aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
27-08-2014, 9h43

Debate expõe dificuldade de “desconstrução” de Marina

74

Postado por: Daniela Martins

O comentário no “Jornal da CBN” analisou o resultado da pesquisa Ibope e o primeiro debate na TV entre os candidatos à Presidência da República. Os números do Ibope mostram que Marina Silva (PSB) conseguiu romper a polarização PT-PSDB que domina a disputa presidencial há 20 anos.

De acordo com a pesquisa, Marina venceria a presidente Dilma Rousseff no segundo turno. Ela consegue representar melhor do que Aécio Neves (PSDB) o sentimento mudancista manifestado por cerca de 70% do eleitorado. Marina também tem a menor taxa de rejeição entre os principais candidatos. Ela marcou 10% de rejeição na pesquisa, contra 18% de Aécio e 36% de Dilma.

Esse dado torna difícil o retorno do tucano ao segundo lugar e também dificulta o embate para Dilma numa eventual segunda etapa da eleição. A pesquisa mostra ainda que Aécio não conseguiu sair da faixa dos 20% de intenção de votos e que não houve melhora nos índices de avaliação do governo Dilma.

O debate entre os candidatos não trouxe nenhum fato capaz de mudar o quadro eleitoral. Ninguém conseguiu se destacar, mas também não houve dano irreversível a nenhum dos candidatos.

A tarefa de Dilma e Aécio de “desconstruir” Marina Silva se revelou difícil. Marina é uma política com biografia e experiência. Ela partiu para o ataque, questionando as respostas da presidente Dilma sobre as manifestações de junho e julho de 2013. Também contra-atacou Aécio quando ele criticou as alianças do PSB. Foi Marina quem melhor se destacou em termos de imagem e mostrou mais segurança ao falar.

As perguntas dos jornalistas trouxeram temas difíceis para o governo e mais favoráveis à oposição. Apesar disso, não houve tropeço da presidente. O debate não deve representar nenhuma alteração do cenário mostrado pela pesquisa Ibope.

Comentários
74
  1. JOAO BAPTISTA DE SOUZA NETO disse:

    Verdade, como Contador e Politico em minha cidade há mais de 40 anos, o debate foi muito demorado e cansativo, principalmente com a participação dos candidatos nanicos, que só atrapalha e ajuda muito pouco . Na verdade, todos os três principais candidatos são competentes, mas, na politica é tudo farinha de um mesmo saco. Marina, nunca foi Governadora e nem Presidente e Aécio já foi Governador de Minas e respeitado,no entanto, os partidos do PSDB e PT, carrega a maldita fama de mensaleiros e isto influi,pois, acredito que a maior parte da população (honestos), querem um Governo mais honesto.

    • Me desculpe,mas o seu comentário é simplesmente sem relevancia,o que a maior parte do povo quer è mudança e a marina no momento representa essa mudança,os tucanos assim como o pt ja tiveram a sua oportunidade, e falando acerca de experiencia em governar qual era a do lula antes de ser presidente.

      • Darcy disse:

        Como a Marina vai governar sem a força do PT e PSDB?

      • Antonio Carlos disse:

        SERIA A MAIOR BURRICE ELEITORAL. Um partido como o PSB não tem a menor
        condição de governar o Brasil. Talvez na Dinamarca, na Suécia ou na Alemanha
        isso fosse possível. Aqui, infelizmente, nós temos um congresso composto na sua
        grande maioria por políticos que não visam os interesses do País, somente os
        seus interesses pessoais. Aqui, inevitavelmente, quanto mais fraco for o
        Partido maior será a submissão à chantagem política, a mesma que deu origem ao
        mensalão que fez o PT e que também fizeram os outros em governos anteriores, pagar para
        conseguir apoio na aprovação de projetos do interesse do País. A Marina, coitada, é bem intencionada, não tenho dúvidas, mas está vivendo um sonho impossível de tornar-se real. A Mídia também não a quer e vai tentar destruí-la. Lamentavelmente, o povo brasileiro, totalmente despolitizado, não consegue enxergar isto.

        • FHABYO disse:

          BURRICE SERIA A NAÇÃO BRASILEIRA CONTINUAR COM OS CORRUPTOS NO GOVERNO,DIRECIONANDO O BRASIL PARA O FRACASSO,NÃO HÁ MAIS NADA A ACRESCENTAR É MARINA SILVA PRESIDENTE MUDANÇA JÁ,É O QUE QUERO E É O QUE A PESQUISA VEM MOSTRANDO CHEGA DE PT E PSDB AGORA É UM NOME NÃO UM PARTIDO !

          • Ismael Pereira disse:

            SERIA UM CAOS PARA O PAÍS. Um partido como o PSB por conta do poder. Não tem a menor condição de governar o Brasil. O país tem dimensões continentais, no entanto, concentra enormes problemas, mesmo assim, está na rota certa para solucioná-los. Por tanto uma mudança dessas… Seria um desastre total… Não é hora de arriscar, porque tudo ficaria pior. Aqui, infelizmente, nós temos um congresso composto na sua
            grande maioria por políticos que não visam os interesses do País, somente os
            seus interesses pessoais. Aqui, inevitavelmente, quanto mais fraco for o
            Partido maior será a submissão à chantagem política, a mesma que deu origem a
            muitos problemas… A Marina, coitada, é bem intencionada, não tenho dúvidas, “mas está vivendo um sonho impossível de tornar-se real”. “A Mídia também não a quer e vai tentar destruí-la. Infelizmente, o povo brasileiro, totalmente despolitizado, não consegue enxergar isto”.
            Os que se dizem querer mudar podem até ter seus motivos, respeito, porém estão equivocados com a opção apontada, segundo as pesquisas de intenção de voto, isso, cada vez mais indica um desespero
            Por parte do eleitorado brasileiro, tem um conjunto de fatores que teria de se levar em consideração: um deles seria a falta de credibilidade política por parte da Marina, isso, interno e internacionalmente.

