aki

cadastre-se aqui
aki
Política
15-09-2016, 9h15

Defesa de Lula prevê ato nos EUA e narrativa do golpe

Por videoconferência, ex-presidente fará contraponto a Temer na ONU
59

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Em pronunciamento marcado para as 13h de hoje, o ex-presidente Lula deverá seguir uma linha parecida com a adotada ontem pela sua defesa, a de que a denúncia tem caráter persecutório e parcial. Da forma como foi apresentada, a denúncia permite que Lula faça uma defesa no campo político, no qual tem muita experiência.

Por exemplo: será reforçada a narrativa de um golpe contra o PT que passou pela queda de Dilma e que se consumaria com a inviabilização da candidatura de Lula em 2018. O PT também deverá reforçar a linha de atuação internacional em defesa de Lula.

Está prevista a ida de advogados do ex-presidente a um ato de solidariedade a Lula em Nova York no dia 20, terça-feira da semana que vem, quando o presidente Michel Temer estará na cidade para a tradicional abertura da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Lula deverá participar por meio de videoconferência.

O PT busca convencer Lula a fazer viagens internacionais para dar palestras a fim de fazer contraponto ao governo Temer e reforçar a narrativa do golpe.

Outro efeito da denúncia contra Lula: ela tende a radicalizar ainda mais a oposição do PT ao governo Temer.

*

MP ultrapassou limites

Do ponto de vista político, a denúncia apresentada ontem pelo Ministério Público gera um grande desgaste para a imagem do ex-presidente Lula e pode ser o início de processo jurídico para inviabilizar de vez a candidatura dele à Presidência em 2018. Mas também mostra uma atuação do Ministério Público que ultrapassou limites e que ajudará a estratégia de defesa do ex-presidente.

Há dois aspectos principais na denúncia: um político e outro técnico. O procurador Deltan Dallagnol adotou um discurso político para acusar Lula de ser o comandante máximo do esquema de corrupção na Petrobras. Mas não apresentou provas disso. A apuração sobre eventual crime de organização criminosa da parte do ex-presidente continuou no STF (Supremo Tribunal Federal) nas mãos do ministro Teori Zavascki. Não foi para Curitiba. Tanto que Lula é chamado de chefe do esquema de corrupção, mas não foi apresentada na denúncia esse tipo penal.

Dallagnol falou como um político. Teceu comentários sobre propinocracia, aventurando-se pela filosofia política. Criticou a formação de alianças para governar, algo realmente problemático no presidencialismo de coalizão do Brasil. Nessa parte, poderia criminalizar todos os governantes por formar administrações com indicações partidárias.

Não é papel do Ministério Público fazer isso. Essas críticas caberiam na boca de um político. Essa atitude enfraquece a denúncia contra Lula e sugere uma tentação autoritária do Ministério Público. A exibição de diagramas lulocêntricos equivale a um julgamento sumário, que causa um dano imenso a uma pessoa antes da sentença e toca fogo politicamente no país.

Cabe ao Ministério Público apurar uma conduta criminosa e apresentar provas disso, pedindo ao juiz que abra um processo para eventual condenação. Ontem, Lula sofreu a acusação mais grave de toda a sua carreira política com base na teoria do domínio do fato. Não basta o Ministério Público ter convicções. É preciso que tenha provas.

Na parte técnica da denúncia, foram apresentadas evidências que, no entender dos investigadores, provariam crimes de Lula. Nas contas do Ministério Público, Lula recebeu R$ 3,7 milhões em favores da OAS que teriam origem em propina de contratos da Petrobras.

É um valor expressivo, mas muito distante das cifras astronômicas de outros personagens do escândalo. Lula deve explicações sobre esses favores. Um político não pode ter esse tipo de relação com grandes empresas. Empreiteira não faz caridade ao reformar apartamento, sítio e armazenar bens pessoais.

No entanto, a linha política adotada pelo Ministério Público ontem deixou em segundo plano essa parte técnica da denúncia. Foi um grave erro político dos investigadores.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN':

Comentários
59
  1. Edi Rocha disse:

    “Não temos como provar. Mas temos convicção.”
    .
    Tanto dinheiro de impostos e altos salários ao setor judiciário, pra isso ? E ainda querem aumento ?

