aki

cadastre-se aqui
aki
Política
03-03-2016, 13h59

Delcídio delatou senadores do PT e do PMDB

Dilma sabia que seria citada por senador
48

Kennedy Alencar
SÃO PAULO

Além do que foi publicado hoje pela revista “IstoÉ”, há no termo de delação do senador Delcídio do Amaral citações a senadores do PT e do PMDB. Não interessa ao senador que essa delação venha à tona agora. Há um bastidor de que Delcídio deverá negar as informações. Isso faz parte de uma estratégia para tentar preservar seu mandato, pois, ao citar colegas, os ânimos se acirram contra ele no Senado.

O que há de concreto até o momento é que existe um termo de delação que ainda não foi homologado e que acabou vazando. Esta informação já é de conhecimento do Palácio do Planalto. A presidente Dilma Rousseff sabia que havia um termo de delação no qual ela seria citada por Delcídio.

Ao dizer que não tem conhecimento do termo, o procurador-geral da república, Rodrigo Janot, faz o papel dele, porque a Procuradoria só confirma uma delação depois que ela é homologada e que o sigilo é levantado. Neste caso, ainda não ocorreu nenhuma das duas coisas.

As acusações são graves. Delação exige provas. Se Delcídio mentir ou se a delação for rejeitada é porque haveria uma avaliação de que os indícios do que ele diz não têm validade.

O ministro José Eduardo Cardozo, que assumiu hoje Advocacia Geral da União, disse que Delcídio não tem credibilidade, que ameaçava retaliar. A tentativa de desqualificar o senador é previsível. Neste momento, o governo vai negar a tentativa de interferência na Lava Jato.

Mas é preciso lembrar que Delcídio do Amaral presidiu a CPI dos Correios, foi líder do governo no Senado, tinha uma boa relação pessoal com a presidente Dilma e com o ex-presidente Lula. E a reportagem da revista está bem detalhada, baseada em documentos.

Vem aí uma onda de novas delações. O fato do Supremo Tribunal Federal ter decidido que a partir de uma condenação em segunda instância um condenado já pode começar a cumprir pena assustou muita gente. Isso estimulou a leva de delações dos 11 executivos da Andrade Gutierrez e a possibilidade de delação de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS.

No Palácio do Planalto, há um temor muito grande em relação a essas novas delações. É um governo fraco, incapaz de criar confiança na economia. No Congresso, Eduardo Cunha já dizia hoje para alguns aliados que, se a delação de Delcídio for confirmada, poderia justificar um novo pedido de impeachment da presidente Dilma.

A delação esquenta o debate político entre o governo e a oposição. E enfraquece mais o governo, ainda que não esteja homologada e que exija provas. Mas há um peso político nessas acusações. Tanto o governo quanto o ex-presidente Lula precisam responder com firmeza.

Ouça o comentário na rádio CBN:

Comentários
48
  1. Joaquim disse:

    Por que esta turma não pega um avião para Cuba e nós deixa em paz, já não basta o mal que causaram e ainda não querem largar o osso.

    • walter disse:

      Isto mesmo Joaquim, “Não tem mais jeito, acabou; boa sorte, não tem o que dizer, são só palavras”…esta é a situação…
      Ainda tem uma “HIENAS”FALANDO E FALANDO, tentando amenizar o que esta acontecendo; lembrando da oposição; isto não acrescenta…
      Façam a lição de casa; “aceitem que doe menos”; “O ACASO CHEGOU, E VEIO A CAVALO”…QUEM ESTA A MESES, OUVINDO AS ACUSAÇÕES, não tinha a esperança de fato, de enquadrar os cabeças, de tudo isso.
      Agora a certeza pelos fatos, aumentou exponencialmente; a influência no Judiciário, pelo conjunto da obra, vai condenar”.

    • Pegar um avião e irem para Cuba seria um prêmio para eles, mas é uma opção de se livrar dessa gentalha, como bem diz o Chaves.
      Pelo menos, agora, sabemos que o Ex Presidente Lula sabia e a sucessora,também.- Que vergonha!!

      • Edmar disse:

        Mandar pra Cuba um CACETE !

        Tem que enquadrar em criem contra a Soberania Nacional (vide situação atual do país), julgar e condenar a pelo menos uns 30 anos de cadeia.
        Tem mais é que cumprir a pena em cela comum com um amontado de presos comuns e comendo a mesma gororoba dos outros presidiários, principalmente os cabeças que arrasaram a nação.

      • p/Ostom Damasceno. disse:

        Você só soube agora, inocente?