      • Vanessa disse:

        Mudança?? vc. disse mudança? Só se for de gestor, né filhinho, porque se vc. REALMENTE leu a proposta de governo dela, já devia saber onde nos levou essas propostas neoliberais ha 16 anos atrás, não?? Então quando for falar dela, diga que odeia Dilma e prefere ver alguém que vai implantar uma política de estado-mínimo e louvores ao Rei mercado do que uma petista. Simples assim. Quem hoje diz que vai votar em Marina ou em Aécio, precisa ter o mínimo de DIGNIDADE para assumir publicamente que É A FAVOR desse tipo de agenda, e não minta e nem tente manipular ninguém com esse papinho de “ahh é o novo”. Acabou. É o fim da era da inocência. Não há mais inocentes para engolir esse papinho.

    • Daniel disse:

      Caro joão, gostei do seu comentário. Só discordo de uma coisa. o fato de Marina Silva não ter sido governadora e de Aecio ter sido, na minha humilde opinião, não muda nada. Para mim, política não é profissão… O fato de Marina não ter exercido mandato nos últimos anos não joga contra ela e sim a favor. Marina tem toda uma história de participação ativa e sabe que um governo envolve milhares e milhares de pessoas… Acredito que ela conheço excelentes gestores, não necessariamente políticos, que entendam das mais diversas áreas de governo… Ela tem que ser articulada, os outros gestores devem ser experientes, não em política em si, mas em gestão…

      Abração

      • wanderley nunes silva disse:

        Como a marina pode ser mudança se ela faz aliança com a velha politica. veja quantos senadores vao ser renovados… a mudança tem que partir do legislativo como ela vai conseguir fazer mudança se as velhas raposas estarao la??? sabe de nada inocente… ela nunca vai conseguir governar sem o apoio das velhas raposas.

        • Clayton Gustavo Demonier disse:

          Todos querem mudança isso é fato. O grande problema é que não importa quem ganhe essa eleição essas mudanças não sairão do papel sem uma profunda reforma política. E no meu humilde ponto de vista A Marina é a menos indica uma vez que para isso tem que ter base no congresso e isso ela não terá. Ela será engolida no primeiro ano de governo ela não vai conseguir nem o apoio do PSB que para ela não é o seu partido, é questão de tempo para ela registrar seu partido e abandonar o PSB. Infelizmente ela não terá sustentação no congresso. O nosso Câncer não é o Executivo e sim o legislativo.

      • Francisco disse:

        Meu Caro Daniel, eu duvido muito que a Marina tenha condições de governar sem negociar ministérios com os partidos em troca de apoio. É assim em qualquer democracia e não vai ser diferente no Brasil. O meu medo é a tal consulta ao povo brasileiro sobre o que fazer para resolver os problemas existentes. Ao meu ver, os problemas são pontuais e precisam de ação imediata para resolvê-los. A criminalidade não vai se resolver com educação em tempo integral a curto praza e tem que resolver. A saúde é um câncer em estado terminal e que não pode esperar por consulta, mas por ação imediata e positiva. A segurança é outro problema que só se resolve com muita bala. E o tráfico de droga nem os Estados Unidos conseguiram frear, para resolver só decretando guerra aos países produtores de coca. E, por fim, um país como o Brasil não pode pensar em agricultura familiar e extrativismo como produtividade econômica sustentável. Este filme eu já vi na pessoa de Jânio Quadros que veio para varrer a corrupção e o nos deu como herança foi um Golpe de Estado.

    • Dalton disse:

      Eu gostaria de entender o porque d a exigencia dos expert em gestão pública afirmar que o BRASIL tem que ter um gestor profissional,meus caros amigos será todos os presidentes que por passaram sabiam administrar? ora se fizermos uma relação dos que já foram e que aí está vamos observar que todos chegaram ao governo sem nada entender de gestão. uma coisa que precisamos pedir à nossa FUTURA PRESIDENTE é muita cautela na hora de convocar o seu MINISTÉRIO para não cair no erro e nomear gente que já participou de mensalão e outro crimes contra o patrimônio público.Ninguem nasceu sabendo. e mais a nossa já eleita presidente MARINA SILVA, já sabe muito bem o que é certo e o que é errado na gestão pública. MARINA NÊÊÊÊÊÊÊÊLESSSSSSSSSSSS MEU POOOOOOOOOOOOOOOOVO!!!!!!!!!! NÓS EVANGÉLICOS VAMOS VOTAR 100% MARINA E VC? ENTRE NESSA TSUNAME IRMÃ MARINA SILVA.

      • Josiane disse:

        Para com isso, não misture religião a essa questão, Marina merece vencer por seu caráter e não por ser evangélica, mesmo porque as maiores denominações evangélicas do Brasil como as Assembleia de Deus, sempre apoiaram PSDB e a Universal o PT. É só ver como ela foi detonada pelo Silas Malafaia na eleição passada que jogou muitos evangélicos contra Marina distorcendo a opinião dela sobre a questão do aborto e LGBT, preferiram apoiar o Serra e depois a Dilma com um acordão. Agora que ela tem chances de vencer esse oportunista Malafaia vem se intrometer para queimar o filme da Marina e tentar ajudar o Pr. Everaldo que é divorciado e diz querer defender a moral da família.

  2. Moacir Alvino da Silva Jr disse:

    Perfeita análise. A única coisa que gostaria de ressaltar é que percebi Aécio e Dilma bastante temerários ao questionar Marina. Essa tentativa de desconstrução da imagem dela, nessa linha que os dois adotaram não funcionará nunca. A questão é que tanto PSDB quanto PT tentam se colocar como os que fizeram tudo pelo Brasil, que o Brasil está nos trilhos, bastam pequenos ajustes que o Brasil continuará sendo a potência mundial que tanto tentam mostrar. Essa é a imagem que Dilma passa e que Aécio tenta resgatar. Porém sabemos que não é nada disso. Que o Brasil tem mazelas demais sendo mascaradas nesse momento e esse é o calcanhar de Aquiles da Dilma, é o do Aécio quando tenta dar exemplos de sua gestão em MG, e a Marina corre por fora deste cenário dos dois. Veremos os próximos capítulos. Abraço Kennedy

  3. Santos disse:

    Muito simples de analisar porque Marina só cresce: ela transmite segurança e principalmente ÉTICA, coisa que os outros além de não praticarem, esqueceram o significado há muito tempo. Eu, pessoalmente, tenho nojo da política atual e Marina é a REAL e ÚNICA possibilidade de mudança.

