aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
25-10-2016, 15h41

Delegado da PF acusa Lula de modo leviano

Investigador que não cuida do caso do ex-presidente divulga informação
31

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A revelação de uma planilha que indica repasse de R$ 8 milhões ao ex-presidente Lula tem impacto político forte, porque é uma acusação grave. Causa dano imenso à imagem do líder petista, que já vem sofrendo forte desgaste político com a Lava Jato.

No entanto, foi irresponsável a forma como a Polícia Federal divulgou uma acusação tão grave. Ela apareceu num documento de indiciamento do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci Filho por corrupção passiva. Não houve um detalhamento da acusação a Lula.

O delegado Filipe Pace diz que o caso do ex-presidente não está nas mãos dele, mas de um outro colega, Marcio Anselmo. No entanto, afirma que “há respaldo probatório e coerência investigativa” para apontar o codinome “amigo” como uma referência a Lula na planilha da Odebrecht.

Ora, é leviano fazer acusação tão grave dessa forma. Se a PF tiver errado, como já admitiu em relação a outros codinomes? Se o delegado Anselmo pensar diferente?

Esse tipo de atitude, que lança uma acusação grave publicamente, reforça críticas de abuso da Lava Jato. Todo investigado tem direito a ser acusado corretamente. Houve uma informação atribuindo a Lula um codinome no meio de um indiciamento no qual ele não está envolvido.

O ex-presidente não está acima da lei. Deve explicações. Teve relações próximas como Emílio Odebrecht, como sempre foi de domínio público. Mas não pode ter seus direitos e garantias individuais pisoteados porque um delegado que não o investiga acha que ele tem culpa no cartório. É um tipo de abuso que enfraquece a Lava Jato.

Confira o comentário no meu canal no YouTube:

Comentários
31
  1. Eneida Aguiar dos Sant disse:

    É agora que o lula vai rodar.

    • Edi Rocha disse:

      Do jeito que vai, Lula vai ser preso sendo o Amigo Brahma, dono de R$ 8.000.000,00 em propina, de um triplex e um sítio, além de chefe da quadrilha.
      .
      Mas sem as provas…
      .
      Soltam uma novidade atrás da outra, mas sem provar sequer a primeira…

    • walter disse:

      Cara Eneida, tens total razão, o Lula será preso, pelo conjunto da obra; permitiu uma desordem absurda; “nunca antes visto no mundo”; não tem como se safar, ele deve sim…
      Caro Kennedy, o que vier ao lula, principalmente, por ter permitido, e promovido, uma pessoa, totalmente sem expressão e capacidade na presidência; só por isso, deve responder…A DILMA, QUANDO FOR INQUIRIDA, SERÁ PROCESSADA INUMERAS VEZES…
      O grande problema do lula, que irá pagar, pelo que fez, e também, por tabela, pelo que não fez…não há inocência possível de sua parte; seus advogados, não sabem, por onde e como seguir, com tantas acusações, patrocinadas sim, pelo próprio, pecou muito mesmo…
      Vivo afirmando, deveria fazer delação, mas tem medo de morrer, talvez; pode pedir asilo, mas e os seus, ficarão expostos; muitos bens, que cada um tem; responderão”…

  2. geninho disse:

    Que legal! Ciclano foi beneficiado por Beltrano, que era amigo do IO, que recebeu repasse do ID com alcunha de ALTER, MUI AMIGO EU DIRIA!!! Sobrou p’ra mim, Sono Io…ou seria EO!

  3. hermers disse:

    É mais um POLICIAL TUCANO que tem o “DIREITO” a continuar a saga politizadora a que a PF se tornou. Já disse e repito, EU ESTOU VENDO A POLÍCIA FEDERAL E O MPF perdendo TODA A CREDIBILIDADE devido a todos esses LAMENTÁVEIS EQUÍVOCOS. Se querem destruir LULA, não será com MENTIRAS ou ILAÇÕES ou mesmo com ACHISMOS que vão fazê-lo, o povo não é IDIOTA.

  4. Francisco disse:

    Parabéns Kennedy, você é um dos poucos jornalistas que esta divulgando informações de forma imparcial.
    Faço questão de parabenizar pelo postura por que essa atitude é rara diante de tantos “jornalistas” tendenciosos e com tanto ódio em suas declarações.

  5. Vanderlea disse:

    Nossa! Eu que não li direito a matéria de ontem, to achando que o negócio já é certo, tipo “Lula é o Amigo”.

  6. Marjorie disse:

    Não sou de tecer comentários mas, resolvi fazê.lo pq achei muito decente e ético a maneiro que vc repassa as noticias, Sem apelação e sensacionalismo, Parabéns ainda temos jornalistas de verdade !

