aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
22-03-2016, 22h30

Delações da Odebrecht tendem a ser amplas

Nota da empresa e fala de investigadores indicam dano multipartidário
52

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

As delações premiadas de Marcelo Odebrecht e dos demais membros da maior empreiteira do país tendem a ser amplas e não seletivas. Há, pelo menos, dois indicadores nesse sentido.

O primeiro é a nota divulgada hoje pela Odebrecht. O principal trecho: “Apesar de todas as dificuldades e da consciência de não termos responsabilidade dominante sobre os fatos apurados na Operação Lava Jato –que revela na verdade a existência de um sistema ilegal e ilegítimo de financiamento do sistema partidário-eleitoral do país– seguimos acreditando no Brasil”.

Ao falar de “um sistema ilegal e ilegítimo de financiamento do sistema partidário-eleitoral do país”, há uma sinalização clara de que a empresa deverá fazer revelações que alcançarão diversas legendas.

O segundo fator a sugerir delações amplas é a entrevista coletiva desta terça dada pelos investigadores em Curitiba a respeito da 26ª fase da Operação Lava Jato, a Xepa. Todos os que falaram apontaram para um ambicioso esquema de pagamento de propina. O procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima transmitiu o recado principal.

De acordo com ele, a Lava Jato irá além das falcatruas na Petrobras. Investigará mais do que um partido. E já teria material apreendido na Xepa sobre eventuais crimes da Odebrecht em contratos com o governo federal e governos estaduais. Precisava dizer mais?

Dificilmente a força-tarefa da Lava Jato, que vive um momento de contestação de parcela da sociedade civil e do meio jurídico, ficará contente em limitar o potencial de revelações que a Odebrecht pode produzir.

No curto prazo, isso é péssima notícia para Dilma, sobretudo porque há evidências de pagamentos ilegais ao marqueteiro João Santana no ano da reeleição da presidente e nos primeiros meses do segundo mandato. Mas o PMDB e o PSDB também deverão ver caciques importantes em apuros.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido até que as colaborações sejam homologadas e produzam efeitos sobre os investigados com e sem foro privilegiado. Mas é lógico esperar que essas delações tirem de cena boa parte da classe política brasileira.

Abaixo, a íntegra da nota da Odebrecht publicada pelo jornal “O Globo”:

As avaliações e reflexões levadas a efeito por nossos acionistas e executivos levaram a Odebrecht a decidir por uma colaboração definitiva com as investigações da Operação Lava Jato.

A empresa, que identificou a necessidade de implantar melhorias em suas práticas, vem mantendo contato com as autoridades com o objetivo de colaborar com as investigações, além da iniciativa de leniência já adotada em dezembro junto à Controladoria Geral da União.

Esperamos que os esclarecimentos da colaboração contribuam significativamente com a Justiça brasileira e com a construção de um Brasil melhor.

Na mesma direção, seguimos aperfeiçoando nosso sistema de conformidade e nosso modelo de governança; estamos em processo avançado de adesão ao Pacto Global, da ONU, que visa mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores reconhecidos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção; estabelecemos metas de conformidade para que nossos negócios se enquadrarem como Empresa Pró-Ética (da CGU), iniciativa que incentiva as empresas a implantarem medidas de prevenção e combate à corrupção e outros tipos de fraudes. Vamos, também, adotar novas práticas de relacionamento com a esfera pública.

Apesar de todas as dificuldades e da consciência de não termos responsabilidade dominante sobre os fatos apurados na Operação Lava Jato – que revela na verdade a existência de um sistema ilegal e ilegítimo de financiamento do sistema partidário-eleitoral do país – seguimos acreditando no Brasil.

Ao contribuir com o aprimoramento do contexto institucional, a Odebrecht olha para si e procura evoluir, mirando o futuro. Entendemos nossa responsabilidade social e econômica, e iremos cumprir nossos contratos e manter seus investimentos. Assim, poderemos preservar os empregos diretos e indiretos que geramos e prosseguir no papel de agente econômico relevante, de forma responsável e sustentável.

Em respeito aos nossos mais de 130 mil integrantes, alguns deles tantas vezes injustamente retratados, às suas famílias, aos nossos clientes, às comunidades em que atuamos, aos nossos parceiros e à sociedade em geral, manifestamos nosso compromisso com o país. São 72 anos de história e sabemos que temos que avançar por meio de ações práticas, do diálogo e da transparência.