    • geiza disse:

      Santos, estou contigo, abçs

    • Marcos disse:

      Santos, análise perfeita. Marina é segura, madura e sem dúvidas a melhor opção para governar esse País do caos.

    • Afonso Celso de OLiveira disse:

      A historia vai mostrar que a Marina Silva e o “Cavalo de Troia”que os Banqueiros vão dar ao Povo Brasileiro.
      Seu programa de Governo foi elaborado por uma socia do maior banco privado do Pais e que deve imposto federal.
      O controle do Banco Central esta na mira desta suposta
      humildade.

      • Valéria Attayde disse:

        Concordo com você. A senhora OSmarina (nem ao próprio nome foi fiel) é tão competente que ficou três anos tentando fundar um partido e não conseguiu. Não venceu as eleições nem no seu próprio estado, ficando em terceiro lugar e diz na entrevista que foi porque seu trabalho irritou os poderosos. Isto quer dizer que no Acre 77% das pessoas são ricas e poderosas, pois ela teve apenas 23% de votos lá. Sua coligação “Unidos pelo Brasil” tem hoje 31 deputados federais. Imaginemos que na mais otimista das hipóteses este número seja triplicado. Não chegaria a 20% dos 512 Deputados. Aí, em nome da tal “governabilidade”, seriam necessárias alianças. Com quem e a que custo? A messiânica que aluga partidos e é financiada e guiada por banqueiros vai mudar, sim, mudar de ruim para muito pior.

    • antonio osmar disse:

      marina e mais quem pois ateh agora ela so disse que vai governar com os melhores e jah se sabe que a maioreia viria do psdb será??????

    • Antonio Carlos disse:

      Complementando:
      Lembram do Collor, o “Caçador de Marajás”? Virou Presidente graças a Globo que não podia admitir a vitória do “Sapo Barbudo”. Depois, quando foi da sua conveniência, ajudou a derruba-lo. Com a Marina, caso ela vença, também vai ser assim, vão destruí-la, aproveitando o caos que o País vai se transformar, já que o príncipe encantado da Mídia é o Aécio, o homem das privatizações, que apesar de afirmar que ficou 8 anos governando MG de forma maravilhosa (será?), não consegue eleger o seu sucessor.

  4. Achei bom como uma apresentação melhor dos candidatos. Portaram-se , sem ataques pessoais, a não ser o canditado Aécio, que faz afirmações inverídicas e levianas.
    quem conhece o quadro de “realizações” dele em minas julga melhor.
    A presidenta não tem memso jeito pra falar em publico. mesmo quando mostra dados reais, fantsia muito. Quanto à Marina, me surpreendi. muto mais segura que seus concorrentes, mas mesmo assim, fico na duvida como deverá ser essa “nova politica”
    as intervenções da Luciana Genro, foram bem oportunas, apesar a posição extremista e ultrapassada. Alias, como toda nossa esquerda. perdida no secuo xix….rsrsrs

  5. Marcos Roberto disse:

    O 1º debate ontem foi muito bom… MARINA mostrou porque está subindo nas pesquisas e será a vitoriosa no 2º turno. Ela deu um show de simpatia, respeito aos adversários, inteligência e principalmente conhecimento dos nossos problemas. Aécio foi o 2º melhor que demonstrou coerência e inteligência nas questões e atacou muito o pt que foi desastroso na questão do cerceamento da mídia, Dilma tentou tergiversar, mas não convenceu que a ideia petista é que, no futuro, cerceie a mídia. Os outros candidatos se preocuparam com questões mínimas, mas não focaram na economia, apenas ideias mirabolantes na tentativa de atrair eleitorado. Tenho a satisfação de comunicar a vocês que o furacão MARINA se ratificou… MARINA, com certeza, corresponde as intenções de voto e perspectiva de vitória e pelo o que apresentou, respeitará o que existe, mas corrigirá os erros cometidos pelo atual governo que são muitos. MARINA campeã.

  6. Prezados Eleitores,
    Assistimos ontem, 26/10/14, ao primeiro debate de nossos presidenciáveis.
    É interessante como o enredo é sempre o mesmo e a novela continua.
    Todos prometem, como se fosse um favor a população, esquecendo que são obrigação de qualquer governo que se preze, sem inclusive constitucional, ou sejam:
    1-Educação
    2-Saúde
    3-Segurança
    4-Emprego
    5-Transporte
    6-Moradia
    Acontece que o centro do problema, até falam, mas nenhum tem interesse ou demonstrou vontade em mudar, sendo este o nosso sistema político.
    Como colaboração e, já exercendo meu dever e direito de cidadão, aponto:
    1-A reforma política imediata, com a redução deste monte de legenda, passando no máximo a três, onde sugiro como nomenclatura, caso queiram:
    1.1-Socialistas
    1.2-Republicanos
    1.3-Democratas
    2-Mudança na lei eleitoral, onde o cidadão no exercício do seu direito e dever, pudesse votar facultativamente, pois se é democracia, ninguém tem de ser obrigado a nada.
    3-Respeito incondicional a constituição brasileira, pois se é a carta Magna, esta terá de valer para todos.
    4-E em uma educação de qualidade, tem de haver:
    4.1-Professores bem remunerados, pois o futuro do Brasil, passa por suas mãos.
    4.2-Assim como já houve no passado, a inclusão das matérias de “Estudos Sociais” e “Moral e Cívica”, durante os dois últimos anos do ensino fundamental.
    5-Retomada do Ensino Religioso, independente de credo, durante os dois primeiros anos do ensino fundamental.

    Amigos eleitores, acredito que ainda existem pessoas de bem neste país e que podem melhorar nossas necessidades primárias, mas temos que valorizar e muito a nosso instrumento constitucional, que nos cabe, tomando consciência da importância do nosso voto.