  2. Arnaldo Costa disse:

    Máfia demotucana, a começar pelo operador Moro, está no comando da operação da lava-jato. Tá tudo dominado!

  3. Raphael Barros Teixeira disse:

    Kennedy, que senadores do PT e do PMDB foram delatados?

    • Claudio disse:

      HUMBERTO COSTA, com certeza está nesta. É UMA FIGURINHA CARIMBADA; ESTÁ EM TODAS AS FALCATRUAS (MENSALÃO, SANGUE-SUGA, PETROLÃO, CORREIOS, BNDES, ETC). Deveria mofar na cadeia.

  4. Mário disse:

    Uma vergonha se este crápula conservar o mandato. Corrobora a opinião da sociedade sobre o congresso nacional: escória!!

  5. Ota disse:

    ” Se gritar pegar ladrão !!! Não fica um meu irmão!!! “

  6. Acabou!!!!! Comprem os seus fogos de artifício. Quero ver a militância do PT defender Dilma e Lula agora! Quero ver aqueles que queriam ficar em casa no dia 13 de Março, não se indignar e vir para a rua. Quero ver o PT não ser extinto. Collor caiu por um Fiat Elba. O dinheiro que foi roubado durante os governos de Dilma, Lula e do PT, com a quadrilha de empreiteiras, daria para comprar a fábrica da Ferrari inteira. É O FIM!!!!!! Impeachment já!!!!!!!!

  7. Ponderado disse:

    Ainda não entendo porque as coisas demoram tanto a acontecer. Por que há tanta gente que precisa ser ouvida, por que tantos obstáculos? E os recursos que são tantos? Delcídio já saiu a alguns dias, por que ainda se discute a validade do que declarou? E se querem validar por que não entram firme na investigação? Lula se recusa a depôr pessoalmente? Pois que o busquem com cambão. Não quer ir por bem? Pois que vá algemado. Soube que pediram um habeas corpus antecipado para ele. Que justiça é essa? Como pode “ter corpo” quem sequer está detido? Uma palhaçada é o que é.

  8. A casa caiu!!!!! Vai faltar cela para tanta gente. Preparem os pijamas listrados para o pixuleco e para a quadrilha. A cidade de Brasília vai ficar vazia. O Supremo não vai dar conta de julgar tanta gente!

  9. Ota disse:

    Os eleitores do PT estão calados hoje, né?

  10. Se eles soubessem que acarajé em excesso seria tão indigesto…
    Que zika! Corrupção mata mais que a mosquita!

  11. walter disse:

    Caro Kennedy, a “safra esta perdida”; a dilma e o lula, não tem mais álibi, a situação é desesperadora;tudo isto, já estava escrito nas “estrelas”;”LEMBRA DO TAL ACASO QUE MENCIONEI”…
    Basta imaginarmos, que o futuro é tenebroso; tem as manifestações dia 13/ o lula pressionado, e a dilma sob “judice”; existem outros delatores a caminho…imagino, que até quem não quer falar…
    Ainda pode ser viável, um acordo com o pmdb e a oposição, para uma saída “honrosa” da dilma; com isso caro, a pressão diminuirá”…

  12. PEREIRA disse:

    Caso o Senador Delcídio do Amaral resolver abrir a boca e falar a verdade de tudo o que sabe, ou pelo menos 50% tenho quase certeza que o buraco vai triplicar de tamanho. Buraco esse que é coberto pelo suor dos trabalhadores honestos que estão pagando todas as contas desse desgoverno.

  13. Marques disse:

    Não creio que Lula e Dilma tenham argumentos para se defenderem de tão graves acusações. Delcídio conhece como poucos as entranhas do governo do PT e de seus dirigentes.

  14. Estou com um sorriso de orelha à orelha! Estou parecendo a Mônica Moura! Só que sem o cinismo e o chiclete.

  15. luis disse:

    È Vacari… voce vai apodrecer na cadeia… pois o STF e a PF não vão precisar de sua delação para enquadrar muita gente …

