aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
07-04-2016, 21h14

Delações da Andrade reforçam defensores de impeachment

Processo no TSE contra Dilma e Temer pode acabar só em 2017
16

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

As delações premiadas de executivos da Andrade Gutierrez devem dar força aos que defendem o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Elas apontam propina na campanha eleitoral de 2014.

Essas colaborações premiadas também podem complicar a vida da chapa Dilma-Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas esse processo pode demorar meses ou se estender até o ano que vem para ter efeito prático. Haveria possibilidade de recursos também para o STF (Supremo Tribunal Federal), arrastando o desfecho jurídico.

A oposição argumenta que seria melhor votar o impeachment de Dilma para tentar uma saída mais rápida da crise.

Já o governo insistirá no argumento de que se trata de uma delação seletiva, que a Andrade Gutierrez tem relações com o PSDB e que o vazamento buscaria enfraquecer Dilma bem no momento em que seu impeachment pode ser votado.

*

Má notícia para Dilma

A eleição de Gilmar Mendes para comandar o TSE a partir de maio deve ter influência sobre os processos que tramitam na corte contra a campanha de 2014 da presidente Dilma Rousseff.

Gilmar Mendes é um ministro que, no Supremo, tem tomado decisões contrárias ao PT e ao governo. Já fez inúmeras críticas à presidente Dilma e ao ex-presidente Lula. Para o governo, é uma má notícia. O presidente do TSE tem o poder de ditar a pauta e o ritmo dos julgamentos.

Se o impeachment de Dilma for barrado no Congresso, o governo acredita que as ações contra a presidente tramitem mais rapidamente no TSE. Se o impeachment for aprovado, a oposição espera que Gilmar Mendes deixe essas ações em segundo plano e dê uma chance para o eventual governo Temer tentar se viabilizar.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
16
  1. São tantos crimes que dá para escolher com qual queremos derruba-la. Já nem se discute mais se ela vai cair! E sim quando. Será dia 17 de Abriu?
    Lula já era! A Ministra Carmem Lucia fatiou a parte da Operação Zelotes que tem foro privilegiado e mandou de volta para a 10ª Vara a parte que se refere ao ex-Presidente Lula, seu filho Luis Claudio Lula da Silva e aos Marcondes. Acabou pra eles! Não mais poder fazer consultorias copiadas da Wikipédia. A época do dinheirim facim facim, acabou.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  2. O Procurador Geral da República Rodrigo Janot, deu parecer contrário a nomeação do ex-Presidente Lula para o Ministério da Casa Civil. Janot entendeu que houve sim desvio de função na nomeação de Lula por parte da ex-P…Quero dizer da Presidente Dilma Rousseff.
    Já era! É o Fim de linha para Lula Dilma e o PT. Será no dia 17 de Abriu?
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  3. walter disse:

    “SE O LULA FOSSE ENCAMINHADO PARA A CASA CIVIL, HJ NÃO CONSEGUIRIA NADA; A DILMA SOZINHA SE QUEBRA POR TABELA; CARGOS E PROMESSAS, NÃO LEVAM NINGUÉM A NADA, ESTÃO PARALISADOS.
    AS MENTIRAS, SÃO REALIDADES, NAS CABEÇAS DE POLÍTICOS EXPERIENTES.
    a VERDADE CARO KENNEDY, SÓ ESTÃO PROTELANDO O VEREDITO FINAL, A DILMA E O LULA, FORA DO BRASIL, OU RESPONDERÃO, POR 300 ANOS DE CONDENAÇÃO; CRIMES NÃO FALTAM.
    o LULA, ESTA SE COMPROMETENDO COM NOVAS SITUAÇÕES, QUE NÃO SALVARÃO A DILMA”…

  4. Assim agem os petistas. Foi só o Ministro Marco Aurélio forçar o Presidente da Câmara à abrir um “processo de impeachment” para o Vice-Presidente Michel Temer que o PT e o PSOL já indicaram os nomes dos seus representantes para a comissão. Foram os primeiros a chegarem!
    Pergunta: Impeachment não é “golpe”? Então porque se apressam para participarem de algo que dizem ser ilegal?
    A verdade é dura! O PT pediu o impeachment de todos os presidentes, desde o fim da ditadura.
    Que Zika! Corrupção Mata mais que mosquita