    Vamos exercer nosso direito e dever, indo às urnas, para não necessitarmos de novamente irmos pras ruas.

    Cordialmente e certo de ajudado numa boa reflexão.

    Um abraço.

    Antônio de Pádua Elias de Sousa
    Formiga – MG

    • Ana Maria disse:

      Antonio, voce é o cidadão mais centrado que já escreveu sobre o debate político. Não custa muito para os candidatos a um cargo político entenderem que para governar não precisa deixar o capitalismo e o poder subirem a cabeça. Abçs.

  7. Que melhorar que nada! Se dilma vencer as eleições, ditadura petista eterna e acredito que ninguém mais seja otária e caia nas marolinhas dela ao ponto de não ver e ouvir a respeito dos crimes horrendos contra a nação. Jamais votarei nulo e nem branco. Mesmo já tendo pesquisado sobre os meus candidatos, para primeiro turno, votarei em qualquer um e mara segundo, votarei no outro a fim de que dilma não seja reeleita.

    • Nuno disse:

      Se você é como todo brasileiro que se diz CONTRA A CORRUPÇÃO, você deveria dizer NÃO VOTO NO PSDB DE JEITO NENHUM ao invés de dizer que NÃO VOTA NO PT DE JEITO NENHUM, porque os deputados e senadores do PT, SÃO A MAIORIA NO CONGRESSO e assinaram A FAVOR DAS CPIs do mensalão e da petrobras; ao contrarios dos deputados e senadores do PSDB, que TAMBÉM ERAM A MAIORIA na epoca do governo do FHC, e NÃO VOTARAM a favor das aberturas de CPIs da compra de voto para a reeleição do FHC e das privatizações dos governos do PSDB. Sem contar que os deputados estaduais do PSDB daqui de São Paulo, que TAMBÉM SÃO A MAIORIA DOS DEPUTADOS nas alesp, NÃO VOTARAM A FAVOR DA ABERTURA DE 78 CPIs para investigar as denuncias de corrupção nos governos do Alckmin e do Serra do PSD, assim como também os deputados estaduais do PSDB de Minas, TAMBÉM NÃO ASSINARAM PARA ABRIR A CPI do mensalão mineiro, que foi o primeiro dos mensalões. Portanto Miriam, você dizer que não vota na Dilma porque tem a opção da Marina é até uma atitude inteligente, mas dizer que vota até no Aecio do PSDB, porque não gosta do PT, não é não, pois o Aecio e o Ackmin ATÉ AGORA NÃO EXPLICARAM AS DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO QUE PESAM CONTRA ELES.

      • Geno disse:

        Em que mundo voce se escondeu quando a verdade apareceu? Acorda para a vida meu! Este PT ainda precisa vir a público esclaçrecer a morte de Celso Daniel e de Toninho do PT e outras maracutaias, cada dia mais revelando-se no caso do doleiro Youssef.
        É preciso mudar, seja com Aecio, seja com Marina. PT nunca mais.

  8. antonio boaretto disse:

    no meu entende marina silva é a futura presidente.

  9. Maria de Fátima disse:

    Qual a biografia e experiência apresentadas por Marina, além do fato de ter crescido as custas do Chico Mendes, se alojado e sido eleita pelo PT, ter mudado de partido 3 vezes, agora crescer as custas da morte do Eduardo Campos e se unir a herdeira do Itaú?

    • Joniel disse:

      Muito bem observado! Mais ainda: será que ela vai ter pulso firme o suficiente para controlar a inflação, resolver essa questão das manifestações, e muitas outras questões polêmicas pelas quais o Brasil está passando???

    • zefinha cruz disse:

      e, lembrando que ela foi se tratar nos Estados Unidos, graças ao Antonio Carlos do DEM, antigo PFL.

  10. MOISES MORERA disse:

    ou o nrasil acorda ou vai se afundar na barca furada de marina

  11. Ricardo Gutterres disse:

    Não entendo por que tentam associar a presidente DIlma as manifestações, sabendo que a presidenta não exerce unicamente a gestão pública, existe o legislativo o executivoe os partidos político, ou seja, todas as instituição sociais, temo que começar a questionar esse tipo de manobra politica que sendo evidenciado por alguns meios de comunicações e alguns candidatos com o objetivo de desgastar a candidata Dilma. tivemos bastante avanço na área social, inclusive na educação, a inflação encontra-se num patamar administrável , com juros de11%, mesmo a economia não tendo um crescimento substancial. Um índice de desemprego baixo. Portnto, acredito, sem desmerecer os outros candidatos, a presidenta Dilma preparada para exercer a presidenta. Assisti ao debate e não consegui enxergar uma Dilma acuada, e sim Bastante determinada e atuante. Um abraço

  12. kleber disse:

    sou marina, e , após ontem , mais ainda. mostrou toda inteligência e seguridade ao falar, é a mais preparada e com certeza irá ser a presidenta em outubro.

    • Adilson Almeida disse:

      Preparada.Por favor cite apenas uma proposta de Marina que você conhece, mas por favor uma proposta coerente ,que não leve o pais a bancarrota.

  13. douglas disse:

    A Marina tem boas intenções em querer governar com qualquer politico de qualquer partido, mas isso com a cultura deles é sonhar, Aécio por ser filhinho de papai como sempre demonstra não entender nada de povo, a Dilma foi a unica que falou sobre a realidade e dificuldades de governar um país com tantos politicos e gestores que não se interessam pelo Brasil, o ego é mais importante, por isso vamos votar em quem é realista Dilma de novo.