  16. Romanelli disse:

    Delcídio veio pro PT de ultima hora ..antes era do PSDB ..incrível como os caras só se perdem depois de irem pra “esquerda” (rsrsrs)
    .
    Claro que o governo vai tentar desqualificá-lo, previsível ..mas tb o cara pode sim estar retalhando, ficou sozinho, o PT o abandonou desde o início, e vazou que ele ficou “P” da vida ..provas de “ouvir dizer”, ou de conversa a 2, fica difícil
    .
    Delcídio teria dito que Dilma tentou proteger os corruptos da Petrobrás, pq ? eu tb quero saber ? do que lembro, em 2012, DOIS ANOS ANTES da Lava Jato, Paulo R., R.Duque e Barusco foram demitidos da Petrobras s/maiores explicações ao país (o que casa c/a versão de que Dilma não queria vazamento, ou estava s/forças)
    .
    de qq forma, agora começa a aparecer na Lava Jato alguma coisa contra Vana Mosquita ..e o cenário pode sofrer profundas mudanças
    .
    se for pela queda dela, só torço pra que o TSE decrete NOVAS eleições ainda em 2016 ..ou isso, ou Temer, Aócio ou qq outro parlamentar, Deus do céu

    • Sr. Romanelli, agora é hora de união. Precisamos de todos que queiram mudar o Brasil para melhor. É a nossa oportunidade de limpar a política brasileira. O Senador Delcídio delatou e os que foram delatados vão delatar outros e os outros vão delatar outros… Vamos apoiar as investigações e mostrar a nossa indignação nas ruas do país. vamos retirar da política “todos” os que nos roubam. Vamos mostrar para os empresários que não aceitaremos mais essa promiscuidade entre o público e o privado. é um momento histórico! Não podemos perder esta oportunidade para transformar o Brasil em um país decente para se viver. Não brigue por partido, brigue por um país melhor.

    • Romanelli disse:

      Zika, as mudanças só vem com o tempo, não acredito em milagres ..falar HOJE em livrar a política de ladrões, não sobra número suficiente pra nos governar
      .
      Nossa sociedade é corrupta na origem ..aprendeu a receber benesses e agrados, a NUNCA falar e/ou querer ouvir a verdade ..a manipulação é latente, ofende, os “jeitinhos” partem de todos os lados
      .
      Costumo avaliar governos ..uns acertam mais, outros não ..LULA I foi EXCELENTE
      .
      Viver numa DEMOCRATURA aonde a cidadania fala menos do que a cor e/ou o sexo, do que o 5o artigo, dá nisso ..como é possível acreditarmos que somos representados se por exemplo RR c/450 mil pessoas tem 3 senadores, mesmo número que os 45 MILHÕES de Paulistas tem no senado ?
      .
      Não torço pra este ou aquele ..sei os que eu não quero (tipo os TUCANOS – Serra, Aécio e THC – que criaram MUITO mito e vivem na MENTIRA) ..o PT entra na minha lista que tb já tinha PMDB, PTB, PP, PR, DEMO, Solidariedade, Rede e mais uns 20
      .
      vamos aguardar os desdobramentos

      • A nossa avaliação de excelência é bem diferente. Lula fez o governo madeira com cupim. Bonito por fora e destruído por dentro. Pena que a cegueira seja tanta! a sorte é que para muitos o sonho acabou apesar da dura realidade.

        • Romanelli disse:

          s/LULA 1o vc esta ERRADO
          .
          Na educação c/ENEN, Prouni, Ciência s/fronteira e FIES, criação de escolas técnicas e universidades federais foi 10
          .
          Reinventou o crédito interno c/o consignado, diminui a carga tributária e a DÍVIDA PÚBLICA, não deixou a inflação descontrolar
          .
          Na agricultura fez bonito, DOBROU a produção
          .
          No Comércio e Relações externas foi ótimo, abriu mercados gerou superávits, criou parcerias, nos PROJETOU como nunca tínhamos sido, pagou o FMI (trouxe a COPA e Olimpíadas)
          .
          Desonerou diversos setores, APROVEITOU o MOMENTO e voltou a PLANEJAR o País c/os PACs ..deu-nos ENERGIA elétrica, metas e sonhos, AUTO ESTIMA como c/submarino, hidrelétricas e a TRANPOSIÇÃO
          .
          Remontou a PF e a ind. naval
          .
          Claro q o projeto se desgastou, teve erros e exageros, mas aproveitou ao implantar o BOLSA FAMÍLIA s/a CPMF
          .
          tudo isso c/N+1 tentativas de se implantar dvs crises entre nós q a oposição RAIVOSA sempre tentou (cansei, febre aftosa-amarela, caos aéreo etc)

          • Você se esqueceu do maior feito do ex-Presidente Lula! Ele inventou e criou “Dilma Rousseff”. Um génio!!!! E aconselhou-a a continuar a pedalar (gastar mais do que arrecada). Apoiou a criação da CPMF em um momento de recessão profunda. Destruíram a “Maior empresa brasileira”(Petrobrás), derrubaram o PIB, aumentaram os juros, faliram o estado brasileiro, faliram os Fundos de Pensão, superfaturamento de obras não param de surgir . Criaram uma rede de favorecimento para as empresas amigas, que deitaram e rolaram no BNDES. Aparelharam o estado com os companheiros. Criaram as políticas que levaram ao fechamento de 100.000 lojas em 2015. Fizeram as políticas que elevaram a 9 milhões o número de desempregados. Falências e concordatas. A lista de erros não tem fim! E eu nem falei da corrupção que está sendo delatada aos montes.

