aki

cadastre-se aqui
aki
Política
29-06-2015, 9h38

Delação de Pessoa é insuficiente para impeachment

Oposição erra ao insistir em debate sobre impedimento sem prova
136

Postado por: Daniela Martins

A oposição comete um erro ao voltar a insistir no debate sobre o eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff a partir de relatos da delação premiada de Ricardo Pessoa, presidente da UTC. Pelo que se sabe da delação até agora, não há elementos suficientes para justificar um impeachment.

O impedimento de um presidente, uma saída extrema, não deveria ser incorporado ao debate político cotidiano. Impeachment não é remédio para crise política. Não é medida que se aplique sem prova.

A delação premiada de Ricardo foi homologada na sexta-feira pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki. Trechos do depoimento à Procuradoria Geral da República foram publicados na imprensa no fim de semana.

Com base nessas reportagens, líderes da oposição voltaram a falar de eventual impeachment da presidente. Entretanto, delação premiada não é prova, mas indício de prova, como disse o ministro Luiz Edson Fachin, do STF. A delação precisa vir acompanhada de provas.

Há procedimentos institucionais que precisam ser preservados. Governo e oposição devem ter responsabilidade institucional. Apesar das dificuldades na política e na economia, o Brasil não acabará amanhã.

As grandes empreiteiras que são alvo da Lava Jato contribuíram para os principais partidos. Em relação ao PT, há a acusação de que doações de campanha tiveram origem em propinas de contratos das empresas com a Petrobras. No entanto, essas empresas também realizaram obras em Estados importantes governados pela oposição. Por que apenas as contribuições ao PT e seus aliados teriam tido origem criminosa? É um indagação feita pelo PT, que apresenta um ponto pertinente.

Se Ricardo Pessoa contribuiu, como dizem os relatos, para abrir canais com quem poderia lhe dar contratos públicos, isso deveria valer para todos aqueles que receberam contribuições eleitorais do dono da UTC e da Constran. Os valores são milionários para integrantes de partidos do governo e também da oposição.

Para dimensionar melhor a importância da delação de Ricardo Pessoa, é preciso conhecer a íntegra. Por ora, sabemos apenas de trechos publicados pela imprensa e que provocaram grande impacto político.

Os relatos sobre a atuação de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, são graves. Ele trataria a propina por “pixuleco” e teria sido filmado na sede da UTC, onde receberia dinheiro. Há acusações de cifras milionárias para engavetar CPI.

Dois ministros citados vieram a público dar explicações. O principal objetivo da entrevista dos ministros foi defender Dilma diante de novas declarações da oposição sobre impeachment.

Edinho Silva, da Comunicação Social, afirmou que Pessoa mentiu ao dizer que ele pediu doação para a campanha de Dilma com ameaça velada de eventual prejuízo em contratos na Petrobras. Aloizio Mercadante, da Casa Civil, mostrou dados de doações oficiais da UTC.

Edinho e Mercadante também negaram caixa 2 nas campanhas da presidente Dilma. Entre as informações sobre a delação, uma bem importante seria a entrega de uma planilha em que haveria registro de caixa 2 para o PT. Segundo os ministros, não teria havido caixa 2 para as duas campanhas presidenciais de Dilma, em 2010 e 2014.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tem sido equilibrado ao tratar da Lava Jato. Vamos ver quais medidas ele tomará a partir da delação de Pessoa. A ação de Janot será um bom termômetro.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
136
  1. Juliano Roberto disse:

    Dilma é honestíssima. Ela e todo o PT. O Brasil tá assim por culpa da Disney, da CIA e dos imperialistas yankees. Aliás, o Brasil tá ótimo, nunca esteve melhor. Pleno emprego, inflação controlada, alto IDH…Suécia, se prepare! Aí vamos nós!

    • duarte disse:

      Com Fernando Henrique e o PSDB vaos ficar “melhor ainda”.

      • Juliano Roberto disse:

        Bem, eu duvido que o PSDB melhore algo, pra mim é mais do mesmo. Mas a questão é que quem manda hoje no país é o PT. Não há ideologia a discutir, o que se discute é corrupção e desvio de dinheiro público. Querer ignorar esses fatos em razão de ideologia, qualquer que seja ela, ou é interesse pessoal ou burrice mesmo.

        • aclê de paula disse:

          Desculpe. Juliano, mas quem manda em no maior estado do país, São Paulo, é o PSDB, não o PT, quem manda no Paraná, terra do Moro, é o PSDB, não é o PT. Se for somar as prefeituras e os estados em mãos da oposição, como o DEM, e o PPS, por exemplo, são milhões de pessoas e centenas de cidades. Não queira generalizar. O PT não tem nada a ver com o escândalos do Trensalão de São Paulo, com o Mensalão Mineiro do PSDB, ou com o escândalo do HSBC, respeite o resto dos leitores porque aqui não tem só idiotas, me faça o favor !

          • Juliano Roberto disse:

            Verdade, nem todos são idiotas. Alguns, como já citei no post original, fazem parte da quadrilha.

          • Edvaldo disse:

            Por favor, não acorde os inocentes da letargia, Eles, coitados, jamais se envolveriam em corrupção, pra dizer melhor, nem sabem o que é isso, para firmar sua parte angelical dirão: ISTO É COISA DE SATANÁS, invenção do tal PT.

        • MARCELO disse:

          Isso foi perfeito! É o que os doentes de um lado e do outro não entendem. São todos iguais, mas quem está com o poder na mão poderia fazer diferente. Ponto final

        • Estou com vc Juliano, em seus comentários. Oque mais me deixa pt é que por bem menos Fenando C. melo ,teva seu impedimento.e essa mulher junto com toda sua corja, está aí com a maior cara lavada ,dizendo que náo tem nada ,é realmante uma vergonha pro nosso país ,cadê os juizes a PF o MP ,para salvar esse pais tão lindo e R I C O que temos . e o pior de tudo,ainda tem pessoas que defendem essa quadrilha, devam gostar muito de festa junina.

        • Marcelo Del Trejo disse:

          PTistas sendo PTistas.
          Sua defesa agora é “o PSDB blablabla…. FHC blablabla…”

      • helio disse:

        Aécio recebeu mais que a Dilma do tal Pessoa da UTC,mas disse(e acreditamos) que essa grana é limpa e honesta.

      • Roberto Augusto Szgrysdenstajn Saraiva disse:

        Amigo, tivemos 13 anos petistas pra melhorar as besteiras que o PSDB deixou. O resultado é um país falido e desacreditado. Acho que deu tempo de mostrar pra que serviu o PT, não é?

      • antonio, Palmas-TO disse:

        Gostei Duarte. É só comparar.

    • Stanislallllw p/Juliano Roberto: "POBRE BRASIL"! disse:

      Verdade, Juliano Roberto, é tudo tão simples que não vale a pena nem ficar comentando mais nada.
      Ao que você resumiu, acrescento apenas, com letras maiúsculas: “LULA, DILMA, PALOCCI, DIRCEU, ERENICE GUERRA, GENOÍNO, RUI FALCÃO, EDINHO SILVA, RENAN CALHEIROS, EDUARDO CUNHA E TANTOS OUTROS DE PREDICADOS SEMELHANTES”, são injustiçados – deveriam ser tratados como heróis, vítimas de acusações infundadas por quem não sabe reconhecer seus valores, e entender que as dificuldades econômicas políticas, sociais que o país vive, são exclusivamente fruto de não nos desligarmos definitivamente do capitalismo imperialista americano e nos aliarmos definitivamente à Venezuela, Bolívia, Cuba, Argentina etc etc etc.
      E viva lulalá…

      • Alex disse:

        ENTÃO ESSE RACIOCÍNIO VALE EM DOBRO PRA FHC, ALCKMIN, SERRA, AZEREDO, AÉCIO, BETO RICHA, TASSO JEREISSATI, ALOYSIO AZEVEDO, MÁRIO COVAS e outros menos votados. Só que não!!! Para esses, a mídia reserva o silêncio amigo. NADA QUE OS ATINGE É PUBLICADO, NADA QUE OS ATINGE É DIVULGADO. Mensalão Tucano? Nada…Roubalheira do metrô em SP? Nada!! É chamado de “caso Alstom”, como se o PSDB não tivesse nada a ver. Desastre do abastecimento de água em SP? Nada!!! É chamado de “crise hídrica”, mesmo que os governos tucanos tenham sido avisados dez anos antes e nada fizeram!!
        COMPRA DE VOTOS POR FHC EM 1998? Nada! Passou batido. E a AMNÉSIA SELETIVA dos eleitores da direita também se faz presente. ROUBALHEIRA DAS PRIVATIZAÇÕES no governo FHC? Nada! Ninguém preso, ninguém julgado, ninguém exposto na mídia, NADA. Então, QUANDO A INDIGNAÇÃO É SELETIVA, AS DENÚNCIAS E ATAQUES SÃO SELETIVOS, CONTRA APENAS UM PARTIDO ENQUANTO O OUTRO FAZ O QUE BEM ENTENDE, FICA CLARO QUE SE TRATA DE UM GRANDE GOLPE E NADA MAIS.