  14. Hernane Carvalho disse:

    Após debate dos presidenciáveis entendo que a vencedora fio a Marina Silva, mostrou mais coerência nas respostas e conhecimento de causa. Falou com propriedade em perguntas e resposta. Falou o que deveria falar – Fora PSDB e PT. Chega dessa turma que não fez e nunca vai fazer nada).
    Com o resultado das pesquisas de ontem, mostra uma mudança para melhor e com certeza será uma mudança vencedora e de novo ciclo produtivo no Brasil.
    O Brasil precisa renovar na política e trocar todos os pelíticos atuais. Corja de corruptos sem fazer nada para a sociedade.
    Contudo, porém, o Brasil precisa de mudanças urgente!
    Canção do Brasil
    Brasil Brasil, acorda Brasil
    Dar o fora seus políticos ladrão,
    não sufoca o povo desta nação,
    o povo precisa de trabalho,
    segurança, saúde, escola e habitação.
    Dar o fora seu político ladrão
    Brasil Brasil, acorda Brasil.

  15. Reinon disse:

    Dilma já era !! Marina está na boca do povo

  16. gesiel disse:

    E’ ISSO QUE DESCREDIBILIZA AS PESQUISAS DO DATAFOLHA E DO IBOPE. Meu, como pode-se acreditar que o eleitor foi tão consciente e inteligente ao ponto de ter feito a Dilma do PT ter cair, quando o nome dela foi vinculado ao caso de Pasedina e ter subido novamente quando ela foi inocentada pelo TCU; seja o mesmo eleitor que não usa o mesmo criterio com o Aecio Neves do PSDB, que ESTÁ ENVOLVIDO NUM CASO MUITO MAIS CONTUNDENTE DE CORRUPÇÃO, que é essa compra de terras do tio dele com valores muito acima dos valores de mercado, para a construção do aeroporto em Claudio-MG? Claro, que a Marina subiu nas pesquisas, mas como explicar que o Aecio que SE NEGA A EXPLICAR O CASO DO AEROPORTO DE CLAUDIO, tenha caido APENAS 4 pontos, ou seja, que o AECIO QUE AINDA NÃO EXPLICOU O SEU ENVOLVIMENTO DE CORRUPÇÃO no caso do Aeroporto, tenha caido O MESMO QUE CAIU a Dilma que JA FOI INOCENTADA sobre as suspeitas de corrupção no caso de Pasedina? A unica certeza que temos diante das pesquisas é de que se houver segundo turno, o Aecio do PSDB NÃO ESTARÁ LÁ. Isso é muito pouco, para que se dê credibilidade a esta pesquisa do IBOPE.

  17. walter.nobre disse:

    “A Marina, me lembra, uma fala da Dilma, com relação ao Lula, de que ele nunca deixou o governo…ela se curvará sempre, ao Lula; ele é um sujeito de sorte, tem dois cavalos na corrida.
    Quando a Marina afirma, que usará os notáveis do PT e do PSDB, é tudo muito lindo; MAS NÃO TERIA MAIORIA…terá que se curvar ao PMDB…já que o DEM, ela odeia
    Resumo da opera, NÃO MUDARÁ NADA, NÃO INVESTIGARÁ NADA…
    Sem maioria, ninguém consegue ser ético gente…o congresso esta cheio de oportunistas…tanto isto é fato, que a Dilma quer criar conselhos, para anula-los; pensem”!!!

    • MARINA SANTOS disse:

      CONCORDO COM VCS. VALTER NOBRE E EDNALDO TORRES; RESSALVO E ACRESCENTO QUE QUE O MOVIMENTO DE JUNHO FOI CONTRA A PODRIDÃO E CORRUPÇÃO NO CONGRESSO, E DA MAIORIA DOS POLÍTICO, QUE PRA FAZER O DEVER DE CASA EXIGEM COMPENSSASSÃO E CARGOS.

  18. Paulo R P disse:

    Infelizmente nossos futuros dirigentes não governam sozinhos, e as futuras alianças se fazem necessárias. O custeio das campanhas tem participação acentuada de recursos privados e com grandes interesses no poder futuro.
    As promessas de mudanças servem apenas de promessas eleitoreiras, vinga-las após a posse sao meras utopias.
    Infelizmente a realidade que se coloca diante de um povo sedento por mudanças.

  19. Maria Auxiliadora Lisboa da Conceição disse:

    É INCRÍVEL. SOU APOSENTADA E FERNANDO HENRIQUE(TUCANO)FOI QUEM INVENTOU O COEFICIENTE PARA AS APOSENTADORIAS DO INSS, SUCATEOU: DENTRO OUTRAS OS ESTALEIROS, AS FORÇAS ARMADAS E HOJE AECIO(TUCANO)VEM FALAR DE FRONTEIRAS BRASILEIRAS? MARINA COM ESSA CARINHA DE “POBRE” E DEFENSORA DO MEIO AMBIENTE !!!!! DE AMIZADES POBRES NÃO TEM NADA(CANDIDATO FIDELIX QUEM O DIGA). DILMA(LULA) PEGARAM NA ÉPOCA, UM PAÍS PRA LÁ DE FALIDO, FRACASSADO E ETC… E HOJE ESTÁ MAMÃO COM AÇUCAR PRA QUEM QUISER E TIVER DISPOSIÇÃO PRA GOVERNAR, TODAVIA TEM SEUS PROBLEMAS, MAS OS ELEITORES A IMPRENSA OS GOVERNANTES TODOS NÃO SABEM ATÉ HOJE QUE CORRUPÇÃO SEMPRE HOUVE E HAVERÁ EM QUALQUER SISTEMA. E SOMENTE O PT(SEGUNDO ELES)É UM PARTIDO CORRUPTO E SEUS COLIGADOS TODOS TAMBÉM O SÃO. QUE BOM QUE A GRANDE MAIORIA DOS PARTIDOS NÃO TEM CORRUPÇÃO E SÃO TODOS CANDIDATOS FICHA LIMPA. QUE LEGAL !!!!!!!!!!!!!!!!

  20. CLEITON MENDES disse:

    Acredito que já na pesquisa Datafolha da sexta próxima, Marina continuará crescendo.
    Aécio e Dilma não tiveram reações contra Marina, talvez por não ter fatos que a sustentem.O caso do Avião de Campos está deslocado da Marina, mesmo que se prove irregularidade, sabemos que não há envolvimento da Marina diretamente e um caso além de pequeno pontual.

