aki

cadastre-se aqui
aki
Política
22-07-2015, 9h20

Delação de Pessoa pode levar a inquérito contra Dilma

Investigadores avaliam se há indício de crime contra ex-tesoureiro Edinho Silva
66

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A delação premiada do presidente da UTC, Ricardo Pessoa, pode resultar em inquéritos no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva.

Motivo: a colaboração premiada de Pessoa derruba o argumento que foi utilizado pelo Ministério Público para não investigar a presidente quando o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, analisou as delações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Quando Janot pediu ao STF no início de março a abertura de inquéritos em relação a políticos com foro privilegiado, ele sustentou que os fatos narrados sobre a presidente tinham ligação com o mandato anterior. Portanto, concluiu que não poderiam ser utilizados para sustentar uma investigação no atual mandato. Mas a delação premiada de Ricardo Pessoa invalida esse argumento.

Segundo Pessoa, ele doou R$ 7,5 milhões à campanha de 2014 de Dilma a pedido do então tesoureiro, o hoje ministro Edinho Silva. Segundo Pessoa, Edinho Silva teria pedido a doação alegando que a UTC tinha contratos com a Petrobras e deveria contribuir. Pessoa disse que se sentiu obrigado a dar para não atrapalhar seus negócios. Edinho Silva nega.

O Ministério Público está analisando a conduta de Edinho Silva, para avaliar se há indício de crime. Se houver, poderá solicitar a abertura de inquérito. Se não houver, ocorrerá o pedido de arquivamento.

Em relação à presidente Dilma, haverá a mesma avaliação, pois o ato foi cometido na campanha à reeleição. Logo, tem ligação com o atual mandato. O Ministério Público estudará se há alguma evidência que justifique um inquérito ou não. Em tese, portanto, a delação premiada de Ricardo Pessoa pode levar à abertura de inquéritos contra a presidente e o seu tesoureiro de 2014.

Os investigadores também analisam trechos da delação de Pessoa que apontam entrega de recursos de caixa 2 para João Vaccari, ex-tesoureiro do PT preso em Curitiba. Apuram se houve alguma conexão desses recursos com a campanha do ano passado. A presidente Dilma nega ter recebido recursos de caixa 2 nas campanhas de 2014 e de 2010.

*

O inquérito no STF sobre Renan Calheiros está num estágio mais atrasado do que o de Eduardo Cunha. Em relação ao presidente da Câmara, é dada como certa uma denúncia.

E ainda há uma avaliação se valeria a pena pedir o afastamento de Cunha da presidência da Câmara sob o argumento de que ele estaria interferindo nas investigações. Não é certo o pedido de afastamento. Essas decisões deverão ser tomadas em breve.

Já em relação ao presidente do Senado, a tendência é apresentar uma denúncia, mas ainda há mais procedimentos que precisariam ser feitos para uma decisão final. No que se refere a Renan, também não há cogitação de pedido de afastamento por interferência nas investigações.

No debate público, Eduardo Cunha bateu mais duramente no procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Renan retalia mais nos bastidores, cogitando, por exemplo, adiar a votação no Senado caso Janot seja indicado para um novo mandato pela presidente Dilma. Nessa hipótese, um interino assumiria a Procuradoria Geral da República.

Uma manobra desse tipo tenderia ao fracasso porque pegaria mal perante a opinião pública, deixaria claro o sentido de retaliação e transformaria Janot ao mesmo tempo num herói e numa vítima de políticos que não querem que a corrupção seja investigada. Janot tem agido com equilíbrio. Uma articulação assim seria vista como amadora para um político tão experiente com o Renan, mas o desespero nunca é um bom conselheiro.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
66
  1. Schwartzemond disse:

    Só espero que o Cunha tenha tempo de derrubar a dilma antes dele mesmo ser, inevitavelmente, derrubado também!