Nosso compromisso é o de evoluir com o Brasil e para o Brasil.

Comentários
52
  1. Daniel disse:

    Kennedy, agora vai sobrar pra todo mundo.
    Pela carta divulgada, a Odebrecht vai delatar geral… pode ser um divisor de aguas na historia do país. Como tinha um departamento da empresa cuidando, com certeza muitas provas serao apresentadas. Espero ver muito politico preso nessa leva.
    Dessa vez Lula nao escapa. Caciques de outros partidos tambem vao rodar.
    Muda Brasil!

    • Miguel Correia disse:

      Que estranha obsessão por Lula!

      “Dessa vez Lula nao escapa. Caciques de outros partidos tambem vao rodar” (sic).

      Dentre os caciques, somente um tem nome. Por que não menciona, pelo CPF, cada um deles?

      Fico feliz que “alguns caciques” de outros partidos “rodem”, desde que o Lula caia.

      Nem Freud explica.

      • paulo castilhos disse:

        Talvez a citação direta ao Lula tenha a ver com a enorme frustração /indignação causada por esse larápio outrora travestido de paladino da ética.

      • Daniel disse:

        Minha obsessão é pela honestidade.
        O Lula é um cancer que precisa ser retirado de imediato.
        Me estranha o fanatismo de alguns que ficam cegos diante de tantas evidencias.
        É preciso deixar o fanatismo de lado e entender que os ideias do PT não são aplicados pelos seus dirigentes. Eles foram corrompidos!!
        Os ideais são nobres, mas a cupula precisa ser renovada.
        O Lula não é um Robin Hood, é um manipular da massa, mentiroso e corrupto.
        Essa delação da Odebrecht será bombastica.

    • carlos puruna disse:

      É Daniel, acredito que se a caixa de pandora da Odebrecht realmente for aberta e todos os seus dados revelados, dificilmente vai sobrar algum político pra contar a história. Inclusive uns aí que estão se fazendo de santinhos do pau oco, querendo passar uma imagem de que não tem nada a ver com a história, devem ser bombardeados diretamente pelas revelações. Libera logo MPF!

    • NORBERTO FRIAS disse:

      Não sei não. O teoricamente ministro acaba de atrapalhar o inimigo dos corruptos, Sérgio Moro, alegando que a dilma tem foro privilegiado, ora, o grampo foi feito no telefone do lula e não da dilma. Se o lula telefonar para o presidente dos Estados Unidos, como fica? Pelo andar da carruagem, vamos precisar de uma Corregedoria do STF.

  2. AGORA O BRASIL VAI PARA FRENTE, COM CERTEZA AS OUTRAS VAO ACOMPANHAR A
    ODEBRECHT NESSA LIMPEZA EPICA, POIS SO ASSIM, REDUZIREMOS A MAIS DA ME
    TADE DOS POLITICOS CORRUPTOS.

  3. A flauta mágica disse:

    Vislumbrei a Flauta mágica, com o flautista Sr. Marcelo Odebrecht chamando a ratarada para a belíssima cidade de Piraquara no Paraná. Vai faltar ratoreira.

  4. Lunardi disse:

    Demorou pois achavam que a lavagem não ia chegar (digo em Lula) seu salvo conduto,com a prisão da secretária (a que ganha menos)abriu o bico, já ha movimentação no supremo para limitar as investigações .!!!

  5. Muniz Pradelli Nan disse:

    Espero que essa delação seja tratada com imparcialidade, de modo a apurar as responsabilidades administrativas e penais, em processos justos, marcados pelo respeito ao princípio do devido processo legal, tendo-se o cuidado de não contaminar a prova durante sua colheita.
    Estamos presenciando autoridades experimentadas cometerem deslizes que contaminam as provas, dando-lhes feição de ilícitas, quando poderiam alicerçar uma condenação. Estou seriamente inclinado a crer que houve equívocos, sem dolo. Mas fico preocupado com acordos de bastidores, pois a investigação tende a atingir a classe política e mesmo parte do Judiciário

