na inflação. Ficar batendo no governo FHC é o que o PT vem fazendo há 12 e anos e lembro que aguas passadas não move a roda do moinho.
    O problema da falta agua em S.PAULO é pontual e nenhum partido planeja o futuro infelizmente e a falta de chuvas é geral. A equipe econômica do PT defende os investimentos com aumento de financiamentos. Quem irá emprestar ao Brasil vai quer juros altos. O tesouro emite títulos joga no mercado a 12% empresta ao BNDS a 6% a diferença é paga pelo contribuinte. Dinheiro não dá em arvore e um governo sem credibilidade tem que pagar juros altos.

    • Laurindo disse:

      É verdade Antônio Carlos. O PT foi oposição durante estes 12 anos, por isso bateu no PSDB e não foi o contrário não. Já quanto à falta de água em São Paulo ser pontual, dá pra entender, afinal também são pontuais os problemas na construção do Rodoanel, o processo das privatizações, o preço do pedágio, o sufoco das pessoas ao se locomoverem pelo metrô, a corrupção nesse mesmo metrô, a construção de aeroportos em terras de particulares e assim por diante. Não, o PSDB não tem nada a ver com nenhuma falha de governabilidade. Ele é perfeito. Essa é a mania dos mais ricos: acham-se mesmo acima dos outros, estes sim os errados e culpados de tudo, afinal, só é pobre quem quer, não é mesmo?! Vaza, cara, e leva a sua “ingenuidade” pra lá, mas aproveita e leva junto o boizinho de Minas.

    • Antonio Carlos disse:

      O Quarto Poder consegue levar as pessoas a um nível de alienação impressionante. Elas repetem o que escutam ou leem, sem a menor capacidade de argumentar, só repetem. É quase uma lavagem cerebral, o indivíduo acha que está certo e por maiores que sejam os argumentos apresentados não mudam de opinião. Não são capazes de buscar informações na Mídia Alternativa para comparar críticas ou elogios, preferem continuar acreditando naqueles que dominam a informação. Lamentavelmente o Quarto Poder sabe explorar isto muito bem.
      Eu quando escrevo, não quero que acreditem em mim, mas tento mostrar a quem lê, que pode-se conhecer informações diferentes, de modo a permitir uma análise honesta do que está sendo discutido.
      Perceba que as críticas são superficiais, são baseadas unicamente em BOATOS e aí o que acontece, quando estas pessoas são contestadas, não têm o que dizer, apenas fazem novas críticas baseadas em novos boatos.
      Mas tem um detalhe, acham inteligentes e superiores àqueles que pensam de forma diferente.

      • J.G; disse:

        Antônio Carlos, você tem lido o quê? GIBI? Ficção? Esses conteúdos, realmente não ensinam nada sobre o seu candidato. Ainda dá tempo de procurar mais informação sobre os dois candidatos. Já conhece a diferença entre Social e Neoliberal? Faça um consulta ao google.

  11. magnaldo disse:

    Seu PETISTA! Todo mundo já tá sabendo…

  12. joão daniel disse:

    A mídia e os institutos de pesquisa já preparam a volta por cima para a dilma. Aguardem.

  13. Carlão do Caminhão disse:

    Como se datafolha fosse confiável…..

  14. walter.nobre disse:

    “O FHC não enfraquece de fato o Aécio…o PT é campeão em desconstruir por calúnias, qualquer imagem…aprendeu com o COLLOR…quando no ultimo debate, apareceu com uma novidade contra o LULA, que era sua FILHA BASTARDA, não dando direito ao Lula de respirar….ali o PT através do seu mentor, aprendeu mais uma e aprimorou…fizeram cursos em calúnias; nunca respondem nada…a Dilma tem anti imagem, que passa dos 50%…ela é arrogante, não consegue ser simpática nunca…Ela demonstra o tempo inteiro, ar de superioridade…só sendo insensível, para não perceber”…

    • Paulo Cesar Diderot disse:

      A grande diferença entre Dilma e Aécio esteve no conteúdo da agressividade.
      Aécio fez o que sempre faz. Pediu generosidade quando jamais é generoso. Pediu respostas quando ele invariavelmente tergiversa. Pediu sinceridade quando é cínico em regime de tempo de integral. Pediu humildade quando é arrogante a ponto de falar em nome dos brasileiros.
      Num momento de descaro abissal, comparou o caso do irmão de Dilma ao time de parentes aos quais ele dá altos cargos públicos quando pode.
      Uma rápida pesquisa mostra que Igor Rousseff foi assessor do prefeito petista Fernando Pimentel, de Belo Horizonte.
      Depois disso, nunca ocupou cargo público nenhum. Disse o Globo, o insuspeitíssimo Globo, num perfil de 2011: “Quem não conhece o Igor não fica sabendo nunca que ele é irmão da presidente. Morre de medo de pensar que quer tirar proveito disso.”
      Pois Aécio quis tirar proveito disso.
      Não há termo de comparação entre o caso da irmã de Aécio e o caso do irmão da Dilma. Mas fingiu – nisto ele é mestre – que são coisas iguais.
      Andrea Neves ocupou sob Aécio um cargo – ainda que formalmente não remunerado – que dava a ela o comando das verbas publicitárias estaduais.
      Sabe-se, porque a Folha enfim resolveu investigar um pouco o candidato tucano, que o governo de Aécio colocou dinheiro público nas rádios da família.
      É, em si, uma indecência. Isso piora quando, numa afronta brutal ao conceito de transparência tão citado por Aécio, ninguém informa quanto foi o dinheiro público investido nas rádios.
      E não é apenas Andrea. É o cunhado, são primos e agregados, em funções muitas vezes de mando.
      Meritocracia?
      Só se for pela ótica de quem, aos 25 anos, foi nomeado DIRETOR da Caixa Econômica Federal pelo mérito de ser neto de Tancredo Neves.
      Aécio não surpreende. A cada debate, ele faz mais do mesmo.
      Dilma, ao contrário, surpreendeu ao adotar o mesmo tom de Aécio. Ou quase o mesmo: Aécio a chamou de mentirosa várias vezes e Dilma disse o mesmo uma ou duas.
      Onde ela avançou em relação ao primeiro debate: não deixou que certos assuntos sumissem da discussão.
      O aeroporto de Cláudio é o maior exemplo. Aécio fala, tergiversa, se desvia, mas não consegue dar uma única explicação convincente para o aeroporto de uso privado construído com dinheiro público.
      Jornalistas de Minas disseram que essa história já era conhecida nas redações. Mas ninguém publicava pela censura que, na prática, Andrea Neves comandava para proteger o irmão de notícias desfavoráveis.
      Eis o conceito de liberdade de expressão de Aécio.
      O cinismo e a cara de pau ficaram ostensivamente demonstradas quando Aécio manipulou ao usar uma frase de Dilma que, supostamente, seria um incentivo à corrupção.
      O significado da frase é o seguinte: todo mundo pode cometer corrupção.
      É uma verdade verdadeiríssima. Ninguém está acima às tentações que o poder e a sensação de impunidade trazem, como mostra o próprio episódio do aeroporto de Cláudio.
      A questão é fiscalizar e punir.
      Neste sentido, o PSDB – dos votos comprados para a reeleição de FHC às propinas do Metrô de SP – não tem muita coisa a dizer.
      No debate, Aécio voltou a afirmar que não havia evidências de nada nos casos de corrupção do PSDB.
      Hoje mesmo, viralizou na internet o depoimento do jornalista Fernando Rodrigues, da Folha, autor do furo em 1997 sobre a compra de votos.
      “Não eram evidências”, disse ele. “Eram provas.” Ninguém investigou – incluída, como lembra Rodrigues, a mídia. Como FHC era presidente, e amigo dos donos da mídia, entendeu-se que não era assunto a compra de votos para que ele pudesse se reeleger.

  15. adhemar disse:

    lula mudou o brasil pra melhor,dilma continua mundando ainda mais,tucanos é sinal de atraso,só a mídia denominada pig insiste com os tucanistão

  16. Sucaneiro disse:

    Os institutos de pesquisa estão mostrando aquilo que de antemão já sabíamos.
    Era inimaginável que o play-bóy Aécio estivesse na frente da doutora Dilma.
    Só quem não conhece Minas Gerais e a gestão tucana de Aécio pode acreditar nas mentiras que ele vive contando na mídia, mídia esta que ele e sua família controlam com mão de ferro nas Minas Gerais.

  17. O PT está descontruindo e destruindo o país, nunca na historia deste Brasil se viu tanto desmando, insegurança, mortes,falcatruas e robalheira em todos os níveis do governo que nada sabe, ondejá impera uma ditadura que ninguem quer enxergar, basta entrar no YOUTUBE e assistir o DEPOIMENTO do GAL.PAULO CHAGAS onde o mesmo já sinaliza ao PT que se as coisas continuarem caminhando como estão,onde o mesmo é enfatico em dizer que “O TRANCO VAI SER FORTE ” E QUE A BANDEIRA DO BRASIL JAMAIS será VERMELHA e SIM VERDE AMARELA”

  18. Marcos Prata disse:

    O candidato Aécio representa o pensamento ideológico do PSDB e, se eleito for, deve seguir a linha de ação do PSDB. Por isto a comparação, sempre presente nas opiniões. Aécio, por exemplo, se esquiva de aparecer nas fotos, caminhadas, comícios, com seu apoiador FHC. Sua coordenação de campanha deve orientar no sentido que FHC faz Aécio perder voto. Mas FHC está sempre presente nos bastidores e estará presente numa eventual vitória de seu pupilo. Por isto, a comparação é ideológica: PT X PSDB. E neste embate o PT leva ligeira vantagem, diz as últimas pesquisas.

  19. Luiz Mattos disse:

    Gostaria que os problemas que o Itamar e o FHC tiveram durante os anos de inflação galopante e sem dinheiro para investimento tivessem caido na mão do PT, aonde estariamos?.
    Tenho certeza que o povo desmemorizado certamente diria que o Lula resolveria dando bolsa familia, minha casa minha vida e outros beneficios.
    Vamos lembrar que copetencia na hora das crises é diferente de incopetencia nas marolinhas.
    O PT é um partido oportunista, rancorozo, rato de armazem, comunista, incopetente e outros adjetivos, pois em doze anos não criou nada que não fosse ideia dos outros.
    Sim o poder a todo custo e que o povo se dane.
    Antes de falar das gestões anteriores, olhasse para o proprio umbigo e fizesse um meaculpa.
    Dilma, tira de seu olhar está arrogancia como o Brasil fosse outro e não este que voce governa.
    Eleitores pensem bem em quem vota, sem revanchismo, sem partidarismo, sem emoção, pois é com seu trabalho e seu dinheiro que vão cuidar deles em outro pais chamado BRASILIA.