  17. Geraldo Agra disse:

    A Justiça hoje Ouve. Que também Veja e que Fale.
    A JUSTIÇA não pode ser mais Cega.

  18. João Santana disse:

    E se o Delcídio for aquela célula plantada, regada, preservada, vigiada para ser utilizada no desfecho do golpe contra o PT e a democracia brasileira, visto que estava fugindo do controles dos aliados golpistas?

  19. Pô! Até que enfim o ” não sei de nada” foi pró brechó. Todos sabiam que não sabiam de nada. É piada e o povo se faz e vitima é ri kkkkkkkkkkkk, kkkkkkkkkkkkk não sabe a força que tem
    Se o fecebook sair do ar todos vão pra as ruas protestar mas quando roubam seu dinheiro acham graça rkkkkkkkkk, kkkkkkkkkkkkkk E Brasil varonil!
    Aproveitando porque a Imprensa não pede para fazer uma Auditoria no Min. Da cultura, têm medo, do que dos medalhões artistas que adoram bajular o governo e levam dinheuro da LEi Rouanet. Bjs.

  20. cesar doni disse:

    KENNEDY
    Parabéns pela reportagem.
    Mostra muito bem a podridão em que nos meteram…Sabemos muito bem que esta história já estava para ser contada há muito tempo….

    ACREDITAMOS MUITO NAS PROMESSAS…NA TAL DA ÉTICA QUE SÓ ELES TINHAM…E A HORA QUE PERCEBEMOS JÁ TINHA VIRADO UM MONSTRO …ELE CRESCEU..MATOU ALGUNS COMPANHEIROS PELO CAMINHO E AGORA AMEAÇA MATAR TODO O POVO BRASILEIRO!!!!

    Acordem….vamos pra rua…

  21. jose carlos pesosoa disse:

    O que o Delcidio disse é a lógica da quadrilha. Ninguém rouba em baixo se os de cima não mandarem. O tamanho do negócio era tão grande e mafioso que não tinha como os mandantes não serem do topo do poder. No mensalão o Delcidio entregou uns bois de piranha para salvar os grandões. Lula de Dilma são os chefes. A casa caiu. Resta eliminá-los do poder.

  22. João Guilherme Maia disse:

    A verdade é só uma o governo e o PT estão mais perdidos do que bêbado no meio de tiroteio, não tem mais saída para o governo e PT, eles abusaram da boa vontade do povo e povo já vai dar o troco nessas eleições Municipais desse ano. PT no poder nunca mais, não só no Federal, mas no Estadual e no Municipal.

  23. Joao carlos da silva disse:

    Realmente acredito que casa caiu e pela demora da justiça brasileira, tudo estará resolvido em meados de 2018, quando haverá nova eleição e o atual governo será substituído.

    É Brasil gente… vai demorar tanto pra ser julgado que a Dilma ficará até a próxima eleição…

    • A CASA CAIU E É PRECISO RECONSTRUÍ-LA, COM MATERIAL NOVO! disse:

      O país não aguenta esperar 2018!
      Se as instituições sérias desses país não tomarem uma posição para encerrar de vez essa situação política insustentável, onde não há mais condições de governabilidade, será o caos!
      Os fatos surgem mas as mentiras continuam de todas as formas afim de desmentir os fatos, numa tentativa desesperada de desconstruir a imagem de quem traz os fatos à tona.
      O país tem, ao mesmo tempo, sob suspeita de cometerem diversos crimes, a Presidente da República, o Presidente do Congresso Nacional, o Presidente da Câmara Federal!
      Continuar achando isso normal é realmente de uma insensatez imperdoável pois as consequências do futuro são muito pessimistas, incluindo-se principalmente a repercussão na economia do país, interna e externamente!

  24. Francisco Miranda disse:

    Só se fala nos assaltos dos parlamentares que saquearam nosso país. Esqueceram dos latrocínios, dos assaltos a mão armada, dos roubos que acontecem no Brasil toda hora e todos os dias. É lamentável. Cadeia para todos. Inclusive os Malufs da vida. Tem alguém preocupado com isso ??