  21. Elizabete Gomes disse:

    Deixa só começarem a pegar a Marina de jeito pra ver se essa imagem imaculada permanece…O jatinho fantasma é só a ponta do iceberg…

    • Hugo disse:

      Dona Elizabete Gomes, como a senhora se presta a ser pau mandado do PT, levianamente já quer desconstruir a imagem da MARINA SILVA, quem locou o avião foi o PSB, a senhora tem que cobrar do partido não da candidata, e que era até então vice. Tome vergonha na cara!!!!!!!

      • Julio Cesar Santos disse:

        Pois é Hugo, se a fadinha das florestas quisesse mesmo fazer uma nova política, a primeira coisa a fazer, já que nos parece que o caso do aviãozinho é coisa de caixa 2 de campanha, seria denunciar o partido e os responsáveis por isso, não acha??? Caixa 2 dos outros é crime hediondo, o dela e do partido dela, o PSB, é nova política, tá bom!!!!

  22. Repik disse:

    Assisti o debate inteiro ontem e cada vez fica mais claro, vou de DILMA e PT na cabeça, porque apesar dos pessimistas de plantão e da mídia perseguir o governo como nunca antes visto, os dados são matemáticos e não mentem. Contra fatos não há argumentos! Além dos avanços sociais, já plenamente conquistados, se fala tanto em crise, como explicar o levantamento estatístico da respeitável Consultoria Economática (pesquisem no blog do Ricardo Melo da Folha de SP )? Os lucros líquidos do segundo trimestre somado das 362 empresas de capital aberto aumentou 11% na comparação do mesmo trimestre do ano passado, se tirarmos as empresas estatais sobe para 45%, ou seja as empresas privadas lucraram 45% a mais que o ano passado no mesmo período e ainda falam em crise??? Algo está sim muito errado nesse país, e não são os políticos, nem a saúde ou a educação. Atualmente o maior problema do Brasil é a mídia oposicionista e as marionetes que vão atrás.

  23. Luiz disse:

    Realmente fico feliz com a queda, tomara que irreversível, do candidato do Partido Surrupiador Do Brasil. Não voto na Marina ainda, mas seu crescimento e, se for o caso, vitória nas urnas, será muito melhor para o Brasil do que o sucesso da turma de bicudos e seus aliados.

  24. Pasquale disse:

    Maria Auxiliadora,
    O País hoje esta mamão com açúcar??????
    Faz me rir,não é possível deve morar onde Alice mora,ou então na Suécia talvez.
    Com certeza na Bolívia não é,já sei é na Dinamarca.Parece mais desespero de Petista.

    • Ricardo Gutterres disse:

      Não tenho a intenção de depreciar a candidata Marina, porem, não consegui enxergar objetividade em suas propostas e sim uma capacidade de sofismar. A candidata Dilma apresentou-se deforma bastante determinada e atuante, mesmo sendo alvo e foco dos demais candidatos. Pergunto aos colegas, que não conhece um parente, ou um amigo, ou até mesmo um vizinho que não tenha se beneficiado com a política de crédito imobiliário de aquisição da casa própria do atual governo, ou até mesmo adquiriu seu veículo com a redução do IPI. Volto a preguntar, que algum cole não conhece um filho de um amigo que não tenha se beneficiado com o programa educacional do atual governo e não tem garantido seu acesso na universidade, e o programa de formação técnica do governo, que tem o objetivo de resolver o gargalo de mão de obra especializada que tanto impede o crescimento econômico.
      No que diz respeito a candidate Marina, entendo que ela seria o opção a presidência mais no regime parlamentarista e a Dilma como primeira ministra. De qualquer forma vamos ter um bom segundo turno Dilma e Marina. Quem sabe podemos mudar nossos votos.
      Um abraço aos colegas debatedores.

  25. elenilson disse:

    acho que ainda não saiu uma pesquisa do voxpopu
    li onde é a mais coerente e que sempre acerta seus resultados estou no aguardo

  26. O que vimos: Nanicos gagos, Marina solta e desenvolta, Aécio embaralhado atacando os mensaleiros do PT, Dilma omissa, pois devia também ter atacado a privataria ganha no grito.
    Está na hora do PT passar a coroa, não para o PSDB, posto que, havendo nova privatização dos bancos públicos, ficaremos em uma ditadura financeira, formada por agiotas oficiais SANTANDER, BRADESCO e ITAÚ, sobra Marina, sem esquecer que devemos mudar o congresso, caso não ocorra, qualquer um pode ser presidente e tudo ficará como está.

  27. Aleci Silva disse:

    Ela é uma candidata improvisada. O voto dela é um voto tipo Tiririca. Ela tem seu eleitorado fidelizado, porém, a maioria que vota nela é para fugir da polaridade PT x PSDB. Porque proposta ela não tem a não ser projetos delirantes, se as pessoas tomassem por base o que ela fala, ela não teria nem 6% dos votos. Percebe-se claramente que ela mesma é contradizente, palavras desconexas e confusas, mas de raciocínio rápido.

  28. maria ferreira disse:

    A honestidade da Marina deveria informar a classe média que as Universidades – segundo o futuro ministro dela (Gianetti) NAO SERÁ MAIS DE GRAÇA para a classe média.
    Procurem o comunicado da UNICAMP – publicado ontem e comecem a guardar dinheiro.