  5. Vandirson disse:

    A justiça pode ser caolha… a mídia idem… Só que certamente a Lista tem mais gente e certamente chega aos níveis da outra empreiteira, chegando a maioria do MUNDO POLITICO e quem diz que uma eleição é estapafúrdia tem outros interesses e não que ver o obvio uma saída negociada democraticamente não joga o país no caos institucional, essas mudanças de humor no ministério publico deixam claro a obra que estão armando… Vamos pra URNA DEMOCRATICAMENTE ou iremos pro impedimento que poderá render décadas de cisma politico, uma democracia representativa mesmo mentirosa como a maioria dos regimes na América Latina precisa de povo… Então vamos as teorias velhacas que estão dominando e querem o poder a qualquer custo… a Democracia Brasileira tá feito a mulher de Cesar “Não precisa ser honesto, precisa parecer honesto” que tem medo do voto é porque além de perdedor contumaz não legitimidade para questionar a democracia.

  6. Antenor disse:

    Essa turma aí, do PT armou muitas bombas terrestres por onde passou. Agora estão, eles mesmos, pisando em um terreno minado que eles mesmos construíram. A cada passo, uma nova bomba explode. Resta saber quantas bombas ainda explodirão até o impeachment. Palanques no palácio não vão desarmar as bombas, não. Pelo contrário, vão detonar muitas outras.

  7. O JUDICIÁRIO PRECISA AGIR COM MAIS RIGOR SOBRE A BANDIDADA CORRUPTA! disse:

    O JUDICIÁRIO E PARTICULARMENTE O STF E O TSE DEVERIAM AVALIAR A ATUAL SITUAÇÃO DO PAÍS E DAR PRIORIDADE À LIMPEZA NECESSÁRIA PARA O PAÍS VOLTAR A SER UM PAÍS – PORQUE ATUALMENTE É UM VERGONHOSO MAR DE LAMA, UMA NOJEIRA QUE DÁ ÂNSIA DE VÔMITO A TODO MOMENTO A QUALQUER UM QUE TENHA VERGONHA NA CARA.
    NÃO É POSSÍVEL MAIS CONVIVER COM DILMA, LULA, RENAN CALHEIROS, EDUARDO CUNHA, MINISTROS E EX MINISTROS CORRUPTOS, SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS LADRÕES DE COFRES PÚBLICOS, TUDO ÀS BATELADAS, E CHICANAS MIL PROTELANDO AS CASSAÇÕES E CADEIAS DESSES BANDIDOS, COM INQUÉRITOS, PROCESSOS E JULGAMENTOS EMPERRADOS, SUJEITOS A PROTELAÇÕES DE ASTUTOS ADVOGADOS COM A CONIVÊNCIA DA JUSTIÇA!
    NÃO DÁ MAIS PARA AGUENTAR TANTA IGNOMÍNIA!QUANDO AS INSTITUIÇÕES NÃO AGEM O POVO EXPLODE! E O POVO ESTÁ POR UM FIO PARA EXPLODIR!

  8. Romanelli disse:

    Claro q o BR não é sério, claro q nossas Instituições são patéticas
    .
    Como pode existir entre nós Ministros como Gilmar Mendes, ele q já formulou e externou conceitos e impressões definitivas sobre partido e líderes q a ele não são afeitos? Evidente q este cidadão deveria estar INTERDITADO
    .
    Como pode a Câmara ainda ser comandada por E.Cunha? Como pode um vice presidente ficar IMUNE a acusações sobre financiamento de campanha q tb a ele beneficiou?
    .
    E a C.Correia? Desviava $ do Estado pra financiar partidos, aqui então é de se perguntar da origem q teve a grana q ela mesma deu ao partido oposicionista q, diga-se, é MAIOR q a ajuda dada ao partido governista
    .
    Não, não se trata de isentar este ou aquele, mas de se lutar pelo q resta de sopro Constitucional. O país não pode tentar o golpe dentro do engodo, substituir o roto pelo rasgado e este, depois, pelo LEPROSO
    .
    ah sim, as delações “SELETIVAS” reeditaram antigo LOBO. Delfin Neto q teria levado R$ 150 mm agora por B.Monte