  6. Stanislaw: POR QUE SERÁ, STF? disse:

    A ODEBRECHT FALA DO “SISTEMA ILEGAL E ILEGÍTIMO DE FINANCIAMENTO DO SISTEMA PARTIDÁRIO-ELEITORAL DO PAÍS”.
    EU FALO DE UM PRESIDENTE DO SENADO FEDERAL (E CONGRESSO NACIONAL), SENHOR RENAN CALHEIROS, COM 7 INQUÉRITOS E UMA “DENÚNCIA” – ESTA JÁ HÁ CERCA DE 3 ANOS, NO STF.
    POR QUE SERÁ?
    EU FALO DE UM JUIZ DE 1ª INSTÂNCIA, JUIZ SERGIO MORO, QUE TEM ÂNIMO E CORAGEM PARA AGIR CONTRA EMPRESÁRIOS, POLÍTICOS E GOVERNANTES QUE SE UNIRAM PARA ROUBAR OS COFRES PÚBLICOS – BANDIDOS DE ALTÍSSIMA PERICULOSIDADE QUE MATAM BRASILEIROS ÀS BATELADAS, ROUBANDO O DINHEIRO DO SUS, DA EDUCAÇÃO, DO SANEAMENTO BÁSICO, DA SEGURANÇA PÚBLICA, DA ALIMENTAÇÃO, DA PREVIDÊNCIA SOCIAL ETC – E QUE NÃO RECEBE O APOIO MERECIDO DAS INSTÂNCIAS SUPERIORES DO JUDICIÁRIO!
    POR QUE SERÁ?

    • Joaquim disse:

      Stanislaw, parabéns faço suas as minhas palavras. Por que até agora somente o Cunha??????????? Srs. Janot e Teori com vocês a resposta. Por que se o ministro não dá conta de denunciar nem o Renan com 7 pedidos de indiciamento, por que pegar o caso do Lula????? Novamente precisamos de respostas, o pais esta parado. Basta um aceita ou não aceita.

  7. DIRETO AO ASSUNTO: NÃO VAI TER GOLPE, VAI TER IMPEACHMENT! disse:

    NÃO VAI TER GOLPE, FUTURA EX-PRESIDENTE: VAI TER IMPEACHMENT!

  8. Eli Jose Cavagna disse:

    Meu medo sinceramente, é que como agora vai ter mais gente envolvida, eles se organizem num acordão e acabem com a investigação.Lembrando que a Odebrecht sempre foi considerada como o divisor de águas. Se eles disserem tudo o que realmente sabem, derruba meio mundo e em todas as esferas. Já começou a rodar até dirigente de time de futebol. Os tentáculos eram muito longos.
    Mas temos que confiar e cobrar e doa a quem doer. Seja de que partido for.

  9. Vamos ver se agora o Brasil toma jeito.

  10. WISKIIMAN disse:

    Vai adiantar por algum tempo só , pois em breve estarão de volta e eleitos para continuar com as falcatruas . Exemplos ? Collor , Maluf .etc ,etc ,etc !

  11. Vinícius disse:

    Ilusão acreditar que o Brasil vai mudar por causa disto. Com certeza seria benéfico num primeiro momento. Mas precisamos de mudanças estruturais: acabar com o financiamento privado de campanha, que o PSDB tanto defende. A classe política não quer acabar com a corrupção. Os atores da atualidade chegaram o poder através dela.Infelizmente, as exceções é quem se salvam. Mesmo a população padece da indignação seletiva.A maioria dos que pedem o fim da corrupção tão pouco se lixando para o fato de que quem toca o processo é o Cunha, de quem poder assumir é o Temer/ Renan. A mídia segue na mesma toada, já que ela dá o tom do clamor. E ela não quer saber da Zelotes, dos Trens, da Merenda, do Banestado, do aeroporto do Aécio, do helicoptero do Perella,aptos do FHC,Privataria,CBF. Há duas teclas de corrupção no Brasil: Mensalão/ Petrolão. Só! Quem acha que a corrupção acabaria com uma destituição de poder,é só voltar ao que era dito antes do Golpe de 64 ou do Impeachment do Collor. Mais do mesmo!