    • walter disse:

      Também acho, caro Schwartzemond; mas ali, “o último que apague a LUZ”; a politica do planalto, é totalmente equivocada…
      Caro Kennedy…sua manchete já diz tudo; a dilma tem causado muita insegurança a população; veja esta medida do veto de aumento ao judiciário; esta medida seria motivo de aplauso, mas sabemos todos, que os motivos são outros; não é só a falta de recursos…
      Continuo a insistir, já havia dito isso a mais de seis meses; a dilma deveria partir para o plano B; afastar-se, deixando o Temer; deixar o lula e o temer, para se entender; com isso, pelo menos o País respira e continua; seria muito bom, para implementarem a quatro mãos, as reformas necessárias, inclusive quem sabe; o parlamentarismo; sairiam de “cabeça erguida”; será inevitável, a dilma vai se enrolar,cada vez mais; “e o PAÍS “O”!!!

    • Edi Rocha disse:

      A sociedade precisa evoluir, e não retroceder. Querer dar um golpe só porque não gosta de um governante é inadmissível numa sociedade civilizada. Sou a favor de punição apenas em situação que não reste dúvida sobre o crime cometido e a responsabilidade – não algo forçado. No entanto, o que estão tentando fazer é jogar toda a culpa em Dilma e no PT, e com uma grande “euforia” sobre um acontecimento assim, a roubalheira cometida por todos os outros políticos, por todos os outros partidos e pelos empresários, seria esquecida. É o que tanto querem… um “bode expiatório” para o povo esquecer dos “fatos” e se voltar a roubar de novo, desta vez com mais discrição, afinal “o que os olhos não veem, o coração não sente”.

      • Marco Túlio Castro disse:

        Golpe ? Então com o Collor foi golpe ? Quem organizou o golpe contra o Collor ? Achei que a tese do golpe já estava ultrapassada. Está tudo previsto na legislação e esta é muito mais antiga que o mandato da Dilma. Nada foi mudado para que ela fosse prejudicada.

      • Paulo Pacheco disse:

        Concordo com voce, Edi. Atualmente, a safra de políticos que possam assumir o controle oficial do país está tão precário, que é uma temeridade “tirar-se o roto e colocar o rasgado”, como dizia minha avó. O povo brasileiro tem de assumir uma postura de real repúdio a toda a corrupção, que ocorre neste país há décadas, senão séculos. Temos de nos erguer, procurando separar o joio do trigo. Temos de aprender a escolher os nossos representantes políticos. Não aceitarmos mais sermos os palhaços do circo que se estabeleceu neste país.

      • Robson disse:

        Golpe? Não é questão de simplesmente não gostar de Dilma e sim o fato dela ser uma péssima gestora e o Brasil não suportar mais 3 anos e meio do governo dela.Não podemos esquecer que ela indicou quase toda a diretoria da Petrobras que foi indiciada, mentiu em toda sua campanha a respeito das pedaladas fiscais, sem dizer da desastrosa condução da economia que se não é criminosa e irresponsável e no minimo incompetente! Ideologia a parte ela não se sustenta e com isso enfraque todas as instituições com sua fraqueza moral e politica.

      • Danielle disse:

        Não é só porque não gostamos da Dilma…Há outros muitos e provados motivos – este governo levou o país à crise!
        E se ainda sim quiser falar em quem “não gosta” dela, podemos afirma, segundo a última pesquisa que estes são 93% da população do país.

    • Neusa disse:

      Gostaria que o sr me explicasse qual a diferença da doação a Dilma da doação a Áecio se vieram da mesma fonte?E porque o Moro não prendeu o Cunha será porque a sigla dele não era PT e porque dos indiciados o Moro só caça Petista,porque Moro escondeu o nome do Serra da conversa do celular,
      porque nos estamos SEM JUSTIÇA NO BRASIL eu achei que com a Lava Jato o Moro ia prender todos os ladrões mas não os tucanos vão ficar livres para terminar o que FHC não terminou.
      Porque vocês que são cultos não entram pedindo transparência na OAB na Lava Jato….Nunca vi Revista ficar sabendo de tudo antes dos futuros gados que vão para o matadouro e nunca vi ladrão cumprir pena em casa.