        • luiz disse:

          Como os petistas podem ser tão mal informados.
          A ISTO É publicou em meados de 2013 quase 2 meses ininterruptos sobre o caso do metrô de SP.
          Entre no google e digite : capas da revista veja no governo FHC, tudo isso aí que você acusa o PSDB esta lá bem registrado, é simplesmente vergonhoso, não leem e afirmam que escondem tudo, uma verdadeira farsa, tome vergonha na cara.

        • ricardo dias pelin disse:

          Olha, os petistas sabem, quantos são os “comissionados” do pt no Brasil ? Olha só: são 5.500 municípios no país. A quadrilha organizada do pt tem nas folhas de pagamento perto de 2.600.000 (dois milhões e seiscentos mil) petistas de carteirinha. Eles estão locados nas prefeituras do pt, nas agencias do banco do brasil do pt s/a, nos correios do pt s/a, na petrobras e coligadas do pt s/a, na Caixa Economica Federal do pt s/a, e, em praticamente todas as empresas estatais do governo do pt do brasil. Pergunta: é justo que estes quadrilheiros continuem a ganhar bem enquanto milhões de brasileiros estão pagando o prejuízo do “custo pt” no brasil ? O Brasil – com b maiúsculo – não é o brasil do governo do pt do brasil.

        • José de Brito A. Fernandes disse:

          Se alguém é ladrão, e do seu ponto de vista, ao invés de corrigi-lo você vai imitá-lo, então parabéns, você tem razão!

        • p/Alex.: disse:

          Por que valeria em dobro? Isso é o mesmo idiotismo de querer separar o povo entre “nós” e “eles”!
          Sem falar na cretinice do sapo barbudo, de chamar os outros de “das elite”, sendo que há muito ele deixou de andar de jegue, pau de arara, comer farinha de pau com rapadura etc.
          O correto, Alex, não é pensar nem em “dobro”, nem em “metade”, nem quem roubou mais, roubou menos.
          Nós, povo, devemos querer na cadeia tanto Lula, Dilma, Aécio, Aluisio, Serra, Dirceu, Genoíno ou quem que que seja, de que partido seja. Se ficar provado que roubou, cadeia nele e fim de conversa.
          O que deve ser bem reconhecido é que o PT, que veio para mudar tudo o que apontava como errado, preferiu entrar na dança e não procurou investigar ninguém dos governos anteriores, não procurou apurar nada sobre os erros dos governos – que só hoje menciona – após o Mensalão ter eclodido, para ser mais exato.
          Por que durante três mandatos, nem Lula nem Dilma procuraram apurar o que hoje ficam falando?
          Seja sincero, só começaram a falar das coisas dos governos anteriores, procurando com isso se defender dos inúmeros escândalos de roubalheiras, eclodidas recentemente.
          E ainda têm a cara de pau de procurar fazer propaganda que é o governo Dilma que dá condições para que tudo seja investigado – mentira deslavada, pois sempre procuraram defender os suspeitos em cada escândalo que surgia – só cessavam quando não havia mais jeito!
          Chegou ao cúmulo, Alex – a solução para muitos, hoje, é o enterro de Lula, PT e Dilma.
          E isso para ficar barato!
          E se ficar comprovado que outros, de outros partidos, mesmo da oposição, roubaram, nós do povo não devemos deixar que façam “conchavos” entre eles, para tudo terminar em pizza.
          Temos que exigir que o Judiciário cumpra seu papel, com têm feito a Polícia Federal, MPF, juiz Serigio Moro, tudo na linha de Joaquim Barbosa, o primeiro que teve peito de enfrentar toda essa corja que está afundando o país!

    • Douglas disse:

      Melhor comentário do dia..

    • ivanov abreu disse:

      kkkkkkkkkkkkk, faça me rir

    • Brasileiro nacionalista disse:

      O Brasil estaria ainda melhor se não ocorresse nossa transformação cultural influenciada por esse americanismo podre que nos contaminou. Independente de partido político, pois nem PSDB, PMDB, PT, PSOL, PQP conseguirão romper com isso. Os brasileiros estão fazendo diagnóstico totalmente errado da situação, se deixando guiar por passionalismos partidários. Patético.

    • Asthar disse:

      Também acho a Dilma honesta. Se não fosse já teria caido. Com certeza mais honesta que os Aécios, FHCs, etc. Segundo o Tucano Ricardo Semler vem desde o anos 70 e a “bola” era muito maior que agora, portanto tem que pegar todos, os do PT, os do PSDB, os do PMDB. Tem que pegar todos de agora e anterior a Lava-Jato.

      • Hermógenes disse:

        A honestidade da Dilma é tão verdadeira quanto a história da nave espacial que está sendo aguardada para arrebatar os honestos da Terra. Quem sabe ela embarca nessa nave e leva os iludidos junto?

    • walter disse:

      Perfeito Juliano Roberto, sua indignação procede; não é fácil ver tantos descaminhos; eles não terão saída, mas o processo é lento.
      O Kennedy apresenta uma vertente que faz sentido; construir um impedimento sem base legal consolidada, pode ser um tiro no pé; mais que isto, eles manterão SOBREVIDA; alegarão que são vítimas; o LULA surgirá imaculado; este é o grande medo da oposição; por outro lado, se sustentam, por estarem no poder por logos 12 anos; vc pode imaginar o que significam, mais de 130 MIL funcionários deles, alocados em muitos ministérios…
      infelizmente, só provas cabais, e estamos perto; basta abrirem a caixa preta do BNDES; a dilma não sobreviverá, um dia a mais.

    • Edinaldo Souza disse:

      Apenas os oportunistas, os hipócritas, os falsos “justiceiros”, os falsos “paladinos da honestidade e da moralidade” acham que as leis, a justiça e a polícia valem apenas para o PT. As mesmas empresas que fizeram “doações” ao PT e aos seus candidatos fizeram também “doações” ao candidato tucano derrotado e aos candidatos eleitos da oposição aos goivernos estaduais. O sistema e os métodos de doação foram os mesmos, os interesses também foram os mesmos, mas eles na sua parcialidade partidária, oportunista e hipócrita, acham que só o PT e os petistas devem ser punidos. Se fossem, de fato, honestos, se defendessem efetivamente a honestidade, a justiça, a ética e a moralidade na política, cobrariam a punição de todos, IGUALMENTE. Defenderiam o fim das contribuições de empresas para todos os partidos e candidatos a cargos eletivos, sem distinção, sem partidarismo, que é a principal causa dessa relação promíscua entre os partidos, governos e empresas!!!

    • Getulio disse:

      Calma ;em 2018 “eles” vão pedir o impeachment de Lula.

    • para disse:

      queridos leitores e amigos pelo que acabei de ler todos os politicos e partidos são corruptos e ladrões entaõ so nos resta pedir a volta dos militares kkkkkk

    • Francisco Monteiro disse:

      Por que nossos boçais cibernéticos quando querem fazer comparação ao Brasil utilizam, na maioria as vezes, a Suécia com exemplo? Um país que passa a maior parte do ano debaixo de neve e que tem área um pouco maior que São Paulo e menor que Minas Gerais, com população quatro vezes menor que o Estado de São Paulo, com PIB de US$ 395,8 bilhões (estimativa 2012) que, comparado ao PIB de São Paulo, mais de R$ 1,2 trilhão, em 2012, mostra-se insignificante. Acordem! Nosso país é gigante e maravilhoso e, não tenho dúvida, cuidará de nossos descendentes num futuro não tão distante.