  7. aoliveira disse:

    Culpado ou não, é fato que o ex-presidente Lula está sendo caçado pelas forças anti-petistas que governam o país atualmente. É escancarada a maneira política, partidária e parcial como as pessoas ligadas ao PT e especialmente o Lula estão sendo tratados. É impressionante que ninguém do PP e PMDB, partidos com o maior número de citados na Lava Jato, tenham sido mencionados ou denunciados até agora. Aliás, transformaram a lista dos corruptos desses partidos o que inclui o impoluto PSDB, em segredo de justiça! Os que se juntaram aos golpistas chamam isso de justiça,de combate à corrupção.Mas para os que vêem os fatos como eles realmente são – sem paixões, aversões,sem partidarismo e com imparcialidade, isso é tudo, menos justiça e combate à corrupção!

  8. Antenor disse:

    Particularmente, acho que Lula tem, sim, culpa em vários casos de corrupção. Mas, concordo com o Kennedy de que não se deve ir jogando os casos assim, no ventilador, aos quatro cantos, sem antes passar por um crivo mais apurado e na instância competente. De outra forma, que o indiciado Lula está em maus lençóis, ah isto sim, ele está meeeeesmoooo! Pouco ou nada estão valendo as bravatas dele, quando atacando para se defender. Lula, a coisa está preta pro seu lado, véio!

  9. Wellington Alves disse:

    Mais uma vez, acusa-se sem provas. Mas os patos aqui não ligam. Não são com eles. Pimenta no olho dos outros, principalmente se for o do Lula, é refresco.

    • Joaquim José da Silva Xavier disse:

      “Você começa aplaudindo porque a lei está sendo quebrada a seu favor. Até que a lei é quebrada contra você. Até que não tem lei.”

      o fla-flu que virou a politica brasileira, infelizmente impede pessoas de pensarem direito!!!

      se vc olha um absurdo desse e fala: “tá errado,” logo alguém te chama de petista.

      o tempora, o mores

      • Wellington Alves disse:

        É só ver o Gilmar Mendes. Quando a Lava-Jato focou o PT, estava tudo bem. Agora que ameaça pegar outros, está falando em abuso de autoridade. Só agora teve abuso , Sr. Ministro?

  10. Elizeu Grifo Rezende disse:

    Primeiro a justiça tem que ser feita, doa a quem doer. Somos a favor de que qualquer corrupto que esteja envolvido nestas artimanhas sejam culpados, julgados e preso se for o caso. O que não dá para aceitar é que até o momento só vemos justiça de um lado da corda. Se comenta de muitos políticos envolvidos nestas tramas, no entanto, a justiça parece só correr para um lado. Vamos para com essa sacanagem de divulgação e vamos divulgar o nome de todos. Mas é todos mesmo. Daqui um pouco o que era para continuar sendo “lava jato” se transforma em lava pano de prato.
    Segundo, um juiz que se preze deve levar a justiça às últimas consequências, ainda que isto lhe custe a vida. Morou? pau que dá em Chico precisa dar em Francisco, também. Se não for assim chega desta palhaçada.

  11. Junior disse:

    Nossa que dozinho! Mais uma vez estão denegrino a imagem do homem mais honesto do planeta! Só quero ver quando o Marcelo Odebrescht abrir o bico e entregar todo mundo, e todo o esquema de corrupção da Petezada e seus apoiadores, PSOL, PCdoB, PDT, PP, PMDB, REDE, PV e até mesmo o pseudo partido de oposição PSDB! Vai faltar lugar na carceragem da PF para prender tanta gente!

  12. Mauro disse:

    Imaginemos a seguinte situação:
    Um policial investiga uma quadrilha de traficantes e no meio dessa investigação descobre que a esposa de um dos líderes, matou a vizinha e escondeu o corpo em um crime até então sem solução. Qual deve ser a atitude deste policial? Calar-se? Voce se calaria?
    Na situação de esconde-esconde que temos no Brasil atualmente, onde se rasga provas, creio que o mérito da declaração do delegado está em dar publicidade a um fato descoberto durante uma investigação e se lhe diz respeito ou não isso pode e deve ser tornado público, para que não se tranque em gavetas e caia no esquecimento, ou que algum corrupto use essa informação de maneira criminosa.
    Lula está enterrado e enredado até o pescoço e melindrar-se por um “ovo a mais na testa”, é sómente para mais uma vez posar de coitadinho, coisa que ele não é e nunca foi!
    A prisão de Lula é uma questão de tempo e isso não fará a menor diferença!