  20. Adilson Dilmar disse:

    Estas pesquisas ou são manipuladas ou são malfeitas pois na minha cidade o candidato a prefeito que nas pesquisas amargava o 3º lugar foi o vitorioso, em Foz do Iguaçu o candidato a prefeito Chico Brasileiro estava comemorando a vitória quando a apuração virou e ele perdeu, neste ano o Requião deu entrevista como governador eleito mas no final ganhou o Beto Richa. Uma vez o brasileiro dizia que ia votar no fulano que estava bem nas pesquisas para não perder seu voto, ou seja, para não votar em derrotado, agora dizem que vão votar no Aécio, mesmo que este venha a perder, mas não irão avalisar mais a corrupção do atual govergo.

    • Orandi Almeida disse:

      Quando, neste ano, o Requião disse que iria ganhar a eleição. Em momento algum a pesquisa disse isso, ou o Requião teve este tipo de atitude. Sei disso porque vivo no Paraná.
      Mentiras de última hora, mesmo que por desinformação, não colam.

  21. Rogério disse:

    Não entendo como a comparação do Aécio com o FHC pode ser danosa a ele e benéfica ao PT, afinal, parece que são todos farinha do mesmo saco.
    Será que ninguém se lembra que quando, por exemplo, o FHC criou o Fator Previdenciário o LULALA caiu de pau em cima dele e quando eleito, depois de dizer que a previdência estava superavitária, vetou a queda do mesmo?
    Me parece que quando o FHC criou o fator devia ser mesmo tremendamente necessário.
    E quando o LULALA o vetou por que foi??????

  22. Pasquale disse:

    Só o homem renovado poderá renovar a sociedade. Só homens justos organizarão uma sociedade justa. Só um homem ético constituirá uma sociedade ética, e será capaz de sensibilizar-se diante da carência ou da dor alheia. Tudo isso parece muito claro, no entanto também é verdadeiro que só um homem realmente cidadão compromete-se com as ações de mudança.

    Poderemos ter o sentimento de justiça e a percepção ética, poderemos até nos sensibilizar diante da dor e do sofrimento… mas muitas vezes nada fazemos para promover as mudanças que sonhamos. Só a cidadania atua, participa, interfere nas estruturas sociais,organizando-se e fazendo-se ouvir.

  23. "DOS MAIS POBRE'... "DAS ELITE"... "DA FALTA DE VERGONHA NA CARA"... disse:

    MAIS UMA VEZ O PT PROCURA LEVAR VANTAGEM NO VELHO ARGUMENTO “DOS MAIS POBRE X OS DAS ELITE”, PROCURANDO CRIAR NA MENTE DO ELEITOR QUE FHC-AÉCIO REPRESENTAM “AS ELITE” E LULA-DILMA REPRESENTAM “OS MAIS POBRE”.
    PROCURAM INCUTIR NA MENTE DO ELEITOR QUE SE OS REPRESENTANTES “DAS ELITE” GANHAREM, VÃO ACABAR COM O BOLSA FAMÍLIA, VÃO ELIMINAR OUTRAS CONQUISTAS SOCIAIS DO TRABALHADOR, VÃO ARROCHAR OS SALÁRIOS ETC. (AÍ MOSTRAM OUTROS PERÍODOS, QUANDO A OPOSIÇÃO DE HOJE ERA GOVERNO, COMPARANDO COM OUTROS PERÍODOS EM QUE O GOVERNO ATUAL ATUOU – SEM CONTUDO MOSTRAR QUE FORAM PERÍODOS TOTALMENTE DIFERENTES, EM RELAÇÃO À ECONOMIA MUNDIAL).
    AGORA O QUE ME INTRIGA: SERÁ QUE ESSA MASSA DE BRASILEIROS QUE AINDA APOIA ESSE TIPO DE DISCURSO, NÃO ENXERGA CERTOS FATOS?
    1 – QUANDO MEMBROS DA CLASSE A QUE CHAMAM “ELITE” VÃO A UM HOSPITAL O FAZEM NOS HOSPITAIS CHAMADOS DE “HOSPITAIS PADRÃO FIFA”, OS CHAMADOS “SÍRIOS LIBANESES DA VIDA”.
    1-A – QUANDO REPRESENTANTES DA CLASSE A QUE CHAMAM “POBRE” VÃO A UM HOSPITAL (LULA, DILMA, SÉ DIRCEU, SÉ GENOÍNO, JOSÉ ALENCAR E OUTROS), SÃO VISTOS EM QUE HOSPITAIS?
    RESPOSTA: EXATAMENTE NOS MESMOS “HOSPITAIS PADRÃO FIFA”, OS CHAMADOS “SÍRIOS LIBANESES DA VIDA”!

    2 – MEMBROS DA CLASSE A QUE CHAMAM “ELITE” GERALMENTE MORAM EM BELAS MANSÕES, MAGNÍFICOS CONDOMÍNIOS, OU EM APARTAMENTOS DE ALTO NÍVEL.
    2-A – REPRESENTANTES DA CLASSE CHAMADA “DOS POBRE” POR ACASO MORAM EM RESIDÊNCIAS HUMILDES, NORMALMENTE NAS PERIFERIAS, ÀS VEZES ATÉ EM FAVELAS, EM CASAS DO PROGRAMA “MINHA CASA MINHA VIDA” COMO OS “POBRES” A QUEM DIZEM QUE REPRESENTAM, OU MORAM EM RESIDÊNCIAS DE NÍVEL BEM SEMELHANTE AO DAS RESIDÊNCIAS DAQUELES QUE SÃO CHAMADOS “DAS ELITE” :
    BELAS MANSÕES, MAGNÍFICOS CONDOMÍNIOS, APARTAMENTOS DE ALTO NÍVEL?

    NÃO ENTENDO COMO ESSA MASSA DE ELEITORES AINDA ACREDITA NO DISCURSO DESSA GENTE QUE PROCURA DIVIDIR O BRASIL ENTRE DOIS GRUPOS:
    O “DOS MAIS POBRE” E O “DAS ELITE”.

    GOSTARIA DE MOSTRAR PARA OS ELEITORES QUE ACREDITAM NESSE DISCURSO DO PT, QUE LULA, DILMA E O RESTO QUE PREGA ESSA DIVISÃO DO BRASIL, ENTRE OS QUE DEFENDEM “OS MAIS POBRE” DOS “DAS ELITE”,
    QUE ELES SÃO FALSOS E MENTIROSOS, ENGANADORES DO POVO, POIS NÃO VIVEM O QUE ALEGAM DEFENDER, POIS VIVEM NO MAIOR LUXO, GASTANDO MILHÕES E MAIS MILHÕES EM SUAS VIDAS DE MORDOMIAS E, O PIOR, PROTAGONIZANDO OS MAIORES ESCÂNDALOS DE ROUBALHEIRA DINHEIRO PÚBLICO DE QUE JÁ SE TEVE NOTÍCIA NO BRASIL.
    PARA QUE ELES SE AUTO INTITULEM COMO DEFENSORES DOS MAIS POBRES, NÃO TÊM QUE PROCURAR DIVIDIR O BRASIL ENTRE DOIS GRUPOS, O GRUPO DOS POBRES E O GRUPO DAS ELITES, E SIM DAR O EXEMPLO DE UMA VIDA HUMILDE E A FAVOR DO BEM ESTAR DE TODA A NAÇÃO, COMO O EXEMPLO ABAIXO, QUE ELES DEVERIAM CRIAR VERGONHA NA CARA E SEGUIR, SE QUISEREM SER CONSIDERADOS COMO DEFENSORES “DOS MAIS POBRES”!

    ESTE É O EXEMPLO QUE OS POLÍTICOS BRASILEIROS COM VERGONHA NA CARA, DEVERIAM SEGUIR:

    O presidente do Uruguai, José Mujica, tem um carro particular, um Fusca, que vale mil dólares.
    Amigos, diante de tantos exemplos de vidão à custa do dinheiro público que temos no Brasil, achei interessante o contraponto trazido pelo jornalista gaúcho Mario Marcos de Souza em seu blog, mostrando aquele que o jornal espanhol El Mundo considera “o presidente mais pobre do mundo” — José “Pepe” Mujica, chefe de governo do Uruguai desde março de 2010 e que permanecerá no poder até março de 2015.
    O presidente do Uruguai, José Mujica, tem um carro particular, um Fusca, que vale mil dólares.
    Todos os dias ele embarca no seu Fusquinha azul de estimação, de 1.300 cilindradas, e toma o rumo de seu pequeno sítio Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu, onde vive com a mulher, senadora da República – que é a proprietária da área. A casa é discretamente vigiada por dois seguranças.
    No fim do mês, quando recebe o salário de 12,5 mil dólares( 30.000 reais ) como presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica separa 1,25 mil [para si]( 3.100 reais) e doa o restante, cerca de 90%, a pequenas empresas e Organizações Não-Governamentais que trabalham com habitações populares.
    – Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos – costuma repetir este uruguaio de maneiras simples, 77 anos, que, em reportagem do jornal espanhol El Mundo, foi chamado de “o presidente mais pobre do mundo”.
    Além de sua casa no pequeno sítio, seu único patrimômio é o Fusca avaliado em pouco mais de mil dólares.
    Como transporte oficial, em vez dos carrões com ar-condicionado dos demais presidentes, ele usa um Corsa. Sua mulher, a senadora Lúcia Topolansky, parceira de muitos anos, também doa boa parte de seu salário.
    Mujica vive de forma espantosamente simples, apesar de presidir um dos países mais importantes da América do Sul, nunca usa gravata (é quase sempre uma camisa branca com casaco) e convive com os mesmos amigos de antes da eleição que o conduziu ao poder.
    É capaz de pegar o Fusca, ir até uma loja de ferragem comprar um acessório de banheiro e, no caminho, parar em um pequeno estádio para animar os jogadores do Huracán, time da segunda divisão, e prometer um churrasco caso subam para a Série A.
    Ele não tem dívidas nem conta em banco
    Sem contas bancárias ou dívidas, de acordo com El Mundo, ele apenas repete que espera concluir seu mandato para um descanso sossegado no Rincón del Cerro.
    A vida simples não é mera figuração ou tentativa de construir uma imagem, seguindo orientações de um marqueteiro. Não, ela faz parte da própria formação de Mujica, um homem que lutou contra a ditadura, foi preso e, ao lado de dezenas de [guerrilheiros e terroristas] Tupamaros, participou de uma fuga cinematográfica da antiga prisão onde hoje está o Centro Comercial Punta Carretas, em Pocitos, lutou pela volta da democracia e hoje é presidente eleito do país.
    Tudo isso sem abrir mão de suas convicções, em nenhum momento – a ponto de rejeitar a ideia de mudança de sua vida por ser o chefe de uma nação. [Mujica, que continua se considerando um político de esquerda, defende e pratica ideias que em outras latitudes são desprezadas “neoliberais”. Em outubro de 2010, o presidente concedeu uma entrevista às Páginas Amarelas de VEJA em que expôs suas posições, muito distantes do marxismo que defendia nos tempos de juventude.
    Uma de suas declarações fala por si: “A estatização é uma solução que foi abandonada. Trata-se de uma receita perfeita para desenvolver uma burocracia opressora. Continuo sendo socialista porque sou inimigo da exploração do homem pelo homem. Isso não inclui defender um Estado grande e um funcionalismo público inchado. Seria um desastre”.
    Quanto a querer controlar a imprensa, como ocorre com outros governos supostamente “progressistas” do continente, o presidente não poderia ser mais claro:
    “Quando um governo se mostra mais tolerante à diversidade, acaba ajudando a formar uma imprensa respeitosa. Quando radicaliza nas suas políticas, no entanto, vai tudo pro diabo. (…) A melhor lei de imprensa que existe é a que não existe”.]