    • Afonso Celso de Oliveira disse:

      as pesquisas já mostraram,em 2018 ou é Lula ou Marina Silva,mas nunca Aécio,porque:
      Marina com 18%,mais os votos do PT,Marina Presidenta,vão querer votar o Parlamentarismo.
      A classe dominante não sabem como voltar ao poder,estão matando ate as galinhas de ovos de ouro(construtoras).Começo a ficar preocupado.

    • .todos os assaltante da Petrobras declaram que os saques são declarados no TSE, mas esqueceram que empresa publica não pode fazer doação, o TSE não sabe e não quer saber se o dinheiro é ou não honesto, inscreve até ficha suja!!!!

  2. Aécio Moura disse:

    Parece que nada é suficiente para prisão de Lula e sua corja!!!

  3. marcelo batista disse:

    bom senso na imprensa. ainda bem que nem todos se deixam ir pelo terrorismo global oposicionista.

  4. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Dilma (e seu staff) deveria ter o respeito ao contribuinte/cidadão e renunciar. Quanto ao seu mentor, deveria imitar Getúlio: sair da vida e entrar na história. A nação agradece !

  5. LUIZ ANTONIO FERREIRA disse:

    Quando a poeira abaixar quem mais vai perder é a oposição, isso se o povo não for bobo.

  6. ROBSON disse:

    Boa tarde a todos, estranho a afirmação que tais indícios levariam ao impeachment da presidente Dilma, infelizmente a oposição com a raivosa e insistente atuação equivocada do senador Aécio Neves, deveria agir com mais prudência, pois im impeachment com a grave situação que atravessamos e que outros países tb passam, não deveria vir precedida tb de uma grave situação política que se encontra sendo realizada pela oposição, será que a “oposição” não percebe que tal situação tornaria o pais mais vulnerável à crise econômica mundial? Ora e a CPI do HSBC, pq os senadores e deputados não dão sustentação política à ela?? Tenho certeza absoluta que muitos empresários, celebridades e políticos tb apareciam com seus nomes listados na mesma, seria isso??

  7. gabriel disse:

    e para a cassacao do aecio, pois este recebeu + q a dilma

  8. César disse:

    O desespero é tanto, que já estão até pedindo cabeça de ministro. Já começam a reunir todos os partidos de esquerda e movimentos sociais, para tentar salvar algo. Batizaram de Grupo Brasil esta nova aberração, mais um fruto podre do Foro de São Paulo. O mau cheiro está ficando insuportável! Já passou da hora de enterrar o cadáver.

  9. José dos Passos Barbosa disse:

    Não sou petista, não votei na Dilma e nem no Lula. Posto isso gostaria de tecer um comentário pertinente. Se as doações para o PT foram fraudulentas, por que para o PSDB não foram? Não que eu ache que o Pt é um poço de santidade porque não o é, nem o PSDB é. Na verdade estão tentando incriminar o PT pelo que ele não fez, se bem que ele fez muita sujeira. Mas gostaria que os políticos, sejam eles de quaisquer partidos, inclusive do Pt, paguem pelo que fez, não pelo que a oposição acha que ele fez de errado. O PSDB é tão corrupto quanto o PT, e tão mau administrador também, veja o caso da CPTM em São Paulo e a Lei esdruxula do Fator Previdenciário que o PSDB criou com Fernando Henrique. VAMOS DEIXAR DE PARTIDARISMOS E DEMOGOGIA???

    • Orlando Cardoso disse:

      Simples. Os corrompidos só apontam o PT e sua quadrilha. As provas existem somente contra o PT. A organização criminosa é narrada e contada com a participação de Dirceu, Lula, Palocci, Vacari, Delúbio, Pimentel,André Vargas, José Mentor, Edinho, Genoíno,etc.
      Alguns pagaram com a própria vida, como foi o caso de Celso Daniel.
      Portanto, é a justiça que está apurando, e olha que temos um STF até com advogado do PT.

      • CH disse:

        Preso a mais 6 meses sem acusação formal você delataria quem o juiz quer! Existem vídeos da CPI onde os acusados mostram que estão impedidos pelo juiz do caso de acusar DEM e PSDB Por que o Moro não tocou na J. Malucelli?

        • Joaquim disse:

          Porém, CH se eles não são culpados, mas estão presos como forma de pressão ( tortura ), como eles devolveriam a montanha de dinheiro que estes delatores devolveram até o momento???
          A maior prova de da existência da corrupção é a devolução do dinheiro.

  10. Kennedy, o governo parece time de futebol a beira do rebaixamento, algo tem que ser feito, contratações de peso como Joaquim Levy foram efetuadas mais não adiantou, só nos resta trocar o técnico, Impeachment Já

  11. Joaquim disse:

    Kennedy, gostaria de ver todos na cadeia. Independente do partido. Agora querer tirar do PT o protagonismo da corrupção é querer nos fazer acreditar em Papai Noel. As provas estão ai, basta ver os 400 milhões já devolvidos pelos delatores.
    Agora mesmo vai ter gente falando que foi o judiciário ou a mídia golpista ou até mesmo a oposição quem nomeou os diretores, presidentes e conselheiros da Petrobras nos últimos 13 anos. Tenha paciência!!!

  12. FRANCISCO disse:

    Mais de 40 documentos e gravações das câmaras, jornalista, são “relatos”? “Tá certo”

  13. ricardão disse:

    todas as doações oriundas de corrupção são criminosas, independentemente da coloração partidária…

  14. Daniel disse:

    Kennedy, o impeachment não é uma questão para resolver o problema. É uma questão de justiça.
    Não se pode permitir que um governo manipule as estatais, maqueie os dados reais e todas as demais enganações para ser reeleito. O povo brasileiro foi enganado e agora para o preço.
    E aí, não vai ter nenhuma punição para a Dilma? Vai ficar por isso mesmo?
    Ta errado!
    obs: Um impeachemt poderia até agravar a atual situação. Mas a justiça precisa ser feita.

    • Pedro disse:

      Justiça antes do impeachment é Dilma governar da cadeia. Impensável.
      O povo precisa de um choque de ética, depois deste período de petismo.

      Oposição? Nunca houve oposição real ao PT, como o PT fazia antes ao PSDB. Se houvesse oposição mesmo, não chegaríamos a isso. Agora não precisamos da oposição, e eles que se danem. Precisamos dos juízes. Há muito que este governo deixou a esfera política e entrou, definitivamente, para a esfera criminal.

  15. Pasquale disse:

    O Mantega e as figuras do PT,só podem comer em casa.
    Para comer comida de restaurante com o dinheiro do povo,só de quentinha.
    Que vergonha,onde foi parar a cara de pau dos petistas?

  16. Marco Túlio Castro disse:

    No Brasil, este circo / hospício não é mesmo. No mundo civilizado era motivo de renuncia.
    Mas vergonha na cara é um artigo que só alguns tem. Daqui a 300 anos quem sabe o Brasil sofre alguma evolução ? Infelizmente não vou viver tanto assim então … Nunca mais ponho os pés nesta terra amaldiçoada, que como disse o Chico (PT dependendte), O que não tem vergonha, nem nunca terá
    O que não tem governo, nem nunca terá
    O que não tem juízo. Tô fora

  17. domingos matos disse:

    A desgraça para ser completa tem que ter o restante do governo Dilma e mais 8 anos do Lula.

  18. A Corrupção nos Governos anteriores subentende que sempre existiu, a imprensa precisa observar
    pontos no Brasil que é do seu conhecimento onde falta cobrar,exemplo BR-101 tem trecho que a duplicação parou e causando muitas mortes,a Educação,Saúde e tantas outras situação. Parece que
    quanto pior é o melhor, a inflação aumentando. A Imprensa é um fiscal primordial nesse sentido
    mas está cansando e nada resolve, se cada condenado devolver tudo que desviou e comprovado vitoria para o Tesouro Nacional e viva a Imprensa.

  19. Marília disse:

    Enfim, uma análise lúcida sobre a questão, análise que evidencia a preocupação com o país, com as instituições, com o Estado de Direito. Parabéns aos jornalistas, que tiveram a coragem de fazê-la, infelizmente, atitude rara no jornalismo que graça hoje no Brasil que, via de regra, se mostra direcionado, oportunista e descomprometido com tais valores.