  25. Emmanuel Panteliades disse:

    Eu quase não aguento mais ver e ouvir tanta morosidade em julgar o óbvio. Estou cansado mas continuo dizendo que o Brasil tem uma saída, aliás, têm duas saídas: o Cumbica e o Galeão…boa sorte e boa viagem !

  26. José marques de souza neto disse:

    E o pior é que ainda tem gente falando de golpe.

    Acorda iludidos quem deu um golpe bem dado no Brasil foi o PT com toda sua corja.

  27. EU TAMBÉM ESTOU "INDIGNADO"! disse:

    Dizem que a Dilma está indignada… Jaques Vagner está indignado… lula está indignado…Sé Eduardo Cardoso está indignado…muitos outros se declaram indignados!
    Aí a gente se lembra que o Sé Dirceu esteve indignado… Sé Genoíno andou indignado…Delúbio Soares andou indignado…João Vacari Neto andou indignado… muitos outros andaram indignados!
    Aí a gente se lembra dos filmes e novelas, baseados em vidas reais, e que no final vinha escrito:
    “QUALQUER SEMELHANÇA COM FATOS REAIS É MERA COINCIDÊNCIA”!

  28. Paulo Roberto Teodoro disse:

    Os problemas do PT são dois, não sabe governar e não sabe roubar, o que o torna um Partido Inútil.

  29. Cleto de Guadalupe Lamas disse:

    Sem entrar no mérito das denúncias delatadas, fico impressionado com a falta de lealdade nesse segmento de banditismo-político. Ora, se o Senador propôs fazer acordo para delação premiada incluindo cláusula de sigilo de 6 meses (tempo para o Senador, sem caráter, ludibriar os seus pares para se manter no mandato e escapar do Juiz Moro), caso não fosse aceita referida cláusula pelo Ministro Teori, como aconteceu, o certo seria convocar o Senador Delcidio para avaliar se estaria disposto a manter a delação sem referida cláusula. O que não dá para entender é o vazamento dessa ainda proposta de delação à revelia do proponente. O Senador agora está a cavaleiro para desmentir tudo, alegando inclusive que esse foi um artifício usado para viabilizar sua soltura. Durmam com um imbróglio desse!

  30. Bom dia a todos , um certo alivio para o povo brasileiro, se vê pelos semblantes nas ruas, a não ser aqueles que foram acostumados pelo PT a receber algum tipo de vantagem como bolsa isso, bolsa aquilo, estes sem tetos e sem terras que de sem teto e sem terras não têem nada, a maioria com carros do ano, enfim acabou a palhaçada e a mamata, fizeram coisas boas no governo? Sim fizeram claro, minha casa minha vida, deram um alento por um período de uma vida melhor a varias pessoas, tiraram muita gente da pobresa, ou seja tiveram uma grande oportunidade de se tornarem ícones de governo do Brasil, uma pena que o mau caráter e ambição destes governantes despreparados e desqualificados foram com muita sede ao pote, e existe uma coisa chamada justiça divina, que eles por serem comunistas não acreditam, e uma outra esperança que são os jovens que estão vindo nestas ultimas gerações, digo isso e podem ter certeza de quem fez o Delcidio acordar para a vida e dizer o que sabe, foram as filhas dele

  31. Anderson disse:

    Espero que dessa vez a justiça não falhe! Depois de tantas denúncias e afins não é possível que esses pilantras vão se safar!

  32. carlosb disse:

    ✮ MALDITA ESTRELA DA MORTE ( PT – PARTIDO TIRANO ) SOCIALIZOU A POBREZA E A IGNORÂNCIA PARA CONTINUAR DOMINANDO OS BRASILEIROS, MALDITOS PETISTAS E SEUS ASSOCIADOS, MEU POVO VAMOS NOS UNIR PARA DESTRUIR ESTA MALDITA ESTRELA E TODOS OS QUE A APOIAM.
    O LULA, EXTERMINADOR DA CLASSE TRABALHADORA COM SEUS ROUBOS JÁ GARANTIU UMA VIDA ESTÁVEL PARA FILHOS E NETOS, AGORA QUER VOLTAR EM 2018 PARA QUE? TODO MUNDO SABE QUE O PRESIDENTE DO BRASIL DE FATO NOS DOIS MANDATOS DO LULA ERA O JOSÉ DIRCEU, O LULA NUNCA MANDOU EM NADA QUEM MANDAVA ERA O JOSÉ DIRCEU E A CÚPULA DO PT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 21:10:53