    A residência presidencial já serviu de abrigo a uma moradora de rua e seu filho. O presidente prefere não morar na mansão.
    No último dia 24 de maio, por ordem de Mujica, uma moradora de rua e seu filho foram instalados na residência presidencial, que ele não ocupa por seguir morando no sítio. Ela só saiu de lá quando surgiu vaga em uma instituição.
    Neste início de inverno, a casa e o Palácio Suarez y Reyes, onde só acontecem reuniões de governo, foram disponibilizadas por Mujica para servir de abrigo a quem não tem um teto. Em julho do ano passado, decidiu vender a residência de veraneio do governo, em Punta del Este, por 2,7 milhões de dólares. O banco estatal República comprou e transformará a casa em local de escritórios e espaço cultural. Quando ao dinheiro, será inteiramente investido – por ordem de Mujica, claro – na construção de moradias populares, além de financiar uma escola agrária na própria região do balneário.
    Nada de carros blindados
    Ele nem se preocupa em reforçar seus esquemas de segurança e, ao circular no Fusca ou em um Corsa, claramente não está a bordo de veículos blindados.
    Nem sei se é certo ou não alguém, no papel de um país, com toda a importância que o cargo tem e nestes tempos loucos ditados muitas vezes por fanatismo, levar a vida de uma pessoa comum.
    Até acho que não. Afinal, um presidente não pode conduzir sua própria vida. Há milhões de pessoas que deram a ele o direito de dirigir um país e esperam não ver nada abalando esta tarefa – e é por isso que de Barack Obama, num extremo, a Dilma Rousseff, no outro, todos os presidentes são devidamente protegidos por fortes esquemas de segurança. Ao ser eleito, o escolhido faz uma espécie de renúncia pública de sua autonomia – e sabe que não terá mais tanta liberdade assim.
    O que me causa profunda admiração no caso de Mujica, independentemente das razões destacadas acima, é ver alguém que se recusa a renunciar a suas próprias convicções, mesmo desafiando todas as regras do protocolo. Ele pensa nestes princípios, lutou a vida inteira por eles, arriscou sua segurança e de sua própria família, por que mudar logo agora?
    Foi eleito por isso, certamente, por suas ideias e estilo de vida. Dane-se a liturgia do cargo, deve pensar este uruguaio. Para Mujica, ela não tem importância. O que importa, acima de tudo, é dormir com a consciência tranquila (…).
    O mundo seria um lugar bem melhor e, com toda a certeza, muito mais pacífico se tivéssemos outros Mujicas conduzindo países por aí.

    NB. NÃO SEI SE É VERDADE, PORÉM TEM SIDO ANUNCIADO QUE AÉCIO NEVES, QUANDO GOVERNADOR, ABRIU MÃO DE METADE DE SEU SALÁRIO. É CLARO QUE ESTÁ LONGE DE SE COMPARAR AO QUE O PRESIDENTE DO URUGUAI FAZ, PORÉM NÃO PODEMOS DEIXAR DE CONSIDERAR COMO UM BOM INÍCIO DE EXEMPLO A SER SEGUIDO.
    E ELE TEM FAMA DE SER “FILHINHO DE PAPAI” – PORÉM É CAPAZ DE UM GESTO DE GENEROSIDADE QUE NÃO TEM SIDO COMUM VERMOS, NEM ENTRE OS MAIS RICOS, E MUITO MENOS ENTRE OS MAIS POBRES!
    A VERDADE É QUE NÃO TEMOS DE NOS VERMOS COMO GRUPOS DISTINTOS, E SIM COMO BRASILEIROS, E NOS UNIRMOS EM TORNO DO BEM MAIOR QUE É A UNIÃO E BEM ESTAR DE TODA A NAÇÃO!

    • Antonio Carlos disse:

      Quanta desculpa. Isso é uma confissão?
      Tudo bem, reza 400 mil Ave Maria e 800 mil Pai Nosso.

    • Daniel Carvalho Rocha disse:

      Cara, você disse tudo, e ainda sinalizou com um exemplo patente a todos nós. Entre os humanos sempre existirá a hipocrisia daqueles que falam em nome do povo, mas preferem distancia deste. Principalmente entre aqueles que adotam ideologias perfeitas, mas que na prática evitam executar por conta da própria falta de caráter e dissimulação. Veremos no domingo próximo, quem os brasileiros escolherão. A sorte do nosso povo e de nosso pobre país está lançada.

    • Antonio Carlos disse:

      O Programa de Governo do Aécio é muito bom, então vejamos:
      Dilma pergunta: Candidato o senhor vai acabar com o Bolsa Família?
      Resposta: Eu não vou acabar com o Bolsa Família, vamos melhorá-lo.
      Dilma pergunta: Candidato o senhor vai acabar com o Minha Casa Minha Vida?
      Resposta: Eu não vou acabar com o Minha Casa Minha Vida, vamos melhorá-lo.
      Dilma pergunta: Candidato o senhor vai acabar com o Pronatec?
      Resposta: Eu não vou acabar com o Pronatec, vamos melhorá-lo.
      Dilma pergunta: Candidato o senhor vai acabar com o Programa Mais Médicos?
      Resposta: Eu não vou acabar com o Programa Mais Médicos, vamos melhorá-lo.
      ………………………………..
      Ou seja, o candidato vai fazer tudo que a Dilma fez, mais muito melhor. Não diz como, talvez usando a sua varinha de condão.
      Conclusão: o Aécio nada mais é do que o PROMETEDOR GERAL DA REPÚBLICA. Promete, promete, promete, mas não diz como vai fazer.
      Com certeza, o que ele vai fazer é construir mais alguns aeroportos nas terras da sua família.

  24. SENSATA 45 disse:

    GESTÃO DO FHC ERA EM OUTRA EPOCA, MAS QUE AECIO IRÁ CORRIGIR E MELHORAR O QUE NÃO FOI FEITO NA EPOCA…
    . Vale lembrar que a semeadura foi feita pelo governo FHC que mesmo vivendo uma época econômica difícil implantou o Plano Real que deu os rumos que permitiram ao Brasil evoluir economicamente. O PT perdeu uma oportunidade histórica que dificilmente de repetirá, pegou um plano bem sucedido a todo vapor que favoreceu a ampliação dos ditos projetos sociais, mas se perdeu entrando na contramão da história quando em nome da sua ganância pelo poder entrou num jogo de permissividades políticas suicida. Pena porque sem dúvida o PT inicialmente alimentou sonhos de um pais mais justo em que muitos acreditaram – inclusive eu que hoje vejo triste que o PT não foi diferente dos que ele criticava, pior traiu nossas esperanças de que seria.

    • SENSATO 45 P/SENSATA 45. disse:

      SEU COMENTÁRIO FOI RESUMIDO, PORÉM DISSE TUDO, “SENSATA 45”. EU TAMBÉM ME SINTO TRAÍDO PELO PT, POR LULA PRINCIPALMENTE, QUE SE MOSTROU O VERDADEIRO “LOBO EM PELE DE CORDEIRO”.
      SUA SEDE DE PERMANÊNCIA NO PODER, DERRUBOU TUDO O QUE TEVE CHANCE DE REALIZAR – PREFERIU SE LOCUPLETAR E ENGANAR O POVO INCAUTO E NÃO SAIR MAIS DO PODER, BEM NO ESTILO DAQUELES QUE ELE SEMPRE DEMONSTROU ADMIRAÇÃO E AMIZADE: MUAMAR KADAFI, FIDEL CASTRO, HUGO CHAVES, EVO MORALES, T
      TODOS SE ETERNIZANDO NO PODER!
      NEM A HUMILDADE DE RECONHECER QUE OS PLANOS ASSISTENCIAIS (QUE ELE SEMPRE CRITICOU, COMO PODE SER VISTO NO YOUTUBE, SOB O TÍTULO: “LULA E AS CESTAS BÁSICAS”) QUE ELE HERDOU DE FERNANDO HENRIQUE, LHE DERAM A BOA IDEIA DE ACOPLÁ-LOS NO “BOLSA FAMÍLIA”, CONFORME DESCREVE A PRÓPRIA LEI DO BOLSA FAMÍLIA QUE ELE SANCIONOU, NEM LULA, NEM DILM, NEM O PT TÊM. VEJA O QUE DIZ A LEI:

      LEI No 10.836, DE 9 DE JANEIRO DE 2004
      Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências.
      O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
      Art. 1o Fica criado, no âmbito da Presidência da República, o Programa Bolsa Família, destinado às ações de transferência de renda com condicionalidades.
      Parágrafo único. O Programa de que trata o caput tem por finalidade a unificação dos procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal, especialmente as do Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à Educação – Bolsa Escola, instituído pela Lei n o 10.219, de 11 de abril de 2001,
      do Programa Nacional de Acesso à Alimentação – PNAA, criado pela Lei n o 10.689, de 13 de junho de 2003,
      do Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à Saúde – Bolsa Alimentação, instituído pela Medida Provisória n o 2.206-1, de 6 de setembro de 2001,
      do Programa Auxílio-Gás, instituído pelo Decreto n o 4.102, de 24 de janeiro de 2002, e do Cadastramento Único do Governo Federal, instituído pelo Decreto n o 3.877, de 24 de julho de 2001.
      Brasília, 9 de janeiro de 2004; 183 o da Independência e 116º da República.
      LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
      José Dirceu de Oliveira e Silva

      • Antonio Carlos disse:

        TEXTO DO ATOR HERSON CAPRI
        Dilma Rousseff, com orgulho
        Ninguém pode contestar que atingimos a menor taxa de desemprego da história recente do país, uma das menores do planeta, apesar da crise internacional
        Ainda adolescente torci pela legalidade com Jango e fiz parte da resistência à ditadura militar, depois participei da campanha das Diretas, fui cabo eleitoral do Brizola, lamentei a eleição de Collor. Em seguida, sem Brizola, passei a votar no Lula. Agora voto na Dilma. Com muita convicção.
        Todos os candidatos à Presidência da República sempre prometem governar para os mais pobres e nenhum deles jamais cumpriu. Dilma e o PT prometeram e cumpriram. Com resultados inéditos e expressivos.
        Todos os candidatos sempre prometem combate à corrupção, mas nunca fazem nada. Dilma e o PT tiveram correligionários e amigos investigados, julgados, condenados e punidos. Nunca vi um governo deixar fluir os preceitos republicanos e democráticos como faz o PT, mesmo em detrimento de seus pares. Dilma e o PT aceitaram as punições, não tomaram nenhuma atitude concreta contra, apenas emitiram suas opiniões a respeito das condenações. E o combate à corrupção sempre esteve presente nesse governo. Basta ver a autonomia da Polícia Federal.
        O verdadeiro desenvolvimento, a meu ver, está no nível de emprego e no poder aquisitivo das populações mais carentes. Ninguém pode contestar que atingimos a menor taxa de desemprego da história recente do país, uma das menores do planeta, apesar da crise internacional. Também é incontestável que o poder aquisitivo da população de baixa renda subiu consideravelmente no período de governo do PT. E, para mim, ética é, antes de mais nada, jamais ignorar quem sofre.
        Além disso tudo, a nossa imagem no plano internacional nunca foi tão positiva. Aquela nossa velha subserviência aos Estados Unidos acabou. Nossas contas internacionais estão melhores do que nunca. Agora temos crédito. Nunca tivemos. Dilma atravessou a ditadura, venceu a tortura, o exílio, um câncer, é e sempre foi uma senhora trabalhadora, uma guerreira, mãe e avó, tem 66 anos, tem firmeza e doçura, é mulher. A primeira mulher a ser eleita presidente do Brasil.
        Por tudo isso merece, no mínimo, o respeito de todos, especialmente dos seus opositores. Admiro profundamente a nossa presidente da República e estou torcendo para que tenhamos uma eleição mais pacífica, menos violenta e, principalmente, com um pouco mais de elegância. Sou Dilma. Com orgulho e muito carinho por ela e pelo nosso povo.

        • Pasquale disse:

          E eu com isso? Herson Capri,um cidadão com os bolsos estufados de dinheiro,não depende do SUS e ainda trabalha na GLOBO.
          Então a mídia golpista quando fala bem do PT…é só elogios.
          Porém, quando falar alguma coisa que não agrade ao partido,é culpada por influenciar o eleitor.
          Descem o cacete na Globo,na Veja etc..
          O Capri, quando tem dor de barriga se interna no Sírio e Libanes,Albert Einstein e o povão???????

          • Antonio Carlos disse:

            CHICO BUARQUE fala tudo:
            “A VERDADE É QUE antes do PT chegar ao poder teve uma turma que ficou 500 anos mandando aqui no Brasil e esse país se tornou um paiséco de 5º mundo. Entramos na década de 80 ainda sendo uma república das bananas, governados por ridículos generais sem voto, ditadores golpistas assassinos e ignorantes, que “preferiam cheiro de cavalo a cheiro de povo”. Aí, finalmente, vem um partido que faz o Brasil avançar, tira a nossa coleira dos USA, dá um pé no traseiro do FMI, alça o país a 6ª economia do mundo, fazendo o PIB saltar de 1 para mais de 2,4 trilhões em uma década, tira 50 milhões de brasileiros da pobreza, cria uma nova classe média de 100 milhões com emprego, renda, carteira assinada e conta no banco…..
            Enfim, avanços EXTRAORDINÁRIOS em 1 década! Mas a mídia, conservadora e recalcada, sabota e cria um clima de que estamos “a beira do abismo”.
            E tem gente que vai na onda e não lembra do nosso passado medíocre….”

          • Antonio Carlos disse:

            PROFESSORES E ALUNOS DA UFF DECLARAM VOTO EM DILMA
            CARTA ABERTA
            Manifesto de Docentes e Discentes da Ciência Política da UFF em apoio à candidatura de Dilma Rousseff para a Presidência da República
            Os professores e alunos abaixo-assinados, membros do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP/UFF), vêm a público declarar apoio à reeleição de Dilma Rousseff, candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) ao cargo de Presidente da República.
            O comprometimento com a redução das desigualdades – concretizado pelas políticas públicas de distribuição de renda, geração de emprego e aumento salarial – representa um inegável avanço sobre a miséria estrutural do País. A candidata Dilma, herdeira deste pacto, seguiu o caminho do desenvolvimento com a inserção de setores marginalizados da população. Mesmo com os efeitos da crise econômica, sequer cogitou colocar em xeque os direitos dos trabalhadores.
            A criação de 18 novas universidades federais nos últimos 12 anos, o aumento do investimento no ensino superior e o respeito à autonomia universitária são esforços marcantes após sucessivos cortes de gastos e sucateamento perpetrado pelas gestões anteriores. Por isso, o governo Dilma é o mais capacitado para tornar realidade as promessas do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e fazer progredir a capacitação intelectual dos brasileiros.
            Em âmbito externo, a priorização da América do Sul, América Latina e Caribe e de seus organismos regionais de integração (MERCOSUL, UNASUL, CELAC), é o reconhecimento de que um mundo multipolar favorece a inserção internacional do Brasil e dos demais países em desenvolvimento. Intensificar as relações com a União Europeia e os BRICS amplia oportunidades de cooperação em matéria científica e tecnológica. Ainda com relação ao bloco dos países emergentes, a recente atuação brasileira na criação do Banco dos BRICS demonstrou o compromisso do governo Dilma em atuar conjuntamente para mudar a arquitetura internacional.
            Em suma, nossa visão é a de que a candidata Dilma apresenta um projeto nacional consistente, que fará as conquistas atuais irem adiante. A métrica economicista não pode ser o único parâmetro do desenvolvimento. Façamos do voto em Dilma Rousseff um réquiem para a indiferença, para a miséria degradante, para a debilidade das capacidades estatais. Trata-se do melhor caminho para aprofundar a democracia brasileira.
            Niterói, 16 de outubro de 2014.

    • Dearim Mendes Timótio disse:

      Itamar foi quem criou o plano real. FHC apropriou-se indevidamente do plano assinando sua implantação. Pena que usou o plano real apenas para fortalecer seu partido, o psdb, e do plano real deu apenas as migalhas(restos) para o povo. Já para a elite, tudo o que tinha de bom. Sem contar que na gestão fhc o FMI instalou-se no País e comandou as políticas de fhc dizendo-lhe o que fazer e como fazer. Juros altos, arrocho salarial, etc. Novamente digo, O Plano Real é de Itamar Franco. Esse plano só foi usado para melhorar a vida do povo com LULA, que herdou sim o plano real, mas herdou um plano com mal uso. LULA priorizou a classe menos favorecida nos tempos de elite, psdb entre outros, e fez com que o plano real fosse exclusivamente para melhorar a vida de todos os brasileiros. E tenho dito. Voto 13. Voto DILMA. Voto PT.

  25. Ulisses Junior disse:

    Quem é esse João Armando cacace? Falar de discurso de general iludido.
    Diga a esse “general” que a vez dele já passou. Eles não conquistaram pelo voto o poder, impuseram à força. É muita falta de vergonha desse “general” e de quem o acompanha nessas ridículas falácias. O Voto nunca mais vai ser derrotado no Brasil. Lugar de militar é nos quartéis e, se solicitados pela presidenta DILMA 13, atender às suas ordens. E tenho dito.

  26. Rômulo Schade Barcellos disse:

    O que foi mais importante para o Brasil: o plano de metas de JK ou o pac do Lula (Dilma, já que ela é a mãe)?
    Maluco é quem quiser comparar! Porque não tem comparação. JK viveu num tempo. Lula viveu em outro tempo.
    Da mesma forma é impossível comparar FHC e Lula?
    Eram momentos sociais, políticos, econômicos, ambientais, completamente, diferentes. É comparar o incomparável!
    Se Lula tivesse assumido, depois de Itamar, teria feito o Bolsa Família? Se FHC tivesse assumido em 2002, teria privatizado várias empresas?
    Essas atitudes são imponderáveis, porque SE não existe. Cada um precisa ser analisado dentro do seu contexto histórico. A análise deve ser feita pensando: será que o governante, diante do seu cenário (todas as possibilidades e dificuldades latentes), fez o melhor possível? Conseguiu os melhores resultados? Avançou ou recrudesceu?
    Por isso, não confio em campanhas que ficam avaliando dados fora do seu contexto histórico.
    Perdão, Dilma, mas seus dados não podem ser comparados com os de FHC! Você não assumiu o Brasil sem Mercosul; com Argentina e México quebrados; com uma moeda em transição; com uma inflação alta; com o leste europeu falido; com os EUA tentando avançar, depois do Bush pai.
    Perdão, Aécio, mas não dá para viver de passado. Minas não é o Brasil!
    Por isso, precisamos analisar as propostas, diante do cenário que está a nossa frente.
    Quando pensarmos em quem vamos votar, precisamos analisar se essa pessoa será capaz de, diante do seu cenário, fazer o Brasil crescer e avançar.
    Dilma ou Aécio? Domingo saberemos.