    • Joaquim disse:

      Edi o que ele quiz dizer é que não existe a assinatura do meliante, pois este tipo de crime ( lavagem de dinheiro ) não deixa este tipo de prova. Não cai na conversa de quem não leu o processo.

      • angelim pilati disse:

        Vc deve cair menos ainda na conversa de quem apoia esse governo cheio de corruptos

      • Edi Rocha disse:

        Então, Joaquim, a Constituição exige provas, exceto quando se tratar desse crime ?

        • Joaquim disse:

          Edi, vou tentar ser didático para você entender.Este tipo de crime ( lavagem de dinheiro ), pela sua característica, não deixa rastro, jamais você achará um recibo em nome do acusado, para isto usa-se os famosos laranjas, contrato fictícios, notas fiscais frias e empréstimos fraudulentos. Isto é o que ocorreu no mensalão e por muito menos o Dirceu pegou 9 anos e o Marco Valério 40 anos.
          Por fim tente ouvir o que o procurador falou e você verificará que não é o que o PT esta espalhando. Ou seja, novamente uma mentira repetida 1000 vezes vira verdade. Principalmente para quem sabe ler, mas não sabe ou não quer interpretar. O será condenado e em qualquer tribunal.

    • Anafilófio disse:

      Esta frase jamais foi pronunciada. Trata-se de mais uma “confusão” proposital divulgada pelo PT em conluio com os jornalistas. São duas partes de duas frases ditas por duas pessoas diferentes. É como a mentira da “12 horas”. O Ministro citou um exemplo de conflito entre o que “já existe”, acordos, e a CLT, o PT e os jornalistas cooptados distorceram tudo e deu no que deu. Não minta nem divulgue ou espalhe mentiras sem checar antes, isso não ajuda o país, e vale para todos.

  2. Camillo Ferreira disse:

    A cambada do PT sempre “odiou” e falou muito mal dos Estados Unidos.
    Agora que estão no sufoco, estão lá apelando para os americanos.
    Não parece incoerência da tigrada?

    • walter disse:

      Exatamente caro Camillo, agora estão acendendo “uma vela para Deus, e outra”…não há escapatória, as provas são consistentes sim…as delações para crimes financeiros, serão validas, por recorrência, e coincidências; o “quebra cabeças”, montados, com todos os delatores, juramentados, serão incontestes para a condenação; fatalmente, será acusado, por formação de quadrilha, e diante dos fatos e provas, condenado; como havia previsto antes, o lula chegará a condenações, com pelo menos Trinta anos de PENA.

    • Machado disse:

      Eles não foram apelar aos americanos e sim a ONU ( ORGANIZAÇÃO DAS NAÇOES UNIDAS), que por acaso tem sede em New York.

  3. Eduardo D disse:

    Primeiramente Fora Temer e Fora PEC 241 ….O Golpe continua galopando no Brasil . Primeiro derrubada de uma Presidente eleita sem crime de responsabilidade Real e agora a tentativa de anular a candidatura de Lula para 2018.
    O Povo não engole mais as arbitrariedades que temos visto nos ultimos tempos … A Democracia comprometida mais uma vez .

    • Aldo disse:

      Você engoliu uma pelo menos, que a presidente é inocente! Aliás, duas, que é golpe. Todo impeachment é político. Tire então da Constituição. Esse papo de golpe só cola para ignorantes ou como narrativa ideológica. Todo político ou cientistas político sabe que o impeachment é uma desagradável manobra jurídica.

    • Anderson disse:

      Como assim “Fora Temer”?!?
      Vocês reclamam que uma presidente “eleita” foi tirada do poder, e querem tirar do poder um presidente (que era VICE) e que FOI ELEITO PELO VOTO DE VOCÊS (Petistas)?!?!?
      Explica essa bagaça aí, véi…

    • Dearim Mendes Timotio disse:

      Primeiramente FORA TEMER.
      Vc falou tudo. Pena que temos uma mídia muito forte que conspira contra o Pt e o demoniza diante de muitos desinformados, ou influenciáveis, destacando nas manchetes apenas as acusações mesmo sendo prévias e sem provas, apenas por suposições.
      FORA TEMER. ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS JÁ.