  12. É o fim da república dos “Marajas”. Exploradores da pobreza e da ignorância do povo. que governam. A queda da “República das bananas”. Aqueles que se beneficiaram dos esquemas de desvios do dinheiro público, tentam de todas as formas segurarem as investigações e criminalizar o Juiz Sergio Moro. Se mostram como paladinos em defesa da “democracia”. Na verdade são defensores da DEMO-cracia. Querem demonizar o Juiz Sergio Moro. Querem demonizar a Polícia Federal. Querem demonizar o Ministério Público. Querem demonizar a oposição. Querem demonizar o nosso direito a livre manifestação.
    Não aceitaremos Pizza! Vamos apoiar O Juiz Sergio Moro, Polícia Federal, o Ministério Público e as investigações até o fim. Até a prisão do ultimo corrupto.

  13. EMANUEL disse:

    JÁ FORAM MAIS DE 50 DELATORES QUE SABIAM SOMENTE DE SUA FUNÇÃO DENTRO DE JOGO DE PROPINAS X FINANCIAMENTO DE CAMPANHA, ENTÃO O MARCELO DEVERÁ SER PEÇA FUNDAMENTAL QUE REVELARÁ COISAS PROFUNDAS E DE VOLUME DE ALTA RELEVÂNCIA PARA INVESTIGAÇÕES, E QUE ISSO SIRVA DE EXEMPLO E CONVENÇA O DIRCEU, QUE SABE DE TUDO, A FAZER A DELAÇÃO; SE ISSO SE CONCRETIZAR SERÁ UM MARCO NESTE PAÍS, POIS SERÁ SEM SOMBRA DE DÚVIDA O MAIOR ESCANDALO POLÍTICO DE TODOS OS TEMPOS.

  14. Marcelo Odebrecht, fale tudo! Vamos passar o país a limpo. Não importa se é político do partido A ou do partido B. Não importa se quem roubou é do partido C ou D. Entregue a todos. O meu partido é o BRASIL! Eu vou defender o BRASIL!
    Eu defendo as investigações! Não mexam com o Juiz Sergio Moro! Não mexam com a Polícia Federal! Não mexam com o Ministério Público! Não tentem obstruir as investigações!Não tentem obstruir a justiça! Não vai ter pizza! Não vai ter PIZZA! NÃO VAI TER PIZZA!

  15. STF VIGILANTE É SEGURANÇA DA NAÇÃO! disse:

    É PRECISO MUITO CUIDADO DOS MEMBROS DO STF PARA QUE NÃO PREJUDIQUEM O TRABALHO EXCEPCIONAL QUE A PF, MPF, TCU, RF, JUDICIÁRIO E ESPECIALMENTE O JUIZ SERGIO MORO ESTÃO FAZENDO – COISA NUNCA FEITA NO BRASIL – EM PROL DO PAÍS E CONTRA A LADRÃOZADA DOS COFRES PÚBLICOS DO PAÍS – POLÍTICOS, GOVERNANTES, EMPRESÁRIOS.
    SEM SEQUER QUERER IMAGINAR “CHICANA” POR PARTE DOS MINISTROS DO STF, É FÁCIL OBSERVAR AS DIVERGÊNCIAS ENTRE OS MINISTROS – E É AÍ QUE O CUIDADO DEVE SER TOTAL – PARA QUE NÃO SE DEIXEM ENGANAR PELA LADRÃOZADA CORRUPTA!
    NINGUÉM DEVE SER CONSIDERADO CIDADÃO ESPECIAL DIANTE DA LEI, NEM MESMO QUEM JÁ TENHA OCUPADO O MAIS ALTO CARGO NO PAÍS: O DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA. AO CONTRÁRIO, QUANTO MAIS ALTO O CARGO OCUPADO POR UM CIDADÃO BRASILEIRO, MAIOR DEVE SER SUA RESPONSABILIDADE DIANTE DA COISA PÚBLICA!
    DIANTE DE UM EXECUTIVO E LEGISLATIVO CORRUPTOS, DESACREDITADOS PELO POVO, A RESPONSABILIDADE DO STF TEM QUE SER EXCELENTE!

  16. Thiago Dias disse:

    Gostaria de ser otimista assim, caro Kennedy. Mas tenho a impressão de que uma “operação abafa” enterrará a Lava Jato tão logo Dilma caia. Os efeitos sobre os não petistas, parece-me, serão muito pequenos. A rigor, já são, pois citações pluripartidárias já foram feitas e apenas o PT está efetivamente em apuros.