      • Renildo Passos disse:

        Você tem razão, tem que acabar com toda a corrupção independente de partido, pelo que você fala aqui quer dizer que todos, mas todos os partidos estão envolvidos, os que não estão é por que não tiveram oportunidade, seja ele de direita de centro ou de esquerda, o PT perdeu uma grande oportunidade de fazer direito, se eles tivessem lido todos os dias a sua ideologia não fariam o que fizeram, por falar nisso para que tanto partido, para o povo bancar, alguém sabe me dizer quanto custa um partido por mês no âmbito municipal, estadual e federal, se souberem multipliquem por mais de 30 e veja qual o retorno para o país.

    • Paolo disse:

      Mas será que ele vai querer mesmo derrubar a Dilma sabendo que depois o PT vai pra cima dele? Espero que sim, mas rabo preso causa mudanças repentinas de atitude.

    • Ibanez disse:

      Já ta mais que claro que a intenção é derrubar uma presidente eleita democraticamente. Isso é GOLPE sim! As delegações são consideradas verdades absolutas quando são contra Dilma e o PT, mas contra a oposição e os “aliados da onça” precisam de prova. As empresas doaram de forma quase equivalente para todos os principais partidos PMDB,PSDB, PT e outros; mas só as do PT que são consideradas corruptas. Sem falar que durante a campanha delegados da PF e promotores fizeram questão de expor seu ÓDIO político contra o PT e aplaudir o outro candidato o que compromete completamente a parcialidade das investigações. Deixem de hipocrisia.

  2. Henrique disse:

    Uma coisa é certa….já está mais do que provado que tudo isso é ROUBO e ainda é necessário provar isso tudo….esse PT acabou com o Brasil…estamos todos pagando altissimos impostos, desde alimentos até contas publicas. ABSURDO

  3. Walter disse:

    Todos os dias, Renan, Collor, Lula, Dilma, até quando teremos que aguentar esse pesadelo? Tenho a certeza que no dia seguinte da queda de todos, o país respirará novos ares, e aí sim começaremos a sair do lamaçal que nos encontramos.

  4. Claudio Antonio Barbosa disse:

    Dá nojo dizer que sou Brasileiro até no Paraguai.

    • LUIZ disse:

      A Austrália esta aberta para imigrantes,tente,espero que consiga e antes de subir no avião bata os sapatos para não levar o pó, deixe este pais para quem é patriota de verdade!

      • Marco Túlio Castro disse:

        Eu já saí do Brasil a 10 anos. Mas patriotas são os que assaltaram a Petrobras, a Eletrobras o BNDS e todas as outras instituições brasileiras. Excelente sua lógica. Eu fico aqui reclamando de bobo. Vocês patriotas merecem o governo que tem.

      • Cassio disse:

        Não é o caso de patriotismo ou louco pelo escudo da suástica.. Da sim vergonha de ter estes políticos representando o povo brasileiro, pela corrupção, roubalheira do própria população e empresas, cultura fraca, inovação tecnológica inferior etc.. etc.. e isso tudo resultado de muitos anos de equívocos políticos.. TUDO TEM LIMITE, e realmente da vontade é de abandonar o barco..

      • elder disse:

        Concordo plenamente Luiz!

      • Marcelo disse:

        Grandes coisa ser patriota em um país que seus governantes não estão preocupados com nós. Fique aqui o resto de sua vida sofrendo a falta de toda infraestrutura que pagamos e não recebemos de volta, fique você e suas próximas gerações pois tão cedo isso não vai melhor, porque eu assim que conseguir, estou sumindo do Brasil e faço questão de bater os sapatos e deixar toda o pó para você.

  5. Jonathan disse:

    Os 7 milhões e meio “doados” à campanha da Dilma é sujo e os mais de 8 milhões “doados” à campanha de Aécio é limpo?

    • Angelo Macio disse:

      Boa pergunta Jonathan, vou ficar a espera que alguém possa responder. A punição deve ser para todos, isentar um ou outro é permanecer na corrupção.