    • Marcelo disse:

      Muito boa análise, imparcial e justa, assim como a que vou fazer, a dita candidata disse que que no governo FHC a arrecadação era de 25 bilhões de reais e no governo dela subiu para 150 bilhões. É muito fácil falar para idiotas, difícil é provar para versados e explico: por exemplo, uma caixa de bombons no governo FHC era R$1,00 e hoje sai em média por R$7,00, conseguem enxergar alguma semelhança entre as diferenças, tanto da arrecadação, quanto dos Bombons???? Para bom entendedor sabe que não mudou nada pois a caixa custa 7X mais, assim como o PIB é 6X maior, então voltamos para traz, mas vamos supor que tenha empatado, então meus caros a propaganda é enganosa. A inflação foi a responsável por inflar a arrecadação e eles se orgulham disso!!! Enganar idiotas é fácil

  27. Adansil disse:

    DILMA, MULHER HONRADA, HONESTA, BRAVA E UMA GUERREIRA DE MUITA FIBRA E VALOR. UMA VERDADEIRA PATRIOTA, POIS TEVE CORAGEM DE ARRISCAR A PRÓPRIA VIDA, LUTANDO POR UMA PÁTRIA MAIS LIVRE. LIVRE, DE UMA REVOLUÇÃO IMPERIALISTA, IMPIEDOSA E ASSASSINA, PERPETRADA PELA CIA ESTADUNIDENSE, EM TODA A AMÉRICA DO SUL, APOIADA PELAS CLASSES BURGUESAS, PELA MÍDIA INESCRUPULOSA E POR MILITARES COMPROMETIDOS COM OS PODEROSOS E SUBMISSOS ÀS FORÇAS DO SENHOR TODO PODEROSO, O TIO SAM, COM CLAROS OBJETIVOS DE DOMINAR O CONTINENTE, SUGAR SUAS RIQUEZAS E ESCRAVIZAR A SUA GENTE. TEMOS É QUE TIRAR O CHAPÉU PARA ESTA BRAVA MULHER, QUE POR HORA ENFRENTA A MAIS CRUEL, DESIGUAL E DESUMANA DAS BATALHAS, CONTRA UMA CLASSE BURGUESA ABASTADA E PODEROSISSÍMA, DONA DE UMA MÍDIA INESCRUPULOSA, MANIPULADA E MANIPULADORA, TOTALMENTE COMPROMETIDA COM OS MAIS ESCUSOS JOGOS DE INTERESSES E LUCROS EXORBITANTES. SIM ESTA MULHER REPRESENTA PARA NÓS POVO CONSCIENTE E AINDA NÃO DOMINADO PELA LAVAGEM CEREBRAL, PERPETRADA POR ESSA MALDITA MÍDIA, ESTA BRAVA MULHER REPRESENTA TODA UMA ESPERANÇA DE UM FUTURO PAIS CADA VEZ MAIS LIVRE, JUSTO, MELHOR E SOBRETUDO INDEPENDENTE E APESAR DA CORRUPÇÃO, DA CÂMARA E DO SENADO SEREM DESCOMPROMISSADOS E COMPROMETIDOS, TEMOS O PAÍS AINDA SENHOR DAS RIQUEZAS NATURAIS QUE DEUS NOS PROPORCIONOU. CONTRA ESTA AVALANCHE MASSACRANTE DOS PODEROSOS, ÁVIDOS DE APOSSAR DO PODER, PARA DELAPIDAR O NOSSO PATRIMÔNIO, A NOSSA ÚNICA ESPERANÇA É ESTA ADMIRÁVEL E CORAJOSA MULHER. DILMA UMA BRASILEIRA, UMA PATRIOTA. DILMA,UM CORAÇÃO VALENTE EM UMA MULHER DE VERDADE.

    • P/Adansil: CARTA DE DILMA A FERNANDO HENRIQUE E A LEI QUE CRIOU O BOLSA FAMÍLIA! disse:

      SE DILMA É TUDO ISSO O QUE VOCÊ DIZ, ENTÃO O QUE É FHC, QUE ELA ELOGIA DESSA FORMA, RECONHECENDO SUA IMPORTÂNCIA, ALTO E BOM SOM.
      SABE POR QUE ELA AINDA TEM OS VOTOS QUE TEM? POR QUE OS ANALFABETOS FUNCIONAIS SÃO FACILMENTE ILUDIDOS COM AS MENTIRAS, CARACTERÍSTICA DA QUADRILHA. A MAIORIA DOS ELEITORES DA QUADRILHA NÃO TÊM CONHECIMENTO DOS ELOGIOS QUE ELA TECEU A FHC E AO PRÓPRIO GOVERNO DO AÉCIO, EM MINAS.
      SEQUER CONHECEM A LEI DO BOLSA FAMÍLIA, QUE CITA CLARAMENTE DE ONDE VEIO A IDEIA DO BOLSA FAMÍLIA, PRINCIPALMENTE PORQUE O APEDEUTA 171 PORONGO CORRUPTO SEMPRE SE DECLAROU CONTRÁRIO AOS PROGRAMAS ASSISTENCIAIS.

      CARTA DE DILMA ROUSSEF A FERNANDO HENRIQUE CARDOSO ANTES DAS ELEIÇÕES DE 2014.

      Qual Dilma fala a verdade?

      A que elogia Fernando Henrique espontaneamente ou a que, desesperada, ataca o ex-presidente nas
      eleições?

      VEJAM A CARTA DELA A FHC, QUANDO FHC COMPLETOU 80 ANOS DE IDADE:

      “Em seus 80 anos há muitas características do senhor Fernando Henrique Cardoso a homenagear. O acadêmico inovador, o político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica. Mas quero aqui destacar também o democrata. O espírito do jovem que lutou pelos seus ideais, que perduram até os dias de hoje. Esse espírito, no homem público, traduziu-se na crença do diálogo como força motriz da política e foi essencial para a consolidação da democracia brasileira em seus oito anos de mandato. Fernando Henrique foi o primeiro presidente eleito desde Juscelino Kubitschek a dar posse a um sucessor oposicionista igualmente eleito. Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes, mas, justamente por isso, maior é minha admiração por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideias.
      Querido presidente, meus parabéns e um afetuoso abraço! – Dilma Rousseff.”

      LEI QUE CRIOU O BOLSA FAMÍLIA:

      LEI No 10.836, DE 9 DE JANEIRO DE 2004
      Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências.
      O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
      Art. 1o Fica criado, no âmbito da Presidência da República, o Programa Bolsa Família, destinado às ações de transferência de renda com condicionalidades.
      Parágrafo único. O Programa de que trata o caput tem por finalidade a unificação dos procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal, especialmente as do Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à Educação – Bolsa Escola, instituído pela Lei n o 10.219, de 11 de abril de 2001,
      do Programa Nacional de Acesso à Alimentação – PNAA, criado pela Lei n o 10.689, de 13 de junho de 2003,
      do Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à Saúde – Bolsa Alimentação, instituído pela Medida Provisória n o 2.206-1, de 6 de setembro de 2001,
      do Programa Auxílio-Gás, instituído pelo Decreto n o 4.102, de 24 de janeiro de 2002, e do Cadastramento Único do Governo Federal, instituído pelo Decreto n o 3.877, de 24 de julho de 2001.
      Brasília, 9 de janeiro de 2004; 183 o da Independência e 116º da República.
      LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
      José Dirceu de Oliveira e Silva

  28. cabeludo2004 disse:

    FHC está disputando a eleição? Porque não comparam com o governo Aécio em Minhas? Aquele que segundo Dilma “É sem dúvida um dos melhores governadores do Brasil”

  29. Sensata disse:

    Caro Ulisses Junior, hoje seu voto pode não ser pela força do poder, mas sim por mentiras, pelo medo e pela falta de ética com adversário.
    Lema do PT: Lenin: “Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é!”

    Tenho 50 anos, falo com convicção que na época do governo do FHC não havia tanta violencia e tanta falta de valores morais e éticos, mas entendo também que não se pode comparar com a realidades de hoje, coisa que os fananticos petistas não entendem.

  30. NELSON PEREIRA DE PAULA FILHO disse:

    É, o AÉCIO ABRIU MÃO DE PARTE DO SALÁRIO DELE, MAS FICOU COM O AEROPORTO EM TROCA DISSO, VIU……

    • Carlos Seixas disse:

      O chamado AEROPORTO e uma simples pista de pouco para avioes de pequeno porte, igual a que muitos fazendeiros tem. Enquanto isso tem outros que viraram donos da Friboi, Pocos de Petroleo, saquearam a Petrobras e muito, muito mais as custas dos nossos impostos. Reflitam.

  31. Coverdale disse:

    Todo PSDeBista tem sempre o mesmo argumento, tudo que funciona no governo atual é mérito do FHC , e tudo que eles nao fizeram questao e nao foram competentes para resolver dizem que foi herança maldita de outros governos. O PSeBista diz que nao devemos olhar pelo retrovisor, que só ficamos batendo no governo de FHC… Mas é claro que temos que faze-lo, pois foi a referencia que o governo do PSDB nos deixou . O que nos faria pensar diferente, diante dos erros tucanos contemporaneos, como o modelo de gestao sobre os recursos hídricos atuais, a exemplo da falta de energia elétrica…Entao devemos esquecer de tudo isso , sem contar os números medíocres no que tange o bom desempenho do país, proporcionados pela gestao PSDeBista. Aliás meus amigos , números sao fatos nao sao especulaçoes.E tem mais, alienados sao os que vao votar em Aécio que só acreditam nas notícias manipuladas por alguns veículos de comunicaçao. No que diz respeito a corrupçao ,pelo menos agora estao sendo apuradas as denúncias e nao sendo empurradas para debaixo do tapete como em outras épocas.Mas como já ouvi um sábio dizer ,que Tucano e bom de bico , mas tem o o voo curto… E tomara , com esse nao sera diferente.

    • ULISSES DE MORAIS disse:

      O PT QUE FORMOU A QUADRILHA PARA SAQUEAR A PETROBRAS E ROUBAR DINHEIRO PARA A CANDIDATURA DA DILMA, SE NÃO HOUVESSE DENUNCIA A QUADRILHA ESTARIA ROUBANDO ATÉ HOJE COM AVAL DO PT.
      INVESTIGAÇÃO É DA POLICIA FEDERAL,INDEPENDENTE DA AUTORIZAÇÃO DA DILMA E ASSIM COMO NO MENSALÃO, O PT VAI ENTRAR COM O RECURSOS QUE FOR NECESSÁRIO PARA QUE OS INTEGRANTES DA QUADRILHA NÃO SEJA PRESOS, EVITANDO DE COMPROMETER AINDA MAIS O LULA.
      LOGO VAMOS TER DENUNCIAS DA ITAIPU.