  17. RAYMUNDO AVELINO disse:

    Estava mais do que na hora, de passar este país à limpo. E a maior empreiteira do nosso país, após dois anos da Operação Lava Jato, se posiciona para fazer sua colaboração. Antes tarde, que ainda não o é, do que nunca. Que os culapados, independentemente das bandeiras partid[arias, sejam punidos de acordo com o rigor da lei, como atualmente, estão sendo punidos os que já estão presos desde a 1ª ação da Operação Lava Jato.Esta,s erá uma ótima oportunidade para o STF, mostrar para a sociedade sua eficiência e, celeridade no julgamento dos que tem foro privilegiado.

  18. Stanislaw: ISSO É UMA VERGONHA! PRECISAMOS PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

    Até quando o STF vai continuar protagonizando essa vergonha nacional que é deixar esse Renan Calheiros com 7 inquéritos no STF, sem dar seguimento?
    Isso é uma vergonha, mal exemplo para a população que vê com isso diferenças entre os cidadãos, em relação ao tratamento diante da justiça. É para isso que serve esse tal de foro privilegiado, criado pelos corruptos para se protegerem – só que tal auto proteção só é possível com a conivência do STF. É uma vergonha e dá desânimo ver a mais alta corte judicial do país se maculando dessa forma.
    Isso nos remete a Rui Barbosa:
    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”
    ― Rui Barbosa

  19. Marcos Silveira disse:

    Só espero que a Dilma, Lula, Cardoso, Mercadante e todo o PT vão para a cadeia. Fatiaram o Brasil, agiram como se fosse a casa deles. Enganaram, mentiram, ocultaram, obstruíram a justiça. Enfim, fizeram de tudo e ainda estão fazendo para o País virar Bolivariano. Agora paguem pelos inúmeros crimes que cometeram!!!!

    E olha que eu não gosto de nenhum partido político!!!! Por mim, todos iriam para a cadeia.

    • p/Marcos Silveira: CORRUPTO = ASSASSINO DE MILHARES DE BRASILEIROS! disse:

      É grave um Executivo e Legislativo cheios de bandidos de altíssima periculosidade ainda encontrarem respaldo no judiciário – só um Renan Calheiros tem 7 inquéritos deitados em berço esplêndido no STF. Lula ainda não tem nenhum.
      Será que o judiciário não vê nesses ladrões dos cofres públicos crimes mais graves que os dos homicidas e (ou) latrocidas? O que é mais grave: matar 1 pessoa passionalmente, ou para roubar, ou matar milhares de pessoas desassistidas na saúde, educação, saneamento básico, segurança pública, alimentação, aposentadoria, por falta do dinheiro que esses facínoras roubam?
      É preciso uma revisão nas leis, punindo esses “assassinos de brasileiros às bateladas” com penas no mínimo em dobro das penas dos homicidas e latrocidas!
      Foro privilegiado para políticos e governantes é uma vergonha pois, se quanto mais alto o cargo, mais alto o salário e privilégios, mais rigor tem que haver na aplicação da lei para os políticos e governantes que roubam cofres públicos!

  20. Darlene disse:

    Espero, de coração , que todas as outras empresas e quem sabe também, até os próprios políticos, tenham essa consciência ética e principalmente humana, se ainda restar um pingo de dignidade a eles. O povo brasileiro não pode continuar sendo escravo dos políticos. É muita injustiça. Quem sabe agora, com essa ajuda, conseguiremos mudar definitivamente a política brasileira e melhorarmos a nosso país. Isso se a justiça brasileira realmente for justa, o que é difícil…