  4. Marcos Roberto Buri disse:

    Acho que não devemos esquecer que a denúncia foi fruto de um trabalho detalhado envolvendo mais de 300 profissionais qualificados que trabalharam mais de 2 anos nesse assunto envolvendo a receita federal , policia federal em uma ação conjunta. Por isso Kennedy seria muita simplista analisar apenas o lado político da denúncia, cabe a reflexão sobre a multa que a receita federal aplicou ao instituto LULA mais a declaração do Decano Celso de Melo na posse da ministra Carmem Lúcia na presidência do Supremo. Existe vários sinais de que o ambiente político está sobre forte pressão do judiciário para sua moralização.

    • sergio mendes coelho disse:

      Não funciona assim nao meu caro, os 300 que participaram da investigação não decidem pela denuncia, apenas colhem as informações na linha que o “chefe” mandou.

      Essa decisao destes promotores parece ate ter sido feita para ajudar ao Lula, foi algo pífio e patético, tão patético que até o Reinaldo Azevedo criticou. o MP, assim como outras instituiçes tais como a PF, TCU, estão ficando perigosamente politicos e isso é o maior risco que o Brasil pode ter, se as Instituições tomarem partido, nada mais vai ser apurado fora da panela. Dane-se o PT e o Lula, mas o precedente é perigosissímo, e vem exatamente no momento onde as pessoas nao sabem mais o que pensar, uma polarização idiota que dividiu o Pais em dois bolos imaginarios. Enquanto isso, Moreira Franco discursa como um grande articulador das concessões que vão salvar o Brasil da crise. Só Deus nos ajuda….

    • Joaquim disse:

      Marcos, muito provavelmente o Lula irá recorrer à aquela turma de 300 picaretas, que ele falou que existia no congresso. E que na visão ética do mesmo ele iria acabar, conforme discurso de posse em 2003, mas que no final se aliou ao mesmo e até ampliou. Bobo fui eu de ajudei esta praga a virar presidente.

  5. Cilneia Felippe disse:

    Infelizmente mesmo parecendo ser um tanto político, pra mim é claro feito o dia que tanto o sítio quanto o apartamento eram da família de Lula…Basta ver as caixas guardadas nos 10 contêineres eram separadas algumas para o sítio e outras para o ap da praia. O curioso é que a OAS guardou todo esse material, pagou o aluguel e no contrato com a Graneiro ocultou o verdadeiro dono de tudo. Na nota consta material de escritório e mobiliário da própria empresa OAS. Muito curioso…É claro pra mim, e não sou nenhuma entendida em política, que somente alguém muito forte e no poder conseguiria manter e quase que perpetuar essa corrupção. Quem??? Pode até não ter provas, tudo bem. Ele pode até não ser preso, tudo bem. Pode até não dar em nada… mas com certeza a população sabe muito bem o que está acontecendo e espero de coração que nas urnas esse julgamento seja sacramentado e aí então, talvez o PT acorde para a realidade dos fatos…Agora só falta um candidato de caráter em 2018 pra gente…

  6. ADELSON ANTONIO LISOT disse:

    POR QUE NÃO VOTAR NO PT
    A corrupção tem três colunas que a sustentam:
    1. A miséria que foi combatida no governo do PT e internacionalmente reconhecido pela ONU e não reconhecida pela mídia brasileira e políticos opositores.
    2. O corruptor nunca neste Brasil ouvi falar que um grande empresário fosse preso principalmente por corrupção, só no governo do PT acontece isto.
    3. O corrupto que esta na nossa cultura brasileira desde seus primórdios e é combatida através da melhoria na educação permitindo que os miseráveis conseguissem ingressar nas escolas e os mantendo através da bolsa família, coisa do PT.
    Quando a Presidente Dilma sofreu o impeachmet observamos atônitos a injustiça feita por corruptos no poder. A democracia depende de liberdade, fraternidade e igualdade que a corrupção não permite.
    Diante destes argumentos só não vota no PT quem apoia a corrupção no governo.