    • edson disse:

      Claro que os 8 milhões são limpos! Afinal de contas onde já se viu TUCANOS envolvidos em maracutaias? Só o Anastasia e o Sergio Guerra,este já falecido, MACULAM os idôneos políticos “voadores”. São uns crápulas, esses dois!!! Pau neles!!!

    • Robert disse:

      Com certeza o dinheiro para o Aécio é tão sujo quanto o da “presidenta”. Conclusão: investigue-se, prove-se e em caso de condenação, punam-se os dois com a perda de seus mandatos. É simples assim. Sem drama.

    • paulo disse:

      Quer dizer que o cara rouba da Petrobrás para alimentar a campanha da oposição??kkkkkk

    • Cesar disse:

      Primeiro vamos tirar os sujos que estão no escalão maior, depois pensamos em quem colocar, temos o poder para isso.

    • marcos disse:

      Um erro ou crime não justifica outro erro ou crime! Ou achas que a Dilma pode roubar à vontade somente porque outro governo eventualmente roubou?

      • Rafael disse:

        Cara… este ditado é tão antigo que poderia ser (ou já deveria ser) “senso comum”, mas faz tanto sentido que me entristesse. O PT e Dilma querem fazer exatamente isso : justificar seu roubo com o roubo dos outros!!! Já está claro que se ela não sabia é incompetente e omissa, se sabia, é corrupta. Em todos os casos, ela deve ser impedida de governar!!!

    • Celso Pereira da Silva disse:

      Parecem que querem fazer crer que os recebimentos da Petrobras eram feitos em cédulas marcada, separando o que era retribuição da quantia efetivamente devida da parte do sobrepreço, e a doação para campanha da Dilma foi feita com as cédulas más do sobrepreço e a doação para a campanha do Aécio foi feita com as cédulas boas, representativa do valor real das obras, rs rs rs

    • Pedro disse:

      Pelo teu raciocínio então devemos acreditar que uma coisa anula a outra? Se tu roubar alguém e eu fizer o mesmo, serei perdoado?
      Ladrão é ladrão e corrupto é corrupto, independente de quem seja! Essa corja toda deve ser tirada do poder, independente de qualquer outra coisa! Fico abismado pela cegueira de certos “eleitores” em torno de uma bandeira partidária…

    • Djalma Rosa da Silva disse:

      O problema é que a oposição quer tirar a Dilma de cena a qualquer custo! Mas cá comigo, vamos admitir que a mesma, está muito mal assessorada vcs não acham também!

    • Santos disse:

      O Aécio tinha como persuadir alguém para conseguir o dinheiro?

    • vagner gontijo disse:

      Será que o Aécio tinha algum poder na Petrobras para chantagear o Pessoa ? Acorda meu caro quem está no poder é o PT !

    • carlos alberto couto da cunha disse:

      Esses coxinhas não tem jeito. São dois pesos e duas medidas. A derrota no pleito de 2014 ainda está ardendo em todos os buracos. A anestesia é a certeza de que em 2018 poderão entrar novamente na disputa. O bom conselho é paciência e esperar. E eles, os coxinhas chefes, que não são bobos nem nada e gostam um montão de dinheiro, não querem, de verdade, o impedimento de Dilma e sim ficar atirando na silhueta imóvel dela para desmoralizar, não apenas a Presidenta, mas o PT, de forma que o partido chegue sangrando nas próximas eleições. Essa é a estratégia do PSDB e DEM. Por isso, qualquer taxi que passe lotado com corruptos, tentam embarcar, à força, o Presidente Lula, porque, este sim, é a maior ameaça dos coxinhas no próximo pleito, colocando gosto ruim da turma da lagosta e da champanhe francesa.

    • CARLOS MACHADO disse:

      MEU CARO JONATHAN!
      O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER. ABRA OS OLHOS E ENXERGUE O QUE ESTÁ BEM DIANTE DELES.

    • Henrique disse:

      Boa Jonathan…

      Já que o seu argumento de não punir a Dilma porque o Aécio também recebeu dinheiro oriundo de propina, que tal punir os dois…

      Assim a gente se livra desse desgoverno e convoca novas eleições.. Td certo pra vc ??