  29. Reinaldo Lopes de Oliveira disse:

    Sempre votei para mudar o brasil para melhor, e sempre que surge alguém com uma biografia irretocável, quando chega ao poder vem o bichinho da corrupção e infecta esta pessoa e ela se inunda nesse mundo podre que vivem a maioria dos nossos políticos, mais uma vez surge uma pessoa com uma biografia irretocável no mundo politico vamos ver se desta vez, a pessoa não vai se corromper, pois se tivermos 4 anos com menos corrupção, se as verbas chegarem onde tem que chegar, e ser usadas da forma correta, meu amigo segura o Brasil, vamos voltar a ser o pais do futuro…

  30. jurema bastos disse:

    Será que estou ficando velha, rabugenta ou perdi a razão, onde Dona Marina tem propostas coerentes? Será que vai governar com os seres elementares da floresta? Diz que quer governar com Lula e FHC, será que descobriu a fórmula do sucesso. è simples desse jeito? Só tomando muito chá de cogumelo, pra aguentar tanta baboseira…

  31. Ricardo JC disse:

    Gostaria que o debate tivesse um formato diferente, onde os (as) candidatos (as), em algum omento, fossem obrigados (as) a formular suas propostas para cada área. Este formato de somente perguntas e respostas não favorece quem quer analisa-los (las). Honestamente, Marina neste campo, da formulação de propostas, Marina é um desastre. Todas as suas falas são genéricas e não apontam em qualquer direção. É um “embromation” e tanto. Ao final, ficamos sem saber o que ela fará em termos de política econômica, como vai tratar a questão do petróleo do pré-sal, ou mesmo se é a favor ou contra o “Mais Médicos”. Neste aspecto, Aécio e Dilma são muito melhores. Mostram realizações e direções que podem tomar. Ninguém vai ficar surpreendido com o que acontecer se eles forem eleitos. Por enquanto estou decidido que Marina não terá meu voto. Não dou cheque em branco nem para minha mulher…porque vou dar a ela?

  32. sebastiao cunha disse:

    Acredito que a gravidade da situação do nosso pais e tao seria que devemos fazer mais reflexões do que somente ponderar as características mostradas no debate desta ultima terça feira por cada um dos candidatos.Sem duvida nenhuma o processo ficou cansativo devido ao numero de candidatos envolvidos porem faz parte da democracia dar oportunidade a todos,para externarem seus pensamentos,suas direções,seus objetivos ate para que o eleitor conheça melhor a filosofia,a orientação de cada partido.
    Temos que pensar muito,claro na qualidade do nosso candidato porem devemos também pensar na possibilidade deste candidato caso eleito possa implementar um governo com governabilidade,sustençao politica sem a qual o governo poderá ser inviável.Acredito que e esperado que o PT e o PSDB falem muito deles em função de que após o Plano Real foram estes dois partidos que estiveram no governo,sao os governos mais recentes do Brasil após estabilização.Considerando que realmente o conceito social foi estabelecido a partir da constituição de 1988 este foco deveria sim ser examinado a partir do governo FHC.Analisando o ganho do salario mínimo a partir de 1994 ate 2002 verificamos que teve um crescimento de 4,7%a.a.a e se analisarmos a partir de 2003 ate 2012 temos um crescimento de 5%a.a. o que mostra que houve uma melhora no governo do PT mas que já vinha melhorando por um numero,ordem de grandeza não muito diferente.Verificamos que o Brasil ate 2002 vinha crescendo de forma muito parecida com os outros países latinos e que a partir de 2003 cresce menos porem e importante notar que o governo Dilma apresenta um estrago geral nas condições econômicas do Brasil.Sabemos que há ainda uma crise mundial mas já sabíamos em 2009 quando se falava em marolinha,porque não nos preparamos?Porem neste mesmo momento Chile,Peru,Colombia estão crescendo muito mais que o Brasil…a grande pergunta e entre Marina e Aécio tem melhores condições politicas,estrutura para montar um governo que seja representativo do desejo de mudança mostrado pelo eleitor,pelo cidadão brasileiro e ao mesmo tempo possa fazer funcionar este governo com uma governabilidade sadia…precisamos também nos unir,os cidadãos brasileiros e definirem,estabelecerem que pais queremos ter,que Brasil desejamos para daqui 20 anos,que Brasil desejamos para daqui 30 anos,qual e o projeto brasileiro para o nosso pais?

  33. Marciano de Sousa disse:

    Na minha opinião o “calcanhar de aquiles ” está no congresso !! Só se falam no cargo de presidente mas esquecem que ele sozinho não ira fazer mudança significativa nenhuma em prol da população ! Espero que o povo que tanto clama por melhorias consiga ter o discernimento de eleger senadores e deputados com pelo menos um “pingo” de caráter e ética ! Só isso já seria um sonho !!! rsrsrs Que Deus nos proteja ! Amém.

  34. LUIZ ANTONIO EVANGELISTA disse:

    SABEMOS APENAS DE UMA COISA, AÉCIO JÁ ERA.

  35. Ainda sobre o sonolento ‘debate’.
    Panis et Circus continua.
    As discussões pequeninas ficam só no ‘aeroporto’ do Aécio, e nos números fantásticos do espetáculo Brasil de nunca antes na história e o que realmente precisa ser abordado não é.
    Aliás, no ‘pseudo’ debate de ontem, teve um corajoso (?) candidato do PV que quer o aborto livre e as drogas também. Mais um pouquinho, acho que ele vai incluir nas suas propostas de governo a ‘normalidade’ da corrupção. Vai dizer que isso não é desvio de ‘caráter’. Já que não se pode acabar, então vamos oficializar. A ‘inexpressiva’ Luciana Genro também foi a favor de liberação geral e irrestrita das drogas, tanto é que fez questão de apresentar, quando chegou nos bastidores, o ‘nobre’ e ‘ilustríssimo’ deputado, um tal de Jean Wyllys que parece-me foi integrante de um tal BBB e devido a sua ‘importantíssima’ atuação, colocaram-o no Congresso para fazer projetos de lei.
    No quesito “educação”, que tantos dizem, ser o problema de o País ainda estar ‘subdesenvolvido’ aliás essa palavrinha parou de ser utilizada, e, no lugar haviam colocado ’em desenvolvimento’ e depois também pararam de utilizar esta, fico com dúvidas à respeito e gostaria que alguém me informasse porque lá na ‘subdesenvolvida’ CUBA quase não existe ‘analfabeto’ e os ‘alfabetizados’ concordam com a DITADURA dos irmãos CASTRO há mais de 50 anos.
    No quesito ‘segurança’ que todos reclamam, e querem viver em um país ‘seguro’ mas não abrem mão do consumo de drogas, ficará impossível de ser concretizado. Vai continuar sendo sonho. Diariamente a CBN noticia as toneladas e mais toneladas de drogas que são apreendidas. E as toneladas e muito mais toneladas que não são?
    No quesito ‘saúde’ todos os brasileiros ao verem que a ‘politicalha’ não estava fazendo nada, migraram para planos de saúde privado e agora ficam reclamando do encarecimento destes. Ora, os ’empresários médicos’ donos de hospitais estão aí para terem lucratividade. Então, os cidadãos e cidadãs devem reclamar com os LULAS e DILMAS e SARNEYS e AÉCIOS e TEMERS e RENANS e que são atendidos no Sírio Libanês, para incluírem o citado e todos os outros no SUS.
    O que foi claro em suas ideias a respeito dos temas polêmicos foi o Pastor Everaldo.
    Mas, para exercer o mandato do Presidente do país, o cargo exige que seja laico, senão vai começar querer que todos sejam ‘ovelhas’ do seu ‘rebanho’ e aí não dará certo.
    No quesito mobilidade urbana, o LULA e agora DILMA, tiraram 40 milhões de pessoas da pobreza e promoveram-as à CLASSE MÉDIA, com renda per capita de R$ 292,00 e com direito a automóvel na garagem e nas ruas, sem aumentarem os espaços nas ruas e agora, que solução arrumarão para o problema? De minha parte, acho que deveriam reajustar o preço da gasolina para R$ 10,00 o litro. Matariam dois coelhos com uma paulada. O problema da Petrobras quebrada e o problema de muitos carros nas ruas. Aliás, mais um probleminha das grandes metrópoles, o rodízio e poluição, seria também resolvido.
    Arthur de Lucca
    Em Goiânia, Go. 27/agosto/2014