    • Antenor disse:

      Simplesmente porque o PT não existe mais.
      PT/DILMA/LULA/RUI FALÇÃO/PAULO OKAMOTO E TODA ESSA LAIA – JÁ ERA!!!
      Um partido com três tesoureiros presos, dois ex-presidentes presos, alguns parlamentares presos e, agora, um “símbolo” do ptismo mais enroscado do que porca enferrujado… ACABOU!!!!

    • Joaquim disse:

      Adelson, excelente piada. Até engasguei de tanto rir.KKKKKKKKKKKKKKK

    • Daniel disse:

      Caro Adelson, veja voce que o “salvador da patria” vai pedir ajuda nos EUA.
      Por que não vai para as garras do povo?
      Sabe porque? Pois estão desempregados e colhendo um fruto de uma herança maldida e corrupta.
      Pagar de humilde e defensor dos pobres com um sitio em Atibaia e um triplex no guarujá fica facil.

  7. Lauro Vieira de Oliveira disse:

    É sempre bom ouvi-lo! Bem equilibrado.
    O dar publicidade tem-se que usar o diário oficial!
    O palhaço Arrelia deve estar muito contente, pois até o Ministério Público está causando espetáculos!
    A que serviço o Ministério Público está se prestando? Sejam mais sérios, não é disso que a justiça precisa.

  8. JG disse:

    Vai dar um ibope danado, pelo menos umas 300 pessoas vão estar atentas ao pronunciamento dele.

  9. Antonio disse:

    Perfeito,se houvesse mais jornalistas com análises reais dos fatos como Kennedy, teríamos uma imprensa muito melhor e cidadãos muito melhor informados.

  10. LAVA JATO NELE E EM TODA A CORJA DE CORRUPTOS QUE QUEBROU O PAÍS! disse:

    Se ele não quiser se decepcionar deve fazer tais pronunciamentos em Cuba, Venezuela, Bolívia e países de ideologias assemelhadas: nos Estados Unidos e em democracias semelhantes, não vai convencer ninguém com esse papo de corrupto que caiu do cavalo!

  11. Alberto disse:

    A vitimização costumeira é óbvia.Há uma luz no fim do túnel…..o banco dos réus,kkkkkkkkk.

  12. José Sobrinho disse:

    Parece que ha uma pressa por parte da justiça em condenar o Lula..agora a pergunta é a seguinte se a justiça brasileira não é seletiva e nem partidária como ta aparentando..
    eu acho que Bandido é Bandido e não é um partido ou outro que mude isso..ao lado do presidente tem alguns com graves denuncias e processos..outro por exp denunciado 07 vezes na lava jato….e se grita pega ladrão vai sobrar poucos..e não estamos vendo esforços para enquadrar esses bandidos..

  13. Wildner Arcanjo de Morais disse:

    Quando você faz a análise da peça do MPF e o contraponto da mesma em relação as provas documentais que foram apresentadas pela defesa de Lula e que estão disponíveis nos sites pessoal e da instituição do ex. Presidente. Vê se que não há outra narrativa a se dar ao espetáculo de ontem, senão o de tentar interferir, a nível nacional, em todas as eleições municipais. Não há uma prova que se sustente juridicamente a não ser o “entendimento” do domínio de fato (que convenhamos, não convence e ainda deixa perplexos boa parte dos juristas que viram a sua aplicação no julgamento do mensalão). Juridicamente falando estamos vivendo, de agora em diante, dias nebulosos. Politicamente falando, estes dias já turvam os céus já há muito tempo!