  32. Kito disse:

    As urnas vão dizer o que o povo quer – PT NUNCA MAIS !!!!!
    Fora Dilma !!! e depois passe para pegar seu seguro desemprego, pelo menos por 5 meses você não passará fome, depois se inscreva no Bolsa Familia, que o Aécio irá ampliar.
    Cansamos de carregar nas costas o Brasil , os corruptos , os altos impostos que não são empregados em lugar nenhum , exceção à manutenção dos cargos e privilégios dos PTistas
    Vamos resgatar a Petrobras , a ética e a economia como um todo.
    Vamos trazer de volta a esperança , porque com o governo atual , acabou !

  33. Abud Abdala Abdul disse:

    Algo sobre as escolhas: (livre arbítrio)
    Somos livres para exercer o direito de escolher, mas prisioneiros das consequências das escolhas que fizermos. E quatro anos é muito tempo…

  34. SENSATA 45 disse:

    Exatamente isso sensato, eu não vi o video, mas me recordo perfeita quando Lula chamava Bolsa Familia de de troca de voto, realmente é lamentável..Cade os sem terras pagos pelo PT para infernizar a Gestão FHC??
    Hoje meu voto para no Aecio já saiu do critéio economia, meu voto é contra a falta de respeito, falta de ética, e pela manipulação sem limites do PT. O Aecio concorre com dois adversarios e em palanques diferentes. Só Não entendo por que o hipocrita do Lula não muda para o Nordeste? Acredito que seja quase uma obrigação dos paulistanos votarem no Aecio, porque o PT é cria de SP ABC
    Lenin: “Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é!” PT

    • cleyton angeli disse:

      E o meu voto é contra a falta de reconhecimento em tudo que os governos LULA e DILMA fizeram de bão para nosso País, é muita falta de vergonha na cara não reconhecer que o Governo TUCANO comprou votos de deputados pára aprovar a reeleição de FHC, que o governo Tucano é o pai de todos os mensalões através do mensalão do PSDB em MG, que os tucanos estão envolvidos até a tampa com os casos de corrupção no Metrô de SP, que os Tucanos deixaram acontecer um apagão energético no País todo em 2001, que os tucanos deixaram os Paulistas sem Água. por isso acho que os sensatos deveriam lavar a boca antes de falar do PT, alias agora esta meio dificil para os tucanos de SP lavarem as suas bocas, pois coitados estão sem Água graças aos seus próprios governos. DILMAAAAAAAA

  35. ari busanello disse:

    HOJE VEJO O PT FAZENDO COMPARAÇÃO COM O PSDB DO GOVERNO DE FHC, TEMOS QUE TER EM CONTA QUE FHC, FEZ O ALICERCEIO DO PLANO REAL, O PT SÓ PEGOU E SEGUIU EM FRENTE, AGORA QUE DILMA TINHA QUE FAZER OS REAJUSTES E NÃO FEZ, VEJA COMO ESTA AS EMPRESAS TODOS COM PROBLEMAS E MUITAS DIVIDAS.
    VEJA QUE É A HORA DE TROCAR DE RUMO FORA O PT, SOBRE OS INSTITUTO DE PESQUISA NÃO DA PARA ACREDITAR, PARECE UM CAMALEÃO MUDA DE COR TODA A HORAS ASSIM ESTA O RESULTADO DAS PESQUISAS,

    • Cleyton Angeli disse:

      Pela milésima vez, o Plano Real foi feito, sansionado e executado pelo então Presidente da Republica Federativa do Brasil Sr. ITAMAR FRANCO que na época era do PMDB, o ministro da fazenda era o Sr. Ricupero, ent~]aoeu não consigo entender da onde o PSDB tirou que foi o FHC quem fez o Plano Real, gente antes de falarem besteiras, se não conhecem a história por favor pesquisem. DILMAAAAAAAAA

  36. Carlos disse:

    O PT DEVERIA AGRADECER O FHC, QUE COMETEU O MAIOR ERRO ESTRATEGICO DOS ULTIMOS 20 ANOS AO INSTALAR O PROCESSO DE RE-ELEICAO PARA PRESIDENTE, QUE PODE TER COLOCADO O BRASIL A MERCE DO REGIME ANTI-DEMOCRATICO DO PT POR MUITO TEMPO AINDA, POIS CONHECEMOS SEUS ESCRUPULOS. OBVIAMENTE, APOS HERDAREM A INFLACAO QUASE ZERO DO PSDB, OS PTISTAS SE LIMITARAM A COLOCAR TODA A CULPA DE TUDO O QUE ESTA ERRADO NO PAIS NO PSDB, PURA ESTRATEGIA DE QUEM NAO TEM COMPETENCIA, VAO FAZER ISTO POR MUITO TEMPO AINDA, COMO UMA PSICOSE DESENFREADA, POREM A ERA FHC JA ACABOU HA MUITO, SABEMOS QUE O PT ESTA HA 12 ANOS NO PUDER, E ABUSANDO DELE, E TAMBEM SABEMOS QUE ELES SAO CAPAZES DE TUDO,ISTO TUDO ALIADO AO FATO DE QUE OS SENSATOS SAO MINORIA, NOS DEPRIME.

  37. Carlos disse:

    O Brasil é um pais de analfabetos, principalmente de analfabetos políticos, votam só por votar, sem pesquisar seus candidatos. Aproximadamente há um ano atrás, o povo saía pelas ruas em diversos estados do país reivindicando seus dreitos , algo que não se via há muito tempo, talvez, se não me falhe a memória, desde o impeachment do Collor. O que houve de praticidade nas urnas relativos a esses manifestos? Não foram eleitas as mesmas pessoas pivô das manifestações? Discute-se agora o 2º , entre Aécio X Dilma, como dizia o meu pai: o sujo falando do mal lavado. Gente: abram o olho, no Governo do PT nesses 12 anos existe um mar de lamas que todos sabemos, mas também querer votar no Aécio só porque ele fala que vai ser o Governo da mudança, convenhamos…. Esse cidadão lembra o ex-presidente Collor, o mesmo do impeachment acima citado, ” O Caçador de Marajás com toda sua oratória e com grande apoio da mídia, ambos são farinha do mesmo saco(e haja farinha nisso – para bom entendedor meia palavra basta.) Pesquisem na na internet o caso “helicoca”, onde até hoje ninguém foi punido graças ao dedinho do cidadão Aécio. Se há insatisfação com o governo atual, então votem nulo, mas Aécio nãoooooooooooooo.

  38. valdik dos santos disse:

    EU ACHO UMA BAIXARIA O PT COMPARAR O AECIO COM FHC POIS NAO FOI O AECIO QUE NAO FEIS NADA E SIM O FHC E DEMAIS ATE UM CEGO VER QUE A SAUDE NO BRASIL TA UM PORCARIA E QUE A MAIORIA DOS BRASILEIROS SO VOTA NO PT PORQUE ELES FICOM COM MITIRAS QUE AS OUTRAS PESSOAS VAO TIRA SO BENEFICIO COMO A BOLCA FAMILIA E MUITOS OUTROS PROGRAMAS ETCCC

  39. Paulo Cesar Diderot disse:

    Eu quero dizer
    Agora o oposto do que eu disse antes
    Eu prefiro ser
    Essa metamorfose ambulante

    • Paulo Cesar Diderot disse:

      PREZADOS,
      ESTE COMENTÁRIO NÃO É MEU.
      Estão usando o meu nome, talvez por falta de argumento para se contrapor ao que eu digo.
      Coisa de PSDBista.

  40. jose marcos disse:

    O lula e a dilma nos sabemos de onde vieram e para onde estão levando o brasil para ser um pais justo e sem pobresa já esse aecio é um clono de FHC que está querendo volta para trazer desemprego, arrocho salarial e miseria para o povo brasileiro se o povo de minas não confia nele porque o brasil deveria confia

  41. Sucaneiro disse:

    O chato é que ao ler todos esses comentários fica-se com a impressão de que os internautas que os escrevem ainda acreditam em papai noel e no bicho papão.
    A bem da verdade o Plano Real foi criado no governo Itamar Franco, idealizado pelo professor Francisco Lopes e alguns economistas que já haviam criado o plano cruzado, plano Bresser e etc.
    Em Abril de 1994 o sr. FHC deixou o ministério da Economia para ser candidato a Presidente e assumiu em seu lugar o Embaixador Rubens Ricúpero que colocou o plano Real em execução, tendo sido ainda em 1994 substituído por Ciro Gomes.
    Portanto em Janeiro de 1995 a inflação não estava alta como tem falado o candidato Aécio. Na verdade ela estava próxima de 0% no inicio do governo FHC.
    Em 1995 e nos anos seguintes o presidente FHC vendeu tudo o que podia e engessou a economia de tal forma que o que se viu foi uma quebradeira geral e o sucateamento do serviço público e do comércio e industria, bem como o chapéu na mão para pedir dinheiro ao FMI.
    Finalmente depois de ganhar a eleição de 1998, em 1999 afrouxou o engessamento do real e a inflação voltou com vontade e o preço da gasolina e do dólar dispararam. Na mesma época o seu super ministro Armínio Fraga chegou a elevar a taxa Selic em mais de 40% e no final do governo FHC a inflação ainda era de 12.5% e o desemprego recorde.
    Quem segurou o real e a inflação em patamares aceitáveis, valorizou o salário minimo e manteve alto o nível de emprego foi na verdade o Presidente Lulla e depois dele a Presidenta Dilma.

    • sergio disse:

      Concordo com você, eu vivi bem esta época, o que mais me fez posicionar contra FHC e o PSDB foi perceber que mesmo o Brasil passando por várias crises a Globo sempre apoiou FHC desde quando se lançou candidato a presidente no final do governo Itamar. Acabar com a sangria da hiperinflação era necessário, mas muitas coisas precisavam ser feitas também para que o plano real tivesse sucesso. Isso era muito discutido pelos economistas, mas a verdade é que FHC parou por ali, e apenas tentou conter a inflação através de medidas recessivas que castigaram a classe média e a classe pobre, bem como a economia do país. Na realidade a segunda parte do plano real foi realizada somente no governo Lula, por isso o país cresceu e triplicou seu PIB. Falam das dificuldades que FHC enfrentou, mas esquecem que ele ficou no poder por longos 8 anos, não há desculpas para não ter avançado mais.