  6. valter disse:

    Bom dia a todos, é incrível como vemos tanta roubalheira neste governo e ninguém faz nada, roubam quanto e quando querem, e simplesmente dizem não saber de nada ou negam com a maior cara de pau, é um absurdo o enriquecimento destes candidatos.
    Dilma e Lula vocês não têm vergonha na cara, e os demais porque não fazem nada, estão esperando o que, talvez uma guerra civil, a cada dia que passa não acredito que conseguiremos sair da lama onde nos encontramos hoje.
    Não sou do tempo militar, mas acredito que seria melhor, pois pelo menos bandido era tratado como bandido, e não um salvador.

  7. winger helzer disse:

    Todos os fatos apontam que houve dinheiro sujo na campanha do PT para a presidência da república nos dois mandatos, a princípio, identificadas como “doações legais”, declaradas ao TSE. Porém meus caros, é um tipo de lavagem de dinheiro disfarçada de doações legítimas. Se a candidatura da então presidenta, do PT, não for impugnada, tornada ilegítima por que parte foi financiada com dinheiro criminoso, e o seu impeachment não se concretizar, estaremos demonstrando que tipo de gente e país somos.

  8. jurandir Mazete disse:

    Não aguento mais ver e nem ouvir em lula e Dilma, deveriam ter caído já há muito

  9. Inides disse:

    Isso já deveria ter acontecido a mais tempo. Estão muito lentos. Querem fechar a porta depois que são roubados.
    O Poder Judiciário tem quer ser mais firme, direto sem rodeios. Todos estamos vendo os caminhos que o Brasil está tomando, mas ficam esperando uma decisão do além. Não se pode esperar mais ou o Brasil não terá mais recuperação. Está faltando coragem, firmeza e principalmente PATRIOTISMO. Será que é tão difícil ver coisas tão evidentes aos olhos de todos?
    Ou o MP toma providências logo ou o Brasil acaba! É simples assim!
    Somos 200.000.000 esperando uma mente solidária e competente em suas prerrogativas Jurídicas. Vamos acreditar!

  10. João Alberto Afonso disse:

    Caro Jonathan, se o Aécio também recebeu, evidente que também merece o mesmo caminho da Dilma. O fato é um só:- que sejam punidos todos os assaltantes dos cofres públicos, seja a qualquer título e sem ver a quem, exatamente como tem procedido o Juiz Moro em relação aos donos das empreiteiras. Note, FHC comprou o congresso para obter a maldita reeleição e também há de responder por isso, visto como o dinheiro não saiu de seu bolso, o que leva a conclusão de alguém custeou essa sacanagem com a população. Em resumo, que sejam severamente punidos, Sarney, Collor, FHC, Lula, Dilma, Renan, Cunha, Aécio e etc. e tal. Que não tenhamos apreço a nenhum político ou partido porque a escória da sociedade ali se faz presente. Que tal Moro na Presidência?

  11. jonata disse:

    qual é dificuldade de tirar logo esta pesidente cada dia que mais coisas acontece ruim para o Brasil

  12. Fernando disse:

    Esse atual clima da política brasileira está tempestuoso demais.
    Até quando iremos nos calar diante de tanta palhaçada, falcatruas desses governantes?
    Planalto, congresso e câmara estão precisando urgentemente de uma limpeza moral.

  13. Jean.wo disse:

    São a mesma coisa, as pessoas ah

  14. clovis jr disse:

    Kenedy bom dia, nesse inquerito sobre doaçao ou propina, essa empresa a UTC, doou pra campanha da entao presidenta 7 milhoes e para o opositor 8,5 milhoes, pergunto, ha diferença entre as apuraçoes? visto que Aecio recebeu mais que a presidenta, e nao tinha nada para dar em troca, porque o presidente da UTC disse que doou para nao perder os contratos? nao ta batendo o argumento, tem algo podre nesse inquerito lavajato.