  14. Marciel Oliveira de Lima disse:

    O que o povo brasileiro precisa observar de tudo isso?
    Que, independente da ordem partidária, a verdade tem que prevalecer. Não podemos ser enganados por opiniões eivadas de interesses pessoais ou partidários.
    Lugar de corrupto é na cadeia, seja ele de que bandeira for. Esperamos que a justiça seja feita pautada pela verdade. Óbvio que os culpados vão bradar impropérios e como macacos,atirar sua própria porcaria nos outros. Vão afirmar que é perseguição, que é direcionado, que estão atingindo a classe dos sofredores deste país, e um monte de falácias pra tentar confundir o entendimento dos menos esclarecidos.Vão dizer que houve erro na apuração, que as provas foram obtidas com erro técnico, mas , e a verdade? e a Petrobrás, Pasadina? vários fundos de pensão, mensalão, caixa 2, e o caso mal esclarecido de Celso Daniel? Que a verdade prevaleça sempre.

  15. Lenir Miranda disse:

    Pobre Ministério Público, julgar por convicções é sórdido em demasia, toda e qualquer acusação deve ser baseada em provas irrefutáveis. Pecou o Ministério Público ao acusar sem provas e sair divulgando sem comprovar.
    Onde está o Judiciário desse país?

  16. Mario disse:

    Eles estão certos em buscar abrigo nos EUA que adoram comunistas. KKKKKKKKKKKKKKKK.

  17. Daniel disse:

    Caro Kennedy, as investigações requerem analises complexas. A análise apresentadas por ele mostra uma clara ligação do Lula com todos os acontecimentos. As provas são valores recebidos da empresas envolvidas. Os fatos apresentados também são evidencias.
    Agora, ninguem pode fazer analise conclusiva referente ao Lula pois serão taxados de politizadores? Desde quando politico de competencia para fazer análise criminal?
    Só o FBI e a CIA é que podem fazer análises?
    Agora, o engraçado é termos o Sr. Lula, defensor dos pobres e oprimidos, indo pedir ajuda e fazer campanha dos EUA… é um comédia.

    • Joaquim disse:

      Daniel, também não entendi, por que para min meio ladrão é ladrão inteiro. E para falar a verdade o Lula não é meio ladrão é ladrão ao quadrado, por que também rouba sonhos e esperanças.

    • angelim pilati disse:

      comédia e acreditar em temer, aécio, serra, kassab, maluf renan e outros tantos que vc acredita e se apega a essa mídia tão corrupta quanto a todos eles, vá ser ingenuo em outro lugar

      • Daniel disse:

        Esse é o problema dos Lulopetistas. Forçarem a polarização. Quem te falou que eu defendo Temer, Aecio e cia ltda? Quero que todos os políticos corruptos se lasquem. Não sou torcedor fanatico. Não defendo uma bandeira partidaria. Não endeuso nenhum salvador da patria. A paixão e a cegueira caminham lado a lado. Acordem fanáticos.

        • Joaquim disse:

          Daniel, este é o problema dos petistas e assemelhados, eles acreditam que o pais começou em 2003 e Lula é o “cara”. Não entenderam a brincadeira do presidente americano. É impossível ter uma conversa civilizada com esta turma. Você corre o serio risco de levar uma cusparada na cara ou coisa pior.Nós defendemos o Brasil e queremos um pais melhor para todos inclusive para quem paga imposto. Quem é um pouco mais velho sabe que a maior inclusão já feita na historia deste pais se deu com o fim da inflação. E isto nós estamos correndo o serio risco de perder.

  18. walter disse:

    Caro Kennedy, tudo o que o lula tentar, vai se condenar pela avalanche, de acusações posteriores; agora considera os EUA imperialista, e a ONU…onde a dilma deixou uma divida a ser coberta…primeiro queriam uma caDeira na ONU, quem sabe agora caDeia, por favor…as retaliações serão inevitáveis; serão causadas por recorrência, iniciadas por eles e sua arrogância.
    Trata se de uma situação limite; ações de defesa fora do País, pegam mal, e instigam, a justiça daqui, que aliás, é soberana; daqui a pouco, vai dizer, que os empreiteiros seus amigos, estão nas conspirações; mentir para confundir, não levarão a vitória alguma; se o lula não colocar a “bola” no chão, e admitir, que este jogo esta perdido, quando sua ficha cair, será tarde demais; se seu sonho, era ser candidato pelo Brasil, é melhor esquecer; passou a ser um Sonho Impossível, já era”…

  19. Moacir Assunção disse:

    muito bom e sereno comentário, colega, parabéns, abraço

  20. Marco Túlio Castro disse:

    Vão pedir ajuda aos imperialistas ?
    Porque ele não vai fazer ato em Cuba, Bolívia, Venezuela, Angola ou Irã ?
    Logo nos Yankes ?
    Que final melancólico !