  20. jonas mendes disse:

    Tenho dormido muito tranquilo, pois não votei em nenhum deles! Tomara que cheguem logo aos culpado(as) desta roubalheira.

  21. Ronperlim disse:

    Seria bom que a maioria dos blogueiros nos trouxesse textos claros sobre determinados pontos dessa operação, sem ódio, sem politicagem.

  22. Orlando Cardoso disse:

    Collor sofreu impeacheament por muito menos e o PT foi o principal algoz e defensor do seu afastamento.
    Os fatos narrados até aqui no Petrolão são os mais graves ocorridos na história do Brasil e no mundo.
    Além do afastamento de Dilma é imprescindível e amparado na legislação brasileira a extinção do PT e a prisão de Lula, Pimentel e toda a quadrilha que se instalou em Brasília a partir de 2003.
    O país precisa se mobilizar e exigir todas essas punições e a devolução do dinheiro roubado dos brasileiros.

    • Aylton Costa Garcia disse:

      Em entrevista Collor disse “A mesma onda que me colocou no poder, me tirou”. Existem mil interesses por traz de cada reportagem, novelas, filmes. O que me parece é que a classe política age como dois centroavantes de um mesmo time, no caso o Brasil, e quando um vai fazer um gol o outro entra na frente e impede. Gostaria de ler um debate nesse blog que caminhasse para identificar as causas desses problemas e não as consequências. Vejo muitos repetindo o que a mídia direta ou indiretamente dita. A mídia vive de polemicas, nós não devemos participar da audiência nesse episódio. Precisamos sim, lutar para que o financiamento das campanhas não seja realizado por empresas, que tratam o assunto como investimento, é esse paradigma que tem que ser quebrado, um impedimento da presidenta quebrará o País.

  23. luis disse:

    Um impeachment legal ou não, seria bom para o Brasil pois essa “presidenta” e seu criador só arruinaram nosso país, com manobras para se manterem no poder deixando a população iludida e abandonada. Agora com desemprego crescendo ainda vem aumentar impostos. Será que não enxergam, ou imaginam que os brasileiros são todos idiotas.

  24. Capeloni disse:

    Dilma cairá quando as imagens do Vaccari recebendo propina vir a Tona. Não tem como fugir disso

    • Duarte disse:

      Ai, vamos der só partidos honesto: PSDB, DEM , PPS e outros.

      • Pedro disse:

        Duarte, quantos anos você tem?
        Reúna toda a desonestidade de todos os partidos e você não chega à cintura do PT. Não gosta do PSDB ou dos outros? Você tem o direito de não gostar. Mas defender o PT hoje é ser cúmplice de crimes muito sérios e, se alguns foram antes cometidos, é certo que nunca alcançaram esta dimensão de hoje.

        Não tente defender o indefensável, por meio de acusações aos outros. Conhece algum fato que tire a responsabilidade do PT, Dilma e Lula com relação aos crimes ocorridos no Brasil? Se conhecer, traga a público. Se não conhecer, apenas lamente que seus heróis não eram, realmente, heróis; e sim criminosos.

  25. roberto figueiredo disse:

    Tenho medo, confesso. Não haverão mudanças significativas, Dilma permanecerá e o que é mais grave, com os votos dos “bolsa famintos” Lula, unica opção de vitória do PT, voltará ao poder por mais dois mandatos. O meu medo é que os militares diante de tamanho desmando justifiquem o retorno ao poder.

    • RFR disse:

      Caro Roberto Figueiredo, não sei se você viveu o período militar mas a melhor fase da minha vida foi durante o período militar. Padrão de vida muito melhor do que tenho hoje. Incomparável. E tem um detalhe, todos os meus amigos dessa época dizem a mesma coisa.

  26. Aparecido disse:

    Olha só.O fato de ter sido feito doação a campanha politica pelas Empresas não vejo nada demais.O dinheiro é delas ,etc,etc.Mas pq um Empreiteiro vai a Policia Federal e faz a tal delação Premiada.Ora,se a doação foi Legal ,pra que ter beneficio desta tal Delação.Mas acho que a doação tem outro nome,talvez coerção.Sabe aquele papo,Olha vc tem dinheiro pra receber senão fizer uma doação nós não pagamos.Ai o Empreiteiro”Doa”.Ai fica legalizado.Tanto PT no ambito Federal,qto PSDB no ambito Estadual deve ter estes interesses.Então,Empreiteiros,pq não fazer Doações assim tão altas para Santas Casas,Casas de Saude ,etc,etc.

  27. Jonathan disse:

    Daqui a pouco vão te xingar e ameaçar de morte, por ser de fato um jornalista, não um panfletário. Espero que continue fazendo uma leitura coerente e o mais imparcial possível dos fatos políticos desse país.

  28. julio disse:

    todo pais tem o governante que merece acorda Brasil nao seja mais um pais falido e sem perspectiva

  29. hercules lugon disse:

    Nada é motivo pra essa quadrilha ser presa, roubam bilhões da nação e as pessoas morrendo nas filas dos hospitais e na rua de tiros de bandidos.

  30. JOSÉ CARLOS DA SILVA BALBUENO disse:

    Para mim,estamos é numa grande lamaçal.O Brasil de sua colonização já foi feito através de corrupção,termo usado para ladrões de elite.O que deveria se feito é recupera todos este dinheiro que foi roubado desde o primeiro presidente civil após o regime militar, que é o Sarney.Se for vê a riqueza da maioria dos políticos que sempre teve suas rendas através de salário de seus mandatos,vimos que o seu salário não cobre nem 10% de sua riqueza.Isto ninguém fala e ainda por cima estes elementos ladrão de nossa sociedade são tratados como celebridade.Onde matão muito mais do que está organizações terrorista,através da saúde,educação e segurança, que para eles quanto pior a sociedade trabalhadora fica, mais votos lhe garantiram para sua vidas publicas se mantendo através da desgraça dos mais fracos,onde se encontra a maioria dos eleitores que decidem as eleições neste pais de tupiniquins.

  31. Pedro disse:

    Acabou, já era a crise é de caráter, Brasileiro é mal caráter e quer tirar vantagem em tudo. Todas as instituições Brasileiras são corruptas. Do cidadão que faz gato de luz e água a presidencia da republica que permitiu ser manipulada pelo PT e o Lula e conseguiram colocar o Brasil na pior recessão de todos os tempos. Estes 12 anos de governo do PT vão custar as novas gerações de 25 a 30 anos para recuperação da economia e da credibilidade. Não adianta ficar apontando culpados isso ai não funciona, todos que estavam presos no mensalão o STF soltou, todos empresários que a DPF prendeu o STF soltou, todos os políticos delatados não serão indiciados pois fizeram tudo dentro da normalidade. Temos é que nos armar nas próximas eleições, é inacreditável mas ” os bolsa familia” vão votar no PT, PP, PST, PMDB que são os aliados que receberam as proprinas do governo para aprovar as votações do congresso. Nós classe média, que não recebemos ajuda de nada, se perdemos o emprego dançamos no seguro desemprego, mas nós é que pagamos a farra dos bolsa família, pagamos impostoas para estes milhões de “parasitas”. Quem pode sair deste lugar, não perca tempo, apesar dos pesares Brasileiro é bem recebido lá fora. Tenho vergonha do Brasil, dos políticos do Brasil, do Governo do Brasil, de ser Brasileiro e do povo Brasileiro, todos nós somos corruptos e merecemos o que estamos passando. E vai piorar.

  32. Paulo disse:

    Não se trata de uma simples delação premiada , mas dezenas de depoimentos, confissões, com indicação de contas, valores, milhões de dólares repatriados, documentos, etc., etc., etc. A própria Petrobras reconhece mais de 6 bilhões de perdas com corrupção. É o conjunto colossal destas provas (que devem ser analisas conjuntamente) que demonstra um grau aterrador de corrupção jamais visto na história, um país inteiramente tomado pelo crime organizado. É hora de pensar mais no Brasil e menos em nossas posições ideológicas.

  33. Renato Ribeiro disse:

    É bem verdade que os fatos todos devem ser investigados e quem estiver envolvido, deve ser preso.Mas….trocar o PT pelo PSDB? Pelo PMDB? Pelo DEM ?
    Será que os mesmos que querem o impeachment não estão doidos prá fazer a mesma coisa? não confio nesta OUTRA CORJA.