  42. José Carlos Damaceno disse:

    voto em Dilma e ponto final!!!!!!!!!!!!!!

  43. Sensata 45 disse:

    Hoje no UOLFolha de SPaulo: mentiram sobre o envolvolmento do PSDB( falecido Gueraa)em propina da Petrobras..não é muito difícil saber quem está por traz

    Lenin: “Acuse os adversários do que você faz, xingue-os do que você é!” PT

  44. ALINE disse:

    ATENÇÃO!!! Leiam, foi divulgando hoje no site da UOL e na FOLHA DE SÃO PAULO:

    “LARANJA MENTIU AO CITAR PROPINA PARA O PSDB, DIZ ADVOGADO DO DOLEIRO”…

    Vejam do que o PT é capaz para se manter no poder… Além de roubar, também plantam testemunhas e falsas acusações…

    Porque o IG não publicou essa matéria????

    Acorda meu povo brasileiro, vamos botar para fora essa turma perigosa do PT.

  45. claudio disse:

    Difícil é entender uma campanha que não tem lógica , o PT esta instigando o medo e a guerra entre classes, e até quebrando os laços profissionais (na questão dos médicos)em que pratica um ato de jogar os pacientes contra os profissionais, dando parecer que a culpa de tudo ruim não é do gestor (governo do PT) , que esta ai a 12 anos e nada mudou.
    Não entendo porque o Aécio pega tão leve…tem muito podre , tem o Lulinha, vários escândalos…Tem muita do José Dirceu..do Genu, ..e todos do mensalão…como diz a Dilma , nada se compara a escala que o PT gerou…inclusive no roubo..e no aparelhamento da maquina, estamos vivendo uma ditadura escondida e maquiada.

  46. Josiane disse:

    Totalmente desiludida, decepcionada, desencantada com esta Campanha. Ainda não sei o que farei domingo. Se compareço ou justifico, se anulo, se voto em branco… Pela primeira vez indecisa ou voto no PT pela primeira vez. Porém em Aécio, não voto de jeito nenhum, agora ele pode beijar até os pés de Marina, que não me convencerá a votar nele. Quer dizer agora que Marina é boa, competente, etc. No 1º turno quando Marina sofria os infames ataques petistas, diziam que ela era fraca, agora o candidato que se acha o Salvador da Pátria?
    De uma coisa tenho certeza,este segundo turno é a pior eleição da minha vida.
    Corrupto por corrupto, cinismo por cinismo, ou anulo ou votarei na minha cor favorita o vermelho, mesmo nunca ter votado no PT na minha vida.
    Quanto aos que me disserem quem vota no corrupto, corrupto é, respondo, não sou corrupta, apenas diante de duas opções sujo e mal lavado ambas corruptas escolhidas pela maioria da qual não fiz parte, ou manipulações, pois estas pesquisas só atrapalham, deveriam ser proibidas.
    Pior do que uma que não sabe de nada, é um cínico que se acha o salvador da Pátria, também envolvido em maracutaias.

    • DISTEFANO disse:

      Sra Josiane, é com muito pesar que li o seu comentário e sei que se assemelha a muitos comentários que foram publicados ultimamente. Você não é a única, porém você declara que não vota no Aecio de jeito nenhum, mas pensa em votar a primeira vez em Dilma. Então vou tentar te ajudar e falo com conhecimento de quem um dia votou no PT e que hoje me sinto culpado de ter contribuído com toda essa sujeira, corrupção, lameira, desgoverno em que o pais se encontra. O PT está implantando lentamente em nosso pais uma ditadura que se não acordarmos os nossos filhos e netos serão as vitimas do nosso erro de hoje. Vote nulo, vote branco, mas não suje suas mãos com a lama da corrupção do PT.

    • sergio disse:

      Eu jamais votaria em Aécio ou no PSDB, nunca votei neles e nunca me arrependi disto, sou contra o entreguismo do patrimônio público a grupos privados, isso claramente destrói a democracia, a chance do povo de decidir o que fazer com as riquezas do país.
      Em relação ao PT não vejo perfeição, é claro, mas vejo a mídia fazendo muito alarde sem provas concretas, muitas denúncias que em época de eleição só confundem o eleitor, mas que de concreto não provam nada. Acreditar nos jornais e mídias tendenciosos é entregar o poder a este grupo que comanda o país de camarote. Por isso não voto no PSDB!
      E vejo tanta gente falando em ditadura comunista, apenas para criar alarde, sem prova alguma! Já viu ditadura sem exército? Ditadura em que todo mundo fala mal do governo e não vai preso? Que o próprio governo não tenta esconder os casos de corrupção de seu partido?
      Esquecem que na ditadura prevalece a lei do silêncio!
      Por tantas mentiras absurdas disseminadas nas redes sociais e na mídia é que eu NÃO VOTO NO PSDB MESMO!!!

  47. 45 sem medo de mudar disse:

    Josiane, hoje na folha saiu uma nota que informa que o delator mentiu quando citou Guerra do PSDB no desvio da Petrobras. Você acha que durante 30 anos de vida publica o PT ia poupar o Aecio se tivesse provas concretas? Só sabem falar do aeroporto que é nada em comparação ao bilhoes indo pro ralo, até 1 bilhão para campanha de Evo Morales o PT desvio. Penso em votar no candidato tenha ética, que não manipule sem limites o povo menos informado e principalmente que respeite a democracia.

    • Sergio disse:

      Acha???!!! Acha que saiu uma nota que o delator mentiu!!! Não há prova alguma se ele está falando a verdade ou mentindo tanto para o PT como para o PSDB. O que há é muita especulação e falatório, achismos como o seu, e pouca prova concreta! Infelizmente seu comentário é a prova disso, além de acreditar que no caso do PT ele diz a verdade, mas no caso do PSDB ele mente! Completamente sem noção!

  48. Sandro César Silvério da Costa disse:

    Sem acrescentar uma vírgula concordo com o que disse Paulo César Diderot em seu brilhante comentário. FHC representa a essência de um pensamento que NÃO inclui o POVO na EQUAÇÃO SOCIAL. Esse representante da POLÍTICA PERVERSA foi achincalhado em um encontro entre presidentes de vários países pelo então presidente americano BILL CLINTON. Esse fato se deu, é só pesquisar para você sentir VERGONHA de ser BRASILEIRO durante seu TRISTE governo.

    • Paulo Cesar Diserot disse:

      Obrigado,mas como falei sou uma metamorfose ambulante e já mudei de idéia sobre FHC.
      Pensando bem,não se saiu tão mal,foi até um grande Presidente.

      • Paulo Cesar Diderot disse:

        PREZADOS,
        MAIS UMA VEZ ESTE COMENTÁRIO NÃO É MEU.
        Estão usando o meu nome, talvez por falta de argumento para se contrapor ao que eu digo.
        Coisa de PSDBista.
        QUE FIQUE CLARO PARA TODOS: VOTO NA DILMA.
        QUALQUER COMENTÁRIO QUE NÃO DEIXE ISSO BEM CLARO, NÃO É MEU.

  49. Aecio e ponto disse:

    É triste os argumentos do povo manipulado, repetem tudo que o ditador Lula fala. O pior ”pobresa”..rs, está no Pronatec de certo. O ignorante é perdoado, mas o idiota não tem cura.

  50. Luiz Viana disse:

    Nenhum outro governante irá ignorar os pobres e miséraveis e muito menos irá ignorar que nesse momento a política de estado precisa estar presente na vida do cidadão. Somos uma jovem nação vivendo sob o regime democrático, apenas 26 anos. A Ordem e Progresso escrita em nossa bandeira só tem sentido se for para todos, sem exceção: pobres, miseráveis, negros, mulheres, turma LGBT, heteros, brancos, indíos e etc. DILMA 13

  51. Roger disse:

    Não é culpa do Lula,muito menos da Dilma,a queda do Aécio é culpa do legado tucano de FHC,Inflação,desemprego recorde,juros recorde,saúde um caos,educação lamentável…Ninguém que viveu esse pesadelo o quer de volta.

  52. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    DE SÃO PAULO DA GAROA À SÃO PAULO DA SECA

    ACHO QUE O AECIO DEVERIA JUNTO AO TSE IMPUGNAR A CAMPANHA DE DILMA , DEPOIS QUE

    DESCOBRIU QUE SÃO PEDRO ERA FILIADO AO PT.

    ABRAÇOS

  53. ALVARO ANTONIO disse:

    É lamentavel que o PSDB não percebe que somente MOSTRAR A REALIDADE do Brasil quando assumiram o governo, inflação de 900% , quebra d Russia, Mexico, argentina; entreguaram com a imflação de 12% e o pais ajustado para crescer, AOVERNARAM APENAS OITO ANOS e não 500 ANOS COM O pt INDUZ. É LAMENTAVEL, tenho 51 anos e me lembro muito bem o que é uma inflação de 90% a.mes.. MOSTREM ISTO NA TV LOGO AINDA DA TEMPO. A CAMPANHA DO PT E UNICAMENTE FAZER AS COMPARACOES NÀO VIRAM AINDA ISTO.

  54. Vote no pleno emprego, vote na estabilidade e riqueza do país ! disse:

    Sejamos objetivos !
    Qualquer brasileiro razoavelmente sensato e socialmente responsável, e que entenda só um pouco de macroeconomia consegue discernir entre a piora e a melhora de diferentes indicadores nacionais e internacionais. O Brasil melhorou e muito em têrmos da sua situação de solvência interna e externa. Já não nos apresentamos vulneráveis à qualquer “espirro” de economias asiáticas ou latino-americanas. Temos reservas provadas de R$ 720.000.000.000,00 de reais. Temos um dois mais baixos índices de desemprego no mundo. Já não somos mais sómente a décima-sexta economia mundial, somos a sétima maior do mundo. Todos os brasileiros, trabalhando de forma honesta, constante e persistente, consegue progredir em seus objetivos sejam eles quais forem. Lamentavelmente, desonestos sempre existiram e existirão, devemos persegui-los e os punir exemplarmente.
    Voto Dilma, porquê acredito na construção de um BRASIL mais forte, igualitário, rico, poderoso e fundamental, que propicie aos seus cidadãos condições dignas de vida de uma nação em pleno florescimento.