  21. Marconi Lúcio disse:

    A justiça do Brasil, de um modo geral, virou politico partidário. Denuncia e prende quem não faz parte do seu esquema politico e alivia de todas as formas para aqueles que dela usa para se locupletar. Não sei se o político em questão fez ou não algum mal feito, cabe ao Ministério Público investigar e apresentar provas cabais aos crimes por ele praticado ou não. O que não pode é ficar fazendo mídia com falacias e ao mesmo tempo deixando de lado figura que tem culpa no cartório e que deveria está presa devido a provas concretas apresentadas. Mas esse é o nosso Brasil…

  22. Antenor disse:

    É engraçado como tratam Lula como um “semideus”.
    Delcídio do Amaral foi levado à prisão, praticamente de um dia para outro, só porque mencionou, em gravação ocultada, o nome de um ministro do STF. Já esse sujeito Lula, mais sujo do que pau de galinheiro e mencionado em diversas delações (não combinadas, diga-se de passagem), não vai pra trás das grades! Exigir provas numa exposição de fatos, como a que fez ontem o Ministério Público, é ser muito ingênuo. É claro que os Procuradores da Lava-Jato tem todas as provas. Só não as expõe porque tratam-se da “cereja do bolo”. Na hora certa, certamente, as apresentarão e não haverá escapatórias para o “Chefe da Quadrilha”. É só aguardar o próximo capítulo para calar a “verborragia advocatícia” do pobre e aturdido defensor do nocauteado Lula.

    • p/Antenor - ISSO É UMA VERGONHA, É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO, DOA A QUEM DOER! disse:

      O juiz Sergio Moro e muitos outros de primeiras instâncias não têm demonstrado proteção a ninguém. O problema do Lula é que a Procuradoria Federal e também o STF o blindaram, debaixo das asas do vergonhoso foro privilegiado – excrescência que tem servido para proteger ladrões dos cofres públicos travestidos de governantes e políticos, na época do julgamento do Mensalão.
      Agora, recentemente, o STF segurou as investigações sobre Lula, mesmo ele não tendo mais o maldito foro privilegiado – sob sei lá que alegações.
      Agora, finalmente, parece as investigações sobre ele foram para as primeiras instâncias cabíveis, uma delas Curitiba, para esperança dos brasileiros com vergonha na cara, indignados com esse “comandante” da corrupção, livre e solto ainda!
      Em tempo: E as vergonhosas blindagens de Renan Calheiros, Romero Jucá, Paulo Bernardo, Gleisi Hoffman e tantos outros corruptos, até quando durarão?

      • Antenor disse:

        Certamente é o anseio de todo BRASILEIRO HONESTO:
        PASSAR O BRASIL A LIMPO, DOA A QUEM DOER!

        Não importa partido, pessoa ou entidade. Praticou o ilícito? CADEIA E PUNIÇÃO SEVERA, COM CONFISCO DE BENS.

        SÓ OS FACÍNORAS DEFENDEM OS MALFEITOS E TENTAM OCULTAR AQUILO QUE É CLARO E EVIDENTE NAS AÇÕES E ATITUDES DAQUELES QUE OS PRATICAM/PRATICARAM.

        LULA É MESTRE NA “ENROLAÇÃO” E COMISERAÇÃO.

  23. Joel Fonseca disse:

    E agora?

    O Lula precisa esclarecer, junto aos brasileiros, que todos estão errados e, ele (Lula), é o cero absoluto!

    As histórias do sítio e do triplex é uma tentativa de subestimar a inteligência das pessoas. Só um partidário fanático é capaz de aceitar essas explicações sem lógica.