  15. Carlos disse:

    “Ricardo Pessoa disse que “SE SENTIU” obrigado a doar para não atrapalhar seus negócios…” Se antes a justiça condenou baseado na “LITERATURA”, Agora ela julgará baseada no sentimento… Esta é nossa justiça. Enquanto isto os politicos do PSDB seguem gozando de imunidade. E os tolos preconceituosos e hipócritas comemoram…

    • Ailton disse:

      Caro Carlos,
      Se a Poder Judiciário arquiva 25 ações publicas (impetradas por cidadãos brasileiros) contra a Privataria Tucana que lesou a nação em valores imensamente maiores que de qualquer escândalo existente antes ou depois dela e com as mais esfarrapadas desculpas, você acha mesmo que as doações de campanhas do PSDB sejam dos bancos, construtoras ou qualquer outras serão algum dia investigadas. Essa é a “justiça brasileira”: dois pesos e duas medidas.

  16. EDSON PAULINO DE AGUIAR disse:

    Bom dia, tenho lido e ouvido por alguns comentaristas políticos que não passamos por uma crise institucional e sim uma crise política. Eu discordo , vivemos uma crise gravíssima de credibilidade nas instituições. O Executivo, Legislativo leia-se Camara e Senado estão mergulhados até o pescoço em corrupção, com seus presidentes envolvidos em denúncias gravíssimas. Não existe um só que não tenha o rabo preso e não tenha culpa no cartório. Quando alguns mais radicais pedem a intervenção militar , estão dando um recado claro ao Supremo Tribunal Federal, que não acreditamos que serão punidos com severidade os culpados a ponto de desencorajar a prática da corrupção. Do jeito que está o crime compensa.Estamos vivendo uma ditadura democrártica. Por que um partido político tem tanto interesse em indicar um diretor para Autarquias. Se alguem puder me explique, aliás todos nós sabemos, tá na cara. Tem que privatizar tudo…

  17. dantas disse:

    Jonathan! Gostei do paralelo traçado;não tenho vergonha de dizer que sou Brasileiro, ontem a cúpula da Toshiba Japonesa, pediu demissão ao descobrirem as falcautruas armadas,Corrupçao da Grossa no Japão. Derrubar a Dilma? só de ela tenha cometido Crime, o que parece não ter provas, façam uma busca sobre quem é o politico Cunha e acorde para realidade, atacar e a arma de quem deve, portanto nem oposição pode abrir o bico neste País, todos tem culpa em cartório, quem nunca corrompeu que atire a primeira pedra.

  18. Paulo disse:

    Em Resumo, o governo brasileiro é um dominó enfileirado pronto pra que cada peça vá caindo 1 por 1. Seria engraçado se não fosse trágico, o problema é que algumas peças voltam, o povo gosta de jogar, e jogar infelizmente

  19. F_Z disse:

    Não sou partidário, mas também nunca votei no (PT), acredito que independente do partido estamos todos em um BARCO A DERIVA. A DILMA, LULA sei que são grandes culpados do caos que se instala em nosso pais. Mas a oposição tem sua culpa em tudo o que esta acontecendo, direito da oposição e do povo e de fiscalizar, o PT fez isso muito bem e de uma forma ate baixa quando era oposição e não tinha abocanhado o poder, tempos em que o PT era ótimo, radicalizava na oposição, como radicaliza hoje chamando tudo de golpismo. Na minha humilde opinião teria que haver NOVA eleições gerais, TENTAR TROCAR A CORJA TODA DESDE DEPUTADO, SENADOR E PRINCIPALMENTE PRESIDENTE, MAS SONHAR NÃO CUSTA.

  20. Armando Pinto disse:

    Cunha e Renan estão fora do baralho, agora resta esperar se antes de serem cassados e presos, consigam acabar com esse governo corrupto do PT, esses caras não têm honra mas por uma questão de capricho podem entornar o caldo antes de saírem e serem mandados para a Papuda.