  36. Elizabeth disse:

    Todos falam que. Melhoraram o país. Mas esquecem que o idealizador. Do plano real.foi o Itamar r Franco.Os sucessivos governo os só usaram. o conteúdo do plano real.

  37. Lógica, semiótica e um pouco de teoria sociológica desconstruiriam Marina sem dificuldades. Claro, num arranjo favorável ao debate de ideias de verdade, o que definitivamente não é o propósito da proposta televisiva.

  38. Marina Silva já pode ser considerada a nova presidente do Brasil. De origem humilde, afrodescendente ( como OBAMA ) tem a seu favor a maioria do povo brasileiro que se identifica com ela, pois ela é a cara do povo brasileiro ( a massa ) e pode já preparar o seu ministério para quando assumir no dia 1º de janeiro a cadeira presidencial oupada pelo PT.
    Pelo que lí mos comentáarios de gente que não posssui vivência na política partidária, esses comentaristas sem base alguma no que é o estadismo aliado ao libralsimo, não poderão impedir a vitória de quem se propõe a mudar a mesmice desses acomodados com um situação atual do país,correndo o rísco de perder o trem do futuro e virar mero quintal das multinacionais que vão explorar o Brasil e usar a mão de obra barata existente e levar aos seu país de origem, o lucro extraído do jugo sob o qual o povo trabalhador vem suportando desde a descoberta oficial por Cabral ( ? ) mas, se Deus é brasileiro como diz um velho ditado, então Deus estará oferecendo uma única oportunidade de mudança real que vem com Marina Silva e sua REDE de SUSTENTABILIDADE, aliada ao PSB, primeiro partido político registrado após a Proclamação da República,e dessa fusão poderá nascer o partido político com viés de neosocial,fazendo surgir o NEOSOCIALISMO, onde este poderá oferecer alternativas de condução do Brasil rumo ao seu futuro preconizado por DOm BOSCO.

  39. Pablo Alesson disse:

    Muito coerente sua explanação, Kennedy!

  40. Guedes disse:

    O PT está desesperado e atirando para todo lado. Aqui mesmo, nos comentários, temos muitos filiados do PT de plantão, tentando “desconstruir” a Imagem da MARINA, rebatendo o que as pesquisas mostram. Esse mesmo partido teve 12 anos para votar um projeto para religiões e não o fez. Agora, somente para desconstruir Marina, a Dima quer fazê-lo. Ao mesmo tempo em que agride as igrejas evangélicas criminalizando a homofobia, declaração que, claramente, afronta as igrejas evangélicas. É esse tipo de velha política que a Marina está combatendo e ninguém quer ver. Os petistas que se dizem muito éticos, entraram pelo mesmo caminho da velha política, haja vista ter grande parte de sua cúpula na cadeia por corrupção. Infelizmente, começaram com um discurso muito bonito, mas na prática, tornou-se tão corrupto quanto os outros partidos. Chega de PT, chega de corrupção. PT, bye. Já deu!!!

  41. Josiane disse:

    Assisti ao debate da Band, do SBT e achei Marina mais segura e madura do que na eleição anterior. Foi firme, mais ao mesmo tempo foi educada com seus adversários, não acho que seja um sonho dela querer governar com PT e PSDB, assim como nas igrejas e instituições existem pessoas mal caráter e pessoas decentes, se ela montar uma equipe que deseja escrever seu nome na história do Brasil como pessoas que lutaram pelo bem da nação ela terá êxito, não será fácil, mais pelo menos deixará a base para as próximas eleições. O problema são partidos que só lutam por seus próprios interesses usando o nome do povo que precisa de instrução para pensar por si mesmo. Gostei da pergunta sobre os partidos nanicos, KKKKKK.

  42. d disse:

    impressionante se o governante se junta com todo tipo de gente pra aprovar as propostas, o povo reclama, se diz q vai fazer de um jeito diferente o povo reclama tambem aff, paciencia…
    mas emfim marina e a mudançaque nos brasileiros queremos, vejo muito isso nela, nao se venderia pra base bajulatoria.

  43. Daniel Marcos disse:

    Vejo comentários apocalípticos e totalmente ceticistas! tudo o que o Brasil não precisa! hoje, dois anos depois, vemos a falta que Marina faz! Com crimes ambientais, e a falta de representatividade de UMA PRESIDENTE, além do partido (como ridiculamente alguns falaram usando frases como “o PSB não pode governar um país). Representatividade é tudo, e isso Marina tem de sobra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-24 03:03:02