aki

cadastre-se aqui
aki
Política
03-12-2014, 22h09

Delações de executivos atingem mais o PT

16

Postado por: ISABELA HORTA

Nesta quarta, o juiz federal Sérgio Moro tornou públicas duas delações premiadas de executivos que admitiram ter pago propinas a políticos. Nos dois depoimentos, eles afirmam que deram dinheiro ao PT.

As revelações são uma bomba contra o partido e atingem também a presidente Dilma Rousseff. Um dos dois executivos diz que parte da propina por contratos com a Petrobras foi paga por meio de doações eleitorais oficiais para o PT na campanha de 2010.

O outro executivo nega propina na forma de repasses eleitorais, mas admite pagamentos em dinheiro no Brasil e em depósitos no exterior para operadores políticos que seriam do PT.

Há uma dificuldade muito grande em provar que uma doação legal seja um pagamento de propina em troca de um contrato. As contas de campanha do PT e da presidente Dilma em 2010 já foram aprovadas pela Justiça Eleitoral. Se houve um repasse dentro da lei, fica difícil provar que isso foi condicionado a um contrato.

O PT nega que recebimentos legais sejam fruto de propina. Um ministro do governo diz que será difícil para a oposição sustentar que doações de uma mesma empresa foram criminosas para o PT e legais para o PSDB, por exemplo. Mas, sem dúvida, o impacto da divulgação das delações é forte. Mostra como um grupo de empreiteiras pagava propina com regularidade para obter contratos com a Petrobras.

A Lava Jato vai avançando contra diversos partidos, inclusive contra os políticos da oposição. Mas hoje atingiu mais fortemente o PT.

Confira o comentário:

Comentários
16
  1. elda disse:

    Só faltava essa a mídia inventou a propina legalizada.

  2. Luiz disse:

    Kennedy
    Você sabe que nenhum destes delatores tem perfil petista, o juiz também não e os policiais até campanha fizeram pró Aécio.
    Não acredito que denunciarão gente do PSDB e do DEM.
    O doleiro Youssef já foi delator, no passado, foi solto, não provou nada de suas delações, tanto é que as pessoas delatadas, no Paraná, continuam com suas atividades normais e fazendo parte do governo do PSDB do Paraná e está tudo bem.
    A pergunta que não quer calar, por que as delações do passado não se comprovaram?
    Por que devemos confiar nas delações atuais?
    Tenho certeza, petista vai ser preso. E os tucanos soltos.
    O Aécio está nervoso e indo pra cima, porque precisa ir para o ataque, pois o aeroporto de Claudio não foi explicado, os desvios da saúde da saúde – com verbas destinadas até a vacina para cavalo, as verbas de comunicação para empresas da família, a construção do palácio do governo de Minas por aécio e por aí vai, são coisas concretas, que não serão apuradas.
    Assim como os desvios do FHC, com o seu genro que construíram a não licitações da PETROBRÁS, a reeleição do FHC.
    Continuam tendenciosos

    • Peregrino disse:

      E continua a velha tática petista de gritar “Pega! Ladrão!” enquanto rouba. Aprenda a dizer coisas com sentido, amigo.

      • Mauro disse:

        Concordo…. PT nao tem onde ter pessoa correta ou de bem… já dizia uma frase de mais de 2000 anos… “Diga com quem andas e te direi quem tu es!”

        PT, agregados, todos corruptos!

  3. Luiz Carlos Nass disse:

    Atingiu “Mais fortemente o PT” por conta da imprensa. Doações legais não são propina! É óbvio que há integrantes corruptos também no PT, e espero que eles sejam punidos de forma exemplar. Agora arrolar todo o partido em corrupção é a estratégia corriqueira do PIG.

  4. Pasquale disse:

    Mais um aumento de juros ontem,a Dilma esta fazendo com os juros o que falou que os adversários iriam fazer.Por isso gaguejava tanto,pobre guerrilheira ARDILOSA.
    Demonstra que tipo de pessoas nos representam,no momento em Brasília.
    Sem dúvidas, a eleição mais podre que eu me lembro(2014).
    Repetindo…um povo sem educação,é tudo que eles querem.

  5. Daniel disse:

    Mas é obvio que há uma amarração nas doações de campanha. Mesmo que legalizadas, elas só ocorreram mediante a alguma negociação.
    Se foi uma doação para conseguir um contrato então é propina meu caro!
    Ninguem doa milhoes de reias para uma campanha sem uma moeda de troca.
    Estamos vendo esse escandalo da Petrobras com os diretores jogando no ventilador. Imaginem o que o PT não lucrou com as obras da copa?

    • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Sousa disse:

      Você acertou na mosca Daniel, todos devemos imaginar o que quisermos.
      Eu fico imaginando quanto o FHC não ganhou para afundar a P36?
      Depois eu fico imaginando se o FHC levou alguma grana do FMI quando quebrou o Brasil 3 vezes?
      Imaginar é bom, né, mas ninguém pode ser condenado pela minha imaginação e de outros 200 milhões de brasileiros.
      Numa democracia, os fatos têm que ser devidamente comprovados e a culpa só existe depois de um julgamento.
      Se não for assim é Ditadura Imaginativa.