  13. Marcelo disse:

    Todo mundo agora neste país se acha no direito de agredir o ex-presidente LULA, a ex-presidente Dilma e todos aqueles que tem posição ideológica de esquerda. Infelizmente os golpistas conseguiram muito mais do que queriam,o pior ainda está por vir, a desmoralização total do judiciário e da polícia federal, que mais se parece agora com uma milícia da direita, isso já não é falta de respeito, ou ética, é crime de calúnia, difamação no mínimo. Nenhum destes atores pelo que eu saiba foi repreendido, ou sofreu algum processo disciplinar. Os direitos individuais não foram e pelo jeito enquanto estes estiverem no poder somente serão garantidos aos mesmos, o resto reclame ao PAPA, pois agora somos os donos do poder e do país e quem pensa o contrário FOD… Este é o recado que estão dando ao país e todos nós brasileiros. Ainda tem uns acéfalos que tem o ódio os cegando e não veêm que o recado também atinge os mesmos.

  14. T. FERREIRA disse:

    Aonde isto tudo vai parar, a PF vivia nas sombras na época do Tuma x FHC, agora aparece um japones que era ajudande de muambeiros, estes dias um policia galã, muito delegados querendo holofotes, tomem vergonha na cara e mostrem que a istituição POLICIA FEDERAL é uma isntituição do Povo Brasileiro e náo de um de um comandante de picadeiro.

  15. VIVA SERGIO MORO, PGR, MPF, PF, TCU, RF, STF, OAB, VIVA A LAVA JATO, VIVA O BRASIL! disse:

    Abuso nem equívoco algum vão enfraquecer a Lava Jato porque são muitos os acertos, verdades, provas! A quadrilha era muito grande, com muitos tentáculos, com muita proteção e disfarces do próprio governo.
    E o Lula é um bagre ensaboado. É só ver o Dirceu preso, e ele solto. E todo mundo sabe que nem o Dirceu nem ninguém fazia nada sem o consentimento de Lula!
    Quem não se lembra que a ex-presidente Dilma vinha a São Paulo consultar o Lula toda vez que tinha que tomar decisões importantes? Lula nunca deixou de governar, foi exatamente para isso que escolheu um “poste” para eleger em seu lugar.
    É normal algumas falhas acontecerem, diante de fatos tão graves, com gente jovem porém claramente interessada em passar o país a limpo, enfrentando verdadeiras ratazanas experientes na política e na corrupção, tudo debaixo de um tempero de uma mídia honesta, porém ávida de notícias de primeira mão!
    Respeitemos a Lava Jato porque jamais se viu no país tanto empenho na luta pela corrupção!

    • eliana disse:

      Parabéns pelo comentário. Disse tudo em poucas palavras. VIVA A LAVA JATO!!!! ORGULHO DO POVO BRASILEIRO!!!!!!

    • Helena/S.Andre (SP) disse:

      E vc não vai falar nada do tal doleiro Youssef que, em mais um ato de “bondade” do juiz moro, está sendo beneficiado por uma prisão domiciliar por 3 anos, apenas com o uso de tornozeleira eletrônica? Pois é, um cara que poderia pegar facilmente 120 anos de prisão, vai cumprir apenas 3 anos de prisão domiciliar e depois disso ficará livre e solto e com uma exigência: não poderá cometer nenhum crime por 10 anos. Alguém acredita que Youssef será capaz de cumprir tal exigência? Já vimos esse filme antes. É só lembrar do caso Banestado em que o gajo também foi agraciado pelo juiz moro com a liberdade e exigência de que não cometeria nenhum crime. E Youssef não foi capaz de cumprir tal exigência, assim como não cumprirá essa nova exigência do juiz moro de não cometer nenhum crime. Então, de delitos em delitos, estamos assistindo juiz moro sempre condescendente com os crimes de Youssef. Sei não, mas essa parceria juiz moro e Youssef é muito suspeita.

      • p/Helena/S.André: VIVA SERGIO MORO, PGR, MPF, PF, TCU, RF, STF, OAB, VIVA A LAVA JATO, VIVA O BRASIL! disse:

        Eu vejo da seguinte forma, Helena. Antes, as instituições encarregadas de fiscalizar, investigar, processar os corruptos, agiam como instituições de “GOVERNO”, por isso não cumpriam suas obrigações como deveriam. Daí os corruptos não serem punidos.
        A partir do Mensalão e, seguidamene no Petrolão, o Judiciário, PGR, MPF, PF, RF, TCU etc resolveram assumir seus verdadeiros papéis, de “INSTITUIÇÕES DE ESTADO”, e não mais de governo.
        D. Dilma e seus petralhas tentaram, sem êxito, blasonarem-se de serem os que patrocinaram isso, porém todos sabemos que isso nunca aconteceu. Ao contrário, isso acabou com eles, levou ao impeachment e à prisão de parte da petralhada (e seus aliados) – o chefe de tudo ainda resiste, mas, com certeza, seus dias estão contados.
        É só a petralhada e aliados? Claro que não, tem corrupto “saindo pelo ladrão” em todos os partidos… se deixarem a Lava Jato continuar, vai muito ladrão escondido em outros partidos para a cadeia ainda!