  21. Romanelli disse:

    bem ..é isso q se espera ..se há necessidade de correção (e há), então q se envolvam todos os implicados
    .
    Aqui, quem sabe assuntos tão diversos como a MÁ GESTÃO de Estatais; CORRUPÇÃO PESSOAL de agentes, empresários e funcionários públicos; crise EXTERNA; sustentabilidade do MODELO e SISTEMA político; ou mesmo os GRAVES erros tidos na condução da POLITICA ECONÔMICA, quem sabe eles passem a ter seus pesos relativizados neste quadro de horrores aonde OPORTUNISTAS tentam misturar pra GOLPEAREM, pra se alçarem INDEVIDAMENTE ao Poder ..como o vice Temer, Cunha e o SEM VOTOS suficientes, o Aécio…
    .
    ..e por se falar em Aécio, parece q uma das 1as delações começou justamente envolvendo ele e o PMDB, quem diria ?
    .
    No mais, pros tempos atuais, c/eles sistema BICAMERAL (desproporcional) ..c/um STF de mandatos VITALÍCIOS ..e sem um ferramental adulto tipo o “recall” pra avaliação periódica de governantes ..eu particularmente não acho q será tão fácil conseguir colocar este país em ordem.

  22. Juliano Roberto disse:

    Não sei se isso é ruim pra Dilma. É melhor você estar num governo que tem escândalo todo dia do que num em que aparecem apenas um ou dois. Um ou dois estão sempre em voga, sempre na discussão. Mas quando aparece informação nova diariamente, a tendência é que o “escândalo do dia” acabe se sobrepondo ao do dia anterior, e assim sucessivamente. Some-se a isso o fato da delação atirar pra todo lado. Infelizmente, talvez essa notícia ajude o governo a protelar o fim.

  23. Romanelli disse:

    e hoje o BRASIL amanhece um pouco aliviado
    .
    O ministro Teori Zavaski resolveu colocar o guiso no rabo tigre e chamar pra si as investigações sobre o ex presidente LULA
    .
    mas ainda falta ..pois pelas conduções coercitivas ..pelo grampo feito a advogados e clientes ..pelas prisões q acabaram virando objeto de TORTURA OFICIAL do Estado pra forçar o PREMIO da delação q por LEI deveria ser espontânea ..e principalmente pelas gravações NONSENSE envolvendo a PRESIDENTE do BR e Lula, gravações c/teor político, pessoal, fora da Lava Jato ..por isso e muito mais o Juiz Sergio Moro ainda precisa ser enquadrado de FORMA EXEMPLAR !
    .
    em tempo – no fim do governo THC Gilmar Mendes deu a ele e a seus ministros FORO ESPECIAL pra os “proteger” de eventual caça as bruxas ..esta liminar durou 14 anos ..mais, é de Gilmar Mendes sentença q conclama a punição de juízes que GRAMPEIAM conversas havidas entre clientes e advogados ..pois é ..e um cabra “coerente” desses tem vitalicidade no cargo, pode?

  24. samuel alves disse:

    Prezado Kennedy, Como diria nos gritos da FEB no período da guerra “A cobra vai fumar” e mais especificamente a jararaca como se intitulam; porém mesmo com as delações bombásticas que virão me preocupo com os rumos que a justiça vem tomando pois o CCJ esta tentando frear o Juiz Sergio Moro e colocando em duvida a Lava jato, os movimentos sociais nesse momento não podem parar pois a força do povo e a opinião publica é que será decisiva para o desfecho dos rumos de toda essa historia.

  25. silverio disse:

    Estou mais confiante que justiça será feita, sem discriminação e que todos os culpados sejam punidos.
    Espero que a nossa frágil democracia se sustente, é só esperar.

  26. Antônio José Marques disse:

    Caro Kennedy, A operação Lava jato, está precisando de mais apoio popular, para que não consigam calar essa grande operação, é preciso que se mantenha o ritmo da operação e que toda sujeira política do Brasil seja exposta a população, todos os culpados sem exceção precisam ser punidos exemplarmente independente de partidos e empresas. O Brasil merece isso colocar todos corruptos e corruptores na cadeia, que se faça devolver todo o dinheiro público, além de criar novas leis que inibam a corrupção. O Brasil vai passar pela Lava jato e sair muito melhor, muito mais limpo e honesto.

  27. Sandra Py disse:

    Tenho minhas dúvidas. Acho que jogaram isso no ar para ver o que dá. Todos os caciques de todos os partidos tremeram nas bases. E digo mais: Quem quer que seja que assuma a presidência vai parar com tudo como está e jogará a sujeira para debaixo do tapete como sempre fizeram. O sinônimo de Brasil é Corrupção. E, pior, os que estão fazendo as investigações são mais corruptos do que os investigados. É um mar de lama. Precisarão séculos para isso mudar.

