aki

cadastre-se aqui
aki
Política
16-09-2019, 19h52

Delação de Léo Pinheiro é ruim para Lula, mas fortalece Vaza Jato

Reportagem reforça credibilidade de relatos do "Intercept Brasil"
1

Kennedy Alencar
BRASÍLIA

A reportagem do “The Intercept Brasil” e da “Folha de S.Paulo” que traz detalhes da delação premiada de Léo Pinheiro (OAS) é um complicador para a defesa do ex-presidente, mas mostra que o material obtido pelo jornalista Glenn Greenwald é autêntico e tem interesse público.

Quando vieram à tona reportagens favoráveis aos interesses de Lula, que deixaram evidentes abusos de procuradores da República e a parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro no processo do apartamento no Guarujá, o PT deu credibilidade ao material. Agora, com uma revelação desfavorável ao ex-presidente, os petistas não podem agir de modo diferente.

Têm até o constitucional direito de questionar as acusações de Leo Pinheiro, como faz a defesa do ex-presidente. O empreiteiro diz que Lula pressionou a OAS a assumir obra deficitária na Bolívia e fez lobby pela companhia em países estrangeiros.

Os advogados de Lula afirmam que o empreiteiro mentiu, pois mudou sua versão de A para B a fim de obter benefícios do Ministério Público Federal. Ou seja, alterou sua versão para sair da cadeia.

Lula diz que sempre atuou a favor de empresas nacionais nas áreas de natural projeção geopolítica do Brasil, como a África e a América Latina. O ex-presidente afirma que nunca cobrou contrapartida e que palestras remuneradas não tinham nada a ver com lobby.

Agora, com a delação homologada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a Justiça vai averiguar quem está dizendo a verdade. Em relação à Vaza Jato, vale ressaltar que ela está cumprindo o seu papel. Hoje, foi um dia em que se pode usar o velho ditado de que “pau que dá em Chico também dá em Francisco”.

Ouça o comentário feito no “Jornal da CBN – 2ª Edição”:

Comentários
1
  1. walter nobre disse:

    Kennedy, a delação do pinheiro, sempre esteve em evidencia, mesmo antes da intercept, todos os fatos foram dosados, demorou se a aprovação, a decisão em delatar…afirmar que houve negligência do juiz, ou justiça de forma geral, é pesado; este processo caminhou por varias mãos na justiça…quando os advogados do lula, tentam corrigir delação do terceiro, cometem erros grotescos; se os fatos são outros, porque o Lula não veio a público e confessou tudo o que houve? mais uma vez não há vaza jato? como considerar espionagens, mesmo que sejamos de fato o país das bananas…as condenações permaneceram dentro da justiça que existe para todos…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-12-05 19:57:54