    • VIVA SERGIO MORO, PGR, MPF, PF, TCU, RF, STF, OAB, VIVA A LAVA JATO, VIVA O BRASIL! (2) - CORREÇÃO. disse:

      POR FAVOR, KENNEDY, PERMITA-ME CORRIGIR O ÚLTIMO PARÁGRAFO DO TEXTO QUE FICOU COM SENTIDO INVERSO, DEVIDO A FALHA DE MINHA PARTE:

      ONDE SE LÊ: Respeitemos a Lava Jato porque jamais se viu no país tanto empenho na luta pela corrupção!

      LEIA-SE : Respeitemos a Lava Jato porque jamais se viu no país tanto empenho na luta “CONTRA” a corrupção!

      NB. Obrigado.

  16. Andre disse:

    A policia federal hoje está politizada e só investiga a quem interessa. Está totalmente desfigurada e virou uma caricatura de polícia subordinada a interesses políticos. Os mesmos que acreditam na culpa do presidente Lula, com o argumento de que como presidente ele sabia de tudo, acham que o Geraldo alckmin é inocente, não sabia de nada na corrupção do metro, no rodoanel, no escândalo da merenda escolar. Acham que não há nenhum político envolvido nestes casos. Se houvesse só um pouco do empenho que a federal tem em investigar o Lula nestes casos, a história seria outra. Impressiona o número de aparições de delegados, procuradores e juízes na mídia, todos a procura de alguns míseros minutos de fama.

  17. Daniel disse:

    Caro Kennedy penso que é o senhor que fala equivocadamente. As evidências contra Lula são muito fortes e Filipe Pace fez certo sim em sua afirmação sobre o ex-presidente.

  18. Mário Soares disse:

    É lamentável esse tipo de atitude na PF que tem o papel de aprofundar a investigação para o devido esclarecimento dos fatos conforme determina a legislação brasileira no tocante das condutas de pessoas envolvidas com os recursos públicos. Parabéns Kennedy pela brilhante matéria!!

  19. ju disse:

    Parabéns! Ainda temos jornalistas!

  20. Alberto disse:

    Madre Teresa de Garanhuns!!!! Fala sério.

  21. A cada dia os seus artigos ficam melhores, parabéns Kennedy!

  22. vanderlei da silva souza disse:

    não é preciso estudar direito para conhecer certos erros, todavia nao é o direito que temos em qualquer circunstancia que confirma o certo, tem certas afirmações que nao tem prova do que dizer aquilo , está mais pra uma probabilidade, se não tem confirmar cem por cento então a erro, nao sou politico, tambem nao sou chegado em politica,há centenas ou milhares de pessoas presas injustamente, porque preso injustamente, sem duvida falha em conhecer a causa ou causas direito ou seja trabalha com probabilidade,na literatura no curso de letras portugues estudamos assim, colocamos na prova tal coisa afirmando , mas os proprios professores que sao doutores dizem podem nao ser isso, nao tem cem por cento de certeza, o que eu quero dizer é em relaçao algumas palavras que na literatura contem, a interpretação dessas palavras pode ser contrario da que pensamos ser outra coisa totalmente diferente,há algumas palavras que percebemos na analise judicial que afirmam ser tal coisa mais pode não ser

  23. A grande injustiça: dirceu preso, lula solto! disse:

    Não consigo acreditar que, de boa fé, alguém ainda diga que o lula está sendo perseguido.
    Todo cidadão brasileiro de boa fé sabe, perfeitamente, que lula governa o país há 4 mandatos. Ele escolheu um “poste sem luz” para substituí-lo, exatamente para facilitar suas ações, mesmo não ocupando cargo. Quantas vezes a ex-presidente veio de Brasília a São Paulo, somente para ouvir as determinações de lula, sobre diversos assuntos? É claro que algumas mancadas ela deu, mas coisas pequenas, em que preferiu tomar suas próprias iniciativas, sem consultar lula.Mas lula nunca deixou de mandar, tanto no partido quanto no governo! E nada do que acontecia no governo e no partido era sem seu conhecimento.
    Ninguém pode dizer que um governador (como o Alkimin, por exemplo) não é responsável por roubalheiras descobertas em seu governo, porém são necessárias as provas, como no caso de lula também. Ninguém está sendo condenado sem provas, exatamente por isso que lula ainda não o foi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-29 05:34:18