    • Joaquim disse:

      Mas tem que começar, não tem Sandra???? Não vamos jogar fora esta chance. Nós que sempre pagamos a conta não podemos mais conviver com isto é o nosso dinheiro que esta sendo jogado no lixo. Transparência sempre, tudo as claras, parar que criar dificuldades para vender facilidades, basta simplificar para que todo cidadão tenha acesso ao que precisar em relação ao estado. Quem já foi a uma repartição publica sabe do que estou falando é simplesmente vergonhoso.

  28. LYRA disse:

    Nada disso para mim é novidade pois, a maioria da sociedade séria e honesta dessa ZBM chamada Brasil, contexto esse onde nenhum político está inserido, já tinha a certeza que político honesto em nossa podre politica, só em contos de fadas mas, agora com a delação dos principais empresários, desonestos e iguais aos políticos, das empreiteiras, quero ver quem ainda terá a coragem de cantar de galo sua mentirosa honestidade, será que Aécio DAS NEVES, esse tal de Mendonça Filho, Cássio Cunha (esse já é conhecido velho dos tribunais) e os demais vão sair ilesos? Gente, essa onda de roubo aos cofres públicos não é de agora e nem é coisa concentrada em uma ou duas regiões do País, isso está entranhado em todo o território nacional e nas três esferas, ou seja, municipais, estaduais, incluindo-se o DF, e federal. Bom pelo visto, teremos que renovar tão somente 100% de nossos políticos e criar mais algumas prisões de segurança máxima e, isso em tempo recorde.

  29. Marconi Lúcio Bezerra disse:

    A questão da delação de Marcelo Odebrech e C&A Ltda vai ser a gota d’água que faltava para preder o restante do pessoal do PT e cassar o partido. Feito isso, a Lava Jato acaba como um sonho de Brasil não corrupto e os partidos SANTOS que nunca se envolveram com falcatruas, ou seja, PSDB e PMDB vão assumir o poder e governar tranquilamente por um Reich de mil anos. Estou aberto para apostas…

  30. PAULO Paulo Salvador disse:

    Após dois ( 2 ) anos de investigações com a operação denominadas “LAVA JATO” e tendo à “Construtora do Sr. EMILIO ODEBRECHT “, sob fogo cruzado.
    Digo, nunca é tarde para reparar erros de filho, assim como nunca é tarde para se fazer justiça, em prol de 130 mil empregos diretos e milhões de empregos indiretos, que essa Empresa proporciona.
    Sr. Emilio Odebrecht, neste momento, vejo com bons olhos sua determinação em colaborar definitivamente com a a operação LAVA JATO, e ,com o nosso País, que o Sr. com muito trabalho e competência ajudou construir.
    Está em suas mãos Sr. Emilio Odebrecht, um BRASIL melhor para todos o brasileiros.
    Que DEUS, ilumine e proteja a sua saúde, e com suas determinações, nos livremos destes corruptos de plantão.

  31. Francisco Miranda disse:

    BOM DIA PESSOAL. CONCORDO E DISCORDO DE VÁRIAS OPINIÕES. NÓS QUEREMOS UM BRASIL NOVO, LIMPO, LIVRE DESTES CRÁPULAS ATUAIS. MAS ME RESPONDAM. QUEM PODERÁ NOS SALVAR? ALGUÉM TEM EM MENTE ALGUM NOME DE CONSENSO E LIMPO ?? SÓ CONCHAVOS. EU QUERO ISSO. EU QUERO AQUILO. E O POVO ??

  32. Rogério rogodoy disse:

    Até que enfim vamos ver os Tucanos rebolarem. Espero, porque as mídias estão blindando o PSDB e PMDB. Vamos ver, não acredito muito nisso, porque a mídia a Veja e Rede Globo, estão interessados só no PT, isso é uma afronta à nossa democracia, pois todos nós somos iguais perante a lei.

  33. Augustinus disse:

    O PT não tem mais o que perder, é botar essa operação para se aprofundar.