    • Pedro disse:

      Verdade, Renato. Tem razão. Melhor deixar o PT aí, mesmo. Né? E fica tudo certo.

      • Alex disse:

        Tudo certo, nunca vai estar. Em lugar nenhum do mundo está tudo certo. Mas vai ficar melhor do que no governo FHC por exemplo, quando tivemos roubalheira MIL VEZES MAIOR, O PAÍS QUEBROU TRÊS VEZES E VIVIA EM CRISE E DESEMPREGO.
        Infelizmente não adianta lembrar isso porque a AMNÉSIA SELETIVA dos eleitores da direita vai negar. Na época, NINGUÉM FOI PUNIDO, NEM EXPOSTO NA MÍDIA E NADA FOI FEITO. Continuam até hoje aí, fazendo o que bem entendem, se reelegendo e ainda são tratados com deferência pela mídia, como por exemplo, o proprio FHC. Melhor assim né? Vamos acreditar em história da carochinha, pois já que o PSDB NUNCA É DENUNCIADO PELA MÍDIA, então é porque é honesto, ou rouba menos ou administra melhor.

        • Edvaldo disse:

          Prezado, não espante a varejeira do nariz deles não, no momento, estão engasgados com o PT, que esperavam o máximo de 06 meses para que o presidente Lula renunciasse, achando-os, que o mesmo não teria capacidade de seguir em frente, coisa da oligarquia, que até hoje não admitem que todo ser humano, é capaz de tudo, o que lhes faltam é oportunidade. Daí … sentirem-se traídos por vossas perspectivas gananciosas. Moral da história: Vão se rasgar todo, porque não conseguirão digerir, e o PT pretende sair inteiro.

  34. Eliana disse:

    Concordo com as afirmações do Aparecido. se tudo é legal, por que fazer delação premiada? Só por isso dá pra ver que alguma coisa está errada. Tudo no Brasil está errado Gostaria de ter uma fórmula mágica e mudar tudo mas infelizmente, temos que conviver com toda sujeira que estamos vendo no país inteiro independente de partidos políticos. Quando será que alguém vai tomar as providências cabíveis ao caso? Por enquanto só estamos ouvindo os bla bla blas.

  35. Kennedy te admiro cada vez mais.por ser uma pessoa ´ética e sempre da direito para todos falarem o que quiserem ,.mas estou triste de ver um povo tão tão sem noção.Se até o Exercito esta sendo investigado pela corrupção de alguns militares.mas nem todo o Excerto e contaminado .e não vão pagar por aqueles que fizeram coisas erradas.porque só o partido do PT.tem que pagar por toda a corrupção do país .se 0 Senador Aécio Neves esta tendo cautela em pedir o afastamento da Presidenta é porque sabe que as doações foram dadas para todos os políticos .e não são caixa dois porque não eram proibido.não tenho partido mais não gosto de injustiça .Não estou gostando de uma parte de PMDB.porque quando se é amigo ajuda. mais eles estão querendo tira o corpo fora .agora que o barco esta querendo afundar eles pulam fora. para mim isto é ser traidor. se a Presidenta cai quem vai ficar no lugar dela! esses caras que estão fazendo a delação premiada são digno de confiança ! porque mesmo estando sendo investigado a maior empreiteira deste nosso Brasil acabou de conseguir uma licitação no exterior .milionária .só no Brasil que as obras estão parada prejudicando os trabalhadores.não sou contra as investigações ,mais será que esses que estão investigando são tão honestos. Deus disse quem não tem pegado atirem a primeira pedra.o mundo la fora esta em crise mais não vejo ninguém pedi afastamento de Presidente ,mais sim soluções . acorda povo do meu Brasil se a Presidenta sair agora o Brasil vai ficar bem pior.

    • Pasquale disse:

      O PT foi o principal articulador,para a retirada do Collor por apenas um Elba(carro)
      E nem queria saber o que aconteceria depois,porque agora a coisa tem que ser diferente
      HEINNNNNNNNNNNNNN?????????????????????????

  36. MARCO AURELIO disse:

    Negativo. A delação premiada é prova, pois tem que que ser analisado o caso concreto. Primeiro existem diversos empreiteiros que falam de diversos fatos que coincidem com acontecimentos. Segundo que houve envolvimento dos empreiteiros com atividades dentro do governo federal. Terceiro, porque está prevista na Lei 9807/1999, e o STF homologou, logo o ônus da prova recairá sobre o réu em inversão de polos, acareações e em conjunto com demais envolvidos. Quarto, o TCU julgou processos da Petrobras com base em acordo de leniência, o que nada mais é que a colaboração do réu com a administração pública para esclarecer o caso. Quinto, não se pode sucumbir fatos concretos, provas robustas, até porque o delator informou o modus operandi e tem as imagens gravadas na empresa, dito na delação ao procurador geral…então….dançou…

  37. Carlos disse:

    Nao sei se a dona Dilma ou algum dos seus capachos vai ler esta coluna. DONA DILMA SAI PELA PORTA DA FRENTE: RENUNCIE!

    Senhores Senadores e Deputados e melhor tirar a dona Dilma antes que ela destra de vez o Brasil, a incompetencia dela e de sua equipe e suficiente para derruba-la.

    O PMDB do saudoso Ulisses Guimaraes ja detem o comando do Senado e da Camara, esta na hora de comandar tambem o Poder Executivo. Tire a dona Dilma e coloque o Doutor Michel Temer para consertar os estragos que ela fez. Ou entao mude o sistema presidencialista para parlamentarismo e nomeie o Doutor Michel Temer como primeiro-ministro.

  38. Wesley Figueira de Santana disse:

    Porque o PT é o apontado pelos delatores e pelas investigações? O PT comanda a máquina pública e pelo que consta não é de repartir a propina com a oposição, simples assim.

    A contribuição do PT seria ilegal e a de outros partidos não. Por que? Porque ao que tudo indica as contribuições do PT estariam atreladas a superfaturamentos e benefícios em contratos, ou seja, não é dinheiro de empreiteiras e sim dinheiro do povo.

  39. Cláudio Antônio disse:

    Kennedy, para se governar é preciso ser legitimado e não só por urnas, mas pela vontade popular do momento e principalmente demonstrar confiança e tudo isso acabou. Não é o primeiro escândalo do governo que vem a tona e também do PT. Vc não entende que não a mais clima para “governar” e teremos que pagar o preço por mais 4 anos? Dilma, o PT, os partidos políticos, os políticos, nossa democracia perderam a legitimidade, já não nos servem mais, pq é tão dificil a vc e o Nassif entenderem isso?. Já vimos, ouvimos e lemos que em outros países, mais maduros democraticamente, governantes foram afastados por muito menos, basta lembrar caso dos ministros do Japão afastados por R$ 14.000,00 (quatorze mil reais). O que é pior, manter a atual crise até janeiro de 2019 ou iniciar já uma mudança radical em nossa democracia? Eu fico com a segunda. Será doloroso, dramático, mas será um parto necessário, antes de completar o ciclo, mas precisamos salvar a nação.

    • Wesley Figueira de Santana disse:

      Perfeito Cláudio.

      Confesso que não costumo ler/comentar, pois sabemos quem tem a coragem de proteger o governo na internet ou justificar roubos na situação com possíveis roubos futuros da oposição. Não é um debate de opiniões e sim um desabafo contra quem tem motivos para não querer enxergar a realidade.

  40. Clayton Cordeiro de Faria disse:

    Vamos combinar que nossa política e nossos políticos se nivelam por baixo, são a escória do país, pessoas sem caráter, sem honra, sem ética, na verdade usaram a abertura política com esta suposta democracia, digo suposta, pois antes não se podia falar mal do governo, agora pode-se falar, mas quem escuta, quem se importa, como dizia os políticos em geral se nivelam a altura do esgoto, mas o PT é a coisa mais suja e podre que apareceu nesta democracia, Dilma Roussef é um fantoche do grande responsável por esta situação toda que é um sujeitinho que atente pela alcunha de Lula, este sim criatura desprezível, sem a menor condição moral e ética para continuar a frente do governo, nunca teve um plano de governo, teve uma imbecíl falando na televisão este fim de semana de inclusão social, desde quando dar esmolas ao povo é inclusão social?