  21. Carlos mariano disse:

    Hoje na minha opinião a pior coisa séria a saída da presidenta como ela gosta de ser chamada. Ela tem que responder por tudo que foi feito de ruim para o país colocando a cara tapa, tem que ficar de frente para responder todas as questões dessa anarquia do PT. A saida poderia significar o esquecimento de muitas coisas a serem esclarecidas. De contra partida, entregar ao Michel não resolveria os problemas que estamos enfrentando, muito pelo contrario, poderia piorar, não tem credibilidade suficiente.

  22. A DilMaravilhas, na famosa terra do ´´nunca antes´´ que até o Peter Pan duvidou? Estudiólogos passariam batido pela desdita. No mais, ela não é a ´´Mãe dos pobres´´ – como lá atrás auto intitulou na média de campanha, via mandato 1, versículo 13? Nunca se esqueçam (da ´´tortura´´) disso!

  23. Acho que não estamos levando a serio a crise econômica gravíssima que o pais esta passando e que ira causar desemprego,recessao,perda de melhoria social ou seja mais problemas sociais do que já temos.O Brasil não mudara enquanto o brasileiro nao mudar,temos que ver que o avanço social não vem pela legislação pois a compreensão do bem estar de um pais vem quando o brasileiro entender que a educação não e apenas um meio de buscar um emprego,ter condições de prestar um concurso publico mas que tem o valor do conhecimento,que mudara sua atitude,comportamento.Temos que nos envolver na condução deste partido como agente politico pois apenas os partido tem força…no momento o poder executivo perdeu completamente o seu poder e ele passou a ser exercido pelo legislativo sem considerar que o judiciário tem o lava jato na mao…qual e a agenda nacional que nos tiraria deste problema? Os políticos neste momento estão apenas preocupados em se salvarem e nem um pouco preocupado com o pais…vamos exercer a nossa cidadania e exigir uma atitude do congresso nacional…

  24. se tudo o que esta sendo esclarecido não e roubo, então quando for me avise.
    esse pessoal era para sair expulso dos seus cargos e nunca mais voltar ao serviço publico.
    O problema e que tentam tapar o sol com peneira.

  25. Moises Chapoval disse:

    Estamos curtindo o FRANKENSTEIN criado pelo por nos civis iniciado em 1984. Como combate-lo? simples: acabando com ele. Se nos civis não temos competência, paciência …

  26. Antonio disse:

    NOVO MANDATO PARA JANOT, JÁ
    Nos tempos de hoje, em que o lamaçal transborda por todos os ralos do governo, cujos atos desmedidos a troco de um projeto de poder atinge a todos sem exceção, mesmo alguns “comentaristas” desta matéria que insistem em atacar ao invés de defender os políticos que ainda acreditam, aliás, essa tática de ataque a PF, MP, etc, tem sido constantemente utilizada pelos acusados da lava jato, pois bem, independentemente de tudo isso, temos que blindar o Rodrigo Janot e o juiz Sergio Moro, pois é o que temos pra hoje, então, vamos fiscalizar todos os atos adotados contra eles e analisar se são corretos ou não,pois apesar de tudo, ainda somos maioria.

  27. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Absurdo discutir sobre, quem é mais ladrão ou menos ladrão.
    Ladrão é ladrão e ponto final!
    Justiça neles!
    Sérgio Moro neles!
    Joaquim Barbosa neles!

  28. ALBANI SILVA DE OLIVEIRA disse:

    A situação do povo Brasileiro é muito ruim, chegamos ao cúmulo de não termos mais nenhuma representação política com idoneidade para nos representar, todos estão atolados dos pés a cabeça, está mais do que provado que o sistema político do Brasil está totalmente falido, a nossa constituição é rasgada diariamnete pelos os poderes, temos também uma pécima imprensa que manipula, que condena e absorve as pessoas em conformidade com seus interesses. As maioria das pessoas estão passando pelo um processo de manipulação ao ponto de acharem que, se conseguir tirar o PT do poder para colocar o PSDB está resolvido o problema, minha gente, roubo é roubo, corrupção é corrupção, tratar política como paixão de futebol é o maior retrocesso que uma nação pode ter.