  34. Santos disse:

    Para que este país possa tentar, finalmente, ser um país sério e diminuir a corrupção e impunidade, será necessário que a população se UNA em torno da punição destes vermes que há décadas se locupletam as nossas custas. Tem que deixar de lado a historinha: roubei, mas fulano também roubou e outras do gênero, o mantra correto é ROUBOU? CADEIA! Os corruptos que estão e sempre estiveram em TODOS os partidos tem que ter em mente que se corromperem ou forem corrompidos tem uma possibilidade real de serem punidos, isto diminuirá e muito os desvios no Brasil. Já estou vendo uma tentativa de desmerecer o juiz Moro e a PF, como nas “mãos limpas” da Itália. Espero que TODAS as pessoas de bem, oposição e situação, que almejam um país mais honesto para seus filhos e netos, cobrem do judiciário nas ruas a punição exemplar das ratazanas que assolam nossa podre política. Não adianta só protestar no mouse, tem que ir pras ruas protestar, apoiar e cobrar!

  35. Izaias Santos disse:

    Sinceramente, não vai acontecer mais PN! Todos os políticos estão se juntando e se o povo não abrir o olho quem vai preso é o Sérgio Moro e todos os policiais da Lava Jato junto com ele. Os políticos vão alegar que a PF agiu com “abuso de poder” e são os policiais que vão em cana. Num país em que “manifestante” vai em passeata em troca de pão com mortadela e filhinho de papais (Boulos) canta de desabrigado, sinceramente, eu não acredito mais. Exemplo, por que o Delcídio foi preso e o Mercadante continua solto? Por que o Rui Falcão, com uma gravação onde claramente existe o desejo e o objetivo de obstruir a justiça, não foi nem acusado ainda? Eu ainda não acredito. Eu ainda sinto cheiro de pizza. Como disse, sinceramente, NÃO VAI ACONTECER PN!

  36. Alberto disse:

    Com a boca do trombone da Odebrecht nem “chá de rolha” dará jeito.Aguardemos os fatos para ver se é isso realmene.

  37. Marcus disse:

    KKKKKKK, Só acredito se pegarem todos os Envolvidos do PSDB, DEM ,PMDB , PP , e não só do PT. FORA GOLPE , DILMA FICA !!

  38. Aramis Merki disse:

    Agora , mas do que nunca , veremos como direita e esquerda no Brasil são semelhantes.
    Se a população não acordar ao inves de corruptos (vermelhos , amarelos , verdes multicor,etc) na cadeia veremos juizes afastados, delegados demitidos e tudo como antes no solo de abrantes.

  39. Antenor disse:

    Algo me deixa com “a pulga atrás da orelha”: Não é de se estranhar que os senadores do PT/PSD/PMDB/PCdoB/PSDB entraram com uma representação no CNJ contra o Juiz Sérgio Moro, justamente quando a Odebrecht resolveu abrir a caixa preta? Ou será que estão colocando em prática a “estratégia” de Lula que pediu para “achincalhar e falarem mau” do intrépido Juiz? Na fala do “cara” com Lindemberg Farias, o tal deputado disse que “iriam para a guerra, senhor presidente”. O STF, o Ministério Público e o PGR têm a obrigação cívica e moral de apurar essa atitude desse deputado e do “cara”. É uma falta de respeito monumental!

  40. SUGESTÃO À EFICIENTE POLÍCIA FEDERAL! disse:

    UM NOME PARA A OPERAÇÃO APÓS AS COLABORAÇÕES PREMIADAS DOS DIRETORES DA ODEBRECHT E DE MARCELO ODEBRECHT, DEVIDO AO ALCANCE MULTIPARTIDÁRIO QUE TERÁ, CONTRIBUINDO ENORMEMENTE PARA “PASSAR O PAÍS A LIMPO”:
    OPERAÇÃO “FARINHADA DO MESMO SACO”!

  41. DIRETO AO ASSUNTO: É PRECISO PASSAR O BRASIL A LIMPO! disse:

    Só vendo para acreditar que Marcelo Odebrecht fará colaboração premiada pois percebe-se nele características semelhantes às de Lula, Dilma, Sés Dirceu e Genoíno e muitos apoiadores desse desgoverno: eles não se consideram culpados por causarem prejuízo e sofrimento a toda uma nação, a um país, a milhões de seres humanos – ao contrário, como a maioria dos criminosos de altíssima periculosidade sentem-se perseguidos, injustiçados, traídos. Pessoas assim precisam, além de cadeia, de tratamento médico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-24 14:55:20