    Quanto ao Temer ser presidente, a culpa é de quem votou no PT. Quem elegeu Dilma presidente (e não presidenta), elegeu também, o Temer para sucede-la em caso de vacância do cargo.

    A eleição direta já aconteceu em 2014 para o exercício legal de ambos, conforme a constituição do Brasil.

    Parem com as manifestações de rua! Vamos trabalhar que o Brasil tem jeito!

  24. Reginaldo disse:

    E precisa ter mais evidências ?? Todos sabem que vem desde o MENSALÃO e agora o PETROLÃO- nunca sabem de NADA ??? pergunta ? se seu filho fizer alguma coisa errada , está coisa errada fica por 10 anos encoberta??

  25. andrade disse:

    Uma grande armação, inclusive com o planalto dizendo que agora podem diminiur as manifestações, ou seja parece que a força tarefa de curitiba está trabalhando em prol do governo Temer. Sem provas, usando a mídia para condenar por antecipação uma pessoa, uma vergonha para o Ministerio Publico Federal, outros procuradores deveriam se manifestar em prol da democracia e do direito de defesa, parece esquecido por alguns pela necessidade política de ter seus 15 minutos de fama.

  26. Anafilófio disse:

    Por favor, acordem! O cidadão nunca pagou uma conta na vida! Descobriu a melhor forma de roubar. Não precisa de conta na Suíça, não precisa de imóveis em seu nome, não precisa de nada, tudo lhe é dado… Gênio!!! E essa ladainha de golpe já deu, todos sabem que não houve golpe, que é apenas tática política do PT, porque repercutem??? Responda. E daí que o valor dos pixulecos que Lula recebeu é menor? Repito: E daí que o valor dos pixulecos que Lula recebeu é menor? Ele é meio-criminoso por isso?.

  27. Mauro disse:

    Aos que se esgotam na falta de argumentos e de verdadeiras explicaçoes resta gritar e espernear.
    Lula pode falar o que quiser, para quem ainda está disposto a escutar suas falácias, mas jamais vai convencer quem tem cérebro de pensar, sem ideologias e sem sentimentalismos.
    Na hipótese (muito provavel!) do juiz Sérgio Moro aceitar as denuncias do MPF, não bastará a defesa de Lula dizer que não sabia e que nada que dizem ele fez, pois um julgamento se faz de provas, indicios e testemunhas, sendo que a falta de um desses, não invalida o outro.
    Para condenar alguem não são necessárias provas cabais e indiscutiveis, ou seja para provar que alguem matou alguem não é necessário que o morto diga quem o matou, pois provas, indicios ou testemunhas podem fazer por ele.
    Lula não será obrigado a falar, mas em caso de se calar, tudo poderá ser usado contra ele e não há gritaria que fará anular uma sentença.
    Grite bastante Lula…pois quem ainda lhe ouve, ou é surdo ou é burro mesmo!

  28. Alberto disse:

    Além dos advogados contratados,os rábulas.

  29. LUIZ HENRIQUE VIANA disse:

    Em minha vida profissional atuei em projetos de petróleo refino e produção, além de outros como geração e distribuição de energia, em todos os projetos, sempre haviam indícios e alguns até evidencias de desvios, mas todos dentro de normas e procedimentos administrativos que faziam com que o dolo existe, mas a evidencia da prova é difícil de obter, pois a sempre muitas pessoas envolvidas que acobertam os down e uplines…
    Creio que esta deve ser uma das estratégias anunciadas pelo MPF pois a própria reação de simples defesa atacando demonstra que a preocupação é critica em aparecer uma prova contundente.

    De qualquer forma, a justiça de um jeito ou de outro sempre prevalece, portanto não há o que se preocupar e sim aprender com os fatos.

  30. Paulino Souza disse:

    É triste saber que a maioria dos nossos politicos que foram eleitos pelo povo, para que pudéssemos ter representatividade e lutar pelo Brasil, percebe-se claramente que o tempo de alguns são gastos para se defender contra os atos ilicitos que paraticaram e vem praticando em vez de apresentar projetos concretos para o desenvolvimento do Brasil, e aumentar postos de trabalho para que venhamos no futuro competir no mercado.?