  6. gesiel disse:

    A CONDUÇÃO DO JUIZ SERGIO MORO, está CRIANDO um DIRECIONAMENTO ao PT, que “ABRE MARGEM PRA DUVIDAS” sobre a imparcialidade do trabalho dele nessa operação. E’ INADMISSIVEL que o delator Paulo Roberto Costa, diga, INCLUSIVE NA ACAREAÇÃO FEITA COM O CERVERÓ NA CPI, e “REAFIRME QUE DENUNCIOU VARIOS PARTIDOS E MAIS DE 35 POLITICOS”, e SÓ SE VAZE DENUNCIAS ENVOLVENDO O PT E ALIADOS DO PT. No entanto, NÃO DÁ PRA DIZER QUE AS DENUNCIAS DOS EMPREITEIROS ATINJAM O PT, porque “”O QUE O EMPREITEIRO DISSE FOI QUE”” “”DOOU DINHEIRO PRA CAMPANHAS DO PT (como também outros empreiteiros também doaram dinheiro pra campanhas do PSDB e do DEMO), que FORA REGISTRADOS NO TSE DENTRO DA LEI””. Assim sendo, NEM O PT NEM O PSDB que recebem dinheiro de empreiteiras TÊM OBRIGAÇÃO DE SABER DE ONDE OS DOADORES DE CAMPANHA TIRARAM O DINHEIRO DOADO. Não se pode mais uma vez querer admitir O NÃO SABIA do PSDB, e ao mesmo tempo querer NÃO ADMITIR O NÃO SABIA DO PT; sobre de onde as empreiteiras tiraram o dinheiro que doaram aos partidos nas eleições. De qualquer forma, INDEPENDENTE DO TRABALHO DO JUIZ SERGIO MORO, que INEXPLICAVELMENTE PERMITE QUE SE VAZE DEPOIMENTOS QUE DENUNCIEM O PT E PARTIDOS ALIADOS, e até EX ALIADO como o PSB com o Eduardo Campos; mas que NÃO DEIXA VAZAR DEPOIMENTOS ENVOLVENDO POLITICOS DO PSDB E DO DEMO; o fato é que O PROCESSO DA LAVA=JATO PETROBRAS VAI SEGUIR, e TUDO SERÁ APURADO, DOA A QUEM DOER, de forma CLARA, como NÃO ACONTECE AQUI EM SÃO PAULO NOS GOVERNOS DO PSDB do Alckmin e do Serra, onde sequer o governador afasta secretarios suspeitos de corrupção.

  7. CF/88, Artº 223, &5º. Cumpra-se! Necessário. “Não Vai Ficar Pedra Sobre Pedra. Doa a Quem Doer.” Dilma Rousseff “É o Modo PT de Governar e Legislar, Estúpido.”

  8. Rubinho disse:

    Desculpem perguntar a esses ferrenhos defensores dos “companheiros”: Vcs só podem ser ou muito ingênuos, ou “ciber robôs”, ou daqueles que teclam de dentro do Palácio do Planalto (ou isso também é criação da mídia); em qual dessas definições vocês se encaixam?

    • Antonio Carlos disse:

      Segundo Bertrand Russel: “O PROBLEMA DO MUNDO DE HOJE É QUE PESSOAS INTELIGENTES ESTÃO CHEIAS DE DÚVIDAS E PESSOAS IDIOTAS ESTÃO CHEIAS DE CERTEZAS.”

      • Pasquale disse:

        Então é melhor não ter tanta certeza, quando defende o PT…rsrs

        • Antonio Carlos disse:

          Cara, eu consigo perceber a sua dificuldade de raciocínio, não me surpreende, mas eu sou paciente e, mais uma vez, vou te explicar.
          A certeza baseada em números e fatos comprovadamente verdadeiros não desabona ninguém. Por isso a elite cultural do Brasil (PUCs, UFRJ, Unicamp, USP, UFF, OAB, etc) apoia o Governo, mas ainda assim cheias de dúvidas. O espantoso é a certeza no abstrato, no achismo, no pessimismo terrorista de perdedor, sem base nenhuma, sem prova, que não respeita nada que seja contra a sua vontade, mesmo que dentro da lei, que acha que democracia só é boa quando vai de encontro aos seus interesses, que age como uma criança mimada, que quer porque quer e por aí vai. A maioria dos que são contra o governo pensam e agem assim e é por isso que a tese de Bertrand Russell se confirma.
          Não tenho o menor receio de estar no segundo caso, mas não posso dizer o mesmo em relação a você.

          • Pasquale disse:

            Dificuldade de raciocínio,quem deve ter não sou eu.
            Já que segundo vc citou, alguem disse “PESSOAS IDIOTAS ESTÃO CHEIAS DE CERTEZAS.”
            E a única certeza que tenho depois que nasci,é que um dia irei morrer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 11:06:17