  55. Osvaldo Ribas disse:

    Quem ainda acredita em IBOPE E DATAFOLHA?
    Perdeu toda credibilidade

  56. antenor disse:

    Josiane, tenho plena convicção de que o Brasil que temos tem muito o que melhorar, mas não posso negar que teve avanços que antes nem tínhamos condições de sonhar. Eramos um povo humilhado pelos considerados países de economias desenvolvidas, com frequência tínhamos o FMI ditando regras e governantes de forma humilhantes obedecendo, caravanas e mais caravanas para atender muitas regiões do nordeste, viajar de avião era só para ricos, frequentar uma faculdade era apenas um sonho para milhões de estudantes, após 0s 35 anos de idade já era considerado velho para o mercado de trabalho, denuncias de corrupção e CPIs nunca punia ninguém, a primeira vez que ouvi falar em mensalão é caixa dois foi durante o governo de FHC (partido do Aécio) para comprar votos e denunciado pelos meios de comunicação, quem foi punido? Amiga, respeito seu sentimento de desilusão, mas é inegável que de Lula para cá o Brasil avançou, não recuperou completamente o estrago que fizeram, mas já nos deu condições de poder ter perspectivas de futuro. O mundo desenvolvido está em crise e o nosso Brasil não para , bem por isso, me orgulho de ser brasileiro vendo meu país avançar para melhor. É claro que nada disso agrada aquela classe educada que com muito orgulho mostrou para o mundo o quanto são educados xingando a presidente do seu país, este não quer mesmo melhoria para todos, odeia negro e nordestinos, critica os programas sociais que tanto Marina como Aècio discursaram que se eleito continuariam então reconhecem que são bons, Josiane um candidato que promete um salario minimo para todos os estudantes cursarem o 2º grau no minimo é irresponsável pois está mentindo. Finalizando digo, voltar ao passado jamais, Brasil falido e povo humilhado nunca mais.

  57. Martinez disse:

    Senhores,
    Contra fatos, não há o que se discutir por isso sou 45 e vou tentar explicar.
    Tenho 40 anos, vivi o final da ditadura militar apesar de ainda ser muito criança mas me lembro de muitas coisas que aconteceram naquela época. Minha melhor lembrança dessa transição da ditadura para a democracia é que como sou filho de um homem que naquela época não tinha emprego formal visto que meu pai trabalhava na construção civil, não tínhamos nada além do necessário para sobreviver.
    Meu pai coitado, trabalhava de sol a sol e sequer conseguia comprar uma bicicleta nova pois nessa época as lojas não vendiam “NADA” a prazo para pessoas que não tinham carteira assinada. Lembro-me que meu pai namorava uma bicicleta nova no começo do mês em uma loja, fazia uma economia danada durante as semanas para poder comprar a bicicleta no final do mês, mas quando chegava no final do mês e ia até a loja com o dinheiro na mão, a bicicleta tinha subido tanto que o dinheiro que ele tinha juntado mal dava para pagar metade. E isso acontecia com tudo. Ele trabalhava para nos alimentar e todas as outras coisas (roupas,brinquedos, material escolar) era tudo uma vez por ano e olha lá.
    Bom, quando Fernando Henrique entrou no governo e o plano real ficou mais entendido para a população, lembro-me que meu pai conseguiu comprar a tão sonhada bicicleta nova, lembro-me que meus irmãos que também trabalhavam na informalidade com meu pai conseguiram emprego em fábricas, lojas e nossa vida começou a mudar para melhor. Lembro-me que meu pai conseguia comprar coisas diferentes além do arros, feijão, açúcar e mortadela nas compras semanais e em pouco tempo até carro ele conseguiu comprar. Tudo isso na época do FHC.
    Eu não sou politizado, não entendo de politica nem agora e nem naquela época mas sei que senti na pele a mudança daquela época quando FHC era presidente. Mudança para melhor!! Dali pra frente, conseguimos viver mais dignamente e felizes pois tínhamos além do que precisávamos e meus pais estavam muito mais felizes por conseguir nos dar uma condição melhor. Hoje, nossa família que não é pequena somos 8 filhos todos casados e com filhos votantes somos PSDB sem medo e vergonha de nos posicionar a favor de FHC. Meus pais tem mais de 80 anos e fazem questão sempre de vota no PSDB e sempre estão contando para o netos e conhecidos mais novos o quanto a vida deles mudou para melhor na época do FHC. Como ir contra uma história dessas?Se sou o que sou hoje, foi graças ao governo do PSDB que deu condições ao meu pai de me formar e me dar estudo para ser quem sou hoje. E na época que me pagou estudos não existia pró sei lá o que e esse monte de bolsas que as pessoas tem hoje para ajudar a pagar estudos.
    Uma coisa que acho engraçado é que na época do FHC meu pai conseguiu honradamente mudar de vida porque o país realmente melhorou e ele não recebia nenhum tipo de bolsa ajuda do governo. Hoje, o governo do PT enche a boca pra dizer que mantém sei lá quantos milhões de pessoas presas a um bolsa ajuda. Cadê a a melhora no país que fez esses milhões deixarem os bolsas ajuda e conseguirem vencer na vida por mérito e não por migalhas do governo. Essa história de ajuda para entrar na faculdade é outra coisa que me deixa ainda mais abismado. Sou gestor de uma empresa e tenho em minha equipe pessoas mais velhas formadas na minha época, e jovens recém formados oriundos das mais diversas faculdades que apareceram nos últimos anos e mantidos por esses planos de ajuda do governo para entrar na faculdade. Esse jovens não sabem nada, as faculdades de agora estão tão interessadas em ganhar dinheiro visto que o governo ajuda a pagar esses cursos que não exigem mais nada. Os jovens se inscrevem, fazem a prova e nem sequer sabem do resultado mas já estão fazendo a matricula. A faculdade virou um negócio rentável que o aprendizado não é mais uma exigência.
    Cadê a escola fundamental de qualidade que eu posso dizer que tive na era FHC que preparava o aluno para enfrentar as poucas vagas dos cursos que existiam, mas que pelos menos selecionavam as pessoas que realmente tinham condições de cursar uma faculdade para serem profissionais competentes. Hoje os jovens estão todos nas faculdades particulares ajudados pelos prós da vida, saem dela com um canudo debaixo dos braços mas sequer sabem o que tem que fazer. Se formam mas não tem o aprendizado correto para serem bons profissionais.
    Sem querer ser estraga prazer, não vejo nenhuma melhora nesses anos de PT. Vejo um governo que realmente governa para manter o povo pobre, preso aos bolsas migalhas que eles lhes dão todos os meses. Um governo que enche a boca que combate a corrupção mas que até agora 90% dos corruptos presos são do PT, que mesmo condenados são tratados como heróis por esse partido. Um partido que nomeia membros de partido para todas as instâncias de seu governo. Olha O STF do ano que vem caso a Dilma ganhe. Serão 10 ministros indicados pelo PT contra 1 não indicado. Não é a toa que todos os condenados do mensalão já estão em casa. Bom gente, espero que alguém leia esse texto e entenda que pelo menos pra mim, não tenho motivos algum para votar no PT

    • Antonio CB disse:

      Caro Martinez,

      Sou engenheiro civil, e tenho 52 anos.

      A história de seu pai, sem dúvida alguma é comovente pois mostra a labuta, e a vitória de um cidadão brasileiro honesto e trabalhador.
      Mas existem, assim como seu parente, milhões e milhões de bons brasileiros, dignos e trabalhadores.
      Independentes de humores e ajudas governamentais de qualquer espécie.
      Temos de reconhecer, no entanto, que há diferenças entre os seres humanos.
      Alguns produzem mais riquezas com menos, outros necessitam de assistência, amparo e mais dedicação, inclusive a financeira, para chegar lá, e quiçá ultrapassar !
      É assim com quem faz um curso superior. Nessa pessoa são investidos recursos – e muitos – que necessitam de tempo para retornar. Talvez se tais recursos fossem investidos de outra forma, o retôrno seria mais rápido, porém menos prolongado ! Quem sabe !

      O governo Itamar, com a criação da URV – UNIDADE REAL DE VALOR – moeda lançada em julho de 1994 antecedente ao Real – que teve início em agôsto de 1994, ainda com ITAMAR FRANCO, estabilizou a economia e debelou definitivamente a alta inflação.

      FHC, ministro da fazenda de ITAMAR FRANCO, famoso pelo fato de ser o ministro cuja equipe “domou” a persistente inflação, foi eleito, tomando posse em janeiro de 1995.
      Alguns méritos de seu governo foram inegáveis, como a estabilização da inflação e o consequente ganho econômico advindo dessa situação.
      Porém, em suas duas gestões, talvez pressionado por Washington e a crescente onda da globalização a qualquer custo, esqueceu a esmagadora maioria dos cidadãos que nele votaram, aqueles que trabalham diuturnamente, que batalham honestamente, e que o elegeram. Foram esquecidos, não poucas vezes humilhados,em detrimento de muitos grupos empresariais internacionais e e alguns poucos nacionais escolhidos à dedo.

      Não posso esquecer isso, caso assim proceda, traio minha consciência.

      O governo do Partido dos Trabalhadores, uma vez assumindo o governo do país, em sua grande maioria, trabalhou em prol do lado menos favorecido da sociedade. Veja que um governo sério e honesto, se compromete com todos, e a maioria do povo brasileiro, já humilhado e sem esperanças, precisou de um estado que olhasse para as áreas mais carentes, e não as já opulentas. Com o tempo, as diferenças entre as regiões do nosso país irão diminuir, e muito.
      Aconteceu assim com a antiga Alemanha Oriental. No começo havia desconfiança, descrédito e arrogância de muitos alemães ocidentais. Mas foram vencidos, e hoje a Alemanha é um país rico por igual, cujas oportunidades estão por todo o país.

      Não podemos ser xenófobos, racistas, preconceituosos, ou nos acharmos inferiores.

      Aconteceu na Alemanha, será assim com o Brasil também !

      PS.: Nossas excelentes centros de pesquisa, começaram pequenos, fracos e carentes. Todo o início é assim. Grandes Universidades se constroem com o passar do tempo. Vamos dar tempo ao tempo !

  58. Bello Tavares disse:

    O FHC mantem a postura de um homem educado que foi 2 vezes presidente do Brasil, agora o LULA esta completamente ensandecido, num visível desespero. Porque isso ? Gostaria de entender isso. Porque tanto ódio, isso faz mau para a alma… LULA excede o limite da razão. Para que esse terrorismo todo ? As pessoas estão ficando amedrontadas. Gente, o poder não é tudo. Vamos refletir nisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-25 04:41:06