  9. Romanelli disse:

    correção – D.Neto teria levado R$ 15 mm

  10. mario machado disse:

    Após tantas evidências límpidas de fraudes e de corrupções, de origens comprobatórias, ainda serão precisas mais provas para esse malfadado Impeachment, que está se configurando a um feto que teima não sair do útero materno por algum terror ainda desconhecido? Nada mais é tão conhecido do que os fatos tão claros como a luz solar! Ou se coloca, imediatamente, o final ao processo em pauta ou tudo mergulhará num oceano de trevas. Convenhamos: após tantas marchas, a demora seria um desperdício condenável a essa Comissão já a custos elevados à Nação.

  11. Vander disse:

    Caro Kennedy, é sabido que as delações são feitas do modo “delate alguma coisa do PT ou não terá beneficios”. É ponto pacífico. Os caras estão sendo mantidos presos por meses, sem julgamento, sem que seja apresentada denúncia. E enquanto não se comprometem a citar o que interessa, as campanhas da Dilma e o nome de Lula, ficam presos. Nesta situação, o sujeito fala absurdos como “doei legalmente mas era propina”. É tortura, mais um artificio nesta ditadura judiciaria que vivemos, onde um reles juiz de primeira instancia tem poder para comandar a PF e o MP, e de quebrar se sobrepor ao poder de uma suprema corte.
    Não vejo ninguém da midia se insurgindo contra “manter preso por meses sem julgamento para obter confissões tendenciosas”.
    TAlvez, carissimo, porque seja método da direita. Fosse o governo petista que colocasse jornalistas da Veja na cadeia por proferir todos os insultos possíveis e por instigar à desordem pública, estariam todos se defendendo, gritando ‘ditadura!’.

  12. Questionador disse:

    Todos querem posar na foto como uns Santos, mas a verdade é que todos os políticos recebem dinheiro de empreiteiras e todo este montante é oriundo d Caixa 2. Não existe político “Santo”, nem partido inocente, todos eles estão atolados até o pescoço neste mar de lama. Como pode o Maluf, o Cunha e tantos outros envolvidos em corrupção, de receber propinas, influenciar licitações, enriquecer ilegalmente estar no plenário da Câmara julgando alguém ? Quem criou esta lei ? O povo não aceita isto e quer mudanças nestas leis absurdas criadas por eles e sem o respaldo da população. Estas pessoas não representam mais a população !

  13. luiz silva disse:

    O Brasil está parado aguardando uma definição sobre Dilma e Temer e ficamos estarrecidos com a notícia de que seu julgamento no TSE pode ficar para 2017. Se ficar, teremos eleição INDIRETA para presidente! Pensem. Os juízes do TSE são funcionários PÚBLICOS. Seu patrão é o povo brasileiro. Ora, não existe nada relativo ao TSE que interesse mais ao povo do que este julgamento.
    A pergunta é: É proibido iniciar este julgamento já? Se não é, então pouco importa se, legalmente, o TSE julga quando quiser. Sua OBRIGAÇÃO MORAL com o Brasil é julgar já.

  14. JOSE MILTON DOS SANTOS PESTANA BARBOSA disse:

    veja este testiculo da “insuspeita” the economist: “But Brazil also needs a new Congress, given its tainting by corruption. An early general election requires a swift constitutional amendment. Next time they take to the streets, it is what Brazilians should call for. That would be a better way to defend democracy.”

  15. João José Machado disse:

    O primeiro ato da Câmara dos Deputados caso Dilma sofra o impeachment e temer assuma o governo, será ressuscitar o projeto de aumento salarial do Judiciário que foi barrado por Dilma, que certamente terá a sanção do Temer, isto pode estar sendo usado como moeda de troca pela oposição para que o impeachment de Dilma prospere.

  16. Alberto disse:

    A choradeira de sempre.Chora,chora,chora muito,rsrsrsrsrsrsrs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-23 16:48:16