  31. ANDRE disse:

    Pode gritar a vontade que o PT acabou, a direita tem o direito de sonhar. Haverá muita mais gente ouvindo o que Lula tem a dizer , do que houve durante estes quatro de meses do governo de Temer, que não consegue articular mais de quatro palavras quando se dirige a população. Um governo perdido, que não sabe se comunicar com o povo. Agora um pergunta o que causa tanto ódio na classe média: a corrupção ou o bolsa família ? Pois se fosse a corrupção deveriam odiar com a mesma força o PMDB, O PSDB, O PP, que alias formam o governo atualmente, da mesma forma, com exceção do PSDB, que formavam o anterior. FORA TEMER GOLPISTA!!

    • Neto de Preso Político disse:

      André, talvez a sua ingenuidade política e social, não lhe permita observar, que ao longo dos séculos quem mudou o mundo foi a classe média.
      Foi assim na revolução francesa, na independência dos Estados Unidos, na queda do muro de Berlim, no renascimento europeu no pós guerra, no movimento pelas eleições diretas, no fim da ditadura..
      Esse papo de socialismo utópico e acadêmico, é coisa de gente mal intencionada, de miserável subjugado por programa social, de sindicalista pelego, de marxista de porta de faculdade, de black bloc assassino de jornalista, de gente sem opinião própria, de inocente útil…
      Se não fosse a classe média, esse país já tinha ido pro buraco faz tempo.
      A receita pra você chegar a classe média é muito simples: Estudar durante 25 anos, trabalhar por mais 50 anos, respeitar sua família, economizar dinheiro e parar de ter inveja dos outros. Mãos a obra companheiro!

  32. marcos gentil disse:

    Não sou petista, mas pelo andar da carruagem o LULA ainda pode ser presidente da republica a partir de 2018.

    O MPF, acredito estar se precipitando em divulgar as suas observações, pois isto da arma de defesa aos seus acusados, quem pratica pescaria sabe, pegar peixe grande é difícil e da muito trabalho e dependendo do tipo de anzol e linha o peixe foge.

  33. Fabio Cirera Tavares disse:

    Não vejo a hora de logo quando acordar ver no jornal,meteram o pé na porta da SR Barba Lula da Silva e o levaram preso,e me parece que está faltando pouco para isso acontecer…

  34. ismael soares disse:

    Pessoal cade o arroz feijao do povo?

  35. Este Lula deveria ter vergonha de ficar dizendo por aí que é golpe. Quem lembra que foi o PT que colocou o Collor para Impeachment por causa do Elba? E o mesmo votou em favor da Dilma. Ridículo mesmo.

  36. DIRETO AO ASSUNTO: É PRECISO PASSAR O BRASIL A LIMPO! disse:

    Lula deveria dizer para os gringos lá de fora (embora muitos lá já saibam) que o ministro decano do STF, O EXMO. MINISTRO CELSO DE MELO disse, há anos atrás, no julgamento do “Mensalão, que foi implantado no Brasil um “PROJETO CRIMINOSO DE PODER”;
    que agora, na sequência do “Mensalão”, investiga-se um escândalo de corrupção muito maior do que o do Mensalão, o “PETROLÃO”, por vários órgãos, como: a POLÍCIA FEDERAL, O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, RECEITA FEDERAL, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO ETC, sob a guarda constitucional do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
    Que o Ministério Público Federal o denunciou como o “COMANDANTE” (termo emprestado de Fidel Castro, Hugo Chaves, Maduro) da “PROPINOCRACIA” (aí ele explicaria para os gringos, como funcionou), com o objetivo de “PERPETUAÇÃO NO PODER”!
    Em tempo: Deveria explicar também que não tem sítio em Atibaia, nem apto no Guarujá!
    Em tempo: Isso servirá de ensaio para, em breve, explicar tudo em Curitib

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-11-17 22:41:48