  41. cristiano disse:

    Na boa, eu acho pouco. Pagamos hoje um preço muito alto pela incompetência nas urnas, é só olhar a quantidade de incompetentes que está hoje comandando do país.
    Eu quero é muito mais; democracia no Brasil foi implantada para encher os bolsos dos políticos. Viva a Dilma, o Lula e toda corja do PT. Viva a impunidade também.
    Jamais seremos grande. Peço a Deus que quando retornar e zerar o mundo não coloque mais brasileiro na terra. rsrsrs

  42. Luis Carlos de Oliveira disse:

    Como brasileiro e negro quero deixar aqui a minha indignação com todos os meios de comunicação deste país , que em vez de ajudar o país a solucionar os seus problemas fica com este pessimismo jogando o brasileiro cada vez mais na lama .
    Brasil é um país grande, suficiente em tudo mas temos aqui dentro uma classe que não pensa na população e sim em seu interesses OS POLITICOS . Todos que governaram este país roubaram
    o dinheiro de cada brasileiro trabalhador e pagador de impostos.
    Acho que temos que unir para acabar com este mal pela raiz . Devemos acabar com estas pessoas que dizem que vai fazer e nada fazem .
    Mudar este sistema que assola o Brasil .

  43. Alex disse:

    É inacreditável. Geraldo Alckmin, envolvido na roubalheira do metrô em SP e a mídia não abre a boca. Alckmin destrói o abastecimento de água em SP, tem racionamento e ele nega, e ninguém abre a boca. A educação pública em SP foi desintegrada pelas gestões do PSDB. Professores em greve por 3 meses e o governador tem a desfaçatez de negar. A mídia amiga, mais uma vez silencia. Segurança pública, saúde publica, todas destruídas no estado de São Paulo, que detinha mais da metade dos casos de dengue no país…MENSALÃO TUCANO, NEM JULGADO FOI. AÉCIO ENVOLVIDO em zilhões de casos de corrupção e silêncio total. E o PSDB e seus eleitores reacionários vem falar de impeachment de Dilma. Cadê as provas? E os montes de manchetes mentirosas da mídia, como na semana passada, dizendo que Lula tinha pedido habeas corpus e era mentira? SÓ PODE SER PIADA ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO PAÍS, PROMOVIDO PELA DIREITA E SEUS ELEITORES.

  44. Asthar disse:

    Com certeza houve corrupção na Petrobrás nesses 40 anos. Segundo o Tucano Ricardo Semler vem desde o anos 70 e a “bola” era muito maior que agora, portanto tem que pegar todos, os do PT, os do PSDB, os do PMDB. Tem que pegar todos de agora e anterior a Lava-Jato.

    • Alex disse:

      Só que, “curiosamente”, decidiu-se fazer as investigações na Petrobrás somente a partir de 2003. Ou seja, a blindagem que se faz ao PSDB ultrapassa todos os limites, é mais do que escandalosa..é sórdida!
      Torna-se óbvio para quem tem olhos e quer enxergar, que as “denúncias” promovidas pela mídia NÃO MERECEM CRÉDITO. SÃO PARTIDÁRIAS E GOLPISTAS, e não raro, MENTIROSAS. Como no recentíssimo caso da MENTIRA do pedido de habeas corpus feito por Lula, na semana passada. Quer dizer: na hora de acusar, um ESCÂNDALO, MANCHETES COM LETRAS GARRAFAIS. A imagem da pessoa foi manchada. Quando ficou PROVADO QUE É MENTIRA a maior parte da “imprensa”, inclusive o IG, nem publicou o desmentido, tampouco se desculpou. A Folha desmentiu em uma nota de rodapé. Mais indecente, tendencioso e partidário do que isso é impossível.

  45. jorge miguel disse:

    O Collor saiu por causa de uma Elba – Carro da Fiat, e a Dilma o que mais precisa, ela precisa dizer ao vivo que tem envolvimento…..isso e demais

  46. Clayton Cordeiro de Faria disse:

    O que é necessário para se colocar Dilma e Lula em seus devidos lugares (Na cadeia e fora do governo), uma confissão redigida de próprio punho, estamos cansados de hipocrisia, se não roubou nada foi conivente com quem roubou, portanto ambos tanto Lula como Dilma tem culpa sim, e chega de tentar defender o que não tem mais defesa, os dois últimos presidentes petistas são Inaptos, incompetentes e mal intencionados para poupa-los do rótulo de corruptos.

  47. LUCIMAR disse:

    Senhores, nós, povo brasileiro, não temos que defender partido, pois todos estão contaminados pelos interesses pessoais, e só Deus sabe quais são. O país necessita de mudanças urgentes em todas as esferas e enquanto o sistema for o mesmo, nada mudará. Temos que cobrar o fim do voto obrigatório, cobrar que políticos corruptos sejam cassados e nunca mas participar direta ou indiretamente da vida pública, reduzir essa quantidade de sindicatos que existem, enfim, são muitas coisas para serem feitas no sentido de moralizar o país.

  48. Alex disse:

    E o pior de tudo é que O PSDB COMPROVADAMENTE RECEBEU DOAÇÕES AINDA MAIORES DA UTC. PELA ENÉSIMA VEZ, quando se trata de PSDB, PODE TUDO. A GRANDE MÍDIA BRASILEIRA AGE COMO UMA EXTENSÃO DO PARTIDO. O GOLPISMO que reina nesse país é INACREDITÁVEL.

    • Antonio Oliveira disse:

      Alex! Olha a situação do Brasil: recordista mundial de assasinatos em números absolutos (56 mil homicídios em 2012); uma escola pública que mais parece uma fábrica de idiotas; hospitais que mais se assemelham às enfermarias dos campos de concentração, só para não se alongar mais! Sem qualquer partidarismo, você acha que dá para continuar como está? Infelizmente a Dilma não passa de uma arrogante, mentirosa e incompetente governante! Tem de sair, e junto essa mentalidade de “boquinha” que ela traz com a turma dela, que tanto prejuízo causou ao Brasil! O ideal seria que ela fosse uma boa pessoa, simples, mas não é! Ninguém se esquece das “viagens” que essa pobre idiota deslumbrada com coisas fez e faz com dinheiro´público ao exterior, a exemplo daquelas á Europa em 2013 e 2014, ficando em hotel de 26 mil reais a diária e ainda levando 52 “ratos magros” na comitiva. E Pasadena, comprada por 1,2 bilhões de dólares, quando a Empresa não valia 100 milhões de dólares! Desculpa, Alex, mas milhares de crianças são “assassinadas” por falta de recursos, enquanto essa idiota prossegue na sua sanha egoísta! Não dá para se calar! Se ela tivesse um pouco de vergonha na cara renunciaria, pois sua presença desperta NOJO nos brasileiros esclarecidos que se preocupam com o seus semelhantes!

      • A disse:

        Mas isso é fugir do assunto. É evidente que ninguém quer que fique como está. Só que os governos tucanos demonstram ser infinitamente PIORES. O Brasil, no governo FHC tinha TODOS OS INDICADORES SOCIAIS MUITO PIORES E QUEBROU TRÊS VEZES. As gestões de Alckmin, Beto Richa e demais governadores tucanos são desastrosas sob todos os pontos de vista, (A NÃO SER NO PONTO DE VISTA DA MÍDIA, É CLARO).
        Então, se temos tudo isso como fato, esperar que a melhora do país se dê com a volta do PSDB é a contradição em estado puro. O absurdo em seu nível máximo.

    • Getulio disse:

      O PSDB teve procurador e tem até hoje midias judiciario PF o PT não!
      Os anos dourados de FHC a corrupção era legalizada todos sabem disso até a reeleição comprou,hoje como não vai ter mais perderam dinheiro e de onde veio pra compra la; das privatizações?
      Qual seria o valor pago pela compra da reeleição nos dias de hoje corrigidos?

  49. E.Silva disse:

    Acredito que a raiva dos opositores do governo é porque ele finalmente está investigando a corrupção que sempre foi jogada debaixo do tapete daqueles que posam de éticos e paladinos da honestidade. Estão vendo que os polpudos caches que recebem das construtoras podem se esvair pelo
    vento da investigação, e por isso estão furiosos,atirando para todos os lados.