  29. Antenor disse:

    Só quero deixar apenas um comentário:
    “Edinho Silva nega”!! “Dilma nega”!!
    É muito engraçado isto!
    Quando é que um corrupto vai admitir que agiu como tal?
    Não há um, sequer, que não negue.
    Só na China ou no Japão é que não negam. Lá, Assumem que roubaram ou que receberam propinas.
    Aqui!!! Jamais… o professor é muito bom (jamais sabia de nada)…

    O NEGOcio é NEGAR sempre….

  30. Joás disse:

    É triste perceber pelos comentários que tem pessoas defendendo a bandeira do partido como se estivessem defendendo seu time de futebol. Infelizmente tem pessoas que votam em políticos apenas pelo partido que eles representam. Não votam se utilizando de uma análise criteriosa sobre quem tem mais direito de exercer a função publica.
    Pessoal, parem de defenderem A e B, que os corruptos sejam julgados e paguem pelos seu erros.

  31. J K disse:

    acabem com a propaganda politica obrigatoria nas midias impressa e televisiva(das mega-producoes),baixando tremendamente o custo da campanha. Cada um faca sua campanha dentro do seu distrito, para isso precise bem pouco recurso.
    Viagens so para governadores (dentro do seu estado) e PRs, ai sim, pelo pais a fora.

  32. Mary disse:

    Essa tal lava jato virou uma palhaçada, pura manipulação política, tenho lido que nos países sérios delação premiada e feito em sigilo absoluto, em caso de divulgar ou vazar informação os réus sao soltos os q deixam vazar informações sao presos, eu nao acredito na justiça brasileira, nem os militares estão impunes, a imprensa parou de noticiar a corrupcao dos carros brindados, coletes etc… Nao defendo partido político, mas o povo esta sendo levado a acreditar que o bode expiatório e o Pt.

  33. luis disse:

    Isso não é jogo de futebol. O fato de ter votado em um candidato ou em outro não quer dizer que tem de ficar torcendo para um ou para outro. O fato é que essa presidente é uma incompetente e está levando o Brasil para a ruína, o seu criador (Lula) é outro que só enganou os menos esclarecidos, enquanto esse tipo de politico estiver comandando o país, teremos problemas sérios . Acredito que a unica forma para tirar o Brasil do caminho da bancarrota é tirando esse povo do poder. A melhor coisa que a Dilma poderia fazer para nosso país é deixar o poder e poderia tentar a carreira de humorista, quem sabe o Jô dá uma forcinha pra ela.

  34. Alvaro B.da Cruz disse:

    Estimados Senhores infelizmente o cenário atual é muito mais grave do que aparece na mídia, estamos vivendo uma grave crise institucional que contaminou as três esferas do poder Legislativo, Executivo e Judiciário. No modelo e situação atual em que estamos é quase impossível haver uma solução, pois as instituições fizeram por merecer a nossa total falta de credibilidade.
    Sinto uma imensa tristeza quando vejo pessoas ainda defendendo criminosos sejam eles de qualquer partido, para mim devem ser todos punidos e impedidos de regressar a vida publica em qualquer atividade.
    Ainda que hajam Barbosa, Mouro e outros, é preciso muito mais impacto para começar a quebrar o sistema, espero que possamos incentivar uma nova geração que possa mudar esta realidade, pois pelo que percebi para muita gente a percepção da realidade somente será possível mediante a um colapso ou tragédia de grande proporção.
    É preciso ter consciência de que o crime organizado frequentou as universidades e no momento estão ocupando cadeiras que jamais deveriam ter ocupado, isto é no minimo trágico.
    Saibam que o governo já está estudando uma forma de repatriar toda grana ilegal que está no exterior mediante ao pagamento de uma taxa de 35% em forma de impostos.
    É tudo que os corruptos precisam para lavar os rios de dinheiro que foram desviados, com o aval do próprio governo.
    É muito imoral, repugnante e indecente e só um governo a serviço da corrupção pode aprovar uma medida desta natureza.
    Espero que haja o despertar de toda nação brasileira, e que este tipo de gente sejam
    definitivamente afastados da vida publica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-05-25 02:05:16