  50. Antonio Oliveira disse:

    O problema é bem maior:o país não SUPORTA mais essa gerentona arrogante, mentirosa e incompetente. Tem de sair: não interessa se o motivo é legal ou não, pois isso não passa de um detalhe jurídico conveniente, como sempre ocorreu na política. Que o PT e demais partidos da base se locupletam – nome bonito para desvio de dinheiro público – ninguém mais tem dúvida! Isso só vai acabar quando qualificar os quadros da política, evitando a eleição desses luisinhos de sindicatos, pastores,lulas, dilmas, rosários, jeans, romários, tiriricas,etc, Tem de EXTINGUIR o POLÍTICO PROFISSIONAL, impedindo REELEIÇÃO, por dois mandatos pelo menos, também para VEREADORES, DEPUTADOS e SENADORES.É a única de gente de BEM interessar-se pela política!

  51. Bernardes disse:

    Presto Consultoria ideológica, moral, ética, religiosa, econômica, turística, financeira ou qualquer uma que vc precisar…No entanto, só assino contratos cujos valores mínimos são de R$ 2.500.000,00 e os contratantes sejam empreiteiras. Isso só pode ser “Golpe de Estado” dos procuradores, do juiz Sérgio Moro, da imprensa, dos delatores e do povo…

  52. pedro oliveira disse:

    Doação ! se fosse um governo sério não tinha aceitado um saco de dinheiro, mas a culpa é do Aecio do FHC! cambada de sem vergonha isso sim, ninguém doa valores absurdos sem depois recuperar com juros e correções, essa conversa de doação legal é desculpa esfarrapada, como fundação, ONG, verdadeiras lavanderias de dinheiro desviado.

  53. Marcelo Pierre disse:

    Se tudo o que foi apurado até agora não é suficiente, então o que é? Ser pega em flagrante de homicídio?

  54. Jamil disse:

    O que mais precisamos para tirar esse Governo atual.Já estamos com inflação altíssima,entrando na extrema misseira.Não sei vocês jornalista que devem ganhar acima da casa dos R$ 5.000,00 mês.Eu ganho um pouco mais de um salario minimo com um filho de sete anos e minha esposa trabalha em shopping.Pago aluguel de 750,00 mês.Quando entro no mercado com R$100,00 não compro nada.Não consigo a anos com esse governo proporcionar um aniversário bacana para meu filho e um passeio de final de semana nem se fala.Veja só como anda o Brasil de hoje.Um imóvel de 2 quartos em qualquer capital sai em torno de 600,00 a 800,00 mês.E o salario minimo esta R$ 788,00 mês.Como um cidadão que tem 3 filhos e ganha uma renda de um salario minimo vive nesse pais.Por isso esse cidadão para por comida em casa ou comprar um presente para seu filho esta roubando mesmo. Eu acho que esta na hora do Brasil começar a boicotar produtos caros e ir para rua pedir a saída imediata desse governo ladrão e sem responsabilidade social diante com o povo.Esse governo foi dando corda para o Brasileiro e agora esta puxando a corda de volta e enforcando todos.Deu faculdade,escola,carro,bolsa família,etc.Mas o principal que é renda nunca foi feito.Nego devendo faculdade pois cortaram o FIES,devendo financiamento pois não tem dinheiro pra pagar,nego gastando o bolsa família com droga e bebida.É Brasil só vejo uma saída para nós.Mostra quem é que manda é o povo e não o Governo.Impeachment já.Acorda Brasil antes que seja tarde demais.

  55. roberto disse:

    O Brasil vive de “fãs clube”. Exemplo: o delator Ricardo da UTC acusou o senador do PSDB Aluisio Nunes, logo, os sócios do “fã clube” tucano disse que ele falou bobagem. O Ricardo da UTC falou que deu doação para campanha da Dilma, então os “fã clube” de bico cumprido falaram que é motivo para impeachment. Esse Juiz Sérgio Moro poderia ter resolvido o Banestado no Paraná onde o rombo no governo FHC foi três vezes maior do que o rombo da Petrobras, porém ficou calado. O que o povo brasileiro quer é ver todos esses políticos de qualquer partido na cadeia. Para nós não basta ver uma quadrilha ser perseguida pelo Judiciário e deixar a outra quadrilha se livrar da cadeia, como por exemplo, o Mensalão Tucano em Minas Gerais, com manobras de futura prescrição. Prende todos ou pede desculpas por lembrar a Inquisição.

    • Pasquale disse:

      Nananinanão caro enrolador,o fato concreto agora é tirar a quadrilha de Brasília.
      Ou vc quer me convencer, que podem fazer o que eles querem?
      Quebraram a Petrobras em pedacinhos,mentiram durante toda a existencia do partido
      E o pior enganaram 200 Milhoes de incautos,claro nem todos,alguns ainda fazem parte
      do bolo.
      Pobre país, sem vergonha na cara…LIBERDADE,IGUALDADE E FRATERNIDADE

  56. douglas disse:

    Esta todo mundo alucinando, para acontecer alguma coisa tem que ser provado senão a justiça arquiva e os críticos compulsivos ficam com cara de paisagem. chega de fofocas, aguardem, nós aguentamos 3 quebras de Brasil e saímos.

  57. ROMERO LEAL disse:

    não existe doação legal como a Presidente Dilma diz a doação 7.5 milhões UTC sem ter contrapartida não existe essas que fizeram doação legal e não ganhar nem um contrato

  58. luiz carlos disse:

    Acho que o kennedy tem razão:
    Delação de Pessoa é insuficiente para impeachment.
    E o depoimento de um simples motorista era suficiente para o impeachment do Collor??
    O que seria necessário para valer para a dilma,uma auto confissão assinada???
    Cada um faz a história segundo suas conveniências.

  59. Osvaldo Alves disse:

    Venho através desta dizer que essas empresas todas envolvidas em escândalos de desvios de recursos deram dinheiro para os outros partidos, inclusive os da oposição, mas de desvios foram somente para o PT e seus aliados.

  60. jose carlos disse:

    “Ninguém gosta de um dedo-duro”, esta frase poderia ter sido proferida por um famoso bandido da mafia italiana ou da russa ou mesmo do PCC. Mas essa frase saiu da boca da nossa presidente. Ela diz, que mesmo sob tortura, não revelava nomes. Precisa dizer mais alguma coisa. Isso, mais do que uma confissão, é uma verdadeira ameaça.

  61. Avanildo disse:

    Todas as campanhas politicas são financiadas por empresas privadas, desde que Cabral descobriu o brasil, porem a revista veja só criminaliza o PT, a veja não não publica nada quando se trata de denuncia contra o PSDB, Exemplo; Mensalão do PSDB mineiro, escândalo do metrou de São Pulo, compra de voto para reeleição de FHC,ETC. A imprensa não pode ser partidarizada. investiga as campanhas eleitorais do PSDB para verificar quantas doações eles receberam?

  62. Edy disse:

    Temos que nos unir e convocar e analisar pra decidir quem poderá ser o idel pra tentar amenizar tudo de negativo/errado/interesse, unidos podemos/consiguiremos mudar o rumo, por que já se foi o mes de Junho e nada de nada, a campanha sabemos que a atual usou a maquina, por que tinha a faca e o queijo e lula na mãos/alcance, Basta de Burrice e Erros, não podemos errar pra tentar e o resultado será o mesmo.

  63. Helga Hoffmann disse:

    Tanto falam em impeachment, que vão acabar cansando o público. Mas as respostas dos ministros não vão ao que interessa: a ORIGEM do dinheiro. Eles precisam provar que o dinheiro que receberam não vem das propinas na Petrobrás.

  64. César disse:

    Li a todos os comentários aqui postados, e os comentários dos petistas são tão ridículos, tão ridículos, que apenas pessoas fanáticas desta seita do mal, podem acreditar nisto. Sim, o PT não é um partido, é uma seita de fanáticos! Só pessoas que saúdam mandiocas, rasgam dinheiro,votam em uma mulher sapiens, defendem ideias tão absurdas e retrogradas. Este pessoal deve ter ficado em estado de coma em uma cama, por uma década ou mais, após bateram com as suas cabeças. Acordaram do coma, mas estão cheios de sequelas. É isto que os impedem de raciocinar logicamente. Tem problemas neurológicos, estão debilitados. Pobres criaturas! Pararam no tempo! Não sabem que o governo FHC acabou a quase 15 anos. E agora, ficam a repetir as mesmas frases desconexas diariamente. Não merecem nem resposta aos ataques ridículos que fazem. São pessoas doentes. O choque ao descobrirem que o PT acabou com o Brasil, foi tão grande, que entraram em estado de negação permanente. Incrédulos com a devastação que encontraram, feita pelo PT, partido ao qual defendiam, repetem a todo instante: Foi o FHC, foi o FHC, foi o FHC. Atormentados pela culpa por elegerem os corruptos que destruíram com o país, ficam a transferir culpa à terceiros. A culpa é da imprensa golpista, a culpa é da imprensa golpista, a culpa é da imprensa golpista. E para se eximirem da responsabilidade que cobra as suas consciências pesadas, querem jogar para a Polícia Federal, para o Ministério Público e para o Juiz a responsabilidade de tudo e de todos. Perdoai Pai! Eles são só massa de manobra, dos verdadeiros culpados. Atormentados, por terem sido usados por outros, que cometeram delitos graves, estão delirando. Não sabem que o PT morreu! Não sabem que a utopia acabou!

  65. Alexandre disse:

    Gente, essa discussão é ridícula… a questão não é defender ou acusar partido A ou partido B. Ladrão tem que ir pra cadeia. Ponto! Não é questão partidária, é caso de polícia! Se isso aqui fosse um país sério estariam todos presos, inclusive quem defende, por cumplicidade.

  66. Eduardo F. Munhoz disse:

    Alo Sr. César : SEm emoção e frio , penso que V>sas tem um pouco de razão , mas eles não estiveram em coma na cama . Não César! Eles lutaram muito para chegar onde chegaram , planejaram, votaram contra o plano real, Não se associaram a Mário Covas para derrotar o Fernando Collor de Mello, fizeram oposição radical , falaram o que as pesquisas de marketing super modernas indicavam …mas se perderam . Meu avô , com seus quase 100 anos falou : ” Cuidado é porcada nova na seva ! ” , Quem tem origem no campo, sabe que a porcada nova na seva come para caramba ! Eu fiz um exorcismo pessoal , particular , próprio : Num dia de sol ao meio dia , queimei Bandeiras, boinas , camisetas autografadas , botons, etc… Não acredito mais neste povo do PT . Deixaram para trás os princípios que originaram o partido ! Politica honesta , Honra , honestidade e retidão pela causa social foram princípios esquecidos e esquecida foi toda uma história de lutas sociais. Parafraseando meu avô , ainda: ” Um velhaco é um velhaco , vestido de seda ou de trapo ” e os velhacos aparecerem e criaram um aparelhamento do estado em busca de perpetuarem se no poder . Este plano é Cubano ! Não mais a luta armada, não mais a revolução socialista , sim , pelos meios legais chegar ao poder e perpetuarem se lá . A companheira Dilma era desta ala, não apoiava a luta armada e sim o levante das massas pela doutrinação Bolchevique , ” fazer a cabeça do povão miserável “. Mas , então o que fazer : A) Apurar e punir os responsáveis pela derrocada da Petrobrás e , como ela tem uma importância muito grande na economia do Brasil, então, levou o Brasil para beira do abismo de uma crise que vai durar 10 anos no mínimo , se não houver um crise Mundial mais forte do que a crise de 1.929 ! B) Notamos uma diferença de ação entre o Mentor Lula e pupila Dilma : Ela esta deixando a investigação fluir , junto com o Cardoso . Um ponto positivo ; C ) O Brasil tem que sair menos corrupto depois desta crise . Se isto ocorrer é mais um ponto positivo . Tem que dar a diarreia e vomito , para curar o doente ! D) Existiram erros enormes de administração pública devido ao PT ter abandonado seus princípios e iniciar a velha política do ” È dando que se recebe ” , ” Quer sorrir , tem que fazer sorrir “, cargos para abrir caminhos a corrupção ! Se tivessem mantido sua honra inicial , poderiam ter feito uma revolução neste pais, portanto, para mim a culpa do PT foi trair de maneira indelével os princípios de sua fundação . O desvio de conduta moral e ética do PT foi um desastre, uma pena, uma calamidade que pode ser revista , mas a um custo formidável de Bilhões de dólares e anos de tempo perdido para fazer o bem ! Terminando ; O Brasil precisa de uma pauta mínima política , independente do partido que estiver no leme do Navio chamado Brasil : a)Quem é contra inclusão social criativa, regionalizada , enfim, sólida e permanente ( UM programa além da Bolsa família – Se não tivesse tanto desvio de R$ seria possível fazer ) b)Meio ambiente, quem é contra tratamento de efluentes nas cidades ” medievais” brasileiras,( sob o ponto de vista de tratamento de esgotossão medievais ) p.ex : Rio de Janeiro , São Paulo etc… Quem sofre mais é o brasileiro de baixa renda sem esgoto tratado ; c) Quem é contra uma saúde pública mediana , senão boa, Um hospital médio pela iniciativa privada custa R$ 100. milhões de reais ) se fosse público custa um Bilhão ! Pauta minima , reforma politica, de impostos e enfim escola pública de qualidade , fator primordial para inclusão social e inclusão universal da população de baixa renda . O PT teve todas estas chances e ficaram milionários , em vez de cumprirem seu destino . Finalizando : Não compartilho 100 % da filosofia materialista , dialética inciada por ENGELS e MARX , primeiro porque acredito que tem um ser superior , um Deus , o Deus, e temos uma alma : Não gostaria de estar no lugar destes falsos PTistas na hora do desencarne ! EFM 20/06/2015 . PS – Realmente uma delação premiada de um ladrão confesso não dá para falar em impedimento da Dilma ,mas que pega mal, pega ! Vamos acompanhar se ela vai deixar investigar ou atrapalhar com toda sua força as investigações , daqui para frente .

  67. EVERALDO AMÉRICO CONCEIÇÃO FILHO disse:

    Vamos comparar a gestão de Collor, com a gestão de Dilma, qual deles pesou mais para impeachment, por improbidade administrativa? dentro da minha ignorância eu só quero saber.

  68. Antonio disse:

    Não devemos nada a ninguém e temos poupança grande (reservas cambiais), não pegamos dinheiro no FMI, aliás temos crédito e não vendemos nossas empresas a preço de banana, a mortalidade infantil caíu graças ao Bolsa Família. Atualmente o problema é financeiro por causa da seca mas daquí uns dias isso passa.

    • Pasquale disse:

      A Petrobras anunciou segunda-feira uma redução de 37% em seus cinco anos de orçamento de gastos de capital, para 130,3 bilhões dólares em 2015-19 a partir de $ 206.800.000.000 prevista para 2014-18. A empresa também disse que planeja vender 15,1 bilhões dólares americanos em ativos este ano eo próximo, além de outros 42,6 bilhões dólares em 2017-18 através de “reestruturação das empresas, desmobilização de ativos e desinvestimentos adicionais.”
      ____________________________________________________________________________________
      Digamos uma privatização…a prestação.
      Nunca mais será a mesma empresa,a prova esta no texto acima.
      Vcs sabem o que ela já vendeu?????????
      ____________________________________________________________________________________
      Meu caro Antonio, no caso da dívida do País ,vc esta redondamente enganado.

  69. affonso disse:

    nem pt e nem psdb e agora nem mesmo pmdb(do cunha sim com letra minuscula)o que temos que preservar é o nosso querido Brasil que está sendo delapidado axincalhado e atacado até a morte por esta verdadeira masmora que insiste em tomar conta do nosso(sim NOSSO pais)há de apareçer alguem que consiga formar um governo a altura das nossas necessidades.ABAIXO tudo o que está ai,sem excessoes.

  70. Jefferson disse:

    Senhores devemos concordar com a maioria a presidente não deve responder pelo o que não sabe pois se não sabe ou não viu fazer o quê? Lembra que a justiça é sega.

  71. JORGE ROBERTO CORRÊA disse:

    Concordo com todos aqueles que atribuem culpa a FHC, Aécio, Eduardo Cunha, Renan Calheiros e etc. pela situação calamitosa em que se encontram a Petrobras, BNDES, Banco do Brasil, ELETROBRAS e outras estatais. Causa grande indignação sabermos que fomos enganados por pessoas com preparo, estudo e outros atributos. Triste é sabermos que a grande maioria do povo brasileiro foi ludibriada por um semianalfabeto !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 15:32:08